Tecnologia Gráfica 91

Page 38

ENTREVISTA Tânia Galluzzi

C

Wilson Troque Entre o impresso e o digital. A virtude está no meio

om 30 anos de ex­pe­riên­cia nos segmentos gráfico e edi­to­rial, Wilson Troque, diretor de Supply Chain do Grupo Santillana Brasil1, é responsável pela direção da cadeia de abastecimento e distribuição do grupo espanhol no Brasil, coo­pe­ran­do em projetos internacionais da companhia, que está presente em mais de 20 paí­ses. Em 2009, o engenheiro mecânico, administrador e mestre em Engenharia de Produção iniciou o projeto de produção de baixas tiragens com o uso da impressão digital no Brasil como piloto para o Grupo Santillana. Hoje, Wilson Troque trabalha na produção de con­teú­dos personalizados em livros impressos. Nesta entrevista, o executivo fala do mercado de livros digitais e do re­la­cio­na­men­to da Santillana com os fornecedores de impressão.

Em palestra recente sobre o mercado edi­ to­rial e o uso das novas tec­no­lo­gias du­ rante o Ds­coop Days Latin America o se­ nhor comentou que as crian­ças, sobretudo as bem pequenas, estão lendo menos em dispositivos móveis. Por quê? Wilson Troque – Esses números foram apresentados pela principal as­so­cia­ção de editores norte-​­americana, a AAP. A venda de livros digitais para crian­ças caiu 40% em 2013 quando comparada aos resultados de 2012. O mercado de ­e books possui uma grande incerteza quanto aos caminhos que seguirá. No começo, como uma novidade, 1  Criado na Espanha em 1960, o Grupo Santillana é o braço editorial do Grupo Prisa, um dos principais conglomerados de comunicação em língua espanhola. Presente na América Latina desde 1964, a Santillana iniciou seus negócios no Brasil em 2001, ao adquirir as editoras Moderna e Salamandra.

38 TECNOLOGIA GRÁFICA

TG91 - Entrevista.indd 38

VOL. IV  2014

15/12/14 16:42


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.