Revista Abigraf 297

Page 42

GRÁFICA-SP

Um olho nos custos, outro nas mídias sociais Comemorando os seus 60 anos, completados no final de 2017, a Ogra vem enfrentando o cenário econômico adverso com controle rígido de custos e apostando nos novos meios de comunicação como complemento às suas estratégias de marketing.

Os irmãos Ana Cristina e Carlos Suriani dividem o comando da Ogra com a mãe, que cuida da área financeira

C

omo acontece com boa parte das gráficas brasileiras, a Ogra tem aproveitado de forma produtiva os momentos de baixa demanda para rever processos e encontrar soluções que a permitam fazer mais com menos. Mirando o corte de todo custo dispensável, no ano passado a empresa revisou procedimentos, valendose das necessárias atualizações que normalmente acontecem na implantação ou troca de softwares de gestão (ERP). Sem esses ajustes, a Ogra poderia ter naufragado, segundo Ana Cristina Suriani, diretora comercial. Ana e seu irmão, Carlos, são netos de Albinas Uckus, fundador da gráfica. Eles dividem a responsabilidade da empresa com a mãe, Sonia, que cuida da área financeira. O imigrante lituano chegou ao Brasil ainda criança, em , e aos  anos começou a trabalhar na gráfica da Companhia Antarctica Paulista. Depois de anos como gerente na indústria de bebidas surgiu a oportunidade de abrir a Ogra em , terceirizando o acabamento da própria Antarctica. Dez anos mais tarde, já se incumbindo também da impressão e atendendo os segmentos promocional e editorial, a empresa mudou-se para uma sede própria, mantendo-se fiel ao bairro da Mooca, onde está até hoje.

Albinas foi sucedido pelo irmão e depois pela filha. Antes de ingressarem na gráfica, Ana e Carlos atua ram em outras empresas. Ana ficou dois anos no atendimento de uma gráfica promocional em Dublin, na Irlanda, e Carlos trabalhou na Cromos Tintas e também em uma revenda da Suzano. Revezando-se na direção das áreas administrativa e comercial, a dupla capitaneou a modernização da Ogra no final da década de . Em  a gráfica recebeu sua primeira offset quatro cores, ganhando mais agilidade e qualidade na produção, abrindo as portas para a conquista de vários prêmios Fernando Pini entre  e . A empresa seguiu investindo em atua li zação tecnológica. A compra mais recente aconteceu em , com uma impressora digital de alta produção, a segunda com esse perfil. A primeira digital começou a rodar em . Contando com  funcionários, a Ogra reforçou a equipe comercial neste ano e decidiu usar as mídias digitais para incrementar sua penetração e aproximar-se de potenciais clientes. “Encaramos essas ferramentas como um complemento à mídia impressa. Elas têm nos ajudado a fortalecer a nossa marca”, afirma Ana Cristina.

OGRA www.ogra.com.br setembro /outubro 2018

41 REVISTA ABIGR AF


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.