Revista Abigraf 291

Page 58

MEMÓRIA

Grandes perdas para o setor de Papelaria, em 1985, quatro anos depois encampada pela Francal e transformada na Escolar, hoje Escolar Office Brasil. Em 1990, aos 63 anos, Renato decidiu passar o bastão no comando da empresa aos quatro filhos que teve com sua esposa, Elza: Renato Filho, Ricardo, Roberto e Rosângela. Eles dividem o controle da empresa com os primos Marici e Alberto Júnior, filhos de Alberto Foroni, atual presidente da companhia.

Renato Foroni

vai mudar de endereço e em 2018 seu parque gráfico aumentará de dois mil para seis mil metros quadrados, com a intenção de ser “mais moderna, rápida e eficiente”, como ele sempre quis.

N

o dia 24 de setembro faleceu em São Paulo Renato Foroni, aos 89 anos. Sob o seu comando, a Officina de Encadernação P. Foroni, fundada pelo pai em 1924, transformou-se numa das principais fabricantes de cadernos do País. Além da atuação como empresário, Renato Foroni teve uma intensa vida associativa. Em 1966, ingressou no Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo, aproximando- se da Abigraf, fundada no ano anterior. Em 1971, assumiu a vicepresidência do sindicato, além de participar da diretoria da Abigraf Regional São Paulo. Em várias oportunidades, Renato exerceu interinamente o comando das duas entidades. Uma dessas ocasiões aconteceu durante a inauguração do Colégio Industrial de Artes Gráficas, futura Escola Senai Theobaldo De Nigris. Ele também foi um dos responsáveis pelo programa de interiorização da Abigraf, incentivando a criação de regionais em outros Estados. Eleito em 1984 para a presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria do Estado de São Paulo (Simpa), Renato iniciou uma nova fase na entidade, sobretudo com a compra da sede própria e a atração de novos fi liados. Foi igualmente em sua gestão que o Simpa foi reconhecido pela Federação do Comércio, bem como organizou, em parceria com a Lemos Britto, a primeira Feira

58 REVISTA ABIGR AF

setembro /outubro 2017

Wanira Salles, 11 de setembro, gerente de

Jorge Nitoli

Q

uatro dias antes, 20 de setembro, o setor perdeu outro empresário que soube dar continuidade aos negócios da família. Aos 56 anos, vítima de câncer, faleceu Jorge Tadeu Nitoli. Ele lutava contra a doença desde 2012 e deixa saudades aos seus pais Afonso e Lourdes, seus filhos Tatiane, Felipe, Jéssica e Stéphanie, suas netas Manoela e Mariá e sua esposa e companheira Valéria Pena Nitoli. Jorge assumiu a Artes Gráficas Nitoli, fundada pelo pai em 1969, na década de 1980. Acompanhando as mudanças do mercado, nos anos de 1990 começou a migrar dos impressos comerciais para a confecção de embalagens. Em 2000, Jorge investiu no crescimento do parque gráfico e na obtenção de certificações de qualidade. Neste ano o empresário tocava o projeto de uma nova ampliação, plano que agora sua família está levando adiante. A Nitoli

negócios da Francal Feiras, promotora da Escolar Office Brasil. Natural de Franca, onde se graduou em Direito, Wanira dedicou a maior parte de sua vida ao segmento das feiras de negócios, inclusive a Escolar, sendo uma das lideranças da Francal por diversos anos.

André Guper, 3 de outubro, aos 57 anos, fundador da Central Distribuidora de Papéis, importante empresa da área, que funcionou de 1999 a 2016. Filho de Milton Guper e Fanny Feffer, André foi um dos apoiadores do Graacc, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.