Revista Abigraf 253

Page 54

Crescendo com a Müller Martini Presidente do grupo alemão visita o Brasil pela primeira vez e fala sobre estratégias de mercado.

54

udo começou na Alemanha, em 1946. Hoje, a Müller Martini é uma das prin­ci­pais fabricantes e dis­tri­ bui­do­ras de sistemas e soluções para a in­ dústria gráfica mun­d ial. O grupo, que em­ prega mais de três mil fun­c io­n á­r ios em diversos paí­ses, tem, desde 2009, como pre­ sidente o executivo Bruno Müller. Ele soma mais de duas décadas de atua­ção na compa­ nhia, com passagens por diversas unidades dos Estados Unidos e, mais recentemente, pela direção da unidade de ne­gó­cios OnDe­ mand So­lu­tions. O Brasil, que tem uma fi­ lial da empresa desde 1999, recebeu a visita do presidente, pela pri­mei­ra vez, no início de maio. A presença de Bruno talvez repre­ sente a síntese do lema da Müller Martini desde a Drupa de 2008, “Cresça com a gen­ te”, que demonstra a intenção de fortalecer par­ce­r ias com as empresas gráficas. A referência à ­maior fei­ra mundial do setor também ampara o momento ­atual da companhia: foi a mais importante edi­ ção do evento para a Müller Martini, em termos de ne­gó­cios. Em contrapartida, foi também o prenúncio de tempos di­f í­ceis para a economia mun­d ial. Bruno men­cio­ na que, por isso mesmo, assumir a lide­ rança do grupo naquele pe­r ío­do represen­ tou um desafio ain­d a ­m aior, somado ao au­men­to da concorrência com sistemas di­g i­tais de impressão. Mas, como toda crise é, também, o mo­ mento de rever es­tra­té­g ias, a empresa sou­ be sair do turbilhão com uma vantagem: REVISTA ABIGR AF  MAIO/JUNHO 2011

diversificou sua linha de produtos, adi­cio­ nou flexibilidade às soluções que oferece ao mercado gráfico e modificou máquinas para serem adap­tá­veis às novas aplicações. Sábia decisão, pois, se permanecesse ape­ nas com a mera subs­ti­tui­ção de equipamen­ tos, sem introduzir qualquer inovação, a tor­nei­ra dos investimentos seria fechada.

Bruno Müller, presidente da empresa

Novos nichos

Re­p o­s i­c io­n a­d a, a Müller Martini segue atenta às oportunidades de ne­gó­cios em al­ guns segmentos específicos. Um deles é o edi­to­r ial, de bai­x as tiragens. “Setenta por cento dos livros produzidos não chegam a ser lidos. Assim, a tendência é que as tira­ gens sejam reduzidas drasticamente daqui para dian­te. Na Drupa 2012, o nosso gran­ de foco será este”, anun­ciou Bruno. E, nesse ponto, a flexibilidade dos equipamentos é o trunfo, com a possibilidade de, por exem­ plo, programar diferentes tiragens e tipos de livros em uma mesma máquina.

Outro nicho de atenção é a impressão digital. A estratégia é a formação de par­ ce­r ias com os grandes fabricantes da área, como HP, Kodak e Océ, para atender a im­ pressão sob demanda, personalizada, vol­ tada aos itens pro­mo­cio­nais e até às emba­ lagens. A ­ideia, diz Bruno, é focar os setores que apresentem po­ten­cial de crescimento, em es­pe­cial novos mercados. Além de uma expansão nos Estados Unidos, onde a Mül­ ler Martini já está presente há mui­tos anos, a previsão é conquistar espaço em paí­ses como Rússia e China. Atual­men­te, o Brasil é quase a joia da coroa para a empresa. Por aqui, diz o pre­ sidente, vivemos ain­da um estágio de am­ plia­ç ão da capacidade produtiva, bem ao contrário de mercados eu­ro­peus consoli­ dados e, por isso mesmo, re­traí­dos. “Em es­ cala mun­d ial, o mercado bra­si­lei­ro repre­ senta para nós algo entre 10% e 15%, mas a proposta é au­men­tar nossa presença. En­ xergamos grande po­ten­c ial nos segmen­ tos de livros e revistas, com impressoras e encadernadoras para capa dura. O cres­ cimento é visto com cui­da­do para que seja consistente e gra­dual. Brasil e China são dois mercados onde vislumbramos opor­ tunidades crescentes e ime­d ia­tas”, diz ele. Concorrência com os asiá­ti­cos? Não assus­ ta. Ver­sá­teis, com alto nível de au­to­ma­ti­ za­ç ão e absolutamente con­f iá­veis são as qualidades que Bruno destaca na linha de produtos da Müller Martini, uma empresa sem re­ceio de seguir adian­te numa rota de crescimento e inovação tecnológica. & MÜLLER MARTINI Tel. (11) 3613.1000 www.mullermartini.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.