Page 1

impressões ■

Ano 06 | nQ33 | Novembro e Dezembro de 2010

Foz do Iguaçu receberá o Congraf Décima quinta edição do principal congresso da indústria gráfica nacional ocorrerá em outubro de 2011.

-a

CONGRAF A próxim a edição do Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), evento realizado pela A bigraf Nacional, está marcada para ocorrer de 8 a 11 de outubro de 2011. O local escolhido para o encontro é o Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu (PR). "Será um prazer sediarmos um dos mais consagrados, e o mais im portante, evento do segm ento", declarou o presidente da A bigraf Regional Paraná, Sidney Paciornik. Com o tema "Crescendo com o Brasil", o Congresso receberá profissionais gráficos de todo o Brasil para discutir as novas tecnologias, tendências e perspectivas para o setor. A cerim ônia oficial de abertura está prevista para às 20h do dia 8 de outubro. Além de um salão de negócios, estão programadas palestras e workshops, com a presença de profissionais reconhecidos no setor, do Brasil e do exterior. O encerramento do evento contará com um almoço de confraternização. "A bordarem os tem as selecionados para atender os aspectos de m aior relevância na indústria gráfica, por isso, estamos atentos aos m ovim entos para oferecer um Congresso altamente p ro du tivo ", pondera Sidney.

Nesta edição Página 3

Seto r prevê crescim ento de 6 ,5 % no Natal

Página 5

A d esivos reduzem ruidos de equipam entos


ocJP9# Com a palavra

Alguns sobressaltos O último trimestre do ano costuma ser decisivo para a indústria gráfica. A previsão da Abigraf é de que, em 2010, o volume produtivo do setor feche com aumento de 6,5%. A produção gráfica cresceu menos no âmbito dos impressos comerciais e promocionais em relação a outros segmentos (como o de embalagens), nos 12 meses imediatamente anteriores a julho. Já na questão da balança comercial desfavorável, houve um aumento das exportações este ano, mas em ritmo muito inferior ao das importações. A persistir o atual patamar de valorização da nossa moeda, é provável que o déficit continue crescendo. Verifica-se que todos os segmentos gráficos

oooo»

brasileiros sofrem com a entrada excessiva de produtos provenientes do exterior - caso mais emblemático é dos cadernos. A chegada dos artigos estrangeiros sufoca também as vendas locais das empresas no Brasil e as perspectivas de conquista de novos clientes ficam ameaçadas. É preciso equacionar isso para que se criem mecanismos a fim de equilibrar a balança. É necessário ter crescimento sem comprometer a base do desenvolvimento.

Fabio A rruda M ortara Presidente da Abigraf-SP e do Sindigraf-SP

Eventos oooo*

Comemoração

Prêmio Fernando Pini / A cerimônia de entrega do Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, o mais importante do setor gráfico na América Latina, ocorrerá em 23 de novembro, no Expo Barra Funda (rua Tagipuru, 1.000), em São Paulo. A 20ã edição do evento será única e especial, e promete marcar a história da indústria gráfica. A festa organizada pela Abigraf Nacional e ABTG será encerrada ao som de uma das bandas mais tradicionais do rock nacional, o Titãs. A apresentação sob o comando do jornalista da Rede Globo, Tadeu Schmidt, completará a programação do Prêmio, que promete ser o de maior sucesso nesses 20 anos. O evento recebe apoio de Chambril - International Paper, HP, Sebrae, Fibria, Kodak, Xerox, AGFA, ANTALIS, BIGNARDI, Cromos, Goss International, Fleidelberg, Flenkel, Ibema, Konica Minolta / Prodlmage, Müller Martini, Real Graphics, SunChemical. Mais informações no site www.fernandopini.org.br.

Trinta e cinco anos de notícias do setor A revista Abigraf comemorou, em 26 de outubro, seus 35 anos de publicação, que serão completados em dezembro. A festa, realizada na Galeria de Artes Panamericana, em São Paulo, contou com a presença de mais de 200 pessoas, entre autoridades, empresários do setor, diretores das entidades e colaboradores das associações e da revista.

Prêmio Ibema Gravura Com foco nos estudantes de cursos superiores e de escolas técnicas de artes gráficas, a Ibema - Cia Brasileira de Papel lançou o primeiro Prêmio Ibema Gravura. Os trabalhos selecionados serão exibidos em exposição itinerante por vários Estados brasileiros. O objetivo dessa iniciativa institucional, apoiada pela Abigraf Nacional e ABTG, é valorizar o setor. As inscrições poderão ser realizadas até 10 de março de 2011. O regulamento está disponível no portal www.premioibemagravura.com.br.

Publicação mensal da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP).

Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Redação: Clarissa Domingues e Tainá lanone, Revisão: Ada Caperuto, Impressão: RWA, Projeto gráfico e diagramação: Conceito Comunicação e Design. Impresso em papel couchê fosco 115g/m2. Contatos Abigraf - Tel. (0xx11) 3164-3193 E-mail: dmark@abigraf.org.br. Site: www.abigraf.org.br

2 | impressões Abigraf


>ooo* Tendências & Mercados

o 000,1 Panorama

Sem deixar pegadas Vendas aquecidas Diante do novo perfil de consumidor, preocupado com as questões ambientais, as empresas têm se empenhado em gerar artigos ambientalmente corretos. Muitas empresas de outros países vêm adotando medidas para mensurar a Carbon Footprint, ou "Pegada de Carbono", e aplicando em seus produtos selos que informam aos consumidores a quantidade de C 02 emitida para sua fabricação. A fim de garantir a confiabilidade das informações trazidas nos rótulos e embalagens é essencial a existência de critérios técnicos rigorosos e padronizados. Para determinar a "Pegada de Carbono" dentro destas exigências, uma das instituições mais adequadas, de acordo com Teddy Luc François Lalande - coordenador de sustentabilidade da Dixie Toga e da Comissão de Questões Ambientais e Segurança da ABTG -, é a Carbon Trust, na Inglaterra. A instituição segue a metodologia britânica PAS 2050, enquanto aguarda a norma internacional ISO, já em elaboração. "A Carbon Trust se consagrou com uma metodologia que vem sendo usada por indústrias em diversos países", diz. Na opinião de Teddy, a Inglaterra, Austrália e Suécia estão entre os países mais avançados no quesito "Pegada de Carbono". Em contrapartida, o Brasil começa a dar seus primeiros passos, com a instalação, este ano, de uma consultoria representante da Carbon Trust no País. "Já é relativamente fácil para as indústrias gráficas no Brasil levantarem sua pegada de carbono, pois a maioria dos fornecedores de papel, por exemplo, já o fizeram. Então a gráfica só precisa calcular as emissões geradas no processo e insumos de impressão", informa o coordenador. Algumas dicas de Teddy para a redução da pegada de carbono são: tornar a cadeia produtiva e as gráficas mais eco-eficientes, diminuir a gramatura dos produtos e incentivar a reciclagem pós-consumo.

)o o o *

Gestão

cabelos oleosos

PMEs são as principais geradoras de empregos no País Dados do Sebrae Nacional (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) mostram que as micro e pequenas empresas formalizadas somam 5,8 milhões nos setores do comércio, serviços, indústrias e construção. Estas respondem por 20% da participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 99,2% das ocupações formais. A representatividade do segmento gráfico na geração de empregos é de 1,5% da produção da indústria de transformação e de quase 3% da mão de obra. De acordo com Paulo Okamotto, presidente nacional do Sebrae, a participação da indústria gráfica no desenvolvimento da economia brasileira está relacionada às demais atividades produtivas, principalmente em embalagens, materiais técnicos, de escritório e escolar. "Os empreendimentos de pequeno porte precisam investir em gestão e mão de obra para conquistarem consolidação no mercado", orienta Paulo. Nesse sentido, os serviços disponibilizados pelo Sebrae incluem capacitação gerencial, inovação, acesso a serviços financeiros e participação em ambientes que favoreçam o ingresso a mercados. O atendimento pode ser feito online ou em qualquer uma das unidades do Sistema Sebrae. Saiba mais no portal www.sebrae.com.br.

O Natal é a data comemorativa que mais eleva os lucros de todos os setores da economia. E, claro, nâo é diferente na indústria gráfica. Com a chegada do final do ano aumenta a procura por cartões de presente e embalagens diferenciadas e esquenta a produção de agendas, cadernos e livros. E os dois últimos segmentos também já se preparam para o mês seguinte, com o período de volta às aulas. De acordo com Fabio Arruda Mortara, diretor da Paper Express, muitas das encomendas para atender às solicitações do Natal e início de janeiro já estão em produção. "Esperamos um aumento de cerca de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado", revela. Segundo informações de Mortara, os nichos com maior incremento na produção serão os de embalagens e editorial. "Esses setores já têm histórico de vendas elevadas no final do ano e trabalham de forma planejada. Assim será possível enfrentar o aumento de demanda sem comprometimento de qualidade", finaliza.


0 0 ° * Palestras

Encontros Sindigraf, Abigraf e ABTG

Gestão Financeira e Contratos de Financiamento Em 9 de novembro foi a vez de Maurício Galhardo falar sobre "Gestão Financeira Empresarial". Ele abordou a rentabilidade do negócio e planejamento financeiro.

Profissionais participam de palestra sobre reclam ações trabalhistas

A grade de palestras da Abigraf-SP de outubro teve início com o tema "Estratégia de Marketing e Vendas e Business Branding". O assunto foi abordado, no auditório da ABTG, por Augusto Nascimento, sóciofundador da BBN, no dia 5. De acordo com ele, a necessidade de repensar os aspectos vitais para os negócios é crucial. Em 20 de outubro o tópico debatido foi "Reclamações trabalhistas: como evitar e defender a sua empresa". O evento gratuito, realizado pelo Sindigraf-SP, aconteceu na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Dentre os temas levantados pelo professor Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro, estiveram a jornada legal de trabalho, a compensação de horas e o controle de jornada.

á

A última palestra do mês "Planejamento Estratégico para uma Era de Incerteza", foi promovida também no auditório da ABTG, no dia 28. O assunto foi ministrado por Flavio Botana e José Pires de Araújo, dois dos maiores especialistas da indústria gráfica.

A agenda de palestras da Abigraf 2010 será encerrada com o tema "Contratos de Financiamento - Principais cláusulas contratuais e suas implicações jurídicas", em 7 de dezembro. O assunto, ministrado por Cássio Lacaz Vieira, discutirá sobre como se preparar para buscar financiamentos de forma eficiente, conhecendo as principais cláusulas contratuais e implicações jurídicas. Os encontros são gratuitos para associados. Para não associados o custo é de R$ 50,00, por evento. As palestras terão início às 8h30, no auditório da ABTG (rua Bresser, 2315 - Mooca SP). Confirmações pelo telefone (11) 3164-3199 ou pelo e-mail spinheiro@abigraf.org.br.

Participação especial O presidente da Abigraf-SP e Sindigraf-SP, Fabio Arruda Mortara, participou em 29 de setembro do "Unomarketing Comunicação Consciente". Na sua apresentação, ele falou sobre o projeto da entidade "Imprimir é dar Vida", da Campanha de Valorização do Papel e Comunicação Impressa. O evento aconteceu de 28 a 30 de setembro, em São Paulo.

*

o o o o * Semana de A rtes Gráficas

Estratég ias de m arketing e b u siness são discutidas na A B TG

oooo

Aprimoramento em Barueri

Benefícios

fx á *'caS

Desconto em produtos Corel A Abigraf-SP e o Sindigraf-SP firmaram convênio com a Corel, a fim de oferecer descontos para os associados das entidades na compra do software Corel Draw Graphics Suite X4. O programa, vendido a R$ 499,00, inclui aplicativo de ilustração vetorial e layout de página, aplicativo em edição de imagens e um guia de conteúdo em formato digital. Mais informações sobre o produto pelo telefone (11) 3818-0900.

4 | impressões Abigraf

A Semana de Artes Gráficas de Barueri reuniu, entre os dias 18 e 22 de outubro, os profissionais gráficos da região pela segunda vez. Com o auditório lotado, e presença marcantes de jovens profissionais, o encontro foi realizado na Escola Senai Barueri. Na abertura, o presidente do Sindigraf-SP e da Abigraf-SP, Fabio Arruda Mortara, apresentou a palestra "Desafios da indústria de comunicação gráfica na nova década". A SAG encerrou o circuito de aprimoramento, que será retomado em 2011.


00009 Tjre suas dúvidas

o o o » Abigraf em Ação

Governo homenageia Abigraf

Menos barulho e mais qualidade

A Abigraf Regional São Paulo foi reconhecida e contemplada com uma placa, em 28 de setembro, como entidade parceira do Governo do Estado de São Paulo em seu desenvolvimento. A homenagem aconteceu durante solenidade do Governo do Estado e da Nossa Caixa Desenvolvimento, da qual participaram o Secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Machado Costa, o diretor / presidente da Nossa Caixa Desenvolvimento, Milton Luiz de Melo Santos, e o governador, Alberto Goldman.

Estudos médicos comprovam que a exposição frequente de um funcionário a um ambiente com ruídos acima de 85 decibéis (dBs) pode causar a perda da audição gradualmente. Por este motivo, é primordial o investimento em tecnologias e equipamentos que amenizem os barulhos produzidos em especial nas indústrias. Além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), outra maneira para atenuar o problema são os adesivos industriais. "A tecnologia consiste em uma massa que quando aplicada e seca, age como um protetor de antirruídos, e até pode ser pintado posteriormente", explica Wander Machado, gerente de desenvolvimento de produto e mercado da Flenkel.

Andréia Cuencas é Profissional Nota 10

Os adesivos, com baixa toxicidade e flamabilidade, podem ser aplicados em estruturas já existentes e oferecem isolamento acústico e propriedades térmicas eficientes.

Hom enageadas do prêmio Profissional Nota 10

O evento "Homenagem ao Profissional Nota 10", promovido pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), este ano, teve entre seus homenageados, Andréia Cuencas, secretária da presidência da Abigraf Nacional. Em 20 de setembro, ela foi agraciada com um diploma em honra ao "Dia do Profissional de Secretariado". A placa com dedicatória é um reconhecimento pelo bom trabalho desempenhado com comprometimento e responsabilidade pela profissional. O evento, realizado no Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso, contou com apresentação da Orquestra Pão de Açúcar após a solenidade de entrega das homenagens.

De acordo com Wander, entre os benefícios dos adesivos estão: diminuição do tempo ocioso das máquinas e equipamentos na reparação, redução dos custos operacionais, extensão do ciclo de vida das máquinas e equipamentos, além de agregar valor aos negócios dos clientes com soluções de alta tecnologia.

Novas cartilhas orientativas oooo A Abigraf Nacional e a Abigraf-SP estão produzindo novas cartilhas sobre diversos temas relacionados ao setor e outros pertinentes, como dicas de boas práticas com a imprensa. O projeto tem como objetivo informar e ampliar os conhecimentos dos profissionais da indústria gráfica. O "Manual dos Grupos Empresariais e de Trabalho: o Desafio da União" e "Manual de Orientação para Adequada Interação com a Imprensa" serão os dois primeiros títulos a serem lançados.

Entre em contato com a Abigraf

Assuntos jurídicos MANUAL D€ ORIENTAÇÃO PARA ADEQUADA INTERAÇÃO COM A IMPRENSA

A Assessoria Jurídica do Sistema Abigraf disponibiliza artigos, legislação e matérias de interesse para os associados. As empresas filiadas à entidade têm a disposição toda a assessoria profissional relacionada às questões trabalhistas, tributárias e fiscais. Para usufruir do serviço, entre em contato com a Abigraf, pelo telefone (11)3164-3193.

impressões Abigraf | 5


oooo» C u r s o s - A B T G

d o o o » Sustentabilidade

Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental 2o Prêmio ABIGRAF de Responsabilidade Socioambiental 8 a 11 de novem bro "Ferramentas da Qualidade aplicadas à Indústria Gráfica". Assunto: capacitar os participantes no entendimento e aplicação das sete ferramentas clássicas da qualidade. Público-alvo: profissionais da área de controle de qualidade; controle de processo; desenvolvimento de produtos; gerentes e líderes das áreas produtivas e demais profissionais interessados. i l Local: Auditório da ABTG Horário: 18h45 às 21 h45 Endereço: rua Bresser, 2315Mooca - SP Informações: curso@abtg.org.br ou (11) 2797-6706

lo o o *

Vale saber

Futuro e importância das florestas Organizado por especialistas o livro "O Valor das Florestas" aborda a importância e o uso das florestas no mundo e no Brasil, apresentando oportunidades de obter produtos e serviços ambientais a partir de procedimentos sustentáveis que podem beneficiar toda a sociedade. A publicação esclarece dúvidas em relação às florestas naturais e plantadas com bens e serviços ambientais, econômicos e sociais. (Editora Terra, 350 páginas, R$ 240) 6 | impressões Abigraf

Em 2011, a Abigraf Nacional realizará a 2a edição do "Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental". A premiação, criada em 2009, tem como objetivo reconhecer as empresas gráficas que valorizam as ações ambientais. Na primeira edição os grandes ganhadores foram a empresa Tekne, na categoria Responsabilidade Ambiental, e a ABNote, na categoria Responsabilidade Social. As inscrições para o Prêmio Abigraf de Responsabilidade Socioambiental 2011 estarão abertas de 17 de janeiro a 18 de abril. O julgamento ocorrerá entre 25 de abril e 27 de maio. A solenidade de entrega dos troféus está marcada para a noite de 7 de junho. Mais informações e inscrições no portal www.premiosoeioambiental.org.br.

oo oo #

Em tem po A E skoA rtw o rk anunciou o HD Flexo 2.0 para a produção de chapas flexográficas. A nova versão oferece maior densidade de tinta sólida, proporcionando cores mais vibrantes. A Basf lançou o Acronal BCR0456, adesivo à base de água desenvolvido especialmente para etiquetas que entram em contato com alimentos. O produto resiste à migração de gorduras dos alimentos e tem larga faixa de temperatura de aplicação. A Ryobi 750 G possui setup rápido e redução de desperdícios, diferenciais que otimizam a produção de embalagens. Além disso, possibilita a impressão de até 30% a mais do que os demais equipamentos do mercado. A Fibria homologou o Termoscript KPR, papel térmico para automação comercial com maior definição e durabilidade de imagem, mantendo a fidelidade de impressão por até sete anos.


>ooo# Quem faz a Abigraf-SP

Terceira geração nas artes gráficas

00000 Agenda do Gráfico

Dezembro/2010 Até dia 3 (R 3 f a i r :

Obrigações ICMS - Fatos Geradores - N0V/10 (CNAE - 1 7 3 M ,

ttS fÜ e

17.41-9)

Pagamento dos salários de NOV/10 7 (3a feira)

FGTS - NOV/10 CAGED- NOV/10

Em 1951 quando o casal Juvenal Aparecido Nogueira e Elza Graf Nogueira adquiriram uma pequena tipografia desativada em Santo André - região metropolitana da capital de São Paulo não imaginaram que aquele ofício, décadas mais tarde, permaneceria na família Nogueira.

D C TF-m ensal D A C 0N -m ensal 10 (6a feira)

ISSQN - Município de São Paulo 20 (2a feira)

PIS/COFINS - fato gerador - NOV/10 IPI

27 (2a feira)

ICMS - fato gerador - NOV/10 (CNAE -18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8)

31 (6a feira)

A Grafiara, que no início atendia apenas as empresas da região do ABC, fornecendo impressos comerciais e prestação de serviços, ampliou sua gama de atuação e oferece aos clientes em todo o território nacional as mais diversas opções em brindes promocionais. Entretanto, de acordo com Gilson, diretor geral da Grafiara, grande parte da demanda é direcionada para folhinhas e calendários.

Previdência Social - INSS SIMPLES NACIONAL

24 (6a feira)

A atividade iniciada em meados do século XX teve continuidade com o filho do casal, Gilson Luiz Nogueira, o qual transfere para os netos de Juvenal e Elza, o amor pelas artes gráficas.

Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - NOV/10 - envio sind. profissional

IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ P A E X 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

Janeiro/2011 Até dia

Obrigações

5 (4a feira)

ICMS - Fatos Geradores - DEZ/10 (C N A E - 17.31-1; 17.32-0 e 17.41-9) Pagamento dos salários de DEZ/10

Em busca de um espaço maior, que atendesse a ampliação no número de pedidos, há seis anos as instalações foram transferidas para um parque gráfico de três mil metros quadrados, no município industrial de Luiz Antonio, no interior de São Paulo.

7 (6a feira)

FGTS-DEZ/10 CAGED -DEZ/10 D C TF-m ensal D A C 0N -m ensal

10 (2a feira)

Previdência Social - INSS Cópia/ GPS - DEZ/10 - envio sind. profissional ISSQN - Município de São Paulo

Na opinião de Gilson, a consolidação do sucesso da gráfica é resultado do investimento em equipamentos de alta tecnologia e em profissionais qualificados. "Além do aprimoramento em máquinas e no atendimento diferenciado ao cliente, apostamos na valorização profissional, com uma equipe altamente qualificada e que trabalha com prazer", diz.

^ Grafiara Indústria Gráfica Telefone: (16) 3983-1530 Endereço: avenida Geraldo Turazzi, 130 - Luiz Antonio - SP Site: www.grafiara.com.br

20 (5a feira)

Previdência Social - INSS SIMPLES NACIONAL

24 (2a feira)

PIS/COFINS - fato gerador - DEZ/10

26 (4a feira)

ICMS - fato gerador - DEZ/10

IPI

(CNAE - 18.11-3; 18.12-1; 18.13-0; 18.21-1; 18.22-9; 58.21.2; 58.23-9 e 58.29-8) 31 (2a feira)

IRPJ - apuração mensal /p/ estimativa IRPJ - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) CSLL - apuração mensal (estimativa) CSLL - apuração trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado) REFIS/PAES/SIMPLES - Parcel./ PAEX 1/ PAEX 2/ SIMPLES NACIONAL - Parcel. Especial

impressões Abigraf

| 7


TODA FESTA DE PREMIAÇÃO É ESPECIAL, MAS ESSA VAI VIRAR UM CLÁSSICO. Acesse o site e garanta seu ingresso

Festa de Premiação dia 23 de novembro de 2010

20° Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica

www.fernandopini.org.br

Chambril Rapei Offset

SEBRAE

100% produtividade

INTERNATIONAL (/^) PAPER

O

xerox Ç ) ^Fibria Kodak

Realização

AGFA

^sntajis^

so ss iiKTCRNATioNAL

-hsidslbsrg -

OM OS

) bT g n a r d i ' Solução«TI fópef

(híenkeí)

Q

ABIGRAF

A p o io In stitu cio n al

KONICA MINOLTA

SunCIiemícaT «nwmkwoftfRiCMCyoup

g

^ümâse*

REAL G RAPH IC S

A# S

ABIGRAF

SÃO PAULO

StNDfGRAF sÃoríúCo

mm

Boletim Impressões - Ano 6 - Edição 33