Page 1

Impressões •• NEW SLETTER

ABIGRAF

SÃO PAULO

Ano 3 - número 19 - dezembro de 2007

Motivos para celebrar o ano de 2007

0 presidente da Abigraf Nacional, Mário César de Camargo, apresentou o balanço econômico do setor.

Almoço de confraternização revelou os cinco profissionais mais votados do 2o Prêmio Vendedor para a Indústria Gráfica (abaixo)

Festa de confraternização do Sistema Abigraf dá posse às novas diretorias e premia os melhores vendedores do ano. Em 11 de dezembro, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, o Sistema Abigraf encer­ rou as atividades de 2007 com um almoço de confraternização que reuniu cerca de 450 con-

vidados. No evento foram lançadas as ações progra­ madas para 2008 em torno do 14° Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), que acontecerá na capital paulista e da cam­ panha pelo bicentenário da indústria gráfica no Brasil. Durante as comemora­ ções, o novo presidente da Abigraf-SP, Fabio Mortara, anunciou o resultado do 2o Prêmio Vendedor para a In­ dústria Gráfica. Os cinco finalistas foram: Valdemir Pio de Oliveira, da IBF, Antonio Lira e Carlos Pêrico, ambos da Sun Chemical, Júlia Maria de Oliveira, da KSR, e Vera Lúcia da Silva Oliveira, da Antalis. 0 mais votado pelos funcionários das gráficas no site da Abigraf foi Valdemir Pio, que levou, além da placa, o troféu de vencedor. 0 almoço também marcou a posse das novas diretorias para o mandato 2007-2010.

Visite o portal do Sistema Abigraf. Os sites da Abigraf Nacional (www.abigraf.org.br), Abigraf Regional São Paulo (www.abigrafsp.org.br), ABTG (www.abtg.org.br) e Sindigraf-SP (www.sindigraf.org.br) agregam ferramentas interativas e as mais recentes tecnologias. Visite os sites e confira todos os benefícios que o Sistema Abigraf estende aos associados também na Internet.

índice Página 2 - Entidades do Sistema Abigraf têm novas diretorias Página 3 - ABTG está qualificada como OSCIP Página 4 - Vencedores do concurso "Ler: a arte de Aprender" Página 5 - Convênio facilita obtenção de Ex-Tarifários Página 6 - Sindigraf-SP e Senai oferecem cursos gratuitos Página 7 - Balanço do setor gráfico em 2007


> Editorial

0 vaticínio de Gutenberg Quando Gutenberg imprimiu o primeiro um livro da história com seus tipos móveis, por volta de 1455, a Europa tinha cerca de 50 milhões de habitantes, dos quais apenas oito milhões alfabe­ tizados. Alguns anos depois, quase 20 milhões de pessoas já sabiam ler, incentivadas pela democra­ tização do livro, que passou a ser produzido em escala e menor preço. Entender a profunda trans­ formação histórica, sociológica e política desenca­ deada pela capacidade de imprimir é fundamental para se dimensionar o significado da indústria grá­ fica na civilização globalizada do Século 21. Nosso setor de atividades tem a mesma imensa importância para o homem contemporâneo quan­ to a prensa de Gutenberg. A comunicação gráfica continua sendo um referencial da humanidade para a troca e disseminação de conhecimento. Mais do que herdeiros de Gutenberg, somos continuadores de sua obra. Sem falsa modéstia, a homenagem que o genial alemão recebeu como

uma das cem pessoas mais importantes do milê­ nio cabe a todos nós, gráficos. Temos a mesma estirpe, vocação e missão. Transformar papel em conhecimento, arte e produtos úteis é uma pro­ fissão de fé, que fizemos há 553 anos, quando Gutenberg imprimiu o primeiro livro. No Brasil, nossa crença na comunicação grá­ fica é professada desde 1808, quando D. João VI criou a Imprensa Régia, no Rio de Janeiro. São 200 anos de trabalho árduo, nos quais fomos testemu­ nhas, agentes e depositários do conhecimento histórico. Essa data significa muito, o que torna especial o calendário comemorativo que a Abigraf Nacional programou para 2008. A indústria gráfica tem passado, registra o pre­ sente e já vislumbra o futuro. Jamais abdicaremos do destino vaticinado por Gutenberg, que nos delegou missão emblemática e conclusiva: situar o homem no seu tempo e espaço, outorgando-lhe a cidadania com a autoridade legítima da informação!

Mário César de Camargo Presidente da Abigraf Nacional

> Entidade

Entidades do Sistema Abigraf têm novas diretorias

Alfried Plõger terminou seu mandato, sendo substituído por Fabio de Arruda Mortara (à direita) na presidência da Abigraf-SP. Reinaldo Espinosa (centro) assume o comando da ABTG.

Empossados durante o almoço de confraternização do Sistema Abigraf, em 11 de dezembro, os novos presidentes das entidades cumprirão seus mandatos no período de 2007 a 2010. Para a presi­ dência do Sindigraf-SP foi reeleito Mário César de Camargo; a Abi­ graf-SP terá à frente Fabio Arruda Mortara; e a ABTG, será presidida por Reinaldo Espinosa. De acordo com Mortara, os novos rumos da Abigraf-SP devem conduzir à ampliação do número de associados, com maior atenção às pequenas empresas e envolvimento de outros

segmentos gráficos. Na ABTG, o desafio é manter o alto nível de credibilidade conquistado com suas atividades, além de propor uma série de novos serviços. Na mesma data, Alfried Plõger, que terminou seu mandato em novembro, permanecendo agora como vice-presi­ dente da Abigraf Nacional, recebeu homenagem da Secretaria da Cultura de São Paulo por sua participação no projeto "São Paulo, um Estado de Leitores". Em sua gestão, a Abigraf-SP doou 11 bibliotecas públicas a cidades do interior paulista.

O informativo Impressões é uma publicação mensal da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio institucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no Es­ tado de São Paulo (Sindigraf-SP). Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Redação: Ada Caperuto e Soraia Nigro. Editoração Eletrônica: Conceito Comunicação - Impressão - RWA Gráfica / Impresso em papel Starmax 115g, da Votorantim Celulose e Papel./ Contatos Abigraf Tel. (0xx11) 5087-7777-e-m ail: dmark@abigraf.org.br - site: www.abigraf.org.br. H H B

2 > IMPRESSÕES ABIGRAF


> Entidade

ABTG está qualificada como OSCIP

A S S O C IA I B R A S I L ím Ih C N O ll

IS O S l liiB

Em novembro passado, a Associação Brasileira de Tecno­ logia Gráfica (ABTG) foi qualifi­ cada, pelo Ministério da Justiça, como Organização da Sociedade Civil de Direito Público (OSCIP). A qualificação é uma conquista que trará benefícios e facilidades para que a entidade ganhe novo alcance no sentido de empreen­ der suas atividades educacionais nas áreas de tecnologia e geren­ ciamento da indústria gráfica. Dentre as vantagens de tor­ nar-se uma OSCIP está a pos­ sibilidade de firmar Termo de Parceria com o Poder Público - veículo legítimo e adequado ao repasse de verbas para en­ tidades de direito privado. A partir de requisitos básicos e procedimentos específicos - pu­ blicação de edital, julgamento por comissão específica, entre outros itens - , as OSCIP podem participar de concursos de pro­ jetos, nos quais são escolhidos os parceiros, ou candidatos às verbas públicas.

Em sentido horário, Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, Congraf e Semanas de Artes Gráficas, atividades realizadas pela ABTG.

> Notícias do setor

O estudo "O Mercado Internacional de Impressão, 20062011", da Pira In te rn a tio n a l, mostra que o setor de impressão deverá crescer mundialmente 18% até 2011. As alterações mais fortes virão dos países emergentes, com destaque para a India, Rússia e Venezuela. O "I Diagnóstico da Gestão da Embalagem nas Empresas", da Associação B rasileira de E m balagem (ABRE), revela que apenas 150 das 500 empresas pesquisadas têm um profissional exclusivo para desenvolver embalagens, sendo 41% deles pósgraduados na área. A solução C o lo rp ro o f XF da EFI tem nova configuração com a tecnologia BestColor. O destaque é a prova remota de impres­ são, no suporte para as impressoras recém lançadas e no Pantone Goe System, com o Colorproof XF Service Pack 4. A OneVision lançou a versão 9 dos programas Asura e Solvero,

desenvolvidos para automatizar os processos de controle, otimização e normalização de arquivos na produção de materiais impressos. A Flew lett Packard anunciou a aquisição da Nur Macroprinters, fabricante de impressoras jato de tinta de grande formato. Com essa operação, a HP dá mais um passo na sua estratégia de ampliar seu portfólio de produtos na área de grandes formatos. A Sim press oferece novo modelo de impressora colorida a laser, a SPC811DN, que causa menor impacto ao meio ambiente. O equipamento conta com tecnologia inovadora de toner consti­ tuído de resinas de poliéster, que dispensam o óleo de silicone. A Francal Feiras e a Estrutural M o n tag en s estarão juntas na organização da Exposystems 2007 - Congresso e Exposição Internacional de Soluções Integradas para Feiras & Eventos, que acontece de 6 a 8 de dezembro no Centro de Exposições Frei Caneca, em São Paulo.

ABIGRAF - SP/ Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo > 3


> Notícias

Vencedores do concurso "Ler: a arte de Aprender" visitam São Paulo Alunos de escolas municipais de Santo Antonio do Jardim, vencedores do concurso de redação "Ler: a arte de aprender", promovido pela Abigraf-SP, visitaram a capital paulista dos dias 9 e 10 de novembro de 2007. A viagem, prêmio dados aos au­ tores das melhores redações, compreende a visita aos pontos turísticos e culturais da capital, e também à sede da Abigraf.

A professora Angela Maria C. Simionato com os alunos Maria Carolina Francisquini, Michael Alexandre Fogo, Luiz Flumberto Scanavachi Carleti e Oiego Antonio Gonçalves Martins.

Revista Abigraf é finalista em premiação técnica A Revista Abigraf foi uma das três finalistas, na categoria publica­ ção técnica, do 21° Prêmio Veículos de Comunicação, promovido pela Revista Propaganda, da Editora Referência. Segunda mais votada, a publicação disputou de perto com a ganhadora, a revista Info Exame, da Editora Abril. As indicações do prêmio são feitas por 300 profis­ sionais de mídia de todo o país e a decisão final cabe à Academia Brasileira de Marketing.

Prêmio Fernando Pini tem recorde de público A festa de entrega do 17° Prêmio Brasileiro de Excelência Grá­ fica Fernando Pini, realizada em 27 de novembro, em São Paulo, teve a participação recorde de 2.500 convidados. A cerimônia foi comandada pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho, responsá­ vel pela entrega dos 77 troféus desta edição, e show de encerra­ mento da banda Titãs. A grande vencedora da noite foi a Facform, de Recife, com 10 troféus; seguida pela Burti, com 7 e Globo Cochrane e IBEP, ambas com três láureas.

O Sistem a A b ig ra f agradece a seus patrocinad ores, desejando a to d o s os profissionais um 20 0 8 de grandes realizações. Agfa Gevaert do Brasil; Antalis do Brasil; Comprint Soluções Gráficas; Creo; Cromos Tintas; Fine Papers; Heidelberg do Brasil; Hewlett Packard Brasil; IBF - Indústria Brasileira de Filmes; IBM Brasil; IDS Sistemas; In Line; International Paper (Chambril); Muller Martini Brasil; Nova Mercan­ te de Papéis; Punch Graphix; Real Graphics; SRS Equipamentos Gráficos; Sun Chemical do Brasil; Suzano Papel e Celulose; T &C Treinamento e Consultoria Empresarial; Tokyo Marine Brasil Seguradora; VCP - Votorantim Celulose e Papel; e Xerox do Brasil.

4 > IMPRESSÕES ABIGRAF


Bate-Papo com a Tecnologia valoriza a gestão ambiental

Assem bléia geral tem participação de doze Regionais

Criado há dois anos pela ABTG, o Bate-Papo com a Tecnologia teve sua última edição de 2007 realizada em 6 de dezembro, no au­ ditório da ABTG, na capital paulista. O tema "O Meio Ambiente e a Indústria Gráfica", foi apre­ sentado em um painel con­ duzido pela gerente técnica da Gegraf, Rosana Gonzáles Aléssio, o especialista do De­ partamento de Engenharia da Editora Abril, Daniel Fer­ nandes dos Santos Júnior, e o coordenador corporativo de Meio Ambiente da Dixie Toga e da Comissão de Estudo de Questões Ambientais e Segu­ rança ONS27 da ABTG, Teddy Lalande. Para conhecer a li­ teratura em torno deste tema oferecida pela ABTG visite o site www.loja.abtg.org.br. g Uia ambiental, uma das publicações

A Abigraf Nacional reuniu os presidentes de doze Regionais na 14a Assembléia Geral Extraordinária, realizada em sua sede, na capital pau­ lista. As diretorias das entidades foram representadas pelo presidente da Abigraf Nacional e do Sindigraf-SP, Mário César de Camargo, o presiden­ te da Abigraf Regional São Paulo, Alfried Plòger, o presidente executivo da ABTG, Reinaldo Espinosa, e o presidente do Conselho Diretivo da Abi­ graf Nacional, Jacks Ubiratan de Faria.

Convênio do Sistema Abigraf facilita encaminhamento de Ex-Tarifários O Sistema Abigraf firmou convênio com a consultoria World Fair Assessoria em Comércio Exterior para facilitar o acesso ao regime de Ex-tarifários, instrumento instituído pelo governo federal por meio da Resolução no 35, de 22 de novembro de 2006, que permite reduzir as alíquotas de importação de equipamentos de 14% para 2%. Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Estudos Eco­ nômicos (Decon) da Abigraf, pelo telefone (11) 5087. 7782 ou e-mail: bemidio@abigraf.org.br.

da ABTG nessa área.

A história da indústria gráfica paranaense em livro Às vésperas de completar 40 anos, a Abigraf Regional Paraná lançou o livro "Memórias & Histórias da Indústria Gráfica do Paraná", da jornalista Guadalupe Fernandez Presas, com apoio da Abigraf Nacional, Fundação Cultural de Curitiba / Casa da Memória, Centro de Memória do Sistema Fiep e empresas gráficas. A publicação de 176 páginas, com 24 capítulos é uma narrativa composta de memórias e acontecimentos que passam pelos 200 anos da chegada da impressão ao Brasil e pelo início das artes gráficas na província do Paraná.

Tipografia: a mecanização da escrita /

*

//

Composição com tipos

Associe-se à Abigraf

d

Integrar uma associação de classe é A elaboração dos tipos

fundamental para os empresários que desejam manter-se atualizados sobre tudo o que acontece em seu segmento de atuação. A Abigraf oferece uma série de benefícios aos seus associados, que podem ser consultados no seguinte ende­ reço www.abigraf.org.br. Para saber como ligue para nosso departamento de marke­ ting, no telefone (11) 5087-7746, e-mail:

Página interna no livro que conta a história da indústria gráfica no Paraná

dmark@abigraf.org.br.

ABIGRAF - SP/ Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo >

5


> Cursos ABTC

> Agenda de eventos

Fevereiro de 2008

05 a 06 de fevereiro Screen Expo Europe 2008 Local: Londres - Inglaterra Informações: www.screenevents.co.uk

10 a 14 de março Fiepag 2008 / Brasilpack Local: São Paulo - Brasil Informações: www.fiepag.com.br

27 de fevereiro a 1o de março Graphics of the Américas 2008 Local: Miami - Estados Unidos Informações: www.graphicsoftheamericas.com

26 e 27 de março Packing Panorama 2008 Local: São Paulo - SP Informações: www.auraeventos.com.br/panorama

Data: 11 a 13 Curso: PCP para gráficas promocionais Carga horária: 9 horas Data: 25 a 28 Curso: Formação de Inspetores de Qualidade Carga horária: 12 horas

05 a 09 de março TLMI Converter Meeting Local: Los Cabos - México Informações: www.tlmi.com

26 a 29 de março ISA International Sign Expo 2008 Local: Orlando - EUA Informações: www.signs.org

10 a 14 de março Semana Internacional da Embalagem, Impres­ são e Logística Local: São Paulo - Brasil Informações: www.alcantara.com.br e www.reedexpo.com.br

> Destaque

Senai-SP promove curso de preservação de documentos gráficos O SENAI-SP, com o objetivo de contribuir para a preservação do patrimônio bibliográfico-documental brasileiro, oferece, em parceria com a Associação Brasileira de Encadernação e Restau­ ro (ABER), um programa de cursos na área de Preservação, Con­ servação e Restauro de Documentos Gráficos. Informações pelo telefone (0xx11) 6097-6333, nos sites www.sp.senai.br e www. aber.org.br ou nos endereços de e-mail: senaigrafica@sp.senai.br e mabconservaçãol 14@sp.senai.br

Sindigraf-SP e Senai oferecem cursos gratuitos Encontram-se abertas até 18 de janeiro de 2008 as inscrições para funcionários da indústria gráfica nos programas de desenvolvimento profissional gratuitos, oferecidos pelo convênio entre o Sindigraf-SP e a Escola Senai de Artes Gráficas "Theobaldo De Nigris" / Cenatec - Centro Nacional de Tecnologia Gráfica, que serão ministradas aos sábados, em turmas pela manhã e à tarde durante o primeiro semes­ tre de 2008. São oferecidos os cursos "Integrado de Computação Gráfica" (Windows, Word, Page Maker e Corel Draw), "Assistente de Controle de Qualidade" (papel, tinta, densitometria) e "Tecnologia de Impressão Offset" (curso teórico para impressores e ajudantes). Para mais informações contatar o Departamento de Marketing do Sindi­ graf-SP, no telefone (0xx11) 5087-7746, com Sharon

6 > IMPRESSÕES ABIGRAF


> MERCADO

Setor gráfico deverá crescer 4,5% em 2007 De acordo com o Departamento de Estudos Econômicos (Decon) da Abigraf, a indústria gráfica nacional deverá encer­ rar o exercício de 2007 com crescimento próximo a 4,5%. No acumulado dos úl­ timos 12 meses (out/2006 a set/2007), a receita de vendas do setor atingiu R$ 16,95 bilhões (USS 9,58 bi). Um dos segmentos que teve maior produtividade no período foi o editorial, não apenas o de livros didáticos - com o maior PNLD já realizado pelo governo, e a expedição de 110 milhões de livros - , como também à maior demanda por livros em geral, anuários corporativos e ao excelente desempenho das revistas. Com relação às importações, o segmento de livros foi o que mais contribuiu para o desempenho negativo da balança. No período analisado as compras externas do produto somaram US$ 103,29 mi­ lhões. Isso equivale a 42% de todas as importações do setor. A maior novidade ficou por conta da retomada dos investimentos. De janeiro a setembro de 2007, as importações de máquinas e equipamentos totalizaram

Ano

USS 1,05 bilhão, 150% acima dos USS 419 milhões gastos no mesmo período de 2006. Os segmentos de impressão e flexografia somaram, respectivamente, USS 445 milhões e USS 233 milhões. "Um resultado semelhante só foi alcançado em 1997, quando os investimentos che­ garam a USS 1,4 bilhão, mas poderemos alcançar este número até o final do ano", destacou Mário César de Camargo, pre­ sidente da Abigraf Nacional. A boa notícia é que estes investi­ mentos não estão partindo apenas de grandes e médias empresas, nem ape­ nas do Estado de São Paulo, que res­ ponde por 62% do PIB do setor gráfico. Há uma democratização que se espalha geograficamente e desconsidera o porte das empresas. "Deixo apenas um alerta para que essa atualização tecnológica não implique em uma futura guerra de preços. Nossa expectativa é que esses empresários tenham foco na gestão e consciência de que o grande negócio do setor hoje é a indústria e não a 'arte gráfica'," diz Camargo. Se por um lado, a valorização do real

EXPORTAÇÕES TOTAIS

IMPORTAÇÕES TOTAIS

frente ao dólar permitiu a expansão dos investimentos, por outro derrubou as exportações, prejudicando a balança comercial. Depois de atingir excelente resultado em 2006, com saldo positivo de USS 64,46 milhões (contra USS 4,23 milhões negativos em 2005), o setor grá­ fico registrou déficit em sua balança da ordem de USS 10,21milhões no período de janeiro a outubro de 2007. Tal resulta­ do foi causado pelo aumento de 47% nas importações de produtos gráficos, tota­ lizando USS 247,36 milhões. Enquanto isso, as exportações no período analisa­ do cresceram apenas 1%, somando USS 237,15 milhões. Dando continuidade ao ciclo de cres­ cimento dos últimos anos, a indústria gráfica deve ter um incremento entre 4% a 5,5% em 2008. "Acreditamos que ha­ verá continuidade de expansão da eco­ nomia, com aumento do emprego e da renda. Em decorrência, esperamos maior sofisticação na demanda interna por pro­ dutos gráficos, o que explica a nossa ex­ pectativa otimista para o próximo ano", enfatiza Camargo.

SALDO COMERCIAL

US$ milhões

2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007

*

151,21 147,84 140,89 191,52 200,58 175,99 276,95 218,44

271,06 234,63 178,99 129,91 142,34 180,22 212,48 209,90

-

-

119,85 86,80 38,10 61,60 58,23 4,23 64,46 8,53

-

-

Fonte: Secex - (*) janeiro-setembro de 2007

ABIGRAF - SP/ Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo > 7


VOCÊ PODE FAZER TUDO COM OS PAPÉIS VCP. E O MELHOR. COM O DIFERENCIAL VOTORANTIM. A VCP tem uma linha completa de papéis. Seja qual for a sua necessidade, nós temos um papel de qualidade para oferecer. Invista no resultado final do seu trabalho, peça papel pelo nome e sobrenome. Qualidade é Votorantim Celulose e Papel.

imHSE

Mais um couché Votorantim.

V Votorantim Celulose e Papel w w w .v c p .c o m .b r/p a p e is g ra fic o s

Starm ax*

Lumimax*

Sinônimo de livros de arte bem impressos. E também de materiais promocionais, encartes e revistas.

Sinônimo de livros de arte bem impressos. E também de materiais promocionais, encartes e revistas.

Sinônimo do melhor papel para revistas. E também de encartes, malas-diretas, materiais promocionais e catálogos.

Papel couché off machine que oferece excelente qualidade de impressão e maquinabilidade. Gramaturas: 9 0 .1 1 5 .1 5 0 ,1 7 0 e 230 g/m2.

Papel couché off machine que oferece excelente qualidade de impressão e maquinabilidade. Gramaturas: 9 0 .1 1 5 .1 5 0 .1 7 0 e 230 g/m2.

Papel couché on machine que oferece ótima qualidade de impressão. Gramaturas: 70. 80. 90 e 115 g/m2.

StarMax starmax staimax starmax starmax starmax

StarMax starmax starmax starmax

Boletim Impressões - ano 3 - Edição 19  
Advertisement