Page 1

Im pressõ es N EW SLETTER

••

ABIGRAF

SÃO PAULO

Ano 3 - número 18 - outubro de 2007

Abigraf inicia atividades em comemoração aos 200 anos da Indústria Gráfica no Brasil Almoço em São Paulo foi a primeira ação de uma grande campanha que se estende até o ano que vem. lanço das atividades do período e serão em­ possados os novos dirigentes da Abigraf-SP, ABTG e Sindigraf-SP para a gestão 2007/2010. Na mesma oportunidade, será feita a entrega da 2a edição do Prêmio Vendedor para a Indús­ tria Gráfica. Todas as ações, que envolverão 18 Regionais da Abigraf em todo o Brasil, serão divulgadas a partir de 19 de novembro, após o lançamento de hotsite sobre o tema. A programação será encer­ rada em 17 de outubro de 2008, com uma ceri­ mônia que marcará também o final do 14° Con­ gresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), que, neste ano, acontecerá em São Paulo.

Em 2008, a indústria gráfica completará dois séculos de atividades no País. Para come­ morar essa importante data, a Abigraf iniciou este ano uma campanha constituída por diver­ sas ações. A primeira delas foi um almoço em 3 de outubro, no restaurante A Figueira Rubayat, na capital paulista. Compareceram cerca de 60 convidados, autoridades, personalidades e líderes setoriais, além da diretoria das entida­ des do Sistema Abigraf. 0 objetivo do encontro foi convidar essas pessoas para integrarem um conselho que apoiará e referendará as come­ morações oficiais. A diretoria do Sistema Abigraf foi represen­ tada por Mario César de Camargo, presidente de Abigraf Nacional e do Sindigraf-SP; Jacks Ubiratan de Faria, presidente do Conselho Dire­ tivo da Abigraf Nacional; Alfried Plòger, presi­ dente da Abigraf-SP; Reinaldo Espinosa e Silvio Isola, respectivamente, presidente Executivo e presidente do Conselho Diretivo da ABTG. Foram convidadas as lideranças das mais destacadas entidades que representam os

setores de livros, embalagens, formulários e gerenciamento de informação, etiquetas adesi­ vas, equipamentos e insumos para impressão, celulose, papel e papelão ondulado, tintas, publicidade, propaganda, marketing direto e anunciantes, material fotográfico e imagem, e técnicos gráficos. Na ocasião, todos os presentes receberam um termo de adesão que atesta sua intenção de tomar parte no conselho responsável pelas decisões e propostas conjuntas que definirão o programa comemorativo. 0 cronograma deverá incluir ações institu­ cionais em feiras (Fiepag, Escolar, Bienal do Li­ vro e Drupa) e no Prêmio Brasileiro de Excelên­ cia Gráfica Fernando Pini, em 27 de novembro. Foi criado pela Abigraf um selo comemorativo dos 200 anos, aprovado pelos Correios, a ser apresentado oficialmente ao público em geral durante o almoço de congraçamento anual da categoria no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo, no dia 11 de dezembro. Na ocasião, a atual diretoria do Sistema Abigraf fará um ba­

Visite o portal do Sistema Abigraf. Os sites da Abigraf Nacional (www.abigraf.org.br), Abigraf Regional São Paulo (www.abigrafsp.org.br), ABTG (www.abtg.org.br) e Sindigraf-SP (www. sindigraf.org.br) agregam ferramentas inte­ rativas e as mais recentes tecnologias. Visite os sites e confira todos os benefícios que o Sistema Abigraf estende aos associados também na Internet.

índice Página 2 - Abigraf instala Regional no Amazonas Página 3 - A nova configuração do parque gráfico paulista Página 4 - Abigraf-SP convoca para eleições Página 5 - Inaugurada regional na Paraíba Página 6 - Prêmio Pini inova com palestras Página 7 - Gráfica e Editora Araguaia


IMPRESSÕES

ABIGRAF - SP/ Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional Sào Paulo

■Editorial

O impacto da reforma ortográfica

Alfried Plóger Presidente da Abigraf Regional São Paulo

Ao entrar em vigor em 2008, a reforma ortográfica do Português, amparada pelo re­ ferendo de Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, lhe confere status internacional e o torna língua oficial da Organização das Na­ ções Unidas. São cerca de 210 milhões de pessoas incluídas no universo dos oito países da lusofonia. A ortografia-padrão facilitará o intercâmbio cultural, cuja principal mídia con­ tinua sendo a impressa. A reforma ortográfica terá sensível impac­ to na indústria gráfica, posto que milhões de exemplares de livros, dicionários, apostilas, manuais e jogos estarão desatualizados. Terão de ser reimpressos, criando uma previsível de­ manda extra bastante atraente para o setor.

A indústria gráfica, não só pela questão mercadológica, como pela responsabilidade intrínseca a um setor integrante da cadeia pro­ dutiva da comunicação, deve preparar-se ade­ quadamente para as mudanças, contribuindo, também, para a sua ampla e correta difusão. E não podemos ficar esperando a boa vontade do governo nesse processo. Restam menos de três meses para o início de 2008. Apesar des­ se exíguo prazo, não se observam quaisquer ações voltadas à reciclagem da disciplina de Português na rede pública da educação ou ini­ ciativas compatíveis com o significado de uma mudança ortográfica. Que a indústria gráfica, a grande mídia da linguagem escrita, seja pio­ neira na disseminação da positiva mudança!

■Entidade

Abigraf instala Regional no Amazonas representativa quanto a Abigraf, que possui um histórico de lutas em prol das causas do setor. Esta união trará benefícios à nossa indústria, além de torná-la mais competitiva e forte", enfatizou o presidente da nova regional.

Empresários gráficos das cinco regiões do País estiveram em Manaus, em 21 e 22 de setembro, para a cerimônia de abertura oficial da Abigraf Regional Amazonas. A nova entidade veio aten­ der uma necessidade do setor, que ganha sua primeira represen­ tante na região Norte. Quando iniciou sua gestão à frente da Abigraf, Mário César de Camargo assumiu o compromisso de ampliar a representação da en­ tidade nos Estados brasileiros. "Demos mais um importante passo rumo ao desenvolvimento e fortalecimento do nosso setor, ao inau­ guramos a 17a regional Abigraf. Até o fim do mandato, em maio de 2008, espero abrir ainda outras três". A nova regional funcionará nas dependências da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), e será presidida pelo empresário Roberto de Lima Caminha Filho, que também é vice-pre­ sidente da FIEAM. "É uma honra fazer parte de uma entidade tão

Lideranças do setor gráfico durante a cerimônia de inauguração da Abigraf-AM

Expediente O informativo Impressões é uma publicação mensal da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP), com apoio insti­ tucional do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP). Responsabilidade editorial: Ricardo Viveiros & Associados Oficina de Comunicação, empresa filiada à Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Redação: Ada Caperuto e Tainá lanone. Editoração Eletrônica: Conceito Comunicação - Impressão - RWA Gráfica / Impresso em papel Starmax 115g, da Votorantim Celulose e Papel./ Contatos Abigraf Tel. (0xx11) 5087-7777 -e-m ail: dmark@abigraf.org.br - site: www.abigraf.org.br.

2


IMPRESSÕES___________ ABIGRAF - SP/ Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo

■Mercado

Seguindo para o interior Parque gráfico paulistano se tran sform a com a m igração de em presas para cidades vizinhas à capital e in terio r do Estado.

últimos sete anos. Tal migração também representou a perda de 10.180 postos de trabalho no mesmo período, ou 1.454 por ano.

Um levantamento do Departamento de Estudos Econô­ micos da Abigraf (Decon) revela que no período de 1999 a 2005, a capital registrou redução de 5% no número de em­ presas gráficas instaladas, fruto da desativação ou transfe­ rência de 135 gráficas, ou cerca de 19 por ano, para cidades vizinhas ou mesmo para o interior do estado de São Paulo. Embora o estudo mensure os últimos sete anos, esse movimento não começou agora, e sim há pelo menos duas décadas. Há alguns anos a principal justificativa para essa mudança estava nos incentivos fiscais - fosse o de IPTU sensivelmente inferior ou a alíquota de ISS que podería representar até menos da metade da praticada na capital. Hoje, outros fatores contribuem, como alto custo de vida e a violência crescente da cidade; necessidade de terrenos maiores, quase extintos na metrópole; e busca de melhoria na logística de distribuição. 0 Decon/Abigraf estima que, em decorrência desse êxodo, a capital tenha perdido a receita total anual de R$ 225 milhões/ano ou por volta de R$ 1,576 bilhões nesses

i* ? " l* * !

ra s e

■Notícias do setor A X-R ite anunciou um acordo definitivo para comprar a Pantone. Espera-se que a aquisição eleve a X-Rite à liderança mundial em hardware, software e serviços em cores com as inovações em padrões e comunicação de cores da Pantone.

A GMG amplia portfólio com duas ferramentas para controle do processo de impressão. O PrintControl Pro é um software que permite criar um processo estável e padronizado de impressão; o RapidCheck é uma solução que permite verificar parâmetros de impressão de acordo com as normas ISO 12647-2 e ISO 12647-3 e também com os próprios padrões internos.

A SPP-Nem o anunciou em setembro a incorporação de novos serviços ao seu site de compras, como a promoção que garante a isenção de frete mínimo para compras de até 300 quilos em algu­ mas rotas específicas.

A Simpress e a EFI firmaram parceria para atender o mercado profissional de impressão colorida. O acordo prevê a integração do servidor de impressão Fiery da EFI, com multifuncionais coloridos distribuídos pela Simpress.

A N ilp e te r lançou na LabelExpo Europe 2007, em Bruxelas, uma nova geração de impressoras offset rotativa e flexográficas UV para embalagens flexíveis e rótulos e etiquetas - o que marca sua entrada no mercado de impressão digital colorida de rótulos adesivos pelo processo inkjet, além da possibilidade de produzir dados variáveis.

A H eidelberg lançou o livro "Bastidores de uma gráfica de su­ cesso: Gerenciamento - Estratégia - Vendas", de Erhard Ziesecke. Empresários que tiverem interesse na publicação podem entrar em contato com a PMA pelo telefone (11) 66 9 6 -2 9 0 0 ou e-m ail: rosa.bastos@ heidelberg.com .

3


ABIGRAF - SP / Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo

■Notícias Sindigraf-SP inicia produção da 16a edição da Pesquisa Salarial

A bigraf Regional São Paulo realiza eleições

Os trabalhos de elaboração da 16a edição da Pesquisa de Sa­

Em 23 de outubro, das 10 às 16h, aconteceu a Assembléia

lários e Benefícios na Indústria Gráfica Paulista, realizados pelo

Geral Ordinária da Associação Brasileira da Indústria Gráfica -

Sindigraf-SP, com apoio da Abigraf-SP, tiveram início em setem­

Abigraf Regional do Estado de São Paulo, na sede da entidade,

bro, com o convite às empresas associadas para participarem do

em São Paulo. O encontro teve como objetivo a realização das

levantamento de informações que comporá o estudo. As empre­

eleições para composição da Diretoria Executiva e do Conselho

sas gráficas participantes receberão, ao final dos trabalhos, dois

Fiscal, e respectivos Suplentes, para o triênio 2007-2010. Para

cadernos da Pesquisa, contendo informações sobre "Mercado

tanto, a entidade convocou oficialmente todas as empresas as­

Geral" e "Mercado Selecionado".

sociadas, cuja participação é essencial.

Investindo constantemente na mo­ dernização de seu parque gráfico, a Vektra Gráfica e Editora conta, desde 2002, com uma impressora Sakurai Oliver ED II computadoriza e com troca de chapa automática. Uma tecnologia que, segundo o diretor Leandro Bezerra Argemiro, trouxe ganhos de produtivi­ dade e qualidade à empresa.

Viagem pelo mundo dos livros Há dois anos, a Abigraf-SP vem apoiando o programa "São Paulo: um Estado de Leitores", da Secretaria de Estado da Cultura. Ao todo, foram inauguradas nove bibliotecas, em diversas cidades do interior paulista. Além de doar livros e prover essas instituições com computadores e softwares, a entidade também promove concursos literários para as crianças e adolescentes desses municípios como forma de despertar nos alunos o prazer pela leitura. Como prêmio, os estudantes passam um final de semana prolongado na cidade de São Paulo, com atividades de lazer e visitação aos principais pontos turísticos. O concurso literário acaba de ser lançado nas duas últimas bibliotecas inauguradas pela Abigraf-SP. A primeira delas foi em 19 de outubro do ano passado, na cidade de Santo Antônio do Pinhal, no Vale do Paraíba, que deverá contar com a partici­ pação de cerca de 300 alunos. Em Santo Antônio do Jardim, na região de Campinas, cuja biblioteca já instalada foi reformada pela entidade, e reaberta em 23 de março deste ano, aproximadamente 90 jovens deverão aderir à iniciativa.

4


n

a

ABIGRAF - SP/ Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo

A bigraf inaugura Regional na Paraíba 0 setor gráfico ganhou mais uma representan­ te na Região Nordeste com a inauguração da 18a regional da Associação Brasileira da Indústria Grá­ fica (Abigraf) na Paraíba. A cerimônia de inauguração aconteceu em 19 de outubro, às 19 horas, no Hotel Village, em João Pes­ soa. 0 evento contou com a presença dos principais líderes gráficos do país, além de autoridades locais. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/RAIS), a Paraíba contava com 158 estabelecimentos gráficos em 2005, um crescimen­ to de 9% em relação a 2001. O Estado empregava, em 2005, 1.531 pessoas no setor gráfico. Na comparação dos resultados do período 20012005 merece destaque o crescimento de 103,5% no valor bruto da produção industrial gráfica parai­ bana, superando o crescimento médio da produção gráfica nacional, que foi de 33,5% no mesmo pe­ ríodo. Conseqüentemente, a participação do valor da produção gráfica paraibana saltou de 0,4% para 0,6% da produção gráfica nacional.

Segunda Sem ana de Artes Gráficas de Cam pinas Cerca de 240 pessoas participaram das atividades da 2a Semana de Artes Gráficas (SAG) de Campinas, realizada pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG). Com grade de cursos renovada e atividades gratuitas, a SAG Campinas atingiu ótimo índice de satisfação. Um dos momentos mais marcantes foi o almoço entre o presidente da ABTG, Reinaldo Espinosa, e empresários da região. O dirigente, que fez questão de destacar a importância desse tipo de iniciativa para o processo de interiorização da entidade, prendeu a atenção de todos com a apresenta­ ção da palestra "Mudanças! Quais mudanças?". O projeto SAG nasceu em 2006, patrocinado pelo Sindigraf-SP e pela Abigraf-SP. Mais informações sobre o projeto podem ser solicitadas pelo telefone (11) 6097-6728, com Juliana ou Cristiano.

5

Associe-se à A bigraf Integrar uma associação de classe é fundamental para os empresários que desejam manter-se atualizados sobre tudo o que acontece em seu segmento de atuação. A Abigraf oferece uma série de benefícios aos seus associados, que podem ser consultados no seguinte ende­ reço www.abigraf.org.br. Para saber como ligue para nosso departamento de marke­ ting, no telefone (11) 5087-7746, e-mail: dmark@abigraf.org.br.


IMPRESSÕES___________ ABIGRAF - SP/ Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo

Agenda de eventos

Cursos ABTG

Local: Shanghai —China Informações: www.luxepack.com.br

NOVEMBRO A Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) informa que o calendário de cursos 2007 foi encerrado. Fique atento à programação para o ano que vem acompanhando o site www.abtg. org.br ou entre em contato pelo telefone (0xx11) 6097-6700.

06 a 09 Andina Pack 2007 Local: Bogotá - Colômbia Informações: www.andinapack.com 06 a 09 Fispal Nordeste Local: Centro de Convenções de Pernambuco Informações: www.fispal.com 09 a10 Digital Update 2007 Local: Hotel Golden Tulip Paulista Plaza e Senac Santo Amaro Informações: www.digitalupdate.com.br 19 a 21 Luxe Pack Shanghai

20 a 23 2a Embaplast - Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços para Indústria de Embalagem Local: Porto Alegre - RS Informações: www.feiraembaplast.com.br

27 17° Prêmio de Excelência Gráfica Fernando Pini Local: São Paulo-SP Informações: www.abtg.org.br 28 a 30 Labelexpo Asia 2007 Local: Shangai - China Informações: www.labelexpo-asia.com

Destaque

Pela primeira vez desde sua criação, prêmio Fernando Pini agrega ciclo de palestras Anualmente, cerca de 2.000 peças concorrem em diversas cate­ gorias. Neste ano, a festa de entrega do prêmio ocorrerá em 27 de novembro, no Expo Barra Funda, em São Paulo, com apresentação do jornalista Rubens Ewald Filho. 0 show de encerramento fica a cargo da banda Titãs. CICLO DE PALESTRAS A edição 2007 do Prêmio Fernando Pini inovou com a promoção de um ciclo de palestras no D&G Center, finalizado com um coquetel para os participantes. Tendo como mediador Rafael Sampaio (ABA e Revista About) e com início sempre às 18h30, as datas, temas e palestrantes foram as seguintes:

0 corpo de jurados do 17° Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, promovido pela ABTG e pela Abigraf Nacional, realizou, entre os dia 1 e 3 de outubro, a primeira fase da seleção do concurso, com a escolha dos finalistas. Os trabalhos selecionados ficarão em ex­ posição no D & G Center até 31 de outubro, uma oportunidade para conhecer em primeira mão os produtos que serão selecionados em 6 e 7 de novembro, como vencedores da premiação. Único do gênero certificado pela ISO 9001:2000, o prêmio Fernando Pini foi criado em 1991 pela ABTG e Abigraf. Desde então, tem sido ele­ mento impulsionador da qualidade do produto nacional, além de prova concreta de que sempre é possível descobrir novas técnicas que promo­ vam o Brasil à vanguarda das artes gráficas mundiais.

17 de outubro Evolução do Prêmio Pini nesses 17 anos e case pré-Pini, com Francisco Veloso Filho (coordenador do prêmio) e Wagner Larret (Makro Color). 24 de outubro O relacionamento da gráfica com a agência, com Reinaldo Espinosa (presidente da ABTG). 31 de outubro Embalagens como peças promocionais, com Silvio Isola (presidente do Conselho da ABTG) e Fábio Mestriner (ESPM).

6


IMPRESSÕES

ABIGRAF - SP/ Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo

■Entrevista

Araguaia, tecnologia e capacitação para conquistar mercado Tendo iniciado suas atividades com o A raguaia indústria Gráfica e Editora em 2007, a em presa especiaiizou-se no segm ento ed ito rial, produzindo im pressos com o revistas, livros, catálogos com erciais e tablóides.

Mesmo com a forte concorrência em sua área de atuação, o segmento edi­ torial, a Araguaia, gráfica localizada no bairro do Butantã, na capital paulista, tem obtido resultados positivos em seu nicho de mercado. 0 parque gráfico da Araguaia possui atualmente três máquinas de impressão offset rotativas e duas planas 4 cores. Além do setor de impressão, a empresa conta com equipamentos para acaba­ mento, que podem produzir lombadas canoa e quadrada, laminações especiais e shrink. Ou seja, todos os recursos ne­ cessários para dar acabamento em revis­ tas, encartes, pôsteres e tablóides, além da possibilidade de inserção de dados variáveis e endereçamento. Na pré-impressão, atenta às necessi­

dades e tendências do mercado, e sempre investindo em alta tecnologia, a Araguaia opera com o sistema de CtP Avalon da Agfa. "Direcionamos nossas aquisições para o que há de mais moderno em ter­ mos de inovações para impressão, pro­ vando que é possível aliar tecnologia de ponta, qualidade e preços justos em uma só empresa. Também procuramos ofere­ cer aos nossos colaboradores cursos de capacitação", comenta o diretor Joaquim Bastos Neto. A preocupação com a qualidade de atendimento se estende à expedição, a partir de um moderno sistema de logística que permite que a gráfica realize a entre­ ga de produtos impressos em todos os Estados do Brasil. Recentemente associada à Abigraf, a

7

Araguaia buscou a filiação motivada pela importância e representatividade do setor gráfico na economia nacional. "A entida­ de, por seu trabalho, merece todo o nosso apoio". Nos planos da diretoria para 2008 está o investimento na área comercial para aumento da prospecção de novos clientes, além da aquisição de uma nova rotativa. "Com isso pretendemos ampliar nossa atuação nos segmentos em que atuamos", conclui Bastos Neto.

Araguaia Indústria Gráfica e Editora Rua Agostinho de Azevedo, s/n° Jd. Boa Vista - Butantã São Paulo - SP Telefone: (11) 3782.2521


VOCÊ PODE FAZER TUDO COM OS PAPÉIS VCP. E O MELHOR. COM O DIFERENCIAL VOTORANTIM. A VCP tem uma linha completa de papéis. Seja qual for a sua necessidade, nós temos um papel de qualidade para oferecer. Invista no resultado final do seu trabalho, peça papel pelo nome e sobrenome. Qualidade é Votorantim Celulose e Papel.

imRSE

V V o to ra n tim Celulose e Papel www.vcp.com .br/papeisgraficos

Starm ax*

Lumimax*

Mais um couché Votorantim.

Sinônimo de livros de arte bem impressos. E também de materiais promocionais, encartes e revistas.

Sinônimo de livros de arte bem impressos. E também de materiais promocionais, encartes e revistas.

Sinônimo do melhor papel para revistas. E também de encartes, malas-diretas. materiais promocionais e catálogos.

Papel couché off machine que oferece excelente qualidade de impressão e maquinabilidade. Gramaturas: 90.115.150.170 e 230 g/m1.

Papel couché off machine que oferece excelente qualidade de impressão e maquinabilidade. Gramaturas: 90.115.150.170 e 230 g/m:.

Papel couché on machine que oferece ótima qualidade de impressão. Gramaturas: 70.00.90 e 115 g/m!.

starmax starmax starmax

starmax starmax

StarMax starmax starmax starmax

StarMax starmax starmax starmax starmax starmax

Boletim Impressões - Ano 3 - edição 18  
Advertisement