Revista Abigraf 019

Page 17

CONDIÇÃO SATISFATÓRIA

CONDIÇÃO REGULAR

CONDIÇÃO POBRE

Controle de Orçamentos

0 controle de orçamentos de todas as despesas baseia-se em padrões de desempenho flexíveis, determinados equitativamente pelos níveis operacionais.

Orçamentos de vendas por produtos, vendedores, clientes, zonas, baseados em análises de mercado. Conhecimento e controle do efeito de todas as mudanças do preço de vendas sobre o total líquido de lucros pressuposto.

Informes diários, semanais ou mensais sobre o desempenho de todos os departamentos, controlados mediante: a) desempenho padrão ou orçado; b) variação do desempenho padrão.

Os orçamentos computam a taxa de inflação prevista e são revistos periodicamente.

Estrutura de orçamentos rígida; verbas para despesas com vendas baseados em desempenhos anteriores e não em padrões predeterminados, mas flexíveis perante o desempenho efetivo. Orçamentos de vendas por produtos, vendedores, clientes e zonas, baseados apenas em desempenhos de vendas anteriores. Não há controle centralizado de preços de venda, delimitados pelo lucro predeterminado.

As informações contábeis departamentais mostram periodicamente: a) comparação do período atual com os passados; b) não há padrões; portanto, não se podem comparar os resultados reais com os previstos, e nem se podem analisar as causas das variações. As cifras do orçamento sofrem rápida desatualização e apenas se corrigem ao fim de um período prolongado.

Não há previsão ou prognóstico do desempenho.

Não há previsão de vendas. Não há "cotas" por vendedor. Não há programa. Não existe uma política de preços estabelecida. Ignoram-se as estimativas de custo quando se trata de quantidades consideráveis. Ao se reduzirem preços para adequar-se à concorrência, não são projetadas as repercussões sobre os lucros. Não há orçamento; não há planificação ampla a longo prazo. As políticas são vacilantes por não se basearem sobre uma informação comparativa completa e uma análise profunda.

Não há orçamentos ou prognósticos parciais.

Contabilidade

Sistemas, registros, impressos, informes, planejados com o objetivo de fornecer a informação requerida ao mais baixo custo. Dados contábeis fornecidos prontamente, na forma que melhor se adapte A, utilização da direção. Contabilidade modernamente mecanizada, com equipamento utilizado eficientemente na preparação da informação necessária. A informação contabilizada prevê os ajustes que a inflação causará sobre o patrimônio e os resultados.

A contabilidade é razoavelmente completa, precisa, rápida e bem dirigida. Algumas normas de trabalho determinadas por escrito. Os dados contábeis não são lançados pelo sistema de comparações, que é o adotado pela maioria dos conceitos modernos do controle por padrões. Empregam-se máquinas contábeis, mas estas não se adaptam aos métodos modernos.

A contabilidade mantém livros de registros, mas no geral é antiquada e incompleta.

Não se faz um trabalho sistemático de ajuste, embora se tenha presente a variável inflacionária ao se analisar as posições contábeis.

A contabilidade não leva em conta a variável inflação.

A contabilidade não considerada como um instrumento de direção.

Equipamento de contabilidade antiquado, vagaroso e antieconômico.

17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.