Tecnologias de Plantio da Macaubeira na Região do Nordeste e Aproveitamento Energético

Page 87

Capítulo I avermelhada próximo da sua porção externa.

Lixa pequena (Doença)

São pequenos pontos negros nos folíolos. Estas lesões têm a forma elíptica a losângica, paralelo com as nervuras dos folíolos, com uma crosta negra, medindo de 5 a 7 cm de comprimento.

avançado da doença: folhas mais velha com tom bronzeado ou amarelado e folhas mais novas verdes. Atacam inicialmente as folhas baixeiras, também conhecidas como verrugas.

inseto transmissor, o bicudo, com o uso de armadilhas.

Corte e queima das folhas infectadas

FONTE: Adaptado de Mirisola Filho (2009);

IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS PRAGAS E DOENÇAS Lagarta Rosca Ataca mais a macaúba na fase de muda de viveiro. Seu controle químico pode ser feito à base de piretróides com pulverizações feitas preferencialmente no período da tarde, já que as lagartas de coloração pardo-acinzentada-escura se escondem no solo durante o dia (Figura 75).

Figura 75. Lagarta rosca Agrotis ipisilon. Foto: University of Florida Mosca dos Substratos Na fase em que as plântulas estão nas bandejas, que corresponde à etapa de pré-viveiro, é possível ocorrer o ataque da mosca dos substratos (Bradysia sp.). O ataque da praga acontece nas raízes, as quais ficam infestadas por larvas desse díptero (Figura 76).

Figura 76. (A) Plântulas atacadas por Bradysia sp.; (B) Detalhe das larvas; e (C) Adulto. 85


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.