4 minute read

SAÚDE COMPORTAMENTAL

Next Article
VIAGEM

VIAGEM

Marcela Fernandes

Terapeuta Integrativa Analista Comportamental

Advertisement

TREINAMENTO, MENTORIA E TERAPIA INTEGRATIVA

CONHEÇA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE ELAS E DEFINA QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA VOCÊ, CASO UM DIA SEJA NECESSÁRIO

Em certos momentos da vida quando você se sente frustrado, sem foco e desorientado parecendo que por mais que ande nunca consegue sair do lugar ou, como diz o ditado: “nadou e morreu na praia", existem recursos que podem te ajudar. Entre eles estão o treinamento de desenvolvimento humano, a mentoria é a terapia integrava.

O treinamento é uma metodologia definida como a junção de várias técnicas, ciência e ferramentas. Entre eles estão: a neurociência, administração, psicologia, planejamento estratégico entre outras. O método te auxilia no processo de raciocínio, promovendo mudanças posivas e duradouras para que você anja o seu potencial de alta performance e alcance seus melhores resultados, já o treinador, ajuda você sair da situação indesejada que está vivendo, por meio de estratégias que possibilitam maior dedicação, interesse, foco, persistência e ação, que juntos irão expandir suas capacidades aprimorando seu autoconhecimento e desenvolvendo suas habilidades de alta performance, aumentando o seu potencial para que você encontre as respostas certas e assim, suas metas sejam alcançadas com sucesso. É um treinamento voltado para ação, para que assim você se sinta mais autoconfiante e saia da sua zona de conforto.

O treinamento pode ser aplicado em todos os contextos da sua vida, você é quem escolhe a área que quer trabalhar e a meta que quer alcançar, a função do treinador não é dizer o que você precisa fazer (essa é uma função do mentor) é uma parceria entre o treinador e você, onde juntos descobrirão o melhor caminho a ser percorrido. Não é necessário que o treinador tenha experiência na sua área, do mesmo modo que não é sua função aconselhar e dar soluções para os seus problemas, como mencionei anteriormente é um trabalho em conjunto entre o treinador e você.

A mentoria é um processo diferente. Quem busca um mentor quer um exemplo de sucesso, o mentor é a pessoa que está preparada para te dar o caminho das pedras, alguém com bastante experiência e que irá comparlhar com você todos os conhecimentos dele, te auxiliando a ter clareza dos objevos que você quer alcançar e tornar seu caminho mais racional, posivo e realista, para alcançar o que tanto deseja. A mentoria também promove o crescimento pessoal e profissional, e tem como objevo aprimorar seus conhecimentos de forma eficiente, de acordo com suas necessidades. A orientação pode acontecer em apenas uma conversa ou se estender para uma série de encontros, tudo depende da demanda do mentorado.

No treinamento você escolhe um objevo específico que deseja alcançar, tem um prazo préestabelecido e as estratégias são traçadas em parceria. O treinador não vai te dizer o que fazer e sim te ensinar como fazer e o resultado depende do seu compromemento com a sua meta. Já na mentoria as estratégias são inspiradas e preparadas de acordo com as histórias de sucesso do seu mentor, é ele quem te dirá como fazer e não tem prazo pré-estabelecido. Tem data para começar,

mas não tem para acabar. O treinamento e a mentoria podem ser ulizados para vários objevos e em diversas situações, por exemplo: Vencer as crenças que te limitam e impedem com que você realize seus sonhos; Desenvolver a autoconfiança; Ter mais produvidade para obter mais tempo livre; Contar com apoio e direcionamento para alcançar seus objevos desejados; Traçar objevos e metas de acordo com sua vontade e personalidade; Potencializar sua autoesma; Gerar maior autocuidado; Desenvolver alta performance; Mudar de carreira/trabalho; Descobrir melhor seus interesses; Compreender seu modo de agir e melhorar no que for possível; Ter alguém como referência e inspiração, entre outros...

Já a terapia integrava é a junção de ciências e técnicas com objevo de cuidar da saúde de forma complementar e alternava à medicina tradicional e está cada vez mais presente nos consultórios e hospitais do mundo todo, devido aos grandes resultados obdos. É pautada em um relacionamento mais amplo e aberto entre terapeuta e paciente, com o objevo de reduzir ou eliminar problemas sicos, mentais e emocionais, proporcionando uma vida mais plena e equilibrada.

A vantagem principal da terapia integrava é a oportunidade de ampliar a qualidade de vida, mesmo que o problema/doença, seja complicada e que necessite de cuidados paliavos. A missão principal é trabalhar o estado do ‘‘ser’’ , permindo a melhora do equilíbrio entre corpo, mente e espírito, independentemente de convicções.

A maioria das terapias integravas trazem equilíbrio entre corpo e mente, vendo a pessoa como um ser inteiro, e não uma máquina de peças separadas. Essa visão holísca, incenva uma reeducação de comportamentos, propondo que pacientes tenham um domínio daquilo que faz bem ou não para sua saúde sica e mental.

Em alguns casos a terapia integrava não pode substuir o tratamento médico tradicional, mas pode ser trabalhada em conjunto como forma adicional de cuidados para somar com resultados posivos na vida do paciente. Um fator importante é promover maior qualidade de vida, mesmo que a sua enfermidade seja complicada. Quando o paciente se abre para a Terapia Integrava, gera um senmento de prazer, alívio e esperança, e isso faz toda a diferença no resultado, diferente dos procedimentos padrões. Por meio dessa metodologia o paciente compreende que ele também é responsável por sua melhora e deixa de ser “passivo” em relação a doença e ao tratamento.

Meu nome é Marcela Fernandes, sou treinadora, mentora, terapeuta Integrava e analista comportamental. Ensino mulheres a vencerem seus obstáculos, melhorar seus resultados e com isso alcançar seus sonhos em qualquer lugar do mundo. Você quer ter uma vida muito mais próspera, feliz e realizada? Se junte ao nosso me, somos uma corrente com centenas de mulheres realizadas e vencedoras! Vamos juntas?

This article is from: