
2 minute read
ARTE E AUTISMO
Renata Noyce
Psicóloga Especialista em necessidades especiais
Advertisement
O AUTISMO E A ARTE
Arte é de extrema importância para auxiliar Aas habilidades de comunicação, coordenação motora e pode ajudar a esmular a parte difusa do cérebro e também um modo importanssimo de ajudar os austas a se expressarem, pois muitos dos indivíduos austas não apresentam a comunicação verbal. Desta forma, podem criar uma pintura ou se auto representar através da arte usando símbolos, pintura e desenhos. Não apenas a comunicação verbal é uma maneira de se comunicar e a arte é processo que pode ajudar a desenvolver a comunicação diretamente e pode ajudar no processo de raciocínio.
Esta metodológica dinâmica também pode beneficiar o indivíduo com TEA a se concentrar mais e se envolver diretamente ou indiretamente na interação social.
Esta metodologia é uma boa opção para minimizar a ansiedade e ajudar a melhorar seu desenvolvimento emocional, facilitando sua maneira de se expressar e se explicar, desenvolvendo sua alta representação pessoal através da arte. Os austas quase sempre sofrem duelos para controlar o equilíbrio emocional. A arte cria um impacto posivo na vida de um austa, pois através da criação, ele (a) pode demonstrar seus senmentos por meio da arte, porque para os austas, assim como para todos os seres humanos, cada um é único e tem suas preferências e habilidades. A arte é considerada uma terapia no mundo dos austas. Meu filho, Laurence (13) expressa seus senmentos de maneira muito posiva através da pintura. Suas formas abstratas são interpretadas por ele com uma visão única que eu jamais interpretaria da mesma forma, dando assim, um significado individual e único com expressões valiosas que cada pessoa tem. O teatro tem sido outra arte auxiliadora na interpretação dos seus senmentos e na interação social. Também o esporte auxilia na sua concentração, coordenação e disciplina.
A culinária, a arte de atuar, a música, o esporte são artes que devem ser cada dia mais valorizados no mundo que vivemos e muito mais na vida de um austa. A introdução da culinária, por exemplo, causou um grande impacto na vida do meu filho que sofre com a selevidade alimentar. Por seis anos ele comeu apenas 3 alimentos, todos bege e com a mesma textura, assim a práca da culinária o ajudou com a selevidade alimentar.
Hoje ele se dá a oportunidade de provar todos os alimentos de uma receita. São estas prácas arscas que fazem grande diferença na vida de uma pessoa, pois ela não apenas se expressa, mas ela se auto descobre.

