ACREDITAR
PUBLICAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE APOIO A PESSOAS COM CÂNCER
Nessa edição
As amizades que fortalecem o tratamento
E mais:
Projeto leva meditação na Aapecan
As obras da Aapecan em Lagoa
O aniversário de 18 anos da Associação
Distribuição Gratuita l Publicação Trimestral
INFORME
Caxias do Sul, Lagoa Vermelha e Passo Fundo
Edição 46 l Ano 13 l Abril, Maio e Junho de 2023
Foto: Micael Massi
Página 5
Página 7
Página 3 Página 4
Editorial Quem somos
Caro leitor, sabemos que conservar amizades é um grande privilégio, e não há nada melhor do que estar cercado de pessoas que amamos e nos fazem bem!
Para as pessoas que enfrentam o tratamento contra o Câncer, fortalecer os laços de companheirismo traz ainda mais benefícios para o bem-estar e qualidade de vida durante o tratamento oncológico.
Com essa premissa, convidamos as usuárias Patrícia, Iolanda, Sílvia e Sandra, atendidas pela Aapecan Porto Alegre, a contaram de que forma suas histórias se cruzaram por meio da Associação, criando uma linda amizade. A matéria está disponível na página 3. Ainda, essa edição regional traz as principais atividades
da capa Foto
A sessão de fotos da capa da 46° edição do Informe Acreditar foi realizada no Parque Redenção, em Porto Alegre/RS.
As quatro usuárias, atendidas pela Unidade da Aapecan Porto Alegre, foram fotografadas pelo jornalista e assessor de comunicação, Micael Massi.
O ensaio fotográfico teve o objetivo de retratar a amizade, cumplicidade e harmonia entre as participantes, que você confere na página 3.
realizadas em cada Unidade da Aapecan no primeiro trimestre de 2023. O ano começou movimentado com oficinas, grupos, novos projetos, e claro: comemorações!
Na página 7, você confere tudo o que ocorreu nas 14 unidades da Associação para celebrar o aniversário de 18 anos de atuação da entidade no Rio Grande do Sul, que foi recebido com muita alegria, diversão e gratidão por todos os usuários, familiares, equipes, contribuintes, voluntários e apoiadores. Para finalizar, continuamos reforçando a você sobre a importância do autocuidado e aderir hábitos que reduzam as chances de um diagnóstico de Câncer. Aproveite esse material que foi feito com carinho pela equipe da Aapecan. Boa leitura!
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos.
Fundada em 2005 na cidade de Caxias do Sul, a Aapecan surge por meio de um grupo de voluntários, que realizava atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros e associações beneficentes. O grupo percebeu as dificuldades que enfrentavam as pessoas com Câncer em terem as suas necessidades básicas atendidas.
Atualmente com 14 Unidades no Rio Grande do Sul, sendo 11 Casas de Apoio, a Associação oferece atendimentos sociais e psicológicos para pessoas com Câncer, em situação de vulnerabilidade social.
A instituição se mantém
com a ajuda da comunidade e atua na oferta de assistência gratuita para as pessoas que estão em tratamento oncológico, assim como seu núcleo familiar, oferecendo diferentes benefícios - conforme avaliação do Serviço Social, que incluem oficinas, grupos de apoio, suplementação alimentar, kits de alimentação, empréstimo de perucas e lenços, etc. Em setembro de 2020, a Aapecan conquistou a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) em portaria (n°127). O Cebas é concedido pela Secretaria Nacional de Assistência Social a entidades ou organizações da sociedade civil que prestam atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social de forma beneficente.
Informe Acreditar
Informativo da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) - fundada em 5/03/2005
Presidente: Marli Francisca Larandi
Periodicidade: Trimestral
Distribuição: Gratuita
Tiragem: 110 mil exemplares
Impressão: Zero Hora
Supervisoras do Informe: Fernanda
Aver Pupe e Renata Teixeira
Textos e fotos estaduais: Assessoria de Comunicação (Ascom) da Aapecan
Textos regionais: Bagé, Camaquã, Pelotas e Rio Grande: Michel Burkert; Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Lagoa
Vermelha: Fabiana Salvator; Ijuí: Paola Machado; Lajeado e Santa Cruz do Sul: Samantha Grasel; Passo Fundo: Marcelo Albuquerque; Porto
Alegre: Micael Massi; e Santa Maria e Uruguaiana: Gabriel Araújo e Renata Teixeira
Diagramação: Renata Teixeira
Acesse: www.aapecan.com.br
O primeiro trimestre de 2023 foi de comemoração nas 14 Unidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan).
No ano em que a instituição completa 18 anos de atuação no Rio Grande do Sul, a campanha “Viva Aapecan: 18 anos ao seu lado”, exaltou a gratidão a todos os contribuintes e parceiros, que mantém o trabalho em funcionamento.
A história que deu os primeiros passos em Caxias do Sul, hoje está presente em todo o Estado, levando aos gaúchos
diagnosticados com Câncer: dignidade e qualidade de vida. Essa trajetória conta com o seu apoio para que possa seguir com o compromisso e missão de acolher e integrar as pessoas com Câncer e seus familiares. Para se tornar um contribuinte da instituição, entre em contato com uma das Unidades nos telefones disponíveis na contracapa. É possível ajudar por meio do PIX, transferência bancária, depósito bancário, de forma presencial nas Unidades ou via mensageiro.
2 l Informe Acreditar
Seja um contribuinte da Aapecan!
A amizade é a grande aliada na luta contra o Câncer
Em 18 anos de fundação, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer é marcada por diversas histórias de amizades, resultados dos encontros entre usuários e acompanhantes, em cada Unidade e Casa de Apoio. As amizades no período de tratamento oncológico, se tornam essenciais, é o que afirmam as usuárias e acompanhantes entrevistadas nesta edição do Informe Acreditar, ao recordar os momentos vividos umas com as outras.
A psicóloga Fernanda
Pupe, afirma que a presença
l Identificação
dos amigos é associada à sobrevivência, com um efeito que protege e fortalece. “As amizades têm como fator positivo o espelhamento ou a identificação pelo fato delas estarem passando por momentos similares. O vínculo e o afeto faz com que se sintam entendidas, apoiadas, fortalecidas”, diz a profissional. Desta forma, ao dividir as experiências vividas, é formada uma rede de suporte que contribui, tanto para a organização da rotina de tratamento, como para a renovação da positividade, estimulando a ressignificação de suas trajetórias.
e escuta criam laços de amizade
A amizade de Iolanda Egger de Almeida, 67 anos, de Panambi e Patrícia Jayme Pinheiro, 57 anos, de Porto Alegre, começou no grupo de Musicalidade Vozes do Coração, na Unidade Porto Alegre. As duas estavam ali para lutar
me mostraram que eu poderia ressignificar a minha vida. As amizades fizeram eu ter mais um motivo para não ficar trancada em casa e ter força para enfrentar tudo”, relata.
Aliás, foi neste momento que Patrícia percebeu que a Iolanda se tornou fundamental em sua vida, conversando diariamente, compartilhando suas experiências e puxando a orelha uma da outra gerando uma animada rede de apoio.
independente de distância física.
um olhar carinhoso, de uma amiga que tem muita disposição para ajudar todos que estão ao seu redor”, comenta Sandra.
Sílvia ressalta a importância da amizade com alguém que está passando pela mesma situação. Já Sandra, complementa que o dialógo criado por elas incentiva o empoderamento e o crescimento da autoestima.
contra o Câncer e encontrar apoio da assistente social, da psicóloga e demais frequentadores do grupo.
Segundo Patrícia, conhecer a Aapecan, foi um ponto de virada em sua vida, pois estava em estado de negação em relação ao diagnóstico: “Na Aapecan, as pessoas
Para a Iolanda, a amizade se tornou uma espécie de porto seguro. Ela relata que se identificou com a luta de Patrícia: “É claro que temos a nossa família, amigos e fazemos terapia, mas, precisamos de alguém que fale a nossa língua, que tenha dores parecidas”, comenta Iolanda.
Hoje em dia, costumam se visitar e também criaram um grupo no WhatsApp com outras amigas que conheceram na Aapecan. Afinal, nas palavras de ambas as usuárias, a amizade é arrumar um jeito de estar junto
Sílvia Rebeca Mendez Silva, 42 anos, de Santana do Livramento e Sandra Regina Monteiro Nunes, 58 anos, de Porto Alegre, se conheceram no Projeto Registros da Alma, realizado anualmente no mês de outubro, em alusão ao mês da conscientização e prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama.
Apesar do curto período de amizade, elas garantem que a conexão é fundamental no enfrentamento da doença e que muitas vezes, se entendem apenas com um olhar. “Na Sílvia encontrei
Esse fortalecimento emocional faz diferença ao enfrentarem os desafios de suas trajetórias. No projeto Registros da Alma, as usuárias relatam que provaram a si que mulher nenhuma tem que se sentir menos mulher por ter sido diagnosticada com Câncer.
Ainda, surge o sentimento de que a vida vale a pena e o foco em pensamentos positivos: “Na Aapecan fizemos novos amigos que já passaram ou estão passando pelo mesmo momento que nós e que acima de tudo, nos ensinaram a viver de um novo jeito: com leveza e gratidão”, afirmam ambas.
Capa Edição 46 l Ano 13 l Abril, Maio e Junho 2023 l 3
PATRÍCIA, Iolanda, Sílvia e Sandra se encontram nas ações e atividades da Aapecan POA
Foto: Micael Massi
Atividades de lazer favorecem bem-estar dos usuários
Com o intuito de proporcionar maior bem-estar para os usuários e seus familiares atendidos na Aapecan, a entidade disponibiliza atividades de lazer.
Toda semana, a equipe da Aapecan promove atividades diferenciadas, como: jogos, rodas de conversa, pesca, datas comemorativas ou algo que eles mesmos solicitam.
Os passeios tem o objetivo de favorecer o bem-estar biopsicosocial dos usuários, por meio do contato com um ambiente diferenciado. Além disso, as integrações promovem a troca de experiência entre os usuários e
familiares, visando melhorar a qualidade de vida do atendido e reduzindo o estresse causado pelas mudanças psicossociais decorrentes do tratamento.
O usuário Francisco Francischelli, de 67 anos, frequenta a entidade desde 2019, e conta como essas atividades contribuem para sua autoestima: “São muito importantes, pois distraem e nos tiram dos pensamentos negativos", relata.
Meditação traz benefícios para a pessoa com câncer
Com a proposta de equilibrar o corpo, mente e espiríto, a técnica de meditação proporciona um estado de calma e relaxamento, por meio de métodos, que incluem a respiração, atenção e postura.
A prática da meditação é disponibilizada na Aapecan Caxias do Sul todas às terças-feiras pela manhã, sendo ministrada pela terapeuta voluntária Eliane
Ballester
Segundo a profissional, a meditação possui diversos benefícios para as pessoas em tratamento oncológico, entre eles: fortalecimento do sistema imunológico, melhora na recuperação física, auxílio na qualidade do sono e também melhora na frequência cardíaca e respiratória
Além disso, Eliane explica que a meditação pode beneficiar as emoções de quem pratica, ajudando na manutenção do bom humor, diminuição do estresse,
USUÁRIOS no momento de reflexão da meditação
aumentando a aprendizagem e a autoconsciência, autoestima e autoaceitação.
A usuária Odali Pistore, 70 anos, de Caxias do Sul, participa da meditação e diz que após a sessão, se sente mais leve: “Quando saio me sinto mais tranquila, é um momento que eu desligo de tudo, a atividade me ajuda em todos os sentidos”, pontua ela.
Palavra
da usuária
O trabalho voluntário
Para Eliane, ser voluntária da Aapecan é algo gratificante: “Eu me sinto muito grata... A minha contribuição tem sido levar esses benefícios para as pessoas em tratamento. Tento mantê-los com a autoestima saudável e uma visão positiva da situação, que é fundamental para o sucesso no tratamento", relata.
"A entidade me ajudou em todos os sentidos, por meio dos benefícios e de forma emocional. O atendimento e acolhimento que recebo aqui me ajuda muito! Participo das oficinas e atividades disponibilizadas, de forma semanal. Por isso, é um local onde temos um suporte geral, durante e após o tratamento. Quando não posso vir na Aapecan sinto muita falta. Estar aqui me faz muito bem. É um local onde eu converso e troco experiências".
Caxias do Sul
4 l Informe Acreditar
"A gente compartilha momentos alegres e diferentes!"
Francisco Francischelli, usuário da Aapecan Caxias
Usuários e familiares em momento de integração em Fazenda Souza (acima) e o usuário Francisco (ao lado)
MARINEI Ribeiro de Souza, 52 anos, usuária da Aapecan Caxias do Sul
Alunas de oficina aproveitam encontros para socializar e fazer amizades
Adescoberta do diagnóstico de câncer traz desafios e altera as rotinas e perspectivas dos usuários em tratamento oncológico, sendo assim, a Aapecan tem o objetivo de ser uma rede de apoio à essas pessoas, que tanto necessitam se redescobrir e seguir em frente.
Desta forma, a entidade enxerga a importância da criação de laços de amizade entre os usuários da instituição, como mencionado na matéria da capa dessa edição do Informe Acreditar, na página 3
Um dos exemplos desses laços também está na Unidade Caxias do Sul, onde o grupo da ‘Oficina Mãos na Massa’, se reúne duas vezes por semana para produzir deliciosos lanches em momen-
Lagoa Vermelha
tos de descontração e alegria. A união entre as usuárias Ana Flavia Madalozzo, Rosângela Seckler Gomes e Jaureci Maria Rodrigues, e as fa-
miliares Terezinha da Silva Dias e Rosa Maria dos Santos, foi além da Aapecan, onde elas possuem o hábito de se reunir para conversar, dar risadas e
Iniciam as obras da sede própria da Aapecan em Lagoa Vermelha
solidárias, oficinas e brechós.
O fundador e diretor-executivo da Associação, Paulo Vasques, destaca a importância do envolvimento da comunidade na concretização desse sonho:
levar uma vida mais leve e proveitosa, sendo a consequência uma melhora no tratamento. Ana Flavia, 59 anos, residente da cidade de Caxias do Sul, é uma das participantes do grupo: “A gente vai formando esse laço de amizade, carinho, afeto, força e de união que é fundamental para que a gente enfrente o tratamento”, relata. Para Ana Flavia, não foi fácil receber a notícia do diagnóstico de Câncer, mas as relações de amizade construídas com o grupo dão forças para levantar todos os dias para lutar e vencer: “Isso está mudando o meu comportamento na maneira de viver e ver as coisas”, conta. São esses relatos que inspiram a entidade a manter a sua missão todos os dias.
l 11° Jantar Beneficiente da Aapecan ocorre em maio - Neste ano, a Aapecan realizará o 11º Jantar Beneficente da Aapecan. A ação será realizada no dia 13 de maio (sábado), no Salão da Paróquia São Paulo.
No mês de fevereiro, iniciaram as obras da sede própria da Aapecan em Lagoa Vermelha. A nova sede está localizada na região do antigo aeroporto, nas proximidades da Universidade de Passo Fundo (UPF) - Campus Lagoa Vermelha. A construção do local tem o
objetivo de proporcionar aos usuários e familiares mais conforto e acessibilidade na realização dos atendimentos e atividades desenvolvidas pela Associação, como os acolhimentos sociais e psicológicos, grupos de apoio, rodas de conversa, reuniões informativas, ações
“Graças ao apoio e solidariedade do povo gaúcho que acreditaram no nosso projeto, uniram-se à Aapecan e assim nós conseguimos dar esse apoio, não só emocional, mas também social a todos os usuários que estão em tratamento oncológico e familiares em situação de vulnerabilidade social.”
Para ajudar na construção do prédio próprio da unidade Lagoa Vermelha, entre em contato pelo fone (54) 3358-3456 ou pelo Whatsapp (54) 984346819 e saiba como colaborar.
O valor do ingresso para adultos é de R$ 60,00 e crianças de 05 a 10 anos pagam R$ 30,00, a animação do jantar fica por conta do Fernandinho Bernardi.
Os ingressos estão disponíveis na Aapecan, na Rua Bento Gonçalves, 91, Centro.
Todo o valor arrecadado com a ação ajudará a instituição a manter o auxílio das pessoas em tratamento oncológico atendidas para Aapecan na cidade de Lagoa Vermelha e região.
Para obter mais informações, entre em contato no telefone (54) 3358-3456 ou WhatsApp (54) 98434-6819
Edição 46 l Ano 13 l Abril, Maio e Junho 2023 l 5 Caxias do Sul
OFICINA Mãos na Massa apresentou as usuárias para uma grande amizade
CONSTRUÇÃO da sede própria está em andamento
O significado da Aapecan para aqueles que a necessitam A
Aapecan Passo Fundo está em constante busca em proporcionar apoio ao usuário e seus familiares durante o tratamento oncológico. Desta forma, segundo a assistente social Priscila Onofre da Silva, por meio de uma escuta qualificada e humanizada, é possível identificar a realidade social de cada atendido, e assim, viabilizar direitos e atender suas necessidades diante do adoecimento.
O apoio da Associação é contemplado em diferentes necessidades, conforme a avaliação do Serviço Social, e faz a diferença no enfrentamento da doença oncológica, desde o apoio com suplementos, alimentos, empréstimo de equipamentos, como cadeira de banho e rodas: "Isso nos faz compreender que o apoio frente a essas necessidades, possibilitam mais qualidade de vida aos nossos usuários", relata a profissional.
Além disso, usuários de outros municípios podem contar com a Casa de Apoio, a qual oferece, hospedagem, alimentação e transporte durante o
Palavra
do voluntário
"Fazer o bem sem olhar a quem!", assim o senhor Lauro Nunes descreve as suas boas ações em prol da Aapecan Passo Fundo. O empresário, que desde 2019 é voluntário, contribuinte, fornecedor e acima de tudo amigo da Aapecan Passo Fundo, se diz realizado em poder ajudar.
Ele colabora e participa em ações solidárias, ofertando produtos alimentícios, e
tratamento oncológico. Este é um serviço que traz significados aos usuários atendidos, como relata a Janete Belmiro Azevedo, da cidade de Seberi/RS, a qual realizou 15 sessões de radioterapia e ficou hospedada na Unidade durante o tratamento.
“Poder ter um local para me hospedar durante o meu tratamento me trouxe mais segurança, pois no início eu tinha medo, por mais que a gente fosse ficar com alguém junto, é longe de casa”, conta. Emocionada, a usuária fala que toda a
equipe da Aapecan lhe transmitiram segurança, apoio, carinho e foram importantes, incluindo a terapia de reiki que realizou durante a sua estadia, ajudando a tranquilizá-la.
Para a assistente social, é importante um local onde as pessoas em tratamento oncólogico se sintam acolhidas, tendo em vista que saíram de suas casas e seus municípios para enfrentar o tratamento em uma outra cidade e para muitos, um local totalmente desconhecido: "Oferecer este apoio, compre-
endo que traz um alento perante o adoecimento", relata.
Oficinas da Aapecan
A Unidade também desenvolve atividades, como oficinas, rodas de conversa, confraternizações, fazendo a diferença no cotidiano de quem enfrenta a doença. Desde 2019, a usuária Fátima Elisabete de Camargo, 55 anos, frequenta as oficinas. Ela comenta que já gostava de fazer artesanato, mas a participação mudou a sua vida: "Depois que eu descobri o Câncer, me senti triste, infeliz, e as oficinas melhoram a mente. Você percebe que nem tudo está perdido e nunca é tarde para recomeçar”, conta Fátima
Para Fátima, as atividades proporcionam um ambiente de aprendizados e troca de vivências com outras participantes, que também passam pela mesma situação.
Para Priscila, estar presente nesta luta acompanha significados, sendo a fala dos usuários uma forma de inspiração para lembrar como a Aapecan faz a diferença.
Expodireto Cotrijal recebe a Aapecan
No início do mês de março, a equipe da Aapecan Passo Fundo esteve presente na Expodireto Cotrijal, na cidade de Não-Me-Toque/RS, participando do evento, que é considerado uma das maiores feiras do setor do agronegócio.
necessário.
Durante a participação junto ao Ambulatório Central, a Associação aproveitou para divulgar o trabalho no apoio às pessoas com Câncer, realizado em Passo Fundo, por meio do "Informativo Acreditar", produzido
pela Aapecan e demais informativos com orientações sobre a prevenção ao adoecimento.
6 l Informe Acreditar Passo Fundo
ESPAÇO para oficinas permitem trocas de aprendizados
até mesmo, oferece seu veículo próprio para transporte, quando
Aapecan e os organizadores da feira
18 anos da Aapecan é comemorado com alegria, união e gratidão
Oprimeiro trimestre de 2023 foi especial para as 14 Unidades da Aapecan, pois no dia 5 de março, a Associação completou 18 anos de atuação no Estado do Rio Grande do Sul. Por meio da campanha “Viva Aapecan: 18 anos ao seu lado”, a instituição promoveu diversas ações para agradecer todos os contribuintes e parceiros, que ajudam a manter o trabalho, além de comemorar a sua maioridade com os usuários, fami-
liares, contribuintes e equipes. Em cada uma das Unidades foram realizadas atividades de comemoração, como cafés, bingos, rodas de conversa, palestras, dias de beleza, entre outros. Além disso, durante o mês de março, a Associação divulgou nas páginas do Facebook e Instagram das 14 Unidades, uma série de vídeos com depoimentos de usuários e familiares, atendidos em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Confira mais sobre as comemorações do aniversário abaixo: COMEMORAÇÕES do aniversário foram realizadas em
cuidados
Atividades foram destinadas aos usuários e familiares
A primeira Unidade da Aapecan a ser inaugurada no Estado, Caxias do Sul, também foi a primeira a realizar a comemoração dos 18 anos. Na cidade, foi realizado um café da tarde, onde o coquetel foi preparado pelas usuárias da oficina ‘Mãos na Massa’. Ainda, no mesmo dia, ocorreu a celebração em Lagoa Vermelha, junto a uma palestra informativa.
As Unidades de Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul, Bagé e Porto Alegre convidaram os usuários e familiares para um encontro de comemoração com um café especial, música e diversão.
Em Uruguaiana, os participantes do aniversário se reuniram para uma salva de palmas de 18 segundos e um abraço coletivo na sede da instituição. Enquanto, na cidade de Ijuí foi promovido um bingo e em Santa Maria, uma sessão de massagens relaxantes com a esteticista Gisele Borges.
vo: agradecer por estes 18 anos de trabalho junto às pessoas que estão em tratamento contra o Câncer.
Et mint vit laturibus re sam aut ommo ius velitis dest aut alibere he niet hiliqui suntus.
Na região de Passo Fundo, as usuárias receberam tratamentos estéticos, além de uma roda de conversa. No mesmo dia, o Passo Fundo Shopping prestou uma homenagem aos 18 anos da Aapecan, convidando os usuários para cantar parabéns e receberem um bolo para comemorar.
Em Lajeado, a celebração reuniu os participantes para uma atividade com voluntários do Reiki. Já na cidade de Pelotas, a comemoração contou com apresentação musical de Júnior Ceará com direito a bolo preparado pela Escola Senac e lembrancinhas confeccionadas pelo Grupo de Artesanato ‘As 5 Marias’. No município de Rio Grande, o coquetel recebeu apoio da Padaria e Confeitaria Pão é Massa, e em Camaquã, a parceria do Instituto MIX, com um dia de beleza para as usuárias, com direito a maquiagem, manicure e cabeleireira, e uma apresentação da Orquestra do CRAS Getúlio Vargas
Edição 46 l Ano 13 l Abril, Maio e Junho 2023 l 7 18 anos
todas as Unidades
Foto: Micael Massi
Fotos: Assessoria Ascom
Dia de Combate ao Câncer destaca importância da prevenção
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado no dia 8 de abril com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade para o crescimento dos índices da doença, que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vem crescendo continuamente nas duas últimas décadas.
O Câncer, também chamado de neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores, que podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo.
Desta forma, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) integra os movimentos de prevenção ao Câncer, reiterando que o autocuidado deve ser realizado o ano inteiro.
Segundo o Instituto Nacio-
nal do Câncer (INCA), como medidas que contribuem para a prevenção primária da doença, estão a prática de atividades físicas, manter o peso adequado, adotar uma alimentação saudável, evitar e/ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Já a prevenção secundária se dá por
meio de rastreamento e exames para diagnóstico precoce, assim, detectado o tumor em estágio inicial, quando geralmente é assintomático, obtendo maiores chances de cura e tratamentos menos invasivos.
O INCA calcula que são esperados 704 mil casos novos de Câncer no Brasil para cada
ano do triênio 2023-2025, com atenção especial para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. Destaque para o Câncer de pele, o tumor maligno mais incidente no pais (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).
A consultora Nacional de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Larissa Veríssimo, destacou que o Câncer ainda é a segunda principal causa de morte nas Américas.
As 14 Unidades da Aapecan promovem ações informativas, rodas de conversas e palestras de prevenção ao Câncer em todas as épocas do ano. As atividades podem ser agendadas previamente com a Unidade mais próxima. Outras informações em contato pelos telefones abaixo.
Edição 46 l Ano 13 l Abril, Maio e Junho 2023 l Contracapa
ATIVIDADES informativas são oferecidas o ano inteiro pela Aapecan