Virgínia Saback: "Inspiração é coisa para amador"

Page 1

8

SALVADOR DOMINGO

5/9/2010

SALVADOR DOMINGO

5/9/2010 9

ABRE ASPAS VIRGÍNIA SABACK CONSULTORA DE MODA

Inspiração é coisa para amador» «

Texto PEDRO FERNANDES pfernandes@grupoatarde.com.br Fotos MARCO AURÉLIO MARTINS mmartins@grupoatarde.com.br

No mês em que Salvador sedia o I Seminário Nacional de Moda (de 16 a 18/9) e as semanas dos shoppings Iguatemi (de 15/9 a 1º/10) e Barra (21 a 26/9), fica clara nossa vontade de discutir o assunto. O que falta é traduzir esse desejo em uma sistematização e fortalecimento da indústria local. É dessa forma que pensa Virgínia Saback, coordenadora do curso de graduação tecnológica em design de moda da Universidade Salvador (Unifacs), que completa em 2010 uma década de existência. Virgínia, que atua na área há 27 anos, partiu da prática para a teoria ao deixar para trás a fábrica de roupas Ursa Maior e resolver estudar moda em Milão, em 1990. “Sentia que faltava algo para desenvolver o nosso trabalho, queria experimentar outras coisas, saber de onde vinha aquilo”, explica. Hoje, além dos compromissos acadêmicos, entre eles a Comissão Científica do Colóquio Nacional de Moda, da qual é membro, Virgínia presta consultoria para grandes empresas nacionais de vestuário na área de planejamento estratégico.

Há uma dificuldade das pessoas em entender moda como um conceito maior que o do vestuário? As pessoas associam em primeiro lugar à roupa. Mas a moda é um fenômeno que traduz valores históricos, sociais, ambientais. A roupa passa a ser um produto da moda. A gente fala modas. Modos e modas. Se não, a gente não falava “estar na moda”, como em “está na moda comer isso ou aquilo”. Se a palavra moda se aplica a tantos eventos, dá para perceber o quanto ela é poderosa. Então, ela não pode ser associada apenas ao vestuário, que sofre influências de várias áreas, de eventos acontecidos no entorno dele. A gente entende que, como os estudos de moda no País são recentes, a gente ainda está caminhando e construindo um novo discurso de pensar moda nos aspectos psicológicos, sociais, culturais. Hoje, temos diversos profissionais de diversas disciplinas, até médicos, pesquisando essa área. O século 20 conheceu diversas revoluções comportamentais. Em nossos dias, essas mudanças se dão num nível mais restrito, dentro de pequenos grupos. Como isso se expressa na moda? Há um tempo, você tinha grupos maiores, hoje você tem


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.