Tangolomango - Conexão Povos Indígenas

Page 1

Festival da Diversidade Cultural

Festival de cultura contemporânea, baseado no intercâmbio e compartilhamento, o Tangolomango, em suas 20 edições, já percorreu as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Fortaleza, Buenos Aires, Bogotá e Santiago.

Conexão Povos Indígenas

Em 2024, Tangolomango vai promover a cultura indígena, tradicional ou contemporânea, de diferentes etnias, aproximando grupos de territórios e linguagens diferentes que, muitas vezes, nunca tiveram contato entre si para criarem e produzirem coletivamente um espetáculo único.

São Paulo

São Paulo tem sua história marcada pela presença indígena e, atualmente abriga, ainda que invisíveis para a maioria da população, indígenas de diferentes etnias.

A realização do festival em São Paulo aponta para um futuro em que o destino da metrópole – e sua sustentabilidade – está diretamente ligado à sabedoria ancestral dos povos indígenas.

Conexão Povos Indígenas

Conexão Povos Indígenas

Intercâmbio entre os povos indígenas de diferentes etnias – Guarani, Tupinambá, Fulni-ô, Pataxó, entre outras –, com o reconhecimento da diversidade e riqueza de suas diferenças, valorizando as várias matrizes e formas de expressão.

Os artistas indígenas já se destacam no cenário cultural nacional, e mesmo internacional. A proposta do Tangolomango - Conexão Povos Indígenas é reunir artistas e grupos para, juntos, experimentarem momentos de intensa vivência, gerando oportunidades para que possam se olhar, se escutar e interagir.

Atividades

A) Intercâmbio

Realização de oficinas para trocas culturais nos 3 dias de intercâmbio que antecedem ao show, onde os grupos se conhecem, se dividem em subgrupos com representantes de pelo menos duas linguagens diferentes e criam cenas para o show. Essas cenas são incorporadas ao espetáculo final e a direção artística costura junto com os artistas e/ou grupos a construção das cenas. Todos se dedicam à produção compartilhada, sendo que, em pelo menos um momento, cada grupo terá um espaço de protagonismo no espetáculo.

B) Show

Apresentado ao final do intercâmbio, o show compila o resultado desse rico processo de aprendizado. O resultado acontece graças ao esforço de todos e pertence a todos. É uma grande festa que marca o encontro das diferentes comunidades indígenas, que se transformam em um único centro de criatividade. O processo é registrado e divulgado gratuitamente na internet para que novos artistas e grupos possam replicar a metodologia do projeto em seus territórios.

Por que fazer parte?

Esse encontro será um ganho não só para os artistas indígenas participantes do intercâmbio. Trará a oportunidade para o público ter contato com outros mundos possíveis, representados pelas diferentes visões, formas de ser e de existir.

Reconhecendo nos povos indígenas a abundância no lugar da escassez, que reduz e simplifica a ampla diversidade de povos, de línguas e de espiritualidade.

A difusão das atividades do Festival para outras regiões do país e do mundo, através das mídias sociais, estimulará a multiplicação do modelo do festival para povos indígenas de outras regiões.

O público

O Festival Tangolomango impactará diretamente até 4 mil pessoas presentes ao espetáculo e no intercâmbio. E, de forma indireta, através das mídias sociais, chegará a um público bem maior em outras regiões do país e do mundo.

Classificação etária do espetáculo: Livre.

Edições anteriores

40 espaços ocupados no Brasil e América

Latina

Parcerias

realizadas com instituições nacionais e internacionais.

Mais de 400 grupos de diferentes regiões do Brasil e da América Latina

Assista aos vídeos, clicando nas imagens:

Conexão Rio Internacional Conexão Salvador-Lima Conexão São Paulo-Santiago Conexão Fortaleza-Bogotá Conexão Rio-Buenos Aires

Contrapartidas

Projeto aprovado no artigo 18 pela Lei Rouanet, PRONAC 233430, no valor de R$ 768.428,76.

A identidade visual do projeto será desenvolvida junto com artista

plástico indígena:

1. Banners / cenário

2. Folders de Programação

3. Cartazes

4. Camisetas

5. Site

6. Cards virtuais de divulgação da seleção de participantes nas redes sociais do Tangolomango/Outros Parceiros/Grupos Artísticos.

7. Convite virtual do espetáculo publicado nas redes sociais do Tangolomango/Outros Parceiros/Grupos Artísticos.

8. Posts patrocinados e Advertising para divulgação da seleção de participantes e do espetáculo

9. Banners digitais nos sites do projeto e dos parceiros do festival O registro audiovisual do festival será feito por uma equipe indígena.

Além das contrapartidas de visibilidade enumeradas acima, serão concedidas as seguintes contrapartidas:

11. 4 (quatro) postagens no Facebook citando o patrocínio

12. Citação do patrocínio no release do Tangolomango

13. Cessão de espaço para texto de apresentação no folder de programação

14. Cessão de fotos oficiais do evento

15. Possibilidade de visitar um dia de intercâmbio

CONTATOS Marina Vieira 55 21 99998.6545 marinavieira.cultura01@gmail.com

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.