Alimentação saudável definitivo quadro interativo (2)

Page 1

alimentação saudável

COMA BEM, VIVA MELHOR (FCNAUP)

1


Actualmente sabe-se que os hábitos alimentares inadequados e a inatividade física são dois dos principais factores de risco para o aparecimento de doenças como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de cancro. É por isso de primordial importância que todos adoptemos um estilo de vida mais saudável, cuidando dos nossos hábitos alimentares, praticando mais actividade física e não fumando!

NOVA RODA DOS ALIMENTOS

2

O QUE É A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL? COMPLETA Incluir todos os alimentos EQUILIBRADA Fornecer os alimentos com equilíbrio VARIADA Diversificar os alimentos


A nova RODA DOS ALIMENTOS ...um guia para a escolha alimentar diária!

1-3 Porções 3-5 Porções

2-3 Porções

1,5 - 4,5 Porções 1-2 Porções

3-5 Porções

4-11 Porções

3


4


5


PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

6

Ter hábitos alimentares saudáveis não significa fazer uma alimentação restritiva ou monótona. Pelo contrário, um dos pilares fundamentais para uma alimentação saudável é a variedade. Quanto mais variada for a sua selecção alimentar, melhor! Diferentes alimentos contribuem com diferentes nutrientes o que, potencialmente, enriquece o dia alimentar de cada pessoa. Ao optar por hábitos alimentares mais saudáveis, não tem que abdicar daqueles alimentos menos saudáveis de que tanto gosta. O importante é que o consumo desses alimentos constitua a excepção e não a regra do seu dia a dia alimentar.

seus hábitos alimentares e evita que a sua alimentação se torne rotineira e monótona.

Produtos hortícolas, frutos, cereais e leguminosas são alimentos ricos em fibra, vitaminas, sais minerais e com baixo teor de gordura, por isso devem ser os “alimentos base” do seu quotidiano. Isto é, a maior parte das calorias que consome diariamente devem ser provenientes destes alimentos de origem vegetal. Fazer uma alimentação saudável deve ser encarado como uma oportunidade para expandir o seu leque de escolhas e experimentar novos pratos, deste modo enriquece os

INICIAR O DIA COM PEQUENO-ALMOÇO

FAZER 5 A 7 REFEIÇÕES DIÁRIAS

• Comer com intervalos máximos de 3h30 • Jejum noturno inferior a 10 horas

• Quebra o jejum noturno • Diminui a sonolência e a fadiga • Melhora a concentração • Aumenta a capacidade intelectual • Melhora a rendimento escolar • Ajuda a controlar o apetite


INICIAR ALMOÇO E JANTAR COM SOPA • Diminui o apetite para o 2.º prato • Tem baixo valor calórico • É muito rica em fibras alimentares e água • Fornece vitaminas e minerais

GUARNECER O 2.º PRATO COM HORTÍCOLAS • Reduz o valor calórico do 2.º prato • Enriquece o 2.º prato em fibras alimentares • Aumenta a saciedade

PREFERIR PEIXE A CARNE • Tem menos gordura • Fornece gordura de boa qualidade

7


Diminua o consumo de sal!

Reduza a quantidade de sal que usa para a confeção dos alimentos, opte por usar ervas aromáticas e especiarias para que os seus cozinhados fiquem mais apetitosos. Não adicione sal fino aos pratos já confeccionados, para isso evite levar o saleiro para a mesa.

Evite ingerir açúcar e produtos açucarados Não adicione açúcar ao leite, chá ou café, procure habituar-se ao sabor natural destas bebidas! Evite consumir produtos ricos em açúcar (ex.: produtos de confeitaria e pastelaria, chocolates, gelados, rebuçados, mel, sobremesas açucaradas, gomas, refrigerantes, determinadas bolachas, etc.). Estes alimentos só devem ser consumidos ocasionalmente e de preferência após uma refeição.

8

Evite o consumo de alimentos muito salgados (ex.: chouriço e outros produtos de charcutaria e salsicharia, determinados queijos, caldos concentrados, molhos pré-preparados, alimentos tipo fast-food, etc. ...).

Aumente o seu consumo de hortaliças e legumes! Inicie sempre o almoço e o jantar com uma sopa rica em hortaliças e legumes; faça destes alimentos (em salada ou preparados de outras formas) um acompanhamento fundamental do seu prato.


Beba água simples em abundância ao longo do dia!

Reduza o consumo de gorduras

Chá e infusões sem adição de açúcar são uma maneira saudável e saborosa de consumir água! Evite os refrigerantes e bebidas artificiais à base de sumo de frutos que são geralmente pobres em nutrientes e ricas em açúcar.

Reduza o seu consumo total de gordura, em especial da gordura saturada, existente principalmente em produtos de origem animal.

Se consumir bebidas alcoólicas, faça-o com moderação! Mulheres grávidas, crianças, adolescentes e jovens até aos 17 anos não devem consumir nenhuma porção de álcool!

Diminua não só a quantidade de gordura usada para cozinhar e temperar, mas também o consumo de alimentos com elevado teor de gordura (ex.: margarina, banha, manteiga, produtos de charcutaria e salsicharia, natas, molhos pré-preparados industrialmente, caldos concentrados, toucinho, massas folhadas, rissóis, etc. ...).

9


RETIRAR GORDURAS AO PEIXE E CARNE EFEITO DO MÉTODO CULINÁRIO NO TEOR LIPÍDICO E ENERGÉTICO DE FRANGO ASSADO

Frango (100grs)

Lípidos (grs)

Energia (Kcal)

Cozido

7.3

183

Assado (com pele)

14.0

216

Assado (sem pele)

5.4

148 McCance and Widdowson’s, 1991

PREFERIR CARNES MAGRAS COMPARAÇÃO DO TEOR DE GORDURA DE ALGUNS TIPOS DE CARNE

Frango (100grs)

Lípidos (grs)

Energia (Kcal)

Vaca (100grs)

4.3

122

Peru (100grs)

1.3

105

Frango (100grs)

2.0

110 Tabela de Composição de alimentos, 2006

10


REDUZA O CONSUMO DE GORDURAS Prefira métodos de culinária simples, saudáveis e saborosos, tais como: estufados, cozidos e grelhados! Se adicionar gordura aos seus assados no forno, que seja apenas azeite e em pouca quantidade. Evite o consumo de alimentos fritos, pois estes contêm grandes quantidades de gordura.

Privilegie sempre o consumo do azeite em relação às outras gorduras, tanto para cozinhar, como para temperar os pratos.

Nos alimentos grelhados não consuma as partes carbonizadas (queimadas), pois estas são muito prejudiciais para a sua saúde.

Não utilize gorduras que foram sobreaquecidas ou óleos queimados. Evite cozinhar mais do que duas vezes com a mesma gordura, pois as altas temperaturas a que esta é submetida durante o processamento culinário (ex. fritura), levam à sua degradação e ao aparecimento de substâncias cancerígenas, que passam para o alimento enquanto este é cozinhado.

11


QUAL É O PESO CERTO? Actualmente usa-se o Índice de Massa Corporal (IMC) para determinar se um adulto tem o peso adequado à sua estatura ou não. O IMC é um índice simples, fiável e fácil de usar que indica o número de quilos de peso por metro quadrado de superfície corporal que cada pessoa tem.

Como se calcula o Índice de Massa Corporal?

Por exemplo: Uma pessoa que meça 1,65m e pese 60Kg, tem um IMC de: IMC = 60 / (1,65 x 1,65) = 22,04 O que significa este valor? Se o seu valor de IMC:

Dividindo o peso actual pela altura ao quadrado. IMC = peso em Kg / altura2 em metros

For Inferior a 18,5 é uma pessoa magra; Baixo peso para a sua altura; Entre 18,5 e 24,9 tem um peso normal; Peso adequado à sua altura; Entre 25 e 29,9 tem excesso de peso; Pré-obesidade; Superior a 30 tem obesidade; Peso muito excessivo para a sua altura.

Assim, no exemplo apresentado (IMC= 22,04), a pessoa tem um peso normal! 12


13


Aqui se relembram alguns conselhos:

• Inicie o seu dia com um pequeno-almoço completo, equilibrado e saudável. • Coma de três em três horas. Não salte refeições. Não coma demais. • Reduza o consumo de sal. Opte por usar ervas aromáticas e especiarias para que os seus cozinhados fiquem mais apetitosos. • Coma mais legumes, mais hortícolas e mais frutas • Beba água simples em abundância ao longo do dia! Evite as bebidas alcoólicas. • Modere a ingestão de açúcar. • Privilegie o azeite, tanto para cozinhar, como para temperar os pratos.

14


Para saber mais:

“Coma para viver e não viva para comer.“

Direção-Geral da Saúde

“Que a tua alimentação seja o teu melhor remédio”

web: www.dgs.pt

Portal da Saúde web: www.portaldasaude.pt

Roda dos Alimentos

“Quem come e não conta, errada lhe vai a conta.” (ditados populares)

web: www.fcna.up.pt/roda

Plataforma contra a obesidade web: http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/

Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação (SPCNA) web: http://www.spcna.pt/

EUROPA - Food Safety: From the Farm to the Fork web: http://ec.europa.eu/food/index_en.htm

The European Food Information Council (EUFIC): Your guide to food safety & quality and health & nutrition for a balanced diet and healthy lifestyle web: http://www.eufic.org/

International Food Information Council Foundation (IFIC): Food Safety, Healthy Eating and Nutrition Information web: http://www.foodinsight.org/

GPS 2012

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.