Direitos de autor

Page 1

Fonte: UNESCO

Literacia dos media Direitos de Autor

Biblioteca Escolar Isabel Alçada

Bibliotecas Escolares - Agrupamento de Escolas de Massamá


UM AUTOR É… o criador de uma obra

PROPRIEDADE INTELECTUAL O conjunto de direitos que abrange as criações do conhecimento humano.


Gadgets

Jogos

Marcas

Logótipos


PROPRIEDADE INTELECTUAL


AUTOR OBRA

O Direito de Autor e Direitos Conexos

normas criadas para proteger obras originais, com o objetivo de garantir que os autores, intérpretes e executantes sejam reconhecidos e recompensados pelo seu trabalho de criação, interpretação ou execução. são

um

conjunto

de


Guilherme Almeida (5 anos), Viagem pelo espaço Banksy, Floating girl

A proteção por direitos de autor é automática. A partir do momento em que Banksy e o Guilherme fazem o desenho, as suas obras passam a estar protegidas por direitos de autor. A sua assinatura garante por si só a autoria da obra. (O símbolo © seguido da assinatura e do ano é apenas indicativo de direitos de autor; mas não é obrigatória a sua utilização).


DIREITOS CONEXOS Protegem o trabalho dos executantes que fizeram para que a obra possa existir.


O DIREITO DE AUTOR é válido até…

após a morte

do autor


E se não existissem os

direitos de autor?

Os autores não seriam recompensados pelo seu trabalho e muitos teriam de procurar outra atividade. A produção de obras diminuiria; teríamos muito menos escolha e diversidade no campo das artes e da cultura. Os direitos de autor e direitos conexos garantem que todos nós possamos ter acesso a um direito fundamental: o direito à cultura. Protegem

o talento humano, criativo e criador.


DIREITOS DE AUTOR Luís de Camões O maior poeta português que morreu na miséria. Viveu em tempos em que não havia direitos de autor e em que o seu trabalho não era recompensado.


PIRATARIA É... A violação dos direitos de autor através de cópias/ downloads ou divulgações ilegais. Pirataria é a reprodução de obras sem a autorização dos autores/criadores.


COMO COMBATER A PIRATARIA? Adquire a obra. Evita usar ou comprar produtos pirateados.

Privilegia as fontes legais onde encontras conteúdos de qualidade que respeitam os direitos de autor. Subscreve os canais (Netflix, Spotify…).


São as marcas, as patentes e os designs que são abrangidos por direitos para quem utiliza, produz e comercializa.


PIRATARIA

CONTRAFAÇÃO - Atividade ilegal de reprodução total ou parcial da criação de outro e venda.


PIRATARIA

CONTRAFAÇÃO As obras pirateadas são disponibilizadas a/em:


PLÁGIO

“Acto ou fraude de um autor assinar ou apresentar como seu o trabalho literário, artístico ou científico, que copiou ou imitou servilmente de qualquer outro.” Plágio. Plágio. In: In: Instituto Instituto de de Lexicologia Lexicologia ee Lexicografia. Lexicografia. Dicionário Dicionário da da língua língua portuguesa portuguesa contemporânea contemporânea da da Academia Academia das das Ciências Ciências de de Lisboa. Lisboa. Lisboa: Lisboa: Verbo; Verbo; 2001. 2001. p. p. 2875. 2875.


PLÁGIO É Copiar informação criada por outra pessoa e apresentá-la como se fosse sua, sem fazer referência à fonte onde a recolhemos.

Usar imagens, fotografias, vídeos sem referir as fontes onde as fomos buscar.


PLÁGIO É


PLÁGIO pode ser

Utilizar um trabalho que encontrámos na Internet e entrega-lo como se fosse nosso.

Utilizar um trabalho que encontrámos na Internet e substituir partes de texto ou utilizar palavras sinónimas.

Utilizar as ideias de alguém e reproduzi-las num trabalho nosso. Pedir a uma pessoa que faça o trabalho por nós.


Plagiamos porquê? Não sabemos fazer um resumo

Plágio não intencional

Não sabemos identificar as ideias principais

Não sabemos citar as fontes

Não sabemos fazer uma paráfrase, substituir uma expressão por outra com o mesmo sentido.

É mais fácil copiar do que fazer.

Acreditamos que o que está na Internet é de TODOS e podemos utilizar à nossa vontade.


Plagiamos porquê? Sabemos que ninguém nos vai punir

Queremos ter boas notas

Plágio intencional

O sucesso faznos sentir melhor face aos outros

Sabemos que seremos bem sucedidos


COMO EVITAR O PLÁGIO? Faz citações • Indica, no texto do trabalho, o autor e a obra (texto, filme, documentário…) onde encontraste a ideia que estás a utilizar no teu trabalho (mesmo que utilizes palavras tuas).

De acordo com Jonsson (1977) um biótipo é uma área mais ou menos restrita onde vive um determinado tipo de ave…*

REGRAS • Cita só os documentos que tenhas efetivamente consultado. A citação implica referir o apelido do(s) autor(es) e o ano de publicação. • Inclui a fonte citada na lista de referências bibliográficas que aparece no final do trabalho.


COMO EVITAR O PLÁGIO? Faz citações • Indica, no texto do trabalho, o autor e a obra (texto, filme, documentário…) onde encontraste a ideia que estás a utilizar no teu trabalho (mesmo que utilizes palavras tuas).

De acordo com Jonsson (1977) um biótipo é uma área mais ou menos restrita onde vive um determinado tipo de ave…*

Em rodapé, faz a referência bibliográfica * Jonsson, L. (1977). Os pássaros: lagos, rios e campos. Lisboa: Círculo de Leitores, p.7


COMO EVITAR O PLÁGIO? Faz transcrições Usa as palavras de outros autores para dar mais credibilidade e reforçar o que escreves.

De acordo com Jonsson (1977, 14)* “os diversos gritos possuem uma função ou significado específico, quando as aves comunicam com outros membros da mesma espécie”. Em rodapé, faz a referência bibliográfica * Jonsson, L. (1977). Os pássaros: lagos, rios e campos. Lisboa: Círculo de Leitores, p.14


COMO EVITAR O PLÁGIO? Faz as Referências bibliográficas Regista os elementos que identificam um documento (autor, ano de edição, título, local de edição, editora, URL,...).

Gaarder, J. (2005). A biblioteca mágica (3.ª ed). Barcarena: Presença.

Consulta os infográficos disponibilizados na página web das BE para elaborares as referências bibliográficas das fontes consultadas segundo as normas APA.


COMO EVITAR O PLÁGIO? REGRAS • Cita só os documentos que tenhas efetivamente consultado. A citação implica referir o apelido do(s) autor(es) e o ano de publicação. • Faz citações, apenas, se forem necessárias para ilustrar e reforçar uma ideia. • Inclui

a

fonte

citada

na

lista

de

referências

bibliográficas que aparece no final do trabalho. • Constrói a Bibliografia do teu trabalho à medida que o fores realizando.


VERIFICA OS TEUS CONHECIMENTOS Realiza o questionário sobre Direitos de Autor.


Fonte: DECO. (2019=BrainIdeas 2.0: os consumidores no respeito pela propriedade intelectual. Consultado em 12 maio 2020. Disponível em WWW: URL:<https://decojovem.pt/brainideas / Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa. (2020). Cientificamente provável… Pinheiro, C. (s/d). Literacia da informação – Direitos de Autor. Disponível em: https://www.classmarker.com/online-test/start/test/?quiz=mc6539807e969818 Silva, G., Bernardo, I. (2016). O aprendiz de investigador. Respeitar os direitos de autor. As citações. Ensino básico |2.º e 3.º CEB. Consultado em 22 de junho de 2020. Disponível em


Ficha técnica Título: Direitos de Autor. Autores: Odete Almeida (PB)| Projeto Litteratus: capacitar para saber Edição: Biblioteca Escolar Isabel Alçada do Agrupamento de Escolas de Massamá, 2021

Litteratus: Direitos de Autor by Biblioteca Escolar Isabel Alçada do Agrupamento de Escolas de Massamá. Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Litteratus: capacitar para saber


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.