revista 29HORAS - ed. 55 - maio 2014

Page 84

HORA LIVRE

POR LUIZ TOLEDO

Estou debruçado no fim do mundo, olhando para a Terra do Fogo. Meu gato está sentado sobre o Alaska, em posição de esfinge, com olhos fechados, nem aí para o mundo. Para sorte de uma pequena aranha que caiu do teto, no centro do continente africano. Como pode: cair de uma altura de centenas de vezes o seu tamanho e sair ilesa? Mais: cruzou o Oceano Índico aos pulinhos e se escondeu entre as Ilhas Marshall. Tudo isso acontece sobre um mapa-múndi aberto na mesa. Tenho uma relação afetiva com mapas por causa da Zezé, minha professora de geografia. Ela conseguia transformar a sala de aula num lugar tão interessante quanto a quadra de esportes. Embora os mapas me remetam a ela, suas aulas de geografia tratavam mais de pessoas do que de lugares. Às vezes ela convidava alguns de nós para ir à sua casa, pertinho da escola. Ela dizia que queria aprender com a gente. (Que hábil jeito de ensinar!) E atravessávamos a tarde conversando e dando voltas ao mundo. A casa da Zezé era uma escola de vida.

82 | 29HORAS | Maio 2014

Continuei visitando sua casa mesmo depois de adulto. Nunca saí de lá sem aprender alguma coisa nova e interessante. E com vontade de viajar. Com essa vontade, aproveito o mapa aberto na mesa e desenho um novo continente. Divido-o em novos países, batizando-os com nomes de amigos e parentes, pessoas de quem gosto muito, mas que visito muito pouco. Crio um arquipélago desconhecido, formado por pessoas que não conheço, mas quero muito conhecer. Cada ilha tem um nome. Uma delas, aliás, chama-se luiz toledo. yestoledo@gmail.com

GUSTAVO BOURGEAISEAU

O GATO, A ARANHA E O TURISTA.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.