REVISTA F. CULTURA DE MODA #17

Page 78

MEETING

p o r

R a q u e l

G a u d a r d

UM ENCONTRO NADA CONVENCIONAL COM

JOÃO PIMENTA “NÃO SE PODE TER MAIOR DOMÍNIO QUE O EXERCÍCIO SOBRE SI MESMO.” Leonardo Da Vinci

Com o tema “Primitivismo - quando o desejo de fazer supera a técnica”, o estilista João Pimenta lançou o desafio para a turma que participou da sétima edição do Meeting, workshop realizado pela F.Works Produtora: construir uma coleção através do exercício criativo de técnicas não convencionais de corte e costura, promovendo o livre experimento. E pensamento. Os participantes, divididos em grupos, desenvolveram peças sem moldes ou máquinas de costura – coisa que, em 2016, é algo bem distante do aprendizado normalmente proposto pelas instituições de ensino. “Acostumado com os recursos eletromecânicos comuns à confecção de roupas e moldes com a forma da peça, me deparei com um pedaço de tecido, sem modelagem em papel, para desenvolvê-lo a partir dele mesmo, costurando tudo à mão”, relata Vinicius Silva, designer de moda juiz-forano, aluno do curso. O exercício era, segundo conta, uma forma de ultrapassar a barreira do medo, além de coordená-lo ao fator tempo, restrito, de que todos dispunham para desenvolver as peças. Fernanda Mansur, fotógrafa e stylist, já participou dos encontros promovidos pela F.Works com o estilista Dudu Bertholini e com a jornalista de moda Camila Yahn, em 2013 e

78

2015, respectivamente. E confessa que também ficou com saudades do Meeting com João Pimenta. “A dinâmica de nos colocar em grupos fez com que nos conhecêssemos melhor e apurássemos a nossa criatividade, contando com diversos pontos de vista”, lembra.

“Conhecer um ídolo foi uma experiência inexplicável”, conta Vinicius. Para Fernanda, esse encontro foi uma lição para a vida. “Ao invés de se envergonhar e deixar para trás a sua origem humilde, Pimenta se inspirou nisso para fortalecer ainda mais o seu talento.”

Os alunos também contaram com uma aproximação do olhar do estilista, de forma muito especial. Cada um pode contar sobre a sua experiência e receber um feedback de Pimenta. “Ser fiel a mim mesma e ao meu estilo é o que vou levar de mais relevante desse aprendizado com o estilista, na minha vida prática”, aponta Fernanda.

Motivador, João Pimenta apresentou-se aos alunos em Juiz de Fora com a timidez e simplicidade típicas do interior de Minas, do ambiente rural. Porém, sem deixar de ressaltar a importância de ter tido coragem, desde o início, para correr atrás do que desejava, valendo-se do talento de artista que sempre foi, até obter reconhecimento nacional e internacional.

João Pimenta é de origem humilde, nascido em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais. Desfilou sua primeira coleção no SPFW em junho de 2010, chamando a atenção da crítica especializada por discutir outras formas de se apresentar a moda masculina, com novas possibilidades do vestir.

“O que levarei para o meu cotidiano é o enfrentamento dos desafios, a valorização dos elementos simples do nosso dia a dia, sem esquecer as tradições nacionais que enriquecem e valorizam tanto a moda brasileira - além de considerar o importante diálogo entre gêneros na produção de moda, coisa que tanto me inspira”, conclui Vinicius.

Seu menswear é contemporâneo, com acinturamentos, viéses, saias e vestidos. Com marca própria desde 2003, já no princípio sua proposta foi inovar e chamar atenção para a liberdade que deveria ter a moda masculina, além de usar a estranheza como palco para uma discussão mais aberta sobre o nicho.

E, talvez, as aspas finais do resumo desse encontro pudessem ser deixadas mais uma vez para Da Vinci, nos lembrando de que “a simplicidade é a última forma da sofisticação”. Assim, bem preciso.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.