Jornal Zumbinews nº 1

Page 1

Unipalmares News - Ano I nº 1

120 Anos da Abolição – o que temos para comemorar? Projeto Unipalmares é apresentado nos EUA Vestibular 2008 e o curso de Tecnologia em Transporte Terrestre Novas turmas no Itaú e no Bradesco


maio/2008 - Unipalmares News

Editorial

Página 2

O Unipalmares News é para você

Reitor é homenageado no Senado e na OAB

A cada edição, o Unipalmares News

Em comemoração aos 120 anos da pro-

Além do Senado Federal, a Ordem dos

trará as informações necessárias para

mulgação da Lei Áurea e da Abolição

Advogados do Brasil (OAB-SP), atra-

da Escravatura no Brasil, o reitor da

vés da Comissão do Negro e de Assun-

Unipalmares, José Vicente, será home-

tos Antidiscriminatórios, homenageia

Secretaria, dicas de literatura, arte e

nageado no Plenário do Senado Federal,

José Vicente, com a menção honrosa do

informativo institucional da

cultura, artigos, carreiras, estágios e

no dia 13 de maio de 2008, terça feira,

Prêmio Luta pela Igualdade Racial, du-

Universidade da Cidadania

mercado. Também estamos aguardan-

às 10 horas. A homenagem se realiza

rante sessão solene também no dia 13

do suas sugestões, dicas de entrevis-

em virtude da aprovação, pelo Plenário

de maio. “A entrega desse prêmio ao dr.

do Senado Federal, de requerimentos

José Vicente se deve à sua incansável

de iniciativa dos senadores Cristovam

luta em prol da igualdade racial no Bra-

res News, aproveite esse novo canal

Buarque, Paulo Paim e Aloizio Merca-

sil”, afirma Luis Flávio Borges D´Urso,

de comunicação feito para você.

dante, entre outros.

presidente da OAB-SP.

que você fique conhecendo melhor a instituição da qual faz parte.

O Unipalmares News -

Zumbi dos Palmares – foi criado para você – aluno, professor e funcionário dessa instituição de ensino.

Informações sobre cursos, avisos da

tas, enfim os assuntos que espera ler nesse informativo. Não perca a oportunidade de participar do Unipalma-

Intensa programação comemora os 120 anos da Abolição

Nesta semana em que comemorarmos o 13 de Maio, Dia da Libertação dos Escravos no Brasil, a Unipalmares preparou alguns eventos comemorativos aos 120 anos de Abolição. As festividades tiveram início no domingo (11). Na sede da instituição houve uma feira de artesanato e de serviços que reuniu grande número de pessoas no campus da Zumbi para atividades como: aten-

dimento cidadania, com uma equipe do Hospital do Coração para prestação de serviços de medição de pressão, glicemia e indicadores de nutrição; Salão de Beleza – “Etnia Brasil”, com cortes de cabelo, hidratação e escova; atividades infantis com piscina de bolinha e cama elástica; e barracas dos alunos da Unipalmares e da LBV criadas para estimular o espírito empreendedor no aluno.

desenvolvidas durante a disciplina. “Ela nasce (a feira) da necessidade de o aluno colocar em prática o que ele aprende na teoria e se comportar como um verdadeiro empreendedor”, explica o professor. Participaram da realização desta feira os alunos do 7º semestres de Administração.

Nessa noite também haverá a inauguração oficial do segundo CID – Centro de Inclusão Digital da universidade em parceria com a Fundação Bradesco. E no dia 13, às 18 horas, está marcado o Ato Ecumênico de celebração dos 120 anos da Abolição, no auditório Prof. João Carlos Di Gênio.

Mulheres Negras

“Só eu sei o duro que dei”

Feira de Empreendedorismo

No final do dia, houve o show “Mulheres Negras”, com a participação das cantoras Lecy Brandão, Negra Li, Leilah Moreno e Vanessa Jackson.

O encerramento das festividades se dará nesta quarta-feira (14), às 20 horas, com a mostra do documentário “Só eu sei o duro que dei”, sobre a vida do cantor Wilson Simonal, dirigido por Micael Lamber, Cláudio Manoel e Calvito Leal. A realização é da Globo Filmes. Após a apresentação haverá um pocket-show de Simoninha e Max de Castro cantando músicas de Simonal, além de uma mesa de debate sobre o filme, com alguns artistas e convidados especiais.

De acordo com o prof. Márcio Juliano, da disciplina de Criação de Micros e Pequenas Empresas, a Feira de Empreendedorismo – alimentos e artesanato – dos alunos da Unipalmares tem como objetivo inserir e fomentar ações empreendedoras entre os alunos e dar oportunidade de praticar as competências e habilidades

Medalha do Mérito Cívico Afro-Brasileiro Como ocorre todos os anos, na segunda-feira (12) será a vez da Outorga da Comenda do Mérito Cívico Afro-Brasileiro, o ponto máximo das festividades.

Expediente Unipalmares News é uma publicação da Afrobras – Sociedade Afro Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural e da Unipalmares – Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares – Ano 1, Número 1 - Rua Padre Luís Alves de Siqueira, 640 – Barra Funda – São Paulo/SP – Brasil – CEP 01137-040 – Tel. (55-11) 3392-6005. Conselho Editorial: José Vicente, Francisca Rodrigues, Ruth Lopes, Raquel Lopes. Direção Editorial e Executiva – Jornalista Francisca Rodrigues (MTB.14485 – francisca@afrobras.org.br) Redação- Zulmira Felício (MTB.11316 – zulmira.felicio@globo.com), Isabella De Luca e Maurício Martins (estagiários), Taise Oliveira (secretária), J. C. Santos (fotográfo) Editoração Eletrônica – Agnaldo Almeida Eugenio - Impressão – L.T.J


120 anos de abolição

maio/2008 - Unipalmares News

Página 3

Muito além dos 120 anos

A abolição da escravatura no Brasil completa, neste mês de maio, 120 anos – o equivalente a quatro ou cinco gerações. Pode parecer muito tempo, mas, se comparado ao período em que a escravidão perdurou – mais de três séculos –, é apenas uma fração. Desde o momento em que o capitão-mor da costa do Brasil Pero de Góis solicitou “17 peças de escravos”, em 1533, até a data em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 1888, contam-se exatos 355 anos. Parece razoável considerar que as marcas do período de escravidão sejam muito mais marcantes do que aquelas do período de abolição. Ainda mais se considerarmos o ritmo em que as mudanças históricas se dão no Brasil: lentas. Além de haver evidências de que e Lei ainda levou algumas décadas para chegar ao interior do País, a aceitação da idéia de que o negro se tornou um cidadão, pela so-

ciedade em geral, foi e é um processo que caminha a passos de tartaruga. Assim como foi longo o período de escravatura brasileira – o mais duradouro de todos os países escravocratas –, foi longo também o processo de abolição. Parece ser unanimidade entre os especialistas que a abolição, da forma como se deu, fez explodir o abismo social que já era latente no país. No período pós-abolição, os negros eram 2,9% da população, pouco mais de 16 milhões. Hoje, num Brasil de mais de 180 milhões de habitantes, 6,3% se declaram negros e 43,2% pardos – um total de 49,5% de afrodescendentes, metade da população, em termos práticos. Se os negros trabalhavam duro durante a escravidão, isto não mudou: os afrodescendentes representam, hoje, 46,6% da população economicamente ativa. No entanto, em levantamento feito pelo Instituto Ethos com as 500 maiores empresas do país, verifica-se que eles ocupam apenas 25,1% dos quadros funcionais, 17,4% dos cargos de supervisão, 17% da gerência e somente 3,5% dos quadros executivos

Projeto da Unipalmares é apresentado nos EUA

– uma prova definitiva da flagrante desigualdade. Estes dados se refletem em salários extremamente baixos: em média, um negro ou pardo recebe 51,1% do salário de um branco – praticamente a metade. Um dos motivos deste quadro é o baixo nível de escolaridade. Dentro deste contexto, o projeto de inclusão no ensino superior e no mercado de trabalho para o negro brasileiro desenvolvido pela Unipalmares assume importância maior. “A instituição - que formou sua primeira turma de alunos no ano passado - conta com cerca de 1.800 alunos, 87% de afrodescendentes - 30% deles já estagiando nas maiores instituições financeiras do País e outro tanto já contratados, mu-

Revisteca Abril, estímulo à leitura

ras de universidades de diversos países. “Esse é um momento importante para a Unipalmares e para o Brasil de um modo geral, pois o projeto da Unipalmares foi apresentado a profissionais e especialistas da área da educação de todo o mundo”, destacou o reitor.

O reitor da Unipalmares, José Vicente, foi o convidado de honra da Higher Education Summit for Global Development, uma Conferência Mundial de Educação Superior, que ocorreu em Washington, D.C. (Estados Unidos) nos dias 29 e 30 de abril deste ano. O evento teve por objetivo apresentar experiências inovado-

Segundo ele, foi uma oportunidade ímpar para a Unipalmares mostrar sua experiência de sucesso, onde, além da educação e a inclusão no mercado de trabalho, também há a preocupação constante de seus dirigentes e das empresas parceiras diante do projeto. Com cerca de 1.800 alunos, a Unipalmares registra 30% destes em programas de trainees, um número expressivo para uma única instituição de ensino superior.

dando a cara dos ambientes corporativos”, comemora José Vicente, reitor da Unipalmares. (Leia a íntegra desta matéria na Afirmativa Plural – edição 24)

“As Revistecas Abril têm por objetivo estimular a leitura através do acesso facilitado às revistas do Grupo”, explica Vivian Nogueira, Relações Públicas da Dinap, empresa do Grupo Abril.

A partir deste mês, os alunos da Unipalmares terão acesso a um número maior de revistas que podem ser encontradas na biblioteca da instituição. Graças a um protocolo de intenções entre a Dinap – Distribuidora Nacional de Publicações, a Editora Abril e a Unipalmares está sendo criada a Revisteca Abril.

A Revisteca Abril na Unipalmares receberá 25 títulos e 70 exemplares. Trimestralmente, a instituição receberá novos exemplares de revistas. O protocolo de intenções tem validade de um ano, podendo ser renovado, como ocorre com as demais instituições de ensino onde funcionam as Revistecas. Até hoje, o Grupo Abril mantém 350 Revistecas em todo o País.


maio/2008 - Unipalmares News

Vestibular 2008

Página 4

Não perca esta oportunidade Os alunos da Unipalmares já podem comunicar aos seus amigos que a instituição, a partir do dia 15 de maio, estará recebendo as inscrições para o Vestibular do segundo semestre de 2008 para os cursos de Administração, Direito e Tecnologia de Transportes Terrestres, sendo que este último inaugura a sua primeira turma em agosto. O vestibular será em 20 de julho (domingo).

Barra Funda, telefones: (11) 3392-6005 / 3392-1962 / 3395-5346.

Novo curso O mercado ainda é escasso de Técnicos em Transportes Terrestres, sendo a demanda por profissionais qualificados na área em franca expansão, sobretudo no estado de São Paulo. Ciente dessa necessidade, a Unipalmares a partir do

Com valor de R$ 20,00, as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho na sede da Unipalmares ou através do site www.unipalmares.edu.br. Informações e endereço: rua Padre Luís Alves de Siqueira, 640, próximo ao Metrô

próximo semestre dará início ao curso de Tecnologia em Transporte Terrestre. O Curso irá abranger áreas como planejamento, projeto, sinalização, fiscalizaVestibulandos em frente a Unipalmares

Nova turma de estagiários no Bradesco e no Itaú

LFG inaugura sede na Unipalmares e lança projeto social

A

parceria da Unipalmares com os bancos Bradesco e Itaú está cada vez mais consolidada, com resultados positivos que, inclusive, culminaram na contratação de muitos estudantes. Repetir a experiência e o sucesso alcançado pelos seus antecessores será uma nova conquista para os que ingressaram na 4ª turma de esta-

Itaú

Clientes. Das quatro turmas de estagiários do Bradesco foram efetivados 24 alunos, dentre os 110 participantes do Programa. Também o Banco Itaú deu início ao treinamento da 4ª turma do Programa de Capacitação de Afrodescendentes.

Bradesco

giários do Bradesco. No auditório do

ção e educação no trânsito.

Os participantes são locados em áreas nas quais têm experiência profissional

prédio de Treinamento daquela insti-

anterior ou mostraram aptidão. O Pro-

tuição, na Cidade de Deus, Osasco, os

grama conta com o suporte da Uni-

alunos tiveram as primeiras orienta-

camp, que ministra cursos uma vez

ções sobre os dois anos de estágio em

por semana, sobre diversos assuntos.

15 diferentes áreas, como Departa-

Até o momento, 108 alunos atuaram

mento de Orçamento e Controle, Con-

como estagiários no Itaú, sendo 28

tadoria Geral e Relacionamento com

efetivados da 1ª e 2ª turmas.

A Unipalmares e a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes inauguram no próximo dia 12, às 19 horas, a unidade LFG/Prima Barra Funda (para a realização de curso a distância) e o Projeto Social “Luiz Gama” de inclusão de afrodescendentes nas carreiras jurídicas, na sede da Unipalmares. Na oportunidade, o prof. Luiz Flávio Gomes fará palestra sobre “Liberdade e Pena na Era da Globalização Penal”.

Mourão, na quinta-feira. E, encerrando as atividades da Semana do Direito, o prof. dr. e livre-docente Alysson Leandro Barbate Mascaro discorrerá sobre o tema “O negro e a Justiça Social”. Mascaro é responsável pela implantação do Curso de Direito da Unipalmares, é professor da Faculdade de Direito da USP e coordenador do curso de Direito da Fundação Padre Albino, de Catanduva-SP.

Ambos os eventos fazem parte da Semana de Direito com o tema “Os 120 anos da Abolição, as Ações Afirmativas e o Direito”, que ocorre entre os dias 12 e 16 de maio, às 20 horas, na Sala 07.

Dia 12/05/08 “A construção jurídica da Cidadania Negra como resultado da militância”

“A construção jurídica da cidadania negra como resultado de militância” será amplamente discutido na segunda-feira (12) pela dra. Eunice Prudente, professora da Faculdade de Direito da USP e ex-presidente do Procon e ex-secretária da Justiça de São Paulo. Terça feira, os alunos terão a oportunidade de ouvir o jurista Marco Antonio Zito Alvarenga discorrer sobre “A comissão do negro e de assuntos discriminatórios da OAB/SP”. O dr. Zito Alvarenga é membro da Comissão do Negro e de Assuntos Antidiscriminatórios da OAB-SP e membro do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol.

Dia 13/05/08 “A comissão do negro e de assuntos antidiscriminatórios da OAB/SP”

Quarta-feira (14) o ex-secretário de Justiça do Estado de São Paulo, prof.dr. Hédio Silva Júnior,falará sobre “Os avanços da legislação relativa ao negro no Brasil”. “Direito Africano” será apresentado pelo prof. dr. Fernando Augusto Albuquerque

Dia 16/05/08 “O Negro e a Justiça Social”

Palestrante: Dra. Eunice Prudente

Palestrante: Dr. Marco Antonio Zito Alvarenga Dia 14/05/08 “Os avanços da legislação relativa ao negro no Brasil” Palestrante: Prof. Dr. Hédio Silva Júnior Dia 15/05/08 “Direito Africano Palestrante: Dr. Fernando Augusto Albuquerque Mourão

Palestrante: Professor Doutor e LivreDocente Alyson Leandro Barbate Mascaro


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.