Código de conduta / Política de Privacidade / Programa de Compliance

Page 1



Índice Missão, Visão e Valores ................................................

5

Código de Conduta .......................................................

8

Política de Privacidade ................................................

25

Programa de Compliance ...........................................

31



Missão, Visão e Valores


Melhorar a vida da sociedade em que atuamos por meio de serviços que respeitem o meio ambiente e tragam inovação à comunidade. Atender nossos clientes com excelência e qualidade, garantindo a segurança de nossos Colaboradores, bem como o desenvolvimento dos nossos fornecedores e parceiros. Manter a empresa preparada para enfrentar as condições adversas do mercado, através da redução de custos, prazos e aumento da produtividade.

Ser a melhor empresa de prestação de serviços em construção civil, eletromecânica e telecomunicações.

6


01. SEGURANÇA Priorizar e garantir a segurança de nossos Colaboradores em todos os serviços. 02. DISCIPLINA Todos devem atuar de acordo com o CÓDIGO DE CONDUTA estabelecido e seguir os procedimentos da empresa, garantindo a qualidade dos nossos serviços. 03. PAIXÃO PELA EXCELÊNCIA As pessoas da nossa empresa possuem paixão pela qualidade de seus serviços, buscando sempre dar o melhor de si a cada tarefa. 04. RESPEITO ÀS PESSOAS E AO MEIO AMBIENTE Agir sempre de forma correta e justa, sendo sempre honestos e cordiais com todas as formas do nosso relacionamento: profissionais, clientes, fornecedores, órgãos governamentais e comunidade em geral. 05. INTEGRIDADE Agir com transparência e dentro do espírito da lei. Preservar os Valores da Zopone em cada ação e decisão.

7

ISO 9001

PBQP-H

ISO 14001

ISO 45001

BRASIL CHILE

OBRAS VIÁRIAS OBRAS EDIFICAÇÕES

BRASIL

BRASIL



Código de Conduta


Objetivo


Este documento tem como objetivo:

1 2 3

Servir como referência individual e coletiva para as atitudes e o comportamento de todos os Colaboradores do Grupo Zopone, dentro e fora da empresa, garantindo que todos tenham as mesmas referências e atuem seguindo os mesmos valores. Consolidar os valores por meio de sua prática permanente. Proteger os direitos humanos, promover condições empregatícias satisfatórias, condições de trabalho seguras, gerenciamento responsável das questões ambientais e padrões éticos elevados.

O CÓDIGO DE CONDUTA deve ser aplicado na produção, fornecimento e assistência aos produtos e serviços do Grupo Zopone, na matriz, em todas as suas regionais e obras. O Grupo Zopone exige que seus Colaboradores, diretos ou indiretos, independente do nível hierárquico, fornecedores e subcontratados atentem-se ao CÓDIGO DE CONDUTA e verifiquem o seu cumprimento. O CÓDIGO DE CONDUTA procura mostrar o que se espera de cada Colaborador nas diferentes situações a serem enfrentadas no trabalho. Sempre que estiver indeciso sobre o melhor caminho ou atitude a tomar, consulte o CÓDIGO para ter uma visão de como agir. Caso sua dúvida não fique esclarecida, não hesite em consultar seu superior imediato.

11


RESPONSABILIDADE PELO CÓDIGO DE CONDUTA Cada Colaborador do Grupo Zopone deve zelar pelo cumprimento do CÓDIGO DE CONDUTA e informar ao seu superior imediato quando souber de alguma violação às normas. Ninguém será punido ou retaliado por informações de boa fé sobre suspeitas de um comportamento inadequado ou que seja contrário ao CÓDIGO.

a

CONDUTA GERAL DO GRUPO ZOPONE E SEUS COLABORADORES

“A carreira e o desempenho individual dependem exclusivamente do talento, do comprometimento com os valores da empresa, da dedicação e do envolvimento.”

Nas atividades profissionais desempenhadas diariamente, os Colaboradores devem seguir integralmente este CÓDIGO DE CONDUTA, fazendo com que suas ações sejam sempre orientadas pelo estabelecimento de um relacionamento de confiança e respeito entre os profissionais, pelo aumento da produtividade, pela inovação, pela melhoria contínua nos processos, pelos requisitos de sustentabilidade, principalmente nos aspectos socioambientais, econômicos, éticos, com promoção dos direitos humanos, sempre os integrando às nossas práticas de gestão. O Grupo Zopone está comprometido com a igualdade de oportunidades de trabalho para todos e com as práticas trabalhistas não discriminatórias, independentemente de raça, sexo, religião ou nacionalidade.


A carreira e o desempenho individual dependem exclusivamente do talento, do comprometimento com os valores da empresa, da dedicação e do envolvimento. É essencial que todo Colaborador respeite a jornada de trabalho, horários e escalas definidas. Horas extraordinárias devem ser previamente autorizadas pelo RH. É proibido abandonar ou ausentar-se do local de trabalho sem a permissão do Coordenador. Todo Colaborador do Grupo Zopone, independentemente de sua função, posição, cargo ou salário, bem como seus clientes, fornecedores de bens e serviços, empresas associadas, investidores e demais envolvidos e interessados serão sempre tratados com respeito e atenção, sendo a eles oferecidas condições para o desenvolvimento pessoal e profissional. As condições de saúde e segurança no trabalho são objeto de permanente atenção da empresa, visando mitigar os possíveis riscos a seus profissionais durante a execução de suas atividades. Para que isso ocorra, todos devem acatar às normas gerais de saúde preventiva e segurança, além de participar dos treinamentos e atividades de orientação. 13


CONDUTAS QUE ENVOLVEM INTEGRIDADE PESSOAL E PROFISSIONAL Todos os Colaboradores devem agir dentro dos padrões de conduta que refletem sua integridade pessoal e profissional, observar e cumprir as diretrizes e princípios previstos neste CÓDIGO DE CONDUTA, reforçando e disseminando o cumprimento em seu ambiente de trabalho. No exercício de seu cargo ou função, cada Colaborador deverá: Buscar o melhor resultado para a empresa, mantendo sempre uma atitude transparente, de respeito, lealdade, eficiência e colaboração com os colegas de trabalho e interessados; Não participar de transações e atividades que possam comprometer sua integridade profissional ou depreciar a sua imagem pública, bem como a imagem da empresa; Exercer suas atividades profissionais com competência e zelo, buscando o aprimoramento técnico e a atualização permanente, devendo encorajar todos os envolvidos na atividade a adotar a mesma conduta; Comunicar o Coordenador da área sobre qualquer ato irregular de que tenha conhecimento dentro do ambiente de trabalho. Não são admitidos assédios, tais como sexual, econômico, moral ou de qualquer outra natureza, nem situações que configurem desrespeito, intimidação ou ameaça no relacionamento entre Colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico. O Colaborador que se considerar discriminado, humilhado ou alvo de preconceito, pressão, práticas abusivas ou em situação de desrespeito e que se sentir constrangido em tratar do assunto com seu superior hierárquico deve comunicar o fato ao departamento de Recursos Humanos. É inadmissível que os Colaboradores estejam sob efeito de bebidas alcoólicas, drogas ou substâncias que possam alterar ou causar desvio de comportamento durante a jornada ou no ambiente de trabalho, por serem nocivos à saúde e ao desempenho profissional e social. A Zopone não aceitará que seus fornecedores e/ou prestadores de serviços utilizem mão de obra infantil, nos termos do inciso XXXIII do Art. 7º da Constituição da República, nem utilizar mão de obra análoga à escravidão. A Zopone assegurará a liberdade da associação profissional ou sindical prevista no Art. 8º da Constituição da República, bem como estabelece acesso a liberdade Política Salarial e Benefícios. 14


CONDUTA NO USO DOS EQUIPAMENTOS DE TI E NA UTILIZAÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS O Grupo Zopone espera que os Colaboradores, ao utilizarem os equipamentos de comunicação e TI, apliquem elevados padrões éticos e se norteiem pelo CÓDIGO DE CONDUTA da empresa. É importante também que o uso destas facilidades de TI e de comunicações não afete negativamente a produtividade. TI e meios de comunicação incluem computadores de escritórios e portáteis e telefones celulares. Nas mídias sociais, o que norteia o comportamento dos Colaboradores também está definido no CÓDIGO DE CONDUTA, devendo este ser utilizado como balizador das atitudes a serem adotadas por todos. As recomendações apresentadas neste item têm validade para os acessos feitos dentro e fora do ambiente da empresa, em qualquer tipo de equipamento, sejam pessoais ou públicos. O uso inadequado de imagens e frases que envolvam direta ou indiretamente o nome da empresa ou de seus Colaboradores seja por e-mails, mensagens instantâneas e blogs também fere a integridade da empresa e todos devem reconhecer o impacto negativo que o uso indevido pode trazer para a própria reputação e sobre a reputação do grupo. Os princípios abaixo devem ser seguidos no uso de redes sociais:

1

Utilize o telefone celular e o computador apenas para atividades profissionais;

2 3

Proteja informações pessoais; Identifique-se claramente, seja coerente e cuidadoso ao elaborar o seu perfil;

4 Faça uso correto da linguagem; 5 Não divulgue informações estratégicas; 6 Respeite a propriedade intelectual; 7 Não participe de polêmicas e críticas, lembre-se que “falar sobre a Zopone” é bem diferente de “falar pela Zopone”;

8 9 15

Pense antes de emitir opinião; Não elabore e nem publique em meios digitais conteúdos que contrariem os interesses da empresa.


b

CONDUTA EM RELAÇÃO À EMPRESA E SEUS BENS

“Cada Colaborador é responsável pela custódia das informações de que dispõe e deve comunicar a sua coordenação sobre qualquer fato que possa parecer incompatível com os valores do Grupo Zopone. ”

Cada Colaborador do Grupo Zopone tem responsabilidade pelo correto uso e guarda dos bens da organização que fazem parte de seu trabalho, direta ou indiretamente. O mesmo vale para os bens de Clientes, fornecedores e parceiros usados na atividade da empresa. Esses ativos não devem ser utilizados para benefício pessoal, exceto quando expressamente autorizado pela diretoria. Entre esses bens e ativos estão os imóveis, veículos, equipamentos, instalações, informações técnicas e de mercado, programas de computador, modelos, papéis e documentos de trabalho e outros que fazem parte do patrimônio da empresa. A apropriação e/ou utilização indevida de quaisquer itens ou sua cópia, venda ou distribuição a terceiros são infrações graves, podendo acarretar sanções trabalhistas e penais. COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA

A utilização dos equipamentos e meios de comunicação da empresa (telefone, e-mail, internet e outros) para comunicados e contatos pessoais deve ser restrita ao necessário. A internet não pode ser utilizada para transmissão ou recepção de informações ofensivas, agressivas, pornografia, posicionamentos políticos, religiosos, vídeos, músicas ou outros, que não dizem respeito às atividades do trabalho. 16


INFORMAÇÕES SOBRE A EMPRESA E SEUS NEGÓCIOS

As informações devem ser divulgadas interna e externamente apenas por quem está autorizado a transmití-las de forma precisa, objetiva e adequada. Cada Colaborador é responsável pela custódia das informações de que dispõe e deve comunicar a sua coordenação sobre qualquer fato que possa parecer incompatível com os valores do Grupo Zopone. Nenhum Colaborador deve fazer declarações falsas, caluniosas ou mal-intencionadas sobre seus colegas, sobre a empresa, seus negócios, parceiros, fornecedores ou clientes, que podem ser objeto de sanções trabalhistas ou penais. PAPÉIS DE TRABALHO E DOCUMENTOS DAS EMPRESAS

Os papéis de trabalho, relatórios, correspondências e outros documentos usados na atividade de cada Colaborador são de propriedade da empresa e não podem ser levados ou copiados, quando ocorrer o desligamento do Colaborador. 17


c

CONDUTA PARA A COMPRA DE MATERIAIS, CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS E RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES

“A competitividade dos produtos comercializados pelo Grupo Zopone deve ser exercida com base na concorrência leal e ética.”

RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E CLIENTES (COMPRA / VENDA DE MATERIAIS E SERVIÇOS) O Grupo Zopone relaciona-se com seus fornecedores e clientes a partir de práticas comerciais legais, eficientes e justas tratando-os com respeito e honestidade, sem a obtenção de vantagens e sem eventuais imposições de ambas as partes. O Colaborador não deve, no desempenho da sua função, oferecer ou aceitar presentes, gratificações, brindes, viagens, dinheiro ou quaisquer tipos de vantagens, com vistas à obtenção ou à concessão de privilégios indevidos para a pessoa ou à empresa. Tanto a seleção como a contratação de nossos fornecedores de bens e serviços é baseada em critérios técnicos, objetivos e preestabelecidos, abrangendo necessariamente a idoneidade, a integridade, a capacidade técnica e de fornecimento, mensuráveis pela qualidade, prazos e preços praticados para a entrega do escopo do contrato. Os Colaboradores do Grupo Zopone só poderão se tornar fornecedores de produtos ou serviços, à nossa empresa, após o prazo de 2 anos de seu desligamento e com aprovação da Diretoria.

18


Considera-se comportamento inaceitável manter relações pessoais com fornecedores, notadamente aqueles em que o Colaborador, por força do cargo ou função, possa ter influência direta ou indireta sobre a compra ou venda de produtos e serviços. A compra de materiais ou contratação de serviços, bem como a negociação de nossos serviços e produtos não poderá envolver Colaborador que tenha parentesco até segundo grau ou relação íntima com diretores ou empregados do fornecedor.

RELACIONAMENTO COM CONCORRENTES A competitividade dos produtos comercializados pelo Grupo Zopone deve ser exercida com base na concorrência leal e ética. Não devem ser feitos comentários que possam afetar a imagem dos concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos sobre eles, devendo o concorrente ser tratado com o respeito com que o Grupo Zopone espera ser tratado. A atividade de conquista de novos contratos deve se desenvolver dentro dos corretos princípios econômicos e em ambiente regular do mercado, em competição leal com a concorrência e na observância estrita das normas legais aplicáveis, incluindo, mas não se limitando, às diretrizes contidas na Lei de Defesa da Concorrência (Lei 12.529/11). Com o objetivo de alcançar um ambiente livre de condutas capazes de violar a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), existe na empresa o PROGRAMA DE COMPLIANCE que visa servir de canal de denúncias mantendo o anonimato, ministrar treinamentos contínuos e criar mecanismos de comunicação de fácil acesso a todos da empresa, visando manter seus princípios e valores, primando sempre pela ética e probidade em seus negócios, seja por seus Colaboradores, clientes e fornecedores. Caso tenha ciência de quaisquer informações que conduzam ao conhecimento de eventual atividade relacionada com a representação do Grupo Zopone que possam constituir violação à Política Anticorrupção, na página da intranet da empresa o PROGRAMA DE COMPLIANCE fornece telefone e e-mail para que as denúncias sejam realizadas ao Departamento Jurídico, e para que este tome as providências necessárias.

19


d

CONDUTA EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS EM OBRAS E EM SAÚDE E SEGURANÇA

“... atingir a excelência em todas as suas atividades, principalmente com relação à saúde e à segurança de seus Colaboradores”

O Grupo Zopone está empenhado em atingir a excelência em todas as suas atividades, principalmente com relação à saúde e à segurança de seus Colaboradores, diretos ou indiretos, tanto em obras como na Matriz e Regionais. A empresa acredita que todos os acidentes e doenças ocupacionais são evitáveis, por isso, procura proporcionar um ambiente seguro e saudável a todos os seus Colaboradores, baseada nos seguintes critérios: Todos os Colaboradores deverão utilizar os equipamentos de proteção individual e coletiva obrigatórios e adequados à sua função e cumprir todas as recomendações dos procedimentos de segurança da empresa. As funções especializadas devem ser exercidas exclusivamente por profissionais capacitados, priorizando a segurança individual e coletiva. Executar os serviços e as obras conforme as especificações do Projeto Executivo e do Memorial Descritivo, priorizando a execução com qualidade (dentro do prazo previsto e do custo estabelecido), assegurando a saúde e a segurança de todos os envolvidos. Na execução de serviços críticos, principalmente nas escavações de valas profundas, execução de tubulões, muro de arrimo, trabalho em altura, içamento de equipamentos, utilização de produtos químicos que possam causar incêndio ou explosões, serviços de instalação em BT ou MT em quadros energizados, serviços de hidráulica e de impermeabilização, os procedimentos e treinamentos específicos que detalham a atenção à saúde e à segurança devem ser seguidos criteriosamente, principalmente a APR’s (Análises Preliminares de Riscos) e as PT’s (Permissões de Trabalho).

20


Toda manobra de energia deve ter seu procedimento previamente aprovado pelos departamentos de Planejamento, Projeto, SST e pelo cliente, além de ser realizado por equipe capacitada e devidamente instruída. Ao dirigir veículos, respeite a velocidade da via; use sempre o cinto de segurança; não dirija cansado ou com sono; evite dirigir a noite e, principalmente, com chuva; não fale ou digite no celular enquanto dirige; mantenha distância segura do veículo a sua frente; verifique o nível de óleo e água ao abastecer; verifique os pneus (calibrar, alinhar e balancear); estacione em local seguro e coloque a trava de segurança; nunca deixe o veículo pernoitar na rua; programe as revisões preventivas do veículo, mantenha-o sempre limpo e sempre acomode os objetos exclusivamente no porta malas.

e

CONDUTA COM RELAÇÃO À QUALIDADE

“...através de seu Sistema de Gestão Integrada (SGI), busca sempre a melhoria contínua de seus processos”

O Grupo Zopone prioriza que as ações de cada Colaborador, direto ou indireto, estejam comprometidas com a qualidade do produto, com a produtividade e com a prática de todos os procedimentos internos, buscando atender sempre as expectativas do cliente. Assim, todo Colaborador deve ser capacitado com treinamentos específicos correspondentes à sua área de atuação e para as atividades que irá executar, devendo seguir os procedimentos (quando aplicáveis), bem como os métodos construtivos estabelecidos pela Zopone. Nos departamentos da Matriz e das Regionais, o Colaborador também deve ter acesso e treinamento sobre todo o conteúdo, os processos e as ferramentas disponíveis para o bom desempenho dos Procedimentos Operacionais internos que regem e padronizam os serviços prestados. O Grupo Zopone, através de seu Sistema de Gestão Integrada (SGI), busca sempre a melhoria contínua de seus processos, para isto é feito o planejamento, implementação, verificação e revisão sistemática das metodologias. Os requisitos de qualidade sobre o produto final são monitorados através dos procedimentos rígidos implantados, que garantem a confiabilidade e a satisfação do cliente. As meto21


dologias do SGI são verificadas através de auditorias internas realizadas pelo Departamento de Qualidade e Meio Ambiente ou por seus supervisores imediatos. Nas obras, as inspeções e as verificações de materiais, equipamentos e serviços são constantes e realizadas a partir dos procedimentos relacionados abaixo: IRA (Inspeção, Recebimento e Armazenamento de Materiais): Procedimento utilizado pelo almoxarife da obra, engenheiro/ técnico responsável ou Colaborador designado/treinado por ele. Este procedimento é utilizado para inspecionar e verificar o material no momento do recebimento, evitando a não conformidade. IVE (Inspeção e Verificação de Equipamento): Procedimento utilizado pelo almoxarife da obra, engenheiro/técnico responsável ou Colaborador designado/treinado por ele. Este procedimento é utilizado para inspecionar e verificar todo equipamento/ferramenta evitando a não conformidade. IVF (Inspeção e Verificação de Equipamento em Fábrica): Procedimento utilizado pelo engenheiro/técnico responsável em casos de equipamentos considerados críticos. As inspeções e verificações destes equipamentos são realizadas no próprio fornecedor, a fim de conferir todos os processos de fabricação. PES (Procedimento de Execução de Serviços): Documento que contém informações e métodos construtivos de todos os processos, obtendo-se detalhamento prático e objetivo do trabalho a ser executado. Todo Colaborador, direto ou indireto, deverá ser treinado por seu superior na obra, em sua área de atuação (civil, elétrica, etc.), antes de executar o serviço, seguindo as informações e os padrões estabelecidos em cada procedimento. PIVS (Procedimento de Inspeção e Verificação dos Serviços): Documento que deverá ser preenchido pelo Engenheiro/ Técnico responsável e Mestre/Encarregado responsável das obras, onde os mesmo inspecionam e verificam as etapas de cada serviço no momento em que está sendo executado pela mão de obra direta. É de fundamental importância o acompanhamento de todos esses procedimentos pelo supervisor imediato, garantindo que todos os serviços sejam padronizados e a qualidade do produto final seja cumprida. Através do Sistema de Gestão de Obras (SGO) são verificadas semanalmente todas as etapas de execução das obras, que permitem uma interação permanente das áreas envolvidas, além das auditorias internas presenciais e visitas realizadas por seus Supervisores imediatos.

22


f

CONDUTA EM RELAÇÃO A SUSTENTABILIDADE

“Evitar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar”

Sustentabilidade é a integração e o equilíbrio dos aspectos ambiental, econômico e social na gestão dos negócios, garantindo a competitividade e a longevidade do grupo. Comprometidos com a prática ambiental, a empresa prioriza ações sustentáveis utilizando o conceito de “Evitar, Reduzir, Reciclar e Reutilizar”, visando contribuir com: a prevenção da poluição; o uso consciente de recursos naturais; a reciclagem e reutilização de materiais e insumos; a recuperação ambiental nas áreas de suas atividades; a educação ambiental de seus colaboradores e parceiros; o desenvolvimento da sociedade que onde atua; a melhoria contínua de seus padrões e métodos construtivos inovadores, visando maior controle operacional e atender seus clientes, tendo como meta entregar a seus clientes produtos e serviços com maior eficiência energética e redução de recursos naturais. Independente de sua área de atuação, todos os colaboradores deverão seguir os procedimentos definidos nos locais de trabalho, bem como atender aos requisitos legais das partes interessadas pertinentes para o contexto da organização. Qualquer ocorrência anormal (acidentes, incidentes, vazamentos, derramamentos) deverá ser imediatamente comunicada ao seu superior e ao Departamento de QMA para que as providências sejam tomadas. 23


24


Política de Privacidade

25


A política da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) demonstra o compromisso do Grupo Zopone com a privacidade e a proteção dos dados de parceiros e clientes, e está em constante construção de novos processos reforçando ainda mais este propósito. O programa de privacidade se aplica a todas as empresas do Grupo Zopone, entendendo como tal todas aquelas elencadas no site oficial da Zopone, no endereço www.zopone.com.br, englobando todos os seus serviços e negócios.

a

DADOS PESSOAIS COLETADOS

Ao visitar o nosso site você poderá navegar anonimamente pelo mesmo, sendo possível que a partir do registro como usuário ocorrer a personalização do seu contato com o site, onde informações pessoais poderão ser inseridas pelo usuário no momento do cadastro e, ainda, informações coletadas automaticamente quando da utilização das páginas e da rede. Há, assim, o tratamento de dois tipos de dados pessoais: Aqueles fornecidos pelo próprio usuário, nos quais a Zopone coleta todas as informações inseridas ativamente pelo usuário nas páginas, tais como nome completo, e-mail, gênero, data de nascimento, cidade e estado, quando do preenchimento de formulários nas páginas pelo usuário; Aqueles coletados automaticamente, nos quais a Zopone também coleta uma série de informações de modo automático, tais como: características do dispositivo de acesso, do navegador, IP (com data e hora), origem do IP, informações sobre cliques, páginas acessadas, as páginas seguintes acessadas após a saída das páginas, ou qualquer termo de procura digitado nos sites ou em referência a estes, dentre

26


outros. Para tal coleta, a Zopone fará uso de algumas tecnologias padrões, como cookies, pixel tags, beacons e local shared objects, que são utilizadas com o propósito de melhorar a experiência de navegação do usuário nas páginas, de acordo com seus hábitos e suas preferências. É possível desabilitar, por meio das configurações de seu navegador de internet, a coleta automática de informações por meio de algumas tecnologias, como cookies e caches. No entanto, o usuário deve estar ciente de que, se desabilitadas estas tecnologias, alguns recursos oferecidos pelo site, que dependem do tratamento dos referidos dados, poderão não funcionar corretamente.

b

OBTENÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Obtemos os dados pessoais nas seguintes situações: Quando você nos fornece seus dados pessoais ou quando interage diretamente conosco (por e-mail, telefone, carta ou através de formulário de contato), por exemplo, quando você se candidata a um emprego ou quando preenche uma ficha de cadastro ou outras informações sobre nossa empresa, produtos e serviços.

c

RETENÇÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

As informações coletadas pela Zopone por meio das páginas serão automaticamente excluídas de seus servidores quando deixarem de ser úteis para os fins para os quais foram coletadas, ou quando o usuário solicitar a eliminação de seus dados pessoais.

27


d

COMO UTILIZAMOS OS DADOS

As informações coletadas pela Zopone têm como finalidade a realização do relacionamento contratual com o Usuário e/ou fornecer e melhorar nossos produtos e /ou serviços, trazendo melhorias constantes das páginas ao usuário, adequando-as às suas preferências e aos seus gostos, bem como a criação de novos serviços e produtos a serem oferecidos aos Usuários. Base Legal: Nestes casos, o tratamento de dados é autorizado pelo inciso I do artigo 7º da Lei nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (“Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD”).

e

PROTEÇÃO E SEGURANÇA DE DADOS PESSOAIS

A Zopone armazenará as informações coletadas em suas páginas em servidores próprios ou por ela contratados. As informações sobre o registro no site são protegidas por senha para que somente o usuário tenha acesso a essas informações pessoais, sendo o usuário o único responsável pela manutenção da privacidade das suas senhas e/ou de quaisquer informações sobre o seu registro. Aqueles que entrarem em contato com as informações deverão se comprometer a manter sigilo absoluto. A quebra do sigilo acarretará responsabilidade civil e o responsável será responsabilizado nos moldes da legislação brasileira. A Zopone adota os melhores esforços, no sentido de preservar a privacidade dos dados dos usuários. Entretanto, nenhum site é totalmente seguro e a empresa não pode garantir integralmente que todas as informações que trafegam nas páginas não sejam alvo de acessos não autorizados perpetrados por meio de métodos desenvolvidos para obter informações de forma indevida. 28


Por esse motivo, nós incentivamos os usuários a tomar as medidas apropriadas para se proteger, como, por exemplo, mantendo confidenciais todos os nomes de usuário e senhas.

f

CONSULTAS E OUTROS DIREITOS

Em cumprimento à regulamentação aplicável, no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais, a ZOPONE respeita e garante ao usuário, a possibilidade de apresentação de solicitações baseadas nos seguintes direitos:

confirmação da existência de tratamento dos dados pessoais; o acesso aos dados; a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados; a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade; a portabilidade de seus dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa pelo usuário; a eliminação dos dados tratados com consentimento do usuário; a revogação do consentimento. Se você tiver alguma dúvida, observação, solicitação ou reclamação sobre a coleta ou o uso de (seus) dados pessoais ou sobre esta declaração de privacidade, entre em contato com o responsável pela proteção de dados da ZOPONE através do e-mail denuncia@zopone.com.br.

29



Programa de Compliance


a

O QUE SIGNIFICA COMPLIANCE?

“... significa estar em conformidade com as obrigações legais, normas internas e nossos valores expressos no Código de CONDUTA.”

O Grupo Zopone, de acordo com as melhores práticas empresariais, instituiu e está em busca constante da consolidação do PROGRAMA DE COMPLIANCE, tendo o compromisso de competir ética e legalmente em suas relações com oficiais do governo (ou terceiros que se relacionem com oficiais do governo) primando sempre pela ética e probidade em seus negócios, seja pelos Colaboradores, clientes, fornecedores ou por órgãos governamentais. O objetivo principal é mostrar a importância do COMPLIANCE no seu trabalho diário e entender a necessidade do comprometimento de todos os Colaboradores, para que as informações sejam transparentes e estejam de acordo com as normas da Empresa. A palavra COMPLIANCE vem do verbo do idioma inglês “to comply” e significa cumprir, satisfazer, executar, ou seja, estar em conformidade. Quando falamos em COMPLIANCE estamos nos referindo ao cumprimento das regras que a Empresa e todos os seus Colaboradores devem seguir. Assim, o Grupo Zopone atua exclusivamente dentro do escopo da lei aplicável em vigor, sendo expressamente contrária à prática de atos lesivos à administração pública, nacional ou estrangeira, assim entendidos como todos aqueles que atentem contra o patrimônio público nacional ou estrangeiro, contra princípios da administração pública ou contra os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil. Com um objetivo de alcançar um ambiente livre de condutas capazes de violar a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13), foi implementada na empresa um programa eficaz de prevenção e detecção de violações das Regras Anticorrupção, visando servir de canal de denúncias que prestigie o anonimato, treinamentos contínuos e mecanismos de comunicação de fácil 32


acesso a todos os Colaboradores da Empresa. Podemos dizer que COMPLIANCE significa estar em conformidade com as obrigações legais, normas internas e nossos valores expressos no CÓDIGO DE CONDUTA. Significa evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possam ocorrer.

33


b

CANAIS DE COMUNICAÇÃO COMPLIANCE

Sempre que observarmos um comportamento inadequado e/ou que viole o nosso CÓDIGO DE CONDUTA, devemos expor nossas preocupações. Contudo, existem circunstâncias em que não nos sentimos à vontade para comunicar o problema ou situações em que a privacidade é requerida. Preferimos que você faça a denúncia anonimamente a omitir estas informações. O Departamento Jurídico do Grupo Zopone zela pela aplicação do CÓDIGO DE CONDUTA e Anticorrupção, esclarecendo dúvidas, reclamações e denúncias quanto a desvios de conduta, práticas de fraude e de corrupção, assegurando que seus princípios e valores sejam seguidos por todos.

Entre em contato pelo telefone

0800 7703103 ou pelo e-mail

denuncia@zopone.com.br Sua denúncia é muito importante para a Empresa e todas as informações serão mantidas em absoluto sigilo.


© 2021 - Zopone Engenharia e Comércio - Todos os direitos reservados