Z Magazine ed. 44

Page 46

ENSAIO

Guerreiros U não desistem Elimine o “Será?” de sua vida - quando um vencedor vai trabalhar, não se permite usar frases que comecem com a expressão de dúvida “Será?”

m dia desses, uma estagiária da minha editora pediu para mudar de departamento porque não estava suportando o chefe. Fico feliz em ver que na minha empresa os funcionários têm liberdade para reclamar dos chefes e de confrontá-los. Por outro lado, me pego pensando sobre a atitude de profissionais que desistem de seus objetivos logo que aparecem as primeiras dificuldades. É preciso compreender que quanto maior a altitude que se atinge ao escalar uma montanha, mais o ar é rarefeito! Então, um superior perfeccionista, ou mesmo chato, ou implicante, não pode ser obstáculo para quem quer subir na carreira. Aliás, o sucesso sempre vem acompanhado de provações tamanho-família. Mais êxito significa mais problemas a enfrentar, mais pressão, mais encrencas para resolver. Quando somos promovidos, a empresa nos dá uma chance de contribuir para a solução de situações mais complexas e de maior responsabilidade. E é exatamente nesse ponto que moram as oportunidades. Dizendo de outra maneira: o mar esconde verdadeiros tesouros. E os valiosos se encontram, em geral, nas profundezas. E, quanto mais fundo for o mergulho, maior a dificuldade para avançar. Haja coragem e sabedoria para seguir em frente, principalmente quando os obstáculos se tornam frequentes. A Petrobras, há pouco tempo, nos deu um belo exemplo de superação. Descobriu uma nova reserva de petróleo na bacia de Santos, que pode vir a acrescentar de 70 a 107 bilhões de barris do produto às reservas brasileiras. Mas, para chegar a esses depósitos, a estatal perfurou infinitos poços de mais de 2 mil metros de profundidade, no sal e solo marinho, durante cerca de um ano. Você consegue imaginar o trabalho que deu avançar nessa empreitada? Mesmo assim, a equipe da Petrobras demonstrou persistência. Errou, corrigiu seus referenciais, até encontrar o petróleo e o gás. A maioria das empresas desistiria quando os problemas aparecessem, mesmo que isso significasse continuar com a falta de petróleo e de gás natural que as abastecem. Poucos estariam dispostos a pagar o preço necessário para continuar a perseguir melhores condições de realizar seus sonhos. Quando um vencedor vai trabalhar, não se permite usar frases que comecem com a expressão de dúvida “Será?” — “Será que eu vou vender?”, “Será que vai dar certo?”, “Será que vai funcionar?”... Você já ouviu dizer que um artilheiro no campeonato de futebol tenha se perguntado, antes de chutar a bola, “Será que vou fazer o gol?” Se pensasse assim, com certeza não seria o goleador do time. Quando os problemas aparecerem, aconselho você a fazer o mesmo: não desanimar, não duvidar. Se acreditar em si mesmo e em seus objetivos, não vai se arrepender. É preciso ir fundo naquilo em que aposta. Os medíocres desistem no meio do caminho. Os campeões caminham até concretizar o que desejam.

Roberto Shinyashiki é psiquiatra, palestrante e autor de 14 títulos, entre eles: Sempre em Frente; Os Segredos dos Campeões, Tudo ou Nada, Heróis de Verdade, Amar Pode Dar Certo, O Sucesso é Ser Feliz e A Carícia Essencial. www.shinyashiki.com.br

46


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.