Boletim 3

Page 1

Jardim de Infância de Fraião

MAGIA Nº 3 JUNHO 2010

No dia 19 de Junho, no período da tarde, foi realizada a Festa de Final de Ano. Esta festa teve como objectivos proporcionar momentos de alegria, convívio e entusiasmo marcando o fim de uma etapa escolar. Esta festa foi planificada em parceria com a Associação de Pais que se mostrou, desde início, muito interessada e receptiva, ficando a seu cargo toda a montagem do cenário, a confecção das capas e bengalas dos finalistas, bem como, a realização de uma feirinha e de uma barraquinha de bebidas, doces, bifanas sem esquecer a sardinha assada. Esta festa teve início pelas 14.30 com a apresentação de um teatro “Pequeno Trevo” realizado pelas crianças do JI, seguindo-se várias apresentações pela EB1, da responsabilidade das AEC. Para finalizar procedeu-se à cerimónia de entrega dos diplomas. Os finalistas do JI e EB1, com as suas capas, bengalas e cartolas receberam o livro e o diploma e, em coro, cantaram o hino dos finalistas. A Associação de Pais presenteou-nos com os insufláveis, que fizeram a alegria de todas as crianças, além de um espectáculo de capoeira e danças de salão. Esta festa terminou com um lanche convívio, proporcionando momentos de alegria entre toda a comunidade educativa. Obrigada a todos que participaram nesta festa e trabalharam com ardor para tornar este dia inesquecível... Parabéns à mãe da Bruna que teve um lindo menino chamado Paulo. Outra mãe que está de parabéns é a mãe da Matilde que teve um belo rebento chamado Afonso. Aqui enviamos beijinhos e votos de muitas felicidades para os bebés.

Nunca se esqueçam da mensagem do Trevo:

Somos iguais diferentes Não nos interessa o aspecto Queremos que o mundo inteiro Dê ao trevo MUITO AFECTO...


O ambiente e a recicla-

Cabe à escola e aos pais levar os jovens a entender o

gem são temas sempre

porquê da necessidade de uma correcta educação

abordados nas actividades

ambiental, mais do que termos ecopontos nas escolas,

da nossa escola. Participa-

de aproveitarmos os materiais usados e de evitar deitar

mos no projecto “3 Rês

o lixo para o chão, devemos ser capazes de explicar o

Amigos”, que consistiu na

porquê de adquirir todos os hábitos relacionados com

realização de um teatro de fantoches, que apresentamos a

a reciclagem. Fizemos o aproveitamento de alguns

todos os meninos da EB1, no dia do ambiente, além de

desperdícios e sua reutiliza-

uma sensibilização feita em DVD sobre os Herdeiros do

ção em diferentes mate-

Futuro, enfatizando a necessidade de tratar do nosso mun-

riais:

do, poupando água, cuidando da floresta e utilizando as energias alternativas. O principio 1 da declaração de Estocolmo, escrito em 1972, diz-nos que: “ O homem tem direito à igualdade, à liberdade e a condições de vida satisfatórias, num ambiente cuja qualidade lhe permita viver com dignidade

-De caixas de leite fizemos os nossos fantoches -Decoração do polivalente segundo

o

tema

“Reciclagem”, com materiais de desperdício

e bem-estar, cabendo-lhes o dever solene de proteger e melhorar o ambiente para as gerações vindouras.”

- Elaboração de borboletas, joaninhas e flores.

Vamos As fábricas não deitavam fumo para o céu. Diogo Lima

dar a nossa

Ninguém fazia mal ao ambiente. Luís Aumentava os impostos a quem fizesse a poluição. Diogo Lima Não deixava poluir as praias. Diogo Jorge Evitava os incêndios.

mão

Francisca

As pessoas não deitavam lixo nas ruas. David Baixava os impostos. Diogo Jorge As pessoas usavam os ecopontos Diogo Saleiro O mar estava limpinho. Diogo Cardoso As fábricas não deitavam lixo para os rios. Diogo Arezes

na defesa da floresta

Página 2 MAGIA


Página 3

Os estados Membros das Nações Unidas—ONU– reconhecendo que as crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião, origem nacional ou social, necessitam de cuidados e atenções especiais, precisam de ser compreendidas, preparadas e educadas de modo a terem possibilidades de usufruir de um futuro condigno e risonho, propuseram o Dia 1 de Junho, como o Dia Mundial da Criança. Neste dia é importante sublinhar que “os direitos das crianças nem sempre são respeitados, não só fora, mas também dentro da Europa”.O programa preparado pela autarquia e pela Empresa Municipal de Desportos para a comemoração deste dia, começou pela manhã, no Campo Adelino Ribeiro Novo, onde as crianças tinham à sua disposição vários jogos, insufláveis e a final do torneio de futebol de cinco. Todos as crianças, do nosso jardim, vestiram uma t-shirt pintada por eles, com peixes e arcoíris, simbolizando o nome da sala. As nossas crianças assistiram e deliciaram-se com a vitória da equipa da nossa escola, composta pelos alunos do 1º Ciclo que contentes, mostravam orgulhosos a sua taça, que ganharam com todo mérito.

brincadeiras no parque infantil e seguidamente assistimos ao show das aves, onde abutres, falcões e corujas mostravam as suas habilidades deixando- nos boquiabertos. A visita de estudo das crianças do JI e EB1 foi à quinta de Sto Inácio, em Vila Nova de Gaia, um espaço agradável composto por um zoo que engloba um insectário, um reptilário, aves de rapina e aves da floresta tropical, além de um parque infantil, uma quinta pedagógica, um bosque e uma zona de piqueniques. A viagem foi curta e correu muito bem, cantamos, conversamos e fizemos uma grande festa quando passamos junto ao estádio do FCP “Dragão” . Na Quinta vimos muitos animais: cisnes que nadavam num lago, zebras, macacos de cauda vermelha que estavam a andar de baloiço e a fazer macaquices , tartarugas, crocodilos, cobras muito grandes e lagartos. Num espaço muito grande estavam cangurus, cabrinhas, avestruzes, flamingos e os patos com os seus filhotes. Vimos uma tartaruga gigante que caminhava muito devagarinho. Os pavões andavam, por todo o lado, e abriam as penas coloridas como um lindo vestido de baile, ficando muito vaidosos, pois todos os admiravam. Como a hora do almoço estava a chegar dirigimonos à zona dos piqueniques e começamos a tirar das lancheiras o farnel. Após o almoço fizemos várias

Antes do regresso ainda houve tempo para comermos o nosso geladinho. Voltamos para casa muito felizes com esta aventura e como estávamos tão cansados até adormecemos na viagem.


Eu gostei muito desta sala que é muito grande. Maria João

No dia 11 de Junho fizemos uma actividade diferente com as crianças, tendo em vista proporcionar a articulação com o 1º Ciclo e facilitar a integração nesta nova realidade, no próximo ano lectivo. Esta actividade foi a terceira efectuada neste âmbito , verificando-se uma maior confiança das crianças, que se sentaram nas carteiras com os colegas mais velhos. Como esta actividade foi efectuada, logo após a visita de estudo, as crianças levaram as pesquisas feitas dos diferentes animais, observados na Quinta de Stº Inácio, para partilharem com os alunos mais crescidos, as suas opiniões. Gerou-se uma conversa animada e os mais pequenos estavam delirantes. Outro dos assuntos debatidos nesta actividade foi a abertura do mundial de Futebol, tema do agrado de todas as crianças. Falamos sobre as equipas que inauguraram este mundial - Africa do Sul e México, países que localizamos no mapa mundo, referindo as suas capitais e as expectativas deste evento. Foi feita, individualmente, uma previsão do resultado e algumas das crianças do JI escreviam o resultado no quadro. Foi uma tarde diferente que motivou os finalistas para a nova etapa que se aproxima. Uma das crianças, desta sala, que de inicio se mostrava receosa e não queria ir, no final falava desta experiência com agrado não demonstrando qualquer receio. Estas actividades foram positivos e decorreram de forma harmoniosa contando com a participação e empenho de todos.

Eu gostei de mostrar aos meninos as minhas pesquisas. Francisca

No âmbito da comemoração do dia da “Segurança” o nosso Jardim de Infância desenvolveu algumas actividades com o objectivo de promover nas crianças atitudes de cidadania e segurança. Assim conversamos em grupo sobre a segurança rodoviária e as crianças adquiriram algumas noções:

Quando ando a pé e quero atravessar a rua. Havendo passadeiras, atravesso nelas. Olho para um lado e para o outro e escuto. Quando não vêm carros, atravesso a direito e sem pressa! Ao caminhar pela estrada, faço-o pela esquerda, de frente para o trânsito.

Quando viajo de carro Viajo sempre no banco de trás e com cinto Viajo sentado e não ponho a cabeça ou os braços fora da janela.

de

segurança.

Quando ando de bicicleta: Quando ando de bicicleta, nunca me esqueço do capacete, pois protege-me de quedas que podem ser muito perigosas.

Ficha Técnica:

Endereço: Avenida Central nº 695 4750-721 Tamel S. Veríssimo

Responsável: Maria José Meira

Arranjo gráfico: Maria José Meira

Equipa redactorial: Ana Paula Araújo e Maria José Meira

Telefone da EB1/JI : 253 823333

Blogue: http://eb1jifraiao-tamelsverssimo.blospot.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.