34
SER DECOJOVEM TEXTO: DECOJovem
Na água ou na areia, as picadas de alforreca ou de peixe-aranha podem estragar um dia de praia. Por norma não são graves, mas devem ser tratadas no local.
As alforrecas As alforrecas, medusas ou mães d’água existem há mais de 650 milhões de anos. Há mais tempo que os dinossauros! Quando atingem uma praia, em poucas horas as alforrecas literalmente evaporam, deixando apenas a pele. Isto acontece porque são formadas por 98% de água! Nos passeios de verão, à beira-mar, o que encontramos enterrado na areia é a pele da alforreca! S ão v e n e n o s a s ? Segundo os especialistas, as medusas das águas de Portugal Continental, do Mar Mediterrâneo, da Madeira e dos Açores são pouco perigosas. Das espécies que aparecem na costa portuguesa, a mais perigosa é provavelmente a Pelagia Noctiluca, que se torna luminescente quando se sente ameaçada; e a Caravela-portuguesa (parecida com a alforreca), que é relativamente rara nos nossos mares. A alforreca ou a medusa atacam normalmente dentro de água, mas mesmo mortas, quando pisadas na areia, podem gerar reação na pele. Na maioria das vezes, esta picada não exige cuidados médicos. O q u e fa z e r q ua n d o é s p i c a d o ? 1 . Deves sair da água e manteres-te quieto, para diminuir o risco de a toxina se espalhar no corpo; 2 . Se houver tentáculos, deves removê-los, usando uma luva ou uma pinça (Estes podem picar!); 3. Raspa a zona com um cartão de plástico (por exemplo, um cartão multibanco), um pau de gelado ou um pedaço de concha, caso detetes uma pequena bolsa com veneno sobre a pele; 4 . Aplica gelo envolto num saco de plástico ou pano, para aliviar a dor e a inflamação; 5 . Se necessário, pede ajuda ao nadador-salvador e toma um anti-inflamatório, como o paracetamol; Sabias que… Não deves aplicar vinagre, álcool ou urina (Isso é cena de filme!), porque estes produtos podem agravar a situação. Pelo contrário, a espuma de barbear ajuda a travar as toxinas. Se sentires dificuldades respiratórias, dores no peito ou se a zona do corpo atingida for extensa ou sensível, como o rosto ou os genitais, vai de imediato para o hospital!
JULHO | AGOSTO’16
maiseducativa.com
Peixe-aranha O peixe-aranha é muito frequente na costa portuguesa, nos Açores e em Porto Santo. Aparece, normalmente, quando a maré está a vazar e enterra-se na areia, a poucos centímetros de profundidade, deixando os olhos e a barbatana de fora. Tem a capacidade de se camuflar e de ameaçar qualquer pé descalço! A picada causa uma dor muito intensa, que alivia com o calor. O q u e fa z e r , q ua n d o é s p i c a d o ? 1 . Em casa, num café ou no posto de socorrismo, mergulha a zona afetada em água tão quente quanto consigas aguentar (sem provocar queimaduras) durante 30 a 90 minutos; 2 . O espinho deve ser removido com uma pinça (não toques com os dedos!) e a ferida limpa com água e sabão; 3 . Passa por água fresca e deixa secar ao ar; 4 . Se a dor persistir, toma um anti-inflamatório; 5. Caso tenhas dificuldades em remover o ferrão ou este se encontrar numa articulação ou tendão, vai ao médico; 6 . Se a dor piorar ou se ficar mais inflamado, deves ir ao médico também. Em caso de infeção, o médico deverá receitar um antibiótico.
E l e s p i c a m , m a s e m au t o d e f e s a ! P r e v i n e -t e e b o n s m e r g u l h o s ! E s ta m o s d e vo lta e m s e t e m b r o !
A DECOJovem é um projeto da DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor criado a pensar nos jovens consumidores.
5 www.decojovem.pt f DECOJovemEscolaSustentavel T DECOJovem /decojovem