Mais Superior | Abril 2021

Page 1



[ índice [ 3

Editorial

04 06

Já falta pouco para terminares a licenciatura e não queremos que fiques ansios@ com o que aí vem.

08

Esta é mais uma daquelas etapas em que tens de fazer escolhas. Gostavas de ingressar já no mercado de trabalho? Ou sentes necessidade de procurar por mais conhecimento e formação?

10

Se queres continuar a investir na formação, fica a saber o que é mais vantajoso para ti. Seja qual for a tua situação neste momento, nós estamos aqui para te ajudar! Se o teu objetivo é entrar já no mercado de trabalho, então entra a pés juntos, com as nossas dicas!

14

Uma boa maneira de iniciares a carreira na área é através dos programas de trainee, e atenção que não é igual a um estágio. Fica a conhecer todas as diferenças e as principais empresas recrutadoras!

18

E se estás a par dos benefícios do desporto coletivo e gostavas mesmo de praticar uma modalidade desportiva em contexto universitário, fica a saber como funciona o estatuto estudante-atleta e o percurso de três jovens atletas.

20

E como queremos contribuir para um mundo mais sustentável, vamos falar-te sobre mobilidade elétrica: o caminho verde para o futuro! Tudo isto e muito mais, para leres na nossa Mais Superior de abril, agarra já a tua e boas leituras! Joana Alves

16

24

26

28

Opinião Ambiente

Mobilidade Elétrica: o caminho verde para o futuro

Destaque

Pós-Graduações Que vantagens oferecem?

Destaque

06

Mestrados e Doutoramentos, eis as diferenças

Sugestões

10

Tem uma entrada a pés juntos no mercado de trabalho

Recrutamento

Recrutamento: o que procuram as empresas

Entrevista

Entrevista a Clara Trindade, Diretora de Recursos Humanos da L’Oreal

Sugestões

Programa de Trainees Uma boa oportunidade para iniciares a tua carreira profissional

Investigação

Fundação para a Ciência e Tecnologia - Tudo o que precisas saber

Desporto

Desporto Universitário - Já conheces o estatuto de estudante-atleta?

Breves

18

As últimas do Ensino Superior

Passatempos Ganha o jogo oficial da série La Casa de Papel!

Ganha um pack de produtos de beleza bioten

Queres ganhar uns auriculares com a Forall Phones?

Com a Mais Superior e a Mebo Games, entra na série espanhola mais popular da Netflix: La Casa de Papel, e faz o golpe do século em 60 minutos! Estamos a oferecer, o jogo oficial “La Casa de Papel – Escape Game”, onde vais seguir o plano do Professor para tentar sair com 2400 milhões de euros da Real Casa da Moeda de Espanha.

A Mais Superior, em conjunto com a bioten, querem dar-te a oportunidade de ganhares um pack de produtos de cuidado de rosto que incluí um Gel de Limpeza Detox e uma água Micelar Detox.

Com os auriculares Bluetooth True Wireless Stereo da Muvit, podes disfrutar da melhor qualidade de som com a liberdade duns fones sem fio. Interessante? A Mais Superior e a Forall Phones têm um conjunto destes auriculares da Muvit para te oferecer!

Ficha Técnica

Proprietário/Editor: Young Direct Media, Lda www.maissuperior.com Revista de conteúdos educativos para os alunos do Ensino Superior DIRETOR Duarte Fortunato, duartefortunato@youngdirectmedia.pt;

NIPC nº 510080723 E mpr esa j ornali st ica i nsc ri t a c om o n º: 2 2 3 8 5 2 Capital Soc ial: 22.500 euros DE TENTOR ES DE 5% O U MAI S DO CAP I TAL D A EM P R ES A: Mar ia da G raça Alv es Romão d os San t o s 3 3 , 3 3 % | D u art e Jo sé Al ve s F or t unat o 33,33% | Pa ulo Jor ge Fo rt u n at o 3 3 , 3 4 % ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO GERAL DA EMPRESA Duarte Fortunato, duartefortunato@youngdirectmedia.pt; Graça Santos, gracasantos@youngdirectmedia.pt; Paulo Fortunato, paulofortunato@youngdirectmedia.pt Sede de redação e editor: Rua António França Borges, nº 4A loja Dta. 2625-187 Póvoa de Santa Iria Tlf: 21 155 47 91 Email geral: geral@youngdirectmedia.pt

REDAÇÃO Joana Alves, joanaalves@youngdirectmedia.pt; Rita Coelho, ritacoelho@youngdirectmedia.pt; DEPARTAMENTO COMERCIAL Gonçalo Pires goncalopires@youngdirectmedia.pt; DESIGN Cristina Germano imagem@youngdirectmedia.pt; COMUNICAÇÃO Hugo Silva comunicacao@youngdirectmedia.pt;

ESTATUTO EDITORIAL Disponivel em https://www.maissuperior.com/ficha-tecnica/ TIRAGEM: 7.500 exemplares EDIÇÃO PUBLICADA EM SUPORTE DE PAPEL E DIGITAL DISTRIBUIÇÃO: Gratuita PERIODICIDADE: 4 x ano REGISTO NA ERC Nº 126168 DEPÓSITO LEGAL: 339820/12 TIPOGRAFIA E MORADA: Monterreina, Cabo da Gata, 1-3, Área Empresarial Andalucia, sector 2 28320 Pinto Madrid - Espanha BANCO DE IMAGENS :

Todas as imagens utilizadas nesta publicação, salvo as que estão creditadas, são retiradas do Adobe Stock, Unsplash e Pixabay.

ESTA PUBLICAÇÃO ENCONTRA-SE ESCRITA AO ABRIGO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO.

abril 2021

maissuperior.com


4 [ opinião [

Catarina Rodrigues

Ana Gabriela Cabilhas

Jornalista da RTP

Presidente da Federação Académica do Porto

Na FAP mantemos o contacto muito próximo com as associações de estudantes e há sempre uma lógica de apoio que tem que existir. Acima de tudo, conseguimos sinalizar os estudantes que estão numa situação de maior vulnerabilidade para fazer o levantamento das queixas que nos têm chegado, desde atraso na pagamento de propinas e problemas de saúde mental que continuam a existir. E por isso,nesta fase pandémica, a necessidade de resposta tem de ser maior, sendo proposto um conjunto de medidas e atos hipotéticos que temos de trabalhar.

Pelo facto de sermos mulheres, são-nos indicadas tarefas ou vedadas oportunidades, pelo nosso género, e lembro-me que desde pequena isso sempre me fez confusão. Logo que percebi que queria ser jornalista, comecei a querer tratar desde cedo de temas de direitos humanos, igualdade de género e pessoas lgbt, e percebi que na verdade era esse o jornalismo que me realizava. Ou seja, o jornalismo que denunciasse injustiças, que desse voz aos menos ouvidos.

Clara Silva João Sobrinho Teixeira

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Numa era pós-covid, ao nível da transição digital, espera-se que as mudanças no sistema de ensino não passem pelo ensino a distância. Há uma área que vai ser extremamente importante para estas ferramentas digitais, que é uma perspetiva de formação ao longo da vida, quer de upskilling, quer de reskilling.

abril 2021

maissuperior.com

Ilustradora e autora da página @clara.nao dedicada ao feminismo, amor e humor

Nos dias de hoje faz muita falta à sociedade empatia, porque se houvesse empatia haveria igualdade de género e não haveria racismo, nem xenobia. E falo de empatia, não é uma simulação episódica, ou seja, uma coisa é imaginares-te nos sapatos de outra pessoa na situação dela, outra coisa é o que farias no lugar dela sendo tu. Isso já não é empatia, porque para ser tens de imaginar o contexto de outra pessoa.

Filipe Pinto Músico

A pandemia só veio reforçar a fragilidade do nosso setor da cultura e a carteira profissional que não temos. Nós, músicos e artistas, fazemos descontos na segurança social e os apoios são muito poucos, e às vezes nem existem. Ou seja, faz falta uma associação que una o “bolo” todo, não só a união audiovisual que é super importante mas uma estrutura que represente o setor da cultura e dê um rumo aos profissionais do setor.


[breves [ 5

abril 2021

maissuperior.com


6 [ ambiente [

Mobilidade Elétrica:

A

o caminho verde para o futuro mobilidade sustentável é o assunto do momento com um gigante impacto no futuro. Pequenas alterações na forma como nos deslocamos, têm uma grande influência na saúde e longevidade do nosso planeta. Queres contribuir para um caminho mais verde? Conhece as opções elétricas presentes no mercado, os apoios que sustentam estas opções e como as cidades se estão a tornar mais amigas do ambiente. Texto: Rita Coelho Fotos: Adobe Stock

Opções de mobilidade elétrica Quando falamos em mobilidade, referimo-nos a todas as deslocações que se fazem no dia a dia, sejam elas profissionais ou sociais. Reduzir as viagens de carro e aumentar as deslocações através de uma rede de transportes, ou até optar por um meio de transporte partilhado, tem um impacto positivo para o planeta. Contudo, há quem prefira uma deslocação individual, livre de horários impostos pelos transportes, ou de custos da deslocação partilhada. Se gostas da liberdade de te deslocares pela cidade, sem estares dependente de horários ou de outras pessoas, as opções elétricas são cada vez mais variadas, ora vê.

Trotinete elétrica: Podes adquirir a tua própria trotinete,

ou utilizar as trotinetes públicas, já distribuídas por diversas cidades portuguesas do norte ao sul do país.

abril 2021

maissuperior.com

Bicicleta tradicional ou elétrica: Os preços são vários e as vantagens também! Se optares por não comprar uma bicicleta tua, por uma questão de orçamento, ou por teres pouco espaço para a guardar, há mais opções! Bikesharing, é o serviço que disponibiliza bicicletas, a custos variados, com a vantagem de teres vários pontos pela cidade onde podes estacioná-las, sem qualquer preocupação acrescida. Motas elétricas: À semelhança das opções anteriores, podes ter a tua própria mota, se o teu orçamento permitir, ou optar pelos serviços de motosharing. Pagas apenas os minutos que utilizas o veículo, deslocas-te com menos esforço e mais rapidamente, e ainda, evitas as filas de trânsito enquanto fazes as tuas deslocações diárias.

Carro elétrico: Para quem não dispensa o conforto do veículo

pessoal, é cada vez maior a aposta das principais marcas de carros em mobilidade com 0% emissões de carbono prejudiciais para o ambiente. A variedade é muita, as vantagens também, é tudo uma questão de escolhas e analisares os prós e os contras de cada escolha!


As melhores apps para os utilizadores mais elétricos

[ambiente [ 7

miio: Se procuras uma aplicação que te acompanhe nas viagens elétricas, esta é provavelmente das melhores, é gratuita e disponibiliza todas as informações necessárias.

Moovit: A app que combina o comboio, metro, autocarro, elétrico, ferry, trotinetes, motos ou serviços de TVDE), orientando o utilizador do ponto A ao ponto B da forma mais fácil, indicando horários e mapas. Acciona: Na app de aluguer de motos elétricas em Lisboa, as motos têm uma potência equivalente às de 125 cc, e o pagamento é feito mediante a utilização. Blablacar: Uma aplicação de boleias, que junta condutores

com passageiros para partilhar automóveis. Basta selecionar o destino e pesquisar pelos veículos disponíveis.

Circ: Uma app de trotinetes elétricas, na qual, os veículos são localizados e desbloqueados através da app. Ecooltra: Com esta aplicação podes localizar, reservar e alugar

um motociclo elétrico em oito cidades europeias, entre as quais Lisboa.

“Quero comprar um veículo amigo do ambiente, com o apoio do estado, é possível?” Desde 2017 que o Fundo Ambiental tem como compromisso, o programa Incentivo pela Introdução no Consumo de Veículos de Baixas Emissões, que consiste em: “dar continuidade à implementação de medidas de aceleração da apropriação de energias de tração alternativas e ambientalmente mais favoráveis, como a tração 100% elétrica.” Vê os apoios que podes receber na categoria de Mobilidade Ativa ciclável e duas rodas:

Bicicletas e Motociclos

50% do valor da aquisição até 350€

Bicicletas Convencionais

20% do valor da aquisição até 100€

“Como posso candidatar-me a receber este incentivo?” Basta ires ao site do Fundo Ambiental e procederes à tua candidatura. Este procedimento é feito exclusivamente online. Poderás ainda visualizar o limite de incentivos a atribuir por categoria de veículo - são cinco as categorias – e ainda quantas candidaturas foram já submetidas.

Sabias que... Segundo dados da Agência Europeia do Ambiente de 2020, a poluição atmosférica continua a ser a principal ameaça ambiental para a saúde na Europa? Com mais de 400 000 mortes prematuras provocadas pela poluição atmosférica todos os anos na UE. Mais de 50% da eletricidade produzida em Portugal já é de origem de fontes renováveis, não poluentes, de acordo com dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE). Foram adquiridos em 2010 na Europa 700 unidades de carros elétricos, em 2019 e em 2020 cerca de 550 000, de acordo com a Agência Europeia do Ambiente.

abril 2021

maissuperior.com


8 [ destaque [

Pós-Graduações:

Que vantagens oferecem?

S

e estás a terminar a tua licenciatura e estás a pensar no passo seguinte, certamente já te deparaste com a questão: “Será que vale a pena investir numa Pós-Graduação?” Já tod@s estivemos nessa situação, em que temos de escolher um caminho e avaliar todas as opções. Para que faças uma opção informada (e descomplicada), nós contamos-te tudo sobre esta escolha! Texto: Rita Coelho Fotos: Adobe Stock

O que é uma Pós-Graduação (PG)?

A PG é uma especialização com menor duração, que não confere grau académico e que permite aprofundar conhecimentos e competências numa determinada área, por exemplo, na tua área de licenciatura, ou caso já estejas a trabalhar, na tua área de emprego. Esta formação deve responder às novas necessidades do mercado e/ ou acompanhar as tendências, por essa razão, tipicamente, esta não é uma formação teórica, embora aborde conceitos teóricos e de investigação que fundamentam as competências práticas adquiridas.

Como escolher uma Pós-Graduação?

Estas formações são, muitas vezes, frequentadas por quem procura desenvolver competências numa área distinta da sua área de formação, ou renovar conteúdos para potencializar a progressão na carreira. Nestes casos, é importante ter em consideração o horário em que serão lecionadas as aulas, frequentemente as PG são em regime Pós-Laboral. Será importante definires o objetivo que pretendes alcançar com esta formação e analisar os programas das PG, para perceberes quais as formações que te permitem alcançar esse objetivo ou até outros.

Duração e investimento

Ambas variam consoante o Estabelecimento de ensino, a sua reputação e área de formação. A duração, em termos gerais, oscila entre os 6 meses e 1 ano. Os valores começam nos 1.000€ e não dependem necessariamente da duração da PG, em alguns casos, formações de menor duração podem revelar-se mais dispendiosas.

Valorização da Pós-Graduação no mercado de trabalho

Se a licenciatura te parece, por vezes, demasiado teórica e sentes que não te vai ajudar profissionalmente, a PG poderá dar-te mais confiança. Por ser uma formação com um cariz maioritariamente prático, tens oportunidade de pôr à prova os teus conhecimentos e aptidões. Aqui poderás utilizar as ferramentas que a tua formação te ofereceu, e ainda adquirir outras tantas.

Vantagens > Atualização ou descoberta de conhecimentos; > Desenvolvimento de competências específicas; > Contribui para definir objetivos de carreira; > Ajuda a descobrir novos interesses e aptidões; > Desenvolve soft skills; > Curta duração.

Desvantagens > Custos, por vezes, elevados;

Não te esqueças! É importante avaliares o teu caso em concreto e perceber quais as mais valias que esta formação te poderá trazer, em termos de aplicabilidade no mundo do trabalho. Fala com professores, técnicos e outros alunos que já frequentaram essa formação, aconselha-te!

abril 2021

maissuperior.com

> Não confere grau académico.


[ destaque [ 9

abril 2021

maissuperior.com


10 [ destaque [

Mestrados e Doutoramentos, eis as diferenças: T

erminaste a licenciatura e não sabes o que fazer? Não te preocupes! A Mais Superior vai explicar-te tudo que precisas de saber para tomares uma decisão ponderada e consciente.

A aposta na formação compensa sempre, mas há que saber o que é mais indicado em cada caso e o que vai de facto fazer a diferença no teu percurso profissional. Enquanto recém-licenciado, tens três opções, pós-graduação, mestrado ou doutoramento, qualquer uma implica um investimento da tua parte, tanto pessoal, como financeiro, portanto é necessário que entendas em que consiste cada uma delas. Relativamente ao mercado de trabalho, não existe uma resposta ideal sobre qual das três é mais valorizada, dependendo da área das formações, e das mesmas poderem complementar-se. Contudo, qualquer uma das três opções oferece vantagens e desvantagens, por isso, para fazeres a escolha acertada, deves ir ao encontro do que é mais consonante com os teus objetivos pessoais e profissionais! Texto: Joana Alves Fotos: Adobe Stock

abril 2021

maissuperior.com


[ destaque [ 11

abril 2021

maissuperior.com


12 [ destaque [

Uma mais-valia do mestrado, além de conferir o grau de mestre, é a sua componente teórico-prática e a carga de horário reduzida, que te possibilita conciliar os estudos com um part-time ou outra atividade. Relativamente à componente prática, esta fica ao teu critério, poderás optar por um estágio curricular, um relatório, um projeto, ou a famosa, e para muitos, a “temível” tese de mestrado. O mestrado permite-te reforçar e aperfeiçoar a tua aprendizagem, ou estudar algo completamente diferente da tua licenciatura, e assim, adquirir experiência numa outra área de estudo que pretendas explorar. Um aspeto a ter em conta é a média final de licenciatura, uma vez que, para te poderes inscrever num mestrado, a maioria das faculdades exige uma média final de curso de 14 valores. Se não for o teu caso, existem faculdades que permitem a inscrição de alunos que já possuam uma pós-graduação em que a nota final equilibra com a nota da licenciatura. Em relação ao mercado de trabalho, é expectável que os os trabalhadores que possuem um diploma de mestre tenham salários superiores ou ofertas de emprego com cargos superiores, contudo, isto nem sempre acontece.

abril 2021

maissuperior.com

Quanto aos doutoramentos, estes têm a duração de três a quatro anos, e conta habitualmente com uma primeira fase curricular, e depois, com o desenvolvimento de uma tese.

Doutoramentos

Mestrados

Os mestrados têm geralmente a duração de dois anos, porém, alguns cursos incluem o mestrado integrado, e nesse caso, a licenciatura passa a ser de cinco anos. O mestrado destina-se a quem pretende reforçar a sua formação geral e obter um grau académico, sendo que a partir deste grau é possível dar aulas ou ter acesso ao doutoramento.

Para te poderes candidatar a um curso de doutoramento, já deves ter o grau de mestre, dando continuidade à formação, habitualmente numa mesma área de estudo ou semelhante. No entanto, é possível candidatar-se a doutoramento quem tenha apenas licenciatura (pré-Bolonha), se a nota de conclusão do curso for superior a 16 valores. O investimento num doutoramento pode ser uma forma de alcançar novas oportunidades profissionais, como a carreira académica ou a investigação na faculdade, para além de permitir uma especialização numa determinada área de conhecimento. Podes ainda candidatar-te a uma bolsa de investigação da FCT, para dares continuidade ao projeto/ área de estudo da tua tese de mestrado. Caso te seja atribuída a bolsa, ficas isento de propinas e recebes uma bolsa mensal de 1000 euros para a tua investigação. É assim conferido o grau de doutor a quem demonstre dominar um ramo do conhecimento ou especialidade, e a quem tenha obtido aprovação na defesa da tese. O doutoramento, para além de permitir a publicação da tese, artigos científicos, conferir qualidade e prestígio ao profissional, proporciona um salário elevado. Um professor Assistente pode receber mensalmente cerca de dois mil e quinhentos euros, enquanto um Professor Catedrático deverá auferir mais de cinco mil euros.


[ destaque [ 13

abril 2021

maissuperior.com


14 [ sugestões[

Tem uma entrada a pés juntos no mercado de trabalho!

QUESTÕES PARA REFLETIRES: • Em que setores gostarias de trabalhar? • Preferias trabalhar numa empresa pequena ou numa empresa grande e com possibilidade de progressão? • Na tua área profissional, quais são as funções de que não gostas e quais as que mais te aliciam e desafiam? • O que é mais importante alcançares no emprego? Salário elevado, ter tempo livre, pôr as tuas competências académicas em prática, ter a possibilidade de ajudar as outras pessoas?

DADOS ESTATÍSTICOS NO ANO 2021 (NÚMEROS EM MILHARES): Número de população ativa em Portugal:

5 232,7

Número de população empregada, entre os 15-21 anos:

225,3

Número de população empregada, com mais de 25 anos:

4 422

Fonte - Dados do INE - Instituto Nacional de Estatística

EMPRESAS QUE MAIS CONTRATARAM DURANTE A PANDEMIA, SEGUNDO DADOS DO LINKEDIN: > Talkdesk > OutSystems > BNP Paribas > Microsoft > Sitel > Teleperformance

abril 2021

maissuperior.com

C

om o início da maioridade, muitos jovens procuram uma fonte de rendimento, seja para pagar os estudos, viajar, ou simplesmente deixar de pedir dinheiro aos pais. Se este é o teu caso, não percas as 5 dicas infalíveis que reunimos para ti! Texto: Rita Coelho Fotos: Adobe Stock

1. Conhece-te bem

Comecemos pelo princípio, sabes quais são os teus interesses, preferências, gostos, aptidões, pontos fracos e fortes? Numa entrevista, o entrevistador vai procurar conhecer-te e avaliar a tua aptidão para o cargo para o qual estás a concorrer, e a forma como te irás dar a conhecer, é fundamental para transmitires a mensagem correta.

2. Faz um currículo que fala por ti

O primeiro contacto entre ti e a empresa, é através do teu currículo, por isso, este é o teu cartão de visita, não é só o conteúdo que importa. Antes de alguém ler, o teu currículo deve ser apelativo e adequado à tua área, por exemplo, se estiveres a candidatar-te para uma área criativa, o teu CV deve ser original.

3. Investe numa formação que se destaque Cada vez mais as formações são valorizadas pelos recrutadores, por serem entendidas como um complemento à formação universitária e refletirem o interesse da pessoa em aprender e atualizar-se. Investe em formações menos comuns que se destacarão no teu currículo.

4. Aplica-te na tua carta de candidatura

Este passo no processo de recrutamento pode ser visto como uma mera formalidade, mas este é o primeiro documento que muitos recrutadores leem, e é também um meio no qual podes ser mais arrojad@, sem deixar de ser formal. Fala de ti, nas tuas competências, e diferencia-te dos restantes candidatos.

5. Assume um objetivo e fá-lo acontecer

No início do mês define a quantas entrevistas queres ir e faz tudo para conseguires alcançar esse número. Quando estiveres a enviar o teu currículo, faz com que cada e-mail seja diferente e adaptado à realidade de cada empresa. Se queres muito ‘aquele’ emprego, faz um telefonema, pergunta pelo contacto do responsável de recrutamento e endereça o teu e-mail e carta de candidatura a essa pessoa. Destaca-te dos demais e faz acontecer!


[ destaque [ 15

abril 2021

maissuperior.com


16 [ recrutamento[

Recrutamento: O que procuram as empresas S

e estás à procura de emprego, certamente já viste várias dicas sobre como elaborar um currículo, como te comportar numa entrevista... Mas, o que é que as empresas procuram? O que valorizam? Quais são as competências mais apreciadas? Fizemos estas e outras perguntas a João Santos Tavares, Diretor de Recursos Humanos da Teleperfomance, uma das principais empresas de recrutamento em Portugal! Texto: Rita Coelho Fotos: Adobe Stock

Os eventos específicos de recrutamento acontecem em várias universidades por todo o país, e com este novo contexto, muitas se transferiram para o digital. Para as empresas, qual é a importância de participarem nestes eventos? Os recém-licenciados têm como principal premissa a sede de conhecimento, pelo que, o objetivo da Teleperformance, nos eventos de recrutamento, passa por demonstrar o quão salutar é essa procura de conhecimento, uma vez que pretendemos transmitir que estamos capacitados para os ajudar a evoluir e a adquirir novos conhecimentos, sejam pessoais ou profissionais. Os eventos são também uma excelente ferramenta, não só para encontrar potenciais candidatos para necessidades imediatas como futuras, mas também para promover a marca e as áreas onde atuamos. Diríamos inclusive que são uma ferramenta primordial de Employer Branding para um público alvo muito específico que está avido de conhecimento, e que conseguirá ter uma melhor perceção do lado Teleperformance, sendo importante realçar que iremos sempre privilegiar o querer aprender e crescer profissionalmente. O novo contexto permitiu que sejamos participantes ativos de alguns eventos que no passado não conseguíamos realizar, alargando assim o potencial impacto de marca no público universitário.

abril 2021

maissuperior.com

Recrutam frequentemente jovens recém-licenciados, quais são as competências ou qualidades que vos faz apostar nestes jovens? Procuramos nos recém-licenciados a capacidade de compreender e usar a linguagem de forma clara, identificar problemas e encontrar maneiras práticas de os resolver, para além de testar e estabelecer conclusões ou generalizações de forma adequada. Quando nos aproximamos deste público, temos um objetivo claro de encontrar aqueles que maior potencial de aprendizagem têm, para que consigam crescer com a empresa. Tipicamente tentamos cruzar competências sociais como trabalho em equipa, agilidade de aquisição de novos conhecimentos, etc, com componentes mais técnicas como habilidade numérica, resolução de problemas complexos ou memória profissional. No processo de seleção de candidatos a uma vaga de emprego, quais são os fatores mais valorizados nos candidatos? A tendência dos últimos anos é encontrar uma relação direta entre aquelas que são as competências socioprofissionais do candidato com a cultura e o modelo de colaboração corporativo. Claro que tem de existir uma relação direta, quando falamos de funções especializadas, entre os requisitos e o perfil profissional dos candidatos, no entanto, o bom enquadramento cultural e a identificação com os valores corporativos têm vindo a ganhar destaque no processo seletivo. Cada função ou área para a qual

recrutamos, poderá requerer valências diferentes, mas é crucial recrutar candidatos com um forte sentido de responsabilidade e compromisso, uma excelente comunicação, pró-ativos, não só na procura das informações e respostas, mas também no despoletar possibilidades de melhoria, vontade de crescer e de adaptação às dificuldades e aos desafios, sempre com espírito crítico e positivo. Que conselhos dariam aos jovens que estão a frequentar o ensino superior? Das várias dinâmicas que temos realizado junto dos nossos parceiros académicos, apercebemo-nos que os alunos universitários desenvolvem cada vez mais um sentido crítico em relação às empresas com as quais interagem. As suas decisões são mais fundamentadas e existe um verdadeiro cruzar de objetivos entre aquilo que as empresas e candidatos/alunos universitários procuram. Dada a situação que vivemos, sentimos que o autoconhecimento dos alunos será um fator diferenciador na hora de decidir quem convidar para um determinado desafio profissional. Quem for mais conhecedor de si próprio - das suas valências, dos seus pontos de desenvolvimento -, será um colaborador mais feliz, mais resiliente e isso impactará na forma positiva como vai olhar para os desafios que lhe forem sendo apresentados. Na Teleperformance transmitimos a seguinte mensagem: “Os colaboradores que têm confiança em si mesmos e mostram o seu potencial ao mundo, são cruciais para o sucesso do negócio”, e este é também um conselho replicável a quem frequenta o ensino superior.


ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

A Escola de Referência em Ciências Empresariais.

MESTRADOS

PÓS-GRADUAÇÕES

Assessoria de Administração Assessoria em Comunicação Digital Auditoria Contabilidade e Finanças Development Practice* Empreendedorismo e Internacionalização Finanças Empresariais Gestão das Organizações - Gestão de Empresas** Gestão das Organizações - Gestão Pública** Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social Informação Empresarial Intercultural Studies for Business Logística** Marketing Digital Negócio Eletrónico Tradução e Interpretação Especializadas

MBA Pré-Executivo Business Analytics Ciência, Empreendedorismo e Inovação Comunicação Técnica Contabilidade e Fiscalidade Contabilidade Pública Criação e Desenvolvimento de Negócios Direção Financeira Fiscalidade Gestão Administrativa Escolar Gestão da Internacionalização de PME Gestão da Qualidade Gestão de Cadeias de Abastecimento Gestão de Projetos sustentáveis Gestão de Sistemas de Informação Empresariais Gestão e Direção Comercial Gestão e Direção de Unidades de Saúde Inovação e Gestão das Organizações Sociais Recursos Culturais para Negócios Tradução Especializada e Ferramentas de Tradução

*Mestrado oferecido conjuntamente por todas as Escolas do P.PORTO. **Mestrados do ISCAP em parceria com a APNOR.


18 [ entrevista [

Entrevista a Clara Trindade, Diretora de Recursos Humanos da L’Oréal Portugal

A

L’Oréal é uma empresa que recruta jovens-licenciados em várias áreas como gestão, marketing e redes sociais. A Mais Superior foi falar com Clara Trindade, Diretora de Recursos Humanos da L’Oréal Portugal, para conhecer como é feito o processo de seleção de candidatos, as formações mais valorizadas e como decorre o processo de integração dos recém contratados na empresa. Texto: Rita Coelho Fotos: Cedida pela entrevistada

Quando iniciam um recrutamento e estão no processo de seleção de currículos, quais são os elementos diferenciadores que faz com que selecionem um currículo em detrimento de outro? Na L’Oréal Portugal procuramos perfis estrategas, inovadores, empreendedores, e com gosto em trabalhar em equipa. Um currículo que se diferencia, é aquele que apresenta várias atividades extracurriculares (desporto/música, participação em associações, voluntariado, etc.), pois sinaliza uma boa gestão de complexidade e dinamismo. A L’Oréal Portugal é uma verdadeira Escola de talentos, por isso o recrutamento não é só uma política, mas um compromisso de longo prazo com as pessoas. Não se trata de recrutar para preencher uma vaga em aberto, mas sim recrutar com o objetivo de encontrar pessoas que se podem desenvolver e fazer com que a Empresa se desenvolva, pessoas polivalentes, flexíveis, com potencial de crescimento. Desde cedo um estagiário consegue deixar a sua marca pessoal, sentir-se ouvido e desafiado com projetos interessantes. Quais as competências mais valorizadas nos candidatos? Embora as competências técnicas sejam muito importantes, valorizamos sobretudo as soft skills. Neste contexto de rápidas e urgentes mudanças, reforçamos o posicionamento que temos vindo a assumir, privilegiando sobretudo, como já referi, perfis inovadores e empreendedores, mas também com capacidade de flexibilidade e adaptação para que se possam enquadrar nos mais variados desafios a médio e longo prazo. Para tal, torna-se especialmente relevante a Agilidade de Aprendizagem dos candidatos, pois na L’Oréal valorizamos acima de tudo a curiosidade e capacidade de continuar a aprender. Valorizamos também a proatividade na procura de novas soluções, o pensamento criativo e, claro, o espírito de equipa! abril 2021

maissuperior.com

Tem-se a ideia pré-concebida de que quanto mais graus de formação uma pessoa tem, maior é a sua oportunidade de encontrar emprego e melhores serão as suas condições e remuneração. Na realidade isto aplica-se? Mais do que a formação académica, procuramos talentos para a L’Oréal. Isto é, pessoas que tenham a capacidade de ser empreendedores, de gerir complexidade, de trabalhar numa folha em branco e sempre num espírito altamente colaborativo e de relacionamentos. Esta inteligência emocional é acelerada com a experiência, pelo que valorizamos isto num currículo, seja ela qual for. A formação não conferente de grau académico tem sido cada vez mais valorizada. Os jovens devem investir nestas formações ao longo da sua carreira? Qual a importância de uma formação continua ao invés de uma formação que se esgota na conclusão da licenciatura ou mestrado? A formação continua é fundamental, seja no contexto da empresa onde trabalha ou externa. Constatamos que os nossos colaboradores valorizam, cada vez mais, a formação em soft skills e nas áreas digitais. A L’Oréal tem um vasto programa de formação de excelência e acompanha o desenvolvimento de carreira com uma visão de curto, médio e longo prazo. Para isso, contamos com o mote “Learning Today, Shape Tomorrow”, pois reconhecemos que hard skills podem tornar-se obsoletas rapidamente, havendo a necessidade de (re/des)aprendizagem constante. De acordo com a realidade da L’Oréal, quais são as áreas em que há a necessidade de recrutar mais pessoas e na qual a concorrência é maior? De acordo com a nossa realidade as áreas prioritárias são Gestão, Finanças, Marketing, Digital e Social Media, Logística, Vendas, Comunicação e Recursos Humanos. Temos um programa de recrutamento,

o L-Internship Program, através do qual procuramos recrutar recém-graduados nestas diferentes áreas de especialização. O L é um programa de estágio intensivo para uma experiência profissional única, com duração de 6 a 12 meses. Apesar de sermos reconhecidos como uma empresa de Marketeers, a verdade é que nos posicionamos em qualquer umas das áreas mencionadas como uma verdadeira Escola de Talento. Com este programa de estágios, a L’Oréal Portugal procura impulsionar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de jovens talentos, através da experiência de trabalho prático e através da participação em workshops, conferências e inúmeros projetos e iniciativas transversais, ligados ao negócio e/ou de responsabilidade social. Atualmente, 60% dos talentos da L’Oréal Portugal começou a sua carreira como estagiário nesta empresa. A própria CEO da L’Oréal Portugal, Cátia Martins, é um exemplo disso. De que forma é feita a integração dos candidatos selecionados na L’Oréal? O plano de integração é feito à medida de cada estagiário, que terá a oportunidade de trabalhar em projetos de forma autónoma, com o apoio e know-how das equipas, podendo ainda fazer parte de projetos transversais com equipas diversificadas, incentivando a partilha de ideias e de novas formas de trabalhar. Contamos ainda com uma programa de onboarding (FIT Welcome Program), onde o networking que se cria é crucial para acelerar a curva de aprendizagem dos candidatos e assim, mais rapidamente atingir a plena autonomia, e para criar uma comunidade que se apoia e cresce em conjunto. A L’Oréal Portugal acredita que estes são os ingredientes que nos tornam numa verdadeira incubadora e aceleradora de talentos, tanto nacional, como internacionalmente.


PUB PUB

[ destaque [ 19


20 [ sugestões [

Programas de Trainees

Uma boa oportunidade para iniciares a tua carreira profissional

N

os últimos anos tem-se verificado um aumento no número de entidades empregadoras que promovem programas de trainees, com intuito de integrar colaboradores jovens e normalmente recém-licenciados. Se tens dúvidas acerca destes programas, vamos explicar em que consistem e qual a importância dos mesmos para os jovens e para as empresas recrutadoras. Texto: Joana Alves Fotos: Adobe Stock

O que são programas de trainee? Como o próprio estrangeirismo indica, “trainee” significa aprendiz, ou seja, este tipo de programas tem como objetivo ensinar-te e preparar-te, para no futuro poderes vir a intregar os quadros da empresa.

abril 2021

maissuperior.com

Trata-se de uma relação simbiótica, na medida em que os jovens têm a possibilidade de adquirir mais conhecimentos e experiência na área, fornecido pela empresa. Por outro lado, as empresas contam com pessoas extremamente qualificadas nas suas equipas, a custos bastante reduzidos em comparação com outros trabalhadores.


One of the leading hospitality business schools in the world

[ destaque [ 21

Master’s and Postgraduate degrees in: International Hospitality Management Marketing and Management for Luxury Tourism Executive International Hotel Management Hospitality Strategy and Digital Transformation MBA in Global Hospitality Management

Top 3 Worldwide institution by Employer Reputation (QS Ranking 2021)

lesroches.edu


22 [ sugestões [

O que é necessário para te tornares um trainee? • Ser Recém-formado ou ter concluído o curso, no máximo, até 2 anos antes de enviares a candidatura. Sendo que, há algumas empresas que aceitam estudantes que estão prestes a concluir o curso; • Ter idades compreendidas entre os 22 e os 30 anos, podendo haver exceções; • Domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira; Estes são os critérios mais comuns, mas podem variar consoante a empresa, por isso aconselhamos que leias atentamente as condições da vaga colocada à disposição.

Vantagens

abril 2021

maissuperior.com

Quais as diferenças entre programas de trainee e estágios? De todas as dúvidas, esta costuma ser a mais frequente, uma vez que há realmente várias diferenças, mas também semelhanças entre ambos. O estágio pode ser renumerado ou não, e à exceção dos estágios profissionais, este é integrado no plano de estudos, na parte da componente não letiva, como é o caso dos estágios curriculares, e até mesmo dos estágios de verão, que são abertos pelas empresas no período de férias. Já o trainee, para estar legível a este programa, tem de ter o nível de ensino superior completo. No momento da entrada para a empresa, ao contrário do estagiário, este é registado como funcionário e submetido a uma formação para assumir o cargo. Sendo que, normalmente são escolhidos para determinado projeto que irão acompanhar do início ao fim.

Quais as empresas em Portugal que dinamizam programas de trainee? São várias as empresas que têm adotado estes programas, sendo algumas das mais conhecidas: > Sonae, Nestlé, Vodafone, Caixa Geral de Depósitos, Altice Portugal, BNP Paribas, REN, NOS, Worten, Leroy Merlin, Makro, Cuf, Cofidis, Pestana Hotel Group, entre outras.

Estes programas de trainee têm sido uma ótima forma de profissionais jovens ingressarem no mercado de trabalho e alcançarem alguns objetivos de início de carreira, ou obterem a parte prática que ficou em falta durante a formação académica. Para além disso, em termos de currículo, a experiência na área é muito valorizada, pelo que estas oportunidades são de facto uma mais-valia e deves agarrá-las assim que surjam!


3GB

[breves [ 23

JUNTA O TEU MOCHE À FATURA MEO LÁ DE CASA

€12,90/mês

INCLUI APPS SEM GASTAR NET

+ 5GB / MÊS 3.000 MIN / MÊS

DESCONTOS MOCHE Vantagens e descontos a pensar em ti

abril 2021 Se 3GB não chegam para ti, vê também os nossos tarifários de 5GB e 10GB em moche.pt

maissuperior.com


24 [ investigação [

Fundação para a Ciência e Tecnologia Tudo o que precisas de saber Texto: Joana Alves Fotos: Adobe Stock

Em que consiste? A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) apoia a formação avançada através da atribuição, financiamento e gestão de bolsas de investigação de diversas tipologias. Com este objetivo, a FCT lança anualmente concursos públicos para atribuição de bolsas de investigação para doutoramento em todas as áreas científicas, com elevados índices de competitividade, nos quais conta com a participação de painéis de avaliação de reconhecido mérito científico. Para responder a desafios societais em áreas científicas prioritárias, a FCT celebra contratos-programa e protocolos para apoiar a formação avançada com instituições que fomentam, ou se dedicam à investigação científica e ao desenvolvimento tecnológico. A FCT acompanha todo o ciclo de vida da bolsa financiada, apoiando o bolseiro durante o seu percurso de formação avançada. Os financiamentos atribuídos pela FCT para formação avançada encontram-se enquadrados pelo Estatuto do Bolseiro de Investigação e pelo Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.

BOLSAS 2021 COM CANDIDATURAS ENCERRADAS: • Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021 • Bolsas Programa Doutoramento Afiliados CMU | Portugal 2021 • Bolsas Fulbright para Investigação, com o apoio da FCT - 2021/2022

A abrir brevemente: • Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa - 2021

Destinatários e Elegibilidade: No âmbito do Concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa – 2021, serão atribuídas 50 bolsas de investigação para doutoramento destinadas a financiar atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor que se enquadrem no âmbito do concurso e contribuam para os seus objetivos. As bolsas estão disponíveis a todos os investigadores, sem restrições de nacionalidade.

abril 2021

maissuperior.com

As atividades de investigação poderão ser realizadas em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional. O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente), ou realizar-se numa instituição estrangeira (bolsa no estrangeiro) – para isso será necessário expor os motivos pelos quais a bolsa deverá decorrer exclusivamente no estrangeiro.


[ investigação [ 25

Como concorrer: As candidaturas são submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível, a partir do dia 1 de junho de 2021, no portal myFCT. Cada candidato poderá apresentar apenas uma candidatura. > Prazos e datas Importantes O concurso está aberto entre 1 de junho e as 17:00H (hora de Lisboa) de 30 de junho de 2021.

Valores do subsídio mensal: > Quanto aos valores dos subsídios, estes variam consoante a bolsa atribuída, o grau académico e o país. Sendo que no estrangeiro as importâncias são sempre bastantes superiores. As Tabela de Subsídios Relativos a Bolsas - 2021, com os respetivos valores atualizados, estão disponíveis para consulta no site da FCT.

Unidades de Investigação e Desenvolvimento: As Unidades de I&D são instituições de investigação públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que se dedicam à investigação científica e desenvolvimento tecnológico. Neste momento existem 307 Unidades que se dividem por diversas áreas de conhecimento, de diferentes universidades, resultado de parcerias entre universidades ou de funcionamento autónomo.

PUB

Todas estas Unidades, assim como a legislação e regulamentação sobre o funcionamento das mesmas, encontra-se no site da FCT.

Pede uma revista gratuita em www.ef.edu.pt

Prepara a tua carreira académica, com a EF: -Cursos de Línguas no Estrangeiro -Cursos de Preparação Universitária -Cursos de Preparação para Exames (IELTS, TOEFL; Cambridge) abril 2021

maissuperior.com


26 [ desporto [

Luís Ganito Aluno de Finanças Empresariais no ISCAL Amante do desporto, descreve-se como tendo um “espírito aberto” e por isso desde cedo quis experimentar várias modalidades, desde basquetebol, futebol, rugby, andebol e até mesmo voleibol. Dentro do contexto universitário, Luís juntou-se à equipa de voleibol da AEISCAL, contribuindo para a subida de divisão e a vitória do campeonato universitário da segunda divisão. Contudo, a sua grande paixão é sem dúvida o basquete e foi este o desporto que sempre levou mais a sério, por ter praticado durante muitos anos. Por esta razão, ficou responsável por esta modalidade dentro da associação de estudantes, o que lhe conferiu um maior sentido de responsabilidade e espírito de equipa, que o levaram a organizar a AE em prol do desporto. “O desporto universitário foi um grande complemento à faculdade, acabei por conhecer muitas pessoas neste contexto, que de outra forma não teria conhecido. Enquanto responsável pelo desporto na AEISCAL, o que sinto mais orgulho é ter conseguido juntar centenas de pessoas e irmos todos juntos para a cidade universitária assistir aos jogos para apoiar as nossas equipas, e isto fez com que criássemos um grande espírito de união dentro do ISCAL” O jovem revela ainda que sempre conseguiu conciliar os treinos e jogos com o resto, e o estatuto estudante-atleta também ajudou nesse sentido, e tem pena não ter jogado num contexto ainda mais profissional.

abril 2021

maissuperior.com

Francisca Azevedo Aluna da NOVA Medical School Nadadora de alta competição durante vários anos, Francisca aliou-se à equipa de natação da NOVA logo no segundo ano de curso, mas devido à exigência e ao tempo de estudo, viu-se obrigada a deixar de lado o desporto enquanto federada e está mais presente atualmente enquanto hobbie. Apesar de continuar a participar em competições universitárias, como não é atleta de alto rendimento não teve acesso às piscinas durante o período de confinamento, o que levou a jovem a sentir-se abatida e stressada. Um bom exemplo de como o desporto tem influência não só na parte física como na parte emocional e mental. “O desporto para mim, nesta caso a natação, era um escape, porque uma coisa que me disseram desde cedo em relação ao curso de medicina foi para não estudar apenas e ter outras coisas com que distrair a cabeça. Para além disso, tem uma componente social muito importante e ajuda muito na concentração. Quando eu faço exercício logo pela manhã, o meu dia é muito mais produtivo e eu própria gosto de me sentir ativa e saudável.” Enquanto estudante-atleta, a jovem também experimentou fazer surf, pois gosta muito de desportos aquáticos e teve uma experiência bastante positiva, na medida em que não é uma modalidade tão rígida quanto a natação, e é um desporto ao ar livre.


[ desporto [ 27

Desporto universitário - Já conheces o estatuto de estudante-atleta?

P

ara muitos, conciliar a exigência dos estudos e a disciplina que um desporto exige não é tarefa fácil. De forma a promover uma conciliação tão necessária entre os planos de estudo, de treino, e a prática desportiva no ensino superior, foi criado em abril de 2019 o Estatuto do Estudante-Atleta do Ensino Superior. Texto: Joana Alves Fotos: ADELS

Catarina Agulhas Aluna de Psicologia no ISCTE-IUL Atualmente com 20 anos, a atleta pratica judo desde os 10 anos de idade, tendo começado no Real Sport Clube de Massamá, passou pelo Sport Lisboa e Benfica e representa atualmente a equipa dos Leões. Aquando da sua entrada no ensino superior, a jovem foi convidada a participar nos campeonatos nacionais universitários, e uma vez que a modalidade não existe na faculdade, tornou-se judoca do Sporting Clube de Portugal, participando nas competições oficiais promovidas pela FADU. Catarina revela que o desporto a ajudou a ser uma pessoa mais organizada e lhe conferiu um sentido de responsabilidade muito grande e amadurecimento precoce. Enquanto desportista, foi-lhe atribuído o estatuto de estudante-atleta, pelo que a aluna, que já é cinturão negro, consegue conciliar o desporto sem descurar os seus estudos. “Há uma enorme vantagem em ter este estatuto, tanto na altura de frequências, como na altura da entrega de trabalhos. No sentido em que se tivermos alguma competição ou mesmo estágio (que nós no judo temos muitos estágios e concentrações a nível nacional) que coincida, há uma maior flexibilidade quanto às datas e disponibilidade por parte dos professores para nos ajudar.”

Mas em que consiste este estatuto? O estatuto de Estudante-Atleta abrange: • atletas de alto rendimento; • atletas que integrem com regularidade seleções nacionais; • desportistas que pratiquem em regime de sistema federado; • atletas do desporto escolar e que pretendam dar continuidade à prática do mesmo no Ensino Superior; • representantes da instituição de Ensino Superior nas competições de desporto universitário. Assim, a condição de Estudante-Atleta visa estabelecer um apoio legalizado e regulamentado aos desportistas de determinada instituição de ensino superior. Ainda que não pretenda interferir nas regras de cada estabelecimento de ensino, o decreto-lei iguala os direitos que os estudantes têm ao abrigo deste estatuto.

Vantagens do estatuto De forma a promover aos atletas uma maior facilidade para conciliarem os estudos, treinos e competições (universitárias e federadas), foram definidos alguns privilégios no que toca a prazos de entrega, faltas, prioridade na escolha de horários, alteração de datas de avaliações e, ainda, a realização de exames em época especial. O Estatuto de Estudante-Atleta pretende sobretudo promover o envolvimento dos estudantes em modalidades desportivas, promovendo o convívio e interação entre alunos e estimulando a prática desportiva em contexto universitário. Bem como, realçar a importância da atividade física e hábitos saudáveis e os seus contributos para o sucesso académico.

abril 2021

maissuperior.com


28 [ breves [

As últimas do Ensino Superior The Loop Co. e Universidade de Coimbra lançam Centro de Competências com foco em tecnologia e economia circular

Politécnico de Leiria assegura testagem massiva à COVID-19 em todas as suas Escolas O Politécnico de Leiria tem em marcha uma megaoperação de testagem massiva para a COVID-19, a toda a comunidade académica, para reforço da sua segurança, através da instalação de seis unidades de rastreio em todos os campi e núcleo de formação da instituição. O início do processo de testagem começou na semana passada, com a realização de testes rápidos a professores, investigadores, técnicos e bolseiros de investigação, sendo que a partir de segunda-feira, 19 de abril, marcou o regresso das atividades letivas presenciais, com início da testagem aos estudantes.

Numa altura em que a consciência ambiental é cada vez maior, a economia circular tem vindo a ganhar mais espaço e a tornar-se numa alternativa mais procurada em relação à linear. A The Loop Co é uma empresa da Economia Circular detentora de diferentes plataformas de compra e venda de bens em segunda mão com garantias de qualidade, que uniu esforços com a Universidade de Coimbra para colaborar em projetos de investigação, teses e estágios, através de um novo Centro de Competências partilhado. Esta parceria tem como objetivo capacitar alunos com novas ferramentas tecnológicas e experiência na área de economia circular, através de diferentes iniciativas. Além disso, o Centro de Competências irá ainda atribuir uma bolsa de Mestrado

na área de Engenharia de Softwares que, além de apoiar um aluno a fazer o Mestrado, vai também apoiar o seu projeto de investigação. As inscrições estão abertas entre 15 de abril e 15 de maio, através do site da The Loop Co.

17 programas da Porto Business School no top 100 mundial

Mestrados em Estudos de Cultura e em Ciências da Comunicação da FCH-Católica entre os melhores do mundo A Porto Business School é a Escola de Negócios da Universidade do Porto e tem por missão o ensino pós-graduado e a formação avançada em gestão, considerada uma das melhores business schools da europa, surge pelo 8º ano consecutivo entre as melhores escolas de negócios do mundo no ranking Best Masters da Eduniversal. Na edição de 2021, a Porto Business School regista a subida de 10 programas no ranking, de um total de 17 programas a figurar no top 100 mundial, entre MBAs e Pós-Graduações. O ranking Best Masters é desenvolvido pela agência global tendo em conta o nível de empregabilidade, o salário, a notoriedade do programa e o nível de satisfação dos alunos que são alguns dos critérios considerados na elaboração deste ranking Eduniversal que avalia 50 áreas de estudo. abril 2021

maissuperior.com

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica) acaba de ser reconhecida pelo prestigiado ranking internacional da Eduniversal. Entre os melhores do mundo estão o: -Mestrado em Ciências da Comunicação, -Mestrado em Comunicação, Marketing e Publicidade -Mestrado de Estudos de Cultura. O Mestrado em Estudos de Cultura passa a figurar no top 3 mundial (3ª posição, tendo subido um lugar face à última edição), enquanto o Mestrado em Comunicação ocupa o 1.º lugar do ranking a nível ibérico, mantendo-se em #12 na Europa na área de “Corporate Communication”. Já o Mestrado em Comunicação, Marketing e Publicidade ocupa agora a 17.ª posição na Europa na categoria “Marketing”, tendo subido dois lugares face ao ano passado. Para o Diretor da FCH, Prof. Doutor Nelson Ribeiro, “estes resultados são fruto da estratégia de internacionalização que tem vindo a ser implementada para os mestrados, assim como a elevada reputação das formações junto das entidades empregadoras. Funcionam como uma forte motivação para continuarmos a apostar na investigação geradora de valor e na transferência de conhecimento entre a faculdade e as empresas”.


PUB PUB

C M Y K Pris Audiovisuais_MAIS EDUCATIVA_“????”_ 21X29,7CM


30 [ breves [ Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, marca presença em conferência internacional «A ideia das universidades europeias é mais importante que nunca para construir o próximo passo do projeto europeu, através da disponibilização de ambientes diferentes, mas também mediante o envolvimento dos estudantes na construção desse entendimento da diversidade em toda a Europa, que devemos preservar e entender», afirmou Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na abertura da conferência internacional “Universidades Europeias: transformação pioneira na educação, investigação e inovação”, promovida pelo Politécnico de Leiria, em parceria com o Ministério, em formato online.

Campeonatos Universitários regressam em maio A Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL), em conjunto com os clubes, decidiram trazer de volta os campeonatos universitários de Lisboa desta temporada. Estes terão início a 3 de maio e deverão terminar até dia 11 de junho. De acordo com a notícia avançada pela ADESL, as equipas já começaram a treinar esta semana, embora com bastantes limitações devido aos constrangimentos nas instalações desportivas. O Estádio Universitário de Lisboa continuará a servir de palco para os jogos de Futebol 11. Quanto às restantes modalidades, todas elas terão uma nova localização.

Universidade de Coimbra é considerada a instituição mais sustentável em Portugal e a 21ª do mundo

ISCTE-IUL lança primeiro centro para articular as ciências sociais e humanas com as tecnologias digitais A Universidade de Coimbra (UC) é a instituição mais sustentável em Portugal e a 21ª do mundo, de acordo com a terceira edição do ranking The Times Higher Education Impact Rankings 2021, divulgado hoje. Com um score total de 92.7 em 100, a UC foi a instituição com um melhor desempenho global em Portugal no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

abril 2021

maissuperior.com

O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa está a montar o primeiro Centro de Valorização e Transferência de Conhecimento em Portugal, e uma das principais preocupações é a prestação de serviços a empresas, organizações e serviços públicos nos processos de transformação digital. Vai chamar-se “ISCTE – Conhecimento e Inovação”, e tem como missão estimular a interface da universidade e dos seus centros produtores de ciência com o tecido económico e social português. Uma das singularidades deste centro de Valorização e Transferência de Conhecimento é a aplicação do conhecimento produzido pelas ciências sociais e humanas, fomentando a sua articulação com as tecnologias digitais.


[breves [ 31

abril 2021

maissuperior.com


32 [ breves [

abril 2021

maissuperior.com


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.