Issuu on Google+


4

ndvale.com.br


ndvale.com.br

5


6

ndvale.com.br


ndvale.com.br

7


Editorial

Repaginada Com um novo layout, a 9ª edição da Revista Estilo ND traz um olhar repaginado para a arquitetura e o design. O projeto gráfico está mais ousado e valoriza o conteúdo repleto de novidades para os nossos leitores. Esta edição recebeu um tratamento especial e personalizado, e o resultado você confere a seguir. O Núcleo de Decoração do Vale, a cada ano que passa, fortalece sua posição num mercado extremamente competitivo e exigente. As lojas associadas vêm se reciclando para acompanhar a evolução e a demanda do segmento. Prova disso é a seção Monitor da revista, que traz uma infinidade de boas ideias para decorar sua casa e escritório. No Radar e no Showroom, produtos exclusivos são apresentados por profissionais renomados. Inspiração! Cinco profissionais foram escolhidos em diversas áreas, e apresentam aqui seus projetos. Com uma sacada de última hora, a profissional Ana Holzer sugeriu trabalhar com desenhos feitos a mão dos projetos, para demonstrar a forma de criação, que vai desde o croqui até a execução final. Automação residencial é tendência. Aos poucos, deixa de ser vista somente como um artigo de luxo e passa a integrar a relação de itens que pesam na escolha do consumidor na hora de fechar um negócio imobiliário. Uma excelente matéria aborda este tema e mostra como as lojas associadas estão bem preparadas para atender este mercado, com produtos e tecnologia de ponta. A construção do novo veleiro da família Schurmann, os navegadores que partem para sua terceira volta ao mundo, vai surpreender você pela beleza e riqueza de detalhes do projeto arquitetônico. A Estilo ND traz uma matéria exclusiva com a arquiteta responsável pelo projeto do Kat. Esta edição marca uma nova fase da revista e do Núcleo de Decoração do Vale, onde eventos importantes estão aqui registrados. A entrega da premiação do programa de incentivo 2011/2012 Istambul/Chile, com uma mega festa oferecida no estilo “Oscar da Arquitetura” e a parceria com a extensão da Casa Cor Santa Catarina no Vale do Itajaí. Arte e responsabilidade social também fazem parte do conteúdo da nova Estilo ND. A artista plástica Fabiana Lagaro compartilha seu conhecimento com os nossos leitores e, a Associação do Câncer Amor Próprio, com quem o NDVale acaba de se comprometer para colaborar com a revitalização da sede, nos traz uma boa oportunidade para refletir. Boa leitura! Sidney Rosa Presidente do Núcleo de Decoração do Vale

8

ndvale.com.br


Mテ天EIS DE RENOME INTERNACIONAL

o melhor do DESIGN BRASILEIRO/

3ツェ Avenida 1929 Centro Balneテ。rio Camboriテコ SC 047 3361-6060 loja4elementos.com.br

ndvale.com.br

9


WWW.SPENGLERDECOR.COM.BR 10

TERCEIRA AVENIDA , 2100 BALNEÁRIO CAMBORIÚ RUA ARNOLDO SCHRAMM, 210 CENTRO GASPAR ndvale.com.br

SC 47 3366 2020 SC 47 3332 2104


ndvale.com.br 11


Expediente

Edição N º 9 Foto da Capa: Desenho à mão livre Lygia Sievert

Presidente Vice-Presidente Diretora administrativa / financeira Diretora de Marketing Diretora de Eventos Diretora Adjunta

Sidney Rosa Haiko Schroder Solange Hadlich Sedrez Maria Cristina Iglesias Luana Flava Mariana Spengler

Gerente de Relacionamento

Rhannye Bittencourt

Assessora de Comunicação

Andrea Scussel

Assessor de Marketing

Jacson Hartmann

Núcleo de Decoração do Vale Rua 3110, nº 250 – sala 103 Balneário Camboriú – Santa Catarina Fone – 47 3366 7103 contato@ndvale.com.br www.ndvale.com.br

Editora Publisher

Textos Fotografia Operacional Design e projeto gráfico

Escritório e redação

Impressão

12 ndvale.com.br

Peterson Guerreiro peterson@revistapurai.com.br Lilian Phillipi Scheila Cardozo Anna Myrelle Pinheiro Otacílio O. Pacheco Matheus Goularte Rua Gil Stein Ferreira, 357 – Sala 502 Itajaí – Santa Catarina contato@revistapurai.com.br 47 3348-3022 Gráfica Impressul 5000 exemplares


ndvale.com.br 13


14 ndvale.com.br


ndvale.com.br 15


Índice 08 Editorial

18 Monitor

Carta do presidente

Novidades e lançamentos

32 Casa Cor

Tudo sobre a edição de 2013 de SC

36 Radar

Objetos selecionados para casa

40 Entrevista

Maria Cristina Iglesias

42 Perfil Internacional

Jean Nouvel e o Instituto do Mundo Árabe

60 Design

A construção do barco da família Schurmann

84 Artista da região

66 Projetos

O uso da técnica da mão livre vai do clássico ao contemporâneo

Fabiana Langaro Loos

86 Arte

Zezo Zimmermann

88 Automação

Produtos automatizados no mercado regional

90 Projeto Social

Apoio do ND Vale à Associação Amor Próprio

92 Social

Fotos da premiação ND Vale

96 Profissionais

Relação dos profissionais que participaram desta edição

98 Lojas Associadas

Relação das lojas associadas ao ND Vale 16 ndvale.com.br

78 Viagem

Conheça os segredos de Istambul e Capadócia

46 Showroom

Destaque das lojas associadas


Foto: Thiago Santos

‘‘

‘‘

Projeto: Arquiteta Sílvia Pedrassani

ELETRODOMÉSTICOS | CONDICIONADORES DE AR | AQUECEDORES

ndvale.com.br 17


Monitor

Há algum tempo os vasos vietnamitas como são conhecidos, vêm se tornando um “aliado da natureza”. Na Agrojardins é possível encontrar esses estilosos vasos, disponíveis em diversas cores e tamanhos. Eles trazem a beleza da cerâmica artesanal, produzida com técnicas milenares, que levam um pouco de natureza e cultura para dentro do ambiente.

A Adega Dual Zone Brastemp Gourmand, disponível na Altimaris, possui dois compartimentos com controle independente de temperatura, e oferece a solução perfeita em umidade e vibração para melhor conservação do sabor e aroma de até 4 tipos de vinho: tinto, branco, espumante e rosé.

Inédita no Brasil, a cabina Armadio, projetada pelo escritório de design italiano Studio Tonino e comercializada pela Brinna, uma loja de destaque em móveis planejados de luxo, deixará seu closet prático e requintado. Esse projeto possui divisórias em madeira, com acabamento Gomatto e detalhe em tecido italiano, e seus gaveteiros internos possuem acesso com cartão de travamento.

O Grandeco Kynzo 3 - Orlean, faz parte da nova linha de papéis de parede da Cerarte. Com o poder de transformar um ambiente, essa nova linha possui uma diversificada gama de cores, gramaturas e texturas que trazem um resultado surpreendente à composição do ambiente.

18 ndvale.com.br


ndvale.com.br 19


Monitor

Evolução de estilo e design torna a Decorbanho um diferencial em decoração para banheiros e agora também para as cozinhas. Os novos produtos da marca Franke, que trabalha o vidro e o aço inox aliados a um estilo inconfundível, atraem olhares para coifas cooktops, fornos, misturadores, cubas e acessórios.

Além de iluminar, este plafon da Teivous com iluminação LED azul e halógena, também toca música. A peça, que pode ser encontrada na Dimatel Iluminação, tem entrada USB e para cartão de memória tipo SD de até 4GB. A base é cromada, com adornos em vidro e cristal. Tem também controle remoto para acionamento independente dos dois tipos de iluminação e do som.

A Duocasa prima pelo design internacional com uma modulação inteligente. O estilo marcante e autêntico está presente nesta bela cozinha fabricada com o poliéster exclusivo da marca, O Protetor 7 Camadas de Pintura, que, além de alta resistência, confere uma estética sofisticada e um toque inconfundível.

As luxuosas cabeceiras Botonê e Capitonê para camas box springs da Florense são estruturadas com painéis de madeira, revestidas em ambos os lados com uma camada de espuma e uma manta siliconada e são fixadas à parede através de réguas metálicas. Recebem revestimento de tecido ou couro com botões do mesmo revestimento ou cristais Swarovski.

Unindo o passado às modernas tecnologias, o jogo de cama Palazzo é produzido com 100% de seda natural, um tecido que oferece mais movimento, leveza, conforto e maciez. O produto está disponível na loja Flamingo, referência em qualidade e alto padrão em artigos de cama, mesa e banho. 20 ndvale.com.br


Monitor

ndvale.com.br 21


Monitor

Com painel de substrato de MDF, madeiras provenientes de reflorestamentos certificados com proteção ao ecossistema e também aplicação da proteção Microban, que inibe o crescimento de bactérias e fungos. Essa cozinha da linha Legacy, da marca Formaplas, é uma releitura de um dos sucessos da marca, lançado na década de 60.

Este moderno e estiloso sofá você encontra na loja GUITT´S interiores. Sempre conectada com as tendências da linha contemporânea, a loja apresenta o sofá DRESS. Ele é uma peça da linha Connect, lançamento 2013 da marca Century, referência fundamental em decoração. Este é um elemento essencial na composição de um ambiente atual e contemporâneo.

A Palazzo inova ao lançar o JARDIM VERTICAL, um sistema diferente de tudo que há no mercado. Mais prático, de fácil instalação e inovador, este jardim está disponível na Galeria Mosarte. Ele pode ser instalado em áreas residenciais, empresariais e apartamentos para a montagem de uma parede verde ou até mesmo em cozinhas para o cultivo de hortaliças.

22 ndvale.com.br

Projetada pelo arquiteto Nicholas Alencar esta lareira é revestida em mármore Nero Michelangelo, material clássico, executada pela Marmoraria Moser. A empresa oferece uma ampla gama de materiais como mármores, granitos, silestones, ônix e corian disponíveis em diversas cores.

A coleção Gaudí do fabricante de metais Ramon Soler é uma homenagem à cidade de Barcelona e está disponível na Maison du Banho. Luxuosa, a coleção conta com porcelana portuguesa e acabamentos perfeitos em cromado, latão polido, cobre e bronze antigo. Sua brilhante superfície e seus finos detalhes valorizam o ambiente.


ndvale.com.br 23


Monitor

Agora a cozinha ficará mais bonita, organizada e sustentável com o Porta Pão Natura, da marca Ecology. Com um design orgânico, processo de produção ecologicamente correto e embalagens produzidas com material reciclável, este inovador porta pão está disponível na loja Mundo Animal.

Utilizando um pequeno vão entre a laje e o gesso, esse flap da marca Gaia foi desenvolvido para proteger e ocultar completamente televisões de telas planas e monitores de até 50kg. Disponível na MK Som e Imagem, esta peça agrega beleza e versatilidade e permite com apenas um único comando, ligar os dois equipamentos, inclinando-os a 105°.

Criada pelo aclamado designer Philippe Starck para a marca italiana Magis, a cadeira Zartan utiliza materiais naturais para gerar uma alternativa forte e não tóxica, semelhante ao plástico, permitindo a modelagem. A cadeira de madeira líquida é biodegradável, não prejudica o meio ambiente e está disponível na Via Artística. 24 ndvale.com.br

A coleção Rústica da marca Oca Brasil está disponível na Natur Pisos. Estes revestimentos em madeira de reflorestamento certificada pelo FSC (Forest Stewadship Council) são indicados para ambientes internos, como aplicações em paredes, forros e projetos moveleiros, que além do inegável conforto térmico e acústico, ainda conferem charme e elegância ao ambiente.


ndvale.com.br 25


Monitor

Fernando de Noronha serviu de inspiração para a nova coleção de móveis outdoor da Saccaro. Assinada pelo designer Roque Frizzo, a coleção se diferencia por sua ousadia e versatilidade. Todas as peças são feitas em madeira com acabamento ácqua, tecidos acrílicos e fibra sintética X-FIBER, exclusiva da marca.

A marca Luxaflex apresenta o Parametre. Trata-se de um produto exclusivo no Brasil, que oferece um novo olhar sobre as formas de criar um ambiente moderno e sofisticado. A novidade está disponível na Spengle Decor e possibilita diferentes opções de uso, como cortinas, elemento integrante ou decorativo para dividir ambientes de acordo com o projeto.

Esta mesa com cadeira infantil para atividades recreativas e refeições é um produto exclusivo da Tafona. Colorido e sustentável, este conjunto é produzido com madeira de demolição, e é ideal para complementar o ambiente e deixar o quarto das crianças ainda mais encantador,

Com um design moderno, original e eficaz, a luminária da coleção Ora está disponível na Cia da Luz Ilumine. Excelente no consumo de energia, esse produto é perfeito para tornar o ambiente mais agradável. Criada pelo designer Santiago Sevillano, foi produzida nas cores branca, vermelha e preta. Todo tapete tem uma história. A nossa são os tapetes. A Oriente-se traz o design, a sofisticação e a elegância dos mais diversos países para dentro da sua casa. Do moderno ao clássico. Do mais elaborado ao mais artesanal. Temos um tapete que combina com o seu estilo. Conheça a nossa coleção dos tapetes Reloaded. 26 ndvale.com.br


ndvale.com.br 27


Monitor

A Syncrovision apresenta ao mercado o Millenia CT, da Paradigm, um novo sistema de áudio multimídia versátil, com instalação simples, que não precisa de receiver. Ele é composto por duas caixas acústicas, um subwoofer, uma caixa de controle para conexão com a AppleTV ou Apple AirPort Express e todos os cabos necessários para uma conexão simples.

A FRIGEMAR oferece equipamentos da marca LG com a tecnologia Multi Inverter, um sistema diferenciado dos equipamentos convencionais. Sustentável, o ar condicionado inverter evita o alto consumo de energia. Os aparelhos são mais silenciosos, mais econômicos e mais potentes.

A loja SLA traz a solução para os barulhos e ruídos da vida urbana. As janelas e portas Claris utilizam perfis de PVC que absorvem as ondas sonoras, e podem utilizar vários tipos de vidros que oferecem conforto térmico. Esses perfis são unidos por termofusão, proporcionando a vedação perfeita do ambiente.

Na loja 4 Elementos é possível encontrar esse Buffet de espelhos Miroir, da Artefacto, no tamanho 180x46 e 84 de altura. Design, modernidade e sofisticação são as palavras que identificam a 4 Elementos, uma loja que conhece o verdadeiro espírito de morar: conforto prático de uma vida moderna somado ao conforto emocional, aliando requinte, modernidade e estilo.

28 ndvale.com.br


Porque é mais econômico Porque é mais confortável

SECADORA DE ROUPA A GÁS AQUECEDOR SOLAR PLANO / A VÁCUO

CALDEIRA MURAL

AQUECEDORES DE ÁGUA A GÁS PANELA DE ARROZ A GÁS

Porque tem fábrica no Brasil

EMPRESA CERTIFICADA

Porque é tecnologia Japonesa

Você encontra Rinnai para o seu projeto residencial ou comercial na:

Rodovia Osvaldo Reis, 780 - Fazenda - Itajaí - SC TEL: (47) 3247-6666

ndvale.com.br 29


30 ndvale.com.br


ndvale.com.br 31


Foto: Divulgação

Casa Cor

Em Santa Catarina a Casa Cor terá 36 ambientes, 12 na Brava e 24 Floripa.

CASA COR 2013 Por Lilian Philippi

Praia Brava

Pela primeira vez na história de suas edições a CASA COR de Santa Catarina irá contar com dois endereços, algo nunca feito em nenhuma outra parte do Brasil. A edição 2013 da CASA COR Santa Catarina será realizada simultaneamente nas cidades de Florianópolis e Itajaí. Segundo o diretor executivo Lucas Petrelli Wilmer, foi a boa fase da construção civil na região de Itajaí e Balneário Camboriú que chamou a atenção dos organizadores do evento. “Atualmente a Praia Brava está passando por um processo que Jurerê sofreu 10 anos atrás” afirma Petrelli, se referindo ao estouro imobiliário que transformou Jurerê Internacional na Miami brasileira. Para buscar apoio do setor decorativo da região, a CASA COR fez parceria com o Núcleo de Decoração do Vale, visando alcançar os profissionais e fornecedores do chamado baixo vale que corresponde às cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Blumenau. “A maneira mais fácil de saber se haveria uma aceitação dos profissionais da região seria através do Núcleo de Decoração do Vale”, pontua o presidente do Núcleo Sidney Rosa. “Quando iniciamos a conversa, era pra existir somente cinco ambientes, depois passaram para sete e fecharam com 12 ambientes”, comenta sobre a ótima aceitação dos profissionais da região. Segundo o diretor executivo Lucas Petrelli Wilmer, a parceria surgiu da ideia de buscar a presença dos profissionais que mostrassem as características da região do baixo vale. Outra novidade da CASA COR 2013 é o espaço que o Núcleo terá dentro do evento na Praia Brava. O projeto será assinado pelos arquitetos Ana Cláudia

32 ndvale.com.br

Guerra e Phillippe Siarcos. “Para projetar esse espaço dentro da CASA COR procuramos buscar os profissionais que nos últimos programas de incentivo do Núcleo, mais tem fidelizado as lojas associadas” conta Sidney. No espaço do Núcleo de Decoração do Vale estarão expostos os produtos das 30 lojas associadas.

Um evento, dois endereços São dois endereços, mas apenas um único júri e um único ingresso que valerá para os dois locais. Com sua abertura marcada para dia 18 de maio e encerramento no dia 30 de junho, a CASA COR Santa Catarina terá 36 projetos ao todo, 12 em Itajaí e 24 em Florianópolis. Em Itajaí, o evento ocupará parte do terreno que abriga a construção do Riviera Concept, o primeiro complexo multiuso do estado, assinado pelo Grupo Riveira. Simultaneamente, em Floripa o evento será realizado no Simphonia Woa Beiramar, dentro do Jazz Club, na avenida Beira-Mar Norte. Esse ano a CASA COR de Santa Catarina tem como tema: “Design, arte e artesanato personalizando a sua casa”. Segundo Lucas Petrelli Wilmer, a CASA COR é um espelho daquilo que as pessoas gostariam de ter em suas casas e a intenção é que cada visitante perceba o quanto é fundamental ter um bom profissional na criação e personalização de um espaço.


ndvale.com.br 33


34 ndvale.com.br


ndvale.com.br 35


Radar

Galeria Mosarte

Referência em qualidade e modernidade para decoração e revestimentos, a loja Galeria Mosarte conta com produtos de altíssimo padrão que valorizam o ambiente, tornando-o agradável. A escolha da arquiteta Silvia Pedrassani está no design único que mistura elegância e natureza ao novo revestimento Pétlas da coleção Allegory. Esta peça utiliza tecnologia de ponta que transforma um rústico material natural em um produto leve e diferenciado. Uma sobreposição de formas perfeitas que permitem movimento e modificam ambientes através da expressão da poesia.

Flamingo Algumas escolhas fazem toda a diferença, trazem bem-estar, plenitude e equilibram as emoções. Por isso a Flamingo seleciona produtos de cama, mesa, banho e presentes de alta qualidade que agregam conforto, beleza e funcionalidade à vida. A linha de banho da Flamingo é diversificada em cores e padrões, produzidos pelas marcas mais conceituadas e com os melhores fios do mundo, garantindo perfeita absorção, toque suave e estilo, características que chamam a atenção de profissionais renomados como a experiente Vanessa Larré de Mello que se encantou com a maciez das toalhas. 36 ndvale.com.br


Fotos: Scheila Cardozo

Radar

Mundo Animal

A busca por qualidade e beleza na hora de criar um ambiente é imprescindível. A loja Mundo Animal apresenta objetos decorativos de alto padrão e modernos utensílios domésticos que enfeitam e oferecem qualidade ao dia a dia. Seu atendimento personalizado atrai profissionais de respeito e como a design de interiores Siliane Moretti Candido. Este belíssimo quadro em moldura de alumínio e vidro antirreflexo, Blue in the Blue da marca Art Image, possui um desenho arrojado na cor azul que transmite requinte ao ambiente de uma forma sutil e harmônica.

Maison Du Banho Na Maison du Banho é possível encontrar produtos exclusivos e diferenciados para banheiros e cozinhas que agregam tecnologia e design aos mais variados estilos de projetos. Como esta coluna com hidromassagem vertical da marca italiana Novellini, que chamou a atenção do decorador Érico Luiz da Conceição. Uma solução perfeita para quem quer ter uma hidromassagem, mas não possui espaço suficiente para instalar uma banheira. Além da hidro vertical ela também possui ducha fixa, cascata, ducha de mão, estante porta objetos e banqueta para maior conforto durante o banho.

ndvale.com.br 37


38 ndvale.com.br


ndvale.com.br 39


Foto: Morgana Vanzuita

Entrevista

As Mil Vidas

de

Cristina

Por Roberta Dietrich

Ela tem nas veias o sangue dos pais espanhóis de sobrenome Iglesias. Homônima da rainha da Espanha de 1829, Maria Cristina concentra paixões e saberes refinados. Aprecia as artes e nomeou as seis gatas com quem divide morada por meio do nome de grandes personalidades; a bailarina Isadora Duncam, a escritora Betty Louise, a musa de Dante, Beatrice, a pintora Tarsila do Amaral, Principesa – uma nobre e a estilista Gabrielle Channel. O bom gosto de Cristina está na loja que criou há 17 anos, a Oriente-se. Numa tarde chuvosa de outono a loja recende vanilla, uma planta da família das orquidáceas. O paladar também tem agrados sob os auspícios de Cris, como é carinhosamente chamada. Quem provou o cappuccino da loja conhece o sabor inigualável. O doce som da voz dessa mulher miúda de corpo e imensa de alma é a música ofertada, assim, despretensiosamente. E para completar os cinco sentidos basta tocar e olhar em volta. A Oriente-se está repleta de arte em forma de objetos ou de tapetes do mundo todo... Cris é a prova viva da teoria do poeta português Alexandre Herculano. “Debaixo dos pés de cada geração que passa na terra dormem as cinzas de muitas gerações que a precederam”. Cris, com certeza, é o resultado de muitas encarnações. Talvez ela represente a evolução da nossa espécie. Cristina aplica a lei da causa e efeito. Difunde a verdade, a gratidão, o respeito. Por isso acredita na união de esforços. Há cinco anos faz parte do Núcleo

40 ndvale.com.br

de Decoração do Vale. Sempre doou conhecimento, tempo e dedicação para aperfeiçoar a entidade e o setor de arquitetura e decoração. Ocupa a função de diretora de marketing e, perfeccionista como é, sempre pensa no que há de melhor por fazer. E faz! É a alma que Cristina alimenta com mais fervor. Mas curiosamente é profissional da forma. Tornou-se designer pela PUC-PR em 1986, estudou artes e trabalha com a beleza de peças. Conquista os especificadores pela dedicação pessoal e inexorável de quem ama e sabe o que faz. Esse talvez seja o seu dom mais admirável. Ela consegue traduzir em forma o que carrega no coração. Não bastasse a dedicação à loja – que já tem dois endereços de sucesso para atender a demanda desse mercado tão exigente. No NDVale, também abraçou a ideia de realizar uma ação social. Ao lado das lojas do Núcleo, por ideia do médico Giuliano Borges, e administração do profissional Érico Luiz da Conceição irá melhorar a sede do Amor Próprio, entidade de Itajaí. Cris é uma gata disfarçada de gente. Descendente dos ancestrais Miacis, precursores dos gatos domésticos, 40 milhões de anos atrás, ela tem personalidade forte, é dona da rua, independente e abusada. Se pararmos para escutar bem de pertinho ela até ronrona o miado suave dos bichanos... E se compreendêssemos essa língua felina entenderíamos a lição diária que Cris nos ensina. “Tá tudo certo!”.


www.cerartedecoracoes.com.br

Cerarte - Revendedor exclusivo em BalneĂĄrio CamboriĂş/SC: Av. Brasil, 280 - (47) 3360-9095 ndvale.com.br 41


A fachada sul do IMA possui mixarabis automáticos que filtram a quantidade de luz.

Perfil Internacional

Jean Nouvel

Mundo Árabe

Por Lilian Philippi

Projetado pelo renomado arquiteto francês Jean Nouvel e patrocinado pelo presidente François Mitterand, o Instituto do Mundo Árabe (IMA) está localizado às margem do rio Sena, próximo à catedral de Notre Dame, em Paris. Inaugurado em 1987 com o objetivo de integrar as culturas francesa e árabe, inicialmente o Instituto era voltado somente à cultura islâmica, mas após sua renovação cultural ele passou a apresentar as diversidades dos 22 países árabes. Além da cultura e arte islâmica, também estão expostas as artes da Mesopotâmia, Egito, Pérsia, Grécia, Império Romano e Bizantino. O Instituto do Mundo Árabe é um centro cultural de 10 andares, onde estão instalados alguns espaços para exibições, museu, biblioteca, centro de documentação, auditório, cinema, oficinas infantis, escritórios e um restaurante panorâmico de culinária libanesa, que permite uma vista espetacular da cidade de Paris. Iniciada em 1981 a inovadora e inusitada construção de 13 mil m², levou seis anos para ser entregue. 42 ndvale.com.br

Vencedora do Aga Khan Award for Architecture, uma das principais premiações do ramo da arquitetura, a construção conta com estruturas distintas em suas duas fachadas. Imitando a curva do rio, a fachada norte do Instituto é toda espelhada, refletindo a cidade de Paris. Mas o grande diferencial dessa obra está em sua fachada sul, com aberturas de diversos tamanhos e formas geométricas que funcionam com diafragmas metálicos. Iguais aos de uma câmera fotográfica, eles abrem e fecham, filtrando a luminosidade natural através de células fotossensíveis. Esse controle da luz interna remete à tradicional arquitetura islâmica através das treliças de madeira, chamados mixarabies, assim como dos desenhos geométricos que resultam desse mecanismo. Uma das provas que Jean Nouvel está à frente de seu tempo, é o ótimo resultado que obteve ao aliar sustentabilidade com tecnologia inovadora para criar esse importante edifício em Paris, numa época em que pouco se falava sobre os recursos naturais.


Perfil Internacional

Uma das provas que Jean Nouvel está à frente de seu tempo, é o ótimo resultado que obteve ao aliar sustentabilidade com tecnologia inovadora. Jean Nouvel é um dos arquitetos mais premiados do mundo.

Lenda Viva

Filho de professores, Nouvel se interessava pelas artes desde sua adolescência. Influenciado a cursar arquitetura pelos pais que se opuseram às artes plásticas ele se formou na Escola de Belas Ar-

tes. Jean Nouvel possui um dos maiores ateliês de arquitetura da França, com mais de 140 pessoas trabalhando apenas na unidade de Paris. Um dos arquitetos mais requisitados por grandes construtoras e investidoras do mundo, Nouvel continua trabalhando com força total e seu ateliê também possui filiais em Londres, Copenhague, Barcelona, Nova York e Madri.

Fotos: Banco de Imagens

Nascido e criado no interior da França, o arquiteto Jean Nouvel é considerado um dos mais brilhantes e inovadores arquitetos da atualidade, quebrando conceitos do modernismo e do pósmodernismo ele cria um estilo próprio na hora de projetar. Com 68 anos, o arquiteto francês já produziu mais de 200 obras espalhadas pelo mundo. Além do premiado Instituto do Mundo Árabe em Paris, Nouvel também projetou as impressionantes edificações do Guthrie Theater nos Estados Unidos, a Torre de Aigües em Barcelona, a Galerie Laffayte de Berlim e o Concert Hall de Copenhague. Num estilo único de projetar, suas obras chamam a atenção das pessoas sem perder a harmonia com o ambiente em que estão inseridas.

Fundador e diretor artístico da Bienal de Arquitetura de Paris, o arquiteto coleciona premiações. Entre seus títulos estão a medalha de prata na Academia de Arquitetura, Doutor Honoris Causa na Universidade de Buenos Aires, Grand Pix d’Architecture, Équerre d’Argent pelo Instituto do Mundo Árabe, Criador do Ano no salão do móvel de Paris, além de Honorary Fellow no RIBA e em 2008 conquistou o prêmio Pritkzer, considerado atualmente, o prêmio mais importante da arquitetura.

ndvale.com.br 43


44 ndvale.com.br


Silestone Authentic Life ®

Superfícies para Cozinhas e Banheiros Cada elemento ao nosso redor, contribui para construir a nossa realidade. Essa é verdadeira existência, a que define quem é você. Silestone® permite expressar seu caráter e emoções através de sua cozinha e banheiro. THE ORIGINAL

A única bancada com proteção bacteriostática, disponível em diversas e exclusivas texturas. Viva de forma autêntica, viva a sua vida com Silestone®.

“Amo arquitetura e moda, mas as coisas realmente autênticas estão nas casas onde vivemos, nas roupas que vestimos. Isso é o que digo às pessoas no meu blog. Isso é viver de forma autêntica.” Macarena Gea (Blogger e arquiteta)

Bancada UNSUI / Cuba INTEGRITY / Textura Exclusiva SUEDE facebook silestonebrasil twitter Silestone_BR

Exija a autenticidade da sua bancada Silestone®. Ative sua garantia através do nosso site.

10

ANOS

www.silestone.com

GARANTIA

PROTEÇÃO

BACTERIOSTÁTICA Baseada em Tecnologia de Prata

COSENTINO BRASIL: Vitória 27.3348- 8366 / Goiânia 62.3289-4499 / Santa Catarina 48.3259-0097 / EUROMAX MÁRMORES: Paraná 41.3033-3958 PÓLO MÁRMORES: São Paulo 11.3687-8737 / Rio de Janeiro 21.2443-0131/ www.cosentinogroup.net / www.silestone.com.br / Visite o nosso Showroom Em Breve: Minas Gerais e Fortaleza.

ndvale.com.br 45


Foto: Scheila Cardozo

Showroom

Tafona

móveis e decorações

Ecologicamente corretos, os móveis fabricados com madeira de demolição, oriundas do reaproveitamento de construções antigas, oferecem um estilo rústico, despojado e consciente ao ambiente. Há mais de 30 anos no mercado, focada na consciência e na beleza, a loja Tafona em Ilhota, tem presença marcante na decoração. Suas peças em madeira de demolição tem a versatilidade de combinar-se com qualquer outro material. O acabamento diferenciado garante a alta qualidade dos produtos, fortemente reconhecidos no mercado e atraem os bons profissionais da região, como os arquitetos Ana Luiza Reis Panozzo e Arthur Henrique dos Santos que encontram na Tafona produtos que agregam estilo e valorizam seus projetos.

46 ndvale.com.br


Showroom

Fotos: Ivandro Duarte

Suas peças em madeira de demolição tem a versatilidade de combinar-se com qualquer outro material.

ndvale.com.br 47


Fotos: Scheila Cardozo

Showroom

Brinna móveis

A Brinna é uma grife internacional de móveis de luxo que permite a personalização dos ambientes da casa moderna com uma linha de produtos completa e um design contemporâneo. A grife possui dois centros de design, um na Itália e outro no Brasil, que são responsáveis pela pesquisa de tendências, desenvolvimento de produtos, conceituação do portfólio e o modelo de negócios dentro de uma filosofia de design total. Especializada em arquitetura de interiores, a Brinna elabora os projetos mantendo o foco principal nos futuros usuários dos ambientes. A casa deve atender as necessidades da família, por isso a grife indica materiais, produtos e serviços que participam desta filosofia. Além do alto padrão no atendimento, clientes e refinados profissionais como a arquiteta Carmen Liesenberg são atraídos pelo requinte dos produtos oferecidos. Utilizando simultaneamente os princípios de estética e funcionalidade, a arquitetura de interiores atinge seu objetivo, levando modernidade aos espaços e qualidade de vida.

48 ndvale.com.br


Showroom

Especializada em arquitetura de interiores, a Brinna elabora os projetos mantendo o foco principal nos futuros usuรกrios dos ambientes.

ndvale.com.br 49


Foto: Scheila Cardozo

Showroom

Dimatel iluminação

Especializada em iluminação decorativa, a Dimatel Iluminação conta com artigos exclusivos para todos os tipos de ambientes. Arandelas, luminárias, abajoures, lustres de cristal e completa linha de lâmpadas LED e fluorescentes são alguns dos produtos que compõem o mix que atende diferentes estilos de projetos comerciais e residenciais. A tradição de 37 anos no mercado regional e o atendimento personalizado conferem credibilidade à compra. Além de peças de iluminação, o showroom da Dimatel conta com artigos diferenciados para presentes, incluindo miniaturas em cristal, porta-retratos, flores e linha infantil. Um convite ao design de bom-gosto que atrai ótimos profissionais como a designer Nazle Tuffi Franscisco e Layla Custódio que valorizam a parceria por conta do atendimento ágil e eficaz.

50 ndvale.com.br


Showroom

A tradição de 37 anos no mercado regional e o atendimento personalizado conferem credibilidade à compra.

ndvale.com.br 51


Foto: Scheila Cardozo

Showroom

Saccaro loja

Há um momento em que arte e conforto estabelecem um pacto perfeito. Unindo arte regional à concepção de designers famosos, os móveis Saccaro encantam o mundo pelo design e exclusividade. O equilíbrio perfeito entre estética, funcionalidade e liberdade, transfere para cada linha reta ou curva a personalidade da marca. Sempre atenta às tendências, a empresa investe em tecnologia, inovação, novos materiais, cores e texturas, obtendo resultados magníficos que podem ser apreciados em uma visita ao seu encantador showroom em Balneário Camboriú. Com reconhecimento internacional, a Saccaro é o local perfeito para arquitetos com gosto apurado, como Valesca Boff e Karine Boden Muller, que na loja encontram produtos com design diferente para ambientes internos e externos, e trazem sofisticação ao resultado final.

52 ndvale.com.br


Showroom

O equilĂ­brio perfeito entre estĂŠtica, funcionalidade e liberdade, transfere para cada linha reta ou curva a personalidade da marca.

ndvale.com.br 53


Foto: Scheila Cardozo

Showroom

Cia da Luz loja

Ilumine

Com mais de 10 anos de experiência, profissionalismo, seriedade e honestidade a Cia da Luz Ilumine é especializada em iluminações e traz para o mercado regional produtos exclusivos dos mais renomados fabricantes e oferece, também, a elaboração de projetos luminotécnicos para ambientes residenciais e comerciais. A loja expõe em seu showroom uma grande quantidade de peças que se encaixam nos mais variados estilos decorativos, trazendo luz e beleza para os ambientes. Sua equipe qualificada agrega valor ao serviço oferecido, formando parcerias importantes com os profissionais da região. Para as arquitetas Débora Costa da Silva e Deise Priori comprar na Cia da Luz Ilumine vai além de apenas entrar na loja, escolher o produto e sair com ele. É a qualidade do produto aliada ao bom atendimento e a facilidade na entrega que faz da Cia da Luz uma referência em serviços de iluminação.

54 ndvale.com.br


Showroom

A loja expþe em seu showroom uma grande quantidade de peças que se encaixam nos mais variados estilos decorativos. ndvale.com.br 55


Foto: Scheila Cardozo

Showroom

Agrojardins Floricultura

Num mundo onde tudo gira em torno da tecnologia é cada vez mais importante encontrar tempo e espaço para um contato com a natureza, purificando e enfeitando a vida. Consciente dessa necessidade, a Agrojardins desenvolve e personaliza projetos de paisagismo, auxiliando nas escolhas das plantas conforme as condições do ambiente, agregando beleza e harmonia aos projetos. Para a arquiteta Catriane Andreatta, na Agrojardins é possível encontrar qualidade de produtos aliada a um serviço excelente que sempre supera as expectativas. Caminhar pelo showroom da Agrojardins é quase como passear num jardim exótico e ser contagiado pela quantidade e qualidade das plantas ornamentais expostas, como as variadas palmeiras e bromélias. Entre os vasos oferecidos na loja é possível encontrar a beleza artesanal dos vasos vietnamitas, cachepôs de madeira, vasos de cerâmica, cimento e fibra sintética. Também estão disponíveis suplementos como pedras, adubos e argila.

56 ndvale.com.br


Showroom

Caminhar pelo showroom da Agrojardins 茅 quase como passear num jardim ex贸tico e ser contagiado pela quantidade e qualidade das plantas ornamentais expostas.

ndvale.com.br 57


Foto: Scheila Cardozo

Showroom

Arte e Pedras Marmoraria

+ LavaBoux

No showroom da Arte e Pedras + LavaBoux os granitos, mármores e superfícies de quartzo de variadas cores e tamanhos, possibilitam aos profissionais e clientes a busca pela peça ideal para seus projetos. Além de fabricar e distribuir mármores e granitos da mais alta qualidade, tecnologia e dedicação que o mercado exige, a empresa também comercializa cubas, metais e acessórios para banheiros e cozinhas com design moderno que trazem requinte e beleza para os ambientes. Sempre preocupada com o resultado de seus produtos no projeto final, a Arte e Pedras + LavaBoux oferece qualidade e dedicação em seus serviços. Para as arquitetas Alessandra e Giovanna Deeke a qualidade dos materiais e a eficiente mão de obra nos serviços de marmoraria, fazem da empresa uma das melhores em prestação de serviço.

58 ndvale.com.br


Showroom

A Arte e Pedras + LavaBoux oferece qualidade e dedicação no serviço oferecido que valorizam a obra.

ndvale.com.br 59


Design

Arquitetura Uma obra para o mar Por Andrea Scussel

Nem casa, nem escritório. Ou melhor, os dois, em um só lugar. Seria mais um projeto multifuncional de arquitetura, não fosse por um detalhe: trata-se do novo veleiro da família Schurmann. A embarcação está em construção em Itajaí, cidade escolhida para a partida da família de navegadores rumo à sua terceira volta ao mundo, batizada de Expedição Oriente. A grande diferença entre construir, organizar e ambientar uma residência e um veleiro está na dinâmica, que é muito maior no barco. O veleiro Kat com 80 pés, o equivalente a 24 metros de comprimento, está sendo trabalhado em aço carbono no casco e, em aço inox no deck e em algumas peças no seu interior. Segundo a arquiteta responsável pelo projeto do barco, Jeane A. de Busana Bianchi, do Studio Ohmini Arquitetura e Engenharia, de Itajaí, o maior desafio deste projeto é conhecer os materiais adaptáveis para a realidade do barco, sabendo por onde ele irá navegar e o nível de re-

60 ndvale.com.br

sistência necessária. “O aço, por ser altamente resistente, é a melhor solução para uma embarcação que irá enfrentar longas travessias por mares que não anunciam de antemão qual será o tamanho de sua força ou calmaria”, comenta. Garantir a forma e a função, com a mesma beleza e conforto de uma casa, porém, com materiais adaptados, com pesos específicos menores e flexibilidade para a dinâmica de um barco em movimento. Eis a questão! O projeto do veleiro Kat tem exigido da arquiteta um olhar apuradíssimo para os detalhes técnicos da vida a bordo durante uma expedição. Nem todo dia é dia de mar de almirante na rotina da tripulação, o trabalho é árduo, com direito a tempestades e ventos furiosos. “Tudo no barco precisa ser acessível, prático, compacto e seguro. Trabalhamos as questões de ergonomia interna, elas foram pautadas pela medida áurea, que é a medida do corpo humano. Com os braços abertos o morador tripulante do Kat terá tudo ao seu alcan-


Design

Foto: Frankie Costa

A arquiteta Jeane A. de Busana Bianchi, responsável pela construção da embarcação Kat.

A diretriz do projeto é a funcionalidade, com os espaços privativos e de circulação respeitados, já que em muitos momentos da navegação o barco irá abrigar até dezesseis pessoas durante longas travessias. Longe do supermercado, da farmácia e da lavanderia a “casa flutuante” da família Schurmann tem todos os seus espaços de uso previstos no projeto. Armários para armazenagem de mantimentos, uma pequena lavanderia e até uma horta para o cultivo dos temperos com gostinho caseiro. A iluminação em LED é toda automatizada, o sistema touch screen compõe cenários distintos às necessidades das pessoas a bordo e da navegação.

Foto: Gil Ramos

ce, sem ter que projetar o corpo para pegar alguma coisa. Materiais não muito comuns em obras fixas estão sendo aplicados no interior do barco. O polipropileno e a fibra de vidro, utilizada nas pranchas de surf, permitem moldar os espaços em forma de armários, nichos e bancadas com acabamentos arredondados, o que seria mais difícil conseguir com marcenaria. Descobrimos que até o isopor, produzido por material reciclável, pode ser utilizado no preenchimento de espaços, e deixá-los muito mais leves”, explica Jeane. Os materiais aplicados são todos de fornecedores nacionais e a mão de obra é local. Santo de casa faz um barco, sim!

Tudo no barco precisa ser acessível, prático, compacto e seguro

A família de exploradores está se preparando para a expedição Oriente a bordo da embarcação Kat. ndvale.com.br 61


Design

Imagem 3D: Ohmini Arquitetura e Engenharia

Mar, doce lar!

Sustentabilidade. É lei!

Assim como uma casa tem sua identidade, o lar flutuante dos Schurmann também tem suas peculiaridades. O constante movimento, embalado pelo balanço do mar é a principal delas, e nele a arquitetura não pode interferir, é obra da natureza. Mas pode fazer de cada espaço um bom lugar para se viver. A arquiteta Jeane deu uma atenção especial às áreas de trabalho, social, e lazer do veleiro. Sim, o Kat terá uma praça, e por que não? “ A área externa será bem maior do que a do veleiro anterior, o Aysso. Isso porque a necessidade das pessoas de terem um lugar para respirar, para conviver, ou até para ficarem sozinhas por uns instantes tem que ser respeitada. Imagine pessoas de vários países, com cultura e hábitos diferentes convivendo em um espaço restrito de 100 m² que é a área do barco, elas precisam de momentos de integração, e de privacidade também”, argumenta a arquiteta. E é isso o que vai acontecer nesta expedição, além da família, outros ocupantes estarão a bordo em algumas pernas da viagem. E para manter a forma e o pique, nada melhor do que uma academia particular. Duas bicicletas ergométricas instaladas no deck do veleiro irão gerar energia. Cada vez que um tripulante se exercitar estará contribuindo para manter as baterias que alimentam os sistemas de tratamento de resíduos carregadas.

A linha mestra na construção do veleiro Kat é tão clara como uma noite de lua cheia em alto mar. Por determinação do capitão Vilfredo Schurmann, comandante da Expedição Oriente, sustentabilidade é palavra de ordem a bordo. “ O mar é o nosso quintal, não jogamos nada nele. Todo resíduo gerado no barco deve ser tratado, reutilizado ou diminuído o seu volume para descarte em local apropriado em terra, durante as paradas”, afirma Schurmann.

62 ndvale.com.br

Os processos para a compostagem do lixo, a filtragem dos óleos, reutilização da água da lavanderia e sanitários estão sendo desenvolvidos pela empresa brasileira Solví.

Interiores O fio que conduz o projeto de interiores do veleiro não podia ter outro tom que não fosse o azul. Antes de iniciá-lo, Jeane teve o cuidado de resgatar fotos antigas de viagens anteriores e lá estava ele, azul da cor do mar. A arquiteta buscou um equilíbrio com o off white e pontuou alguns pequenos detalhes em verde. “Esta é a nossa grande linha de trabalho, tudo muito claro, muito prático, preparado

para a vida no mar. Há uma simplicidade elegante na decoração. Os revestimentos serão feitos com tecidos apropriados de fácil manutenção e limpeza, as louças, roupas de cama e banho personalizadas, porém com requinte. Afinal uma história como esta precisa ser coroada com um toque de glamour “, finaliza Jeane. Não só coroada como comemorada! Até uma bela cristaleira para acomodar as taças usadas para o brinde das chegadas já foi projetada pela arquiteta. E quando outubro chegar, é hora de fazer o teste de mar, faça chuva ou faça sol, o veleiro Kat estará pronto para partir. Bons ventos então!

A Expedição Oriente A Expedição Oriente zarpa no dia 24 de novembro a bordo do novo veleiro, o Kat. Dessa vez, o casal Vilfredo e Heloísa, os filhos e um neto seguirão a rota dos chineses que, de acordo com polêmicas teorias, foram os primeiros a contornar o globo. O novo projeto envolve inovação, tecnologia e sustentabilidade. Ações importantes, de cunho educacional e ambiental serão executadas. Uma série televisiva e um documentário de longa metragem serão produzidos durante a viagem.


ndvale.com.br 63


Mac Móveis apresenta seu novo showroom em Santa Catarina.

Mostra Mac

A loja Mac em B. Camboriú fica no espaço VA Casa na Praia. Nela pode-se encontrar uma casa contemporânea e funcional, preocupada com o respeito à natureza e cuidados com o meio ambiente. A inovação, a tecnologia e o conforto promovem uma ampla troca de informações, com o objetivo de exaltar práticas sustentáveis na arquitetura, arte, decoração e design.

Uma seleção dos melhores profissionais do Sul do Brasil.

Roberta Zimmermann Ambiente Entrada e Recepção Arquitetos Taís e Giovani Marchetti Bonetti Ambiente Gourmet e Dinning

Arquiteta Cibeli Spolti Ambiente Lounge Central

Arquiteta Anna Maya e Anderson Schussler Ambiente Adega de vinho

Arquitetos Ana Panozzo e Artur dos Santos Ambiente Lavabo e Toilet

Arquiteto Eduardo Bugalho Ambiente Smart Office e Garden Zen

Arquitetos Rafael Santos e Alexandre Vrigh Ambiente Home Teather

A partir

25.04.2013 Showroom VA Casa na Praia Rod. Osvaldo Reis, 3600, Praia Brava, Divisa Balneário Camboriú e Itajaí, SC - Brasil - CEP 88306 002 tel: +55 47 3367 1435 - www.viaartistica.com / mac@viaartistica.com 64 ndvale.com.br


ndvale.com.br 65


Projetos

Ana Holzer Studio Ana Holzer Projetos e Planejamento Paisagístico – rua Pará, 130 – Blumenau – SC 47 3323 6223 9963 2208 – www.anaholzer.com.br Paisagista pela UFRJ, com projetos em todo o Brasil, além de desenvolver linha de mobiliário externo e vasos de grande porte em concreto.

Sobre o Projeto O Projeto Paisagístico desenvolvido para uma residência localizada no Oeste de Santa Catarina partiu de premissas básicas como a Arquitetura de linhas contemporâneas, o clima com grandes variações de temperatura e umidade, e um programa de necessidades muito específico, priorizando áreas de convívio familiar e de contemplação, criando um mix asiático e europeu que norteou a escolha da vegetação. Os jardins com aproximadamente 500 metros quadrados, que inicialmente eram uma grande área lateral sem importância estética, foram desenvolvidos potencialmente em dois grandes eixos, demarcando áreas de importância diferentes, porém complementares, formando um boulevard demarcado pela vegetação e por espelhos d´água.

66 ndvale.com.br

Em um dos lados recebeu um grande gazebo de relax com Spa e águas vertentes dos muros, e em contraponto, um grande espelho vertical que reflete e duplica esse boulevard ajardinado. A Luminotécnica recebeu especial atenção, conferindo um ar intimista e criando vários cenários, onde foram utilizados vasos de grande porte em concreto. A vegetação foi determinada com a preocupação de criar um jardim perene e resistente ao clima, onde espécies como Cicca, Buritis e Bismarckias nobilis convivem harmonicamente com Lavandas e Buxinhos. O resultado atingido gerou extrema satisfação nos clientes, que usufruem agora de espaços harmônicos de grande beleza e de fácil manutenção.


Projetos

A vegetação foi determinada com a preocupação de criar um jardim perene e resistente ao clima.

Foto: Luciano Colissi ndvale.com.br 67


Projetos

Fernando Loizate

Conceitual Arquitetura-rua 1800 num 97- Sala 2-Fone 47 33677970 Desenvolve produtos para algumas fábricas de móveis de linha alta em madeira e fibra.

Ser Designer Trabalhar na área de design de móveis é uma coisa que para um arquiteto, aparentemente, resulta mais fácil. Mas a realidade muda muito por vários motivos. Embora os processos sejam similares considerando a tríade forma/função/ tecnologia, na hora de concretizar os modos são diferentes. O conhecimento parte do objeto do cotidiano que será colocado no mercado para ser vendido e comprado. A sua função será sempre a mesma, mas ele terá outro atrativo para cumprir seu propósito. Aqui começa a discussão interna: faço design para vender ou para atingir o conceito? A resposta vem do mercado, preciso lucrar... pagar as contas... O consumo fala mais forte. Então vou tentar fazer um produto vendível sem perder a essência. Uma tarefa as vezes difícil de realizar. Outro aspecto é o jeito de executar: materiais diferentes com resistências, possibilidades e aproveitamentos alternativos. Como ele será usado é uma pergunta básica. Considerando o fator conforto fundamental. Em definitivo o consumidor, tem a sua opinião de compra e o poder de decisão sob o que será bom para ele, tanto nos aspectos funcionais como visuais. Muitas vezes ao longo destes 13

68 ndvale.com.br

anos de trabalho, achei que um produto teria um excelente resultado e para a minha decepção não foi o esperado. Claro, as nossas pesquisas são muito limitadas, mas o tempo cria uma certa percepção daquilo que será o mais próximo do resultado favorável. O design é dinâmico, ele está sempre procurando novos caminhos, materiais e acabamentos. Sempre cruzando com outras disciplinas: a moda, o design gráfico, etc... As fontes de informação são infinitas, até a historia participa aportando aquilo que já se fez, mas de um jeito diferente. Em definitivo, as fontes de inspiração vêm de todos os lados, preciso estar junto para poder entender que acontece, acho que muito longe não vou conseguir. Talvez, este lado do arquiteto me ajude a captar a informação que preciso. Hoje cada setor da nossa vida tem o design como elemento participativo. Um simples objeto até um produto de desejo tem design, uma marca pessoal e diferenciada, para um elemento cotidiano. Como todo mundo é um pouco arquiteto, todo mundo é um pouco designer.


Projetos

Fotos: Maíra Allemand

Em definitiva as fontes de inspiração bem de todos os lados, preciso estar junto para poder entender que acontece, acho que muito longe não vou conseguir.

ndvale.com.br 69


Projetos

Franscisco M. Böhn Lygia Sievert Interior Design – Avenida Atlantica, 2334, apartamento 101, Balneário Camboriú – telefone 3367 6521. Adeptos do estilo neoclássico, a dupla trouxe para a região o conforto aliado à sofisticação e cultura.

NEOClassicismo O Neoclassicismo tem como finalidade adaptar a realidade moderna aos princípios da era clássica. O estilo neoclássico está na moda entre as altas rodas da região, adicionando cultura e sofisticação ao ambiente. Esse estilo que agrega conforto a uma decoração rica em detalhes surgiu na Europa do século 18 como uma corrente cultural filosófica. Ele trouxe para a decoração o conforto e a limpeza das formas do classicismo grego e romano, aliado à riqueza de detalhes dos estilos da renascença como o barroco e o rococó, ao mesmo tempo em que rompeu com os seus excessos.

70 ndvale.com.br

Com uma parceria de mais de 20 anos os profissionais Franscisco M. Böhn e Lygia Sievert, do escritório Interior Design, são os responsáveis por inserir na região, o estilo neoclássico. Eles trouxeram uma alternativa mais sofisticada para as formas quadradas e linhas retas que predominavam no cenário urbano. Seus projetos executados mostram o verdadeiro significado da palavra personalização, onde até mesmo os bordados nos tecidos dos móveis são feitos sob medida. “É preciso valorizar e interagir com artesãos do nosso tempo resgatando o aconchego e acalanto

de um tempo que não volta mais. Esta é a base de nosso trabalho. Sempre é bom cultivar nossa herança cultural” comenta Lygia. Unindo o clássico com o contemporâneo, este projeto de autoria da Interior Desing, apesar de tratar-se de um apartamento de lazer na praia, a descontração e o luxo marcam sua ambientação combinando conforto e qualidade de vida. Ele foi revestido com papel de parede, painéis, espelhos, tecidos, móveis de estilo e estofados exclusivos. E para contrastar, um Home Theater personalizado em linhas retas e mesa central em madeira de demolição, aliado a elementos de tendência marítima como conchas e fibras que finalizam o ambiente com requinte. Para interação e melhor aproveitamento entre living e área gourmet, a divisão dos espaços é feita através de um painel com portas centrais e cristaleiras laterais com espelhos e vidros, para serviços de mesa, guarda louças e coleção de cristais. E a iluminação deste ambiente merece uma atenção especial, porque foi minuciosamente desenvolvida para proporcionar aconchego e valorizar peças de decoração antigas e obras de arte.


Projetos

Foto: Lygia Sievert

É preciso valorizar e interagir com artesãos do nosso tempo resgatando o aconchego e acalanto de um tempo que não volta mais.

ndvale.com.br 71


Projetos

Johnny José Heuer Rua Visconde de Mauá, numero 66, Blumenau - Fone 3322.9600. Desenvolve projetos na área da Arquitetura, Design de Interiores e Área Corporativa, atuando nas mais conhecidas e renomadas construtoras da região.

Requinte na Medida Certa Contemporaneidade, linhas retas e um toque de clássico foi o que propôs o designer de interiores Johnny Heuer em um apartamento localizado no centro de Balneário Camboriu. O projeto a seguir ilustra em croqui como foi planejada a ambientação. As linhas limpas e bem definidas do mobiliário e a boa setorização dos ambientes, junto à pincelada clássica, agregam ao conjunto um elo de função e emoção. Para traduzir as variadas preferências estéticas, os ambientes sociais usufruem de peças de design e materiais nobres, inseridos em tonalidades fendi contrastam com o calor dos objetos de decoração em terracota.

72 ndvale.com.br

A integração da sala com a sacada, um dos pontos chave do projeto que valorizou o espaço, permitiu ampliar as áreas reduzidas, a integrar e aproveitar espaços que seriam poucos utilizados, assim foi possível utilizar uma ampla mobília, reforçando o estilo contemporâneo e possibilitando ao cliente mais conforto no seu dia a dia. A área destinada ao convívio social esta organizada de forma que tenha sala de home, sala de jantar e copa. Todas estas correspondências praticamente simétricas estabelecem um agradável equilíbrio ao ambiente.


Projetos

As linhas limpas e bem definidas do mobiliário e a boa setorização dos ambientes, agregam ao conjunto um elo de função e emoção.

Foto: Cícero Viegas

ndvale.com.br 73


Projetos

Nicholas Alencar Studio Alencar - Av. Martin Luther 816, sala 104, Blumenau SC - 47 3041 0009 - www.studioalencar.com.br Projetos e gerenciamento de obra para arquitetura e interiores.

Arquitetura Contemporânea A arquitetura contemporânea utiliza tudo o que há de mais novo no mercado, desde os materiais selecionados até os conceitos e métodos empregados. Esse estilo arquitetônico é a soma das mais recentes técnicas disponíveis, como a high-tech, a sustentável e a pós-moderna. E a reversão da relação desgastada entre a sociedade e o ambiente onde está inserida é uma das principais considerações desse estilo, que quebra o conceito modernista e insere na arquitetura uma profusão de volumes irregulares e geometrias complexas.

Para chegar ao resultado final desejado é necessário que todos os envolvidos na execução do projeto estejam unidos. Segundo Alencar, esse é um trabalho em conjunto entre o arquiteto e construtor, para achar a medida certa entre o desejável e o executável, entre a sustentabilidade e as necessidades do mercado. O sucesso da arquitetura e dos espaços das construções do Studio Alencar é resultado direto de planejamento e estudo destas necessidades que se transformam constantemente.

Baseada na funcionalidade, a arquitetura contemporânea busca ideias e soluções que visam, sobretudo, o conforto ambiental. Para o renomado arquiteto Nicholas Alencar, da Studio Alencar de Blumenau, o desenvolvimento de uma arquitetura de qualidade é um dos grandes desafios de arquitetos, construtores e gestores públicos. Para ele é uma questão de transformação. “Cada vez mais a tecnologia, o conhecimento e a evolução dos nossos desejos transformam nossa vida e nosso comportamento, nada mais justo transformar nossa maneira de morar e trabalhar”.

É impossível negar o grande desenvolvimento do mercado imobiliário na região, e também seria negligência não se preocupar com o impacto desse desenvolvimento para a sociedade. Para Alencar “O crescimento da importância do mercado imobiliário em nossas vidas é significante, seria proveitoso para os arquitetos não ir contra ele e sim ao encontro dele. Esse é talvez o mais importante papel dos arquitetos, contribuir de forma pratica, oferecendo arquitetura inteligente e realista”.

74 ndvale.com.br


Projetos

Foto: CĂ­cero Viegas

Cada vez mais a tecnologia, o conhecimento e a evolução dos nossos desejos transformam nossa vida e nosso comportamento, nada mais justo transformar nossa maneira de morar e trabalhar.

ndvale.com.br 75


76 ndvale.com.br


20 anos

ndvale.com.br 77


Viagem

Entre sultões e homens da caverna Destinos da viagem dos profissionais premiados pelo Núcleo de Decoração do Vale, Istambul e Capadócia mostram o contraste entre ostentosas construções imperiais e a rústica e engenhosa arquitetura nas cavernas.

78 ndvale.com.br


Fotos: Banco de Imagens

Viagem

Istambul

A imponente Mesquita Azul fica localizada ao lado da Basílica de Santa Sofia. No outro lado do Bósforo está a parte asiática de Istambul.

Por Lilian Philippi Dividida entre a Ásia e a Europa pelo estreito de Bósforo e pelo norte do mar da Mámara, Istambul é a maior cidade da Turquia e a quinta maior cidade do mundo com 13 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Situada em local estratégico que liga oriente e ocidente, a cidade foi formada para constituir comércio entre as duas partes e, por isso, disputada pelos grandes impérios ao longo da história. Inicialmente com o nome de Calcedônia e posteriormente com o nome de Bizâncio, a cidade nasceu como uma colônia grega em torno de 670 anos antes de Cristo. Transformada em domínio romano no começo do primeiro milênio, foi somente com a divisão do Império que Bizâncio passou a se chamar Constantinopla, a capital do Império Bizantino, num dos períodos mais ricos e importantes de sua história. Em 1453 o sultão Mehmed II conquistou Constantinopla num feito que marcou o fim da Idade Média. Com a intenção de transformar a nova capital do Império Otomano numa cidade cosmopolita, o sultão construiu palácios, mesquitas e bazares para comércio de especiarias, e modificou seu nome de Constantinopla para Istambul, que no grego antigo significa “na cidade”. Com a conquista Otomana, o domínio cristão

tão presente no Império Bizantino foi substituído pelo domínio muçulmano que predomina até os dias atuais. Essa bagagem histórica e cultural pode ser observada no cenário da cidade, carregado de grandes construções que contam a história do ocidente e oriente. Alguns monumentos foram transformados em museus e outros continuam funcionando com toda a sua capacidade. Mas não é só de antiguidades que a cidade é feita, o grande diferencial de Istambul é justamente a mistura do clássico com o contemporâneo, do tradicional e conservador com o moderno e vanguardista. Istambul é mais do que um lugar para ser admirado, é, também, um lugar para ser experimentado.

Lugares para experimentar Com 700 mil km², construído num promontório com vista para o encontro das águas do Bósforo com o mar da Mármara, o palácio de Topkapi foi erguido no reinado do sultão Suleiman, o Magnífico. Inspirado no estilo medieval, observado pelo sultão em Viena, Topkapi foi residência de sultões e palco de decisões que influenciaram não só o governo otomano, como o islamismo por quase 400 anos. Dentro desse magnífico palácio transformado em museu encontra-se um acervo vasto com

0 grande diferencial de Istambul é justamente a mistura do clássico com o contemporâneo..

ndvale.com.br 79


Viagem

O Gran Bazar possui 5 mil lojas, dividas entre os 60 corredores, ao longo de seus 307mil m².

As especiarias comercializadas no mercado de 500 anos, o Bazar Egípcio.

raridades como um diamante de 86 quilates e um mapa de 1513 feito pelo almirante turco Piri Reis onde estão desenhados os contornos da África, Europa e América do Sul. Outro patrimônio cultural de Istambul é a Basílica de Santa Sofia ou Hagia Sophia (que no grego antigo significa Sagrada Sabedoria), um dos museus mais visitados de todo o mundo. Construída no século VI e projetada originalmente pelos arquitetos bizantinos Anthemios de Tralles e Isidoros de Miletus, ela funcionou como basílica por quase mil anos até o governo otomano transformá-la em mesquita, adicionando quatro minaretes e cobrindo os mosaicos de seu interior. Em 1935 a mesquita virou um museu e permanece assim até hoje, unindo oriente e ocidente. Em frente à Basílica de Santa Sofia está uma das construções mais impressionantes de Istambul, a Sultan Ahmet Camii. Construída no século XV em cima das ruínas de um castelo bizantino e conhecida como Mesquita Azul devido à cor dos azulejos de Iznik que a reveste, ela possui um estilo clássico otomano e foi construída pelo arquiteto imperial Mehmet Aga, que criou um efeito visual impressionante com incríveis seis minaretes. Ainda ativa em suas funções religiosas, há um horário específico para visitas e regras sobre os trajes mínimos. Além de museus e mesquitas também há o tradicional banho turco, uma arte de relaxamento que sobreviveu às transformações da Turquia e hoje é procurada por turistas de todo o mundo. O processo dura em torno de 30 minutos onde você será banhando, esfoliado, massageado e mumificado

80 ndvale.com.br

em espuma de sabão. As casas de banho onde são praticadas essas técnicas chamam-se Hammam. Após relaxar o corpo com o banho turco é hora de relaxar a mente, e nada melhor para isso do que uma travessia de fim de tarde pelo Bósforo, contemplando os dois lados da cidade, o asiático e o europeu com suas mesquitas iluminadas.

Istambul Moderna A cultura de Istambul não conta apenas com construções milenares e arquivos históricos. Um exemplo disso é o Museu de Arte Moderna de Istambul, o primeiro museu privado da Turquia que foi fundado em 2004 e instalado num antigo armazém alfandegário na margem do Bósforo, com vista para a torre de Gálata (a torre mais alta de Istambul, construída em 1348). O Istanbul Modern como é conhecido, possui exposições de arte contemporânea de artistas nacionais que trazem revitalização para a cidade. Popular entre a alta sociedade de Istambul e turistas com bom gosto, o clube noturno do momento é o Blackk, um monocromático restaurante que com o passar das horas vai se transformando em balada. O estabelecimento possui a predominância do preto em sua decoração, desde o revestimento de paredes e móveis até os uniformes dos funcionários da casa. Influências do exuberante estilo rococó do século 18 podem ser observadas com uma transformação somada pelo modernismo. Vale a pena a visita para conhecer a exótica arquitetura e observar a alta sociedade turca.

Bazares e Mercados Um dos maiores e mais famosos mercados cobertos do mundo é o esplendoroso Gran Bazar de Istambul, com cinco mil lojas divididas em 60 corredores ele recebe diariamente em torno de 400 mil visitantes. A construção de seis séculos abriga também duas mesquitas, quatro fontes, duas casas de banho e diversos cafés e restaurantes. A diversidade do mercado também pode ser observada em seus produtos que vão da famosa tapeçaria turca, cerâmicas pintadas à mão, requintadas joias e artigos em couro, até produtos baratos vindos da China. Outro grande e importante bazar de Istambul é o Bazar Egípcio ou Bazar de Especiarias, construído no século 16, ele mantém sua função de comercializar especiarias dos mais variados tipos. Lembrando que Istambul fica na Turquia, aceitar o preço sugerido é ofensivo e o comprador deve lutar por pelo menos metade do preço da etiqueta. Outro comércio importante, mas pouco divulgado entre os turistas, é o comércio do bairro Nisanti. Suas ruas elegantes com casas em estilo Art Nouveau somam o tradicional design otomano com tecidos contemporâneos em suas decorações internas. Produtos de origem turca de alta qualidade são comercializados nas lojas desse bairro, onde você irá encontrar chinelos de veludo feitos à mão, casacos de seda, bolsas com bordados exóticos, joias em estilo tribal, cerâmica oriental, caixas de joias com mosaicos bizantinos e todo o tipo de creme e loção para montar o seu próprio hammam quando chegar ao conforto do lar.


ndvale.com.br 81


Viagem

O horizonte da Capadócia se transforma nos primeiros horários da manhã quando é tomado por balões coloridos rumo ao céu da Turquia.

Capadócia Para quem pensa que morar em cavernas é coisa de um passado distante onde não existia conforto, higiene e requinte, a Capadócia existe para provar que ainda há homens das cavernas e que eles são tão modernos quanto permite sua exótica, porém requintada, cultura. Localizada há 700 quilômetros de Istambul, a excêntrica região da Capadócia fundada há três mil anos parece ser de outro planeta. Abaixo de suas montanhas originadas das camadas de lavas de explosões vulcânicas pré-históricas estão situadas 200 cidades subterrâneas, algumas abertas para visitação, como é o caso de Derinkuyo. Com capacidade para 20 mil pessoas, 16 andares e 85 metros abaixo do solo, essa cidade subterrânea possuía estábulos, ventilação, poços de água e padarias. Algumas cavernas na parte superior das montanhas ainda são habitadas, existindo até mesmo hotéis ativos.

O que fazer Não há uma forma melhor e mais empolgante para conhecer a Capadócia do que através de uma viagem de balão. O melhor horário para tal passeio é

82 ndvale.com.br

com o nascer do sol, onde as cores alaranjadas da paisagem se misturam com uma infinidade de balões coloridos. Do alto é possível observar as chaminés de fadas, que são colunas naturais com uma rocha mais larga no topo e o Vale dos Pássaros com suas casas para passarinhos esculpidas em cavernas. O passeio dura cerca de uma hora e é aconselhável levar um agasalho porque o horário e a altitude indicam sempre que o clima nas alturas não será nada alto. Em terra firme há a opção de ir até o Museu a Céu Aberto de Goreme que reúne várias igrejas em cavernas com afrescos ainda conservados. Considerado Patrimonio Cultural da Humanidade pela Unesco, as construções desse museu datam do século X ao século XII. O olho turco (também conhecido como olho grego) pode ser encontrado nos chaveiros das lojas de souvenir ou pendurados em árvores se integrando com a paisagem local, o fato é que uma visita a essa cidade das cavernas repleta de olhos turcos é capaz de espantar todo o mau olhado existente.

Luxo e requinte dentro das cavernas. O exótico quarto pertence a um dos hotéis ativos nas cavernas da Capadócia.


ndvale.com.br 83


Artista da região

Artista

Fabiana Langaro Loos Por Lilian Philippi

O relógio marca 13 horas. Dentro do seu ateliê a artista plástica está em transe, o espaço exclusivo e imaculado vibra ao som pesado da banda Metallica. É o começo do ritual de criação. Ela conversa, alisa e namora a tela branca antes de expressar, ali, toda a sua criatividade. As inspirações retiradas de suas vivências diárias e lugares que visitou surgem na memória e se fazem presentes na ponta do pincel. O abstrato é a forma como a artista reinterpreta as coisas que vê e que guarda, abstraindo das paisagens, da música e dos sentimentos, as figuras, traços e formas que preenchem o espaço em branco dando origem à obra de arte. Nascida em Blumenau e criada entre Itajaí e Balneário Camboriú, a artista plástica Fabiana Lângaro Loos revela que seu ateliê é um local quase sagrado, e descarta qualquer possibilidade de manter um espaço aberto ao público. “Quando entro no ateliê eu me desligo de tudo, desligo meu celular e me dedico 100% ao que estou fazendo.

84 ndvale.com.br

Até porque eu trabalho com inspiração e ela não pode ser interrompida”. Para Fabiana a inspiração não surge de forma espontânea e inesperada, ela é fruto de sua concentração. “As pessoas acham que de repente acende uma luz e eu vou sair correndo pra pintar, mas não é assim que acontece. Eu tenho um momento do meu dia reservado para a pintura, sempre no período da tarde. Dentro do ateliê eu entro no meu mundo paralelo”, conta a artista. Há quase vinte anos no mercado de artes plásticas, Fabiana Loos começou sua carreira profissional em 1995 com uma exposição individual de seus trabalhos em Brusque. De lá pra cá já rodou o estado com suas obras, expondo também em São Paulo e Lisboa. “Eu já nasci artista, na pré-escola os meus coleguinhas me pediam ajuda para escolher as cores durante as tarefas”, relembra. Incentivada pela mãe, Fabiana sempre possuiu uma sensibilidade artística, mas foi somente após a sua primeira exposição que resolveu investir na carreira de


Os quadros Hellraiser e A good day to die no ambiente Music room no Casa Nova 2011.

artes plásticas. “Fiz cursos técnicos e de história da arte, vou com frequência a exposições de artes de vários estilos que vai do clássico ao contemporâneo, viajo pelo menos uma vez por ano e observo muito as pessoas e as paisagens”, conta a artista. Cruzando fronteiras Metaleira, estilosa e acessível, Fabiana Lângaro Loos representa uma nova geração de artistas plásticos, uma geração que vende os próprios quadros sem precisar de marchand, que cria através de encomendas e que muitas vezes visita os ambientes onde suas obras ficarão expostas para buscar inspiração e harmonização. “Quando eu entro no ambiente em que o quadro vai ser exposto eu sinto a atmosfera e a energia, algumas vezes converso com o cliente, e tudo isso vai passar para a obra que foi encomendada” explica. Com um atendimento personalizado Fabiana vai até o cliente, seja ele um arquiteto, design ou amante da arte para entender a necessidade de cada um. “Eles podem escolher entre o que eu tenho pronto ou me passar as dimensões e as cores do ambiente para eu criar algo mais personalizado” enfatiza. Questionada sobre a exposição mais marcante de sua vida, Fabiana não pensa duas vezes ao citar a

exposição “Pontes do mundo todo”, inspirada nas pontes que conheceu através de suas viagens pelo mundo, a artista conta que elas sempre chamaram a atenção do seu olhar criativo pelas formas arquitetônicas variadas, e também pelo fato de ligar as pessoas e permitir suas travessias. “No trabalho e na vida a gente tá sempre fazendo isso, né? Tanto que a expressão ‘fazer uma ponte’ é tão usada para definir algumas ligações que temos”. Em 2009 a coleção atravessou o Oceano e foi exposta em Lisboa, Portugal, na Galeria Colorida. A parceria deu tão certo que mais uma ponte comercial foi construída na carreira de Fabiana, que ainda é representada pela galeria. O grande desafio Atualmente seu maior projeto está na produção das obras de arte para o espaço dos arquitetos Moacir Schimt Junior e Salvio Junior para a CASA COR Santa Catarina 2013. “A única coisa que eu posso dizer é que é um trabalho grandioso e que está sendo um grande desafio pra mim”. Este é o terceiro ano que Fabiana trabalha com os arquitetos na CASA COR, e em todas as suas participações o espaço deles foi premiado. “Eu sinto que fui premiada junto, por estar ali num canto daquele ambiente” conclui a artista.

Fotos: Divulgação

Artista da região

Quando entro no ateliê eu me desligo de tudo, desligo meu celular e me dedico 100% ao que estou fazendo.

ndvale.com.br 85


Arte

Fotos: Scheila Cardozo

Seu Zezo e as obras de sua galeria, a mais antiga de Balneário Camboriú

A arte que encanta e transforma Por Lilian Philippi

“Uma obra de arte, a gente gosta pelo que vê e sente”, conta o dono da galeria Z/Z, a mais antiga de Balneário Camboriú. Zezo Zimmermann é apaixonado por obras de arte e busca comercializar em seu ateliê aquilo que acredita ter um valor artístico. “Gosto de vender as obras e saber que o comprador vai gostar cada dia mais daquele quadro”. Ele prefere ser chamado de galerista no lugar de marchand, como são popularmente conhecidos os vendedores de quadros. “Porque é o termo que usamos no Brasil. Marchand significa comerciante numa língua estrangeira”.

A galeria do seu Zezo fica no centro de Balneário Camboriú, no prédio Tia Guilmar. Lá, a arte parece resistir ao tempo. Obras de artistas regionais, de outras partes do Brasil e também da Argentina, repousam à espera de olhos atentos e corações sensíveis à beleza. “Estou sempre pesquisando. Gosto do contato com os artistas e as galerias renomadas”, conta o galerista bom de papo, uma qualidade indispensável para qualquer comerciante. Mas a maior arma de seu Zezo é a paixão pelo que faz: “eu convenço as pessoas a comprar os quadros com o meu entusiasmo pela arte”.

Descendente de alemão, Seu Zezo, como é conhecido na região, cresceu numa família muito ligada à arte. Sua avó pintava e essa veia artística o levou, desde cedo, a frequentar museus e galerias de arte em suas viagens. Depois de se aposentar como funcionário do Banco do Brasil, em 1992, Zimmermann buscou na arte uma nova forma de trabalho. Neste mesmo ano, seu Zezo abriu o que hoje é a sua paixão, a galeria Z/Z. “Isso aqui é minha terapia, meu canto”. Saudosista, ele lembra do começo, há 21 anos, quando o apreço por obras de arte era maior. “A cultura está adormecida e o imediatismo de hoje atrapalha a arte”, lamenta.

Não é só o coração que fala quando o assunto é arte. Além de encantar, uma peça pode se tornar um bom investimento. Tudo depende de uma série de variáveis. “A arte é como ações de mercado, você adquiri uma ação hoje que amanhã pode valer muito mais ou desvalorizar, assim é um quadro”. Para o galerista, um consumidor de arte não tem que ter um grande saldo bancário para se tornar um colecionador. Ele acredita que é uma questão de prioridade, se aquela peça deixar a pessoa realizada, ela se torna um investimento, uma aquisição capaz de transformar sentimentos.

86 ndvale.com.br


ndvale.com.br 87


Automação

Modo Automático

Por Lilian Philippi

Já imaginou poder controlar a sua residência pelo celular ou tablet a quilômetros de distância? O futuro chegou e a evolução da automação é o que nos aproxima do que antes parecia ser apenas ficção científica. Chegar em casa e encontrar a banheira cheia, na temperatura ideal, com as luzes ajustadas, o condicionador de ar ligado e a televisão no seu canal favorito é tão possível, que o número de adeptos aumenta a cada dia. Segundo o diretor da Associação Brasileira de Automação Residencial, José Roberto Muratori, esse mercado cresce em torno de 40% ao ano e estima-se que cerca de 300 mil residências brasileiras possuem, hoje, algum tipo de automação, e até 2015 esse número pode aumentar para 1,5 milhão. A palavra automação, proveniente do latim Automatus, que significa moverse por si, é, por definição, um sistema automático controlado pelos próprios mecanismos, que verificam o seu funcionamento e descarta a necessidade da interferência humana. Ou seja, é a tecnologia que facilita a rotina, e substitui os maçantes trabalhos manuais em prazeres domésticos, como brincar com os filhos no lugar de cuidar da grama, assistir um filme a dois sem precisar levantar do sofá para diminuir as luzes ou fechar as cortinas, e cozinhar por prazer sem se preocupar com louças e torneiras. Além disso, o ato de morar sozinho fica menos solitário quando você sabe que no fim do dia a casa estará preparada, esperando por você. Segundo Muratori a automação permite praticamente tudo o que o cliente desejar. Por exemplo, imagine a possibilidade de fazer uma televisão aparecer através do espelho ao ligá-la remotamente ou desligar um condicionador de ar, ao abrir uma janela. É a inteligência artificial aliada à consciência ambiental. Sempre por dentro das novidades e necessidades do mercado, as lojas do Núcleo de Decoração do Vale são referencia em qualidade, respeito e confiabilidade no mundo decorativo, e oferecem entre seus produtos uma gama de artigos para o universo da automação residencial. Por exemplo, as lojas MK Som e Imagem de Balneário Camboriú e a Syncrovision de Blumenau, ambas associadas ao Núcleo de Decoração do Vale, oferecem serviços especializados em automação, e trazem para a região o alto padrão aliado à alta tecnologia.

Na Cia da Luz, é possível encontrar esta fita colorida de LED RGB, usada para criar vários cenários em apenas um ambiente podendo trocar as cores.

88 ndvale.com.br

A cozinha ainda é a parte da casa onde os afazeres domésticos se concentram e agilidade é imprescindível. Na Formaplas, os basculantes dos armários da cozinha abrem automaticamente com um toque, e basta encostar-se a uma parte da torneira Addison, disponível na Mason du Banho, para que a água saia imediatamente. A tecnologia touch, já não é mais exclusiva do mundo eletrônico. Para criar o clima perfeito dentro de casa e deixar no lado de fora as mudanças drásticas do tempo causadas pelo efeito do aquecimento global, as lojas associadas ao Núcleo, Frigemar e Altimares possuem, ambas, condicionadores de ar que podem ser automatizados. Já no ambiente externo, um belo exemplo da automação a seu favor, são os toldos da marca Stobag, oferecidos na loja Natur, que abrem e fecham através de controles remotos ou sistemas inteligentes de controle solar. E quando falamos de automação, convergência e integração de aparelhos, não podemos esquecer a dimerização, que nada mais é, do que automatizar os pontos de luz de um ambiente para criar e programar cenários dentro da própria casa. Com um numero ilimitado de possibilidades, é possível fazer combinações perfeitas para jantar, ler na poltrona, ver TV ou dar uma festa. A Cia da Luz de Balneário Camboriú oferece produtos e serviços de dimerização que auxiliam no projeto do ambiente e permitem fazer tais combinações. Com todos esses exemplos já ficou claro que a automação residencial está conquistando, a cada dia, e em ritmo acelerado, um espaço definitivo no ramo da decoração e nos lares brasileiros. Ao contrário do que muitos pensam, que a automação residencial é coisa para jovens casais em busca de um ambiente hi-tech, a verdade é que os maiores consumidores desse segmento são os chamados “heróis do lar”, pessoas que buscam na automação a garantia de segurança e conforto dos filhos e de parentes idosos, e a solução para problemas diários, como acabar com a briga pelo controle remoto ou manter a casa 24 horas na temperatura certa, para que ninguém fique doente. E nem mesmo os mais céticos e resistentes às tecnologias conseguem manter-se isentos da automação, uma vez que você experimenta o prazer de ter a casa ao seu controle, é impossível não querer mais.


Automação

Já é possível comandar a sua casa através do tablet ou celular, a quantidade de aplicativos disponíveis para essa função cresce a cada dia.

Com a função de abrir e fechar automaticamente, este toldo da marca Stobag, está disponível na Natur

Este condicionador de ar da marca Komeco, disponível na loja Altimaris, pode ser automatizado e acionado por comandos inteligentes.

Cortinas e persianas automatizadas da Luxaflex trazem estilo e contemporaneidade para o ambiente e estão disponíveis na loja Spengler Decor.

Na cozinha Formaplas é possível embutir a televisão atrás do espelho e acionar as basculantes com apenas um toque.

Na Maison du Banho você encontra o monocomando Addison com tecnologia touch. Basta tocar em qualquer parte da peça que a função, sensível ao toque, faz com que a água saia imediatemente.

ndvale.com.br 89


Projeto Social

Arquitetura Solidária

em nome do Amor Próprio Por Andrea Scussel

Um verdadeiro exército de lutadores pela vida, assim pode-se definir a equipe de cinqüenta pessoas, formada por voluntários e contratados da Associação do Câncer Amor Próprio, que se dedicam à missão de promover a informação para a população sobre câncer de mama e ginecológico e acompanhar as necessidades das pacientes. Desde 1998, em Itajaí, o projeto atua com um importante papel de utilidade pública e apoio às pacientes. Sem fins lucrativos, a organização pauta seu trabalho no acolhimento, compreensão e suporte à paciente e à família em suas necessidades relacionadas à patologia. O foco está na valorização da proteção e recuperação da saúde e na prestação de serviços assistenciais que auxiliam em todo o processo de habilitação e reabilitação. “A Associação visa o bem estar delas. A maioria das mulheres assistidas pelo Amor Próprio busca conosco o que não conseguem obter em casa, ou seja, um entendimento profundo da doença. Das oito mulheres que compõem a nossa diretoria, sete já foram acometidas pelo câncer, e superaram. Elas têm uma história em comum com as pacientes, conhecem verdadeiramente a dor de cada uma delas, isso aproxima e fortalece o trabalho de toda a equipe nos serviços oferecidos pela Associação”, explica a secretária administrativa da Amor Próprio, Irinéia Aparecida dos Santos. Atualmente mais de 800 mulheres, das 11 cidades da AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) estão cadastradas no projeto que se expande a cada ano. A necessidade de ampliação e modernização na infraestrutura da casa que abriga a sede está mobilizando pessoas num grande encontro de profissões e solidariedade. Dos sonhos nascem as ações. A iniciativa de envol-

90 ndvale.com.br

ver o Núcleo de Decoração do Vale na revitalização da sede do Amor Próprio partiu do médico oncologista Giuliano Borges, apoiador do projeto. “O Dr. Giuliano é incansável, nos apóia e acompanha em cada ação para a melhoria da associação”, reconhece Irinéia. O presidente do NDVale Sidney Rosa, ressalta a importância da participação da entidade neste mutirão para uma grande obra. “Queremos envolver nesta parceria todos os lojistas e profissionais, pois sabemos que sempre temos nas nossas lojas produtos e até serviços que podem fazer a diferença para a sede do Amor Próprio. O profissional entra neste cenário com a sua criação e seu tempo de trabalho, sem falar na amizade que tem com os lojistas da região para somar forças e realizar esta tarefa. Estaremos engajados até a conclusão do trabalho e isso vai depender do projeto e do tempo de execução”, afirma o presidente.

A força tarefa “Dar, é esvaziar o presente para encher o futuro”. Com este pensamento o decorador Érico Luiz, profissional parceiro do NDVale, aceitou o desafio de coordenar as melhorias da Associação do Câncer Amor Próprio. “Não é um trabalho, e sim uma oportunidade de oferecer e doar um pouco de cada um de nós para um projeto tão importante. Uma oportunidade de tentar contribuir com ações para um mundo melhor. É com esse intuito que assumo esta obra contando com a ajuda dos profissionais e associados do Núcleo”, comenta o decorador que já está arregaçando as mangas para iniciar o trabalho. Quem se habilita a contribuir com esta obra? As doações são aceitas pelo telefone do NDVale (47) 3366 7103 ou pelo e-mail: contato@ndvale. com.br.


Av. Brasil, 1271 ‒ Atlântico Shopping ‒ Sala 47 ‒ Térreo ‒ Centro ‒ Balneário Camboriú ‒ SC Telefone: (47) 3360-8501 ‒ www.mksom.com.br

ndvale.com.br 91


Social

FotosSociais

1

2

3

4

1. Profissionais e lojistas associados ao NDVale no palco do evento

5

6

7

8

9

10

2. Débora Rosa, Sidney Rosa, Phillippe Siarcos e Ana Claudia Guerra - Primeiro lugar na premiação NDVale 2011-2012 3. Gustavo Chanin, Vanessa Schmidt, Leo Chanin, Flávia de Carvalho 4. Valdete Tristão da Silva e Erico Luiz da Conceição 5. Marilu Baggio Nerbass entregando premio a Mariana Spengler da Spengler Decor - Loja com maior relacionamento com profissionai 6. Gustavo de Oliveira do Santander Financiamentos e Marcia Regina de Souza da loja Oriente-se 7. Deisi Priori, Solange Hadlich Sedrez, Marco Aurélio Sedrez e Debora Costa da Silva 8. Daiana Pereira da loja Altimaris e a profissional premiada Silvia Pedrassani 9. Junior Schmitt, Marcio Moreal, Salvio Junior, e diretora de eventos Luana Flava 10. Haiko Schroder, vice presidente NDVale e paisagista Ana Holzer 92 ndvale.com.br


Qualidade e inovação para a sua sala de banho.

Rua 500 nº 155 - Balneário Camboriú - SC | (47) 3360-0281 | decorbanho@hotmail.com

www.decorbanho.com.br ndvale.com.br 93


Social

FotosSociais 11. Diretora de Marketing NDVale Maria Cristina Iglesias e profissional premiado Johnny Heuer

11

12

13

14

15

16

18

19

12. Kelyne Bins de Marco e Indiara Darós Barbieri 13. Cibeli Spolti e Claudia Sella da Brinna 14. Silvia Bertol, Manuela Weise, Fernando Loizate, Sônia Scorteganha, João Scorteganha 15. Dado de Andrade, Marcelo Kopp, Giseli dos Santos de Andrade 16. Luciana Pereira, Maria Inês Oppitz, Adriana Mey 17. Arquiteta Heidy Stoltenberg com Aline Aranha da loja Mundo Animal 18. Eduarda Hartmann do Studium Saut e Scheila Maria Zechner 19. Carlinhos Berlatto e Carina Negrini 20. Eneida de Miranda Garcia com Idalina Nowascky da loja Via Artística

17

20

94 ndvale.com.br


ndvale.com.br 95


Profissionais

Guia dos Profissionais Adriana Mey (47) 3366-0455 (47) 8851-5111 habitare@yahoo.com.br

Catriane Andreatta Motyczka (47) 9913 2103 acatriane@gmail.com | catriane@studioatta.com

Alessandra Deek (47)3348-0068 (47)9987-7778 Alessandra.deek@terra.com.br

Luciana Mara Pereira (47) 3367-8295 (47) 9978-3707 habitare@yahoo.com.br

Ana Holzer (47) 3323-6223 (47) 9963-2208 (47) 9981-1178 ana@anaholzer.com.br Ana Luisa Reis Panozzo (47) 3268-5586 (47) 9902-2291 arquitetos.arquitetos@gmail.com

Lygia Siviert (47) 3367-6521 (47) 9977-2039 interiordesignbc@hotmail.com Nazle Tuffi Francisco (47) 3361-5096 (47) 9158-2929 (47) 8488-1516 nazletuffif@hotmail.com

Artur Henrique dos Santos (47) 3268-5586 (47) 9902-2291 arquitetos.aquitetos@gmail.com

Nicholas Andrew de Alencar (47) 3041-0009 (47) 9992-2989 nicholas@studioalencar.com.br

Carmen Liesenberg (47) 3323-0542 (47) 9983-0304 carmen@liesenberg.arq.br

Siliani Moretti Cândido (47) 3365-6079 (47) 9919-3719 siliani.moretti@gmail.com

Débora Costa da Silva (47) 9915-5235 deboracosta.arquitetura@gmail.com

Silvia Pedrassani (47) 9929-7545 arquiteta@silviapedrassani.com.br

Deisi Priori (47) 3349-8418 (47) 9967-3731 deisiarquiteta@gmail.com

Valeska Boff (47) 32638805 (47) 91076216 valeskaa_@hotmail.com

Érico Luiz da Conceição (47) 3056-6701 (47) 8409-9024 decorador@ericoluiz.com

Vanessa Larré de Mello (47) 3363-0940 (47) 9654-6060 arquiteta@vanessalarre.com.br

Fernando Luis Loizate (47) 3367-7970 (47) 9928-9242 loizate@uol.com.br Francisco Prates de Macedo Böhm (47) 3367-6521 (47) 9977-2039 franciscobohn@yahoo.com.br Giovanna Deeck (47) 3348-0068 (47) 9965-1104 giovanna.deek@terra.com.br Johnny José Heuer (47) 3322-960 (47) 9911-0916 johnnyheuer@terra.com.br Karine Bodenmuller (047)3263-8805 (047)9949-8762 karine_bdm@hotmail.com

96 ndvale.com.br


ndvale.com.br 97


Lojas Associadas

lojasAssociadas 4 ELEMENTOS 3ª Avenida, 1292 – Balneário Camboriú 47 33613030 | 33610307 loja4elementos.com.br

FLORENSE Rua 1401 nº 425 Balneário Camboriú 47 3367 2472 | 3367 5771 florense.com.br

ORIENTE-SE Rua 3250 nº 267 Balneário Camború 47 3361 0139 cris_oriente@yahoo.com.br

AGROJARDINS Rodovia BR 101 km 133 Marginal Oeste 365 Camboriú 47 3363 2225 agrojardins.com

FORMAPLAS 3ª Avenida 1851 Balneário Camboriú 47 3263 1392 formaplas.com.br

ALTIMARIS 4ª Avenida 230 Balneário Camboriú 47 3367 3139 altimaris.com.br

FRIGEMAR Rod Osvaldo Reis 780 Itajaí 47 3247 6666 frigemar.com.br

SACCARO Avenida do Estado 4770 sala 01 Casa Hall Shopping | Balneário Camboriú 47 3241 6563 saccaro.com.br

ARTE E PEDRAS + LAVABOUX Avenida do Estado 735 Balneário Camboriú 47 3367 7056 | 3360 7079 lavaboux.com.br

GALERIA MOSARTE 3ª Avenida 2030 Balneário Camboriu 47 3360 9648 mosarte.com.br

BRINNA 3ª Avenida 2538 Balneário Camboriú 47 3368 2457 brinna.net

GUITT’S INTERIORES Rodovia BR 101 Km 149,5 nº 3030 Itapema 47 3368 3020 | 3368 7020 guittsinteriores.com.br

CERARTE Avenida Brasil 280 Balneário Camboriú 47 3360 9095 cerartedecoracoes.com.br CIA DA LUZ Avenida do Estado 2400 lj 01 Balneário Camboriú 47 3264 7675 | 3027 7889 ciadaluzilumine.com.br DECOR BANHO Rua 500 nº 155 Balneário Camboriú 47 3360 0281 decorbanho.com.br DIMATEL ILUMINAÇÃO Avenida Brasil 1850 Balneário Camboriú 47 33677733 dimatel.com.br DUOCASA 3ª Avenida 1462 Balneário Camboriú 47 3361 1540 Duocasa.net FLAMINGO Avenida Brasil 741 Balneário Camboriú 47 3367 2672 lojasflamingo.com.br

98 ndvale.com.br

IZ LIFE STYLE Avenida do Estado 1231 loja 5 Balneário Camboriu 47 3264 6759 izlifestyle.com.br MAISON DU BANHO Rua 904 nº 330 loja 04 Balneário Camboriú 47 3393 6251 maisondubanho.com.br MARMORARIA MOSER Rodovia BR 101 Km 124 Balneário Camboriú 47 3346 5099 marmorariamoser.com.br MK SOM & IMAGEM Avenida Brasil 1271 loja 09 Atlântico Shopping | Balneário Camboriú 47 3360 8501 mksom.com.br MUNDO ANIMAL Avenida Brasil 1271 loja 20/21 Atlântico Shopping | Balneário Camboriú 47 3263 8658 presentesmundoanimal.blogspot.com NATUR PISOS 3ª Avenida 2230 Balneário Camboriú 47 3367 6700 naturpisos.com.br

SLA PORTAS E JANELAS Rua 200 nº 81 Balneário Camboriú 47 3361 4446 | 3366 3571 clarisportasejanelas.com.br SPENGLER DECOR 3ª Avenida 2100 Balneário Camboriú 47 3366 2020 spenglerdecor.com.br SYNCROVISION ÁUDIO VÍDEO AUTOMAÇÃO Rua Bruno Hering nº 805 Blumenau 47 3329 9400 syncrovision.com.br TAFONA MÓVEIS E DECORAÇÕES Rodovia Jorge Lacerda nº 1231 Ilhota 47 3343 1059 tafona.com.br TODA CASA ENXOVAIS Rua 3000 nº 510 Balneário Camború 47 9706 5777 todacasaenxovais.com.br VIA ARTISTICA CLASSIC Rodovia Osvaldo Reis nº 3588 Itajaí 47 3360 0211 viaartistica.com


ndvale.com.br 99


RUA 1401, 425 BALNEÁRIO CAMBORIÚ (47) 3367 5771 WWW.FLORENSE.COM 100ndvale.com.br


Revista Estilo Ndvale - 09