X-ZINE #0

Page 1

Edição n.º 0 / Agosto 2009

COMEÇA TUDO DO ZERO

Jogos

OPINIÃO

música

hi-tech

cinema

FASHION

ARTE

RETRO

FOTOGRAFIA

NEWS

PHOTOSHOP

COMUNIDADE

LIFESTYLE Humor

tENDÊNCIAS Internet

TUTORIAIS

www.XPX-Clan.com

ONLine


ED I TO RIAL

EDI TO R Jere m ias2 5 CO L A B O RA D O R ES SIDSID SID Ps i P u n ish e r Fri a s9 0 Lord fc Bl uef ran Dan d rex Kiko b q Joã o Ver íssim o Alm e id a _ 7 Val d o m iro Pe i xo to Desig n / L ayou t Jere m ias2 5 CO N TAC TO e CO L A BO R AÇÕ ES Se qu iseres co l a b ora r env i a em ail para X zin e . info @g m a i l . com A X - Z I N E é u m a p u b l i c a ç ã o Men s a l d o C l ã : Xtreme Portuguese GAMERZZ Clã Multiplataforma de Jogos FPS, a competir na Xbox e na Playstation 3, desde 23 de Março 2009

Portugal Tod o s o s a r t i gos a q u i e sc r i tos são d e re sp o n sab ilid ad e d o s seu s a u to re s , s e n d o a s s i m n ã o refletem totalmente a opinião da X- Z i n e . É p e r m i t i d o o D ownload e partilha da revista, des d e q u e o s e u co nte ú d o n ão seja adulterado e copiado parcia l o u tota l m e nte . 2


ZERO. Começamos assim um novo meio de comunicação para o Mundo Gamer. A 1ª edição desta e-Zine tem o número ZERO com um propósito. O número 1, subentende que já há “matéria”. O ZERO demonstra que a “matéria” será criada. No ZERO estarão os alicerces do #1, #2, #3, #4. É ao ZERO que regressaremos quando quisermos contar esta história, pois é no ZERO que a história teve o seu inicio. Somos um grupo de pessoas apaixonado pelo Mundo dos Jogos. Dedicamos a esse Mundo grande parte do nosso tempo disponível. Todos temos uma vida para além desse Mundo, no entanto, procuramos, de todas as formas possiveis dar o nosso contributo para a nossa comunidade, algo estigmatizada pela restante sociedade, que a classifica, normalmente, como um Mundo de Geeks, agarrados aos joguinhos. Não nos qualificamos assim. Muito pelo contrário. Vemos os Jogos como complemento na nossa vida. Deles retiramos proveitos, alicerçamos sentimentos numa perspectiva social, apesar de virtual, mas é sempre um começo de uma viagem que já dura desde há muito. É na qualidade de Apaixonados pelos Jogos que trazemos esta E-Zine. Embora seja feita em regime Pro Bono, isto é, sem dinheito envolvido, procuraremos tornar esta publicação numa referência, especialmente entre os Gamers Portugueses. Sabemos que nas papelarias e quiosques deste pais proliferam revistas conceituadas, oficiais, semi-oficiais, mais ou menos apoiadas... Queremos ser diferentes. Somos Independentes. Verdadeiramente Independentes. Queremos ser a Alternativa. Pelo menos levamos vantagem num aspecto... a publicação é gratuita. Somos livres, e realmente apaixonados, não comercializados, o interesse és tu leitor/gamer. Os Gamers, não gostam apenas de Jogos. Como qualquer outro Ser, têm outras paixões, hobbies, interesses, etc. Por isso a X-ZINE não será apenas sobre jogos e tecnologias. Falaremos de Cinema, Música, Fotografia, Photoshop, Cultura Urbana, Comunidade, Desporto, Saúde, etc... tudo o que acharmos de relevante e que vocês queiram saber. Queremos dar-vos voz também. Teremos sempre uma página em branco, ou duas, ou 20, que podem ser preenchidas com os vossos artigos, reviews, criações, tutoriais, experiências,... basta que nos enviem os vosos recursos por e-mail. Mais que uma ferramanta para a comunidade, nós somos também da comunidade, e de GAMER para GAMER, do fundo do coração, ficamos agradecidos pelo facto que TU nos estejas a ler. E agora há que continuar, este projecto não pode parar! Um grande obrigado!

Até já!

3


GAMES

&

TECH GAME


ES & TECH


news X Matrix online desliga servidores Depois de ter resistido por cerca de quatro anos às investidas dos Agentes, o MMORPG Matrix Online vai ver os seus servidores serem desligados. Apesar de não ser a primeira vez que um MMORPG fecha as suas portas (Tabula Rasa recentemente), a verdade é que apesar de só ter durado quatro anos, Matrix Online ainda conseguiu juntar vários milhares de jogadores, numa história em evolução constante onde os homens desligados da Matrix, máquinas, e os vampiros de Merovingian, lutam entre si. Se ainda jogam Matrix online, podem entrar nas festividades de encerramento até 31 de Julho.

Ubisoft tem planos para atacar pirataria Yves Guillemot, CEO da Ubisoft, disse que a produtora vai combater o problema da pirataria no PC com a introdução de uma nova ferramenta que deverá ser lançada no final deste ano. A produtora afirma também que a pirataria, em geral, para alem dos prejuízos monetários já fez com que se tivessem de afastar das consolas portáteis, mas graças a novas formas de controlar a pirataria começou a investir novamente na PSP.

O segredo do firmware 2.80 para a PS3 Supostamente o 2.80 só melhorava a reprodução de software. No entanto, parece que não foi bem assim. Segundo declarações de Sam Thompson, produtor de Uncharted 2, a Sony optimizou o sistema operativo da sua consola LBP vai-se expandir de nova geração e, por isso, já não como ferramenta de gasta tanta memória provisória, criação que pode ser aproveitada para Até agora, o jogo LittleBigPlanet ser gasta com as informações dos da PS3 tinha-se expandido jogos. Desta forma, os produtores com conteúdos adicionais conseguem aproveitar ainda mais descarregáveis como novos fatos e a consola, de forma a produzir stickers para decorar os cenários, melhores títulos. mas pelos vistos parece que a Media Molecule está a preparar- The Darkness 2 a se para lançar algumas novidades caminho para os futuros conteúdos A sequela de The Darkness, descarregáveis. jogo lançado para Xbox 360 e Em declarações ao site VG247, PS3 em 2007, já se encontra em Conviction e Red Steel 2 Mark Healey da Media Molecule, desenvolvimento, e segundo o adiados disse que, "Uma parte do que virá VG247, a Starbreeze, produtora Com vários jogos a serem no futuro está relacionado com do primeiro jogo, não se encontra adiados para 2010, chega agora as possibilidades que LBP tem em envolvida neste projecto. a vez de Splinter Cell Conviction termos de ferramenta criativa. “Ouvi alguém a falar sobre uma e Red Steel 2. A Ubisoft anunciou, Sim, vão existir ferramentas e sequela de The Darkness, mas recentemente, que estes dois elementos que irão tornar o jogo a Starbreeze não está envolvida títulos verão a sua data de numa versátil ferramenta de em nada parecido com isso neste lançamento adiada para o quarto criação." momento. Estamos ocupados trimestre do ano fiscal de 2009, o com dois projectos em conjunto que significa que só sairão entre com a EA,” palavras de Johan Janeiro e Março de 2010. Kristiansson, CEO da Starbreeze. Motivo? A queda do negócio, claro.

6


Depeche Mode em Left 4 Dead 2 Ao que tudo indica, os Depeche Mode irão constar no próximo jogo da Valve, Left 4 Dead 2. Numa imagem revelada na Comic-Con 2009 foi possível ver Rochelle, uma das sobreviventes deste novo título, com uma t-shirt da banda inglesa. Agora, Chet Faliszek, da equipa de Left 4 Dead 2, confirmou que a Valve requisitou vários nomes de bandas e álbuns para o seu novo jogo, e que os Depeche Mode foram uma das poucas bandas que responderam ao anúncio. E, ao que parece, a banda mostrou-se bastante disponível para não só emprestar o seu nome e a sua imagem, como também as suas músicas, naquilo que poderá ser uma estratégia de marketing engenhosa.

Ninja Gaiden Sigma 2 com data de lançamento A Tecmo anunciou, recentemente, que Ninja Gaiden Sigma 2 será lançado para a PS3 no dia 29 de Setembro nos Estados Unidos, seguidos do Japão e da Europa. “Ninja Gaiden Sigma 2 leva a série mais além com a introdução do modo co-op online nas Team Missions e do modo Chapter Challenge, vários personáveis jogáveis, uma grande variedade de armas, o sistema de estatísticas do jogador ‘Ninja Record’, uma introdução em banda desenhada com voice-overs, e mais” CEO da Starbreeze.

Gears of War 2 recebe novo DLC

O tão desejado dia 28 chegou e os fãs de Gears of War 2 já podem saltar de alegria com a chegada de sete novos mapas para o modo de vários jogadores e ainda um novo capítulo da campanha. Se adoram tudo o que é Gears of War, então não podem perder “Road to Ruin”, uma cena retirada da campanha do jogo final e que vem desta forma dar uma experiência diferente. Com a possibilidade de optarem por uma infiltração furtiva, “Road to Ruin” assume-se como a não perder por qualquer um que se considere fã do franchise da Epic. A acompanhar o novo capítulo temos sete novos mapas para o modo para vários jogadores. Tudo para que a comunidade não se sinta dinâmica e activa, mesmo após cerca de 8 meses. Imagens dos cartões PSN europeus são falsas O representante da SCEE disse que, “Esses cartões PSN são imagens norteamericanas alteradas com o símbolo do Euro. Infelizmente não tenhao quaisquer detalhes sobre os cartões PSN Europeus.” Os rumores apontavam que haveria cartões de 20 euros e de 50 euros e que seriam lançados no mesmo dia da PSPgo em Outubro. O que até teria a sua lógica uma vez que a nova PSP não tem leitor UMD, por isso os utilizadores só poderão comprar jogos através da PSN.

7


Zoom In “Esquece tudo o que sabes de Killzone2. Hoje vais aprender coisas novas que só estão ao alcance de quem desde o dia zero até hoje, tem jogado diariamente.”

São precisos reais skills, real adaptação, real sentido de timing e sincronismo, entre movimento da mira, movimento do boneco e dançar ao ritmo do inimigo. Contabilizar cada bala, sentir o recoil, e a gravidade, e dar pequenos impulsos à verticalidade da arma em questão, e esta experiência é ÚNICA, é infinitamente superior ao sistema bisnaga (tiro exacto na cruzinha branca) do COD4. Sentir o vento na cara, rodar em inclinação para acelerar a curvilinea exacta do corpo sobre a arma, reter-se em travagem, respirar fundo, disparar... eliminar... Isto é o Killzone 2. Jogos de bisnaga e granadas aleatórias ”chichi” pelo ar, para os ”jogadores” do modo ”tiro-naunha” hardcore... Onde o camperzinho, chafurda nos orgamos sempre que alguém lhe passa em frente à mira posta... Isto é saber jogar?! COD4 é um jogo easy easy easy, o típico jogo de girl fashion, estimulador da tiroide... E agora é o circo do “noscope 360º” para o utubas... Realismo gráfico ou realismo jogável? São coisas destas que definem tudo! COD4 é um puzzle bubble ao lado do Street Fighter (não tem nada a ver), mas um é infinitamente mais dificil, e com uma curva de aprendizagem bem maior e o outro é um jogo “happeyyy”, e de nível fácil para (figurativamente) mongolóides do pad.

8

O KZ2, é o jogo dos jogos, não há volta a dar, não é possível jogar pouco tempo e começar logo a ”dominar”, nem é possível um ”noob”, ”wannabee”, ”rookie” ter a desenvoltura que tem (com o mesmo tempo de jogo) no COD4. O KZ2 promove o sentido felino, é esgrima na ponta dos dedos, é arte do disparo em movimento, e nessa amplitude, o jogador que sabe de movimento dinâmico e efectuar o disparo, é rei predador das caricatas existências que ousam ir dar tiros para o KZ2. E o sistema de audio? Só ultrapassado por um Resistance: The Fall of Men ou Resistance 2. O KZ2 tem armas futuristas? Até podiam ser dois paus ou uma banana a arder! O sistema de disparo do KZ2, coloca ao cantinho da sala de aula (no lugar dos burros), qualquer outro shooter no mercado. A M82 porventura, é a arma das armas, comparem-na com a ”realista” M-16 (COD4) e riam-se da supremacia evidente que é uma M82 ao lado da ”varinha mágica” M-16, onde os bursts vão teleguiados sempre para a cruzinha branca, em modo bisnaga... isto é real? E a poderosa-mega-hiper-realista MP5? Ao longe e ao perto com aquela red-dot... isto é real? Disparate, e a P-90 com silenciador, em modo ”spray and pray”, ultra disparate.


Todos os patches, todos os problemas de lag, todos os erros de dropanço, todos os cheaters (portugueses até) que nos lixam a ligação e até nos dropam do jogo... não conseguem arcaboiçar com esta obra de arte. Foi a minha opinião! Opinião de um amante compulsivo de COD4, pelo que representou na minha vida. Opinião de quem talvez no universo TUGA, tenha mais mortes em menos tempo de jogo (XBOX+PS3), valendo o que vale. (stats são para cagões, aliás, mas convém ressalvar que tenho experiência adquirida de jogo, no tempo em que se jogava a sério o jogo. Não é de forma alguma uma intromissão e uma banalização, a quem jogue COD4, porque há imensa gente a jogá-lo. E faz muito bem. Mas o meu ponto de vista é válido para quem se SITUA no mesmo dilema do KZ2. Só deve ser levado a “peito” por quem tenha centenas de horas no KZ2, de resto não fará (lógicamente) sentido para quem jogou na casa do amigo, da tia idalécia, ou “ouviu dizer”. É um erro pensar que o COD4 influenciou totalmente o KZ2. Porque o KZ2 foi começado a ser produzido ainda antes do COD4. Foi talvez o maior jogo HYPE da história dos videojogos. Esteve 4 anos em produção (a par do Messiah)... Graças a deus, foi uma companhia europeia que o desenvolveu, com ideias próprias e inovadoras no mundo FPS - sem as pretensões de jogo “à americana”. A sony é que não fez a sua parte, com os proclamados servidores dedicados... A maioria dos jogadores, são casuais e não se querem chatear quando chegam a casa, e querem dar uns tiros... Querem chegar a casa, ligar a PS3, jogar COD4, brincar ao fato super fixe de sniper, e cobardemente escondidos, rastejarem os mamilos no meio do relvado florido, e matarem os campónios ao longe, querem sobretudo matar 20 de seguida e terem compulsivos orgasmos do “quão bons eles são com uma arma” num jogo online! Não encarece o stress, pelo contrário, traz sorrisos e felicidade, e podem ir dormir felizes, porque mataram tudo e todos. yupieee. Mais uma vez o EGO a funcionar. Para lá de quem está a experimentar o jogo agora, começo a acreditar que quem joga COD4 ou é para a “desbunda” ou é para ser reconhecido de alguma forma... o EGO outra vez... Querem matar o próximo, muitas vezes...

9


Realmente, este KZ2, foi um atentado introspectivo ao gamer de fps, que se achava gamer de fps, afinal... se calhar... NÃO SABE JOGAR KZ2... que raio!!! E admitir isso? Admitir ou trabalhar para dar a volta? Hmmmm, é mais fácil desistir a meio, e nunca mais ousar falar de KZ2, o atalho COD4 e a sua jugabilidade única - tipo alice no país das maravilhas - ajudam neste festim de desculpas. Um Gamer de FPS... Um hardcore Gamer... este nicho, que muitos gostam de ir bebericar, e se rotulam até, ficou claramente reduzido a muito poucos gamers... O KZ2 fez uma razia completa ao universo FPS da PS3. A frustração de ter sido o maior em jogos fáceis, e no KZ2 ser mais um, dá cabo do ego de qualquer pseudo-vedeta dos onlines. Dá mesmo, conheço pelo menos uns 40 casos. Este KZ2, coloca a nú e à vista de todos, que, ou sabes ou não sabes jogar. O KZ2 é concreto nesta área: despe-te. E o teu ego ou reage bem ou reage mal. Isto envergonha muita gente. É que ser casual gamer que joga sempre da mesma forma, explorando (sempre da mesma forma) estruturas lineares do jogo é INSUFICIENTE para alcançar o sucesso no KZ2. A sorte das granadas “chichi” pelos ares, os cães voadores, o helicóptero das 7 mortes (enquanto se acampava), ou o “tirinho ao calhas” no Hardcore “tiro na unha” mode, aqui no KZ2 não existem, não há atalhos... Isto é LINDO para quem quer evoluir o seu jogo, é o máximo! E para os restantes é frustração. Mais vale desistir e ODIAR o jogo, do que perceber o jogo. É o EGO... Só ficaram os exímios, os verdadeiros, os tecnicistas, e os que querem aspirar a isso tudo, que com o tempo chegarão lá, ou não. Atenção, que há muito burrinho (jogador esforçado que precisa do dobro do tempo para fazer algo de jeito), que não tem o “toque” e anda por lá a dar pontapés a ver se cai algo do céu. Há burrinhos que até se chatearam com o CLÃ no COD4/COD5, porque decidiram ir para lá dos designios do clã, e à rebelia foram para o KZ2. É muito “mais fashion” estar onde estão os prós dos tiros... no KZ2. Um burrinho no KZ2, é um burrinho feliz, porque é “próó”. Sempre que pode, atirate à cara que é “próóó”, porque joga KZ2. Há todo um universo de Hulks à volta do KZ2.

10


Um VERDADEIRO GAMER DE FPS evolui, não estagna, não volta as costas à evidência! Mas o mundo gamer, é acima de tudo, constituido por casual gamers do Karaoke e da bolinha verde aos saltos - dentro desta normalidade, existem ainda alguns mentirosos e wanabees... Por isso é que os fanboys da XBOX reagem como reagem com o KZ2, ou até os fanboys do COD4... É um tiro no pé. A pressão foi tanta... Quando um milhão de vendas, vieram revelar aos seus compradores, que o jogo era DIFÍCIL e exasperante, era exigente, e era PRECISO SABER JOGAR E APRENDER a jogá-lo do zero... Não houve suicídios em massa apenas porque o jogo custa uns 60-70 euros, mas houve pressões deste milhão de casual gamers para que algo no jogo fosse mudado.

Repito: esta análise só tem sentido para quem tem reais fundamentos e experiência adquirida em ambos os jogos... até lá... é uma análise/opinião pictórica e exclusiva para alguns, mas também serve claramente para educar/corrigir pessoas que deturpam continuamente sem conhecimento de causa o jogo que nunca jogaram nem estão registados na base de dados do jogo em Killzone.com, mas identificam-se com características do jogo, ou sabem mais do Killzone - em poucas horas - do que jogadores que levam centenas de horas. Todas as opiniões são válidas, mas há opiniões com peso e medida e há outras infinitamente parcas e muitas vezes inventadas. No contexto competitivo do online:

Frases típicas da altura: “ou mudam o jogo, ou vendo o jogo” “eu nunca mais jogo o jogo” A berraria desta gente, que não “pesca” nada de FPS, e dados à facilidade, falou mais alto (os cifrões falam quase sempre mais alto). A Guerrilla Games, tentou esticar a corda o máximo possível, mas os chorões da escolinha “COD4” queriam um COD4... ouve “tweaks” no sistema de disparo “impossível” para a maior parte dos jogadores casuais - nesses tempos, um noob era um noob, e não tinha a sorte do COD4 em matar mais que um boneco, por vezes, podia matar até dois, mas acabava aí a história. Infelizmente os interesses da indústria falam mais alto, e o KZ2 perdeu parte da sua “magia”, que o diferenciava de todos os shooters. Ainda diferencia, mas a cada “tweak” nós, que temos centenas de horas de jogo, tecemos críticas construtivas sobre os mesmos. O sentido deste texto, é esclarecer a evolução dos jogos FPS, e de forma alguma é enaltecê-los pelo que já não são a nível de competição. COD4 é easy, divertido e refrescante no verão, com muitos saltinhos e disparos no ar... É definitivamente “ainda” um bom jogo para brincar aos tiros, não é certamente para competir ou aprender a dominar mecânicas complexas do tiro / movimentação / compensação / física / gravidade do jogo.

Opinar sem conhecer na totalidade e pela continuidade um jogo no seu online, implica uma opinião mal fundada e fundamentada, que normalmente é subjugada à sensação que o jogo causa à pessoa, não a pormenores de fundo. Opinar sobre um jogo, baseado no “gosto” ou no “não gosto” é redutor. Posso parecer um tanto ou algo violento nas minhas convicções, mas se continuarmos a facilitar com os jogos, sem espírito crítico e exigente: nós comunidade, nós gamers, nós no seu todo, vamos ter mais do mesmo no MW2... O LAG, o mau PORT da xbox, O LAG outra vez, a falta de suporte a clãs, e um mais que esperado COD4 versão 1.5 (quando vimos o que a PS3 consegue fazer em gráficos no KZ2)... dicas para perceber o lag do killzone: - o boneco fica amarelo (no menu de escolha de classes) - mandar msg´s fica lento - o adversário anda de skate pelo mapa - a mira “não cola” - a colisão das balas existe mas não conta - a animação do adversário quando dispara, não nos aparece Contra Americanos, vocês do outro lado aparecem em slowmotion, ou parados.

11


Tanta gente que vibrou com a anormalidade - LAG - injogável do COD5, tanta gente que vibra com o COD4... o COD6 pode ser mais do mesmo, que nem reparam. Uma Infinity Ward (podres de rica) a encher-se da nota, e a ir de férias mais cedo. Para quê mexerem em servidores dedicados, se o jogo vai ser uma mina de ouro. Os clientes são mal servidos e ainda batem palmas. O HYPE deste jogo é tão grande, que alimentado pelo clubismo fácil e o comodismo dócil só apontam mesmo para um COD6, a repetir-se como no COD4 (espero que não). Tu que jogas COD4, joga-o! Mas joga-o pelas razões certas! Se estás a começar no mundo das consolas ou dos FPS´s, o COD4 é o jogo certo para dar os primeiros passos, se gostas de estar no sofá na conversa e na brincadeira e dar uns tiros, o COD4 é o jogo certo para ti, mas se o teu caminho aponta para a competição (competição diária, não é competição “fashion”), please dá o salto. Três razões badaladas da má fama do KZ2 até agora: - clãs triplicados para jogarem jogos amanhados, - circulo de influencias entre os clans do topo (ajudam-se mutuamente), - Lag sim, Lag não e agora, para completar o ramalhete (isto é informação NOVA): o sistema Matchmaking é RACISTA! Pois bem, experimentem apostar 60mil, ou até o máximo (100mil), vão ver que do outro lado, não vai aparecer uma equipa, sonsa, ou ensonada. Vão estar em cima do acontecimento, tal o volume de pontos que inspira a atenção no embate. Correcto e lógico até aí. MAS... Como Português que sou e com a minha conexão lusa, vou lutar para ser o HOST - óbviamente. Como sabem, o sistema de jogo é assegurado via Peer to Peer. Aqui há reais vantagens em ser o HOST (não é um HOST falso e escamoteado como no COD4). Pois bem... depois do challenge aceite, é preciso esperar pelo ínicio da war, recebe-se uma mensagem que convida cada um dos membros a participarem no jogo - esta mensagem é enviada para a nossa consola, sempre 15-16 minutos antes do evento. Chegamos à conclusão, que por mais rápido que se seja, em entrar no jogo através desse convite: eu ou um de nós tugas - os americanos conseguem sempre entrar no jogo, entre a 10 a 15 segundos antes de nós... Sempre! O matchmaking priveligia mais uma vez os americanos...

12


Se eles estiverem a tentar ser o HOST, e vocês também, ao mesmo tempo... acreditem... eles têm acesso priveligiado em primeira mão ao tal convite... Isto é um dado novo, que vem baralhar ainda mais as contas dos clãs tugas. É impossível conseguir o HOST (em wars que definem tudo, género wars com milhares de pontos... 100 mil pontos é resultado de muitos dias e esforço, não é?), e sendo impossível ser o HOST nestas wars... a derrota, ou na melhor das hipóteses: o empate - é o resultado esperado. Existe um antes e um depois, da saída do patch que permitiu aos japoneses entrar no Killzone2 online. Antes era jogável, apesar de ser quase impossível jogar de igual para igual com americanos. Agora é injogável jogar com qualquer estrangeiro, e com os portugueses - basta um ter o emule ligado, é adeus ao jogo. Há muita gente que não tem consciência que jogar online, implica não ter mais nada ligado ao modem. Perante esta situação, o futuro do FPS gaming na PS3 está muito mau. Vejamos: COD4 - injogável, chega a ser quase de 2 segundos a diferença entre nós e os UK ou Americanos KZ2 - injogável contra estrangeiros COD5 - injogável, talvez o pior de todos a nível de lag FarCry2 e Battlefield - Imenso lag, jogos com problemas técnicos profundos O que nos espera: MW2 - dizem que vai ter servers dedicados só na PS3... eu não acredito. Andamos à 3 anos a ser enganados, é mais uma mentira. Temos que contar que o jogo vai ser um port e que sai com privilégios na XBOX... O futuro do FPS na sony é negro. Não sei quem é o director da sony, mas permitir que uma consola que não permite pirataria, ou seja, ganha efectivamente dinheiro com as vendas de jogos, e permitir que os seus clientes não possam usufruir de um online com qualidade... é infinitamente ridiculo. Estão à espera do quê? Têm lucro com os jogos, mas depois não o rentabilizam fidelizando o cliente... Os clientes/jogadores do online, não se importam de pagar pelo online, mas a paciência tem limites, e este serviço FREE deixa imenso a desejar. Catastrófico. A xbox está à venda nas GAME´s a 99 euros em segunda mão... Um xbox live para 13 meses, custa 34 euros no e-bay... Só é burro quem quer.

13


Todos os clãs que têm mais de 300 mil pontos na Ladder interna do Killzone 2, tiveram jogos combinados. O sistema de APOSTAS não é benéfico nem faz justiça ao grau de dificuldade de clã wars díficeis e apoteóticas, mas sim à capacidade de “convencer” equipas mais fracas a apostarem (ou darem de mãos beijadas) pontos às equipas mais fortes. Num dia aposta-se tudo e acaba o clã... É um sistema que não privilegia os jogos com dificuldade, a magia dos rankings é inexistente. Não interessa estar no top 100 ou top 10, porque não há reconhecimento, há cheaters e jogos manipulados, há equipas populares porque têm “muitos amiguinhos” e há pedras no sapato. E com um panorama assim montado, é muito díficil conseguir wars “a sério” diáriamente. O jogo está podre, bastante mesmo. A cada patch que sai, INFELIZMENTE mais se nota o famoso LAG, desde levarem o fatídico tiro, e mesmo assim, andarem 3 metros até colocarem a propaganda e só depois morrem, até colocarem a bomba, sem qualquer aviso visual no sensor “pisca-pisca” das bombas, ou até tiros no pé que dão em tiros na cabeça, ou tiros na cabeça que não dão em nada (e isto aconteceu tudo, NUMA única WAR contra... portugueses). Cada vez mais é IMPOSSÌVEL “colar a mira ao jogador”, e se não cola, esqueçam a colisão da vossa bala no corpo do adversário (até podem estar a 10 cms virtuais dele), porque simplesmente a bala é absorvida pelo ar... Logo sinto um sentimento de misticismobruxedo-azar-sorte quando disparo que prevalece sobre a técnica do disparo... Com uma regularidade crescente, tenho sentido a “aleatoriedade” do disparo... esta irrealidade faz-me jogar sem perceber muito bem se tenho condições reais para efectuar simples objectivos, como: matar X, defender Y, ou simplesmente matar e não morrer. Vivia bem com o recoil e as armas com natureza própria, MAS com “patch após patch”, foi crescendo e implementado-se um LAG manhoso (será que houve melhorias nos servers, e agora, é possível tirar capacidade real de quem tem melhores conexões, like fibra óptica, e é por isso que nós “tugas” sentimos tanta dificuldade?... Foram os japas que entraram no jogo?) e está à vista de todos: disparar e acertar já não é exequível como antes. Cada vez mais, vejo jogadores a desistirem do KZ2, para irem jogar jogos de carros (!!!) ou irremediavelmente vão para o COD4 (que ainda tem mais LAG). A GG ou é cega ou é preguiçosa OU tem ordens claras da SONY para não actuar perante tanta injustiça e tanto deleite dos “criminosos” virtuais do gaming. O jogo está prestes a morrer, só não morreu porque não há melhor, e o que há já chateia, mas basta aparecer algo mínimamente coerente e FRESCO, que... xau.

14


OPINIÃO DE LORDFC: No fundo, e no que à competição diz respeito, o surgir do killzone2 veio em certa medida criar uma ilusão de competição no online (tanto ao nível de Portugal como em outros países). Agora era muito simples criar 1 equipa de 2-3 elementos e fazer umas war’s e assumir o papel de competitivo... o que teoricamente é uma ferramenta muito preciosa (ladder interna e marcação de war’s) para o evoluir da competição, mas, em certa medida torna-se um entrave... Ganhou-se, por um lado, no induzir do bichinho da competição nas pessoas (por ser mais fácil competir) mas perdeu-se na forma como isso é encarado.... parecendo-me que é mais encarada como uma brincadeira que se estende dos jogos rankings para algo um pouco mais formal mas sempre com um caracter lúdico! Este mesmo sistema interno do KZ2 apresentou falhas enormes que vão contra todos os principios defendidos por clãs competitivos! Neste sistema são beneficiados os “aldrabões” de pontos de bravura, os que tem 2ªs contas....!Do top10 actual arrisco-me a dizer que 60% está lá por troca de pontos de forma ilicita... e mais uma vez este sistema leva a que a competição seja encarada de uma forma superficial e em tom de brincadeira em que o “enganar” o sistema prevalece! Se a isto adicionarmos todos os problemas que tem acompanhado os patches da Guerrilla Games, então meus amigos... Temos um fim anunciado. Opinião de Bluefran: Para mim o Killzone 2, já foi enterrado juntamente com as esperanças de a Guerrilla anular todos os patches que fizeram até hoje, a meu ver a sony provou que não tem estofo para competir a nivel de FPS com a Microsoft. O Killzone 2 tem uma exelente mecânica de jogo, uns gráficos muito bons, é realmente um exelente FPS, é um FPS diferente onde se tentou “aproximar com a guerra real” usando-se uma fisica “pesada” na movimentação do boneco, introduzindo o pormenor do “input-lag”, a meu ver isso funcionou bem, foi um bafo de originalidade no contexto FPS. Opinião de Almeida_7: O Killzone foi uma inovação, a física dos disparos, os gráficos potentes, a sensação de realidade, o Sistema de suporte para clãs , foram o que fizeram deste jogo o Melhor FPS de sempre. Contudo, nada é perfeito , e a GG nao é perfeita, acabando por ir estragando o jogo com os seus patches. Actualmente quem lidera o rakings do Killzone, são Cheaters de Pontos de Bravura e Laggers (Americanos) e com isso , nós tugas, sentimo-nos impotentes para os contrariar... O Killzone ja teve melhores dias, mas ainda há uma pequena competiçao e ainda há muitos tugas a jogar.

Sid

15


PLAYBOX

565 Megas, 14 Euros, sem single player, apenas dois modos de jogo e quatro mapas (dos quais apenas

um mapa e modo de jogo é apenas para aviões). Visto assim parece mais um jogo, mas não estaremos nós perante o jogo mais viciante existente para compra digital, tanto na PSN como na Xbox live, batendo recordes de vendas em compras digitais? Não estaremos perante um jogo que surpreende tanto pelos gráficos, som e gameplay, usando o motor grafico “frosbite” da DICE? Temos aqui o “Filho Espiritual” do Battlefield 1942, lutas entre 24 jogadores, servidores dedicados para cada região, Matchmaking por região... O Jogo tem três classes disponíveis: - Rifleman: Unidade perfeita contra infantaria com uma arma Semi-Automática (isto é Single Shot ou “tiro a tiro”) perfeita para meia/longa distancia e um portentoso Grenade launcher. - Infantry: Perfeito para os amantes do “Spray and Pray” e combates corpo a corpo, conta com um poderoso Rocket Launcher feito para acabar com os veículos (tanques, Jeeps, Botes ou ate aviões) e possuiu também uma chave de fendas para arranjar veículos aliados. - Scout: Sniper na mão, mas que será preciso dois disparos para acabar com um inimigo (Menos no caso do “Headshot” que mata logo ao primeiro tiro), e conta também com “satchel charge” (algo parecido com as C4 do COD4) que é bastante efectiva contra infantaria ou veículos. Para além disto tudo temos a possibilidade de usar Tanques, Jeeps, Botes, Aviões, Anti-Aéreos, Mounted Guns e até podemos chamar um “Air Raid”. Algo similar ao “Air Strike” do COD4 mas com a possibilidade de se poder movimentar os bombardeiros e escolher o momento em deixamos cair as nossas “amigas” (bombas).

16


Um jogo com um componente de vício bastante alto, barato e leve. Conta com alguns bugs gráficos e na comunicação entre membros do squad e no próprio som. Pode também “fartar” rapidamente alguns jogaores, menos apreciadores de FPS’s. Mas cabe destacar que o jogo tem uma vertente arcade, o qual significa que as munições são infinitas e apresentam nalguns casos um “tempo de recarga”. Apesar disto, as armas contam com recoil, beneficiando a Skill do jogador. O modo de jogo principal, é uma espécie de “Domination” no qual temos que procurar conquistar mais bandeiras que os nossos inimigos e defendê-las. Ganha a equipa que encher a “barra de domínio” territorial primeiro (seja matando ou conquistando bandeiras). De realçar que os respawns são realizados de três maneiras: - Na base inicial; - Bandeira Conquistada - Junto a um membro do nosso Esquadrão. Existe três mapas - Iwo-Jima, Wake Island e Guadalcanal - onde lutam os U.S. Marine Corps contra a “Japanese Imperial Army”, e como um Bónus da parte da Dice foi oferecido (apôs as 45.000.000 de mortes em conjunto, em cada consola) um novo mapa - Coral Island - e o modo de Jogo “Air Supremacy” onde apenas é possível o uso de aviões. A Comunicação é feita de duas maneiras; - Dentro do Esquadrão, até quatro membros, onde apenas a comunicação funciona entre estes (pena o sistema de chat ter alguns problemas e por vezes ouvir-se mal ou até mesmo não se ouvir nada); - Quando não estamos num esquadrão ouvimos e falamos no Chat geral da equipa. Como comentário final, posso dizer que é um jogo onde é importante o “jogo em equipa”. Jogar para os Stats ou mortes não benefícia em nada a equipa em obter a vitória. Conta com alguns “selos” ou “stamps” dentro do jogo ou algo assim como “unlockables” que são ganho após cumprir certos feitos. Tem também com um sistema de hierarquia, que pode ainda levar pelo menos entre umas 40 ou 50 horas de jogo a completar até ao fim. Podemos também fazer login no site oficial e obter um grande leque de estatísticas (headshots, Kill Ratio, Arma favorita, etc), temos também (internamente no jogo e no site) uma Ladder mundial e podemos também ver a Ladder dos nossos amigos (Friend List). Um grande FPS, com apenas a componente online que lembra um pouco aqueles filmes “Popcorn” de verão. Graficos: 9 Som: 8,5 Gameplay: 9 Musica: 8 NOTA FINAL: 8,5

PsiPunisher 17


TimeMachine Se existe um jogo que seja usado como referência no mundo dos jogos de plataformas hoje em dia, esse jogo é o Super Mario Bros 3, o “Masterpiece” dos jogos de Super Mario na velinha NES. Completamente inovador, em comparação com o Super Mario Bros 2, que na América e na Europa era um remake de um jogo chamado Doki Doki Panic, no Japão o Super Mario Bros era mais parecido com o primeiro (diferindo apenas no nível de dificulade algo superior). Para além de Mario (e Luigi, pois o jogo tem a opção de “Dois Jogadores”) , dos famosos Cogumelos e Flores, temos a introdução de vários novos fatos como por exemplo o Fato Tanooki, que para além de permitir voar, fazia com se pudesse transformar o Mario numa estátua, evitando assim o dano causado pelos inimigos. Tinhamos também o fato de sapo que permitia nadar melhor e mais rápido, para além de conseguirmos também ter o acesso a áreas secretas.

18


O jogo é dividido em Oito mundos e aproximadamente 70 níveis, sem opção para guardar partida, nem password. Alguns dos níveis são contornáveis e ate é possível saltar alguns mundos. No entanto, vale a pena experimentar cada nível, pois são uma obra de arte, tanto em nivel de design e gameplay, graças ao Mr. Shigeru Miyamoto, como ao nível sonoro - a musica ficou a cargo do Koji Kondo, um verdadeiro mestre da arte do som nos 8 bits. Actualmente o jogo está à venda na Virtual Console da Wii (eu já comprei e de vez em quando sou levado numa pequena “grande” viagem), pelo que recomendo a todos aqueles que queiram conhecer um pouco da historia dos videojogos a comprarem esta relíquia. Graficos: 9.5 Musica: 9.5 Som: 9.0 Jogabilidade: 10 NOTA FINAL: 9,5

PsiPunisher 19


Games of my life Sid

1985 - Match Day 1985 - Commando 1986 - Outrun 1987 - Fernando Martin Basket Master 1988 - Target Renegade 1988 - NorthStar 1989 - Lakers vs Celtics and the NBA Playoffs 1989 - Sim City 1989 - Outzone 1990 - Cyber-Lip 1990 - Speedball 2: Tournament 1990 - Super league 1990 - Nintendo World Cup 1991 - Sonic the Hedgehog 1991 - Street Fighter 2 1991 - Streets of Rage 1991 - Spider-Man: The Video Game 1991 - Another World 1991 - Civilization 1992 - Wolfenstein 3D 1992 - Sensible Soccer

20


1993 - Championship Manager ‘93 1993 - Doom 1993 - PC Basket 1993 - Samurai Shodown 1993 - UFO: Enemy Unknown 1994 - Aero Fighters 2 1995 - Puzzle De Pon 1995 - Chrono Trigger 1996 - Resident Evil 1996 - Worms Reinforcements 1996 - Mario 64 1996 - Unreal Tournament 1997 - MarioKart 1998 - Goldeneye 1998 - Half Life 1999 - Winning Eleven 4 2000 - Shenmue 2004 - GTA San Andreas 2006 - Resistance: Fall of Man 2007 - Call of Duty 4 2009 - Killzone 2

21


How to... Quem é que nunca fez aquele no scope perfeito no COD4, ou aquela morte especular no Killzone e pensou: “Se eu grava-se alguns jogos até fazia uma montagem jeitosa e punha no youtube …”, e logo de seguida pensou: “Gravar?? Não tenho como o fazer…”. Por vezes os jogadores até têm a possibilidade de gravar os seus jogos e não sabem, por isso vou desmistificar esse processo que é gravar um jogo de PS3 ou XBOX360 para posteriormente editar e partilhar com a comunidade.

Cabo Scart

Existem vários processos de gravação, uns com mais qualidade, outros mais “económicos”, vou abordar os processos mais usados actualmente e mais acessíveis, (os métodos referidos a seguir funcionam de igual forma tanto para PS3 com para XBOX360). Maquina de filmar digital: Este é o método mais fácil para gravar um jogo, dispensa a ligação de cabos extra e a dependência do PC no momento da gravação, (este apenas será necessário no momento da edição), a única desvantagem é a qualidade que é deveras inferior aos outros meios. Para gravar o seu jogo basta colocar a câmara a focar o LCD (não funciona muito bem com televisões mais antigas) e por a câmara a gravar. No final passam o ficheiro para o PC e editam.

Cabo AV com fichas RCA

Dicas: - Jogar numa divisão pouco iluminada ajuda a câmara a focar melhor o LCD; - Actualmente quase todas as maquinas fotográficas possuem um modo de gravação de vídeo, se não possuírem uma câmara de filmar podem sempre usar uma fotográfica que grave. Cabo video composto

Gravador de DVD: Apesar de não ser um equipamento muito comum nos lares dos portugueses, permite gravar com uma qualidade bastante boa. O modo de ligação difere de equipamento para equipamento, por isso é aconselhável consultar o manual, mas o mais provável é ter de se ligar o DVD à linha de saída do LCD. Atenção que, se o gravador de dvd não suportar alta definição, poderão ter que ligar a consola ao LCD utilizando o cabo AV / Scart que veio com a consola. Mais uma vez no final é só passar o ficheiro (dvd) para o PC e editar.

22

Cabo de audio em Y


Placa de Captura

Placa Captura externa (Dazzle)

Placa de captura: A placa de captura é uma placa que vem integrada no PC e que permite ligar, entre outros, um cabo de vídeo composto (a ligação amarela de um cabo AV normal, que é o fio que transmite o vídeo, o branco e o vermelho transmitem áudio em stereo). Para conseguir capturar o jogo é necessário ligar um cabo AV com ligações RCA(ficha amarela, vermelha, branca) à conexão de saída do LCD, depois a outra ponta do cabo liga-se ao PC, o amarelo (vídeo) a placa de captura, os outros (áudio) ligam se possível também a placa, se não, têm que se que se ligar primeiro a um cabo de audio em Y e posteriormente ao PC no “Line IN” (entrada azul) ou ao Micro (entrada rosa) . Agora com tudo ligado só falta gravar. Para isso é preciso um programa de captura (normalmente vem incluído com a placa) se nao tiverem nenhum programa para o efeito deixo a dica de um: Video DVD Maker Free, como o nome diz é grátis. No final é só editar. Dazzle: O Dazzle funciona como um placa de captura externa, que é ligada ao pc por USB, e trás de oferta um óptimo software de captura e edição. A ligação é bem mais simples, basta ligar o cabo AV ao LCD e ao Dazzle (cor com cor), abrir o software e pôr a gravar. Tanto no Dazzle com na placa de captura a qualidade é semelhante à de uma televisão normal (definição padrão). Este pequeno aparelho tem um custo que ronda os 60 Euros. NOTAS IMPORTANTES Ligar sempre os cabos na entrada com a cor igual, 99% de hipóteses da ligação sair bem. Ao capturar o vídeo no PC ele ficará com vários GIgas , converta o ficheiro usando Xvid, Divx ou Mpeg. Isso irá reduzir o seu tamanho para poucos megas. Usem o Pinnacle Video Spin que é um excelente programa, grátis, para edição de video . Se a linha de saída do LCD for Scrat utilize um adaptador Scart para RCA, igual ao que vem com a consola.

Adaptador RCA Femea / Femea

O material referido pode ser encontrado na Media Markt, Worten, ou qualquer loja de electrónica/informática.

Canais do youtube com montagens / vídeos de gamers portugueses: Adaptador Scart para RCA

http://www.youtube.com/user/gNarKillportugalteam http://www.youtube.com/user/S1DS1DS1D http://www.youtube.com/user/dani47portugal http://www.youtube.com/user/DandreX1994

DandreX

23


.NET Sid

Ó mãe, o upload é que interessa? Latência e Banda Latency and Bandwidth Há duas características de rede que podem influenciar o tempo de resposta de uma transação: banda e latência. Banda é a quantidade de informação que a rede pode transportar por unidade de tempo e latência é o tempo que uma unidade de informação leva pra transitar pela rede de um ponto a outro. Há sistemas em que as transações são demoradas e transportam grandes volumes de dados. E num sistema dedicado ao ONLINE? Interessa ter muitos dados, ou ter transacções rápidas?

24


É tudo uma questão de PING. Latência: é o tempo, exactamente por este “simples” facto ela é medida em milésimos de segundo (ms), que uma informação leva para sair de um lugar e chegar até o outro, na informática é bastante utilizado a palavra LAG para a latência. É independente da banda e completamente dependente da distância física entre os locais e da rota utilizada para chegar até lá.

Como eu falei, dois fatores contam para a latência e vou explicar melhor cada um deles: Distância física: distância que os dados viajam até chegar ao seu destino. Quando você acessa algum site, os seus dados saem do teu PC e passam por uma série de roteadores mundo afora até chegar ao seu destino a uma velocidade perto (devido aos diferentes materiais dos cabos utilizados) da velocidade da luz. Exemplo: você acessa um servidor que está a 1000km do seu local atual, os dados passam por vários lugares até chegar ao destino, mas não quer dizer que a distância percorrida é esta, pois os dados não vão direto do teu PC até onde você quer em linha reta. Dependendo da rota utilizada a distância percorrida varia. Rotas: A internet não é denominada Web por causa do homem-aranha, mas sim por causa da sua estrutura, que funciona como uma enorme teia onde milhões de máquinas se comunicam directa ou indirectamente. Os dados entre as máquinas segurem rotas até chegarem ao seu destino. Uma boa rota é a rota com o menor número possível de routers no caminho, porque eles aumentam a latência devido ao facto de terem que processar os dados antes de encaminhar para o destino, e que os dados percorrem o mais próximo possível da distância física entre os lugares. Não adianta mudar seu tarifário de internet por problemas relacionados com a latência, se você tem esses problemas terá que achar um ISP que te forneça melhores rotas.

A latência tem grande importância nas comunicações onde se precisa esperar uma resposta da outra máquina para se ir ao próximo passo, comunicar com uma pessoa que está longe é hoje em dia possível e fácil mas a pessoa demora a responder enquanto tu ficas em estado ocioso, esperando a sua voz chegar até ela, ela processar, responder-te e a resposta delea chegar até você. Jogos online: Tu manda as informações para o servidor, ele as processa-as, e manda de volta para você o que está acontecendo naquele EXACTO momento. Uma latência alta é sinônimo de desespero para alguns e causador de enfartos para outros, porque aquilo que tu vês no ecrã é algo que aconteceu há um certo tempo e pode já não estar exatamente na mesma posição no momento actual em relação ao momento em que foi enviado.

Lag é um termo em inglês que se refere a atrasos que se podem experimentar na comunicação entre computador (internet, por exemplo), podendo aplicarse a outras situações, como comunicação via satélite ou mesmo em comunicação escrita. Em computação, lag refere-se ao tempo que um pacote de dados leva a partir de um computador local até ao seu destino e, depois, de volta (ver ping).

25


Os gamers encontram-se especialmente no UK e nos US. Os servidores dos jogos, seguem também esta regra geográfica. Percebe-se com facilidade que a INTERNET para jogar, é comunicada entre estes dois polos, através de cabos pelo Oceano Atlântico. Vejamos a constituição do cabo:

“Cabo Subaquático” O Cabo não é muito mais grosso do que uma mangueira normal. No entanto, no seu interior passam 8 linhas de fibra óptica, cada uma do tanho de um fio de cabelo capazes de suportar largura de banda para 20 Milhões de pessoas. A cada segundo 3.2 Terabits de Informação podem passar pelo cabo, que fazem uma viagme de 7.600 Milhas em 0,00072 segundos.

26


Mapa da INTERNET no Mundo

27


Reparação de Cabos Subaquáticos

O Fundo do Mar é um dos locais menos explorados da Terra. Apesar das actividades piscatórias e das âncoras dos barcos serem os principais responsáveis pela danificação dos cabos subaquáticos nos dias de hoje, os terramotos e vulcões marítimos também fazem das suas. Aliás os terramotos são capazes de enterrar os cabos por baixo de metros e metros de terra, tornando dificil a sua reparação. Seja qual for o motivo dos danos, o Navio Wave Sentinel e os seus navios irmãos sabem o que fazer. Podem levar mais tempo que o normal na reparação de um cabo, mas até hoje nunca deixaram um cabo por consertar. Não importa o quanto a tecnologia avança, nem o quanto as nossas ligações caseiras evoluem, há coisas que serão sempre iguais: “Os cabos continuarão a ser cortados... e alguém tem de os reparar”. No entanto nenhum reparador quererá reparar um cabo enquanto ele estiver ligado. Apesar de os “choques” electréticos serem minimos, a pequena luz que emite, quase imperceptível, é suficiente para queimar a retina em poucos segundos. Existem cabos a ligar os E.U.A. e o Reino Unido desde os finais do Séc. XIX. Até 1956, estes cabos apenas conseguiam transportar sinais de Código Morse. A partir desse ano sofreram um upgrade que permitia estabelecer simultaneamente 36 chamadas telefónicas. Mas foi em 1988 que houve a grande “revolução”, com a passagem do primeiro sistema de Fibra Óptica. De um momento para o outro existia um cabo capaz de transportam 2.500 chamadas simultâneas. Em meados dos anos 90, com a introdução de amplificadores ópticos, essa capacidade aumentou para 60 Milhões de chamadas telefónicas (!?!). O Cabo Apollo consegue transferir informação equivalente a 200 Milhões de chamadas telefónicas. Com a capacidade de um Cabo aumentada cerca 80.000 vezes em apenas 20 anos, é fácil perceber de onde vem a massiva expansão da internet. Um dos Directores responsáveis pelo funcionamento da “Linha Apollo”, Richard Elliott, diz: “A Tecnologia continua a evoluir e a possibilidade de aumentar a capacidade parece infinita. Nos últimos 15 anos as pessoas diziam que a expansão iria estagnar. Mas, ouve alguém que teve outra brilhante ideia e agora parece que não existe um limite à vista...”

28


29


ISP’s e Fibra Óptica Para medir velocidades de acessos do teu ISP, os resultados obtidos estão dependentes de um conjunto complexo e dinâmico de factores, tais como: a) Configuração do router; b) Características da ligação à LAN (Ethernet); c) Intensidade do tráfego no momento do teste, e, claro, o tipo de acesso: com cabo ou wireless; d) Ter aplicações activas no PC que interfiram com a qualidade/força da ligação; e) Web browser utilizado para o teste : Internet Explore; Firefox; Safari; Opera; etc... f) Tipo e modo de configuração do sistema operativo e do stack IP em uso; g) Capacidade de processamento (CPU, disco e placa de vídeo) do PC, ou do servidor, a partir do qual se iniciam os testes;

O QUE É UM ISP? Um ISP é uma empresa que fornece acesso à Internet, em geral, mediante o pagamento de uma taxa. As maneiras mais comuns de conectarse com um ISP são usando uma linha telefônica (dial-up) ou uma conexão de banda larga (cabo ou DSL). Muitos ISPs prestam serviços adicionais, por exemplo, contas de email, navegadores da Web e espaço para criar um site. E agora chegou a Fibra... Cuidado com o serviço que oferecem. Especialmente com a ligação FTTB, que não é uma ligação 100% Fibra (o ISP ZON está a vender gato por lebre...)

30


As topologias de rede têm uma classificação que depende do alcance da fibra: . FTTO/FTTB ( Fiber to the Office/ Fiber to The Building) – Fibra óptica até ao edifício podendo a distribuição interior ser em cobre, óptica ou rádio; . FTTC (Fiber to the curb) – fibra óptica até a um ponto do passeio sendo a distribuição feita em cobre; . FTTH ( Fiber to the home) – fibra óptica até casa do cliente; Normas de PON, que se posicionam como as que poderão ter aceitação significativa como solução para rede de acesso. APON (ATM PON) e BPON (Broadband PON) Durante meados dos anos 1990, a tecnologia ATM era considerada como a solução integradora que iria permitir a prestação de todos os serviços de telecomunicações sobre a mesma rede com um único acesso. E, naturalmente, a norma de PON, desenvolvida nessa época, preconizava a tecnologia ATM como a base de transporte de informação de informação. Mais tarde esta norma evolui para uma broadband PON ou BPON [G.983]. Esta norma considera as configurações FTTH e FTTC, Na configuração FTTH ou FTTO, ou seja, quando a fibra óptica vai até ás instalações do assinante, a PON termina num ONT ( Optical Network Termination). Nas outras configurações, a fibra óptica vai até um ONU, sendo a parte final da ligação feita em cobre. Enquanto as ligações em cobre suportarem os débitos requeridos pelas aplicações e serviços, esta última solução é preferível, porque as terminações em cobre nos assinantes são mais económicas. A ligação em fibra óptica até às instalações do assinante será fundamental para o desenvolvimento de soluções de optoelectrónica de baixo custo e vice-versa. Como requisitos para esta norma foram considerados serviços: . Assimétricos de banda larga – acesso à internet, difusão de televisão; . Simétricos de banda larga – VPN, Videoconferência; . Simétricos de banda estreita – RDIS e POTS.

Fontes: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=400704 http://pt.wikipedia.org/wiki/Lag

31


Como melhorar o meu rendimento no jogo? O segredo é reduzir em tudo: no ping da internet, e na TV... O Input Lag é um fenómeno associado a alguns tipos de ecrãs de LCD, e quase todo o tipo de HDTV’s, e refere-se à latência, ou Lag medido entre o momento em que um sinal é enviado para para o display e o momento em que ele aparece no display. A maioria dos LCD’s, possuem uma função “Game Mode” que reduz o Input Lag de 80-100ms para 20-30ms, o que é bastante aceitável para se jogar. no entanto ainda é suficiente Lag para influenciar jogadores que necessitam de “precisão de timming”. CONVERSÃO DE FRAMES: 1 Frame é aproximadamente 17ms (millissegundos) Input Lag ideal para jogos de luta ou de ritmo é 8ms ou menos (1/2 Frame); Input Lag aceitável é entre 9ms e 34 ms (entre 1/2 Frame de 2 Frames). Pode parecer muito, mas muitas pessoas nem notam a diferença de tempo entre 1 Frame e 2 Frames logo à primeira vista; Input Lag inaceitável/Injogável é tudo o que for superior a 34ms. Com valores tão altos até nos menus e na escolha dos personagens se sente o delay.

Porque é que as HDTV’s causam Lag nos Jogos? Normalmente as HDTV’s têm 1 ou 2 resoluções nativas (é a resolução que aparece no ecrã). Isto significa que, às vezes, a televisão tem de fazer um “scale” da resolução que recebe da consola, de forma a ela poder aparecer no ecrã. Isto acontece quando a resolução enviada por uma consola é diferente (inferior) que a resolução que temos escolhida na televisão. As televisões não HD, só têm 1 resolução nativa - 428i (240p). Quando se joga um jogo nestas televisões não existe a necessidade de fazer um upscalling, logo o tempo de resposta é baixíssimo. Não é que seja impossivel fazer upscalling sem lag numa HDTV. Simplesmente este tipo de TV’s dão enfâse à qualidade de imagem, o que leva tempo a processar. Daí que alguns modelos de LCD’s HD venham já com o “Games Mode” para contrariar/reduzir esse problema.

32

Nunca jogar em modo Wireless! Nunca jogar ligado a um router!


PLASMA vs LCD LCD: (Positivo e Negativo) - Ecrãs não Refletores (Bom em ambientes com muita iluminação) - Bom para uso com Computadores - Retenção de Imagem não é um problema; - A Resolução não é um problema; - Ecrãs baratos não pode ser um bom sinal; - Imagem funciona com uma luz por trás que está sempre acesa. Logo o Preto nunca é bem preto (é azul escuro ou cinzento escuro...) - Movimentação Rápida normalmente faz um ligeiro “Blur”; - LCD’s normalmente têm mau desempenho com conteúdos de Definição Baixa/Standard;

Input lag vs Tempo de Resposta Os LCD’s com elevado tempo de resposta, nem sempre garantem uma experiência satisfatória quando estamos a ver imagens de movimentos rápidos (costumam criar um “blur” ou fantasma). Se a isto adicionarmos um significativo Input Lag, então temos os recipientes ideias para NÃO se jogar um jogo que tenha movimentos muito acelerados ou que seja necessário efectuar acções de alta precisão. Os fabricantes, por norma, só costumam informar dos tempos de resposta dos ecrãs, não referindo os valores de Input Lag associados.

PLASMA: (Positivo e Negativo) - Excelente desempenho nos Movimentos Rápidos; - A Cor Preta tem, normalmente melhor qualidade do que nos LCD’s; - Costuma ter um bom desempenho com conteúdos de Definição Baixa/Standard; - Ecrãs reflectores, o que os torna menos bons em ambientes com muita claridade; - Existem poucos Plasmas que trabalhem a 1080p. Mas há quem diga que “mais importante que a resolução é o Marketing...”; - Alguns ecrãs sofrem de Retenção de Imagem;

TEMPO DE RESPOSTA: É a quantidade de tempo que um pixel num monitor LCD leva a passar da cor branca para a cor preta e a voltar à cor branca novamente. É medido em milissegundos (ms). Valores baixos significam transições mais rápidas, e logo melhor definição.

A “Batalha” entre as duas tecnologias pode ser resumida da seguinte forma: - o LCD consegue melhor qualidade de imagem a nível de resolução; - o PLASMA melhor brilho.

Mas claramente o mais “rápido” para jogar é o PLASMA!

33


CALCULAR O VERDADEIRO LAG (Exemplo Prático - EU)

LCD (tempo médio de INPUT LAG nos LCD´s) - 66 ms Response time do LCD - 8 ms Cabovisao ligada ao modem (Ping medio) - 20 ms Total: 66+20+8 = 94 ms Adiciona-se o LAG HUMANO (depende muito da reacção da pessoa): 200 ms Total de LAG num jogo = 294ms (em condições perfeitas e usando as médias) CONCLUSÂO: Isto são condições médias. Se todas as variáveis em causa, “fizerem bem o seu trabalho”, temos cerca de 300 ms (1/3 de segundo), imaginem o que podemos fazer neste tempo (combos, deslocamento, disparo, apontar melhor, facada, etc etc). Não são, de certeza, as condições que usufruimos em casa (porque há sempre alguma coisa “menos bem”), vejamos: Na TV Imaginemos, uma TV LCD antigo (os CRT´s, tv´s de tubo atrás, não têm input lag), que faça conversão para a sua resolução nativa, para apresentar a imagem no écran, ganha imenso lag, pode subir mais 100 a 200 ms), o próprio modelo da TV (é sabido que um plasma tem menos input lag que um LCD), o processador de imagem, podem ajudar a subir o input lag para os 100 ms em condições normais. E o Response Time da TV: ultimamente começam a surgir aparelhos abaixo dos 5 ms, mas até agora as Tv´s/Monitores andavam à volta dos 12 ms. Na Net Um ping superior aos 20ms (com wireless sobe sempre, porque o sinal tem que ser transformado pelo router e enviado, e vice-versa), cabos pela casa com várias junções, acrescentam “ruído” ao sinal, e gasta-se imenso tempo a detectar os erros dos pacotes de dados, e pedir reenviamento dos mesmos, ganha-se aqui mais ping. Já para não contar com a hora nobre dos portugueses, que afunilam os ISP´s e o ping sobe abismalmente. Portanto consegue-se com extrema facilidade, jogar com quase meio segundo de diferença contra os adversários no online... ESCALA: 1 segundo = 1000 ms 0,5 segundos = 500 ms

34


OPINIÕES:

(retiradas de foruns de gamers) I’ve often thought that fps above roughly 35 just meant I wasn’t using my computer hardware to it’s full advantage. Since the difference between 35fps and say 60fps doesn’t really amount to a difference in game performance (sure, I can notice a difference visually but does it affect the way I perform? Not really), might as well crank up the graphic settings to get the most of 35 fps. Regarding ping - I’m not a psychologist and I can’t quote articles for you, but I think the personal anecdotes of a lot of FPS gamers would agree: anybody who has some competative experience with first person shooters will tell you that a difference of 100ms is significant. Does C:SI require the same level of precision? Does the SL platform even allow it? No idea. Put two equal players in an online first person shooter game, and give one 200ms of lag, and the other 50ms of lag... and the 50ms guy will *DESTROY* the 200ms guy. I’ve seen people get kicked out of games for having lag you are saying is “unnoticeable”. Your theory is not matching up with my (and many others) reality. I am a freelance video game artist and developer, i have experience with games in many different aspects. Display lag is a completely different experience from network lag. Network lag comes from a delay of packet transmission, and results is player movements not being tracked accurately. Most games these days smooth network player movements between each update period, to prevent the slide show effect, heck some are even using udp to avoid the overhead of tcp. However, this is a delay that is present at the console, the very source, and therefore is actually quite noticeable because the times can be quite large. However, a delay time from the source to the display, which is very often too low to be perceived, will not affect your perceptions. There is no additive effect here. The effect that we’re talking about is the effect of perceiving and reacting to a source signal, given that the source signal has a different form of delay already built into it makes the display delay a separate factor. Given there is already a delay built into the source signal, you have to admit, at this stage, there is nothing we can do about it. Thus our reaction time to an event in the game is related simply to our reaction time of the source signal presented to us, which is quite a bit slower than the delay most everyone is measuring. Which kind of makes it a moot point.

35


Gato por Lebre A fibra vai até ao Head-End da zona onde está montada a rede de cobre. A partir daqui passa a ser uma estrutura de cobre, normalíssima, utilizando cabos muito mais grossos que os da PT em cobre e que, com um conjunto de amplificadores e repetidores de sinal permite expandir o sinal até 2km de distância do Head-End. Ora, a PT utiliza fibra até à entrada da casa do cliente, ao contrário da ZON, que apenas o pode fazer em antigas zonas fibra da TvTel (pouco mais de 500 casas) ao contrário do que é publicitado. Ora, se a Zon diz que utiliza Fibra na sua rede, sendo uma rede híbrida, a PT também pode dizer que utiliza fibra à mais de 20 anos para interligação entre centrais na sua rede Core. O mais giro é que a queixa da Zon contra a PT tem a ver com... a queixa que a PT fez contra a ZON porque ambos fazer parte da ICAP! E ainda melhor é o facto de a ZON ter fica 'espantadíssima' com a queixa da PT... Só tenho pena que o cliente comum também não faça queixa da publicidade enganosa da ZON! --- Forum ZWAME.pt

Americanos vs Europeus From my experience during times of extremely high pings, I know that the way SL works is that when I press a key to slash, my client does not immediately start displaying the slash animation. That message must first reach the server, then a message is sent to both people telling their clients to display the animation. What this means is that if both of us have equal ping times, we should both see my slash at exactly the same time. Usually people have different ping times, though. I’ve heard people in Europe saying they usually have pings around 150 ms. If I were fighting them with my 70 ms ping, that would mean that they see the animations 80 ms after I do, including their own attacks. Is 80 ms significant, though? According to Wikipedia, the reaction time for humans is between 150 ms and 300 ms, so it doesn’t seem like that would really make a difference. But then again, it doesn’t matter how quickly a person reacts, it will still be delayed by 80 ms in this example. But...will that delay in their reaction matter since their opponent can only react at 150-300 ms? I’m confused. --- Forum Internacional

Usar a internet ao mesmo tempo que se joga online Porque é que muita gente joga (QUANDO COMPETE) com o PC ligado à net? Porque é que vezes sem conta oiço sons oriundos do PC? Por vezes basta uma ligação wireless ou até mesmo a partilha dessa ligação via router, para se criar condições REAIS para se sentir LAG, sabiam? Porque é que há “miúdos” ou “graúdos” (palavras que rebuscam a “inocência” no gaming), que quando estão em processo de recruta - até aí - estão “inocentemente” a baixar Mp3´s ou algo do género, e depois quando chamados à atenção, é que “acordam” e se apercebem do mal que estão a fazer ao online do colectivo. Se até nestas situações (onde a prestação de um jogador é posta em causa e observada), e se provoca o LAG (sem intenção), acredito claramente, que haja, muita gente a LAGGAR continuadamente e nem sabe... É o porno, é o mp3, é o jogo para jogar no pc, é a receita para a avó, é o irmão no quarto ao lado a aceder também à net, etc... Enquanto se joga. Pelo menos tenham CONSIDERAÇÃO por quem compete e quer competir, e tentem pelo menos, nesse momento, fazer uma ligação directa ou restringir ao máximo o uso da vossa net por terceiros. --- SIDSIDSIDSID

36


37


by: Joao Veríssimo Criar linhas suaves 1ºPASSO - Abrir um novo documento; 2ºPASSO -Seleccionar a ferramenta ‘’pen tool’’, clicar sobre a área de trabalho para criar um ponto;

Clicar (e arrastar para criar curva) de novo noutra zona qualquer para determinar o 2º ponto da linha,

Repetir o processo para criar outra curva na linha;

38


3ºPASSO - Seleccionar a ferramenta ‘’brush tool’’ e meter o diâmetro da largura que se quer que a linha vá ter, neste caso usei 6 pixels;

4ºPASSO - Voltar a seleccionar a ‘’pen tool’’ e clicar com o botão direito do rato na área de trabalho e seleccionar ‘’stroke path’’,

Seleccionar ‘’brush’’ e ‘’simulate pressure’’;

5ºPASSO - Com a ‘’pen tool’’ seleccionada, botão direito do rato e seleccionar ‘’delete path’’, o resultado é uma linha ‘’suave’’;

http://tutoriaisjv.blogspot.com/

39


GADGET World O Nokia N97 conta com um processador (ultrapassado) ARM 11 a 434 MHz. Com a memória passa-se a mesma coisa. Os 128 Mbytes de RAM podem ser escassos para as aspirações de “iPhone Killer”. Lembrar que já existem telemóveis com 192 ou 256 Mbytes de RAM. Mas comparar RAM e CPU, com outros telemóveis, implica perceber-se o sistema operativo dos mesmos e os requisitos de processamento, como o Windows Mobile, iPhoneos ou WebOS, e neste ponto Symbian S60 é um sistema nascido para ser aplicado em dispositivos com processadores modestos,. Assim se percebe que este CPU e RAM chegam e sobram para as encomendas, será?

N97

Bem, se quiserem e tiverem dinheiro já podem começar a pensar no próximo presente para vocês próprios. Vem com um preço de 599€ (desbloqueado) ou 490€ (Vodafone~e TMN) e traz um “montão“ de coisas engraçadas que fazem a cabeça a qualquer viciado em telemóveis.

Características Principais: - Dimensões: 117x55x16(ou18)mm (dimensões aproximadas e a confirmar) - Peso: 150g - Ecrã: TFT touchscreen, 16M cores, 360x640, 3,5" - Memória interna: 32GB - Expansão de memória: microSD - EDGE: sim - 3G: HSDPA - WiFi: sim - Bluetooth: 2.0 com A2DP - GPS: sim - Rádio: FM com RDS - Câmara: 5MP com autofocus e flash, gravação de vídeo VGA@30fps - Outros: Nokia Maps 2.0 Touch, compasso digital, saída TV, output jack 3.5mm - Autonomia: 430h standby / 6,5h chamada

40

Sid


Canon EOS 450D

Apresentamos a Canon EOS 450D, sucessora da fantástica EOS 400D. Esta “nova versão” da Canon vem equipada com um sensor CMOS de 12,2 megapixeis sendo que, o ecrã LCD incorporado é de 3 polegadas. Mas a maior novidade desta 450D prende-se com a inclusão da função Live View que permite utilizar o ecrã da máquina para ver “em directo” o enquadramento da fotografia que irá tirar. Para muitos utilizadores avançados esta funcionalidade pode ser inútil, mas para quem passa do mundo das máquinas fotográficas compactas para o das reflex, o Live View permite uma maior familiarização... Nas restantes característas, importa referir que a EOS 450D apresenta 9 pontos de focagem sendo o ponto central cruzado. O processador incluído é o Digic III e em termos de medidas de exposição a 450D acrescenta a medida pontual (spot), um pormenor que a 400D pecava. De resto esta máquina apresenta uma velocidade máxima de disparo de 3,5 fps. Grava fotos em 14bits, tem o sistema anti-poeiras da 400D e um menu revisto que agora se parece mais com o da EOS 40D. Por fim, é de salientar que a Canon, para a 450D, deixou de utilizar os cartões Compact Flash para passar a utilizar cartões SD/SDHC e, deve-se dizer, este formato, para além de mais pequeno, tem vindo a democratizar-se e hoje em dia são mais baratos do que os CF para capacidades equivalentes, o que é uma mais valia para o consumidor. A Canon EOS 450D pesa 475 gramas (sem objectiva) e está disponível na Pixamania.com por 595€ com Objectiva EF-S 18-55 IS incluída, um preço bastante apetecivel e acessível, tendo em conta todas as características da máquina.

Jeremias25 41


Gamer Fashion

Frias90

42


http://www.RETROGT.com 43


GLOBAL CULTURE



mp3 lounge Music Lounge Entrevista feita ao Musico Avoidant em relação a Metallica e seu novo álbum. - És fã de Metallica? Sim sou, acompanho-os desde a minha adolescência;

-E tua faixa favorita? É difícil...estou dividido entre o Master of Puppets e o One...mas também o The Outlaw Torn diz-me muito.

- O que te levou ao ouvir Metallica pela primeira vez? Era algo com o qual eu podia-me identificar, ao contrário do som oferecido pela mtv, ao qual estavamos acostumados.Isto uns anos antes do boom da internet...Gostei do som agressivo que os Metallica tinham, mas ao mesmo tempo melódico.

- Qual é a tua opinião relativamente a o mais recente álbum, Death Magnetic? Acho que é um passo na direcção correcta, quando comparado ao St.Anger, que a meu ver, não foi muito bem conseguido, aliás foi um pouco infeliz até...Acho que é dificil os Metallica conseguirem recuperar a glória do passado. Acho que não precisam. O Death magnetic não deve - Os Metallica influenciaram de alguma maneira ser comparado aos álbuns dos anos 80 como a tua forma de ver o resto das bandas? vejo por aí. Acho que pertence ao presente e Sim, julgo que sim. Para mim houve um antes e dessa forma é um bom álbum. um depois de conhecer os Metallica. Comecei Acho que a idade não perdoa ninguém, mas os a me interessar por outras bandas do espectro Metallica ainda estão fortes. Metal. Se não fosse pelos Metallica não tinha chegado aos Sepultura, Pantera ou Slayer. Os Os links de Stoneydopey Metallica foram durante muitos anos, para mim, a banda padrão, que definia o que era bom ou http://escolhocicuta.blogspot.com/ mau na música...Era como pensar “será que os http://www.myspace.com/avoidantmusic

Metallica fariam desta forma?”

- Qual é teu álbum favorito e porquê? Acho que o Master Of Puppets é o álbum mais completo. Para mim é o álbum em que chegaram ao topo como músicos. Ainda contavam com o Cliff Burton, para mim um elemento chave, não só a nível de composição mas também ao nível de personalidade e carisma. É um álbum revolucionário no metal e contém as minhas faixas preferidas como o Battery, o Master of Puppets, o Disposable Heroes, Orion..., disse quase todas. é provavelmente o meu álbum preferido da década de 80.

46

Os Metallica foram durante muitos anos, para mim, a banda padrão, que definia o que era bom ou mau na música...

M D


Renascidos

Metallica e o o seu album Death Magnetic

Death Magnetic é o mais recente trabalho discográfico da banda de heavy metal mais emblemática de sempre. Já passaram 5 anos desde o LP “St. Anger” que, verdade seja dita, estive muito abaixo das expectativas criadas em torno do mesmo, ou seja, temos um hiato de quase 11 anos desde o “Reload”. Um dos elementos chave em Death Magnetic terá sido o novo produtor neste álbum, Rick Rubin que ajudou bastante os Metallica a recuperar um pouco daquela sonoridade de outrora. O (primeiro) single “The day that never comes” apesar de ser um pouco “mainstream”, não deixa de nos trazer uma sensação de “Deja Vu” onde a nossa mente deambula no som quase tantrico da melodia, e o maravilhoso “Suicide & Redemption” demonstra que os Metallica ainda têm muito para dar. Esta última faixa, em conjunto com “Orion”, (faixa do album “Master of Puppets”) são, sem dúvida alguma, dos melhores trabalhos instrumentais, dando, inclusive, oportunidade a Trujillo de brilhar. Importa também destacar que existe mais do que uma versão desta musica. Muda apenas o “solo” final. Numa das versões o autor do solo é Hammet e outra versão é da autoria de Hetfield, alcançando no minuto seis da faixa, o momento sublime da musica. Poderia escrever um resumo de cada música, mas deixo para vocês a oportunidade de experimentarem este álbum e serem levados pela sua grandiosa sonoridade.

PsiPunisher

Nota: 8/10

47


Michael Jackson – The King of Pop (Um Moonwalk breve e resumido da carreira e vida do Cantor)

Em 29 de Agosto de 1958 nasce Michael Joseph Jackson em Gary, Indiana. Desde de cedo que Michael destaca-se como cantor dançarino e cantor. Formam-se os The Jackson 5 (MJ de cinco anos mais 4 dos seus irmãos) que, em 1970, lançou singles de sucesso, nomeadamente o “”ABC”e “I’ll be there”. Depois dos The Jackson 5, iniciou uma carreira a solo onde lançou os seguintes albuns: * Got to Be There (1972) * Ben (1972) * Music & Me (1973) * Forever, Michael (1975) * Off the Wall (1979) * Thriller (1982) * Bad (1987) * Dangerous (1991) * HIStory (1995) * Invincible (2001)

Com a emergência fechada ao público, uma multidão correu e se juntou em frente ao hospital. Membros da família disseram à rede CNN, que “ele estava em estado de coma”, por volta das 15h (horário do pacífico). Entretanto, pouco depois, o jornal Los Angeles Times informava a morte do cantor devido a uma paragem cardíaca, logo após a chegada ao hospital. Segundo L.A. Times, Jackson não estava a respirar quando os paramédicos chegaram a casa do cantor. Michael Jackson iria ter uma série de concertos em Londres a partir do dia 13 de Julho até Março de 2010. 50 ao todo. Michael Jackson encontrava-se a ensaiar em Los Angeles, para fazer os últimos concertos da sua carreira. De realçar que os bilhetes relativos aos 50 concertos em Londres, esgotaram em apenas alguns minutos!

O Album “Triller” lançado em Novembro de 1982, torna-se em 1983 o disco mais vendido de todos os Michael ganhou 13 Grammy Awards na sua carreira, tempos. tornando-o num dos maiores entretainers da história da humanidade. Ainda nos anos 80 , nomeadamente em 1987, começa a “mudar de cor”, a sua pele fica cada vez mais clara, Michael Jackson , como grande artista que era, é lhe diagnosticado a doença Vitiligo e Lúpus. É neste contou com alguns recordes do guiness, no quais se contexto que Michael lança o album “Bad” que destacam: vende mais de 25 milhões de cópias Maior número de bilhetes vendidos para concertos O Album “Invincible” (o último) é lançado em 2001. - Guiness Book of World Records. Michael Jackson deu 7 noites de concerto no estádio de Wembley, Em 2009, Michael Jackson morre com 50 anos, em Londres, Inglaterra, no verão de 1988. Um total supostamente devido a uma insuficiência cardíaca. de 504,000 pessoas viram Michael ao vivo em Julho 14,15,16, 22, 23 e em Agosto dia 26 e 27. Uma chamada para o número 911 levou os paramédicos a casa de Michael Jackson. Os médicos Álbum mais vendido de Todos os tempos - Guiness usaram então técnicas de reanimação cardio- Book Of World Records. O álbum Thriller é o álbum respiratória (CPR) para tentar trazer Michael Jackson mais vendido de toda a história da humanidade, de volta à vida, mas tudo em vão. Em menos de 6 com mais de 50,000,000 (50 MILHÕES!!!) de cópias minutos, Michael estava no UCLA Medical Center, vendidas por todo o mundo. Thriller é também o um dos melhores hospitais da cidade, localizado na álbum mais vendido nos Estados Unidos com 25 região Oeste de Los Angeles. milhões de cópias vendidas.

48


Maior número de hits nº1 nos anos 80 No final de 1989, Michael Jackson teve mais #1 hits do que qualquer outro artista numa década. O mais vendido vídeo de sempre - O “Making of Thriller” foi o vídeo mais vendido por um artista;

“Eu não consigo parar de chorar.”, Maddona “Estou devastada.”, Britney Spears “Nós perdemos um Génio”, Justin Timberlake “Ele era simplesmente um rapaz fabuloso. Um fenómeno.”, Timbaland “Estou muito triste e confusa com todas as emoções possíveis. Estou devastada pelas suas crianças, que eu sabia que eram tudo para ele e para a sua família” Lisa Marie Presley “Eu sinto que a sua música nunca irá morrer e o seu espírito nunca irá desaparecer porque ele influenciou tantos de nós.”, Snoop Doggie Dog

Muito mais que um cantor, muito mais que um simples artista, Michael Jackson foi o REI DA POP.

Almeida_7 49


POPcOrnXL

DE TANTO BATER O MEU CORAÇÃO PAROU Nome original: De battre mon coeur s’est arrêté Nome em inglês: The Beat That My Heart Skipped Directed by Jacques Audiard

Número Zero! É um começo de algo! Aproveito a mote, e preparo o caminho desta secção sobre cinema, apresentando-vos um dos filmes que me despenteou o norte da típica face que se põe a mirar num cinema.

Qual é a jogada? Qual é o trolha que se veste bem? Qual é o desgraçado do macaco segurança que toca piano? Qual é a jogada? A humanidade das coisas...

O recalcamento, o trauma, o envelhecimento real do pai, a pós-morte da mãe... e sendo adverso ele precisa de atravessar o seu inferno pessoal, como todos. E magoa-se. Gela no frio das noites ao toque do piano, na precisão das teclas, nesse exercício louco, louco. E grita Romain Duris fantástico na representação - melodrama e manda tudo à merda, tem um prazo estabelecido para da vida. É um sujeito que do nada se dá indignado com tocar aquela peça, a peça da mãe, ele vai-se matando o estado das coisas, que vai aprendendo e melhorando, na condensação do teclado do piano. E explode, e vive prostituindo-se da pouca graça dos outros e desnutrido finalmente... E nós meros olhos sem nada, recolhemos de coragem vai-se superando - nem que tenha que levar a mão para dentro da roupa, precisamos de calor, não sôcos de lésbicas, nem que tenha que sucumbir para queremos isto - nunca - cinema mais gráfico é impossível sempre, nem que abane todas as carnes no alcatrão da - ali jaz alguém com tudo e afinal não tem nada... a noite! revolta ao longo da crispação sonora e audio, é poética e brutal, demasiado acusada dos azares da vida. É a história de um rapaz que veste bem, vive em Paris, goza de vida sexual interessante e vive “à macho”- O rapaz lida mal com as mulheres, pois estas não como os de antigamente. O rapaz opera esquemas para são aquilo que lhe ensinaram na escola ou na mesa desalojar populações do terceiro mundo de edíficios. patriarcal dos jantares de família. O rapaz entorna-se Há jogadas imobiliárias por trás, e violência kitsch à na nocturna Paris, através dos seus phones ao som de mistura. O rapaz ainda tem tempo para se dedicar à Electroclash e derivados, sempre apressado, sem parar, profanação da vidinha, tocando piano, enaltecendo a sem parar... Um misto de Surrealismo e falta de ar, e alma - escapa assim do mundo salpicado de dúvidas e escadas rolantes num mundo negro vil sem fim à vista. receios. Stop.

50


A meio, um gajo sensível-dramático como eu, teve que respirar, dar ar para espaçar os medos que este filme faz surgir. A vida é curta filha/o. Questões que me imobilizaram ao carnoso desespero de cena sobre cena, eu ser como ele... E o pai do rapaz, já viúvo procucura a felicidade numa prostituta com ar de mãe, o amigo do rapaz mete os “cornis” à mulher, este é metido ao barulho e acaba por papar-lhe a esposa, e gira o disco... Toda a gente “fode” toda a gente. A vida católica não é assim? Não? Há quanto tempo mesmo? É necessário separar a “populaça”, ou seja, uma essência bitch como eu (como todos, aliás), na casa dos 30 e alguns, e os putos do dia-a-dia. Sim senhores. Este filme faz bater o coração e de que maneira ao pessoal dos 30. Porque será? Orgasmos do antigamente roçam no declínio dos pós-partos que irradiam agora mais luz do que tu aproveitaste. És uma sandwiche comprometida nem para cima nem para baixo: os pais-avós-múmias querem, os novos-querubins-rapazinhos querem. Tu deixaste de querer à muito, cegado pela acidez épica, dessa glande que roça em carnes à anos seculosos nisto... É-te bom, mais que tudo, deixaste de querer. Estás comprimido a duas gerações. A alma grita, e quanto mais grita, mais acordas para um desespero que tem vindo a ser desmamado por meticulosos esquemas de ócio. ACORDA! Ele toca piano, tu vais correr com umas nike à chuva, podia ser. Viver a prazos, à deriva saltanto de relação em relação, de casa em casa, de foda em foda, e aos 30... já não és aquela pita a quem te dão beliscos delico-doces nas fronhas, aos 30 estás na idade de mostrar “coisas” ao mundo e de encenares o andar rectílineo e rotineiro... e por vezes à lapsos, à uma luz que pisca e te acorda desse (deste) sonho amorfo. Podia ser este filme. Há aqui rasgos que valem um mundo. O piano è uma metátora simples, que dá conta do recado. Afinal quem é que não gosta dos seus pequenos orgasmos quando concluí aquele “hobbyzito” que ninguém mais percebe? O cerco ao próprio cerco. Revejo-me na “porra” do filme. O resultado é directo, é real, é crú. Ponto final. Apesar do preconceito “à porra” do cinema “pseudo” francês, vi e gostei... Acordei. Até à próxima! E joguem muito, ao piano, ao sexo, a tudo, e até na consola pois é. Nota: 9/10

Sid

51


Dirigido por Paul McGuigan e contando com as estrelas do cinema Dakota Fanning (Cassie), Chris Evans (Nick) e Camilla Belle (Kira), Push leva-nos a um Mundo de fantasia muito semelhante à famosa série televisa Heroes em que as personagens principais com grandes poderes (neste caso fruto de experiências dos tempos dos exercítos nazis) reúnemse e lutam contra o mal. O mal em Push é representado pela Division uma empresa que procura angariar os mutantes mais poderosos tendo como objectivo criar um super exercito.

Ao longo de Push podemos encontrar vários “mutantes” com diferentes poderes, sendo os mais referidos: “Movers” – basicamente possuem poderes telecinéticos; “Sniffers” – são pessoas com o poder parecido aos cães de caça que por farejarem um objecto conseguem saber toda a sua história e localizar o seu dono por mais distante que este esteja; “Bleeders” - possuem o poder de causar hemorragias internas através de gritos com frequencias elevadas; “Watchers” – cujo poder é basicamente conseguir visualizar o futuro e por fim temos os “Pushers” – teem o poder de incutir pensamentos nos outros e fazer com que estes ajam de acordo com a sua vontade. A história desenrrola-se à volta de da busca por uma injecção desenvolvida pela Division e que tem como efeito aumentar as capacidades dos mutantes. Nick, Cassie e Kira envolvem-se em batalhas constantes e emocionantes tentando contrariar o triste futuro que Cassie visualiza – a própria morte. Push é mais um filme de ficção científica que para amantes deste género poderá “saber a pouco”. A sua história é algo que já está saturada na indústria cinematográfica, quem já não está farto de “mutantes” que juntam-se na luta contra o mal? Apesar, disso apresenta um elenco de luxo que do nosso ponto de vista transforma uma história trivial num filme de Sci-fi agradável de se ver. História – 5/10 Performance Elenco: - 8/10 Efeitos visuais: - 7/10 Final: 7/10

52

Lord FC


Boxoffice TOP USA The Proposal The Hangover Up Year One The Taking of Pelham 1 2 3 Night at the Museum: Battle of the Smithsonian Star Trek Land of the Lost Imagine That Terminator Salvation

#1 #2 #3 #4 #5 #6 #7 #8 #9 #10

As coisas que os filmes nos ensinam 1. Se alguém estiver parado a olhar para ti durante muito tempo podes ter certeza que é o teu verdadeiro pai ou mãe; 2. Os Animais têm um QI maior que muita gente; 3. Sofrer para ser feliz no final; 4. Para ganhar forças sobrenaturais, basta pensares na tua amada, família ou filhos; 5. O teu carro nunca funcionará se estiveres desesperado e/ou com medo; 6. O teu grande amor está mais próximo do que pensas;

“I love the smell of napalm in the morning!”

7. O bem e o mal realmente existem; 8. As Mulheres são sempre lindas, até quando acabam de acordar;

in Apocalispe Now

9. Se estiveres num tiroteiro, basta correres que nem um louco que as balas não te acertam; 10. Não basta ser-se mau, o principal é dominar o mundo.

53


FOCUSworking in black & white O Preto e Branco são uma abstração da realidade, reduzindo as infinitas cores do mundo e as suas variadissimas sombras e gradiantes a uma escala de cinzento. Uma imagem monocromática perde os efeitos de harmonia e contraste das cores, no entanto apoiase nas diferenças de densidade entre o claro e o escuro para criar impacto. Muitos Fotógrafos acham mais fácil e simples trabalhar a Preto e Branco, precisamente porque evitam alguns problemas e questões técnicas relacionadas com as cores. Pode ser discutivel que alguns “nus” são mais “aceitáveis” a preto e branco, mas na realidade, os mais famosos fotógrafos de “nús”, usam a técnica de Preto e Branco. A ausência de cor, força o espectador a focar uma maior atenção nos tons, contraste e na textura dos modelos.

Simplicidade O sentimento límpido desta imagem (à esquerda) é criado pela posição central da modelo, naturalidade da pose e da ausência de elementos de fundo que distraiam.

Ambiguidade

54

Não definir d e l i b e ra d a m e nte os contornos, cria intriga, especialmente quando o “sujeito” da imagem se encontra em movimento. A Preto e Branco, o efeito é intensificado, assemelhando-se a capturas de uma câmara de vigilância.

O penteado angular é importante para a simetria da composição. Se a modelo tivesse um penteado mais “selvagem”, o resultado seria completamente diferente. Se a imgem fosse a cores, veríamos o amarelo da areia, o verde da vegetação e o tom rosado dos ombros, queimados pela exposição solar. Ao reduzir-se o espectro de cores a branco, preto e cinzento, obtém-se uma serenidade que, de outra forma, seria impossivel.

A Ausência de cor, força o espectador a focar uma maior atenção nos tons, no contraste e na textura dos modelos.


1. A suavidade das curvas da modelo e a subtileza das linhas dos raios de sol no seu corpo contrastam com a geometria dos pilares de betão;

e

2. Os repetitivos pilares e vigas de betão oferecem ritmo e estrutura à imagem; 3. As Texturas e as Sombras dão profundidade e ainda mais interesse visual;

Alto Contraste

Textura e estrutura libertas de qualquer distração das cores - as árvores verdes, os candeeiros azuis, os graffitis vermelhos - que estavam presentes no cenario; O papel da luz e da sombra, as texturas interessantes e o contraste entre a Estrutura e a Modelo podem ser , assim, total e completamente apreciados.

4. Linhas fortes que atravessam a imagem, convergem num layout rural, que coabita com a natureza industrial do cenário.

Efeito Granulado

Esta imagem (lado esquerdo) faz uso do Contraste de duas maneiras. Existe um forte contraste entre a luz e as áreas escuras, e também entre a modelo e o ambiente que a envolve.

Muito do carácter desta imagem (lado esquerdo) acenta na sua textura granulada. Trabalho com valores de ISO elevados numa câmara digital, introduz “Ruído”, o qual produz este efeito granulado.

A imagem tem um ar cinemático. A Modelo posa de uma forma introspectiva e pensativa, mas olha em direcção do ambiente e luz que estão à sua frente. A posição das suas pernas sugerem confiança, contudo, seus braços estão numa posição defensiva.

Muitos Softwares de manipulação de imagens, incluem “grain filters”, que permitem introduzir artificialmente este tipo de efeitos em imagens limpas.

O betão que a envolve cria uma moldura em volta da modelo, contrastando a suavidade da pela da mesma, com a rugueza e dureza das texturas envolventes.

A Luz vem do lado direito, esculpindo o torso. Os detalhes e aproximação (Close-Up) funcionam de uma forma gráfica. A anonimidade da foto convida o espectador a estudar em detalhe todas as formas da modelo.

Sid

55


Light Graffiti O Light Graffiti é uma tendência relativamente nova de arte de rua que combina o uso de várias fontes de luz (lanternas, LEDs, etc.) e tempo prolongado de abertura do expositor na câmera, para criar imagens. A grande mais valia deste novo tipo de arte, é que o resultado é tridimensional e o artista pode usar vários elementos da paisagem que no graffiti normal não conseguiria. Um dos grupos em evidência da nova arte são os os alemães LichtFaktor, formado pelos VJ Sehvermoegen, graffiti artist Jiar, e VJ 10X. A técnica tomou grandes proporções depois que da operadora de telemóveis Sprint ter colocado no ar os filmes da sua nova campanha, SprintAhead, utilizando com maestria o light grafitti.

56


Material necessário para capturar light graffiti com a tua câmara: * Para capturar light graffiti com a tua câmara, o acessório mais importante é um tripé. Se não possuíres um tripé, assegura-te que a câmara esta bem fixa; * Precisas de configurar a câmara de forma a que tenha uma rápida velocidade de captura; * O tempo de exposição deve situar-se entre 10 a 30 segundos, dependendo das condições de luz; * Mantém a abertura da lente fechada e não a ilumines (Isto controla a sobreexposição da imagem); * Utiliza sempre que possível baixo ISO, mantem-te em ISO 100 para um melhor light graffiti; * Se a frequência de luz é elevada, utiliza um filtro de densidade neutra para eliminar a luz desnecessária; Utilizando diferentes fontes de luz obtêm-se diferentes cores de graffiti. Tubos brilhantes podem ser usados para obter uma grande variedade de cores, xénon dá-te luzes quentes e douradas, tubos catódicos dão-te linhas espessas e LED dá-te linhas finas e precisas.

Sid

57


VideoGames

Art Remakes

The Green Hillzone, Mario World e Metroid by: Orioto

58

http://orioto.deviantart.com/


www.valdopeixoto.com

The Artist presents:

Nome: Valdomiro Peixoto Localização: Lausanne Profissão: Fotógrafo Contacto: valdo@valdopeixoto.com

59


É a “arte” de bater uma foto em que uma pessoa se encaixa na capa de um disco.

Estou certo que alguns de vocês já ouviram falar do fenómeno Sleeveface. Esta nova forma de “arte fotográfica” começou como uma piada num espectaculo de DJ’s, mas rapidamente se alastrou pela internet e, neste momento, é um dos hype’s no mundo virtual. Podemos afirmar que o Sleeveface tem os ingredientes para ser algo espectacular:

60

- Humor; - Vinil; - Momentos de diversão;


A partir do momento que chegou à internet, a fasquia foi sendo elevada. Uma vez que as técnicas de Sleevefacing foram gradualmente (mas rapidamente) aperfeiçoadas. Novas formas de segurar os vinis, melhor trabalho fotográfico, ajudantes nas capturas, adereços, cenários... e o mais importante de tudo : A perfeição do alinhamento entre o corpo e a Capa do Vinil.

Como fazer Sleeveface?

Tal como a maioria das grandes ideias, Sleevefacing é incrivelmente simples. Basta pegar na capa de um vinil que tenha a imagem de uma cara (de preferência em tamanho grande) e colocar à frente da vossa própria face, tirando uma fotografia. É imperativo que o vinil esteja perfeitamente enquadrado com o resto do vosso corpo, como podem ver nas imagens expostas nestas duas páginas. How to Sleeveface. http://www.sleeveface.com/ Sleeveface facebook group: http://www.facebook.com/group.php?gid... Sleeveface flickr group: http://www.flickr.com/groups/sleeveface/

Sid

61


C

Urbanult

Origem das Tatuagens

Há pelo menos mais de 3500 anos atrás, já existia a tatuagem como uma formade expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal. Num sentido mais amplo do seusignificado, ”tribo” é a união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas, muito mais íntimas do que em nossos tempos de sociedade moderna evoluída. A origem da tatuagem perde-se na própria história do homem. Ela vem sendo feita como ornamento, como identificação ou por motivos místicos. Há evidências que a prática da tatuagem tem pelo menos oito mil anos. Nas cavernas e sítios arqueológicos de França, Portugal, Romênia e Escandinávia, foram encontrados recipientes para pigmentos e agulhas feitas de ossos. No Egito, existem múmias de quatro mil anos de idade tatuadas com símbolos, na antiga Grécia, os homens eram tatuados como sinal de nobreza ou de demonstração de bravura.

Múmia tatuada encontrada em Ancón, Perú. (900 a 1450 d.c) Na antiguidade, por volta de 2.000 a.c., a prática da tatuagem se alastrou pela Índia, Burma e Ilhas do sul do Pacífico. Quando a tatuagem chegou à Nova Zelândia, os nativos desenvolveram um tipo especial de desenho, chamado “MOKO”, geralmente feito na face, em forma de espirais e linhas contornando os traços do rosto. Na China, há evidências de tatuagens que datam de 1.000 a.c. No Império Romano, os povos Bretões, Ibéricos, Gauleses, Godos e Escoceses, entre outros, praticavam a arte da tatuagem. Os Romanos interessaram-se pela arte, mas a prática da tatuagem durou apenas umcurto período de tempo em sua civilização. Os primeiros cristãos usavam pequenas tatuagens, como o símbolo da cruz. Em 787d.c. o Papa Adriano baniu a tatuagem.

62


Tatuagem “Moko” (Nova Zelândia)

Tatuagem das tribos chinesas

No século dezessete, a tatuagem floresceu no Japão, quando foi restaurada após ter sido abolida por duzentos anos. Ela era usada como forma de punição, substituindo outras leis mais severas, como amputação de nariz ou orelha. Quanto maior a condenação, maior o número de tatuagens no criminoso. O fim do século dezoito,marca o início da tatuagem como verdadeira forma de arte no Japão.

“Quero ficar no seu corpo feito tatuagem. Eu quero pesar feito cruz nas suas costas...” Chico Buarque / Rui Guerra

Com a invenção da máquina elétrica de tatuagem, no século dezenove, a prática de tatuar ganhou novas possibilidades. No século dezenove a tatuagem teve maior aceitação na Inglaterra do que nos EUA, devido a uma viagem ao Oriente feita por dois dos filhos do Príncipe de Gales, tendo regressado com dragões tatuados no braço, causando polêmica entre a realeza e a população. Isso iniciou uma corrida às tatuagens, principalmente entre a própria realeza britânica, alastrando-se depois por toda Europa. O furor chegou depois aos E.U.A., influenciando a “alta roda”. Já no virar do século, outra grande influência foi o aparecimento de exibições em circos, de homens com o corpo totalmente tatuado.

63


Quando os exploradores ocidentais começaram a chegar às ilhas dos mares do sul, as cabeças tatuadas dos guerreiros mortos tiveram grande procura. Isso criou um tráfico de cabeças decoradas entre os ingleses e os nativos da tribo MAORI. Em alguns lugares da África, Austrália e Nova Guiné, onde a pele do povo é muito escura para um contraste com os pigmentos, desenhos decorativos são feitos através da produção artificial de cicatrizes e quelóides. Estas escarificações são conseguidas com o uso de substâncias irritantes ou carvão sobre o ferimento, para mantê-lo aberto durante um tempo prolongado. A partir dos anos 50, os cirurgiões tentaram amenizar a angústia de quem se arrepende. A última palavra para eliminar a tinta tatuada era um aparelho chamado Photoderm, que se baseia no princípio das máquinas a laser dos anos 70. Aos poucos, a luz emitida pelo Photoderm quebra a tinta em pequenos fragmentos, que são removidos naturalmente pelas células de defesa do corpo. É um tratamento demorado e caro! O aparelho representava um avanço, mas não a solução definitiva.

O Processo * delineamento ou trabalho em preto: usando uma agulha de ponta única e tinta fina, o artista cria uma linha definitiva sobre o estêncil. A maioria começa na parte inferior do lado direito e prossegue para cima (os canhotos costumam começar do lado esquerdo) para não borrar o estêncil ao limpar o excesso de tinta da linha definitiva; * preenchimento: depois de limpar a área com sabão e água, o tatuador usa uma tinta mais espessa e uma variedade de agulhas para criar uma linha mais sólida e regular. O uso de técnica inadequada durante esta etapa pode resultar em linhas indefinidas, dor excessiva e cicatrização lenta; * cor: o tatuador limpa a tatuagem e depois sobrepõe cada linha colorida para garantir colorações regulares e sólidas sem vazios - áreas irregulares onde a cor saiu durante a cicatrização ou onde o tatuador deixou de trabalhar uma seção da pele;

64


Cuidados com uma tatuagem recente Cuidar de uma tatuagem recente pode prevenir problemas de saúde e proteger a qualidade da imagem. A maioria dos tatuadores dá aos clientes um panfleto que explica todos os procedimentos necessários. De modo geral, os clientes recebem instruções para: * retirar o curativo uma a duas horas depois de concluída a tatuagem; * lavar cuidadosamente com água fria ou morna, usando sabão antibacteriano suave; * secar batendo a toalha de leve (sem esfregar); * aplicar camadas bem finas de pomada antibacteriana, espalhando-as para que penetrem na pele. O excesso de pomada pode retirar a cor da tatuagem; * evitar molhar muito a tatuagem ou deixar que a água do chuveiro caia diretamente sobre ela; * evitar o sol, o mar e a piscina até que a tatuagem esteja cicatrizada; * evitar arrancar as crostas. Elas caem sozinhas à medida que a tatuagem cicatriza, geralmente em uma a três semanas; * usar bolsas de gelo caso ocorra edema ou vermelhidão; * procurar auxílio médico ao menor sinal de infecção.

Jeremias25

65


SPORTLIFE Bluefran

Quero experimentar, devo comprar ou alugar o equipamento? Dependendo do seu nivel de interesse, deve começar por alugar, se possivel, todo o material necessário, ou seja prancha, capacete e botas. Snowboard é um desporto difícil, se possivel arranje, um professor, ao escolher a sua prancha será lhe perguntado se é goofy ou regular, goofy é quando se posiciona na prancha com o seu pé direito a frente, sendo regular o oposto, o stance mais comum é o regular. Quanto a comprar o equipamento, deverá faze-lo quando souber praticar o desporto minimamente bem, e tiver a oportunidade de o praticar regularmente, pois este pode variar de 100 a 300 euros, para pranchas de iniciados, chegando aos 1000 euros as melhores pranchas.

Cuidados a ter:

- roupas especiais (de preferência que sejam impermeavéis e confortavéis); - óculos apropriados - usar óculos de boas lentes é recomendado para estâncias de muita luz solar; - usar protector solar na cara - usar um capacete, com proteção para orelhas.

66


Acho que o snowboard em Portugal está pouco desenvolvido e divulgado. Em Portugal dá-se mais importância ao ski, no entanto gostei muito de praticar snowboard apesar de o ter feito poucas vezes. Conheci pessoas interessantes, com aquela atitude “cool” de praticar um desporto radical. Recomendo aos jovens que tem possibilidade de o experimentar que o façam, vão adorar... mesmo depois de cairem algumas (bastantes) vezes.

Alguns links de interesse http://www.snowboardportugal.com http://www.abc-of-snowboarding.com/ http://www.offshore.pt http://www.fpesqui.pt

67


BRAND® Zippo foi fundada em Bradford, Pennsylvania em 1932 pelo Sr. George G. Blaisdell, nascido a 5 de Junho de 1895, no mesmo local. O jovem George não era visto como alguém que pudesse encontrar o rumo para o sucesso, especialmente nos anos da Grande Depressão. Tinha pouca formação escolar, aliás, ele odiava a escola, pelo que só concluiu o 5º ano, fazendo um ultimato à família que nada o faria voltar a estudar. O seu pai enviou-o para uma Academia Militar, mas George Blaisdell apenas lá ficou 2 anos, até ser “dispensado” pela Direcção dessa mesma Academia. Posto isto, seu pai colocou-o a traballhar no negócio da família - Blaisdell Machinery Company - onde aprendeu a trabalhar o metal, um conhecimento que lhe daria imenso jeito na génese do isqueiro Zippo, 30 anos depois...

O primeiro Isqueiro Zippo começou a ser construído no final de 1932 e terminado no principio de 1933, por George G. Blaisdell. Trazia uma nota agarrada ao isqueiro, escrita pelo próprio George e dizia “First Zippo Lighter. Do not touch”. Este isqueiro está em exposição no Zippo/Case Museusm em Bradford, PA.

Zippo comemorativo dos 75 anos da Zippo. O Design deste isqueiro cromado ArmorTM foi executado em 5 diferentes processos, e inclui um Crystal Swarovski. Cada isqueiro de Edição Limitada é numerado e identificado com um Código específico de cada país. Este isqueiro possui um selo na parte inferior que o autêntica como sendo uma edição especial.

68


Depois da Primeira Grande Guerra Mundia, George tomou conta do negócio da família. Vendeu a companhia em 1920 e investiu o dinheiro em Petróleo. Os anos 20 arrancaram com pujança para os investidores... mas parou pouco depois entrando o mundo na Grande Depressão. Bradford era daqueles locais em que os negócios baseados no petróleo haviam florescido, e parecia invulnerável a factores externos... mas a Grande Depressão atingiu fortemente a economia daquela região.

Depois da Primeira Grande Guerra Mundia, Sarah Dorn disse isto acerca de seu pai George no inicio dos Isqueiros Zippo: “O meu pai detestava negócios de petróleo. Ele também não era grande coisa a negociar petróleo. De facto ele apenas sabia uma coisa no principio dos anos 30, que tinha de fazer alguma coisa, porque não eram tempos fáceis... Não havia muito dinheiro a circular, mas reuniu-se com várias pessoas para pedir dinheiro para o seu projecto - Zippo Manufacturing Company. Ninguém tinha fé nele. Parecia uma ideia tola e sem sentido. E realmente era. Imaginem manufacturar e comercializar um isqueiro de $1.95 quando esse dinheiro chegaria para alimentar uma família. O que o fez continuar? Penso que tenha sido o desespero. Ele tinha de fazer aquilo. Por ele e sobretudo pela sua família... Não havia nenhum Plano B.

Jeremias25

69


ZEN Reiki é uma forma de terapia baseada na manipulação da energia vital (ki) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio vital e, assim eliminar doenças e promover saúde. Apesar de determinados relatos, não é reconhecida pela medicina pela ausência de evidências científicas de sua eficácia. Há diversos estudos sendo realizados sobre a real eficácia desta prática, vários podem ser encontrados no site Pubmed, mas por falhas de metodologia não são considerados como comprovação científica dos resultados do Reiki.

História do REIKI A sua prática constitui-se numa antiga arte budista de canalizar a energia vital pela imposição das mãos, redescoberta no Japão no início do século XX pelo Dr. Mikao Usui, e introduzida nos Estados Unidos da América por volta de 1940 pela Sra. Hawayo Takata, uma estadunidense de origem japonesa. Hoje, entretanto, devido as recentes descobertas do senhor Franck Arjava Petter, sabe-se muito mais a respeito do Reiki e que ajudou a redescobrir a linhagem mais próxima de Usui Sensei, através de uma aluna de Hayashi Sensei, a senhora Chiyoko Yamaguchi, criadora do Jinkiden Reiki Kenkiukay, ou Método Direto de Ensino de Reiki. Como o conhecemos hoje, o Reiki é uma terapia holística natural que preconiza que, através da imposição de mãos do Terapeuta Reiki, irradiam-se as vibrações de harmonia da energia vital do Universo (Rei) para restabelecer o equilíbrio da energia vital (Ki) das zonas doentes do corpo de um paciente.

70

Os 7 Chakras Chakra Coroa Chakra 3º Olho Chakra Garganta Chakra Coração Chakra Umbigo Chakra Sacral Chakra Raiz


5 Principios do REIKI: Apenas hoje:

Liberte-se da raiva

Liberte-se da preocupação

Seja Grato Cumpra seus deveres

Seja gentil com todos os seres.

Algumas escolas ensinam que o Reiki entra nos seus praticantes através do sétimo Chakra (a Coroa), preenche o sistema energético subtil do praticante, e após ser transubstanciada no Chakra do Coração, flui através das suas mãos para o corpo de quem recebe. Outras escolas ensinam que a energia entra através do primeiro Chakra (raiz), preenche a aura, torna-se centrada no quarto Chakra (coração) e flui através das mãos do praticante. A maioria das escolas ensina que a energia Reiki é uma energia "inteligente", que "sabe o que fazer", ou "onde é precisa". Também afirmam que, por outro lado, se quem recebe não estiver aberto ao tratamento, modificando suas emoções, pensamentos e atos nocivos, a energia não terá efeito duradouro no organismo, persistindo a enfermidade, isso entretanto é uma meia verdade, uma vez que o corpo do paciente também é inteligente e pode "puxar" a energia Reiki para onde mais for preciso. O "tratamento" é tradicionalmente efetuado pedindo, primeiramente, a quem vai receber para se deitar e relaxar. Então, o praticante atua como um canal para a energia Reiki, teoricamente deixando a energia ser canalizada através das suas mãos até onde quem recebe mais precisa. Normalmente o praticantes aplica as suas mãos em vários locais do corpo de quem recebe Reiki. Alguns praticantes tocam no corpo ou mantêm as mãos próximas do local a ser tratado. Alguns pacientes relatam sentir várias sensações subjectivas e objectivas: calor, frio, pressão, sonolência, etc. Ao passo que outros afirmam não sentir qualquer alteração no seu corpo. Os praticantes de Reiki atribuem estas sensações à energia Reiki enchendo o corpo e a aura de quem a recebe e a reparar as suas deficiencias energéticas, reparando e abrindo os seus canais energéticos (meridianos), e removendo bloqueios.

Jeremias25

71



SPEAK OUT LOUD


Hitler o homem idota

Não era preciso escrever mais nada, porque o Adolfo nem precisava de mais defesa. Contudo, e uma vez que existem algumas pessoas (muito poucas, estou certo disso) que não o acham e até o comparam com Lúcifer, e porque até há duas ou três pessoas que dizem que ele é filho bastardo de uma relação extra-conjugal entre Lúcifer e a Padeira de Aljubarrota. achei por bem falar em sua defesa. Hitler tinha o dom da palavra, algo que ele desenvolveu na sua infância de forma a desimpedir os baloiços e/ou escorregas no parque infantil ao lado de sua casa e que estava sempre a abarrotar de crianças ciganas, africas e judaícas dos prédios do bairro social onde Adolfo vivia. Até completar 18 anos, sofreu bastante na sua vida social. Por ser de baixa estatura não havia alemã que lhe “pegasse” pois tinham todas 1,80m para cima. A sua primeira namorada foi uma Anã, a Greta, que Adolfo conheceu, quando o Circo Cardinalli passou por Berlim, tinha Hitler, 21 anos. O namoro não deu certo, porque Greta tinha um estranho fetiche por unhas dos pés... e o pobre Adolfo não era propriamente higiénico com esse pormenor do seu corpo. Hitler cresceu, chegou ao poder e governou como um mestre. Estimulou a economia através da produção de ferro (materia prima do armamento), reduziu significativamente o excedente populacional, através de uma política de controlo de mortalidade (escolhia quem morria), e fomentou o turismo, através de excursões por toda a Europa e Norte de África, onde os Alemães deixaram uma forte marca da sua presença. Quer através de intervenções na arquitectura dos edificios (com aplicação de morteiros nas fachadas e telhados), quer através das trocas culturais materiais (levavam obras de arte e outras peças de valor e deixavam em troca, o espaço que elas ocupavam. No entanto, deve ser realçado que o maior contributo que a Democracia Liberal Hitleriana deu ao mundo, foi no campo da Saúde e Bem Estar, mais concretamente no nutricionismo e o combate à obesidade. Como, perguntam vocês, através das suas clínicas de emagrecimento! Das quais se destaca claramente “O Campo de Concentração de Auschwitz”. Milhões de pessoas, obesas claro, passaram por esta clínica, ficando internados durante algum tempo. Nele, cumpriam um duro regime alimentar, sendo que, a larga maioria saia de lá bem mais leve do que tinha entrado, outros nem queriam sair de lá porque tinham medo de engordar novamente. Uma pequena minoria, não aguentava os desejos de doces e calorias e acaba por se suicidar dentro das garagens, inalando monóxido de carbono... Auschwitz foi o motor impulsionador de Instituições como a do Tallon, ou a clínica Bette Davis nos E.U.A. Se Hitler ainda fosse vivo (dizem que sim, que mora em Elvas e é dono do Café Central) certamente que o indice de obesidade era bastante menor. HOLOCAUSTO? Tretas. Invenções Americanas para poderem patentear o “Regime Alimentar Hitleriano” e não terem de pagar royalties ao Governo Alemão.

Jeremias25 74


As Sanitas e os Dinossauros Alguma vez se perguntaram porque é que a sanita, lugar onde fazemos as nossas necessidades e nos desfazemos de matéria orgânica que, supostamente, tem um cheiro pelicular não muito agradável, na mesma divisão onde temos a banheira/chuveiro que usamos, supostamente, para nos livrarmos daquela sensação de sujidade que temos, depois de alguma actividade exaustiva (sim, dormir dá cansaço)? Os nossos antepassados, na época dos homossexuais, quer dizer, na época dos homo sapiens, não possuiam sanitas. Por isso, podemos concluir qos nossos antepassados tinham uns glúteos bastante tonificados. No entanto, não os consigo imaginar a tomar banho , pois o único registo de higiéne que tenho memória, remonta à época medieval onde eles usavam os pêlos dos cães para limpar as mãos. . Este texto pode estar a parecer um bocado parvo até ao momento, mas, a verdade é que uma das teorias para a extinção dos dinossauros remete-nos para as consequências que as fezes dos mesmos tiveram no ambiente. Mas voltando á questão inicial de ter a sanita e a banheira/chuveiro na mesma divisão para funções tão distintas. Eu apercebi-me que talvez até tenha sentido isto, devido ao nosso relógio biológico que supostamente é constante para cada tarefa. Por exemplo, as pessoas que usam a sanita á noite, tomam banho de manhã. As pessoas que usam a sanita de manhã tomam banho á noite, e as pessoas que fazem tudo á noite ou tudo de manhã arranjam uma janela para a casa de banho, apesar da maioria dos seres humanos não ficar incomodado com o cheiro do seu material orgânico, mas sim com o cheiro das fezes dos outros. Pergunto a mim mesmo porque é que não temos aquele vício dos símios que consiste em atirar “cocó” a uma pessoa que não se gosta …

Kikobq

75


www.anormalis.blogspot.com

Velhotes Velhotes... bem o que é que eu posso dizer sobre eles??? Vá lá... admitam... Vocês também os odeiam. Porquê? Porque cheiram mal, mexem-se devagar (enerva-me bastante quando estou na rua e preciso de passar...), dançam como macacos treinados. Agora vocês dizem: “Ahh um dia também seremos velhos, e não vais gostar que as pessoas falem assim de ti”... bla bla bla... Sabem que mais? NÃO QUERO SABER! NÃO ME IMPORTO! Sou jovem... não sou imortal mas espero que a ciência invente qualquer coisa para as pessoas se tornarem imortais (nem todas as pessoas... existem alguns idiotas que não quero vê-los durante toda a eternidade, por isso a Imortalidade será apenas para pessoas com “Elevada Importância”)... de volta ao assunto, os Velhotes são uma das chatices para os governos também (porque é que disse “uma das”? porque os sem abrigo também são uma chatice para o governo...). Por isso os “velhadas” recebem um 9 em 10 na minha escala de ódio... o que equivale a uma morte lenta e dolorosa ao serem comidos por formigas famintas, enquanto os seus pés são agrafados... Lembrem-se disto malta jovem... menos velhotes significa mais dinheiro para NÓS!! P.S.: Pensem um bocadinho: Temos de trabalhar e uma parte do nosso dinheiro vai para os velhotes (pensões, etc...). Ao passo que eles recebem descontos em quase todos os serviços!

PsiPunisher

76


Amor aos Helghast Os helghast são uma raça de seres que adora roupas pretas e olhos vermelhos, liderados pelo meu amigo pessoal Scolar Visari, um sujeito misterioso com o sonho de dominar o mundo. A minha paixão pelo povo helghast teve inicio no Killzone na velhinha PS2 depois de romper por um exército de olhos vermelhos a disparar contra mim debaixo do céu escuro, olhei para um helghast, enquanto uma bala de figura esguia lhe furava a cabeça, e reparei que eles não tinham culpa, eram apenas marionetas neste teatro criado por um louco careca. Já durante a escola primária Visari mostrava sinais de loucura e e ambicionava com a total dominação do Mundo e do Universo. Tínhamos longas conversas sobre estratégias de guerra e nos intervalos testávamos essas estratégias na máquina de doces situada ao fundo do corredor do primeiro andar. Pelos que vejo agora, não eram apenas brincadeiras de criança mas sim atitudes de um psicopata. A partir daquele momento vi a pressão a que eles estavam sujeitos. Eram largados numa ponte com a ordem de matar tudo o que fosse azul, com as suas metralhadores e espingardas. Achei então que era tempo de lhes dar uma mãozinha. Já fiz grandes amigos entre os Helghast e costumamos ir à tasca depois do trabalho, tomar uns “mata bichos” e não existe nada melhor do que relaxar com os amigos depois de um dia cansativo a plantar bombas, recolher altifalantes e a dominar locais designados no local. Existe um ambiente muito bom entre todos. Independentemente do seu papel, o Radec, fez questão de nos convidar a todos para o seu casamento, uma cerimónia linda. Foi pena ele ter tirado o capacete quando beijou a noiva pois os convidados nunca o tinham visto sem capacete e fugiram todos. Perguntam-me frequentemente porque gosto dos helghast, bem, resumidamente, gosto dos Helghast pela sua união, companheirismo e lealdade. Nada disto acontecia no exército ISA, pelo que, estou muito contente por ter mudado de facção. Agora tenho melhor qualidade de vida e um ordenado bem maior, já que ganho 1,5 mais que ganhava na ISA, já para não falar do seguro de saúde que incluí idas ao dentista...

Almeida_7 77


best of

correio sentimental Jeremias25

78

maria


79


MediKit Jeremias25

Como se infectam as pessoas com o novo vírus da Gripe A(H1N1)v? O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)v? O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu de limpeza e desinfecção. recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo contém Qual é o período de incubação da doença? genes das variantes humana, aviária e suína do vírus O período de incubação da Gripe A(H1N1)v, ou seja, da Gripe e apresenta uma combinação nunca antes o tempo que decorre entre o momento em que uma observada em todo o Mundo. Em contraste com o pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros vírus típico da gripe suína, este novo vírus da Gripe sintomas, pode variar entre 1 e 7 dias. A(H1N1)v é transmissível entre os seres humanos. Durante quanto tempo uma pessoa infectada pode transmitir o vírus a outras? Os doentes podem infectar (contagiar) outras pessoas por um período até 7 dias, a que se chama período de transmissibilidade ; é, contudo, prudente considerar que um doente mantém a capacidade de Identificação de Sintomas: infectar outras pessoas durante todo o tempo em Os sintomas de infecção pelo novo vírus da Gripe que manifestar sintomas. A(H1N1)v nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela Gripe Sazonal: - Febre - Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido) - Dor de garganta Possibilidade de ocorrência de outros sintomas: - Dores corporais ou musculares - Dor de cabeça - Arrepios - Fadiga - Vómitos ou diarreia [embora não sendo típicos na Gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v]

80

A doença pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v pode ser tratada? O novo vírus da Gripe é sensível aos medicamentos antivirais oseltamivir e zanamivir. Existe alguma vacina contra a Gripe A(H1N1)v? De momento, não existe vacina que proteja as pessoas contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)v. A vacina da Gripe Sazonal é eficaz contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)v? Não há evidência científica, até ao momento, de que a vacina contra a Gripe Sazonal confira protecção contra a Gripe A(H1N1)v


Medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1) - Evite o contacto próximo com pessoas com gripe! Procure não estar na presença de pessoas com gripe. Se ficar doente, mantenha-se afastado dos outros, pelo menos a 1 metro de distância, para protegê-los de adoecer também. - Se ficar doente, permaneça em casa! Se estiver com sintomas de gripe, fique em casa e contacte a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24, de forma a protegerse e evitar o contágio a outras pessoas. - Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel! Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão! De imediato, deposite no lixo o lenço utilizado. - Lave as mãos frequentemente com água e sabão! É fundamental lavar as mãos com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool. - Evite o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca! Procure não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença. - Limpe frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto com as mãos! É necessário manter limpas, com um produto de limpeza comum, as superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente, tais como mesas de trabalho e maçanetas das portas. - Estas medidas são também muito importantes nas crianças! Na prevenção do contágio nas crianças, é muito importante assegurarmo-nos de que estas medidas também são respeitadas por elas. - Se adoecer, assegure-se de que terá o apoio de outras pessoas! É importante saber a quem poderá pedir ajuda, em caso de necessidade. Fonte: ECDC, Estocolmo, Maio 2009

IMPORTANTE

GRIPE A(H1N1)v

81


MediKit Frias90

O que é a SIDA? SIDA significa “Síndroma de Imunodeficiência Adquirida”. É causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana de que se conhecem dois tipos (HIV1 e HIV2). É uma doença transmissível que resulta de uma falha do sistema imunitário do organismo que, em situações normais, permite ao ser humano defender-se contra bactérias, vírus, parasitas e fungos presentes no meio ambiente. Como se manifesta a doença? A história da infecção HIV não é ainda suficientemente conhecida. Todavia a experiência adquirida indica que o seu período de incubação pode ser de 7 a 10 anos, ou ainda mais. Os seropositivos, ou seja, as pessoas portadoras do vírus da SIDA mas isentas de sintomas, podem vir ou não a desenvolver a doença. Há tratamento para a SIDA? Há tratamento, mas não há cura. Também não existe ainda nenhuma vacina e a maior parte dos investigadores considera que uma vacina eficaz e facilmente disponível não será possível nos próximos cinco anos. Como se transmite a SIDA? O vírus é transmissível, embora menos que o da Hepatite B. Este só sobrevive nos líquidos orgânicos, tais como: sangue, esperma, fluído vaginal. Como evitar que a SIDA se propague? Se pensas que estás infectado: procura o teu médico que te indicará um serviço adequado onde o exame pode ser feito com segurança e confidencialidade, diz ao teu parceiro sexual, usa sempre um preservativo (as pessoas infectadas não necessitam de abster-se de ter relações sexuais), não dês sangue, se fores toxicodependente, procura tratamento urgente e nunca uses seringas e agulhas de outros. Como evitar contrair a SIDA? A SIDA não deve constituir motivo de pânico. Viver a sexualidade de uma forma saudável não é só prevenir a SIDA, mas também prevenir as outras doenças de transmissão sexual, uma gravidez indesejada, o aborto; é sentir-se bem consigo próprio e com a outra pessoa. O conhecimento dos parceiros e o uso de preservativos são os meios mais seguros de evitar contágio, quer da SIDA quer de outras doenças de transmissão sexual. Não partilhes escovas de dentes, lâminas de barbear, seringas e agulhas, bem como outros objectos cortantes. Exige a máxima higiene em qualquer local onde utilizem objectos susceptíveis de provocar o aparecimento de sangue. E, atenção, podes dar sangue, uma vez que isso não constitui qualquer perigo de contágio para ti.

A SIDA não deve constituir motivo de pânico. No entanto, não penses que a SIDA só pode acontecer aos outros.

82


A SIDA TRANSMITE-SE ATRAVÉS DE: - Contacto sexual; - Injecção endovenosa com agulhas e seringas contaminadas; - Transfusão de sangue contaminado ou administração de derivados do sangue não tratados; - Passagem do vírus de mães contaminadas para os filhos, durante a gravidez ou parto. Não existem provas de transmissão da SIDA através de: - Carícias e abraços; - Saliva; - Beijo; - Picadas de insectos; - Louças e talheres; - Sanitários; - Piscinas; - Contactos sociais e de trabalho; - Transportes públicos; - Roupas.

83


L L http://media.gamespy.com

84


85

http://www.splitreason.com/


Community Board Este é um esp aç Mande m os vo o só VOSSO! ssos co dúvida me s, ideias, questões, críti ntários, et ca tentare c. em todas a s, bocas, se m que VOC os colocar aq dições u i ÊS nos enviare TUDO o m. XZINE. info@g mail.co m

Frases recolhidas em Foruns espalhados pela internet, acerca de jogos FPS... I started using the Assault Class 2 nights ago because of the lag and you know what, I love it, blowing heads up makes me feel good. I don’t think i can stop now. Nem foi de propósito, naquela zona onde está a janela e o pessoal se mata todo, eu era HG e como o pessoal estava todo de RPG, mandei um RPG e matei 3. Houve um que me matou e quando cai um da minha team ressuscitoume e fiquei entalado nessa parede, portanto matei 16 com a M4.

Da última vez que joguei online consegui fazer um ponto, mas desisti logo porque já estava farto de morrer, mas não sabia que agora existiam F16, pelo menos quero ver por mim as diferenças, depois volto para o offline para passar o jogo em Elite. Mato 1 ou 2 tipos por jogo.... é uma seca eles já conhecem os mapas de traz para a frente...

To com uma duvida aqui do Cod4, que quando eu jogo online, to tomando muito pau de uns viciados que me matam com uma sniper!!! ta todo mundo fazendo isso, queria saber se e um bug, os caras são viciados ou é hack... e se existe hack para PS... me ajuda porque eu to cansado de joga com esses gringo viciado...

... para eu entrar no clã é só eu mudar meu clan tag e ai eu já to no Nunca percebi essa de associarem clã??? o KZ a “movimentos reais” .. A armas pesam assim tanto que tem acabei o jogo em SP ontem em O best of da semana (1, 3, 6, e aquele “lag” todo no movimento?? dificuldade normal e demorei 10%) atribui uma faixa com a cor Quantas vezes não dançamos à cerca de 8h mas só tenho 21% dos associada à respectiva percentagem. frente do adversário, e eles à nossa troféus!! Essa faixa desaparece na semana a frente para tentar acertar.. como consigo ganhar mais seguir ou fica para sempre? Aquilo para mim é lento, não real.. troféus?? tenho que voltar a jogar o SP ou no online também se ganham Quanto a mim acho que este update Quem já jogou comigo sabe que troféus?? veio melhorar o jogo devido á não estou sempre na parodia e sabe que invencibilidade quando fazemos se for preciso matar a minha equipa Yah, depois de ganhar a Ira respawn nessas granadas. Antes era toda .. só para EU me divertir .. eu Clorofórmio é entrar à Rambo e demasiado facil, agora está bem. faço o .. facilmente faz-se mais de 50 mil pontos.

Em Portugal o Gamer é visto como um Geek, e devido a essa conotação social, vai perdendo cada vez mais o gosto pela competição, à medida que os anos passam. ( Ai agora sou um homemzinho e já não posso jogar a estas coisas de crianças!) Ridiculo Kobrasad em www.xpx-clan.com

86


O jogo, Resistance: Fall of a Man, por ter sido o primeiro, foi o que maior influencia teve na criação dos Clãs. O Clã PTR surge precisamente desta necessidade, aliás o nome inicial seria o Clã PT - Resistance (PT-R). Sigla esta que foi mantida, pois o Clã PTR construiu sólidas raízes dentro de toda a comunidade gaming nacional. O Clã PTR surgiu, não só para dar resposta á necessidade de parceiros de jogo que falassem a mesma língua, o Português, como também para proporcionar um elo de ligação forte entre os seus membros. Para tal, contribui-o o facto de o Clã PTR ser desde o início uma comunidade aberta, ou seja, apesar de existirem regras, sempre foi de entrada e saída livre dos seus membros. Muitos e grandes Clãs nacionais, hoje têm membros que passaram pelos PTR. Nunca foi característica do nosso Clã PTR a verdadeira competição, no entanto sempre a promovemos através da construção de equipas para o efeito. Dada a dimensão e a heterogeneidade do Clã PTR, foram criadas, em diversas alturas, cerca de 16 equipas, cada uma com as suas características e necessidades, criando desta forma grupos mais homogéneos e consequentemente a possibilidade do entretenimento de todos os seus membros. O Clã PTR, tem hoje uma imagem extremamente positiva perante a comunidade gaming nacional, graças não só seus membros actuais como também aqueles que por cá passaram e que ainda hoje se recordam dos bons momentos que connosco partilharam. Actualmente temos três equipas, das quais duas se dedicam essencialmente ao jogo Call of Duty e uma ao Killzone 2, no entanto todos aguardarmos ansiosamente pelo novo(s) jogo(s) que irá (ão) sair…. As equipas actuais são: os PTRstealth, que é a equipa mais antiga da nossa comunidade; os PTRzone, que é a aquela que mais se dedica ao Killzone; e a nova equipa PTRtactics, que investe mais no COD4. Para alem das equipas ainda temos algumas dezenas de membros que fazem parte do Clã PTR mas que preferem jogar sem grandes “compromissos”. “The old boss” Ratério

www.PTRAlfa.forumh.net

No ano em que foi lançada a Playstation 3 em Portugal, em 2007, nascia por cá uma nova e revolucionaria forma de encarar o VídeoGaming, a primazia do jogo online, e consequentemente uma reorganização da comunidade virtual para este fim, especialmente a comunidade local ou nacional.

87


www.XPX-Clan.com


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.