SEJE_Boletim Informativo_Edição 3_2022

Page 1

BOLETIM

JUVENTUDE, NOSSA AGENDA

FASE PILOTO DO agoraEmprega

SECRETARIA DE ESTADO DA JUVENTUDE E EMPREGO l EDIÇÃO: 3 l NOVEMBRO DE 2022 l PERIODICIDADE: BIMENSAL Nº 3
INFORMATIVO PROPRIEDADE:
JÁ SÃO CONHECIDOS OS 50 VENCEDORES

As bicicletas do Programa EU SOU CAPAZ já começam a mobilizar para melhorar os dias escolares de várias alunas que vivem nas comunidades rurais das Províncias de Sofala e Manica.

2 BOLETIM INFORMATIVO-
JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

FICHA TÉCNICA

COORDENADOR: Rafique Cassamo

NOVENTA DISTRITOS RECEBEM IMPULSO PARA EMPREENDER

12

FASE PILOTO DO agoraEmprega JÁ SÃO CONHECIDOS OS 50 VENCEDORES

PREMIADOS JOVENS CRIATIVOS 14

MAIS DE 150 JOVENS BENEFICIAM DE ESTÁGIOS PRÉ-PROFISSIONAIS REMUNERADOS NO PAÍS

JOVENS CELEBRAM 12 DE AGOSTO COM MUITOS DESAFIOS A MEIO 16

70 RAPARIGAS VULNERÁVEIS CAPACITADAS EM VARIADOS CURSOS NA PROVÍNCIA DE TETE

PROPRIEDADE: Secretaria de Estado da Juventude e Emprego

COLABORADORES: Olivio Micacho, Alex Nhambir, Armando Tovela, Francisca Macie, Araújo Araújo

DESIGN e PAGINAÇÃO: Benigno Papelo

3 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE #SUMÁRIO 04
MIL JOVENS
BOLSAS DE FORMAÇÃO NO
EMPREGA” 05 ABERTA A PÁGINA DE ACREDITA EMPREGA PARA JOVENS DE NIASSA 06 ACREDITA EMPREGA CHEGA NA PROVÍNCIA DE SOFALA 07 SEJE LANÇA “GUIÃO DO EMPREENDEDOR” 08
JOVENS BENEFICIAM DE FINANCIAMENTO DO FAIJ 09 PRESIDENTE NYUSI INAUGURA
DE FORMAÇÃO DE INHASSORO 10
SEIS
BENEFICIAM-SE DE
“ACREDITA
MAIS
CENTRO
15
11

#acreditaEmprega

SEIS MIL JOVENS BENEFICIAM-SE DE BOLSAS DE FORMAÇÃO NO “ACREDITA

EMPREGA”

Cerca de seis mil jovens da Província e Cidade de Maputo ganharam bolsas de formação, no âmbito da subcomponente do projecto “Emprega”, o “Acredita Emprega”. cujo objectivo é formar jovens para que tenham habilidades e técnicas para dar resposta ao desafio do emprego, no país.

Para se chegar aos 5750 jovens, concorreram mais de 12 mil dos distritos de KaMaxaquene na Cidade de Maputo, Matola, Manhiça e Matutuíne, na Província de Maputo.

“A nível nacional, o “Acredita Emprega” vai atribuir bolsas de formação profissional e serviços de apoio a mais de 20 mil jovens e providenciar uma subvenção financeira a mais de quatro mil”, disse Filipe Nyusi.

Os beneficiários serão formados em diversas áreas técnico-profissionais, como Serralharia, Electricidade, Informática, Mecânica, Culinária, Beleza e Estética e Costura.

“Os jovens têm a obrigação de se apropriar destes programas e destas iniciativas como forma de assegurar a sua melhor preparação e motivação para o mercado de trabalho, através do saber fazer”, referiu o Presidente da República.

Para a formação dos jovens, já existem 10 instituições privadas que recebem cerca de 71 500 milhões de Meticais. Na Cidade e Província de Maputo, os mil melhores candidatos vão ganhar um financiamento de cerca de 65 mil Meticais para implementarem os seus projectos.

Segundo o Chefe de Estado, que falava, na Cidade da Mato-

la, para perto de seis mil jovens, que são os primeiros beneficiários da iniciativa, que são vários os desafios e obstáculos que existem no mundo empreendedor, mas, ainda assim, os jovens não podem desistir, e essa é uma oportunidade para, além de se empregar, gerar mais postos de emprego para outros jovens, através de soluções inovadoras e criativas.

O “Acredita Emprega”, que tem financiamento do Banco Mundial é a segunda componente do projecto “Emprega”, a primeira é o “Agora Emprega”, que dos 3020 concorrentes, na sua fase piloto, da Província e Cidade Maputo, selecionou 350 candidatos, que já estão em treinamento em matérias de negócios.

Os 50 melhores projectos terão um financiamento de cerca de um milhão e 500 mil Meticais.

“Assumam esta oportunidade com responsabilidade e total dedicação. Honrem esta oportunidade e sejam exemplo para os demais jovens que gostariam de ter”, desafiou Nyusi.

Rabeca da Eva, de 28 anos, é uma das beneficiárias do “Acredita Emprega”. Contou que nunca trabalhou, e, há mais de cinco anos, procura emprego.

“Quando tive conhecimento desta oportunidade, decidi candidatar-me, porque conseguir emprego está muito difícil. Agora vou fazer o curso de culinária primeiro e depois de costura. Com isso, espero ter a minha própria empresa e gerar emprego há mais jovens”, celebrou a jovem.

4 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

ABERTA A PÁGINA DE ACREDITA EMPREGA PARA JOVENS DE NIASSA

Foi aberta, no princípio da manhã de sábado (19.11), no Instituto Industrial e Comercial Ngungunhane de Lichinga, na província de Niassa, a página do projecto Acredita Emprega para jovens de 18 a 35 anos de idade.

Dinis Vilanculo, Secretário de Estado na província de Niassa, que procedeu ao lançamento, destacou que o programa vai impulsionar o desenvolvimento dos jovens da região norte e centro, com destaque para a província de Niassa.

A iniciativa, acrescenta o chefe do Conselho dos Serviços de Representação do Estado, é uma acção que oferece àquela camada social a capacidade de entrar e permanecer no mercado de trabalho, seja por conta própria ou por conta do outrem.

“Incrementando este leque de oportunidades, hoje, abrimos a janela do programa Acredita Emprego que oferece bolsas de formação profissional para aumentar a capacidade produtiva de negócios de jovens e que, actualmente, pretende disponibilizar 20.000 bolsas de for-

mação em todo o País”- revelou Vilanculo. O timoneiro da província de Niassa, aproveitou a ocasião para sensibilizar à turma juvenil a abraçar esse projecto e distanciarem-se de actos que retardam o desenvolvimento do País. Assegurou que, como Governo, continuará a trabalhar de forma harmoniosa, a todos níveis, de modo a manter mais recursos e mais programas que contribuam para a criação de mais e melhores postos de emprego.

Contudo, Eduardo Chimela, director-geral de Observação de Mercado e Emprego, na Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, aclarou que não haverá favoritismo, senão concorrer em pé de igualdade com todos.

Sublinhou que os candidatos devem concorrer via online, um sistema que o Serviço Provincial, a partir dos pontos focais irão facilitar.

Entretanto, Joaquina André, uma jovem dos seus 19 anos, residente no bairro de Niassa, presente no acto, assegurou à nossa turma de reportagem, que vai concorrer e agradece ao governo por abrir essas oportunidades para a classe juvenil.

5 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE
#acreditaEmprega

ACREDITA EMPREGA CHEGA NA PROVÍNCIA DE SOFALA

Teve lugar no dia 19.11.2022, no Ginásio da Universidade Licungo, cidade da Beira, província de Sofala, a cerimónia do Lançamento das Candidaturas para o ACREDITA EMPREGA, dirigida por Sua Excelência Stella da Graça Pinto Novo Zeca, Secretária de Estado na Província.

No seu discurso de ocasião, a Secretária de Estado exortou aos jovens a participar de forma activa no processo de candidatura para que possam beneficiar de Bolsas de Formação Profissional, como forma de aumentar a capacidade produtiva de negócios para jovens elegíveis dos 18 aos 35 anos de idade.

Referiu ainda que, este programa constitui uma oportunidade para os jovens independentemente da sua condição social poderem adquirir conhecimentos e habilidades

em diversas profissões.

De salientar que a Província de Sofala vai beneficiar de 2.300 bolsas formativas e 460 subvenções para jovens dos 8 distritos seleccionados, nomeadamente: Búzi, Caia, Cheringoma, Chibabava, Cidade da Beira, Maríngue, Marromeu, Nhamatanda.

Estiveram presentes no local, Administradores dos Distritos abrangidos, Membros do Conselho dos Serviços de Representação do Estado e do Executivo Provincial, Autoridades Municipais, Associações Juvenis e jovens oriundos de diversos cantos da Província de Sofala.

A Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), fez-se representar na cerimónia pelo Excelentíssimo Senhor Johane Muabsa, Director do Instituto Nacional da Juventude.

6 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE
#acreditaEmprega

SEJE LANÇA “GUIÃO DO EMPREENDEDOR”

Os Jovens moçambicanos são chamados a munir-se de conhecimento técnico-científico para ultrapassar, de forma segura, os obstáculos que surgem na materialização de projectos de negócio desta camada social.

O apelo foi feito esta quarta-feira, em Maputo, pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, no Lançamento do Manuscrito designado “Guião do Empreendedor”, uma iniciativa do governo.

Oswaldo Petersburgo considera tratar-se de um instrumento que poderá contribuir para alavancar projectos de vários jovens tendo em conta a realidade do país.

Já Maria Laetitia, representante da ONU-MULHERES, parceira da iniciativa, assume o compromisso da agência continuar a apoiar iniciativas de empoderamento juvenil e igualdade de género no país.

Com oitenta e cinco páginas, a elaboração do “Guião do Empreendedor’’ contou com o financiamento da ONU-MULHERES, Governos da Suécia e do Canadá, no âmbito do programa rapariga Biz

7 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE
#SEJE

MAIS JOVENS BENEFICIAM DE FINANCIAMENTO DO FAIJ

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, orientou, no distrito de Macate, província de Manica, a cerimónia de entrega de cheques aos jovens beneficiários do Fundo de Apoio às Iniciativas Juvenis (FAIJ).

“Estes cheques e estes contratos significam, caros jovens, que para agora começarem a usar esse dinheiro, depende mais de vocês” – disse na ocasião Petersburgo. E esclareceu: “basta assinarem o contrato, reconhecerem e levarem para uma Agência mais próxima do Banco que trabalha connosco, vão em 24 horas receber o valor nas vossas contas”.

Já Edson Macuácua, Secretário de Estado da Província de Manica, referiu aquele acto solene como resposta do governo “para produzirem, criarem mais negócios e mais empresas”.

Por seu turno, o Director Comercial do BCI, Casimiro Chicuava, recordou que desde a assinatura do Memorando de Entendimento para a Concepção e Gestão de Soluções de Crédito, no âmbito do FAIJ, em Agosto de 2020, o BCI assegurou a operacionalização do Fundo de Crédito, criando uma base de dados para a produção regular da informação estatística necessária, e o controlo da utilização da Linha disponível. “Assim, concretizámos duas fases do Programa, designadamente em 2020 e em 2021, perfazendo um total de 66,3 milhões de Meticais disponibilizados a mais de 400 jovens empreendedores” – disse, indicando que “para o prosseguimento do Programa, foi aprovado o valor de 33 Milhões. Hoje, é pois, com profunda alegria que estamos aqui, para testemunharmos o início da disponibilização deste valor”.

8 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE
#FAIJ

PRESIDENTE

NYUSI INAUGURA CENTRO DE FORMAÇÃO DE INHASSORO

O edifício inaugurado pelo Presidente da República é novo, mas o Centro de Formação Profissional de Inhassoro opera desde 2015 e já colocou jovens a trabalhar em diversas empresas em todo país.

Segundo Filipe Nyusi, são ao todo 44 jovens absorvidos pela SASOL em projectos de exploração de gás em Pande e Temane, havendo outros no projectos de exploração de carvão mineral pela Vulcan em Tete, na subestação da Electricidade de Moçambique em Gaza e no projecto de exploração de gás em Cabo Delegado.

Filipe Nyusi diz que o objectivo do Governo é buscar parcerias para melhorar a qualidade da mão-de-obra moçambicana, de modo a suprir as necessidades da demanda do mercado nacional.

Em termos de infra-estrutura, o projecto do Centro de Formação Profissional de

Inhassoro contempla um Bloco Administrativo, composto por duas salas de reunião, quatro gabinetes, uma sala de recepção, sala de primeiros socorros, uma sala de entretenimento, uma sala de arquivo, uma copa e duas casas de banho masculino e feminino, cinco salas de aula com capacidade para 100 formandos no total, um bloco oficinal, composto por três oficinas – mecânica de manutenção industrial, electricidade de manutenção industrial e soldadura –, um campo de jogos, um bloco residencial, composto por duas casas tipo 3 e 4 casas tipo 2.

Assim, o CFPI tem uma capacidade formativa de 120 formandos por ano, como as seguintes qualificações: mecânica de manutenção industrial; electricidade de manutenção industrial; soldadura; processamento de gás.

9 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE
#IFPELCA

NOVENTA DISTRITOS RECEBEM IMPULSO PARA EMPREENDER

Mai de 2700 “kits” de emprego foram oferecidos a jovens empreendedores, pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), no contexto do programa “Meu Kit, Meu Emprego” que já abrangeu 90 distritos, nos últimos dois anos.

Com este gesto, a SEJE pretendeu dar meios que os jovens precisavam para participar, de forma activa, no desenvolvimento do país.

O impacto do programa na comunidade é considerado positivo, tendo-se constatado, com agrado, a expansão dos negócios, melhoria da qualidade

de vida dos beneficiários e de suas famílias, construção de habitações, compra de móveis, pagamento de propinas diversas e satisfação das necessidades domésticas.

10 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE
#INEP

PREMIADOS JOVENS CRIATIVOS

O Governo, através da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego (SEJE), realizou, em Marracuene, a XVII edição do “Prémio Jovem Criativo”, uma iniciativa que visa incentivar e estimular o surgimento de talentos no seio dos jovens de modo a criar uma janela de oportunidades onde esta faixa etária possa mostrar o seu potencial em termos de inovação, criatividade e empreendedorismo.

Esta edição contou com 4113 concorrentes, tendo saído como vencedores 165 jovens de todo o país, a razão de 15 em cada província e cinco em cada uma das três categorias, nomeadamente empreendedorismo, inovação tecnológica e criação artística. Todavia, o evento fez entrega a uma amostra representativa de 15 jovens de forma aleatória.

A cerimónia de entrega dos prémios, compostos por um cheque de 130 mil Meticais,

um computador e um telemóvel, foi dirigida pelo Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, que, na ocasião, incentivou os jovens a apostarem na inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo por forma a contribuírem para o desenvolvimento do país.

No seu entender, para um Moçambique cada vez mais próspero, é crucial que os mais de 11 milhões de jovens moçambicanos abracem programas desta natureza para o estabelecimento de uma plataforma de inclusão e envolvimento da juventude no processo de desenvolvimento do país.

11 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE
#IPrémio Jovem Criativo

FASE PILOTO DO

agoraEmprega

JÁ SÃO CONHECIDOS OS 50 VENCEDORES

12 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA
2022#SEJE
#

Já são conhecidos os 50 vencedores do programa “Agora Emprega”, promovido na Cidade e província de Maputo. A Secretária de Estado da Juventude e Emprego (SEJE) disponibilizou um milhão e quinhentos mil meticais para financiar cada uma das ideias de negócio apuradas.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego, com vista a apoiar os jovens na transformação de suas ideias em negócios. Ao todo foram premiados 50 jovens, de um universo de 350, até um milhão e quinhentos mil meticais cada.

Os premiados foram formalmente apresentados, esta segunda-feira, na Cidade de Maputo, numa cerimónia dirigida pelo secretário de estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo.

“O empreendedorismo, como forma de transformação de ideias em produtos e serviços reais, através da redução de custos, flexibilização de processos, aumento da eficiência e melhoria das condições de vida das pessoas, deve ser usado pela

juventude como a sua arma no processo do desenvolvimento do país”, disse Petersburgo.

Depois de uma formação que durou dois meses, foram apuradas as ideias com maior potencialidade de renda e geração de mais postos de emprego.

A iniciativa contou com o financiamento do Banco Mundial, que pretende contribuir para o autoemprego e redução da pobreza.

“O programa Emprega é uma excelente oportunidade para o empoderamento de jovens em Moçambique. Aos jovens, encorajamos que acreditem e tenham ideias para progredir”, apelou Emme Ozaltin, representante do Banco Mundial.

Para o próximo ano, prevê-se que o “Agora Emprega” abranja outras províncias.

Estiveram presentes no evento o vice-ministro do Trabalho e Segurança Social, Rolinho Farnela, a vice-ministra das Obras Públicas, Cecília Chamutota, e parceiros.

13 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA
AGENDA # 2022#SEJE

MAIS DE 150 JOVENS BENEFICIAM DE ESTÁGIOS PRÉ-PROFISSIONAIS REMUNERADOS NO PAÍS

Cento e cinquenta e oito jovens vão beneficiar de estágios pré-profissionais remunerados. Trata-se de jovens provenientes de todo o país que se candidataram às vagas de estágio implementadas pela MOZPARKS, em parceria com o Instituto Nacional de Emprego.

Os beneficiários foram publicamente apresentados nesta segunda-feira, na Cidade de Maputo, pelo Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, numa cerimónia que contou com a presença de parceiros e de instituições privadas que acolhem os jovens estagiários.

Dirigindo-se aos presentes na cerimónia, Oswaldo Petersburgo, mostrou-se satisfeito com o anúncio de apoio dos parceiros a cinco mil novos estágios subsidiados até 2025. “Notamos com satisfação o crescimento desta iniciativa e que, hoje, conta mais parceiros e uma maior abrangência. E nesta nova etapa que hoje lançamos, com início em Janeiro de 2023 até 2025, esperamos beneficiar até cinco

mil jovens. Desafiamos a todos os intervenientes a darem o melhor de si, tendo em consideração que estão a mudar e a melhorar vidas”, afirmou Oswaldo Petersburgo.

Oswaldo Petersburgo destacou ainda que a materialização dos programas de estágios visa, em parte, apoiar os jovens a ter o contacto directo com o mercado de trabalho, mas também por outro lado, estas iniciativas respondem de forma prática à orientação do Presidente da República, Filipe Nyusi, que visa promover a realização de estágios pré-profissionais e programas de indução, através do estabelecimento de parcerias com o sector privado, para conferir mais oportunidades aos jovens.

Petersburgo sublinhou que da meta definida para este ano, na ordem dos 6.039 estágios, o Executivo junto dos seus parceiros conseguiu, até Setembro passado, colocar pouco mais de 7.530 jovens a estagiar em diversas empresas.

14 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE
#Estágios

JOVENS CELEBRAM 12 DE AGOSTO COM MUITOS DESAFIOS A MEIO

Jovens querem maior inserção e acesso às oportunidades de emprego. Mensagem passada por ocasião das celebrações, hoje, do Dia Internacional da Juventude, cujas cerimónias centrais tiveram lugar na Cidade da Matola, Província de Maputo.

Centenas de jovens provenientes de diferentes pontos da Província de Maputo e outras regiões marcharam, esta sexta-feira, em comemoração do Dia Internacional da Juventude.

Arlindo Bié tem formação em Relações Internacionais, mas está desempregado. Defende maior integração dos jovens nas diferentes iniciativas de emprego. “Primeiro, devemos ter maior inclusão, isto é, estarmos incluídos nos programas de emprego que existem do próprio Governo. Assim, podemos contribuir com a nossa força para o desenvolvimento do país.”

Áurea Mavie aponta, entre vários desafios, o acesso ao emprego como um dos principais obstáculos para a juventude. “O nosso dia-a-

-dia é marcado por vários desafios, e os jovens devem engajar-se mais e entregar-se mais ao trabalho e, sobretudo, o voluntariado no qual podemos encontrar oportunidades de trabalho e emprego.”

O secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Oswaldo Petersburgo, garante que o Governo está a responder às preocupações dos jovens. “Temos fundos de apoio a iniciativas como ‘Emprega’, ‘Sustenta’, programas como ‘Industrializar Moçambique’, ‘Mais Peixe’. Os jovens estão envolvidos e é por isso que o Governo traz soluções para os problemas desta camada.”

Nas celebrações do Dia Internacional da Juventude, houve espaço para exposição de várias iniciativas juvenis.

15 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE
#Emprega

70 RAPARIGAS VULNERÁVEIS CAPACITADAS EM VARIADOS CURSOS NA PROVÍNCIA DE TETE

O Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), através da Delegação Provincial de Tete, procedeu nesta Sexta-feira (11), com a entrega de Certificados a 70 Raparigas através do Programa VIVA+, realizado com o financiamento da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC). O evento foi dirigido pelo Director do Serviço Provincial de Acção Social, Lourenço Buene.

Dirigindo-se aos presents, o Delegado Provincial do IFPELAC, Paulo Matapa, considerou aquele momento como marco das realizações entre os desafios enfrentados pela instituição na Formação contí-

nua do capital humano, sobretudo jovens desfavorecidos, e enalteceu o apoio contínuo da FDC neste processo.

Estiveram presentes no evento, representantes de instituições públicas e privadas que trabalham lado a lado com o IFPELAC, no âmbito da Formação Profissional. As 70 beneficiárias foram capacitadas nas qualificações de Meios de Hospedagem, Corte e Costura, Cozinha, Canalização e Pintura Civil e na ocasião receberam Kits para desencadear actividades de rendimento nas suas zonas de residência.

16 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE
#IFPELAC
17 BOLETIM INFORMATIVO-
JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.