Boletim Informativo Juventude, Nossa Agenda-Ed.02

Page 1

JUVENTUDE, NOSSA AGENDA BOLETIM INFORMATIVO PROPRIEDADE: SECRETARIA DE ESTADO DA JIVENTUDE E EMPREGO l EDIÇÃO: 2 l AGOSTO DE 2022 l PERIODICIDADE: BIMENSAL Nº 2 BICICLETAS ENCURTAM DISTÂNCIA PARA ESCOLA III CONSELHO COORDENADOR “A nossa meta é buscar soluções para os jovens”

A alegria é um sentimento de contentamento, de prazer de viver, júbilo, satisfação, exultação. Nas pessoas, costuma ser expressa através de sorrisos.

#Eu Sou Capaz

3BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE #SUMÁRIO04DISTRITODEMANICA RECEBE UNIFOR MES ESCOLARES NO ÂMBITO DA RETENÇÃO DA RAPARIGA NA ESCOLA BANCO05 MUNDIAL INTEIRA-SE DAS ACTIVIDADES DO PROGRAMA “EU SOU CAPAZ” EM MANHIÇA 10.30006 RAPARIGAS DO DISTRITO DE GONDOLA TERÃO UNIFORME ESCOIFPELACLAR07 COLOCA 118 JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO EM CABO JOVENSDELGADO08FORMADOS EM MATÉRIAS DE GESTÃO DE NEGÓCIOS NO DISTRITO DE MANDLAKAZI 09 ́FEIRA EDUCA-MOÇAMBIQUE É UMA MONTRA QUE TEM DIMENSÃO INTER- NACIONAL PRÉMIO10 JOVEM CRIATIVO IMPRESSIONA SECRETÁRIO DE ESTADO DA PROVÍNCIA DE NAMPULA 15 ACREDITA EMPREGA VAI APOIAR MAIS DE VINTE MIL JOVENS EM TODO TERRI TÓRIO NACIONAL 16 RAPARIGAS BENEFICIAM DE BICICLETAS EM NHAMATANDA17 INEP ENCERRA O SEU IV CONSELHO CONSULTIVO, FOCADO NO “ECOSSISTEMA DO EMPREGO” 18 EM MANICA, MAIS DE DUAS MIL RAPARIGAS IRÃO SE BENEFICIAR DE BICICLETAS PARA FACILITAR A DESLOCAÇÃO À ESCOLA19 1916 BICICLETAS PARA IGUAL NÚMERO DE RÁPARIGAS NA PROVÍNCIA DE SOFALA 12 BICICLETAS ENCURTAM DISTÂNCIA PARA ESCOLA “A11NOSSA META É BUSCAR SOLUÇÕES PARA OS JOVENS” 14 SUBIU PARA 437 BICICLETAS DISTRIBUÍDAS ÀS RAPARIGAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA EU SOU CAPAZ EM BÁRUÈ FICHA PROPRIEDADE:TÉCNICA Secretaria de Estado da Juventude e Emprego COORDENADOR: Rafique Cassamo COLABORADORES: Olivio Micacho, Alex Nhambir, Armando Tovela, Francisca Macie, Araújo Araújo DESIGN e PAGINAÇÃO: Benigno Papelo

DISTRITO DE MANICA RECEBE UNIFORMES ESCOLARES NO ÂMBITO DA RETENÇÃO DA RAPARIGA NA ESCOLA Noé Lázaro Manzara Roque, Administrador do Distrito de Manica dirigiu a cerimónia de entrega simbólica de Uniformes Escolares às raparigas, no âmbito do programa “EU SOU CAPAZ”. A cerimónia teve lugar na Escola Primária de Socera, na qual contou com a participação de alguns membros e convidados Permanentes do Governo Distrital de Manica, alunos, pais e encaregados de Educação, membros do Con selho da Escola e uma parte representativa de pessoas influentes daquela Comunidade. Na ocasião, foram entregue simbolicamente 50 pares de Uniformes Escolares ao igual nú mero das raparigas da Escola em alusão. Importa referir que o programa em referência vai abranger 28 Escolas Primárias do Distrito de Manica, nas quais serão benificiadas 2.529 raparigas da Quinta, Sexta e Sétima classes. Na mensagem dos representantes da Comu nidade na Escola, agradeceram pela iniciativa do Governo de Moçambique na implementa ção do programa “EU SOU CAPAZ “ e compro meteram-se em sensiblizar os pais e encaregados de Educação para deixarem às raparigas a estudarem, de modo que possam garantir o seu futuro. Na mensagem das raparigas, agradeceram, igualmente, ao Governo de Moçambique pela iniciativa do programa “EU SOU CAPAZ” e disseram estar compromitidas com a Escola, evitando às uniões prematuras, desistências e lutar contra todo mal que cria embaraço para o sucesso da rapariga na Escola, construindo assim o bom futuro da rapariga. Ainda, apelou aos pais e encaregados de Edu cação para sensiblizarem e permitirem que as raparigas adiram ao processo de ensino e aprendizagem. Na sequência, desencorajou às práticas de Uniões prematuras e outros actos que inquietam à rapariga na comunidade.

4 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

#Eu Sou capaz

-

-

BANCO MUNDIAL INTEIRA-SE DAS ACTIVIDADES DO PROGRAMA “EU SOU CAPAZ” EM MANHIÇA A equipa do Banco Mundial, visitou em Junho, as escolas primárias de Chibu tutuíne e Milalene, distrito da Manhiça, com o objectivo de monitorar e avaliar o grau de implementação do progra ma, que visa a retenção da rapariga na escola. Durante a visita, os Encarregados de Educação das raparigas beneficiárias agradeceram em unanimidade ao Ban co Mundial e aos implementadores, pela iniciativa do programa e pediram apoio em material escolar. “Agradecemos por esta iniciativa de oferecer uniformes as nossas filhas e também pedimos apoio em material escolar porque tem sido também um desafio, principalmente para as rapari gas que vivem com os seus avós, visto que estes vivem à base da venda de hortícolas” disse Paulina Langa, encar regada de educação. Um dos pontos levantados pelos professores de Milalene, é a dificuldade para emissão de Bilhetes de Identida de, pois, constitui um dos requisitos para frequentar o ensino secundário e nas proximidades da Localidade de Taninga, não tem uma Conservatória. Como solução, os professores pedem o envio de brigadas móveis nas esco las para facilitar a emissão dos docu Namentos.visita, constatou-se que os encarre gados de educação, o conselho de es cola e as raparigas beneficiárias, estão satisfeitos com os objectivos do progra ma e as raparigas comprometeram-se a não desistir da escola para realizar os seus sonhos.

-

-

-

#Eu Sou capaz

-

-

-

5BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

a Administradora afirmou que o programa que testemunha mos vai beneficiar 10.300 raparigas e é uma iniciativa da sua Excelência Primeira-Dama da República, Isaura Nyusi, com objetivos de combater as causas de insucesso escolar a nível do nosso país em particular no nosso Distrito.

A Administradora do Distrito de Gon dola Etelvina Fernando Mambana Ambasse, fez o lançamento de campanha de distribuição de uniforme escolar as raparigas, no âmbito do programa eu sou capaz, na Escola primária 1° de NaMaio.ocasião

6 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

#Eu Sou capaz

-

10.300 RAPARIGAS DO DISTRITO DE GONDOLA TERÃO UNIFORME ESCOLAR

Etelvina Ambasse, fez entrega simbó lica de uniforme escolar e destacou a importância do programa EU SOU CA PAZ, na luta contra uniões prema turos, abuso sexual, gravidez precoce, violência baseada no género e o consu mo de drogas, factores que concorrem para a desistência da rapariga, tendo recomendado os pais encarregado da educação e todos alunos em geral a apropriar-se da iniciativa, estimulando a rapariga a fazer o bom uso para seu crescimento e desenvolvimento.

-

-

-

#IFPELAC

Ao abrigo do memorando de entendimento as sinado em Fevereiro passado entre a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), foram no Centro de Formação profissional de Pemba, graduados os primeiros 118 jovens de um total de 2.500 que se pretende formar em cinco anos, em Cabo Delgado. Estes 118 jovens fazem parte de um grupo de 120 jovens que haviam iniciado a formação em Março passado. Dos 118 ora graduados, 20 são agora electricistas, 20 carpinteiros, 20 pedreiros, 19 canalizadores, 20 pintores, 19 Dossoldadores.118jovens graduados, 48 são deslocados oriundos de Palma, 47 de Mocímboa da Praia, e 23 oriundos da cidade de Pemba, provenien tes das famílias de acolhimento que receberam deslocados. Neste primeiro grupo de 118 jovens, conseguiu-se assegurar a paridade de Ogénero.Director-geral do IFPELAC, Leo Elias Ja mal, deixou uma mensagem especial para os jovens: “É sabido que a província de Cabo Del gado está sendo assolada pelos ataques terro ristas, mas o Governo de Moçambique, através da SEJE, está comprometido na preparação dos jovens e potenciá-los com conhecimentos e habilidades que os permitam serem actores cada vez mais activos e proactivos no proces so de desenvolvimento do país. Para assinalar a conclusão das diversas especialidades mi nistradas neste Centro de Formação Profissio nal, com o apoio da TotalEnergies oferecemos a este grupo de graduados 04 Kits de diversas ferramentas para a constituição de igual nú mero de Micro-Empresas, uma oportunidade de lançar os jovens para o autoemprego que visa melhorar as suas condições de vida e criar condições para empregar outros jovens. Leo Jamal lançou um apelo aos jovens de todo o país e em especial aos jovens daquela Pro víncia a não se aliarem aos grupos de malfei tores que semeiam luto e terror, destruição de infraestruturas e bens, atrasando o desenvolvi mento da província e do país em geral,

7BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

IFPELAC COLOCA 118 JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO EM CABO DELGADO

A formação com duração de 3 dias envolve jovens oriundos dos cinco Postos Administrativos do Distrito de Mandlakazi, na Pro víncia de Gaza, pretende municia-los de competências para a gestão de negócios a serem gerados pelos Kits de Autoemprego que serão alocados no final da formação, uma aposta do Governo de Mandlakazi na luta contra o desemprego Juvenil, um mal que graça esta camada social.

8 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

O curso será ministrado pelo Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), instituição tutelada pelo SEJE.

-

Na ocasião, a Delega Provincial do IFPELAC Gaza, Beatriz Dias, incentivou aos participantes a tirarem maior proveito das matérias a serem leccionadas de modo que saiam bem preparados para o traba lho.

Por seu turno, o Administrador do Distrito de Mandlakazi, Virgílio Mulhanga, no seu discurso de abertura disse acreditar que a juventude Mandlakaziana é capaz de produzir resultados e que esta iniciativa do Governo é o trampolim que os jovens precisam para prosperar, daí que se ad vinham dias melhores para comunidades em que os jovens participantes da forma ção estão inseridos.

Para o Vereador da Educação, Cultura, Turismo, Juventude e Desporto, Helcídio Hassane, em representação da Presidente do Conselho Autárquico da Vila de Man dlakazi, a auto-estima, auto determinação, auto confiança dos jovens e a aposta no trabalho em grupo pode fazer-lhes crescer economicamente.

JOVENS FORMADOS EM MATÉRIAS DE GESTÃO DE NEGÓCIOS NO DISTRITO DE MANDLAKAZI

#Formação

-

-

-

-

O Secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Oswaldo Petersburgo, procedeu na Cidade de Maputo, à abertura da sexta edição da Feira-Edu ca Moçambique organizada pela Co munidade Acadêmica para o Desen volvimento da Educação (CADE), que decorre de 21 a 23 de Julho corrente, sob o lema: “Desafios da Educação VS TIC’S, Exploração dos Hidrocarbo netos e Empregabilidade de Jovens”. Falando para um público maioritariamente de estudantes, o SEJE, frisou que a Feira Educa-Moçambique é uma montra que tem dimensão internacio nal, pois nela expõe-se potencialida des nacionais e internacionais, com ofertas formativas e serviços educacio nais com uma oportunidade ímpar para o visitante, em particular para que o jo vem possa conhecer o que o mercado produz e oferece de modo a escolher os caminhos que pretende, tanto aca démico como profissional. Para além destas palavras, Petersburgo falou dos Programas da SEJE e aproveitou a oca sião para convidar os visitantes a obter mais informações sobre a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego e os seus Produtos nos Pavilhões 66/67. A cerimónia de abertura foi igualmente testemunhada pelo Presidente do Mu nicípio, Eneas Comiche, e contou com a presença de vários parceiros.

-

-

9BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

#Eventos

´´FEIRA EDUCA-MOÇAMBIQUE É UMA MONTRA QUE TEM DIMENSÃO INTERNACIONAL´´

O Secretário de Estado da Província de Nampula, *Mety Gondola*, testemunhou a exposição e mostra de criatividade juve nis, na sua VIII Gala Provincial do Prémio Jovem Criativo, no Instituto Industrial de ONampula.programa

#Prémio Jovem Criativo

tem finalidade de distinguir e reconhecer, jovens empreendedores com ideias criativas e Inovadoras. *Mety Gondola*, com toda atenção e paciência, visitou stands de todos os Distritos, passo a passo procurando perceber cada apresentação, onde não escondia a sua satisfação pelo trabalho talentoso de cada jovem dos 23 Distritos. No seu discurso, *Gondola*, diz estar impressionado com as obras apresentadas com iniciativa muito bonitas, tendo ficado marcado na forma como cada expositor, vinha demostrando com a segurança e conhecimento das suas obras, diz estar esperançoso com os 15 apurados para a fase final, irão representar dignamente a NoProvíncia.final*Mety Gondola* desafiou a juven tude a ser empreendedora dando continuidade nas suas inovações e criatividades, cabendo o Governo a responsabilidade de apoiar para assegurar a sua implementação.

10 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

PRÉMIO JOVEM CRIATIVO IMPRESSIONA SECRETÁRIO DE ESTADO DA PROVÍNCIA DE NAMPULA

11BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

Petersburgo acrescentou “devemos acelerar o passo e abrangência dos nossos programas, a juventude clama por mais e melhor, não podemos ficar indiferentes, com críticas ou elogios, os resultados que temos vindo a alcan çar ficam para a história e a história é testemunha. O nos so foco é o presente e o futuro, não nos podemos deixar desviar, estas reacções devem servir para nos dar força, coragem e muita motivação para continuarmos a fazer o melhor e a melhorar as nossas intervenções”.

“A nossa meta é buscar soluções para os jovens”– subli nhou o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, durante o III Conselho Coordena dor da SEJE que vinha decorrendo desde esta quarta (27) até quinta-feira na localide de Chicoma no Posto Admi nistrativo de Matibane, Distrito de Mossuril, Província de Nampula.

“Apesar das adversidades que chocam o dia-a-dia do cida dão moçambicano e de forma particular a vida dos jovens moçambicanos, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi tem sabido liderar os destinos dos moçambicanos e a trazer soluções”, apontou. No âmbito da implementação do programa “EU SOU CA PAZ” visando retenção da rapariga na escola, a SEJE conseguiu distribuir até ao momento cento e noventa mil e oitenta e nove pares de uniforme escolares, e mil qua trocentos e cinquenta e seis bicicletas de uma meta global de distribuição de quatrocentos mil uniformes escolares e dezoito mil bicicletas até 2024, respectivamente. “Se somarmos o número de uniformes que já distribuímos no ano passado e os que distribuímos este ano, e os que ainda vamos distribuir, podemos dizer que até o início do próximo ano já teremos cumprido com a meta estabelecida no Plano Quinquenal do Governo sobre a distribuição de uniformes”, acrescentou. A semelhança do impacto que este programa tem vindo a registar nas comunidades, Oswaldo Petesburgo, apontou para o programa MEU KIT, MEU EMPREGO que até ao momento já atingiu 61% da meta global de cerca de quatro mil quatrocentos e vinte e oito kits até o final do presente quinquénio. Os kits já foram entregues em oitenta e nove distritos do país. Para além dos programas EU SOU CAPAZ, MEU KIT, MEU EMPREGO, o EMPREGA na sua fase piloto, é outro programa que tem vindo a ganhar espaço. Para o Acredita Emprega uma subcomponente do programa EMPREGA até ao momento já foram registadas perto de onze mil can didaturas das quais nove mil oitocentas foram validadas. No que se refere ao programa PRÉMIO JOVEM CRIATI VO cuja gala final está agendada para o próximo dia 12 de Agosto, o Secretário de Estado da Juventude e Empre go, frisou que a instituição que dirige tem estado a acom panhar com o agrado a entrega dos jovens na Inovação Tecnológica, Empreendedorismo e Criação Artística, áreas que compõem este programa. Falando sobre a participação de jovens no Programa Pré mio Jovem Criativo, Oswaldo Petersburgo, fez uma radio grafia sobre o nível de aceitação e sublinhou que em 2020 concorreram somente 423 jovens, 2021 concorreram dois mil duzentos e quarenta e oito mil jovens, e este ano foram registados quatro mil cento e treze concorrentes, o que de monstra a importância e pertinência deste programa para os jovens em todo o país.

“A NOSSA META É BUSCAR SOLUÇÕES PARA OS JOVENS”

#III Conselho Coordenador

12 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE PARAENCURTAMBICICLETASDISTÂNCIAESCOLA

13BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE No âmbito do programa Eu Sou Ca paz, que visa melhoramento do aces so à educação, retorno e retenção da Rapariga na Escola, como forma de materializar esse objetivo principal da retenção da Rapariga na escola tem vindo sido implementadas várias acções, onde como primeira acção foi a distribuição de uniformes escolares para as raparigas do ensino primário (Sexta e Sétima Classe), acção esta que vem sido ainda implementada, a essa acção juntou-se a distribuição de Bicicletas.

A bicicleta vem sido distribuídas numa fase piloto nas províncias de Sofala e Manica, as mesmas são para encurtar distâncias entre a escola e casa das raparigas do ensino secundário, visto que as escolas secundarias localizam -se distante das casas e que as raparigas devem caminhar longas horas para chegar a escola, o que pode resultar em cansaço e expostas a perigos. çar os seus sonhos, estão a receber bicicletas para encurtar a distância da casa para escoala. Note-se que ao mesmo tempo estão a ser formados os Rapazes em mecânica através da im plementação do Bike Negócio (oficinas de Bicicletas) com o objectivo de terem o seu próprio negócio e garantir a sus tentabilidade das bicicletas do projecto. A distribuição destes meios tem como objectivo não só a retenção da rapariga na escola, mas também, a redução dos índices de uniões prematuras.

#Eu Sou Capaz

14 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

SUBIU PARA 437 BICICLETAS DISTRIBUÍDAS ÀS RAPARIGAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA EU SOU CAPAZ EM BÁRUÈ Ao todo 437 raparigas que beneficiaram destes meios de locomoção sendo 108 da escola secundárias geral de Honde, 222 Nhampassa sede e 107 da localidade de Nhassacara no distrito de Báruè em Manica. O gesto está inserido no âmbito da retenção da rapariga no ensino, enquadrado no programa do governo denominado EU SOU CAPAZ. ʺNão queremos que estes meios tragam conflitos nas vossas comunidadesʺ - ape lou Alberto Semo. Já Armindo Inácio Rassul, Director do Serviço de Educação, Juventude e Tec nologia em reapresentação do Admi nistrador deste distrito David Franque, garantiu no seu discurso que o Governo compromete-se na monitoria de todas actividades do programa EU SOU CAPAZ, tendo recomendado às beneficiárias para valorizarem os esforços do go verno moçambicano, centrando atenções nos Aliásestudos.Rassul, disse ainda que o governo não espera ouvir que as bicicletas foram desviadas para outros fins e, para os pais e encarregados de educação presentes na cerimónia, o dirigente pediu abstenção aos casamentos prematuros e outros males que atrapalham a vida da rapariga. Por sua vez as beneficiárias destes meios circulantes visivelmente satisfeitas pelo gesto, garantiram manter na esco la e casamento depois depois da forma Saibaçãoprofissional.queemMoçambique pouco mais de 40 % das raparigas tem filhos antes dos 18 anos de idade, 48 % submetidas a uniões prematuras, neste caso as rapa rigas constituem uma população vulnerá vel e crítica contribuindo para desistência escolar das alunas do ensino primário e secundário.

ACREDITA EMPREGA VAI APOIAR MAIS DE VINTE MIL JOVENS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

“O Acredita Emprega que hoje foi lançado para a região sul irá expandir-se para as regiões centro e norte do país, beneficiando cerca de 20.000 jovens. E um segundo sub-grupo, de cerca de 4.000 jovens bolseiros, irá competir para receber o fundo inicial para montar, formalizar ou expandir os seus negó cios. Este programa não tem dono, a não ser os próprios jovens, daí queremos que todos acreditem no projecto e se inscrevam”, frisou Petersburgo.

do Acredita Emprega, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, avançou que, por um lado, apesar de ser uma iniciativa do Governo, o Acre dita Emprega pertence à juventude moçambicana. Por outro, afirmou que o projecto visa apoiar jovens com menos condições sociais e económicas e em condições de vulnerabilidade para serem mais pro dutivos com vista a aumentarem os seus ganhos.

Com esta iniciativa, a SEJE pretende que os jo vens aumentem as suas oportunidades de empre gabilidade, melhorem os seus conhecimentos e habilidades, responderem melhor às necessidades do mercado, ganhar autonomia e criarem/desen volverem os seus próprios negócios com especial atenção para a captação de mulheres e seu empoderamento.

15BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

Numa primeira fase, o programa focar-se-á nos jo vens com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos residentes nos distritos da Manhiça, Matutui ne, Kamaxakeni e Matola.

#Emprega

Por outro lado, ainda de acordo com o SEJE, atra vés do Acredita Emprega, os jovens beneficiários terão acesso a bolsas de formação profissional em 17 áreas profissionalizantes como: carpintaria, ca nalização, mecânica de automóveis, sistemas de refrigeração, corte e costura, cabeleireiro e estéti ca, reparação de computadores, serviços de apoio como cartas de condução, transporte e mobilidade.

Para além do objectivo de desenvolver as competências relevantes dos beneficiários e aumentar as oportunidades de empregabilidade, a Secretaria de Estado da Juventude e Emprego vai convidar os melhores bolseiros para beneficiarem de uma subvenção para criação de negócios e formaliza ção de Discursandoempresas.nolançamento

RAPARIGAS BENEFICIAM DE BICICLETAS EM NHAMATANDA

Foram no total 124 raparigas beneficiárias da oferta de bicicletas no âmbito do programa “Eu Sou Capaz” e foi direccionada às raparigas da 8ªClasse, que residem há quilómetros de distância da escola, com o objectivo de promover a sua retenção na escola. A cerimónia de entrega oficial de bicicletas, teve lugar, na Escola Secundária 7 de Abril - Jasse, Posto Administrativo de Siluvo, distrito de Nhamatanda em Sofala e contou com a presença do Governa dor da Província de Sofala, Lourenço Fer reira Bulha, que na sua intervenção apelou às beneficiárias ao uso correcto das bici cletas para responder os esforços do Go verno e advertiu para que as bicicletas não sejam motivo de conflitos familiares. A oferta em Nhamatada, constitui início da campanha de distribuição de bicicletas, que irá decorrer um pouco por todo o País, com vista a retenção da rapariga na escola, eliminar a prática das uniões prematuras, gravidezes precoces entre outros males. Para o distrito de Nhamatanda, o programa “Eu Sou Capaz”, prevê distribuir cerca de 1,916 bicicletas a igual número de raparigas em 14 Escolas Secundárias, nos distritos de Cheringoma, Marromeu, Caia, Maringué, Chibabava, Nhamatanda, Búzi e Beira.

16 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

#Eu Sou Capaz

17BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

-

-

#SEJE

Caiu o pano de fundo do IV Conselho Con cultivo do Instituto Nacional de Emprego (INEP), no distrito de Inhassoro, província de Inhambane. Focado no “ECOSSISTE MA do EMPREGO” moçambicano, visan do a geração de mais e melhores empre gos para jovens, o Secretário de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Oswaldo Petersburgo, orientou aquele órgão para dedicar todas as suas energias na busca de soluções para jovens moçambicanos, tendo como base as dinâmicas do quoti diano e realidade do país. “Queremos que o INEP continue a promover e a conec tar os diferentes actores do ecossistema de emprego em Moçambique, através de alocação de kits, estágios pré-profissio nais, centros de emprego, incubadoras de empreendedorismo, igualmente, gerar os seus relatórios periódicos de empregos (sempre em articulação com o Instituto Nacional de Estatística), para informar e formar os cidadãos”, disse o SEJE. No seguimento da sua intervenção, o Secre tário disse: “ao falarmos de emprego es tamos a falar de pessoas, estamos a falar de vidas- e vamos continuar a falar, de verdade e com verdade”. Durante estes dois dias de trabalho, este fórum contou com a presença e participa ção de diferentes entidades públicas e pri vadas que dão o seu contributo na geração de empregos em Moçambique. Destaca mos a presença da Sasol, Totalenergies, Huawei, Instituto Camões, GIZ, Organiza ção Internacional do Trabalho, bem como instituições do Estado, INE, INSS, MTSS, MAEFP, e MIC- IPEME.

-

INEP ENCERRA O SEU IV CONSELHO CONSULTIVO, FOCADO NO “ECOSSISTEMA DO EMPREGO”

18 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

FRANCISCA TOMÁS disse não querer ouvir que as bicicletas foram desviadas para outros fins. A governante explicou que os meios de locomoção comple mentam os pares de uniforme distri buídos as raparigas no ano passado, pelo Gabinete da primeira Dama da República. Para os pais e encarrega dos de educação presentes no evento, a dirigente pediu abstenção aos casa mentos prematuros e outros males que apoquentam a vida da rapariga.

#Eu Sou Capaz

EM MANICA, MAIS DE DUAS MIL RAPARIGAS IRÃO SE BENEFICIAR DE BICICLETAS PARA FACILITAR A DESLOCAÇÃO À ESCOLA

-

Mais de duas mil e trezentas bicicletas serão distribuídas ainda este ano, a igual número de raparigas na província de Manica. As bicicletas serão distribuídas numa primeira fase a 16 escolas, no âmbi to da retenção da rapariga no ensino, enquadrado no programa “Eu sou ca paz”.)

A Governadora de Manica recomen dou as beneficiárias para valorizarem os esforços do governo moçambicano, centrando atenções nos estudos.

O povoado de Manhene, no distrito de Manica testemunhou a entrega simbó lica de 146 bicicletas, para igual número de raparigas, num acto que vai decorrer nos 10 dos 12 distritos desta província.

19BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE 1916 BICICLETAS PARA IGUAL NÚMERO DE RÁPARIGAS NA PROVÍNCIA DE SOFALA No âmbito do programa Eu Sou Ca paz, que visa melhoramento do acesso à educação, retorno e retenção da Rapariga na Escola, o Governador de Província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha procedeu a entrega de 124 bicicletas a igual número de raparigas da 8ªClasse de Escola Secundária de OJasse.dirigente, apelou as beneficiárias o uso correcto para responder os esforços do Governo e reiterou para que as bicicletas não sejam motivos de confli tos familiares. De referir que, o programa Eu Sou Ca paz, prevê distribuir nos próximos dias 1,916 bicicletas a igual número de Raparigas em 14 Escolas Secundárias, nos Distritos de Cheringoma, Marromeu, Caia, Maringué, Chibabava, Nhamatanda, Búzi e Beira. #Eu Sou Capaz

20 BOLETIM INFORMATIVO-JUVENTUDE, NOSSA AGENDA # 2022#SEJE

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.