Revista O Sol 240

Page 1

Órgão de divulgação do Clube Jaó Fundado em novembro de 1962 Por Ubirajara Berocan Leite

Goiânia, GO Dezembro/2013 Número 240 Ano 51

O Clube Jaó em Revista

- Mais próximos da natureza - Novo Educandário YARA - Os atletas do futuro - O Jaó muda por você


Expediente

O Clube Jaó em Revista

O Clube Jaó em Revista Uma produção do Departamento de Comunicação

Expediente Diretoria - Gestão 2013 - 2016: Presidente: Felippe Gillet / Vice-Presidente: Cairo Alberto de Freitas / 1º Secretário: Ricardo Vaz da Silva / 2º Secretário: Luciano Pedroso / 1º Tesoureiro: Odonel Martins de Oliveira / 2º Tesoureiro: Pedro Perocan Veiga / Diretora Social: Eliete Junqueira / Diretor de Esportes: Willian Mendes / Diretor de Patrimônio: Luiz Mendonça Conselho Consultivo: Ademir da Cunha / Airton Machado de Araújo Junior / Aselmo Pereira / Antônio Ramos Lessa / Arthur Edmundo Rios / Fabyola Thereza Migliorini / Gilberto Gomes do Prado / Mirna Mariano Tristão / Luciene Tavares Gontijo Suplentes do Conselho Consultivo Romes Batista Alves / Hamilton Carneiro / Sussumo Taia Conselho Fiscal: Fause Musse / Juarez Rodrigues de Bessa / Raimundo Nonato Maciel Suplentes Do Conselho Fiscal Marcos das Neves / Natercio Ferreira Brunes Coordenação Administrativa: Wagner Silva / Coordenação de Comunicação: Lucy Névoa / Redação: Ana Helena Borges, Fernanda Bartoccini e Itala Carvalho/ Projeto Gráfico e Diagramação: Anderson Novais de Freitas / Fotos: Ana Helena Borges, Anderson Freitas, Arquivo Digital Jaó, Denilson Canoli, Espaço Fotográfico, Goiânia 360 - Totem Xis, Kerolen Tanne, Luciano Fernandes, Lucy Névoa, Marcos Vinicios, Solimar Oliveira, Tiago Lima, Wanner Marçal, Wagner Silva, Randes Nunes, Zerosa Filho / Fontes de pesquisa: Arquivo histórico do Clube Jaó / Comercialização: Departamento de Comunicação – (62) 3269-8010 /3269-8050 Telefones Úteis: Geral: (62)3269-8000 / Administração: (62) 3269-8015 - fax: (62)3269-8015 / Venda de Títulos: (62)3269-8021 / 3269-8001 / Central de Atendimento: (62) 3269-8026 / Cobrança: (62) 3269-8028 / Jaó Esporte e Lazer: (62)3269-8049 / Academia Jaó Clube: (62) 3269-8081 / Jaó Convention: (62) 3269-8065 / Jaó Restaurante e Buffet: (62) 3269-8024 / Sol Music Hall: (62)3087-7680 / Comunicação: (62)3269-8010 / Manutenção e Obras: (62) 3269-8063 / Recursos Humanos: (62)3269-8042 Endereço: Av. Quitandinha nº 600, Setor Jaó, Goiânia – GO – 74673-060 Telefones: (62) 3269-8021 / 3269-8001. www.jao.com.br / e-mail: clube@jao.com.br Capa: Piscina Recreativa e Kamikaze por Anderson Novais Artigos assinados, anúncios ou informes publicitários não refletem, necessariamente, a opinião da Revista O Sol do Clube Jaó, sendo de inteira responsabilidade de seus autores e anunciantes.

Dezembro/2013

|

2

Tiragem: 3.000 exemplares Impressão: Gráfica Art3 (62)3218-2233 Distribuição dirigida.

Editorial Estimado leitor,

E

ntregamos em suas mãos uma ferramenta de informação, a Revista O Sol. Com ela você vai ficar por dentro de tudo o que acontece no Clube Jaó, as atividades do esporte, da academia, recreações, lazer, shows na piscina, colônia de férias, campeonatos, melhorias no clube, ações ambientais, projetos sociais, eventos corporativos, eventos sociais, culinária, réveillon, educação, segurança e muito mais. Vai compreender que o Clube Jaó vai muito além do Jaozinho Acqua Park com piscinas climatizadas, do Kamikaze com 16 metros de altura ou da área verde com a riqueza de belezas naturais. O Clube Jaó tem trabalhado em ações sociais, pois acredita na disseminação da solidariedade como transformação social, as provas disso são a Campanha Jaó Solidário e o Projeto Ciclo Olímpico. O Clube Jaó é o clube da família goiana, aqui você pode encontrar seus familiares e amigos num ambiente agradável, seguro e com o conforto que você procura para seus momentos de lazer. Ao virar cada página, você querido leitor, vai constatar que o Clube Jaó é um clube de vantagens!


índice

O Clube Jaó em Revista

Meio Ambiente 06....................................

Nova sede do Educandário Yara .....................................

06

Lazer e diversão 12....................................

18

Melhorias .....................................

Dezembro/2013

|

3

Ações Sociais 34....................................


Relacionamento

O Clube Jaó em Revista

Um Clube cheio de Vantagens

N

uma área de 550 mil m² em Goiânia está localizado o clube que mais tem vantagens para oferecer a seus associados, o Clube Jaó, há mais de 50 anos fazendo a diferença na vida dos goianienses com o que há de melhor em lazer e diversão, são:

• 03 parques aquáticos com 07 piscinas sendo uma de ondas, a pioneira no Estado; • 09 quadras de tênis (saibro); • 03 quadras poliespor­tivas e 01 ginásio poliesportivo; • 02 campos de futebol (sendo 01 com grama sintética);

• • • • • •

Bosque com churrasqueira; Lanchonetes; Restaurante; Sauna; Salas para conferências; Espaço para eventos

Dezembro/2013

|

4

Conjunto de Piscinas

Tudo isso numa área de excepcional beleza natural, ideal para toda a família e amigos. As crianças vão adorar o Jaozinho Acqua Park que conta com: escorregadores, toboágua, rampa/escorregador molhados, cogumelo e arco-íris em formato de cascata e rede de travessia.

Jaozinho Acqua Park


O Clube Jaó em Revista

• • • • •

Qualidade de vida Atividades de lazer e esporte Atrações nas piscinas Boa localização Amplo estacionamento

Tudo isso e muito mais para você que valoriza bons momentos de lazer, saúde e descontração. Você não pode

Relacionamento

Benefícios ficar fora desse clube de vantagens!!! Consulte um dos nossos consultores e seja sócio do Clube Jaó. Aproveite a promoção e, pagando a semestralidade da taxa de manutenção antecipada, o associado ganha um super desconto e um lindo brinde. Associe-se!Venha ter vantagens com o Clube Jaó. Piscina Recreativa

Bem estar em primeiro lugar

Parque Aquático

Além disso, todos os finais de semana a programação de lazer e recreação é super animada. Tanto as crianças quanto os adultos se divertem com aulões da dança, spinning ou hidro, competições e gincanas tudo para fazer do seu fim de semana um momento de descontração . Outra atividade de destaque que garante o agito do fim de semana em ritmos diversos, são os shows nas piscinas. Bandas e grupos musicais de diferentes gêneros trazem para as beiras das piscinas o melhor do MPB, samba, sertanejo, pagode, entre outros. É a união do útil ao agradável.

| Lago Jaó

Dezembro/2013

São mais de meio milhão de área verde conservada no Clube Jaó para trazer o meio ambiente bem mais perto do associado. Os grupos Vida Ativa e Mexa-se sentem na pele o que é estar em contato com a natureza, através das caminhadas na mata recuperada.

5

Meio ambiente


Meio Ambiente

O Clube Jaó em Revista

Mais próximos da natureza

O

Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado em 5 de junho, foi comemorado pelo Clube Jaó com a realização de uma trilha ecológica na área de preservação do clube. A iniciativa foi uma parceria com a Acieg Jovem e apoio da Tamburil Garden com o objetivo de aproximar os participantes do bioma cerrado em seu estado natural.

Além disso, a trilha oportunizou desfrutar de uma ati­vi­dade em contato com a natureza em meio à paisagem urbana e disseminar as práticas sustentáveis. Celebrado anualmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização sobre a necessidade de um crescimento aliado à sustentabilidade.

Moisés Roriz (Vice Presidente da Acieg Jovem) Plantou uma muda de bálsamo para marcar a data

Diretoria Jaó, Associados, Membros da Acieg Jovem participaram do evento

Felippe Gillet (Pres. Social Jaó), Maria Fleury e Moisés Roriz (Vice Pres. Acieg Jovem)

Jaó amigo da árvore Dezembro/2013

|

6

E Trilha na Mata-Vida Ativa e Mexa-se

m comemoração ao Dia da Árvore, o Clube Jaó promoveu na manhã do dia 21 de setembro, uma Trilha na Mata, na área de preservação do clube. Com saída do Bosque Babaçu, os participantes receberam orientação para o alongamento e após

a trilha, plantaram mudas de plantas nativas como contribuição para a sustentabilidade e em uma prática simbólica de preservação ambiental. A iniciativa dá continuidade à preservação dos mais de 200 mil m2 de mata do Clube, visando à sustentabilidade.


Jaó, pioneiro em ações ambientais no Estado Nas últimas quatro décadas o Clube Jaó teve papel fundamental para a manutenção da área verde de Goiânia. Somente na década de 1970, quando o tema de meio ambiente ainda não figurava como destaque, foi construído um dique de 2,5 quilômetros para a formação de um lago no local onde havia uma antiga represa do Rio Meia Ponte. Nos anos de 1980 as ações foram centradas para a nascen-

Meio Ambiente

O Clube Jaó em Revista

te e para o córrego Jaó, com a revitalização de 40 mil m² da área da primeira e 15 mil m2 da segunda. Com a finalidade de dar continuidade ao trabalho, em 1988 o Clube Jaó comprou a área que margeia o córrego Jaó. A partir de 1990, o Clube Jaó permitiu que uma área de pasto com de extensão de 200 mil m² fosse novamente transformada em bioma, com uma bela mata típica do cerrado.

Área conservada e preservada

Bosque Babaçu

|

bras dessas árvores e o mais importante, respirar um ar mais puro. São essas as mudas: Jenipapo, Abricó-de-macaco, Palmeira Real, Palmeira Rabo de Peixe, Pau formiga, Ipê do Cerrado e Palmeira Areca.

Muda plantada no Bosque Babaçu

Dezembro/2013

Comprovando a atenção que o Clube Jaó tem com o meio ambiente, em fevereiro foram replantadas mais de 50 mudas de árvores no Bosque Babaçu. Dessa forma o Clube além de cuidar da natureza ainda preza pelo bem estar dos associados que poderão apreciar as som-

7

Recompondo o Bosque Babaçu


Educação

O Clube Jaó em Revista

Educação Infantil .....................do Maternal ao Jardim II (crianças de 2 a 5 anos); Ensino Fundamental ............................do 1º ao 5º Ano. Horários:

Dezembro/2013

|

8

Matutino: 7h45 às 12h; Vespertino: 13h30 às 17h45; Período Integral: 7h45 às 17h45 (para crianças a partir de 3 anos)

Tel.: 62 - 3093-7036 Matrículas Abertas


O Clube Jaó em Revista

Ano novo, escola nova

Comodidade Com a transferência de local, o EducandárioYara visa não apenas o bem-estar dos alunos, mas também dos pais. Pensando nisso, a instituição preocupou-se em construir um estacionamento amplo, capaz de proporcionar segurança e praticidade no momento de deixar ou buscar seus filhos na escola. O acesso entre as salas de aula e a área administrativa, contam com cobertura, evitando a excessiva luz solar, além de proteger em dias chuvosos. As salas ganharam amplitude, melhorando a circulação, ventilação do ar e iluminação. Para o lazer, a novidade é para as meninas com a modalidade esportiva do ballet, além disso, a nova estrutura oferece piscinas

climatizadas, quadra poliesportiva com as dimensões adequadas para a faixa etária dos alunos e um playground exclusivo para os pequenos da educação infantil. O ensino também será modernizado através da sala de informática móvel composta por tablets individuais para os alunos e projetor de última geração para os professores. É importante ressaltar as novidades da cantina que contará com a consultoria de uma nutricionista para supervisão dos lanches dos alunos regulares e na elaboração dos cardápios do período integral. Para a presidente do Educandário, Silvia Marçal Pinheiro, a expectativa é oferecer um ambiente projetado e planejado para atender cada aluno da melhor maneira possível. “Isso sem perder o nosso diferencial que é o contato com a natureza. A escola está ao lado de uma imensa área verde de preservação que possibilita um clima agradável mesmo nos dias quentes”, destaca Sílvia.

|

criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetos, das relações, do espaço, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar.

Dezembro/2013

A

tradição em educação infantil do Educandário Yara ganha um espaço completamente reformulado para garantir mais qualidade e conforto aos seus alunos e pais. A escola contará com um prédio mais amplo, cercado por muito verde, localizado ao lado do Clube Jaó. Com o objetivo de proporcionar mais bem-estar aos pequenos que compõem o corpo docente da instituição, a escolha do local casa com perfeição com o conceito de preservação e valorização ambiental, uma das preocupações do Clube Jaó e da escola. Nele, as crianças contarão com mais liberdade para explorar a natureza, realizar brincadeiras e aprender de forma agradável, estimulando a integração e socialização dos alunos. Com o novo espaço, o Educandário ressalta a sua proposta pedagógica, baseada na teoria Sócio-Interacionista de Lev Vygotsky, que procura levar a

9

Sede do Educandário Yara será transferida para área mais ampla, cercada por muito verde e contará com estrutura totalmente repaginada


Educação

O Clube Jaó em Revista

Crianças com a mão na massa, ou melhor, na terra... O Educandário Yara colocou os alunos para sujarem as mãozinhas com o plantio de mudas de árvores na escola, afinal de contas, quanto mais cedo se adquirir consciência ambiental mais o planeta têm a ganhar.

Dezembro/2013

|

10

C

om o intuito de motivar a integração entre alunos e o meio ambiente o Educandário Yara promoveu o plantio de mudas de árvores no pátio da Escola e na área de preservação ambiental com a participação dos próprios alunos. Ao todo participaram da atividade trinta alunos, que com o apoio da equipe de jardinagem do Clube Jaó, coordenados por Clezio Martins, receberam orientações sobre como cuidar para que as raízes das árvores não tenham cupim através do uso da cal antes do plantio. Cem mudas de diversas espécies foram cultivadas —— Oiti —— Jambo —— Pau Formiga —— Ipê

Plantio na área de preservação

—— Caraíba —— Pau Brasil —— Eucalipto A aluna Lis Melo de 10 anos que cursa o 5º ano no Yara, revelou durante entrevista sua satisfação em participar de mais uma edição do plantio de árvores da escola. “Ano passado nós plantamos na exposição do Yara é muito importante porque ajuda na preservação ambiental”, disse.

Lis Melo aprendendo a plantar

Yara Berocan ajuda alunos no plantio

Clezio (Parque e Jardins) explica o uso da cal

Para a diretora administrativa do Educandário, Yara Berocan, o intuito da ação vai além de fazer as crianças interagirem com o meio ambiente através do plantio, mas que elas tenham o contato cotidiano. “Elas vão poder acompanhar o crescimento das árvores diariamente”, salienta, segundo ela, que cada aluno receberá a identificação da árvore que ele plantou, dessa forma ficará mais fácil para acompanhar.


Equipe fera de recreação a serviço da diversão!

Lazer

O Clube Jaó em Revista

P

A equipe Fera de Recreação agitando no Conjunto de Piscinas

ular como pipoca e ficar doce como algodão doce, isso o que aconteceu no Dia das Crianças do Clube Jaó. Além de comer o que a garotada gosta, à vontade, os baixinhos se divertiram com o mascote Jaozinho e também com os palhaços Boca Aberta e Zé Linguiça que fizeram a alegria da garotada durante todo o evento. Uma das novidades na data foi a disponibilização de todas as atrações e brinquedos do clube gratuitamente para as crianças. Os pequenos se remexeram com as atividades programadas como; zumba kids, hidro e axé infantil e ainda sobrou energia para os torneios esportivos, brinquedos, perna-de-pau, touro mecânico e pula-pula entre outras e, com a coordenação da Equipe Fera de Recreação. Mais uma edição de sucesso do Dia das Crianças no Clube Jaó. Todos os finais de semana e feriados a Equipe Fera de Recreação está presente nos parques aquáticos interagindo com a garotada. Tragam seus filhos e amiguinhos para se divertirem.

Equipe Fera de Recreação fantasiados

Hidro axé no Conjunto de Piscinas

Torneios relâmpados com as crianças

Touro mecânico

O mascote Jaozinho e os associados mirins

Dezembro/2013

|

11

Palhaços, o mascote Jaozinho na recepção aos associados mirins

Diversão no Kamikaze


Lazer

O Clube Jaó em Revista

Férias no Jaó

F

azendo a diversão da garotada, a Colônia de Férias do Jaó em sua 103ª edição foi um grande sucesso, cerca de 1.000 coloninhos de 2 a 17 anos participaram das atividades.

Alimentação saudável E para fazer todas essas atividades é preciso ter pique e principalmente se alimentar bem, por isso, as refeições são balanceadas e preparadas por uma nutricionista. Uma delícia!

Movimento + ação

Dezembro/2013

|

12

Trilha ecológica, gincanas, atividades radicais, festa temática, acampamento, cinema, pescaria, boliche, muita diversão e cultura tudo isso fez a alegria dos que participaram da 103ª Colônia de Férias do Jaó. O evento teve início em 1º de julho e seguiu com as atividades até dia 26 de julho. Os pais e responsáveis puderam optar pelo horário integral ou parcial.


www.jao.com.br clubejao

@ClubeJao

clubeJao

Lazer

O Clube Jaó em Revista

(62)3269-8049 Garanta

sua vaga!

2013 DEZEMBRO de 16 a 20

JANEIRO/14 6 a 10 e de 13 a 17

É

sem dúvida a melhor alternativa de férias para crianças e adolescentes de Goiânia e região metropolitana. Não fique de fora da próxima: 104ª Colônia de Férias do Jaó que já tem data marcada, de 16 a 20 de dezembro de 2013, e de 6 a 17 de janeiro de 2014.

Venha se divertir com a gente!

Dezembro/2013

|

13

Parceiros das Colônias ediçôes: 102ª, 103ª e 104ª.


Lazer

O Clube Jaó em Revista

a n i c s i p na

Música com diversão

P

ara alegrar ainda mais os sábados, domingos e feriados o Clube Jaó realiza os tradicionais shows nas piscinas trazendo para a programação do clube diversas atrações musicais durante o ano de 2013. Foram diversos ritmos e estilos musicais que agitaram os finais de semana dos associados e convidados. Os embalos começaram a partir das 11 horas e garantiram a diversão em volta das piscinas.

Confira quem passou por aqui...

Dezembro/2013

|

14

Ludmilla Vitti Balaio de Bambas O grupo agitou a galera com muita MPB para os amantes da música de qualidade. Grandes artistas como Adoni-

ran Barbosa, Chico Buarque e Noel Rosa foram interpretados pelos músicos.

Com repertório diversificado que vai do MPB ao pop nacional e internacional, interpretações de hits consagrados de Zeca Baleiro, Gal Costa, Adriana Calcanhoto, Tim Maia, Eagles, Guns N´ Roses e U2, a cantora agitou o Clube.


Lazer

O Clube Jaó em Revista

Márcio Leonardi

Marcos Antônio e banda

O “Cara da Malemolência”, o cantor apresentou no clube grandes sucessos do sertanejo universitário, axé e arrocha.

Os diversos ritmos e gêneros da banda animaram os associados e visitantes do Clube Jaó.

Divas do Samba

As vozes femininas trouxeram ao clube grandes sucessos de Luiz Americano, Severino Araújo, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e Garoto, além dos clássicos do samba.

Banda Versality – A banda levou aos presentes grandes versões do samba MPB e Pop Rock. Formado por dois percussionistas, um violonista e um saxofonista a banda tem sete anos de carreira e já tocou em diversos bares de Goiânia. Venha participar deste projeto. Informe-se na Gerência de Esporte e Lazer: (62) 3269-8049.

|

pop brasileiro nos anos 80, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Ira, Lulu Santos e muitos outros que até hoje conquistam muita gente com suas músicas. Amigos do Samba – Pandeiros e tamborim marcaram a apresentação dos músicos que trouxeram para o Clube Jaó sucessos do samba gafieira e samba de raiz.

Dezembro/2013

Grace Venturini – Tem repertório com ritmos variados, ela canta músicas próprias, inspiradas em Amy Winehouse, Elis Regina, Whitney Houston, Clara Nunes e Billie Holiday Banda Voice – O conjunto mescla clássicos e o que há de mais atual na música brasileira. Forró, dance, axé, anos 60, 70 e 80. Junior Seabra – Cantou os grandes nomes do rock

15

E mais...


Dezembro/2013

|

16

Social

O Clube Ja贸 em Revista


Gestão afiada

Luiz Humberto Melo (Superintendente Adm. Jaó), Veruska Dutra, Maria Fleury e Felippe Gillet (Presidente Social do Clube Jaó)

17

Falando em clubes... O Dia Nacional dos Clubes Esportivos e Sociais, comemorado em 9 de novembro, foi celebrado pelo Clube Jaó que preparou uma programação diversificada e agradou a todos. Às atividades envolveram torneio relâmpago livre, aulão

de spinning, aulão de ritmos e hidro, show na piscina, torneio infantil de futebol, 2ª duathon aquático e recreação especial.

|

O tema abordado este ano foi ‘Unidos Somos Mais Fortes’. As palestras tiveram foco em gestão operacional, marketing e recursos humanos, além dos destaques para a integração entre os gestores, uma maneira de trocar experiências, informações e situações que deram certo.

Dezembro/2013

C

riar perspectivas e formar planos de ação voltados aos clubes esportivos sociais, esse foi o objetivo do 24º Congresso Brasileiro de Clubes Sociais, edição 2013 que aconteceu entre os dias 14 e 17 de novembro, em Campinas (SP). O Clube Jaó como filiado à CBC – Confederação Brasileira de Clubes e como representante de Goiás no conselho da instituição enviou o superintendente do Clube Jaó, Luiz Humberto Melo e o presidente social, Felippe Gillet, que conferiram pessoalmente as novas vertentes para agregar melhorias ao clube.

Administração

O Clube Jaó em Revista


Manutenção e Obras

O Clube Jaó em Revista

O JAÓ MUDA POR VOCÊ Com o intuito de garantir sempre o bem estar e qualidade do ambiente para os associados, o Clube Jaó reformou e adaptou vários espaços, com novas cores e acessibilidades.

Cores

O Jaozinho Acqua Parque e o Bar das Ondas receberam novas pinturas.

Acessibilidade O estacionamento do Jaó agora conta com nove vagas preferenciais (para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais). A alteração foi feita em cumprimento ao previsto em Leis que tratam da prioridade de atendimento às pessoas porta-

doras de necessidades especiais e também de acordo com o previsto do Estatuto do Idoso. A calçada externa ao redor do Clube também foi toda reformada e a pista em frente ao bar do tênis foi recuperada permitindo mais acesso aos cadeirantes.

O QUE TEM DE NOVO

Dezembro/2013

|

18

Restaurante:

• Três equipamentos novos de ar condicionado de 60.000 BTUs, juntamente com cortinas de ar; • Novo caixa; • Aumento do número de mesas e cadeiras, inclusive infantis; • Duas televisões de LED; • Almoxarifado para produtos perecíveis e não perecíveis


O Clube Jaó em Revista

Manutenção e Obras

Área de lazer: • Kamikaze reformado; • Espreguiçadeiras das piscinas totalmente reparadas.

Academia Jaó: • Nova sala do ballet; • Reparos na estrutura; • Adequação do equipamento de ar condicionado.

Área de Eventos: • Sala da Noiva; • Reforma do almoxarifado de bebidas do Jaó Convention; • Salão Social: Divisórias articuladas com a possibilidade de formar até três salas de conferências.

LEMBRE-SE! O Clube Jaó também é seu, ajude a zelar desse patrimônio!

Mais conforto e qualidade é isso que o Clube Jaó quer que você tenha com todas essas reparações.

tenistas, será feito um contrato de manutenção com técnicos especializados para supervisionarem periodicamente as condições das quadras.

|

Será um aperfeiçoamento geral na parte do tênis, arquibancadas e pinturas também estão incluídas. E para dar continuidade nesse avanço para os

Dezembro/2013

Prepare o tênis a raquete e as bolinhas amarelas, pois o Clube Jaó está reformando as quatro quadras de tênis de saibro. Segundo o departamento de engenharia a reforma está sendo aplicada na correção de todo o piso da quadra, mudando o material da superfície por completo.

19

Para os tenistas:


O Clube Jaó em Revista

Eventos

Programa

CORPORATIVAS Bráulio Candian Jr. Diretor Grupo MCL

C

om o lançamento do programa Jaó Soluções Corporativas em parceria com o Grupo MCL, o Clube Jaó se inseriu no cenário corporativo trazendo soluções que contribuem para a evolução da sua empresa de dentro para fora.

Dezembro/2013

|

20

O que é? Não é novidade que motivar o funcionário é investir no crescimento da empresa, para isso não basta apenas oferecer o local para realização de eventos, mais importante que isso é oferecer a solução. É exatamente isso o que o Jaó Soluções Corporativas faz, oferece serviços de atendimento às empresas, a partir da utilização da infraestrutura do local para que as corporações realizem atividades promocionais e de desenvolvimento profissional de seus colaboradores, juntamente com o apoio na elaboração de projetos, tais como cursos, palestras, convenções, seminários e treinamentos. Isso tudo na área que só o Clube Jaó tem: • Estrutura de salas e equipamentos • Consultores, facilitadores e palestrantes • Três parques aquáticos • Ginásio poliesportivo • Quadras de tênis • Campos de futebol • Restaurante • Lanchonetes • Espaço para churrasco • muito mais...

Reunião de lançamento do Jaó Soluções Corporativas

Salão Social

Visitação às áreas externas

Seja para divertir, qualificar, treinar, empreender o Clube Jaó tem a solução, Jaó Soluções Corporativas. Informe-se pelo telefone: 62- 3269-8023.


Dezembro/2013

|

21

O Clube Ja贸 em Revista


Eventos

O Clube Jaó em Revista

Venha comemorar a chegada de 2014 em grande estilo!

Dezembro/2013

|

22

B

ranco, dourado, vermelho, amarelo ou rosa, não importa qual a cor da vestimenta, o que vale é a sua intenção em terminar e começar o ano em grande estilo. Para isso acontecer o Clube Jaó organiza o mais tradicional evento de virada do ano em Goiânia, o Réveillon Jaó 2014. A partir das 21 horas do dia 31 de dezembro de 2013, no Salão Social do Clube você vai vivenciar a melhor festa de final de ano, tudo preparado e pen-

sado nos mínimos detalhes para fazer da sua noite inesquecível junto à sua família e amigos queridos. Os convites estão à venda Central de Atendimento do Clube Jaó. As mesas são de 4, 6 e 10 lugares. Ao som da Banda YOUNG, os convidados festejarão o novo ano regados a um Buffet All Inclusive: Bebidas, champagne para o brinde, buffet de frios, ilha teen, jantar, mesa de frutas e buffet de café da manhã.

Papais e mamães podem ficar tranquilos porque o Clube Jaó também pensou nos seus pequenos. O Espaço Kids para crianças de 0 a 12 anos terá berçário, fraldário, brinquedoteca, sala de vídeo, jogos eletrônicos, pula-pula, pintura facial, piscina de bolinhas, atividades sócio recreativas com monitores e recreadores especializados. O evento terá ainda show pirotécnico e laser, área para estacionamento e atendimento ambulatorial.


Dezembro/2013

|

23

Eventos

O Clube Ja贸 em Revista


Restaurante

O Clube Jaó em Revista

Restaurante Jaó

A

mbient e a gr adáv el , climatizado, com conforto, funcionários treinados para prestar um bom atendimento e, acima de tudo, comida de qualidade com alto valor nutritivo, esses são os diferenciais do Restaurante Jaó. Se destacando dos demais restaurantes da região o Restaurante Jaó fez alguns ajustes no decorrer no ano para melhor em serví-lo. • Controle de qualidade verificado através da aferição e controle da temperatura dos alimentos diariamente. • Coleta de amostras dos alimentos. • Controle da temperatura dos equipamentos (refrigerador, congelador e expositores quente e frio). • Treinamento para qualificação dos colaboradores

Restaurante Jaó

Salada de Verão

Nutrição

Dezembro/2013

|

24

Semana do Diabetes Com o intuito de conscientizar e informar sobre os riscos e prevenção do diabetes o Restaurante Jaó promoveu ações distribuindo folhetos informativos, fazendo degustações de preparações diet e light, juntamente com livretos das receitas e teste de glicemia com um profissional da área.

Associados e funcionários do Clube Jaó receberam orientações sobre o planos de educação nutricional. Nessa ação foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) e em seguida cada participante recebeu as orientações de acordo com a classificação obtida.


Restaurante

O Clube Jaó em Revista

Judocas saudáveis

Alunas do Judô e nutricionistas do Restaurante Jaó

Por meio de parceria entre as equipes de judô e nutrição do Clube Jaó aconteceu o 1º Festival Salada de Frutas de Judô. O objetivo foi de ressaltar a importância em ingerir alimentos saudáveis e os efeitos prejudiciais do consumo de alimentos industrializados. O Festival foi encerrado com salada de frutas para todos.

Receita - Sagu de Frutas Ingredientes • • • • • •

1 xícara (chá) de sagu 1 lata de leite condensado 1 vidro de leite de coco 1 manga pequena picada 2 kiwis picados 300g de melão

| Dezembro/2013

Cozinhe o sagu em água fervente até que esteja transparente. Escorra e passe pela água fria. Junte o leite condensado e o leite de coco e leve para gelar até o momento de servir. Misture as frutas, distribuindo-as em taças e em seguida cubra com o sagu.

25

Modo de preparo


Esporte

O Clube Jaó em Revista

Olinverno, as Olimpíadas do Jaó

Durante o evento promovido no primeiro semestre de 2013 atletas puderam conhecer a estrutura de uma competição aos moldes de uma Olimpíada

Berocan Filho (Pres. Adm. Jaó), Felippe Gillet (Pres. Social Jaó), Anselmo Pereira (Vereador), Willian Mendes (Dir. Esportes Pref. Goiânia), Carlos Soares (Vereador), Diogo Silva (Alteta Olímpico), Wellington Peixoto (Vereador), Sebastião Peixoto (SEMEL)

Dezembro/2013

|

26

M

ais de 60 equipes e aproximadamente mil atletas, do pré-mirim ao adulto, reunidos em uma competição realizada de 11 de maio a 30 de junho que remonta a estrutura de uma Olímpiada, em quatorze modalidades. A Olinverno 2013 chegou à 26ª edição neste ano se consolidando, mais uma vez, como uma das maiores competições esportivas voltadas para o público sócio amador do Estado de Goiás. De acordo com o superintendente de Esportes do Clube Jaó, Willian Mendes, é uma oportunidade para se descobrir novos atletas das modalidades olímpicas. “Com a Olinverno desenvolvemos e contribuímos também para a socialização por meio de

esporte, dando maior dinâmica ao calendário das equipes que ainda não conquistou o número de competições ideal, o que as deixa ociosas”, comenta o superintendente. Já o presidente administrativo, Berocan Filho, afirma que competições como essa são essenciais para garantir a longevidade dos clubes. “O clubes dependem muito mais do esporte do que do parque aquático. É bom para o público e para o esporte. Mesmo quando haviam interrompido as leis de incentivo nós continuamos a realizar a competição, é nosso trabalho, porque acreditamos no esporte”, ressalta e enfatiza a ligação do clube com a prática esportiva desde a sua fundação.

Abertura A solenidade de abertura promovida no primeiro dia da competição contou com a presença de autoridades ligadas ao meio esportivo e também o sétimo maior atleta de Taekwondo do mundo, Diogo Silva, e do lutador de Taekwondo goiano, Leonardo Gomes dos Santos.

Clínica ministrada por Diogo Silva e Leonardo Gomes aos atletas do Taekwondo


—— O Sol - Qual o benefício das Olímpiadas para o País, especialmente, em relação as modalidades olímpicas já que o Brasil não tem uma cultura esportiva volta-

—— O Sol - Durante o período em que você está aqui pode conhecer um pouco da estrutura e das atividades do Clube Jaó. Qual foi sua impressão sobre o clube? —— Nunca entrei em um clube que tem escola dentro. A iniciativa de unir lazer, educação e esporte traz um ambiente fantástico para a formação. A paisagem é ótima para treinos porque diminui o stress fazendo com o que atleta renda mais. Clube que não tem vivência com o esporte não tem como sobreviver, a durabilidade e a estrutura que vi no Jaó demonstram como é bom unir os três. —— O Sol - Quanto a importância do esporte para o aprendizado de cidadania, o campeão Diogo Silva é um exemplo, uma vez que sua mãe o colocou no taekwondo para que você parasse de brigar na escola? —— (risos) Claro que sim, minha vida foi baseada no esporte. Comecei com sete anos, meus dias foram construídos junto com os treinos. O Diogo Silva de hoje é reflexo

Diogo Silva, Luiz Humberto Melo (Sup. Jaó), Berocan Filho (Pres. Adm. Jaó) e Leonardo Gomes

27

D

e menino hiperativo, acostumado a entrar em confusões na rua, a campeão mundial militar, Diogo Silva percorreu um longo e árduo caminho até o sucesso. Quando resolveu dedicar sua vida ao Taekwondo, o esporte era praticamente desconhecido no País e nem fazia parte do programa olímpico. Suas vitórias pessoais, aos poucos, chamou a atenção do público. O atleta se consagrou ao conquistar o ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, figurou entre os primeiros colocados de praticamente todas as principais competições mundiais da modalidade. Suas vitórias, conquistas e desempenhos o tornaram o sétimo maior e melhor atleta de Taekwondo do mundo, segundo World Taekwondo Federation (WTF) e hoje é o principal nome do esporte no Brasil.

—— O Sol - As crianças, até mesmo de outras modalidades, ficaram empolgadas como sua presença. É uma troca de energias? —— A maioria das pessoas conhece o atleta somente pela televisão, por ela fica sabendo de relatos e história. Quando se está perto, como agora, é mais do que ver é escutar, é sentir tudo que a pessoa passou e tem a ensinar, como uma prova palpável de que é possível superar as dificuldades. Conversar com referências, frente a frente, faz com que a gente queira conseguir superar tudo. Foi assim comigo, acho que a empolgação mostra que é assim com elas também.

|

Entrevista Diogo Silva

do aluno de taekwondo porque a modalidade exige respeito, disciplina. Qualquer aluno de taekwondo é educado dessa forma, com esses ensinamentos.

Diogo Silva

Dezembro/2013

Diogo Silva falando aos atletas da Olinverno

da para a formação de atletas para esse tipo de competição? —— O Brasil não tem cultura esportiva só futebolística. Com a Olímpiadas de 2016 será possível reviver o espírito esportivo para outras modalidades também. Historicamente, o País não tem escolas, muito menos investimentos, as Olímpiadas não vai mudar muito este quadro, mas vai reviver por causa da mobilização que é muito grande, o que já é muito bom porque chama a atenção das pessoas para existência de outros esportes.

Esporte

O Clube Jaó em Revista


Esporte

O Clube Jaó em Revista

Leonardo Gomes

Entrevista - Leonardo Gomes

O

Dezembro/2013

|

28

goiano Leonardo Gomes dos Santos conheceu o taekwondo em 1994, ao acompanhar um treino de seu primo, e passou a praticar a modalidade. Em 1995, participou de seu primeiro torneio, um Campeonato Brasileiro Infantil, e conquistou o terceiro lugar. Em 2002, quando o atleta foi convidado a integrar a seleção olímpica. Sua sorte começou a virar em 2003 ao conquistar o título dos Jogos Sul-Americanos. No Mundial Universitário de 2004, ele conquistou a medalha de prata. Em 2005, noCampeonato Mundial, em Madri, foi o sexto colocado. No ano de 2007, conquista da medalha de bronze no Pan-Americano. —— O Sol - Os governantes tem buscado, mesmo a passos lentos, aumentar os investimentos para o esporte. A estratégia adotada, que é baseada em aumentar verba para clubes, times, incentivar empresas públicas a investir em marketing esportivo e desenvolver política de dedução de impostos para quem investe em esporte, é suficiente?

—— Essa estratégia já é um gigante passo para a melhoria. Mas não é suficiente. É preciso dar melhores condições para formação de atletas e treinos t ambém. Dinheiro para fazer isso tem, falta ser bem administrado. E isso começa com uma mudança de cultura que tem que iniciar com a base, com os futuros atletas que são os atuais talentos. Lembrando que a maioria dos grandes talentos não Brasil não chegam a ser descobertos porque não há oportunidade para que eles apareçam. —— O Sol - A ideia de trazer atletas de renome nacional para competições internas, como foi feito pelo Clube Jaó, é uma boa iniciativa? —— Sim, porque faz despertar o interesse tanto pela necessidade de valorização quanto para os novos atletas que tem a oportunidade de conhecer seus ídolos ou adotarem um ídolo. Pessoas que conseguiram apesar de tudo mostram que é possível, principalmente, quando é um atleta olímpico porque ele é uma referência. A partir de um momento em que você coloca um atleta para conversar com futuros atletas você mostra a esse novo esportista o caminho. Se eu tivesse tido mais oportunidades como esta com certeza teria economizado alguns erros.

—— OSol - Recentemente foi divulgada uma pesquisa na Folha de S. Paulo que aponta a migração de talentos brasileiros para outros países com a finalidade de alcançar o sonho. Você já pensou em fazer o mesmo? —— Fico emocionado todas as vezes que participo de eventos como a Olinverno e vejo o carinho das pessoas. Gosto muito daqui. É claro que isso passa na cabeça do atleta porque aqui não tem melhores oportunidades por falta de gerenciamento, os resultados não dependem somente do atleta. Mesmo assim nunca pensei efetivamente, pode ser que no final seja uma frustração, mas eu vou ter a certeza que fiz tudo que podia para levar a bandeira do meu Estado e do meu País. —— O Sol - Esta não é a primeira vez que você acompanha a realização de competições esportivas no Jaó. Como você avalia o que já foi feito e a Olinverno hoje? —— A Olinverno é a concretização da união entre esporte, lazer e educação. Para ter uma boa Olímpiadas, não somente um evento bem organizado, mas também com um quadro cheio de medalhas, o Brasil precisa seguir este modelo. É esse projeto tem que ser feito em todos os lugares. É difícil ser atleta no País do futebol. O Jaó permite que se “pesque” talentos em competições e que eles sejam desenvolvidos.

Leonardo Gomes entrando com a tocha olímpica


Esporte

O Clube Jaó em Revista

Atletas do taekwon-do do Jaó

Cerimônia de Abertura Olinverno 2013

presença dOS ídoloS Durante dois dias, os medalhistas Diogo Silva e Leonardo Gomes dos Santos conheceram e participaram das atividades do Clube Jaó. Visita à Academia, as turmas dos programas esportivos, passeio pelo clube e realização de uma palestra estiveram na agenda. Mas, foi na solenidade de lançamento que a presença dos campeões causou maior euforia nos presentes, principalmente, nas crianças que estavam ávidas a tirar uma foto, pegar autógrafo e estarem um pouco mais próximo do ídolo.

Torneio Tênis-Campeã Iaoi Yasuta,Vice-Campeã Rafaela Dias, Prof. Milton e Prof. Toninho

Campeões do Torneio de Sinuca

Dezembro/2013

“Ver ele faz a gente ter mais força para se tornar um campeão também. Ajuda o sonho a crescer”, resume Romildo Martins de 12 anos, que treina Taekwondo desde os seis anos.

|

29

Olinverno-torneio Futebol Society


Esporte

O Clube Jaó em Revista

I

nvestindo no esporte uma das prioridades do Clube Jaó são as equipes de base que fomentam a equipe adulta do Universo Jaó. Elas disputam campeonatos regionais e nacionais. Um exemplo disso é a Copa de Futebol de Base Araçatuba Cup, que aconteceu em janeiro e reuniu no interior de São Paulo, jovens de todo o Brasil, das categorias sub-13, sub15, sub-17 e sub-19. Foi uma grande oportunidade para os novos talentos que mostraram seu potencial e iniciaram suas trajetórias rumo ao mundo profissional do futebol. A equipe sub-17 do Clube Jaó estreou bem e conquistou o título inédito ao derrotar a equipe de Tangara da Serra - MT pelo placar de 2x0. A campanha da equipe goiana foi de cinco vitórias e um empate, tendo como artilheiro o atacante Tiago Santana com 8 gols e o goleiro Patrick.

Voleibol Campeão Goiano A equipe Universo/Jaó conquistou o título do Campeonato Goiano de Voleibol Adulto vencendo a equipe SAMA/Minaçu por 3x2. Os atletas que participaram da vitória foram preparados pelo técnico Gefferson Roberto, assistente técnico, Edgar Albano e o coordenador Neilon Carlos. O Clube Jaó parabeniza a equipe pela conquista.

Campeões Goiano de Voleibol Masculino Adulto

Copa Jaó de Futebol Society

Dezembro/2013

|

30

Sócios amantes do futebol society participaram da Copa Jaó de Futebol Society de 2013 em duas edições. A competição do segundo semestre teve cinco equipes, treze jogos e 135 gols, com média de mais de 10 gols por jogo. A equipe campeã foi a ‘Universo’ que venceu o Brejo F.C por 6 x 5. O time campeão do primeiro semestre foi o Boca Júnior’s Clamalu.

Universo Jaó Sub 17 Futebol - troféu de campeão Copa Araçatuba Cup

Copa Jaó de Futebol Society 2013/2-Equipe campeã Universo


Meninas com a bola toda...

CAMPEONATO GOIANO DE FUTEBOL FEMININO - TETRACAMPEÃS

Campeonato Goiano Basquete Sub-18

Esporte

O Clube Jaó em Revista

A equipe Universo/Jaó de basquete sub 18 masculino foi campeã goiana vencendo a equipe daAEGB por 76 x 72. Contou com a participação de três jogadores da categoria sub-22 LDB – Liga de Desenvolvimento do Basquete, com idade da categoria sub-18 e teve como destaque o jogador Ítallo Pinheiro, que fez 6 cestas de 3 pontos e foi decisivo para o resultado final. Parabéns a todos os integrantes desta equipe, pelo trabalho e dedicação.

Equipe Tetra campeã Goiana de Futebol Feminino

O futsal feminino sub-17 do Clube Jaó representou Goiás na Taça Brasil de Clubes e foi campeão da Copa Goiás de Futsal e da Copa Sesc. Em novembro foi Bi-campeão Goiano de Futsal Feminino Sub 17 de forma invicta e ainda tendo a artilheira da

competição Hellen Cássia, com 20 gols assinalados e a goleira menos vazada, Karita Souza. Com esse título a equipe representará o Estado na Taça Brasil de Clubes de Futsal Feminino Sub 17, em 2014, com mês e cidade a ser definido pela CBFS.

Ainda entre as atividades desenvolvidas pelo Departamento de Esportes, destacamos o projeto Vida Ativa. Trata-se de um grupo composto por pessoas da 3ª idade, onde todo primeiro sábado de cada mês acontece a caminhada na trilha. Dessa forma os integrantes da melhor idade além de estarem em contato com a natureza, caminham rumo à qualidade de vida.

31

Equipe Campeã Sub-17 feminino

Vida Ativa – Lazer e lúdico em interação com o verde.

|

FUTSAL SUB 17

Campeões Goiano de Basquete sub 18

Grupo Vida Ativa e Mexa-se

Dezembro/2013

As meninas suaram a camisa e mostraram em toda a campanha garra e superação o que deu mais sabor à vitória. A final foi contra o Goiânia/Unifan/CKZ que com a marcação de apenas um gol garantiu a taça para as tetracampeãs do Universo Jaó. O título conquistado garante vaga do Estado de Goiás na Copa do Brasil de Futebol Feminino 2014.


Academia

O Clube Jaó em Revista

Academia Jaó

P

raticar exercícios físicos é cuidar do corpo e da saúde, isso a Academia Jaó sabe fazer bem e de maneira descontraída.

Melhorias também chegaram para a Academia Jaó, a sala de musculação foi equipada com três novos aparelhos: crossover, mesa flexora e peck deck.

O Desafio Spinning Jaó e a Caminhada em Trindade também fazem parte da programação da Academia Jaó. No percurso de 18 km para Trindade, os atletas têm todo o suporte e aparato técnico com água mineral, frutas e técnicos à disposição. Acelerando nas ruas de Goiânia o grupo de corrida Jaó Running tem o destaque de vários atletas como Daiane Barros, Maria Glória e Edson Martins, em especial para a jovem de 18 anos Sul Rosa. Sul Rosa atleta na Corrida Largue o Cigarro Correndo

Novos equipamentos

Tricampeã no Campeonato Brasileiro de Corrida em Montanha, campeã nas corridas; Da Esperança, Meia Maratona de Goiânia, Largue o Cigarro Correndo entre outras, Sul Rosa iniciou as atividades em corrida de rua durante a competição da Corrida da Esperança. Hoje a atleta é um dos grandes destaques do Clube Jaó na modalidade. “Há três anos fiz minha estreia na Corrida Criança Esperança, em Goiânia. Tomei tanto gosto por corridas que estou sempre nas provas”, conta.

Equipe Academia Jaó Corrida dos Parques

Dezembro/2013

|

32

Corrida Largue o Cigarro Correndo

Daiane Barros atleta da Academia Jaó na Corrida dos Parques

Estar em forma e com a saúde em dia ficou muito mais fácil e divertido com a Academia Jaó.

Faça parte desse ritmo saudável, as atividades são disponíveis para associados ou não. Informe-se pelo (62) 3269-8081.


Academia

O Clube Jaó em Revista

Aula CrossFit

Para ninguém ficar parado Academia Jaó passou a contar com novas modalidades em 2013

33

sensações das academias da atualidade é a união de intensidade com ritmos latinos. “Não é uma aula de ritmos porque os movimentos são de ginástica e com um alto nível de intensidade e a aula é embalada por sons latinos, como sala, merengue, regatoon e funk brasileiro”, explica. Além de auxiliar na perda dos quilinhos a mais, a Zumba Fitness é indicada para quem deseja tonificar a musculatura, ganhar mais gingado e melhorar a condição cardiovascular.

|

piratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. A Zumba Fitness está há dois anos no mercado brasileiro e chegou à Goiânia há pouco mais de um ano, por meio do Goiânia Capital Fitness. Foi no evento que o professor da modalidade na Academia Jaó, Cleubmar Vieira de Souza conhecido como Neggão, conheceu a Zumba Fitness. Segundo ele, um dos motivos para ela estar entre as maiores

Aula Zumba Fitness

Dezembro/2013

O

fim do primeiro semestre e início do segundo foram de grandes estreias para a Academia Jaó com o lançamento de novas modalidades, que são manias no mundo fitness de todo o mundo. A primeira a ser lançada foi o CrossFit, modalidade inspirada nos treinamentos militares e por isso requer habilidade, força e, principalmente, superação de limites. Jhenysson Moreno de Carvalho, que comanda a atividade na Academia Jaó, conta que por não usar aparelhos a modalidade transforma o corpo humano em uma máquina. “Em apenas um treino, de uma hora, trabalha-se diversas valências do corpo, como condicionamento físico, força muscular, rendimento e resistência.” Entre os benefícios para o corpo está a ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando maior otimização de todas as capacidades físicas; são elas: resistência cardiorres-


Social

O Clube Jaó em Revista

Investindo no social

Dezembro/2013

|

34

E

m parceria com a Prefeitura de Goiânia, o Clube Jaó realiza trabalho voltado para a comunidade carente através do Projeto Ciclo Olímpico, um projeto social que investe em novos talentos esportivos visando as Olimpíadas de 2016 que acontecerão na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. O executivo municipal cedeu uma quadra poliesportiva do setor Jardim das Aroeiras em Goiânia e o Clube Jaó reformou a estrutura da quadra. —— Pintura —— Painéis —— Piso —— Arquibancada Tudo em melhores qualidades para o desenvolvimento dos nossos futuros atletas, além disso, o Clube Jaó disponibilizou uma equipe técnica para treinar

Atletas mirins do futsal - Jardim das Aroeiras

esses futuros profissionais do vôlei, futsal e atletismo. Para o diretor de esporte da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, professor William Mendes, na ocasião representando o prefeito de Goiânia Paulo Garcia (PT), essa ação é um compromisso social em que o Jaó demonstra como trabalhar e encontrar novos talentos. “Esse projeto investe no futuro atleta, além de tirar as crianças do ócio e das ruas, podemos encontrar novos talentos para o esporte olímpico do Jaó e do Brasil”, avalia. Para o próximo ano a expectativa é que essas categorias esportivas sejam agregadas pelas artes marciais como: Taekwondo e Judô. No Projeto Ciclo Olímpico os alunos têm aulas gratuitas de segunda a sexta-feira.

Trabalho de alongamento...

... aquecimento...

... e finalização


O Clube Jaó em Revista

Social

Um Clube Socialmente Responsável

C

om a intenção de espalhar solidariedade e apoiar as transformações sociais, por meio de doações, bem como o incentivo para que as pessoas doem também, o Clube Jaó apresentou mais uma edição da campanha Jaó Solidário. A empresa bem sucedida deve conviver com a comunidade onde atua, pois é nela que encontra colaboradores, clientes e fornecedores. A campanha deste ano, objetivou beneficiar quatro instituições filantrópicas com doações de produtos de higiene, limpeza e brinquedos novos ou usados. Ao todo foram arrecadados mais de 6.000 itens doados por associados, empresários, colaboradores e alunos do EducandárioYara. As instituições beneficiadas são: Hospital Psiquiátrico Batuíra, Grupo Fraterno Espírita, Comunidade Terapêutica Águas de Meribá e Solar Colombino Augusto de Bastos.

SORTEIO

Os associados do Clube Jaó, que doaram cinco produtos não repetidos concorreram a duas

Os mais de 6.000 protudos arrecadados

Entrega simbólica dos produtos arrecadados, aos representantes das Instituições

diárias no Castro’s Hotel ou duas diárias no Vivence Suítes Hotel ou a uma barca de sushi e sashimi do Ankai Buffet Oriental. O sorteio foi realizado no dia 12 de outubro onde participaram sócios e parceiros que contribuíram com a campanha para, assim, demonstrar que os mais beneficiados com a prática do bem são aqueles que a promovem

Sorteados

Prêmios

Hugo Evangelista F. de Andrade

Barca de Sushi e Sashimi do Ankai Buffet Oriental

Maria Aparecida Oliveira

Diárias no Vivence Suítes Hotel

Cleverson Borges Novais

Diárias no Castro’s Park Hotel

Agradecemos a todos que fizeram sua parte na construção de uma sociedade mais justa e você pode continuar a ajudar. Jaó Solidário - Disponha-se a encher corações.

|

Transporte

Dezembro/2013

VERDE TUR

35

Parceiros


Artigo

O Clube Jaó em Revista

CLIMATÉRIO E QUALIDADE DE VIDA Dra. Aline de Almeida e Souza Ferreira Graduada pela Faculdade de Medicina- UFG, Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas- Faculdade de Medicina-UFG, Título de Ginecologia e Obstetra pela FEBRASGO (TEGO), Ultra-Sonografista – Clínica Mãe e Filho e Ultraimagem.

Dezembro/2013

|

36

A

expectativa de vida do brasileiro está cada vez maior sendo atualmente em torno de 72 anos e podendo chegar aos 80 anos em 2041. Dessa maneira a proporção de mulheres em período do climatério (fase biológica da vida da mulher que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo) é crescente. Hoje essa mulher climatérica ainda está em intensa atividade. É comum a mulher ir ao ginecologista preocupada com as “taxas hormonais” e se está ou não chegando à menopausa. Primeiramente, é preciso deixar bem claro que essa preocupação é desnecessária, quando os sintomas iniciarem ela mesma irá perceber, não será necessário exames para comprovar isso, apenas uma boa conversa entre o médico e a paciente.

Essa fase em que a mulher está tão vulnerável é caracterizada por alterações do ciclo menstrual (sintoma mais precoce), fogachos (ondas de calor), insônia, indisposição, alterações do humor e memória, ressecamento da mucosa vaginal, dor na relação sexual, sintomas urinários como cistites e mais tardiamente, perda da força muscular, diminuição da elasticidade e dores articulares e óssea. O tratamento se apoia num conjunto de medidas que visam dar condições para as mulheres transporem esta fase de crise, reduzindo o risco de doenças e melhorar a sua qualidade de vida. São fundamentais medidas como; apoio psicológico, mudanças de hábitos de vida como dieta saudável e rica em cálcio, atividade física regular (3 a 4 vezes por semana), evitar o fumo,

o excesso de bebidas alcoólicas e cuidados com o sol. Além dessas medidas citadas, muitos desses sintomas só serão aliviados com o uso de terapia hormonal ou outros medicamentos que serão individualizados pra cada mulher e definidos pelo seu médico ginecologista. Porém, deve ficar claro que a terapia hormonal não é obrigatória, apenas nos casos em que as mulheres forem sintomáticas e que os benefícios superarem os riscos. Diante de tudo que foi dito nota-se que a mulher contemporânea, vive-se mais e com maior qualidade. Aderindo a hábitos saudáveis e realizando os exames de rotina ginecológica pelo menos uma vez ao ano, essa fase tão temida pelas mulheres passa a ser apenas mais uma etapa vencida com louvor em sua vida.


Dezembro/2013

|

37

O Clube Ja贸 em Revista


Recursos Humanos

O Clube Jaó em Revista

Colaboradores qualificados

A

Treinamento de primeiros socorros

gerência de Recursos Humanos do Clube Jaó dando continuidade ao trabalhado de aperfeiçoamento e qualificação dos colaboradores, ao longo do ano, promoveu várias palestras e treinamentos com esse objetivo. • Treinamento da Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros; • Excelência de Atendimento ao Cliente;

• S istema Básico de Informação para Bares e Restaurante; • Palestra “Ao pé da letra” com dicas da língua portuguesa; • Politica de uso dos ativos virtuais da empresa; • Boas práticas de manipulação de alimentos; • Segurança no trabalho e EPI; • A gripe, como evitar; • Atendimento que fideliza.

Dezembro/2013

|

38

CIPA A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), ressaltando a importância de trabalhar com segurança promoveu, durante a SIPAT, cinco palestras: ‘Equipamentos de Proteção Individual’, ‘A importância da Família’, ‘Os prejuízos causados pelas Drogas’ e, ‘Bem estar e Atividade Física’. Nesses eventos o Jaó contou com o apoio de patrocinadores na disponibilização de brindes: Creme Mel Sorvetes, Emegê Alimentos, Casa de Carne Rhema, Grupo Cicopal, LH Brindes, Kai’nagua, Márcia Carvalho Cabeleireiros, Via Exclusiva Uniformes, Sherife Modas, Instituto Chicago, O Boticário, Fraldas Kisses. A eles nossos agradecimentos.

SIPAT 2013

Treinamento: Atendimento que fideliza

Estudo de caso durante o treinamento


Trânsito crítico no Setor Jaó

Adminsitração

O Clube Jaó em Revista

Dados do Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, revelam que Goiânia está entre as capitais brasileiras com maior número proporcional de veículos. As informações relativas a 2012 colocam Goiânia na segunda posição do país.

39

segundo semestre. “Estamos trabalhando no projeto, mas fica difícil mencionar um prazo exato do começo das obras.”

|

deve elevar o fluxo de veículos na região. Em entrevista ao jornal Diário da Manhã publicada no dia 25/07/2013, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob), Luciano de Castro, revelou que a duplicação da Rua da Divisa já está em projeto. Segundo ele, a Infraero, TCE e o CT do Vila Nova já realizaram a doação de área para que a obra aconteça. “Está tudo acertado, falta iniciar as obras que estão em fase de projeto”, explica o secretário. De acordo com a Semob, a pasta está em fase de discussão com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), já que para duplicação da via são necessárias a canalização e drenagem de um córrego que passa na região. O secretário informou ao DM que a expectativa era começar as obras no

Rua da Divisa com Alameda Paraná por volta das 18h

Dezembro/2013

D

iversos locais da capital goiana são alvos para críticas dos condutores da cidade devido à aglomeração de veículos automóveis, principalmente em horários de pico. No Setor Jaó não é diferente, a região sofre com o problema da Rua da Divisa e Estrada Ubirajara Berocan Leite, que margeia o Aeroporto de Goiânia. Os condutores têm que aguardar por muito tempo para finalizar o percurso no horário de pico. Entre as 18h15 e 19h forma-se uma longa fila de veículos para quem tenta acessar a BR-153. É preciso paciência dos motoristas para completar o percurso. Existe um projeto para duplicar a pista, que ainda não saiu do papel. No local estão o Centro de Treinamento do Vila Nova e futuramente a região irá receber a nova sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que

Obra da Rua da Divisa iniciada e paralisada


Artigo

O Clube Jaó em Revista

Copa Osklen Larissa Carraro do Nascimento Designer de Moda

C

Dezembro/2013

|

40

om a Copa do Mundo próxima que será sediada no Brasil em 2014, o diretor criativo Oskar Metsavaht buscou como inspiração para a coleção de inverno 2014 da Osklen: o futebol. Conhecido como esporte tradicional, foi criada uma coleção limpa e moderna em tecidos como: lãs e malhas felpudas que tinham como papel dar a ideia dos gramados dos campos. Foram utilizados também seda, organza e cetim. Já para trazer a forma da rede do gol foram utilizados tecidos telados de mood high tech.

As cores utilizadas pela marca foram: bege, preto, off white, verde, amarelo, salmão e o vermelho bem vivo para lembrar o cartão do juiz. O desfile começou com as cores fortes como o verde e o vermelho em looks monocromáticos de lã. Sua coleção apresenta uma mistura entre: design e conforto, ela possui silhuetas retas e simples, como o shape casulo e a alfaiataria urbana apresentadas de maneira inteligente e muito sofisticada. Já no final do desfile foram apresentadas as sobreposições dos looks em vermelho total juntamente com acessórios como as caneleiras douradas.

A atenção ficou voltada para as clutches em forma de bolas de futebol em vários tons feitas em couro de salmão e piracuru e no formato dos polêmicos cartões dos juízes de futebol,(uma parceria com a Topper), assim como os tênis apresentados durante o desfile. O Detalhe da beleza ficou por conta do maquiador e cabeleireiro Silvio Giorgio. As sobrancelhas foram megamarcadas, a pele foi bem básica e a boca tinha um batom de cor nude. Já a proposta para o cabelo foi o estilo “colado” na cabeça.


Ultilidade Pública

O Clube Jaó em Revista

AmoJaó e moradores

Escavação para fixar o poste

Câmeras sendo instaladas no Setor

Como funciona? —— Monitoramento em tempo integral (24 h por dia, 7 dias por semana) —— A central de monitoramento no comando da Polícia Militar da capital —— Imagens nítidas e bem detalhadas —— Z oom que aproxima até 200 metros sem perder a qualidade e alta definição

Parceria A Associação de Moradores do Jaó (AMOJaó) idealizou o projeto através de parcerias político privadas. O objetivo do sistema é de aju-

dar a melhorar a segurança pública do setor, através de uma vigilância preventiva com a diminuição do tempo de reação, seja relativo a crimes, acidentes ou decorrentes de outros fatores. O Clube Jaó, Colégio Integrado e o Educandário Yara deram sua contribuição ao projeto e ao setor doando duas câmeras de segurança. Moradores também contribuíram na aquisição de equipamentos por meio de cotas. A presidente da AMOJaó, Mary Coimbra ressaltou a importância do projeto que teve como co-autor o Dep. Bruno Peixoto e, destacou que este investimento é muito importante para a população do setor, grande beneficiada com a nova ferramenta. Segundo ela, as dez câmeras de segurança já instaladas estarão linkadas com o Comando da Polícia a partir do dia 30 de novembro.

|

ção de comércio, proximidades de áreas de lazer e de corredores que possam ser utilizados por criminosos como rota para fuga.

Dezembro/2013

A

gora os mais de 13 mil moradores do Setor Jaó vão poder chegar e sair de suas casas com maior segurança. O motivo é o investimento de mais de R$ 300 mil reais em equipamentos de segurança que ajudarão a evitar crimes, criando assim, um novo aliado na prevenção de delitos e também na identificação e prisão de infratores. Ao todo devem ser instaladas até o final de 2014 quinze câmeras para monitoramento do setor. Os equipamentos estão espa­lhados por vários pontos, cujos locais escolhidos para instalação foram selecionados seguindo critérios técnicos da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), observando principalmente; locais com aglomeração de pes­soas, concentra-

41

Setor Jaó mais seguro


Artigo

O Clube Jaó em Revista

A Publicidade e o Novo Consumidor na era das Mídias Digitais Aline Mendes Publicitária com MBA em Mídias Digitais, redatora web e consultora em Marketing Digital. Atualmente é Social media e Analista de conteúdo para o Governo do Distrito Federal.

Dezembro/2013

|

42

N

ão podemos deixar de falar sobre novas mídias, internet e as novas formas de relacionamento com o consumidor no cenário atual; desafios enfrentados diariamente pelas empresas que querem se consolidar no mercado. Com o desenvolvimento da internet, das novas mídias e tecnologias, os limites e a padronização antes presentes, começaram a se diluir e assim novas oportunidades para atingir os públicos de interesse surgiram. As empresas se voltaram para um consumidor que não só entende do produto final como quer fazer parte de todo o seu processo. Esse consumidor do século XXI, chamado de novo consumidor, está cada vez mais exigente, seletivo e consciente dos seus direitos, querem aquilo que tenha realmente boa qualidade, que seja relativamente barato e proporcione economia de tempo. Ele ficou mais atento à compra que é feita e o retorno por ela proporcionado. Esse novo consumidor apresenta hoje um caráter muito mais expressivo do que os de algumas décadas atrás, participa

de forma ativa no nascimento de novas tendências, atitudes de compras, crenças e valores, e não está ligado a somente suprir necessidades, mas sim a desejos e sonhos. Saber acompanhar o ritmo pós-moderno atendendo esse público onde quer que ele esteja, em meio há explosão de tantos concorrentes e as inúmeras maneiras de se comunicar é o grande desafio para as empresas e agências de publicidade atuais. Estar atento às novas tecnologias, ao mundo digital, aos hábitos dos consumidores exige cada vez mais redefinições das estratégias adotadas,

além da contínua inovação e adaptação. Não é necessário deixar as mídias offlines de lado, mas a cada dia vemos que a presença digital é necessária. E, para que tenhamos campanhas de sucesso, a melhor fórmula é a integração desses meios. Se sua marca pretende ingressas nos meios digitais é importante que você saiba como atingir de maneira eficaz esse novo consumidor, e, principalmente quais as melhores ferramentas a serem utilizadas para se manter presente no mercado, gerar relacionamento, e claro, lucro para sua empresa.

Usa novos canais online e novas ferramentas de comunicação Quer suporte para encontrar pessoas que compartilham da mesma opinião

Lê e cria avaliações, ranking de produtos e posts em blogs

Confia em conselhos de amigos online, conhecidos e estranhos

NOVO CONSUMIDOR SOCIAL

Deseja uma experiência melhor online do que offline

Tende a comprar mais online do que offline

Quer fornecer feedback sobre o produto e serviço aocliente © 2010 Deloitte Touche Tohmatsu


Dezembro/2013

|

43

O Clube Ja贸 em Revista


Dezembro/2013

|

44

O Clube Ja贸 em Revista


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.