Folheto digital Partilhar para Inovar, dez.22

Page 1

Boas
Dezembro | 2022
Folheto digital Partilhar para Inovar
Práticas Digitais de Escolas
n.º1, 1.ª edição

Plano de transição Digital das Escolas

EmbaixadoraDigital: LurdesFigueiredo

2022-2023 edcfpjs@email.com

A transição Digital de Escolas

A Capacitação Digital das Escolas integra um conjunto de iniciativas para garantir que a transformação digital se torne uma realidade. O Plano de Ação de Transição Digital de Escola, PADDE (de 21 de abril de 2020, Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), prevê o desenvolvimento de estratégias que sejam inovadoras e que conduzam a uma mudança de paradigma educacional. Este plano contribui para uma melhoria da gestão de cada escola, na qualidade das aprendizagens e nos resultados escolares de todos os alunos formando cidadãos ativos.

O PADDE assenta no quadro conceptual dos documentos orientadores da Comissão Europeia, tais como o DigCompEdu e o DigCompOrg. Assim, as áreas de intervenção do PADDE recaem nos domínios da organização escolar das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

O CFPJS e as suas Unidades Orgânicas (U.O.)

Desde o ano letivo de 202-2021 até ao momento, vários docentes das U.O. : AE doAlto do Lumiar (TEIP)

AE deAlvalade AE das Olaias (TEIP) AE Gil Vicente AE Lindley Cintra

AE Marquesa deAlorna (TEIP)

AE Patrício Prazeres (TEIP)

AE PintorAlmada Negreiros (TEIP) AE Rainha D. Leonor

ENACamões

ENAMariaAmália Vaz de Carvalho ENAPedro Nunes

Externato Séneca EscolaArtística do Instituto Gregoriano de Lisboa, frequentaram ações de capacitação Digital. Esta formação permite o trabalho colaborativo em rede e mais Parcerias estratégicas.

Folheto digital

Neste folheto serão partilhadas algumas das práticas pedagógicas digitais das U.O. do CFPJS cuja sede é na Escola Secundária PadreAntónio Vieira emAlvalade, Lisboa.

Dezembro | 2022

PARTILHA DE PRÁTICAS DIGITAIS DAS ESCOLAS

Photo by Simone Hutsch

No AE de Alvalade

O Projeto Piloto dos Manuais Digitais, PPMD

O projeto-pilotoManuaisDigitais(PPMD), lançado, no ano letivo 2020/2021, pela Secretaria de Estado Adjunta e da Educação (SEAE) e pela Direção-Geral da Educação(DGE),pretende:

–Investigar o processo de transição dos manuaisempapelparaosmanuais digitais; –Compreender as diferentes apropriações dos ambientes digitais criados, para alunos e paraprofessores.

Dispositivo de formação associado ao Projeto-Piloto

Com o objetivo de dotar todos os docentes de competências digitais profissionais e pedagógicas que permitam a criação de ambientes digitais promotores de aprendizagens de qualidade, a Direção-Geral da Educação (DGE) desenvolveu um dispositivo de formação adequado ao alargamento do projeto às escolas participantes. Maisinformaçãoaqui.

NoAE deAlvalade, este ano letivo, as turmas do 9.º ano aderiram ao projeto estando envolvidos131alunose31docentesnumtotal de cinco turmas da Escola Sec. PadreAntónio Vieira e duas turmas da Escola Básica 2, 3 Almirante Gago Coutinho. A coordenadora deste projeto é a Profª. Teresa Nunes da EscolaSec.PadreAntónioVieira.

As editoras envolvidas neste projeto são a PortoeditoraeaLeyaeditora.

O AE de Alvalade é o único Agrupamento de EscolasdoCFPJSqueapresentaesteprojeto. Apesar de alguns constrangimentos na sua implementação, alunos e professores percorrem um caminho para a transição digital das escolas que se pretende inovador nas metodologiasdeaprendizagemativa.

No AE Patrício Prazeres

Participação no concurso Bebras 2022

OAEPatrícioPrazeres,participounomês de novembro, no concurso internacional Bebras- O castor informático. Este concurso pretende promover o pensamento computacional nos estudantes. Participaram alunos do 5º ao 8ano

Esta foi a primeira vez que a escola participou neste concurso e foi muito divertido!

No âmbito do Projeto ERASMUS+ DigiXpression - Aprender expressões com o Digital: Países europeus participantes: Portugal,Espanha,VienaeGrécia.

Aulas interativas de matemática numa escola em Viena utilizando o programa dinâmico Geogebra: Aprender a registar as coordenadasnum gráficocartesiano.

Atividade online em inglês: aprender sobre a cultura de Viena, alunos participantes dos paísesenvolvidosnoprojeto.

#EUCodeWeek - Colorir por números

O AEPP juntou-se à #EUCodeWeek 2022 desenvolvendo uma atividade unplugged na aula de TIC com os alunos dos 5º anos. O objetivo desta atividade é mostrar que cada imagem que vemos num ecran, seja uma fotografia, um vídeo ou texto, está a utilizar pixeis, e tudo o que o computador precisa de armazenar é a cor em cada um dos pixeis no ecran. Os alunos aprendem que cada pixel pode exibir uma cor diferente, com base em dígitos. Desta forma, aprendem o que é o Pensamento Computacional e como os dados são armazenados em ambiente digital.

Trabalho desenvolvido no Centro de Apoio à Aprendizagem com alunos do 1.º Ciclo na Escola Rosa Lobato Faria em parceria com as professoras titulares de turma. Professoras da Educação Especial, Âmbar Gouveia e Patrícia Carmo e a turma do 2.º C, Prof.ª. Carla Neves. Kahoot sobre a história "Orelhas de borboleta" , Wordwall , articulação com o JI

Os alunos do 1.º ciclo criam a sua história digital com recurso ao Storyjumper.

No AE Patrício
Prazeres
Padlet com atividades do CAA
Canva imagens

No AE Rainha D. Leonor

Livro digital com os textos que participaram no concurso de escrita criativa de Inglês - English Creative Writing - 2nd Contest.

Creative Writing Contest 2021/2022 – Ourboox Daniela Codinha, 8º4ª Fear. What a strong word. It can have so many meanings. Danger, threat, insecurity... Insecurities about ourselves, because everyone always has something to comment about. And those comments, sometimes jokes, are the ones who make us overthink about everything.

O livro digital

No Ena

Escola Secundária Maria

Amália Vaz de Carvalho

Máscaras da Pandemia

No ano letivo 2021/22 foi desenvolvido, com o 12º AV1 o projeto transdisciplinar “Máscaras da Pandemia” que envolveu disciplinas dentro e fora do currículo, o Gabinete de Psicologia da ESMAVC, os Serviços educativos da Fundação Calouste Gulbenkian, a Associação Portuguesa de Arte Terapia e uma cookclass sobreAlimentação Sustentável realizada pela Chef Margarida George. Aqui podem ver-se os produtos finais desenvolvidos pelos alunos Apresentação

Canva imagens

No AE Marquesa de Alorna

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

Este projeto do 1.º Ciclo pretende, através da Introdução à Programação e Robótica, fazer uma abordagem interdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento computacional e da capacitação digital dos alunos e professores.

Na Escola Artística Instituto Gregoriano de

Lisboa

Projeto "Como um Violino no Telhado"

OCoroProjetoenquadra-senoâmbitodadisciplina de Classes de Conjunto/Coro. Trata-se de um projetoperformativocomvistaadesenvolvertodoo processo de montagem de uma obra musical encenada, integrando diferentes áreas de expressão como canto, movimento, drama e improvisação. Permite também o contacto com profissionais de diferentes áreas performativas como Teatro e Dança com vista a enriquecer e aprofundarotrabalhorealizadoaolongodasaulas.

Nofinal do anoletivotodootrabalhorealizadoserá apresentadonumespetáculo.

O registo em vídeo de um espetáculo desta natureza, permite aos alunos observar-se enquantocantores/atores, eapartirdaímelhorar a sua performance. Esta evolução foi já notória aquando da segunda apresentação em Setembro, uma vez que, após a primeira performance em julho, os alunos puderam ver e melhorartodasassuascompetências

ComoUmViolinistanoTelhadobaseadoem"Fiddler ontheRoof" deJerryBock.

Gravaçãointegraldoespetáculorealizadoem22de Setembrode2022:

No AE de Gil Vicente

Projetos desenvolvidos com as escolas do 1.º Ciclo do AE de Gil Vicente, materiais cedidos pela Profª. Fernanda Nunes. Padlet com atividades

História digital elaborada com ilustrações dos alunos

Kahoot sobre a história

No AE das Olaias

Um exemplo de uma das atividades da Ação n.º 10 do PADDE das Olaias. - Workshops Digitais 2022-2023 - 1º ciclo

Tópicos para a criação apresentação de atividade com recurso às tecnologias/ferramentas digitais Nome da professora:Ana Lúcia Biléu.

Ano e turma: 1ºA- 21 alunos. Disciplina/ tema: Português / Ditongos Local: Sala de aula. Nome da atividade:Aprender os ditongos Duração: +/- 2h.

Objetivos:Aprender/consolidar os ditongos.

Descrição: Os alunos foram distribuídos por 4 grupos, no 1º grupo tinham um cartão onde deviam pintar com guache um ditongo à escolha com um desenho a acompanhar; no grupo 2 tinham de recortar de uma revista os ditongos que encontrassem e colar numa folha branca; no grupo 3 tinham de desenhar vários ditongos e escrevê-los; no grupo 4 jogavam um jogo do WordWall onde tinham de identificar os ditongos das imagens.

Ao fim de algum tempo os grupos rodavam. Recursos utilizados: cartão; guache; pincel; revistas; papel branco; lápis; computador com internet.

Name

Last Name Profession

Aspetos positivos: atividade com muito dinamismo e com diferentes ações o que motiva os alunos.

Aspetos negativos: No grupo onde se tinha de utilizar o computador seria mais fácil se cada criança tivesse um. Tendo em conta a faixa etária, seria necessário mais tempo de preparação para uma atividade desta natureza.

Sugestões de melhoria: mais recursos tecnológicos; mais tempo para apresentação das evidências.

E, ainda .... Pequeno texto resumo para publicar.

A turma do 1.ºA, da Escola EB1 do Bairro do Armador realizou no passado dia 2 de dezembro uma atividade por estações. Os alunos foram distribuídos por 4 grupos e em cada um deles os ditongos foram trabalhados de diferentes maneiras. Num dos grupos utilizaram as tintas para representar um ditongo à escolha, noutro grupo recortam e colaram ditongos, também desenharam diferentes ditongos e utilizaram a tecnologia para jogar um jogo onde identificavam os ditongos já aprendidos.

Ao fim de algum tempo rodavam para outro grupo passando assim por todas as tarefas.

Foi uma atividade muito divertida e com um impacto positivo nas aprendizagens.

No AE Pintor Almada Negreiros

Exemplo de atividades para Estudo autónomo dos alunos numa turma do 6. º ano de escolaridade. Esta sala de estudo virtual é uma das ações do PADDE desteAgrupamento.

Notícias

(retirado da página da Plano Transição Digital, PTD – Direção Geral Educação, DGE).

ADireção-Geral da Educação dinamizou, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Vimeiro, o Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Agir para Transformar”, dirigido aos Embaixadores Digitais (ED) alocados aos Centros de Formação de Associação e Escolas.

Este evento, cofinanciado pelo POCH e enquadrado no Plano de Ação para a Transição Digital, pretendeu reforçar a capacitação dos ED, no que se refere ao desenvolvimento do trabalho colaborativo, da comunicação institucional e do planeamento, para que os respetivos Planos de Ação para 2022/2023 sejam ainda mais eficazes.

Para mais informações

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.