Page 1

Fevereiro 2019 Número 03

WOW

CONCURSOS WOW

RESULTADOS

Confira os resultados da semana com as surpreendentes fotos dos participantes

VIAGEM

CORES DO PLANETA

Karine Spezia visita o Rio Grande do Sul

ARTIGO TÉCNICO

Reflexos

manaque


WOW P IX E L S NA Á R EA!

glected agreeable of discovery concluded oh it sportsman. Week to time in john. Son elegance use weddings separate. Ask too matter formed county wicket talent.

E no início de tudo, vieram os dinossauros. Certa vez um cometa apareceu no céu e... calma, calma gente. É brincadeira. Não vou me alongar demais neste texto introdutório.

COMO ENTRAR EM CONTATO: REDACAO@WOW.FOT.BR COMO PARTICIPAR DOS CONCURSOS: INGRESSE NO GRUPO DO FACEBOOK

www.facebook.com/groups/WowPixels

Queremos dar-lhes as boas vindas, agradecer suas participações no Wow Pixels e ir direto ao assunto, ou seja, mostrar a vocês leitores, suas fotos deste mês. Elas estão espetaculares nesta edição, o grupo está encorpando, amadurecendo e cada vez mais, o nível fotográfico do Wow está melhor e mais competitivo. Então, vamos lá... saquinho de pipoca na mão, refri com gelo, sentem-se confortavelmente em suas poltronas e saboreiem nossas páginas. Bom divertimento! Ahh sim, mais um aviso de última hora: vocês estão convidados a participar das outras seções da revista, seja no Modelando, ou em Cores do Planeta ou se tiverem alguma idéia para produzir uma seção, entrem em contato com a gente pelo email que está aí ao lado. Aproveitem. A revista é para vocês! Wow Coordenadores

EDITOR

Marcelo Cid Valerio

COORDENAÇÃO/REDAÇÃO Ingrid T. Valerio

COORDENAÇÃO Karine Spezia

COLABORAÇÃO Del Nin


Índice 04 SEMANA 06 49

Fogos de Artifício, Meios de Transporte, Tema Livre

18 SEMANA 07 Instrumentos Musicais, Repetições, Tema Livre

page 2

26 SEMANA 08 14

Folhas, Manipulação de Imagens, Tema Livre

42 SEMANA 09 Abstrato, Lightpainting, Tema Livre

14

MODELANDO

Thainá Ribeiro sob a lente de Binno Frann

36

24 TRIBUTO AOS ANOS 60 Coletânea de fotos antigas, na década de 60

36 ARTIGO TÉCNICO Reflexos

10 CORES DO PLANETA Karine Spezia visita o Rio Grande do Sul

Participe do Grupo Facebook WowPixels page 12

10 Foto de Karine Spezia

WOW MANAQUE 2019 

3


VENCEDORES DA SEMANA

MEIOS DE TRANSPORTE Nesta semana, três modalidades de transporte foram mostradas nas fotografias, sendo duas terrestres e uma aquaviária. Tivemos fotos incríveis participando deste tema!! Parabéns Cris Gama, Karine Spezia e Carlos Correa Ribeiro Luz.

CARLOS CORREA RIBEIRO LUZ

KARINE SPEZIA

Esta foto foi feita na regata João das Botas, que é organizada anualmente pela Marinha do Brasil na Baia de Todos os Santos. Já fotografo esta regata há pelo menos 5 anos e tenho a convicção que é o evento que eu mais gosto de fotografar, pois sou apaixonado por estes saveiros denominados de “Vela de Içar”, tradicionais aqui na Bahia.

Saindo para fotografar com amigos em São Paulo, no metrô fazendo experiências encostando a máquina na janela traseira do vagão com baixa velocidade até acertar, rs.

Para fazer estas fotos eu estava em um bote inflável com motor de popa, o que exige do fotógrafo equilíbrio e configuração de altas velocidades de obturador. No meu portfólio é onde tenho as melhores fotos! 4   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

3º Lugar Carlos C.R. Luz Salvador - BA 2º Lugar Karine Spezia Brasilia - DF 1º Lugar Cris Gama São Paulo - SP


O

VENCEDORES DA SEMANA

S MEIOS de transporte possuem

CRIS GAMA

grande importância atualmente,

Tirei durante o passeio em Santos com o grupo Click A Pé.

pois eles ajudam as pessoas a se deslocar para diferentes lugares com mais rapidez, comodidade

e segurança. Na cidade ou no campo, na fazenda

O condutor do bonde estacionou ali justamente para o pessoal do grupo tirar fotos a vontade! (Não sei se é costume dele fazer isso para os turistas).

ou na praia, para trabalhar, ir à escola ou passear, é praticamente impossível imaginar a nossa vida sem algum meio de transporte. Eles são de fundamental importância para a infraestrutura e a economia de um determinado local.

Foto de Cris Gama

WOW MANAQUE 2019 

5


VENCEDORES DA SEMANA

FOGOS DE ARTIFÍCIO WOW!!! Uma explosão de cores e formas surgiram nas votações dessa semana. Parabéns Marcelo Cid Valerio, Flávio Benedito Conceição e Maurício Gomes de Oliveira.

MAURICIO GOMES DE OLIVEIRA

FLAVIO BENEDITO CONCEIÇÃO

Comemorando mais uma virada de ano...longa exposição noturna em São Paulo.

A foto retrata os fogos de artificio as margens do Lago Igapó a passagem do ano de 2014 para 2015 na cidade de Londrina - Pr.

3º Lugar Mauricio G. Oliveira Guarujá - SP 2º Lugar Flávio B. Conceição Londrina - PR

6   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

1º Lugar Marcelo Cid Valerio Brasília - DF


Q

VENCEDORES DA SEMANA UEM não fica encantado com a explosão de cores e desenhos que os fogos de artifício fazem no céu? Geralmente na virada do ano ou em noite de comemorações. A maioria das fotos que vemos de fogos de artifício são feitas

com tempos de exposição mais longos, que podem variar de

MARCELO CID VALERIO

Foto da queima de fogos promovida pela Caixa Econômica, no prédio sede em Brasilia - DF. Foto antiga, uma de minhas primeiras experiências com longa exposição.

1 a até 15 segundos, em condições específicas. Este tempo nada mais é do que o intervalo em que o obturador de sua câmera abre e fecha, permitindo a entrada de luz. Quanto mais longa a exposição, mais informações são “gravadas”. Podemos esperar rastros de luz mais longos e mais explosões na mesma imagem. É importante saber que sua câmera não pode se mexer ao fotografar os fogos, caso contrário eles aparecerão “tremidos” nas imagens.

Foto de Marcelo Cid Valério

WOW MANAQUE 2019 

7


VENCEDORES DA SEMANA

TEMA LIVRE 06 Três assuntos bastante distintos deram cores para o tema livre desta semana. Parabéns Marcos Silva, Dener Ataide e Roberto Vecchi.

ROBERTO VECCHI

DENER ATAIDE

Passeio no bosque da cidade (Ribeirão Preto SP) , e com olhar de fotógrafo , deparei com essa beleza da natureza.

Classificação: Segundo Lugar Tema: Tema Livre 06

Câmera Olympus M12-50mm F 3,5-6,3 JPG, 1/80seg F/6.0 ISO 1000.

3º Lugar Roberto Vecchi Ribeirão Preto - SP 2º Lugar Dener Ataide Angra dos Reis - RJ

8   WOW

1º Lugar Marcos Silva São Paulo - SP PIXELS FOTOGRAFIA


O

TEMA LIVRE está ligado a emoção, criatividade e olhar do fotógrafo. Quanto maior o número de sentimentos que a sua foto conseguir provocar no espectador, mais especial ela pode ser. Um fator indispensável para a fotografia do Tema Livre é a imaginação livre do fotógrafo. Manter a sua mente “fora da caixa” ajudará a enxergar novas perspectivas de um mesmo tema e proporcionar mais coragem para experimentar o novo, sem receios

VENCEDORES DA SEMANA MARCOS SILVA

A foto que intitulei como Mais amor, mais alegria e mais cor nesta vida, foi tirada na 51a saída Fotocultura, no bairro de Moema (São Paulo). A foto é o registro de um dos diversos momentos de alegria e encantamento promovido pela Ximbica, uma adorável palhaça, fruto do excelente trabalho performático da atriz e modelo Rose Battistella. Essa foto foi feita com uma camera Canon 80D e lente EF 70-300 mm 4-5.6L IS USM, com abertura f/5.6, distância 70mm, ISO400, velocidade 1/200s

Foto de Marcos Silva

WOW MANAQUE 2019 

9


VIAGENS

C OR ES DO PLANETA

Nesta seção estamos trazendo fotografia de cidades, montanhas, planícies, lagos e praias ao redor do nosso planeta. Neste mês, mostramos as fotos de KARINE SPEZIA retratando o Rio Grande do Sul.

E

M 2018 VIAJEI com o Grupo Top 10 para Igrejinha, uma pequena cidade do Rio Grande Do Sul, sede do nosso encontro. Assim viajando com os amigos conhecemos um pouco deste estado maravilhoso: cachoeiras, vinícolas, cânions, jardins maravilhosos, um Templo Budista, sem falar das famosas cidades de Canela e de Gramado, com suas belas igrejas. Nos aventuramos mais um pouco viajando pelo Caminho de Pedras em Bento Gonçalves: casas construídas de pedras pelos imigrantes italianos.

1 0   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


VIAGENS

Nesta página Em Canela temos a linda Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, chamada também de a Catedral de Pedra, construída em estilo gótico. O sol possibilitou- me uma bela imagem.

Página Anterior Cascata do Chuvisqueiro, Riozinho. Delícia de lugar. O sol estava super forte, perto do meio dia. Usei filtro ND 1000 para fazer uma longa. O Cânion Fortaleza fica próximo à cidade de Cambará do Sul. Aproximadamente 130 Km de Gramado e 250 Km de Porto Alegre. Linda vista com acesso tranquilo, mas tem que andar bastante

WOW MANAQUE 2019 

11


Cores do Planeta

Sossego, ar puro, uma linda vista e muitas cores. Assim é o Templo Budista Khadro Ling, em Três Coroas, na serra gaúcha. A chuva caía fina e constante neste dia nublado e de repente virou uma tempestade, #todosmolhados,rsrs Le Jardin - Parque de Lavandas. Gramado, RS. Lugar encantador, eu voltarei com certeza!

1 2   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


VIAGENS

Fábrica de Cristais em Gramado. Muito bacana ver a confecção de um vaso usando a mesma técnica utilizada na Ilha de Murano, em Veneza, Itália. Gramado estava toda preparada para o Natal, chegamos no final da tarde para ver as festividades, a cidade estava cheia de turistas. Infelizmente estava sem meu tripé… senti falta. Registrei a beleza da Igreja Matriz São Pedro. O Caminhos de Pedra é uma rota turística rural de 12 km, distante cerca de 15 minutos de Bento Gonçalves, ao longo da qual encontramos atrações voltadas ao resgate do patrimônio cultural dos imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul em 1875. Vinícola Finger, Rolante, RS. Descendentes alemães fazem um bom vinho na Serra Gaúcha. Lugar bucólico No Lago Negro, também em Gramado fui à procura das flores. Aqui duas variedades de Hortênsias.

KARINE SPEZIA

WOW MANAQUE 2019 

13


FOTOS COM MODELOS

MODELANDO Neste mĂŞs, o fotĂłgrafo BINNO FRANN nos traz a graça e a beleza de ThainĂĄ Ribeiro no ensaio “Em Busca da ConexĂŁoâ€? em meio Ă exuberante Cachoeira do Horto - Floresta da Tijuca - RJ. Confira. Modelo: ThainĂĄ Ribeiro Instagram: @thainaribeiro15 Maquiagem: Maria LetĂ­cia Ribeiro Instagram: @_mariaribeiro Fotografia e edição: BinnoFrann Instagram: @binnofrannfoto Ficha tĂŠcnica: Canon 5D mark II Canon EF 24-105mm f/4.0L IS USM Canon EF 40mm f/2.8 STM Canon EF 85mm f/1.8 USM

DICAS DO FOTĂ“GRAFO

đ?&#x;™

Tenha em sua mochila

alguns saquinhos plĂĄsticos transparentes e um outro maior. Eles me salvaram durante o ensaio. Utilizei os pequenos transparentes para cobrir os flashs que

continuei fotografando, e coloquei a mochila inteira dentro do saco maior. A chuva veio de repente e se eu nĂŁo estivesse preparado, muita coisa teria se molhado.

estavam nos tripĂŠs, jĂĄ que

1 4   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

đ?&#x;š

Não esqueça o re-

pelente de insetos e o protetor solar;

đ?&#x;›

Respeite a natureza,

nĂŁo deixe lixo, leve apenas fotos.


FOTOS COM MODELOS

Thayná entrou em contato comigo através do Instagram. Gostaria de realizar um ensaio. Buscava algo que pudesse representar uma certa mudança em sua vida, algo intrínseco, particular, dela, apenas dela. Algo divino, espiritual. Já veio com locação escolhida, maquiagem planejada, ideias na cabeça. E eu, pensativo, dias planejando, vendo referências, pesquisando a locação que ainda não conhecia. Critério na escolha dos equipamentos, luzes, lentes, planejamento de direção, frio na barriga, partimos para a sessão. Local lindo, Floresta da Tijuca, Cachoeira do Horto.

Fotos de Binno Frann

WOW MANAQUE 2019 

15


FOTOS COM MODELOS

Mas aí se deu uma coisa que jamais havia experimentado (ou planejado) e que fez desse ensaio um trabalho muito especial. A “conexão”. Não entre o fotógrafo e a modelo, que é importante e existiu, mas entre a modelo e a locação, entre aquela mulher, aparentemente frágil e aquela natureza exuberante. Todos somos frágeis diante da natureza imponente.

1 6   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


FOTOS COM MODELOS

A mim, então, restou tão somente registrar os momentos de reverência, contemplação, espiritualidade, respeito e misticismo. Até a chuva veio nos brindar aumentando a magia do momento. Fiquei muito feliz e agradecido por ter sido escolhido pra fazer esse trabalho. Com certeza foi uma grande experiência fotográfica e também de vida.

Fotos de Binno Frann

WOW MANAQUE 2019 

17


VENCEDORES DA SEMANA

TEMA LIVRE 07 Liberdade para escolher a foto que vai publicar. Parabéns Paulo Paim, Karine Spezia e Marcos Silva.

MARCOS SILVA

KARINE SPEZIA

A foto foi feita na Casa das Rosas, localizada na av. Paulista, em numa tarde ensolarada no final de 2018. O local estava bastante florido eu resolvi praticar uma técnica com uso de flash, que mesmo estando a luz do dia, faz parecer que a foto foi feita a noite. Fiz várias fotos e esta foi uma das que mais gostei.

Foto tirada em Paranapiacaba, SP. Estação ferroviária. Lugar muito bom para fotografar. Neste dia a neblina envolvia tudo fora da estação.

A foto foi feita com uma camera Canon EOS 80D, uma lente EF 70-300mm f/4-5.6L IS USM e flash Canon 300 EX III RT. Os dados técnicos da foto são: abertura f/11, ISO-100, distancia focal 260mm, velocidade 1/250s.

3º Lugar Marcos Silva São Paulo - SP 2º Lugar Karine Spezia Brasília - DF

1 8   WOW

1º Lugar Paulo Paim Porto Alegre - RS PIXELS FOTOGRAFIA


Q

Ual o seu Tema favorito? Você gosta de fotografar pessoas, comidas, animais, flores, festas, reflexos, miniaturas? Todos esses temas e vários outros entram em Tema Livre. Mostre seu olhar todas as semanas no Wow Pixels, estamos aguardando suas publicações.

PAULO PAIM

A cidade de Praga, na República Tcheca impressiona pelas suas belas paisagens e seu notável patrimônio arquitetônico . O rio Vitava que divide a cidade é atravessado por várias pontes, onde a mais famosa, a Ponte Carlos, é uma atração turística imperdível, com suas 30 estátuas situadas em ambos os lados da ponte. A cidade permitindo fotos maravilhosas devido as suas características marcantes não foi uma tarefa fácil escolher a foto que coloquei no concurso desta semana. Que bom que gostaram!

Foto de Paulo Paim

WOW MANAQUE 2019 

19


VENCEDORES DA SEMANA

INSTRUMENTOS MUSICAIS Dois instrumentos de corda e um de sopro “tocaram“ os votantes desta semana. Parabéns Carlos Correa Ribeiro Luz, Cristiano Polidoro e Marcelo Cid Valério.

MARCELO CID VALERIO

CRISTIANO POLIDORO

Um violão todo estiloso, cheio de etiquetas (que quase não aparecem) numa versão com um dos tratamentos que mais gosto... Sépia.

O registro foi efetuado em uma apresentação de encerramento da Casa da Cultura aqui na cidade de Valinhos SP, e ao terminar a apresentação um violão que foi deixado cobre uma poltrona e com uma iluminação bem interessante, e aplicando a técnica de zooming achei que ficou bem interessante o click!

2 0   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

3º Lugar Marcelo Cid Valerio Brasilia - DF 2º Lugar Cristiano Polidoro Valinhos - SP 1º Lugar Carlos C. R. Luz Salvador - BA


U

VENCEDORES DA SEMANA

M objeto que pode ser usado para fazer música é chamado de instrumento musical. Um instrumento musical pode ser tão grande e complexo quanto um piano ou tão pequeno e simples quanto um apito ou um sino minúsculo. Os instrumentos musicais são encontrados em quase todas as culturas e períodos históricos. A fotografia de instrumentos musicais pode ser com ou sem o músico presente, o importante é destacar o instrumento.

CARLOS CORREA RIBEIRO LUZ

Esta foto eu fiz durante a festa de Santa Barbara no dia 4 de dezembro, que acontece no Pelourinho em Salvador. É uma grande festa onde quase todos se vestem de vermelho, (cor ) e onde acontece uma grande procissão pelos arredores. Varias fanfarras e bandas de musica se fazem presentes e foi numa destas que eu cliquei os músicos e seus instrumentos sempre brilhantes conseguindo captar o reflexo do casario colorido em vários deles, o que sem dúvida enriqueceu a foto.

Foto de Carlos Correa Ribeiro Luz

WOW MANAQUE 2019 

21

Foto


VENCEDORES DA SEMANA

REPETIÇÕES Nesta semana, nossos participantes foram agraciados com uma sequência de cores e formas repetidas, conforme pedia o tema. Lindas fotos! Parabéns Marta Borges, Mauricio Gomes de Oliveira e Dener Ataide.

DENER ATAIDE

MAURICIO GOMES DE OLIVEIRA

Classificação: Terceiro Lugar

A sequência de cadeiras pertencentes ao Coro da Catedral de Barcelona - Espanha. Trabalho realizado em 1394 pelo entalhador Pere Sanglada em madeira de carvalho-alvarinho.

Tema: Repetições

3º Lugar Dener Ataide Angra dos Reis - RJ 2º Lugar Mauricio G. Oliveira Guarujá - SP 1º Lugar Marta Borges Brasília - DF

2 2   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


A

VENCEDORES DA SEMANA

repetição de formas simples pode ser usada pra criar movimento, atividade e direção. O uso repetido de formas regulares pode aparentar harmonia, unidade e ritmo. Pode-se ainda repetir somente a cor, o formato, o tamanho, a textura, a direção ou a posição de elementos na composição de padrões, que se agruparão por similaridade. A repetição de objetos pode ser feita de forma linear ou em círculos, quadrados ou configurações geométricas.

MARTA BORGES

Numa tarde ensolarada, céu azul e nenhuma nuvem. Este era o cenário que contrastava com as sombrinhas de frevo, dependuradas em uma rua de Porto de Galinhas, PE. Com minha câmera Cânon 60D e a lente EF 24/105 pude registrar mais uma das belezas de Porto De Galinhas.

Foto de Marta Borges

WOW MANAQUE 2019 

23


FOTOS ANTIGAS

TRIBUTO AOS ANOS 60 Você consegue imaginar a vida sem Whatsapp, Facebook ou Instagram? Nos anos 60, nem celular ou Internet existiam. Selecionamos alguns registros fotográficos que se fazia na época. É difícil imaginar algo tão desumano acontecendo hoje, mas essa era a realidade apenas algumas décadas atrás. Aqui, uma prisão está sendo usada para testar a segurança de uma montanha russa antes que ela se abra ao público. Embora pouco se saiba sobre esse preso em particular, acredita-se que ele estava no corredor da morte e esperando para ser executado.

@hemavati / Pinterest

2 4   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


FOTOS ANTIGAS

Keystone/Getty Images

Por volta de 1960, um grupo de surfistas realiza manobras de surfe no Havaí. Nos anos 60, o surfe não tinha a reputação que tem hoje. Enquanto o surfe existia nos anos 1930 e 40, não foi até o final dos anos 50 e início dos 60 que ele realmente começou a crescer em popularidade. Os surfistas, em seguida, tinham uma vibe hippie que os levou a ser rotulados como “beach bums”. Música dos Beach Boys, os Surfaris, bem como filmes, ajudaram a popularizar a cultura e o estilo de vida.

NASA/Newsmakers

Em 13 de agosto de 1969, a cidade de Nova York realizou um desfile recebendo os astronautas que estavam na missão Apollo 11 Moon. O comandante Neil A. Armstrong, o piloto do módulo de comando Michael Collins e o piloto do módulo lunar Edwin E. Aldrin Jr. estão sentados no carro da frente, acenando para uma massa de fãs. Eles embarcaram no primeiro pouso lunar tripulado que ocorreu em 20 de julho de 1969. Este desfile realizado em sua homenagem foi o maior desfile na história da cidade de Nova York na época. Nas palavras de Neil Armstrong, “Esse é um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”. WOW MANAQUE 2019 

25


VENCEDORES DA SEMANA

FOLHAS Folhas verdes, secas, molhadas ou iluminadas... nossos participantes abusaram da criatividade e tratamento neste tema semanal. Parabéns Karine Spezia, Binno Frann e Marta Borges.

MARTA BORGES

BINNO FRANN

Em uma tarde de inverno, passeando pelo Museu Felícia Leiner, um Museu a céu aberto, com muitas esculturas se misturando com a linda paisagem. Um lugar perfeito para fotografar. Como era inverno, muitas folhas caídas ao chão, foi qdo fotografei esta folha de Plátano árvore símbolo de Campos do Jordão, SP.

Essa foto foi feita no meu jardim, exclusivamente para o tema proposto. Trata-se de uma folha de roseira, que estava adornada pelas gotas da chuva que caiu à noite.

Câmera Cânon EOS 60D Lente: EF 24/105. Edição com Lightroom.

2 6   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

Equipamento: Pentax K-5 + Sigma 105mm 2.8 Macro. Exif: Abertura 4.0; Velocidade 1/125; ISO 100

3º Lugar Marta Borges Brasilia - DF 2º Lugar Binno Frann Rio de Janeiro - RJ 1º Lugar Karine Spezia Brasilia - DF


A

VENCEDORES DA SEMANA

s fotos de folhas podem ser de várias maneiras: folhas secas, verdes, amareladas, molhadas, na árvore, no chão, sozinhas ou várias. Existem muitas maneiras de fotografar esse tema. O importante é que você consiga destacar, chamar a atenção pra sua folha e sensibilizar quem estiver observando.

Foto de Karine Spezia

KARINE SPEZIA

A ideia era trabalhar o zooming na folha com a colocação de cores sobrepostas ao fundo. A folha estava sobre um vidro fumê. Gostei do efeito.

WOW MANAQUE 2019 

27


VENCEDORES DA SEMANA

MANIPULAÇÃO DE IMAGENS Nesta semana tivemos lindas fotos, algumas manipulações foram tão perfeitas que sem o efeito descrito no título da foto, ficou bem difícil distinguir o que foi mexido e o que era real. Parabéns Yara Coelho, Dener Ataide e Silvia Purper.

SILVIA PURPER

DENER ATAIDE

A imagem original era uma floresta. Estava brincando com montagens e resolvi colocar algumas fadas. Achei que combinavam com a floresta.

Classificação: Segundo Lugar

2 8   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

Tema: Manipulação de Imagens


D

VENCEDORES DA SEMANA

ominar os programas de manipulação de imagem já é um pré-requisito para os fotógrafos profissionais. Hoje, o anormal é a foto sem qualquer retoque. As fotos capturam as fases mais importantes de nossas vidas – seja a festa de casamento do seu melhor amigo, a confraternização dos seus colegas de trabalho, do seu primeiro filho, encontros familiares ou aventuras de férias. A era digital nos trouxe ferramentas úteis que podem nos ajudar a tirar fotos perfeitas em qualquer lugar através da manipulação de imagens.

YARA COELHO

Passeando com o cachorro não resisti à natureza exuberante e fiz a foto da Helicônia ou Bananeira Ornamental. A manipulação foi feita no Planetical. Foto original feita com celular.

3º Lugar Silvia Purper Rio de Janeiro - RJ 2º Lugar Dener Ataide Angra dos Reis - RJ 1º Lugar Yara Coelho Brasilia - DF

Foto de Yara Coelho

WOW MANAQUE 2019 

29


VENCEDORES DA SEMANA

TEMA LIVRE 08 Liberdade para escolher a foto que vai publicar. Parabéns Maurício Gomes de Oliveira, Carlos Correa Ribeiro Luz e Marcos Silva.

MARCOS SILVA

CARLOS CORREA RIBEIRO LUZ

Esta foto foi feita durante uma viagem feita a Portugal. Trata-se de uma das visões do Palácio da Pena, na Vila de Sintra, área metropolina de Lisboa. Um local repleto de belíssimos exemplos de arquitetura romântica. A foto foi feita com uma camêra compacta superzoom, a Canon PowerShot SX50HS.

Classificação: Segundo Lugar

Os dados técnicos são: distância focal - 4mm, abertura - f/8, tempo de exposição - 1/500s e ISO-200.

3 0   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

Tema: Tema Livre 08


O

VENCEDORES DA SEMANA

Tema Livre acabou com a velha desculpa de não ter foto para participar do grupo Wow Pixels. No Tema Livre toda foto tem chance. Chamar a atenção pra sua foto é um ótimo caminho para uma nota boa e até um diploma no final, isso sem

contar que a qualidade da sua fotografia vai aumentar significativamente com a prática desse exercício.

MAURICIO GOMES DE OLIVEIRA

Catedral de Barcelona, Espanha. Estilo Gótico construída no século XIII ao XV sobre a antiga Catedral românica. Dedicada a Santa Eulália e a cruz em que Jesus foi executado

3º Lugar Marcos Silva São Paulo - SP 2º Lugar Carlos C.R. Luz Salvador - BA 1º Lugar Mauricio G. Oliveira Guarujá - SP

Foto de Mauricio Gomes de Oliveira

WOW MANAQUE 2019 

31


CALENDÁRIO

3 2   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


CALENDÁRIO

CALENDÁRIO DE TEMAS WOW

2019

WOW MANAQUE 2019 

33


Março WOW

Programe-se! Uma boa foto requer estudo, preparação, força de vontade, paciência, planejamento, oportunidade e... TEMPO. ce: Uptatie mod tin voluptat praesse quisit utpat nisci eraessequam dolenim do ex eu feugait

I

NO MÊS DE março os temas técnicos serão Círculos, Arquitetura Moderna, Reflexos, Hora de Ouro. Já nos temas subjetivos (não técnico) iremos de Mulher, Carnaval, Árvores e Férias. Reflexos será um tema do mês de março, então publicamos um artigo para ajudar na inspiração e criação do seu registro fotográfico . Confira na próxima seção.

Foto de Ingrid Thurm Valerio

Além dos temas propostos, toda semana temos o Tema Livre, onde você pode inscrever sua fotos preferidas.


TEMAS DO PRÓXIMO MÊS

WOW MANAQUE 2019 

35


ARTIGO TÉCNICO

REFL EXO S

Seria impossível em tão poucas páginas exemplificar as centenas de imagens refletidas que poderíamos explorar na fotografia. Aqui vamos apenas mostrar alguns exemplos com dicas de como foram feitos. Text by John Doe, photos by Doe Johnson

Bolha de Sabão O efeito refletivo da bolha produz imagens lindas e delicadas. A bolha reflete o que está atrás do fotógrafo. A maior dificuldade aqui é acertar o foco. Pois estas danadas teimam em flutuar continuamente dando um trabalhão para o fotógrafo. Parece fácil... mas não é. Outra dica útil é colocar um pouco de açúcar na mistura, isso dá mais durabilidade à película e permite fazer bolhas bem maiores.

DADOS - Reflexo em Estúdio Nesta foto utilizei uma base escura, com uma reflexão bem suave mas sem ser fosca para captar o reflexo dos dados.

3 6   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


REFLEXOS

Acima - Espelho Efeitos interessantes podem ser conseguidos através de reflexos em um espelho. Nesta foto utilizei o espelho retrovisor de uma Ferrari e para caracterizar o veículo, coloquei o símbolo que fica no banco da frente como assunto principal. Abaixo - Reflexo na Água Aqui utilizei duas técnicas simultaneamente, uma longa exposição para captar as nuvens e a técnica de reflexo das luzes na água. Interessante notar que o vento nesse tipo de foto tem importância fundamental. Em noites com muito vento, o reflexo aparece difuso e desfocado. Em noites mais calmas, conseguimos um reflexo bem mais nítido. Quase um espelho. Fotos de Marcelo Cid Valério

WOW MANAQUE 2019 

37


ARTIGO TÉCNICO Fotos de Marcelo Cid Valério

Congresso Nacional - Reflexo na Água Com a água do laguinho praticamente parada por falta de vento, consegui um efeito refletivo bem interessante.

Acima - Bola de Cristal Ao contrário da bolha de sabão, a famosa “bola de cristal” não reflete para trás e sim o que está na frente, porém de cabeça para baixo. Existem algumas versões em que o fotógrafo coloca o foco no assunto, mas a grande preferência é colocar o foco na bola e deixar o assunto levemente desfocado. Abaixo - Reflexo na Água Foto realizada no Rio Guaíba, Porto Alegre - RS, numa tarde de inverno onde havia pouco vento, favorecendo o reflexo quase perfeito na água. Na edição, procurei montar a composição usando a regra dos terços, colocando o assunto no ponto de ouro superior direito e o reflexo no ponto inferior direito.

3 8   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

Foto de Ingrid Thurm Valerio


REFLEXOS Acima - Reflexo um poça d´água A dica neste caso é colocar a camêra no chão, obviamente não dentro da água (rs), atrás da poça, mas o mais perto possível do solo. Abaixo - Reflexo na Água Uma foto aproveitando a água parada em uma noite sem vento. Nesta longa exposição, o diafragma foi usado bem alto, para conseguir um “brilho de estrela” nos postes de iluminação.

Fotos de Marcelo Cid Valério

Foto de Marcelo Cid Valério

WOW MANAQUE 2019 

39


MIDIAS SOCIAIS Abelha carregando o Sol.

© Mikepants / imgur

Fotos com Estilo Todos os dias nos deparamos com fotos nas mídias sociais e algumas nos chamam atenção, outras viralizam, outras somem com a mesma velocidade que aparecem.

Esta foto representa muito bem o que significa o trabalho dos © Diginixy / reddit bombeiros. Alguém está roubando o Sol © [deleted] / reddit

4 0   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


INVESTIMENTO

Contato: redacao@wow.fot.br

WOW MANAQUE 2019 

41


VENCEDORES DA SEMANA

ABSTRATO Fotografia abstrata é um processo de utilização de cores e padrões combinados para criar uma imagem, sem nenhum significado verdadeiro e sujeito claro envolvidos. Ela não necessariamente vai significar a mesma coisa para todos, pode ser algo diferente para cada um de nós (Blog.Sigladesign). Parabéns Naura Aded, Ivo Tunchel e Marta Borges.

MARTA BORGES

IVO TUNCHEL

Um detalhe de uma linda luminária feita de conchas do mar, a leveza e a transparência das conchas me lembraram uma obra abstrata e que pude reproduzir nesta foto. A luminária estava exposta numa loja de artesanatos, em uma Galeria em Porto de Galinhas, PE. Câmera Canon EOS 60D Lente 24/105 Edição: Lightroom

Esta foto tinha como um dos objetivos homenagear o WOW, por isso tentei colocar as velas formando a letra W.

4 2   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

Esta foi feita com uma sequência de fotos e cada uma teve um tratamento de cor diferente e após feita a mesclagem. Uma união de fumaça com Light Painting.


VENCEDORES DA SEMANA NAURA ADED

A foto foi feita em janeiro de 2018, uma semana antes do Carnaval, e o objeto inicial foi uma barraca de ambulante, que vendia artigos de Carnaval (máscaras, saiotes, colares coloridos, confete, serpentina e mais o que tenha numa banca dessas). Originalmente colorida, foi passada para PB no PhotoScape e, diante do desafio do tema Abstrato, o uso de filtros no PS possibilitaram chegar à transformação. Câmera S5300 Coolpix, da Nikon; f?4.2; 1/30s; ISO 220.

3º Lugar Marta Borges Brasilia - DF 2º Lugar Ivo Tunchel São Paulo - SP 1º Lugar Naura Aded Rio de Janeiro - RJ Foto de Naura Aded

WOW MANAQUE 2019 

43


VENCEDORES DA SEMANA

LIGHT PAINTING Quanto mais escuro o ambiente, maior o destaque para os emissores de luz, confira nesta semana a criatividade dos fotógrafos que se destacaram. Parabéns Cristiano Polidoro, Flávio Benedito Conceição e Cris Gama.

CRIS GAMA

FLÁVIO BENEDITO CONCEIÇÃO

Foi durante um workshop do Senac sobre Light Painting, no Sesc Belenzinho - SP.

Foto noturna em uma pedreira na cidade de Londrina, no dia 31 de janeiro de 2018 em noite de lua nova. 3º Lugar Cris Gama São Paulo - SP 2º Lugar Flávio Benedito Conceição Londrina - PR

4 4   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

1º Lugar Cristiano Polidoro Valinhos - SP


L

VENCEDORES DA SEMANA

ight Painting é uma técnica fotográfica onde a longa exposição registra o movimento de uma origem luminosa, permitindo assim a composição espacial de desenhos com os pincéis de luz. Tente focar um objeto qualquer com pouca luz. Você vai ver que é bem mais difícil do que parece. A dica neste caso é iluminar primeiro, fazer o foco manual e depois travar. Isso realça a importância do uso do tripé, porque depois de focado, as luzes serão apagadas e a câmera não poderá mais ser tirada da posição.

CRISTIANO POLIDORO

A história de minha foto, foi a experiência de relembrar as brincadeiras de criança, quando colocamos fogo no palha de aço (bombril ) e saímos andando e girando, para gerar esse efeito visual bem diferente!

Foto de Cristiano Polidoro

WOW MANAQUE 2019 

45


VENCEDORES DA SEMANA

TEMA LIVRE 09 Liberdade para escolher a foto que vai publicar. Parabéns Orival Tadeu Lopes da Silva, Mauricio Gomes de Oliveira e Carlos Ivan.

CARLOS IVAN

MAURICIO GOMES DE OLIVEIRA

Essa fotografia foi realizada no museu do futebol do River Plate da Argentina. Gosto muito de formas geométricas e percebi, que era um local aonde não tinha nada que remetesse ao futebol, além de ser bem contemporâneo em relação ao local.

Boca do Inferno localizado na Costa da Guia, a oeste da Vila de Cascais em Portugal. Local onde se pode desfrutar uma paisagem espetacular e magníficos pôr do sol. 3º Lugar

Gosto de pontos de fuga, pq geram a imaginação.

4 6   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

Carlos Ivan Rio de Janeiro - RJ 2º Lugar Mauricio Gomes de Oliveira Guarujá - SP 1º Lugar Orival Lopes Silva Florianópolis - SC


M

VENCEDORES DA SEMANA ostre suas fotos, participe do Wow Pixels, você não precisa ser um fotógrafo profissional, precisa apenas publicar suas fotos variadas no Tema Livre e assim mostrar o seu

olhar para os participantes do grupo.

ORIVAL TADEU LOPES DA SILVA

Como a minha coluna e o ciático não me deixam dormir muito (durmo em três prestações, rs), vou para o computador de madrugada e, algumas vezes, quando a dor não é muito forte, saio cedo para fotografar. Assim, naquele domingo 24.12.2017 (véspera de Natal) acordei cedo e, apesar do Sol já ter nascido, saí para fazer alguns registros do amanhecer. Atravessei a Ponte Colombo Salles e fui até a Praia de Itaguaçu famosa pelas suas pedras, lendas e mistérios. E foi assim que saiu este registro - que mais tarde ficou entre as 400 melhores do Concurso do Brasília Photo Show 2018 e agora foi a vencedora do Concurso 664 do Wow Pixels.

Foto de Orival Tadeu Lopes da Silva

WOW MANAQUE 2019 

47


INGRESSE NO WOW

CONVITE Para participar dos concursos semanais, basta ingressar no grupo do Facebook WowPixels. Uma vez dentro do grupo, nossos coordenadores irão orientá-lo passo a passo como inscrever sua foto e votar. Amador ou profissional, para concorrer ou assistir, seja bem vindo!

W

OW É UM grupo bastante heterogêneo, formado por pessoas de diversas partes do Brasil. Existem pessoas que participam ativamente toda a semana, postando suas fotos, outras já participaram e estão afastadas das publicações, tem também aquelas que gostam apenas de apreciar os registros fotográficos. Você já faz parte do time Wow Pixels? 4 8   WOW

Gostaríamos de tê-lo aqui, inscrevendo ou observando as fotos nos temas semanais. O nosso Tema Livre é bem democrático para quem está começando e não possui um acervo muito grande. Mas para participar você precisa gostar de fotografia. É certo que esse pré-requisito você já tem, pois chegou até aqui, uma revista voltada para fotografia. Então o que você está esperando? Junte-se a nós!! Estamos no Facebook, Wow Pixels fotografia.

Compartilhe o link da revista em sua timeline. Ajude-nos a espalhar arte nas mídias sociais.

PIXELS FOTOGRAFIA


FLASH BACK

N O S TA L G I A

Nesta seção resgatamos alguns bons momentos do Wow Pixels, recordando fotos de tirar o fôlego.

3º Lugar - W2017-01a Fábio Maverick Multicolorido

1º Lugar - W2016-13b Marcos Castro Tema: Still - Fotografia de Produto

WOW MANAQUE 2019 

49


5 0   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


WOW MANAQUE 2019 

51


A sua melhor oportunidade de evoluir na fotografia

5 2   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

Profile for Wow Pixels

WowManaque - Fevereiro 2019  

Wow Pixels Fotografia - Almanaque de Feveiro de 2019

WowManaque - Fevereiro 2019  

Wow Pixels Fotografia - Almanaque de Feveiro de 2019

Profile for wowpixels
Advertisement