Page 1

Unanimidade -Este Mes Tem Unanimidade - Unanimidade - Este Mês tem Unanimidade - Unanimidade - Este mes tem Unanimidade

Janeiro 2019 Número 02

WOW

CONCURSOS WOW

RESULTADOS

Confira os resultados da semana com as surpreendentes fotos dos participantes

VIAGEM

CORES DO PLANETA A beleza do Jalapão sob a lente de Mauricio Gomes de Oliveira

ARTIGO TÉCNICO

LIGHT PAINTING

Aprenda a desenhar com a luz

manaque


WOW P IX E L S NA Á R EA!

glected agreeable of discovery concluded oh it sportsman. Week to time in john. Son elegance use weddings separate. Ask too matter formed county wicket talent.

At Last! Como diria Morpheus, finalmente! Amigos, nós da coordenação estamos muito orgulhosos e realizados ao apresentar para vocês, nosso almanaque mensal. Nosso Wow Manaque.

COMO ENTRAR EM CONTATO: REDACAO@WOW.FOT.BR

Uma revista participativa. Sim, sem a participação de vocês, nada disso existiria. Deixo aqui registrado, a todos vocês, meu muito obrigado.

COMO PARTICIPAR DOS CONCURSOS: INGRESSE NO GRUPO DO FACEBOOK

E aproveito para deixar o convite: querem participar ainda mais? Enviem um email para redacao@wow.fot.br com o título da seção da revista no assunto (Modelando, Cores do Planeta, Entrevista, etc).

www.facebook.com/groups/WowPixels

EDITOR

Marcelo Cid Valerio

COORDENAÇÃO/REDAÇÃO Ingrid T. Valerio

COORDENAÇÃO Karine Spezia

COLABORAÇÃO Del Nin

Nós queremos trazer além dos resultados semanais, informações úteis para o grupo. Será algo como um grande laboratório onde vamos experimentar diversas seções, o que der certo, vamos manter. O que não der certo, vai valer a experiência! Esperamos sua participação!


51

                     Índice 04 SEMANA 01 Gastronomia, Minha Melhor Foto do Ano, Tema Livre

20 SEMANA 02 page 2

Linha Esquerda dos Terços, Street, Tema Livre

28 SEMANA 03 Solidão, Fotojornalismo, Tema Livre

16

44 SEMANA 04 Diagonais, Nascer ou Pôr do Sol, Tema Livre

54 SEMANA 05 Ferramentas de Trabalho, Sombras, Tema Livre

16

MODELANDO

Karol Thayná

38

26 ENTREVISTA Ioneide Santos do Nascimento

38 ARTIGO TÉCNICO Light Painting

12 CORES DO PLANETA Mauricio Gomes de Oliveira visita o Jalapão - TO

Participe do Grupo Facebook WowPixels page 12

WOW MANAQUE 2019 

3


VENCEDORES DA SEMANA

GASTRONOMIA Nesta primeira semana de 2019, um dos temas propostos foi Gastronomia, afinal nessa época, nos jantares, nas festas, nas comemorações e nas férias a boa comida está presente nas mesas dos brasileiros. Saiba um pouco mais sobre a história desses masters chefs da fotografia. Parabéns Marta Borges, Yara Coelho, Marcelo Cid Valerio.

MARCELO CID VALERIO

YARA COELHO

Foto feita em Nova Yorque, em uma travessa da Quinta Avenida. Depois de muito bater perna e ter visitado a BH, a Disneylândia dos fotógrafos, paramos para conhecer um tradicional Yakisoba em um restaurante típico chinês, pequeno porém bastante conhecido ali na área. Eles não entendiam meu inglês-português e eu não entendia o chinês-inglês deles. Como nos comunicamos? Com a linguagem da fome.

Estava na Praia do Flamengo, Barraca do Lôro Stella Maris, Salvador/BA, com a família de férias, depois de uma manhã no mar, na areia, tomando umas geladas, subimos para o restaurante, fizemos os pedidos e eu gritei: Ninguém toca nessa moqueca!!!

4   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

Consegui 2 cliques antes do ataque familiar a esse prato delicioso. kkk Isso é Baheeeea!


S

VENCEDORES DA SEMANA

OMENTE QUEM JÁ tentou sabe que não é fácil deixar um alimento atraente para uma fotografia. Fotografar alimentos exige bastante técnica e

atenção a detalhes que insinuam a perfeição. Presente em cardápios de restaurante e outdoors publicitários, a foto de gastronomia povoa o nosso cotidiano com um propósito fundamental: gerar a vontade de comer.

MARTA BORGES

Novos produtos, doces, tortas, cafés especiais... como provocar o desejo nos nossos clientes? Com fotos que fariam dar água na boca. Câmera na mão, uma Canon 60D, lente 50 milímetros, a preciosa cinquentinha e vários doces como modelo. Esta foto é a minha preferida, de uma Tartelete de Limão, bem fresquinha e deliciosa. Cada dia mais, tenho me dedicado às fotos de gastronomia e produtos da nossa Cafeteria para divulgação nas redes socias. E assim vou descobrindo novos caminhos na fotografia.

3º Lugar Marcelo Cid Valerio Brasilia - DF 2º Lugar Yara Coelho Brasilia - DF 1º Lugar Marta Borges Brasilia - DF

Foto de Marta Borges

WOW MANAQUE 2019 

5


VENCEDORES DA SEMANA

MINHA MELHOR FOTO DO ANO Nesta primeira semana de 2019, depois de fecharmos o ano, cada fotógrafo escolheu sua foto predileta. Os motivos da escolha de cada um? Fomos até eles e perguntamos. Veja o que dizem os vencedores desta prova de fogo. Parabéns Flávio Benedito Conceição, Carlos Correa Ribeiro Luz, Karine Spezia.

KARINE SPEZIA

CARLOS CORREA RIBEIRO LUZ

Uma grande aventura define esta foto da Ponte Estaiada em São Paulo: Eu estava na companhia de amigos paulistas, que também adoram fotografia. Nos encontramos às margens do Rio Pinheiros, carregando tripés, mochilas, câmeras, máscaras e vestidos da melhor forma possível, para evitar carrapatos, por conta das capivaras, habitantes da área. O lugar é maravilhoso e tem um enorme potencial para belas fotos. Fotografei desde reflexos à longa exposição neste dia e sempre procurando o melhor ângulo nos dispersamos por conta da beleza do lugar. Levei belos cliques e alguns carrapatos pra casa, rsrs e como sempre acontece voltei feliz da vida, por estar fazendo o que gosto e em boa companhia..

Saí de casa numa sexta feira pela tardinha pra fazer umas longa exposições nas pedras ao lado do Farol da Barra. Armei o tripé nas pedras, e com uma plateia enorme esperando o por do sol, e ao mesmo tempo me observando passei uma meia hora ligado só no Farol. Porem numa destas tiradas de sorte que todo fotografo tem que ter, olhei pro lado e vi o barquinho a vela se aproximando e percebi que em pouco tempo passaria bem no rastro do sol que se punha. Não tive duvida, mas que depressa desfiz toda a regulagem das longas exposições, e apertei o botãozinho que eterniza momentos como este!

6   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


E

VENCEDORES DA SEMANA COMEÇAMOS O ANO... Que 2019 seja o ano do clique. Aos amigos, mais que parceiros que estiveram com a gente em 2018, nosso muito obrigado: Ingrid T. Valerio, Karine Spezia, Mauricio Gomes, Marta Borges, Binno Frann, Yara Coelho, Flavio Conceição, Cesar Augusto,

Reginaldo Moraes, Del NIn, Dener Ataide, Ioneide S. Nascimento, Roberto Vecchi, Carlos. C. Luz, Izabel Medeiros, Tete de Carvalho

FLÁVIO BENEDITO CONCEIÇÃO

Essa foto foi feita no outono, em abril de 2017 durante amanhecer na Zona Rural de Londrina - Pr, região que costuma ter neblina e os raios de sol na estrada rural cercada por árvores, pinheiros e com a presença da amiga Suzana para completar a composição da foto.

Monteiro, Fabiano Queiroga, Liliana Coluci, Ximena Severino, Leny Fontenele, Paulo Paim, André Brito, Marcia Vasconcelos, Helo de Faria, Admilson Ferreira, Claudia Wallauer, Dynos Saurus, Marcia Haddad, Cristiano Polidoro, Léo Caldeira, Bernardo Sanmartim, Fabio Maverick, Orival Tadeo, Joelson SIlva, Silvio Henrique Martins, Carlos Ivan, Silvia Purper, Juarez José.

3º Lugar Karine Spezia Brasilia - DF 2º Lugar Carlos C.R. Luz Salvador - BA 1º Lugar Flavio Benedito Conceição Londrina-PR

Foto de Flávio Benedito Conceição

WOW MANAQUE 2019 

7


VENCEDORES DA SEMANA

UNANIMIDADE “Unanimidade” significa que a foto recebeu após dois descartes baixos, todos os votos com nota máxima quarenta. Almejado pela maioria dos fotógrafos este selo é a consagração máxima do Wow Pixels. No mês de janeiro tivemos a satisfação de registrar a pontuação máxima para Flávio Benedito Conceição.

8   WOW

Foto de Flávio Benedito Conceição

PIXELS FOTOGRAFIA


VENCEDORES DA SEMANA

WOW MANAQUE 2019 

9


VENCEDORES DA SEMANA

TEMA LIVRE 01 Nosso primeiro tema livre de 2019 aconteceu. Semana número UM. Saiba um pouco mais sobre a história dessas fotos vencedoras da semana. Parabéns Binno Frann, Silvia Purper, Marcos Silva.

MARCOS SILVA

Esta foto eu realizei em setembro de 2018, eu iria participar de uma corrida de rua no estádio do Pacaembu, e me preparei para fazer algumas fotos da região. Nas proximidades da Marginal do rio Tietê percebi que haviam nuvens pairando em um céu azul incomum de se ver na cidade, então resolvi estacionar nas proximidades da ponte da Casa Verde. O reflexo das mesmas sobre o rio estava fantástico e produzindo uma cena pouco comum, pois o rio infelizmente é totalmente poluído e nem sempre agradável de se apreciar, mas neste caso foi impossível não fotografar. O resultado foi esta foto, feita com uma camera Canon EOS T5 e uma lente EFS 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM. Os dados técnicos da foto são: abertura f/5.6, tempo de exposição 1/2000, distância focal 12mm e ISO 200. 1 0   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

SILVIA PURPER

Foto feita num dia chuvoso no “Vale de Amor”, no bairro Fazenda Inglesa em Petrópolis. Era uma antiga fazenda que aos poucos tornase referência como espaço místico. A foto em questão é o espaço Taoístico, em homenagem à São Francisco e Santa Clara. É uma área com reserva para várias religiões. Vale visitar. 3º Lugar Marcos Silva São Paulo - SP 2º Lugar Silvia Purper Rio de Janeiro - RJ 1º Lugar Binno Fran Rio de Janeiro - RJ


N

O TEMA LIVRE não existe certo ou errado, não existem regras... deixe a criatividade, a emoção e a ocasião te guiarem. Pode ser foto colorida, preta e branca, de pessoas, lugares, animais, qualquer coisa. Você terá apenas que impressionar os votantes com o seu “click”, vamos lá... solte-se!!!

VENCEDORES DA SEMANA BINNO FRANN

Essa foto foi feita em São Pedro da Aldeia, uma cidade da Região dos Lagos (ou Costa do Sol), no Rio de Janeiro, mais exatamente na Praia do Sudoeste. Apesar do movimento na praia, observei que esse cantinho estava bem calmo. Na hora de ir embora, parei o carro ali e desci pra clicar apostando que a garça , geralmente arisca, iria voar.Mas acabou que ela não voou e fez parte da composição. Coloquei ela bem na regra dos terços e fiz alguns cliques com possibilidades diferentes e acabei optando pela foto onde apareceu além da garça, parte de uma casuarina.Material utilizado: Pentax K-5 + SMC Pentax DA 18-55mm 3.5-5.6 AL. F/6.3 / 1/800 / ISO 100 / 26mm

Foto de Binno Frann

WOW MANAQUE 2019 

11


VIAGENS

C OR ES DO PLANETA

Nesta seção estamos trazendo fotografia de cidades, montanhas, planícies, lagos e praias ao redor do nosso planeta. Mauricio Gomes de Oliveira - Jalapão e suas belezas naturais

M

AURICIO GOMES DE OLIVEIRA é o fotógrafo escolhido deste mês para mostrar um pouco das belezas n a t u rais que encontrou no Jalapão. Uma região com cenários espetaculares. O parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. O território do parque, com uma área de 158 970,95 ha, está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Cânion Suçuapara no meio do cerrado um local refrescante com altas paredes e muita vegetação onde as

1 2   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

águas escorrem por uma fenda entre as rochas. Cachoeira da Velha queda de 25 metros em forma de ferradura, a maior do Jalapão, formada pelo desnível do Rio Novo impressiona pelo tamanho e força da água. Prainha do rio Novo


VIAGENS

depois de uma trilha leve encontramos um local sombreado com águas rasas e cristalinas para um bom mergulho. Outro cartão postal do Jalapão são as suas Dunas antes passamos por uma vereda com um lago que podemos ver o reflexo dos chapadões da Serra do Espírito Santo. As Dunas são formadas por areias de quartzo de coloração dourada é um bom local para apreciar o pôr do sol. Mirante da Serra do Espírito Santo um local selvagem e um clima de mistério paira no ar. Possui uma vista panorâmica da região do Jalapão. O Rio Novo é um dos afluentes do Rio Tocantins e é um dos poucos rios que ainda possuem água potável em todo mundo excelente para fazer flutuação e canoagem.

Página Anterior - Cânion Suçuapara Acima e Centro - Cachoeira da Velha Abaixo - Rio Novo WOW MANAQUE 2019 

13


Cores do Planeta

Acima - Veredas com Lago Menor - Dunas Abaixo - Vista do Mirante da Serra

V

1 4   WOW

ISITAR OS FERVEDOUROS é uma experiência bem legal e existem vários na região. Cercado por bananeiras encontramos um poço com águas transparentes e ao entrar é impossível afundar devido a pressão da água das nascentes. Todos os locais por onde passei foram fantásticos. Mas a transparência e a cor das águas da Cachoeira da Formiga são um verdadeiro espetáculo.

PIXELS FOTOGRAFIA


VIAGENS

Acima - Rio Novo Central - Fervedouro e Rio Novo Abaixo - Cachoeira Formiga

Mauricio Gomes de Oliveira WOW MANAQUE 2019 

15


FOTOS DE ESTĂšDIO

MODELANDO K

arol Thaynå, bailarina, professora, coreógrafa, produtora de shows e proprietåria do Espaço Cultural Karol Thaynå (Escola dedicada a ensinar a arte da dança do ventre) Ê a modelo do mês de janeiro. Sob a lente de Marcelo Cid ValÊrio, Karol Thaynå nos traz a magia e a sensualidade desta dança milenar. Muitas mulheres são atraídas pela dança do ventre, especialmente aquelas que querem se sentir mais sensuais, porÊm, não Ê somente este beneficio que a dança traz, existem outros como a tonificação dos músculos, alongamento e flexibilidade dentre outros. Não se sabe ao certo onde essa dança surgiu, mas possui sua maior expressão no Egito, países årabes e faz parte dos costumes em festividades populares. Nos sete mil anos de história da dança do ventre, ela jå sofreu influências variadas, como por exemplo de mulheres

indianas, ciganas e africanas. A dança do ventre alivia e trabalha a mente, aumenta a auto-estima, resgata a feminilidade, estimula a memória, concentração, atenção, alÊm de todos os seus benefícios traz tranqßilidade, o que todos nós queremos e precisamos. Para o corpo a dança tambÊm traz benefícios, um deles Ê a vitalidade, ativa a circulação, alivia as tensþes, aumenta os reflexos, alÊm de enrijecer e tonificar os músculos. É no ventre que estå concentrada a energia do corpo, a dança trabalha toda essa energia e a distribui.

remĂŠdio para as mulheres que sofrem de cĂłlicas menstruais e problemas hormonais. Equilibra as funçþes sexuais e tambĂŠm facilita as contraçþes e dilataçþes na hora do parto, fortalece o assoalho pĂŠlvico e a musculatura interna do ventre. O ponto alto da dança do ventre ĂŠ o estĂ­mulo da sensualidade, promovidas pelo bem estar e a auto estima. É necessĂĄrio um ritual, que inclui roupas, maquiagem, mĂşsica e principalmente, movimentos especiais que despertam o charme e o corpo da mulher. Inicie jĂĄ esse beneficio Ă vocĂŞ, procure a escola mais perto de sua casa e coloque o corpo em movimento. Karol ThaynĂĄ criou uma frase que ĂŠ o carro chefe do estĂşdio de dança : “Dance para se conhecer, aprenda a se amarâ€?.

A dança do ventre age tambÊm como

DICAS DO FOTĂ“GRAFO

đ?&#x;™

Durante a sessĂŁo de

fotos procure deixar a modelo à vontade, incentive a falar, gesticular. Quanto mais solta a modelo estiver, mais fåcil serå o posicionamento das mãos, ângulo dos braços, etc, Mas cuidado! Se a modelo for tímida força-la a ficar falando pode ser que o tiro saia pela culatra, não force. Se adequar ao perfil da modelo Ê o grande segredo.

1 6   WOW

đ?&#x;š

escuros exigem um cuidado

đ?&#x;œ

a mais com a luz de contor-

e sim dois ou mais flashes

no, pois ĂŠ preciso separar o

exclusivamente para o fun-

cabelo preto do fundo pre-

do. O cuidado aqui ĂŠ para

to. Para obter esse efeito,

nĂŁo chapar a roupa branca

difĂ­cil, pois requer todos

coloca-se um flash atrĂĄs da

com o fundo, a menos Ăłb-

os detalhes iluminados de

modelo, iluminando seus

vio, que se queira produzir

maneira uniforme. A ilu-

minação do fundo branco

cabelos, dessa forma, tanto

este efeito como ĂŠ o caso

precisa ser na medida

o cabelo quanto a silhueta

da foto hikey da pĂĄgina 18.

da modelo ficam bordeados

Fundo preto imprime

sensualidade na foto, permite ao fotĂłgrafo jogar

com as sombras e provocar composiçþes enigmåticas.

Fotografar com fundo branco ĂŠ mais editorial e mais

certa. Luz demais ofuscarĂĄ a modelo e menos deixarĂĄ o fundo cinza.

PIXELS FOTOGRAFIA

đ?&#x;›

Modelos com cabelos

por uma sutil linha de luz, denominada luz de contorno.

Com o fundo branco,

nĂŁo usamos luz de contorno


FOTOS DE ESTÚDIO

Fotos de Marcelo Cid Valério

WOW MANAQUE 2019 

17


FOTOS DE ESTÚDIO

O Espaço Cultural Karol Thayná localiza-se na Quadra 05 de Sobradinho/DF (Informações: 61 984316332), atualmente promove o bem estar de suas deusas através de espetáculos anuais e eventos mensais criados para a mulher! Toda mulher possui uma deusa interior, que necessita despertar!

1 8   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


FOTOS DE ESTÚDIO

“Dance para

se conhecer... Aprenda a se amar! “ Karol Thayná

Fotos de Marcelo Cid Valério

WOW MANAQUE 2019 

19


VENCEDORES DA SEMANA

TEMA LIVRE 02 Ser Livre é ter tempo para fazer o que gosta. Confira os ganhadores. Parabéns Flávio Conceição, Paulo Paim e Silvia Purper.

SILVIA PURPER

PAULO PAIM

A foto MOLDURA foi durante uma exposição de esculturas gigantes na Praça Paris. Ao passar pela estrutura de madeira, vi a Igreja do Outeiro da Glória bem no meio, foi só clicar.

A Ponte Luis I une a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia, em Portugal. É um cartão postal magnífico que tem duas vias sobrepostas. Na parte superior passa o Metro, na inferior os automóveis. É um local que possibilita várias fotos, de vários ângulos. De muitas fotos que tirei da ponte, esta é uma foto noturna que gosto muito, retratando as pessoas sentadas a beira do Rio Douro, contemplando a beleza do local. 3º Lugar Silvia Purper Rio de Janeiro - RJ 2º Lugar Paulo Paim Alegrete - RS

2 0   WOW

1º Lugar Flavio B. Conceição Londrina - PR PIXELS FOTOGRAFIA


N

VENCEDORES DA SEMANA

O TEMA LIVRE vale inscrever qualquer fotografia, pode ser de uma receita culinária, de uma viagem, de família, do seu animalzinho de estimação, pode ser aquela sua foto predileta. Seja criativo! Seja ousado! Seja Livre!

Foto de Flávio Benedito Conceição

FLÁVIO BENEDITO CONCEIÇÃO

Foto foi feita no meu sítio em Londrina no dia 21/03/2018, durante caminhada no sítio vi essa borboleta na flor e fiz várias fotos dela.

WOW MANAQUE 2019 

21


VENCEDORES DA SEMANA

LINHA ESQUERDA DOS TERÇOS Tema concorrido. Várias fotos com chances reais de pódio. Confira os ganhadores. Parabéns Carlos Ivan, Marta Borges, Fernando Fioretti.

FERNANDO FIORETTI

MARTA BORGES

Os Doze profetas compõem uma das obras mais importantes de de Antônio Francisco Lisboa, o mestre Aleijadinho. Esse conjunto está disposto no páteo frontal do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, na cidade histórica de Congonhas, Minas Gerais. Essas esculturas foram feitas de pedra-sabão. Justamente por isso estão sofrendo degração pela ação do tempo. Também sofreram por muitos anos de depredações por parte de moradores da cidade e principalmente de turistas. Hoje existe um estudo para levá-lo para um museu onde sua preservação seja garantida. No lugar seriam instaladas réplicas. Para a foto usei uma Canon T6 com lente 18-55, e fiz uma edição simples para aumentar o contraste e saturação.

Sol, mar, praia e jangadas, um conjunto perfeito para fazer o que mais gosto... FOTOGRAFIA! Numa manhã ensolarada, com a maré baixa, fui fazer uma passeio nas Piscinas Naturais em Porto de Galinhas, PE. Entre muitos clicks, este foi um dos meus preferidos. Uma jangada com uma propaganda de um produto antigo, bem na linha esquerda do meu visor, e lá estava a foto pronta! Câmera Canon 60D Lente 24/105

2 2   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

3º Lugar Fernando Fioretti S. Bernardo do Campo - SP 2º Lugar Marta Borges Brasilia - DF 1º Lugar Carlos Ivan Rio de Janeiro - RJ


R

VENCEDORES DA SEMANA

EGRA DOS TERÇOS é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados na composição. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 partes, traçando-se 2 linhas imaginárias horizontais e duas verticais, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.

CARLOS IVAN

O ensaio seria feito em externa e pela manhã, mas rapidamente a iluminação ficou ruim, e decidimos terminar no interior da casa e com luz natural. Comecei fazendo com cor o ensaio mas o contraste caiu melhor em pb. A idéia era a mulher explorando o prazer, com toques no corpo.

Foto de Carlos Ivan

Foto de Carlos Ivan

WOW MANAQUE 2019 

23


VENCEDORES DA SEMANA

STREET

(Foto de rua)

Fotos de alto nível concorrendo nesta semana. Confira os ganhadores. Parabéns Carlos C. R. Luz, Karine Spezia, Binno Frann.

BINNO FRANN

KARINE SPEZIA

Essa foto é da fachada do Museu de Arte do Rio (MAR), referente a uma mostra sobre a História do Samba,feita com uma compacta Sony RX100.

Eu estava com minhas amigas de carro passeando pelas ruas de São Paulo, quando vi o velho com o gatinho na rua. Pedi para a Suzana parar e saímos para registrar o momento.

3º Lugar Binno Frann Rio de Janeiro - RJ 2º Lugar Karine Spezia Brasilia - DF 1º Lugar Carlos C. R. Luz Salvador - BA

2 4   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


A

VENCEDORES DA SEMANA FOTOGRAFIA DE RUA (Street Photography), está a cada dia ganhando mais sucesso entre os fotógrafos. Além da praticidade e economia por não haver necessidade de alugar um espaço, o estilo fotográfico de rua oferece muitas outras possibilidades. Um carro que passa, um parque urbano, a chuva caindo, uma situação inusitada fazem a fotografia ficar realista, criativa e artística. Observe o ambiente ao seu redor e utilize o que estiver ao seu

alcance como objeto de composição da sua fotografia. Não é necessário tirar nada do lugar. Inspire-se com o que tem em seu campo de visão e crie.Use a luz ambiente para colaborar com a emoção que quer transmitir. A magia de uma fotografia de rua é o mistério envolvido por traz da história que não foi dita. Aposte na espontaneidade. Exagerando ou não nas poses o importante é que suas fotos contem uma história.

CARLOS CORREA RIBEIRO LUZ

Esta foto foi feita num final de tarde na rua Alfredo de Brito, no Pelourinho em Salvador Bahia. Procurei este horário, exatamente para o sol poente iluminar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos ao fundo em cores vivas e bem destacada! Exatamente por isto a foto tem uma vida especial, com figuras humanas na sombra e no primeiro plano.

Foto de Carlos Correa R. Luz

WOW MANAQUE 2019 

25


E N T R E V I S TA

IONEIDE SANTOS DO NASCIMENTO Neste mês, entrevistamos Ioneide, professora, pedagoga e graduada em Educação Artística. Essa piauiense arretada participa com a gente desde o primeiro concurso Wow. Nós pedimos e ela veio! Veio contar um pouco da sua história.

01 Source: Uptatie mod tin voluptat praesse quisit utpat nisci eraessequam dolenim do ex eu feugait Como se deu seu primeiro contato com a fotografia e artes em geral? Não sei exatamente quando a fotografia entrou na minha vida. O que sei é que a arte e a literatura sempre fizeram parte de minha vida. Minha mãe sempre gostou de ler. Lembro de vê-la com livros, revistas de fotonovelas antigas...e isso de certa forma trouxe para nós, o gosto pela leitura. Ela também bordava e enfeitava meus cadernos com colagens e desenhos coloridos com lápis de cor. Então eu vivia rodeada de arte. Nessa época, morava em Oeiras, cidade que nasci e foi a primeira capital do Piauí. Assim que entrei na escola , meus pais mudaram de cidade – Teresina - por conta do trabalho do meu pai que era marceneiro. Eu fiquei de livre e espontânea vontade morando com avós e tias paternas até concluir o 2° grau. Costumava passar as férias de julho e janeiro com eles em Teresina,

2 6   WOW

mas nos intervalos trocava cartas com minha mãe! O hábito de escrever cartas é ainda presente no meu cotidiano, pois mesmo com a internet eu participo de grupos de trocas de cartas. Lembro que nas minhas viagens de Oeiras para Teresina costumava apreciar com alegria e divertimento as paisagens pela janela do ônibus . Outro ponto marcante da minha vida em Oeiras era ler livros de cordel para meu avô que sabia ler e costumava comprar na feira esses livros. Ele ficou cego e pedia para eu ler. Fazia isso não por obrigação, mas porque gostava: lia para ele e os amigos numa roda que se formava na frente de casa. Na minha cidade havia um único fotógrafo e o momento mais marcante foi quando fui cursar o Ensino Médio – o Pedagógico ou Escola Normal para ser professora e a gente tinha que ir até esse estúdio para tirar foto 3x4 já com a blusa

PIXELS FOTOGRAFIA

da farda da escola. Depois disso , na adolescência, com câmeras fotográficas emprestada fotografava os passeios e já tinha o cuidado (sem nem saber) de preferir fotografar a paisagem, a espontaneidade das pessoas , os lugares , enfim, o que o olhar alcançava. Lembro que um amigo dizia que eu queria fotografar não só as flores , mas o seu DNA; não só o detalhe dos pés, mas a unha encravada...rs...rs.... Ah, antes eu sempre fotografava as atividades de sala de aula, as feiras culturais com câmeras da escola ou emprestada.

02

Celular ou camera digital? Que tipo de equipamento você usa para fotografar? Bem, com as redes sociais, por curiosidade entrei em grupos de fotografias ainda no tempo do Orkut (rs...rs...) Já tinha a câmera digital que falei acima. Aí


E N T R E V I S TA em 2012, um tio que mora em SP me perguntou se eu queria um tablet ou celular de presente eu respondi que queria uma câmera semiprofissional. Embora não vejo a fotografia de maneira profissional, hoje, participo de vários grupos de fotografia , seja em forma de desafios ou só postagens. Isso me fez conhecer virtualmente e pessoalmente vários fotógrafos/as desses grupos.

e Ed. Artística ( UFPI), Especialização em Arte - Educação (PUC /MG ), Mestrado em Educação (UFPI) e costumo trazer a fotografia para sala de aula. Sempre escolho um ano para trabalhar com fotografia. Já realizei saídas fotográficas com estudantes do 6° ano e culminou com uma exposição na escola municipal. Chamei um amigo que é fotógrafo para ministrar uma palestra para profes-

04

Como você classifica sua evolução fotográfica após o Wow Pixels?

Bem , tem ajudado a ver outros olhares, ter outro olhar a partir das temáticas proposta. Às vezes vejo uma foto e digo: olha aí, por que não fui eu que fiz ?

avisada por amigos de eventos assim.

06

Você possui hobby? Quais formas de diversão fazem parte do seu cotidiano? Além da fotografia, gosto muito de colagem e de fanzines (fiz mestrado com esse tema, embora meu objeto de estudo tenha sido a trajetória de formação de professores) sou sempre chamada para ministrar oficinas. Tenho me interessado bastante por lettering e escrita de paineis com giz, livros de artistas e encadernação. Amo viajar, seja a passeio ou ir a Congressos (área de Educação), mas sempre dou um jeito de ir um dia antes ou ficar um dia depois para conhecer a cidade: mercado, feiras, museus e galerias de Arte são meus lugares preferidos. Não sou muito amante de shopping (só vou mesmo por causa do cinema ou ter

Com isso, já alguns livros-portifólios, exposições fotográficas e encontros fotográficos. Isso me tem feito um bem! Nesses grupos, quase nem sempre fico entre os dez, isso às vezes me desestimula (Penso: acho essa minha foto tão legal e ficou lá atrás!).

05

03

Confesso que mais com o coração, embora veja em termos simples de composição. Não gosto muito quando o fotógrafo ao editar faz com certo exagero que vejo mais como pintura que como fotografia e aí não gosto. Uma vez até falei isso e a pessoa falou que eu precisava estudar. Nem vejo mais essa pessoa nos grupos.

Você se considera uma boa fotógrafa? Modéstia à parte, tenho um bom olhar para a fotografia: sei de composição, regra dos terços, planos...Tive uma disciplina de fotografia no curso de Arte com um professor que é um dos melhores fotógrafos de Teresina e meu tema do projeto foi “As Janelas de Teresina“ e rendeu até uma exposição num café. Confesso que preciso estudar edições (tratamento) de imagens; sou meio preguiçosa para fazer um curso ou mesmo ver vídeos sobre. Também conhecer mais meu equipamento e saber sobre balanço de branco, nitidez, fotometria... Bom lembrar que sou professora da rede estadual e municipal e próximo a minha aposentadoria , graduada em Pedagogia

Com técnica ou com o coração? Como você vota no WPF?

sores de Arte quando fui coordenadora de um projeto de formação continuada; na escola estadual, que é uma escola de formação de professores, junto com um professor de Língua Portuguesa e outra pedagoga realizamos um projeto de Leitura de Imagem e Produção Textual onde uma das unidades incluía a fotografia. Foi bem aceito pelos professores. Sinto falta aqui em Teresina de grupos para sairmos fotografando. Mas quando sei de palestras, encontros para falar sobre eu corro lá. E muitas vezes sou

que ir comprar um presente. Outra coisa que gosto é de café literário. Lugar para encontro e reencontros. Algum tempo atrás, três amigas e eu fizemos 3 encontros que chamamos de Vinho Literário ( 1° Clarice Linspector , 2° Adélia Prado e o 3° Paulo Leminsk). Vinhos, massas, leituras, vídeos, música, bom papo eram as cores, os tons e sabores do momento.▣

WOW MANAQUE 2019 

27


VENCEDORES DA SEMANA

SOLIDÃO Neste tema temos associadas 3 fotos e dois tipos bem distintos, duas P&B e uma Colorida. As três fotos foram aprovadas dentro do tema, todas transmitiram “solidão” para a maioria dos votantes. Parabéns Karine Spezia, Marcelo Cid Valério e Glorinha Castor.

GLORINHA CASTOR

MARCELO CID VALERIO

Essa fotografia foi feita na praia do Flamengo - No Rio onde além de fotografar por lá, faço também meu esporte preferido: A corrida!

A energia impostada por esse senhor era algo surpreendente, nem boa, nem ruim, diferente apenas. Destoou de todos os elementos que frequentavam o Central Park.

Sempre uno essas duas coisas, fotografia e corrida e para isso tenho que acordar muito cedo! É um prazer fotografar o nascer do sol! Todo dia tem um detalhe diferente!!

2 8   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

Confesso que até hoje me arrependo de não ter ido conversar um breve papo e quem sabe descobrir que segredos ele guardava naquele olhar triste e solitário no infinito.


E

VENCEDORES DA SEMANA star sozinho é uma oportunidade de meditar, de pensar, de refletir. Nem toda fotografia quer mostrar alegria e sorrisos, algumas podem mostrar silêncio e introspecção. A foto retratando a solidão não precisa ser com um único elemento. Pessoas

esperando um ônibus em uma parada lotada, um animal deslocado dentro de um zoo, um idoso esquecido num banco de uma praça... existem várias maneiras de se retratar um momento de solidão, escolha o seu. Solidão não é o mesmo que estar desacompanhado. Muitas pessoas passam por momentos em que se encontram sozinhas, seja por força das circunstâncias ou por escolha própria. Estar sozinho pode ser uma experiência positiva, prazerosa e trazer alívio emocional, desde que

KARINE SPEZIA

Ganhei o Tonton no final de 2018, a dona não podia ficar mais com ele, mas não disse os motivos. Resgatei e levei-o ao veterinário, onde recebeu o diagnóstico de FIV. Ele não poderia ficar com meus gatos... fiquei triste e ele tbém, pois já o tinha como meu anjinho. Ele veio assustado, mas depois de 2 dias, já todo feliz esperava sair do quarto para explorar a nova casa. A foto saiu naturalmente. Ao vê-lo na janela tentando ver algo lá fora... click. Um momento triste do gatinho querendo explorar o mundo. Tonton ficou com um amigo meu e hoje é meu afilhado, rs.

esteja sob controle do indivíduo.

3º Lugar Glorinha Castor Rio de Janeiro - RJ 2º Lugar Marcelo Cid Valério Brasilia - DF 1º Lugar Karine Spezia Brasilia - DF Foto de Karine Spezia

WOW MANAQUE 2019 

29


VENCEDORES DA SEMANA

FOTOJORNALISMO Novamente duas P&B e uma colorida. Belas fotos, com pódio merecido. Parabéns aos Fotógrafos de Jornalismo, Paulo Paim, Helo de Faria e Dener Ataide.

DENER ATAIDE

HELO DE FARIA

Trata-se da Etapa do campeonato de skate realizado em Angra dos Reis. O fotógrafo acima é um profissional cobrindo o evento para uma revista de esporte radicais. No momento da foto eu consegui pegar o fotógrafo posicionado enquanto o skeitista está no ar.

Esta foto foi feita em BH, onde moro atualmente, ao final de um passeio fotográfico, quando nos encaminhávamos para um restaurante, encontramos um grupo de rapazes treinando parkour nas escadarias, conhecidas com “Escadarias do Metrô” que levam da Estação Ferroviária (Estação Central do Metrô) para o bairro de Santa Tereza, que fica numa área mais elevada, no centro da cidade. A foto foi feita com celular, originalmente colorida e tratada no aplicativo Snapseed.

3 0   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


F

VENCEDORES DA SEMANA otojornalismo vem do ramo da fotografia, onde a informação é clara e objetiva, através das imagens. Esse ramo da fotografia não é uma expressão artística, é fazer com que o espectador saiba exatamente o que está acontecendo no momento

registrado. É tentador olhar para as possibilidades artísticas de cada cena e você pode ficar frustrado por ter que registrar eventos de maneira exata, mas quem for ver a sua fotografia espera a realidade do fotojornalismo. 3º Lugar Dener Ataide Angra dos Reis - RJ 2º Lugar Helo de Faria Belo Horizonte -MG

PAULO PAIM

A cidade de Praga, capital da República Tcheca possibilita uma infinidade de lugares para tirar boas fotos. Seja por seu grande patrimônio arquitetônico quanto pela sua rica vida cultural. Em maio de 2018, quando passeava pelo centro da cidade para fotografar as belas construções locais, depareime com esta manifestação silenciosa. Não tive dúvidas, apontei a câmera e registrei este momento inusitado, onde as pessoas estavam com fita adesiva cobrindo suas bocas, simbolizando a censura a suas reclamações.

1º Lugar Paulo Paim Alegrete - RS

Foto de Paulo Paim

WOW MANAQUE 2019 

31


VENCEDORES DA SEMANA

TEMA LIVRE 03 Tema Livre é bom por isso. Três lindas fotos com assuntos bastante distintos nos resultados. Parabéns Flávio Benedito Conceição, Marcos Silva, Marta Borges.

MARTA BORGES

MARCOS SILVA

Mês de Junho, um dia frio mas com sol e um lindo céu, bem azul. Tempo perfeito para passear pelas margens do Rio Iguaçu admirando as deslumbrantes cachoeiras.

Desta vez no tema Livre 03, a foto com o titulo Acasalamento, apresenta o acasalamento de duas borboletas. Esta foto foi feita no início deste ano, no município de Tejupa, próximo a represa de Jurumirim, onde passei um agradável final de semana na casa de campo de uma amiga. Eu e minha amiga estavamos caminhando e fotografando nas proximidades de sua casa, pois haviam muitas plantas, árvores, folhagens e teias de aranha, quando de repente surge a nossa frente as borboletas voando e copulando, por sorte elas pousaram em uma planta bem próxima a nós, creio eu para terminarem o ato, foi então que consegui realizar a foto, a qual foi feita com uma camera Canon 80D e lente Canon 70-300mm f/4-5.6L IS USM. Os dados técnicos da foto são: ISO-1600, obturador 1/400s, diafragma f/5.6 e distância focal 229mm.

Com a câmera na mão foram muitos clicks e a realização do sonho de conhecer as Cataratas do Iguaçu. Câmara Canon 60D Lente 24/105.

3 2   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


L

VENCEDORES DA SEMANA IBERDADE, É VOAR, subir, descer, a direção não importa, o que conta são as memórias que trazemos ao longo da nossa caminhada. Cada um com sua própria trajetória, próprios anseios, conflitos e vitórias. Assim é a vida. Tema livre é liberdade. Liberdade para quebrar regras, ou ainda, ser livre

para não quebrá-las. Deixar-se embalar pelos contornos de um detalhe. “Liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens.

FLÁVIO BENEDITO CONCEIÇÃO

Passo por essa fazenda no caminho de Londrina para o Distrito de Paiquere toda semana ao ir para meu sítio, o amanhecer é diferente a cada dia, esse relevo, a mata, a neblina, tudo isso faz imagens lindas.

Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra em seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida” Miguel de Cervantes

3º Lugar Marta Borges Brasília - DF 2º Lugar Marcos Silva São Paulo - SP 1º Lugar Flávio Benedito Conceição Londrina - PR Foto de Flávio Benedito Conceição

WOW MANAQUE 2019 

33


CALENDÁRIO

3 4   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


CALENDÁRIO

CALENDÁRIO DE TEMAS WOW

2019

WOW MANAQUE 2019 

35


Fevereiro WOW Programe-se! Uma boa foto requer estudo, preparação, força de vontade, paciência, planejamento, oportunidade e... TEMPO. ce: Uptatie mod tin voluptat praesse quisit utpat nisci eraessequam dolenim do ex eu feugait

I

NO MÊS DE Fevereiro os temas técnicos serão Fogos de Artificio, Repetições, Manipulação de Imagem, Light Painting. Já nos temas subjetivos (não técnico) iremos de Meios de Transporte, Instrumentos Musicais, Folhas e Abstratos

Light Painting será o último tema do mês de fevereiro, por isso publicamos um artigo que fornece as bases para você ingressar neste intrigante tema fotográfico. Confira na próxima seção. Foto de Karine Spezia (W2018-14b)

Além dos temas propostos, toda semana temos o Tema Livre, onde você pode inscrever sua fotos preferidas.


TEMAS DO PRÓXIMO MÊS

WOW MANAQUE 2019 

37


ARTIGO TÉCNICO

L IG HT PAI N TI N G

Light Painting é uma técnica fotográfica onde a longa exposição registra o movimento de uma origem luminosa, permitindo assim a composição espacial de desenhos com os pincéis de luz. Foto de Liliana Colluci Gouvea (W2018-14b)

3 8   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


L I G H T PA I N T I N G Antes de entrar no assunto LightPainting propriamente, vamos fazer um aquecimento da nossa visão. Observe as 2 imagens ao lado com diferentes iluminações. Quantos pontos emissores de luz você consegue identificar? É mais fácil contar os pontos de luz com o ambiente mais claro ou mais escuro? Essa é a base para a produção de fotos com luz que irradia dentro da cena. Quanto mais escuro o ambiente, maior o destaque para os emissores de luz. Mas além de destacar os emissores de luz, precisamos deslocá-los em diferentes partes da cena. Aí é que entra a longa exposição, pois precisamos de tempo para produzir nosso desenho. Neste artigo vamos evitar ficar colocando exifs e configurações usadas, para que isso não se torne uma regra rígida. Os fatores que compõe uma cena são muitos, cada caso é um caso e principalmente depende do efeito que se deseja causar, são inúmeras possibilidades, então vamos apenas nortear os conceitos para que você mesmo possa explorar na prática. ISO baixo, o menor que vc tiver. Velocidade baixa, teste várias possibilidades, comece com exposições mais curtas e vá alongando até achar o ponto do seu gosto e que dê tempo de desenhar.

WOW MANAQUE 2019 

39


ARTIGO TÉCNICO Tente focar um objeto qualquer com pouca luz. Você vai ver que é bem mais dificil do que parece. A dica nesse caso é iluminar primeiro, fazer o foco manual e depois travar. Isso realça a importância do uso do tripé, porque depois de focado, as luzes serão apagadas e a câmera não poderá mais ser tirada da posição, a não ser que você consiga segurar sua camera por vinte e cinco segundos sem tremer um milímetro. Nestes testes iniciais, com a luz acesa pude perceber que o ponto de luz “congelava”. Isso quer dizer que precisamos baixar a luz do ambiente, para que o diafragma possa ficar mais tempo aberto. É durante esse tempo que ele fica aberto que vamos desenhar. Neste artigo vamos utilizar o marcador laser para fins didáticos. Mas existem diversas outras opções de fontes emissoras de luz, testar fontes inusitadas e criativas, é uma diversão à parte. Tente. Com o marcador vamos fazer alguns testes com pontos fixos de luz para entender a composição e o comportamento da luz e somente depois é que vamos tentar o arrasto, isto é, trazer movimento ao marcador dentro de um período de tempo em que o diafragma estará aberto, captando a luz que sensibiliza o sensor da camera.

Neste teste apontamos o feixe de laser para o papel aluminio e foi produzido um efeito refletivo bastante interessante. Porém para alguns mestres isso não é light-painting pois não existe movimento na cena. Possivelmente o termo “painting” (pintando) possa estar asssociado com o movimento do pincel. É uma questão polêmica, porque nessa foto existe uma pintura abstrata feita por um reflexo da luz. Se podemos chamar isso de light-painting ou não, deixo para os universitários responderem. Mas vamos em frente, na próxima página vamos apagar as luzes e movimentar o laser.

4 0   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


L I G H T PA I N T I N G

C

ONFORME VAMOS DIMINUINDO as luzes vamos percebendo que o rastro começa a aparecer, quanto mais escuro estiver o ambiente e maior for o tempo de exposição, mais nítida e vísivel será a sua pintura. Na primeira foto o ambiente ainda estava meio claro e o tempo de exposição pequeno, então o que vemos é o ponto de laser bem destacado e o rastro na parte inferior bem mais fraco. Já na segunda foto as luzes estavam apagadas e o tempo de exposição foi bem maior. (f/4,5 25,0s ISO 50 24@70 70mm). Desse ponto em diante, podemos começar a pensar em desenhar. Depois de acionado o disparador, você terá 25 segundos para passear com o seu pincel de luz. Esse teste foi feito com o desenho na parede, mas um efeito bem bacana pode ser conseguido se for colocada uma caixa ou algo que se possa pintar somente as arestas. Mas não se iluda, várias fotos precisarão ser tiradas para que a imagem saia a seu gosto. E aí? Vamos tentar? Estamos esperando sua inscrição no tema Light Painting no final de fevereiro, combinado?

B

Fotos e texto de Marcelo Cid Valério

OM... OS PROXIMOS passos agora são ajustes finos e brincar com criatividade. Depois que você conseguir o rastro do laser, poderá ir adicionando elementos aos poucos, por exemplo, uma pessoa iluminada por um flash dentro do tempo de abertura do diafragma produz um efeito bem bacana como o da foto ao lado. Longa exposição + movimento da fonte emissora de luz = Light Painting. Existem inúmeras formas de fonte de luz e o conceito você já tem. Agora é praticar, testar e aperfeiçoar sua técnica. Como diria Morpheus, nós podemos te mostrar a porta, mas é você quem tem que atravessá-la ▣ WOW MANAQUE 2019 

41


MIDIAS SOCIAIS © lucaspugs / reddit CAMINHO ATÉ O SOL

Fotos com Estilo Todos os dias nos deparamos com fotos nas mídias sociais e algumas nos chamam atenção, outras viralizam, outras somem com a mesma velocidade que aparecem.

© Diginixy / reddit Alguém está roubando o Sol

4 2   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


INVESTIMENTO

Contato: redacao@wow.fot.br

WOW MANAQUE 2019 

43


VENCEDORES DA SEMANA

DIAGONAIS Diagonais talvez tenha sido um dos temas mais difíceis e desafiadores deste mês. Registrar uma diagonal é simples. O problema aparece quando o fotógrafo precisa introduzir o efeito dentro do contexto e conduzir o olhar do observador. Parabéns nesta semana para os fotógrafos que produziram suas diagonais com incrível maestria, Carlos Ivan, Marta Borges e Cris Gama.

CRIS GAMA

MARTA BORGES

Foto tirada no Cemitério da Consolação em uma saída fotográfica com o Senac no ano passado, eu tirei neste ângulo e mais um que foi de lado. Para pegar neste ângulo, se não me engano tive que desviar de uma árvore ou de um túmulo, rsrs... E acabei gostando mais desta mesmo.

Foto: Corporate Financial Center SCN - Brasília, DF Fazer este estilo de foto ( diagonais , formas geométricas etc) é um desafio pra mim. Então comecei a buscar as linhas nos edifícios, praças e monumentos, pra poder fotografar. Eu trabalho bem pertinho deste Edifício, então levei minha Câmera para o trabalho e num momento de folga sai andando pelo Setor Comercial Norte em Brasília, procurando o melhor ângulo. E deu certo! Consegui fazer várias fotos bem interessantes. E o resultado foi esta que levou a “prata” nesta semana. Câmera Canon 60D Lente EF 24/105

4 4   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


VENCEDORES DA SEMANA

A

colocação dos elementos da foto- CARLOS IVAN grafia em vários planos favorece de Na realidade não ocorreu nada pensado na foto. Eu forma natural o enquadramento na e minha namorada fomos comemorar o aniversário diagonal, agregando movimento e dela no hotel Othon na praia de Copacabana, mas ritmo à fotografia. Contudo, a pre- nosso quarto era na lateral e dificultando o campo de visão, pela manhã estava na janela sença de uma única direção para as diagonais tentando fotografar o calçadão, desequilibra a foto. Essa questão pode ser resol- quando passou o corredor. A vida com a inserção de contra-diagonais ou linhas diagonal seria sem ninguém, mas gosto de dar vida a foto utilizando verticais. A utilização da diagonal na fotografia animais ou seres humanos. possui a propriedade de apontar uma direção para o olhar, facultando ao fotógrafo dirigir a atenção do espectador para aquilo que é de maior interesse na cena. (Fonte: seeandclick.wordpress.com)

3º Lugar Cris Gama São Paulo - SP 2º Lugar Marta Borges Brasília - DF 1º Lugar Carlos Ivan Rio de Janeiro - RJ Foto de Carlos Ivan

WOW MANAQUE 2019 

45


VENCEDORES DA SEMANA

NASCER/PÔR DO SOL As fotos desta semana geraram uma explosão de cores. Uma curiosidade que percebemos: todas as fotos ganhadoras de pôr do sol, usaram o elemento Água na composição. Fica a dica. Parabéns Carlos Correa Ribeiro Luz, Marcelo Cid Valerio e Joelson Silva.

JOELSON SILVA

MARCELO CID VALERIO

Essa é a praia de Piratininga em Niterói, No fundo da para ver uma série de morros do Rio de Janeiro, Pão de Açúcar, Corcovado, Dois Irmãos e Pedra da Gávea, geralmente os fins de tarde nos presenteiam com esse espetáculo.

Esta foto foi feita nas margens do lago Paranoá em Brasilia, estávamos procurando um bom ângulo para clicar a lua de sangue. Ficamos nesse trapiche esperando a lua aparecer, tínhamos a lua despontando num extremo e esse belo entardecer no outro. Mas... cá prá nós... Gostei mais do resultado do pôr do sol do que da lua de sangue... kkk

4 6   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


O

VENCEDORES DA SEMANA nascer ou o pôr do sol proporcionam a luz, mas o sucesso da imagem vai provavelmente depender do que está iluminado— e como. Rochas, portos, embarcações, ilhas, pontes, linhas de horizonte — esses são bons assun-

tos para fotografias de nascer ou pôr do sol, lindas e dramáticas. Na fotografia, os horários do nascer do sol e do pôr do sol são conhecidos como horas mágicas e recebem esse nome pois são momentos onde é possível fotografar as mais diversas cores que a natureza consegue criar no solo e no céu.

CARLOS CORREA RIBEIRO LUZ

Esta foto foi feita aqui em Salvador no Mercado do Peixe do Rio Vermelho. Eu estava iniciando os estudos de longa exposição com o filtro ND 1000, que exige técnica toda especial para sua utilização. Fiz várias fotos que foram perdidas até chegar perto do resultado que eu queria obter. O exif da foto EOS 80D f20 30s ISO 100 32mm filtro ND 1000.

3º Lugar Joelson Silva São Gonçalo - RJ 2º Lugar Marcelo Cid Valério Brasília - DF 1º Lugar Carlos C. R. Luz Salvador - BA

Foto de Carlos Correa Ribeiro Luz

WOW MANAQUE 2019 

47


VENCEDORES DA SEMANA

TEMA LIVRE 04 Parece fácil à princípio, mas não é. Escolher uma foto em Tema Livre é uma tarefa intimidadora, ainda mais em se tratando de competir com gigantes da fotografia. Nesta semana, os gigantes foram Mauricio Gomes de Oliveira, Marcia Vasconcelos, Karine Spezia. Parabéns!

KARINE SPEZIA

MARCIA VASCONCELLOS

A Gatinha Olívia na árvore: Fui passear na casa de minha amiga Del Nin e vi a nova gata da casa que ao me ver subiu na árvore, onde tirei varias fotos.

Foto feita em Búzios nesse verão...passando pela rua das Pedras vi essa entradinha para o mar e lá estava a silhueta prontinha, com um belo azul ao fundo...bastou e saiu a foto! 3º Lugar Karine Spezia Brasília - DF 2º Lugar Marcia Vasconcellos Belo Horizonte - MG

4 8   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

1º Lugar Mauricio G. Oliveira Guarujá - SP


O

VENCEDORES DA SEMANA tema livre tem muitos desafios, mas também é uma das formas mais prazerosas de fotografar, você vai poder falar do que quiser e transmitir o que pensa. Você vai poder abordar o tema escolhido da forma que quiser. Nesse

caso a dica é escolher o que você realmente domina. Esse é

MAURICIO GOMES DE OLIVEIRA

Flor de abricó de macaco árvore originária da Amazônia que tem frutos redondos que pendem em cachos e flores exuberantes. muito usada em paisagismo urbano. Foto realizada em estúdio caseiro e ajustes no Lightroom.

o caminho seguro. No entanto, uma segunda opção é deixarse guiar pela intuição. Vamos lá... quem está na chuva é pra se molhar. Venha se molhar no Wow Pixels

Foto de Mauricio Gomes de Oliveira

WOW MANAQUE 2019 

49


INGRESSE NO WOW

CONVITE Para participar dos concursos semanais, basta ingressar no grupo do Facebook WowPixels. Uma vez dentro do grupo, nossos coordenadores irão orientá-lo passo a passo como inscrever sua foto e votar. Amador ou profissional, para concorrer ou assistir, seja bem vindo!

W

OW É UM grupo bastante heterogêneo, formado por pessoas de diversas partes do Brasil. Existem pessoas que participam ativamente toda a semana, postando suas fotos, outras já participaram e estão afastadas das publicações, tem também aquelas que gostam apenas de apreciar os registros fotográficos. Você já faz parte do time Wow Pixels? 5 0   WOW

Gostaríamos de tê-lo aqui, inscrevendo ou observando as fotos nos temas semanais. O nosso Tema Livre é bem democrático para quem está começando e não possui um acervo muito grande. Mas para participar você precisa gostar de fotografia. É certo que esse pré-requisito você já tem, pois chegou até aqui, uma revista voltada para fotografia. Então o que você está esperando? Junte-se a nós!! Estamos no Facebook, Wow Pixels fotografia.

Compartilhe o link da revista em sua timeline. Ajude-nos a espalhar arte nas mídias sociais.

PIXELS FOTOGRAFIA


N O S TA L G I A

FLASH BACK Nesta seção resgatamos alguns bons momentos do Wow Pixels, recordando fotos de tirar o fôlego. 1º Lugar - W2016-01b Angela Horokosky Tema Foco e Desfoque

2º Lugar - W2016-02b Antonio Maia Tema: Longa Exposição

WOW MANAQUE 2019 

51


5 2   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA


WOW MANAQUE 2019 

53


VENCEDORES DA SEMANA

FERRAMENTAS DE TRABALHO O resultado desta semana foi bem diversificado. Uma foto de estúdio, uma externa e outra interna. Parabéns Maurício Gomes de Oliveira, Flávio Benedito Conceição e Fernando Fioretti.

FERNANDO FIORETTI

FLAVIO BENEDITO CONCEIÇÃO

Em Salesópolis/SP, numa região dentro do conhecido Caminho do Sal, existe um restaurante chamado Senzala. Os donos atuais são a quarta geração de herdeiros do primeiro dono da propriedade. Originalmente, o casarão principal era residência e pouso para os comerciantes de escravos, e também senzala. Construído há mais de 200 anos de bambu, troncos, taipa de pilão e telhas moldadas nas coxas dos escravos, segue conservado, e atualmente abriga um pequeno museu de móveis e objetos do cotidiano dos senhorios e dos escravos da época. Os objetos da foto ficam em uma prateleira ao lado da janela. Por isso, somente a luz natural foi usada. Canon T6 com lente EFS 18-55 e edição alterando contraste, vibração, saturação, sombreamento e blur para dar um aspecto de envelhecimento mais acentuado.

Essa foto foi feita em 22/05/2018, no entardecer durante plantio do trigo no Sítio Serra Morena no distrito de Paiquere em Londrina, plantação de inverno.

5 4   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

3º Lugar Fernando Fioretti S. Bernardo do Campo - SP 2º Lugar Flávio B. Conceição Londrina - PR 1º Lugar Maurício G. Oliveira Guarujá - SP


E

VENCEDORES DA SEMANA m qualquer trabalho, todo profissional tem seu conjunto de ferramentas para poder executar com qualidade suas tarefas diárias. Em certos casos, algumas destas

MAURÍCIO GOMES DE OLIVEIRA

A foto da trena feito em estúdio caseiro em fundo preto reflexivel e ajustes no Lightroom.

ferramentas são fundamentais e ficam

o tempo todo ao lado do profissional. Neste tipo de fotografia o objeto fotografado deve induzir ao tipo de trabalho que ele pertence.

Foto de Maurício Gomes de Oliveira

WOW MANAQUE 2019 

55


VENCEDORES DA SEMANA

SOMBRAS Mais uma semana com excelente exploração do tema proposto. Três visões bem diferenciadas sobre Sombra. Este tema foi bastante concorrido essa semana. Parabéns aos ganhadores, Yara Coelho, Karine Spezia e Carlos Correa Ribeiro Luz.

CARLOS CORREA RIBEIRO LUZ

KARINE SPEZIA

Esta foto foi feita na praia da Casa De Yemanja no Rio Vermelho.

Esta foto saiu de um encontro com os Calangos em 2017.

Enquanto eu fotografava um por do sol este pequeno pássaro comum nas praias se aproximou me dando a oportunidade de fazer esta foto com a bela delimitação da sombra.

5 6   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

Era fim de tarde e estávamos clicando perto da Catedral Rainha da Paz. O céu estava lindo com muitas nuvens e ao perceber a sombra da cruz na igreja tirei algumas fotos.


S

VENCEDORES DA SEMANA ombras podem mascarar detalhes importantes ou tornar um cenário confuso e desordenado, obrigando o fotógrafo a minimizar essas áreas escuras. No entanto, às vezes as sombras se tornam o motivo da foto. De fato, elas são parte

essencial de muitas fotografias, sugerindo a forma tridimensional e a textura da superfície de um objeto. As sombras nem sempre são fiéis a seus donos e a sua nitidez será grandemente afetada pela superfície em que ela é projetada: uma superfície, lisa, ondulada, fosca ou brilhante pode resultar em sombras nítidas e simétricas ou até mesmo em sombras dis-

YARA COELHO

A Sombra do Esporte que sempre esteve presente na vida da minha irmã Janaina, que inclusive é a modelo da foto, fazendo um lançamento da bola. Essa foto foi num dia de encontro com um grupo (GRN) de amigas que jogam Basquete desde a adolescência, agora são masters, jogam de vez em quando, algumas não jogam mais, tem outras atividades, outras rotinas, mas a amizade continua firme.

torcidas ou abstratas. A superfície não precisa ser branca para criar uma boa sombra e, às vezes, a sombra pode fornecer mais informações do que a visão do objeto fotografado em si.

3º Lugar Carlos Correa R. Luz Salvador - BA 2º Lugar Karine Spezia Brasília - DF 1º Lugar Yara Coelho Brasília - DF Foto de Yara Coelho

WOW MANAQUE 2019 

57


VENCEDORES DA SEMANA

TEMA LIVRE 05 E no último tema livre de janeiro tivemos essas três lindas fotos, com visões bastante diferenciadas. Com este tema, fechamos o mês de janeiro com um quadro de fotos belíssimo. Parabéns aos ganhadores Ingrid Thurm Valério, Silvia Purper e Marta Borges.

MARTA BORGES

SILVIA PURPER

Pra comemorar o 1º ano da Alice, minha neta, resolvemos fazer um ensaio fotográfico. Foi uma tarde super divertida! A família toda, pai, mãe e as duas irmãs participaram preparando tudo. Suas irmãzinhas começaram a trazer brinquedos para ela ficar bem a vontade e até a cachorrinha Nina resolveu entrar na brincadeira. Nesta foto as irmãs organizaram os bichinhos ao lado dela e ela ficou bem quietinha observando a Nina, e click! Lá estava a foto e muitas outras!!

A foto dessa semana é a cúpula da Igreja da Candelária, no Centro do Rio de Janeiro.

Brasília, verão de 2019. Câmera Canon EOS 60 D Lente EF 24/105. Edição Lightroom.

5 8   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

3º Lugar Marta Borges Brasília - DF 2º Lugar Silvia Purper Rio de Janeiro - RJ 1º Lugar Ingrid Thurm Valério Brasília - DF


F

VENCEDORES DA SEMANA azer uma foto no tema livre é mais complicado do que fazer um tema proposto, isso porque o tema proposto não tem erro, você vai pensar sobre ele e clicar segundo a temática solicitada. Com o tema livre é diferente, afinal é necessário escolher um

tema interessante, um tema que vai render uma boa foto e que fará você se sair bem no concurso semanal. Talvez o maior desafio de fazer uma foto com tema livre seja encontrar um assunto realmente interessante.

INGRID THURM VALÉRIO

Esta foto foi feita no Zoo de Brasília, no borboletário. Foi um passeio super agradável e divertido na companhia de Marcelo Cid Valerio e Del Nin. Estava procurando uma borboleta para fotografar e de repente esta borboleta pousou na máquina fotográfica do Marcelo. Pedi que ele ficasse parado e registrei o acontecimento.

Foto de Ingrid Thurm Valério

WOW MANAQUE 2019 

59


A sua melhor oportunidade de evoluir na fotografia

6 0   WOW

PIXELS FOTOGRAFIA

Profile for Wow Pixels

WowManaque-2019-02-jan  

Revista Wow Pixels - Janeiro de 2019 - Numero 2

WowManaque-2019-02-jan  

Revista Wow Pixels - Janeiro de 2019 - Numero 2

Profile for wowpixels
Advertisement