A Via Expressa para Novas Competências

Page 90

66

A Via Expressa para Novas Competências

comparação entre países das tendências recentes dos retornos econômicos dos cursos de bacharelado e cursos superiores de curta duração. A estratégia empírica segue uma literatura de longa data e informa os prêmios salariais médios para os egressos de CSCDs e cursos de bacharelado em relação aos egressos do ensino médio (retornos mincerianos). Para apresentar uma estimativa mais significativa do impacto econômico dos CSCDs em relação às alternativas, o capítulo também compara os ganhos líquidos ao longo da vida para egressos de cursos de bacharelado e CSCDs. Essa análise usa dados administrativos de cursos superiores no Chile e na Colômbia, levando em conta os custos de mensalidades, bem como a perda de renda potencial. Dessa forma, o texto avalia as disparidades relativas nos retornos líquidos a partir de uma perspectiva de longo prazo. O rico conjunto de dados usado neste e em outros exercícios neste capítulo é descrito no Quadro 2.1.

Quadro 2.1 Fontes de informação A análise neste capítulo usa várias fontes de informação. A estimativa dos retornos econômicos de cursos superiores da região usa as pesquisas domiciliares não harmonizadas da Base de Dados Socioeconômicos da América Latina e do Caribe (Centro de Estudos Distributivos, Trabalhistas e Sociais e Banco Mundial), descritas no capítulo 1. Adicionalmente, a análise se vale de fontes de informações administrativas do Ministério da Educação, contendo registros de alunos para coortes de egressos de instituições de ensino superior (IESs) (idade, sexo, curso e IES, data de conclusão e duração do curso). Uma segunda fonte é o conjunto de dados do Serviço de Informação da Educação Superior, que contém dados de 46.893 cursos acadêmicos em 208 IESs entre 2010 e 2020, incluindo duração formal do curso, mensalidade e localização (município). A terceira fonte é www.mifuturo.cl, site do Ministério da Educação com informações sobre a renda média do trabalho quatro anos após a conclusão para 1.574 cursos superiores, incluindo cursos superiores de curta duração. No caso da Colômbia, a principal fonte de dados é o Observatório do Trabalho para a Educação (Observatorio Laboral para la Educación), do Ministério da Educação. Trata-se de um conjunto de dados longitudinais, individualizados, que contêm informações sobre egressos do ensino superior. O conjunto de dados inclui ano de conclusão, diploma de curso superior obtido, IES cursada, local (município) de trabalho e renda básica usada para contribuições para empregados do setor formal. Esse conjunto de dados é complementado com informações sobre cursos do Sistema Nacional de Informação de Educação Superior (Sistema Nacional de Información de Educación Superior), que inclui duração e mensalidades de aproximadamente 5.400 cursos superiores. Além disso, foram coletadas informações do Observatório da Universidad Colombiana, organização independente que reúne dados sobre mensalidades de IESs individuais no país. Assim, ao contrário de estudos anteriores, este capítulo não se baseia em mensalidades agregadas por tipo de instituição. Por fim, o Ministério da Educação Nacional (Sistema de Prevención y Atención de la Deserción en las Instituciones de Educación Superior) registra as trajetórias de ensino superior dos alunos. Apesar das vantagens de usar grandes conjuntos de dados administrativos, é importante reconhecer que a análise está sujeita a limitações de dados. Primeiro, o momento em que os (quadro continua próxima página)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A Via Expressa para Novas Competências by World Bank Publications - Issuu