Page 1

boletim informativo 3ªedição


Editorial Caros leitores, O nosso Boletim Informativo chega à sua 3º edição buscando interagir com você e trazer informações do nosso dia - dia. Estamos próximos do inicio da Copa do Mundo. Apesar de protestos e manifestações, seremos an triões do mundo todo. Mesmos com incertezas, temos uma missão a cumprir. Assim como é um ano esportivo, escolhemos matérias relacionadas ao esporte, apresentando pessoas que complementam suas atividades pro ssionais com a esportiva e da nossa capacidade intelectual de trazer ao mundo como bons brasileiros, o jeitinho criativo que poderá fazer milhares de pessoas recuperarem os seus movimentos. O mundo gira, assim como a bola no gramado da vida, onde a equipe de pro ssionais faz a diferença na hora do gol. Mesmo que nem todos joguem, todos participam. Boa leitura e boas torcidas para o Brasil. Em nome da equipe responsável pela criação e material editado, agradeço.

Boa Leitura!


Novos Credenciados

Mastologia Dr. Silvio Cesar da Silva PEDIATRIA / GASTROENTEROLOGIA PEDIÁTRICA Dra. Maria Raquel Moreira Garutti Yasbek GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Dr. Juliano Ribeiro Barros MASTOLOGIA Dra. Denise Kurschus de Oliveira Dantas


Datas comemoraritvas MAIO 07 Dia do Oftalmologista 12 Dia da Enfermagem 31 Dia Mundial sem Tabaco

JUNHO 05 Dia Mundial do Meio Ambiente 06 Dia Mundial do Teste do Pezinho 09 Dia Mundial da Imunização 21 Dia Nacional de Controle da Asma 25 Dia Internacional do Combate às Drogas

JULHO 05 Dia do Hospital 27 Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho


Viva Mais O Programa Viva Mais criado pela Climepe Total visa realizar em locais públicos e nas empresas, exames preventivos de patologias tais como: diabetes, obesidade, hipertensão, problemas posturais, entre outros.

Acompanhe nossa programação / Maio2014 01/05

08:00 às 11:30

Pq. Municipal

18/05

08:30 às 12:00 14:30 às 18:00

Espaço Saúde Shopping

03/05

08:00 às 11:30

Pq. Municipal

04/05

08:30 às 12:00 14:30 às 18:00

Espaço Saúde Shopping

19/05

08:00 às 11:30

Espaço Itaú

20/05

08:00 às 11:30

Feira Vila Cruz

06/05

08:00 às 11:30

Feira Vila Cruz

22/05

13:30 às 17:00

Praça dos Macacos

08/05

13:30 às 17:00

Praça dos Macacos

24/05

08:00 às 11:30

Pq. Municipal

10/05

08:00 às 11:30

Pq. Municipal

25/05

08:30 às 12:00 14:30 às 18:00

Espaço Saúde Shopping

11/05

08:30 às 12:00 14:30 às 18:00

Espaço Saúde Shopping

27/05

08:00 às 11:30

Feira Vila Cruz

13/05

08:00 às 11:30;

Feira Vila Cruz

28/05

08:00 às 11:30

Feira XV de Novembro

14/05

08:00 às 11:30;

Feira XV de Novembro

15/05

13:30 às 17:00;

Praça Pedro Sanches

17/05

08:00 às 11:30;

Pq. Municipal


Entrevista

3. Qual a relação entre o ciclismo e a saúde, consequentemente à qualidade de vida? O que você sente quando pedala? Hoje pedalo por prazer. A maioria dos ciclistas também pedala por prazer. Se competirem, é consigo mesmo, buscando sempre melhorar a seu desempenho, evitando disputar com o colega, mas de certa forma não querendo car atrás, para não passar vexame. Pra mim o ciclismo é uma válvula de escape. Ele mudou a minha rotina de vida, alimentação, sono. Não deixei de sair e frequentar um chopinho com os amigos, mas se marquei um pedal para o dia seguinte vou voltar mais cedo para casa. Isto mantém uma vida mais saudável e os colegas entendem isto.

medidas certas comprar a bicicleta junto com o lojista. Depois voltar ao Bike Fit apenas para fazer os ajustes necessários da bicicleta, como altura do selim e outros componentes. É importante lembrar que o ciclismo é um movimento repetitivo e por horas e quilômetros o que aumenta o risco de lesões quando o equipamento não está bem ajustado para o biotipo do ciclista. 7. Em Poços de Caldas está fácil adquirir uma bicicleta e equipamentos apropriados para pedalar? O investimento é muito alto para um iniciante? Muito fácil. Temos três ou quatro lojistas com experiência e bom senso no ramo. Quanto ao investimento, assim como há diversas modalidades também existe diversos equipamentos e preços que sempre se ajustarão ao bolso do comprador.

1. Fernando, você é Fisioterapeuta e tem o ciclismo como um esporte principal em sua vida. Porque você elegeu o ciclismo? Tenho paixão pelo esporte. Aos cinco anos de idade já competia e participava de provas de bicicross. Quando fui cursar faculdade parei com o ciclismo. Agora retomei e hoje o ciclismo está tomando uma dimensão pro ssional em minha vida porque z uma especialização em Bike Fit, que é uma avaliação biomecânica do ciclista. Não planejei esta união do ciclismo com a sioterapia, mas está dando certo. O Bike Fit ajusta a bicicleta ao ciclista. Isto permite evitar e prevenir possíveis lesões além de promover um melhor rendimento para o ciclista.

4. Poços de Caldas sempre foi uma cidade que incentivou e promoveu o esporte, principalmente o ciclismo. Existem várias provas no calendário da cidade. Você sabe do porque desta tradição? Você participa de alguma? Nós temos provas importantes, como a Prova da Comarca com 40 ou 50 anos de atividade. Temos a Prova Média Paulista que é uma prova de asfalto que ocorre no centro da cidade com participação de equipes de renome nacional. Eu não participo destas provas porque o nível é bem elevado e pro ssional, mas apoio alguns ciclistas que são patrocinados pelo Estúdio Dechichi Bike Fit através de assessoria de algum material, inclusive em equipe de Triathlon, e também torço sempre pelos amigos que estão competindo.

8. Existem percursos pré-de nidos? Quais são? Existem percursos mais tradicionais, como a Fazenda do Cocal, a subida da Serra de Águas da Prata, a subida do Cristo. No Cristo existem duas pistas prontas. Uma de dowhill e outra de mountain bike que são bem conhecidas e sediaram etapas brasileiras destas modalidades. O ciclismo é muito variado e existem modalidades como o clicloturismo e o triathlon que vem crescendo muito. No cicloturismo os percursos são de 350 km pedalados entre 3 a 4 dias entre cidades como o caminho da Fé que sai de Águas da Prata até Aparecida.

5. Hoje presenciamos inúmeras bicicletas e ciclistas nas ruas de Poços de Caldas. Que movimento é este? Antigamente eram dezoito ciclistas que faziam passeios até Santa Rita de Caldas. Hoje tem mais de duzentos. Acredito que a informação tem permitido as pessoas terem mais consciência da melhoria da saúde através do esporte e o ciclismo não é diferente. No ciclismo as pessoas são sempre unidas e solidárias, aumentando a amizade e companheirismo.

9. Quais os cuidados com a segurança o ciclista deve ter? Preferencialmente o uso do capacete, luva e óculos. Não saio de casa sem estes itens, apesar do capacete não ser obrigatório para o ciclismo. Fernando Dechichi é sioterapeuta e trabalha na Unidade de Fisioterapia São Luis e vale destacar, chegou de bicicleta para o trabalho no dia de nossa entrevista, demonstrando que ir ao trabalho de bicicleta é possível, saudável e econômico.

2. Qual a modalidade de ciclismo você pratica? Porque desta escolha? Qual é o mais indicado para nossa característica de topogra a? Depois que voltei a pedalar tenho praticado o mountain bike e também o speed que são bicicletas parecidas com a antiga caloi 10, utilizada apenas em asfalto. Quanto a escolha de uma bike, indico a mountain bike como melhor opção para Poços de Caldas, tanto pelo relevo quanto pelas diversas opções de trilhas e paisagens de beleza natural que nós possuímos.

6. Para quem quer iniciar no esporte, jovem ou adulto, o que você aconselha? Qual bicicleta? Que tipo de preparo antes de iniciar o pedal, com se diz na gíria dos bikers? Existem duas possibilidades. A primeira, procurar um lojista de qualidade. Bicicleta ao contrário do que muita gente sabe possui tamanho, P/M/G e também as modalidades e o tipo de uso e um bom lojista vai saber indicar. A segunda opção e mais cienti ca e apropriada é realizar primeiramente o Bike Fit antes da compra. Depois com as

Agradecemos a sua participação na terceira edição do Boletim Interno Eletrônico Climepe Total.

Entrevista com Fernando Dechichi


Matéria

Miguel Nicolelis é nascido em São Paulo e palmerense de coração, foi considerado pela revista Scienti c American como um dos 20 cientistas mais in uentes do mundo.

COPA DE 2014 e o SONHO de um BRASILEIRO

Miguel Nicolelis: um dos maiores cientistas do mundo.

Considerado um dos cientistas mais importantes do mundo, Nicolelis separou a mente do corpo, integrou-a a máquinas e pretende fazer jovens paraplégicos caminharem nos Campos de Futebol da Copa de 2014, dando início às partidas.

Neurocientista, estuda o cérebro. Porém, o que tem chamado atenção do mundo e da comunidade cientí ca para os seus estudos, são a possibilidade de devolver movimentos a pacientes paraplégicos e tetraplégicos por ter conseguido separar a mente do corpo. Seus experimentos permitiram que a mente de uma cobaia (macaca reshus) conseguisse mover um braço robótico colocado em uma sala ao lado e posteriormente sem movimentar o seu braço, através apenas do seu pensamento continuar movendo o braço robótico. Num segundo experimento, onde a macaca reshus andava sobre uma esteira em um laboratório dos Estados Unidos, ligada através da internet ela movimentou um robô sobre uma esteira localizado num laboratório do Japão. Novamente após a esteira ter sido desligada e a macaca parado de andar ela continuou movimentando o robô no Japão. Com isto foi possível provar que a mente controla os impulsos que são transmitidos para o movimento, o que signi ca dizer que o cérebro envia o comando antes mesmo do membro se mexer. Por esta certeza, a pesquisa permitiu criar uma interface cérebro-máquina onde será capaz de devolver os movimentos para pacientes paraplégicos e tetraplégicos. O projeto se chama WalkAgain e durante a Copa de 2014, Miguel Nicolelis espera fazer sua primeira demonstração pública que acontecerá no Brasil, onde crianças paraplégicas andarão até a bola e darão o pontapé inicial da partida. Para quem achar interessante e quiser aprofundar mais no assunto uma dica é o livro de Miguel Nicolelis com o título Muito Além do Nosso Eu. Fonte: www.tecmundo.com.br


Climepe boletim eletrônico  

sem descrição

Advertisement