O RODÃO
facebook.com/sintraturb >>> Canasvieiras
Ano 18 - Florianópolis - Novembro de 2015 >>> N° 259
Ato relâmpago no aterro da Canasvieiras
A Diretoria do Sindicato paralisou no dia 30, as atividades na Canasvieiras, por conta das péssimas condições do aterro que serve de estacionamento para seus carros. Há tempos o Sindicato alertava a empresa sobre a situação daquela área de chão batido. Com o prolongado período de chuvas a área tornou-se intransitável com constante risco de atolamentos. Com nossa atitude a empresa finalmente resolveu se mexer, tratando de dar inicio às obras de melhorias no local. Se começarem a enrolar, voltaremos lá novamente só sairemos com a conclusão das obras.
Problemas estruturais em infra estruruta como este, não são exclusividade daquela empresa. O descaso com trabalhadores e usuários é crônico em todo o Sistema, não somente nos estacionamentos mas também em terminais, é tudo improviso. O mal ajambrado torna-se solução permante em banheiros e refeitórios que praticamente não existem e os que existem, são pra lá de precarios. Além disso, ainda há a situação dos pontos de embarque que, tirando-se as rotas “pra turista ver”, sequer contam com abrigos contra chuva ou sol.
Agentes de Terminal são convertidos em Cobradores
Com que bolsa você vai?
Desde a implantação do SIT em 2003, os empresários criaram a função de Agente Terminal, que na avaliação do Sindicato causou prejuízo aos trabalhadores no seu desempenho: jornada maior que oito horas, tíquete alimentação menor, intervalo de duas horas e por ai vai. Deste então o SINTRATURB buscava reverter essa função, entendendo essa companheirada como Cobrador, só que desembarcado. Foi realizada uma assembleia das(os) Agentes de Terminal, após várias reuniões realizadas por empresa. Mesmo assim, por questões pessoais, alguns companheiros(as) não concordaram com essa decisão tomada em Assembleia. Insatisfeitos recorreram ao MPT, alegando que o sindicato não cumprira o ritual necessário para encaminhar a decisão. Todavia, provamos os prejuízos causados aos trabalhadores e também que havíamos como sempre, cumprido o que determina o estatuto da entidade e jamais desrespeitando o que determina a lei. Com isso, o MPT arquivou o procedimento solicitado por esses companheiros(as), reconhecendo a seriedade de todas as ações e da negociação que o Sindicato realizou. Agora, é encaminhar para assinatura do acordo com os Sindicatos Patronais.
Abaixo o calendário de entrega do brinde de final de ano Neste ano que se encerra tivemos muitas batalhas para defender nossos direitos e assegurar condições de trabalho e salários dignos. Também tivemos nossa festa que foi um momento de celebração por nossas lutas. E, como acontece todo ano, nossa Bolsa de Lutas será entregue para todos os trabalhadores sindicalizados conforme consulta eletrônica realizadas nos últimos meses. Lembramos que cada Companheiro receberá apenas uma unidade do artigo para o próximo ano, pois o custo é elevado (em torno de R$ 23,00 a unidade de-
facebook.com/sintraturb
pendendo do modelo). Na hora do recebimento confira as condições do que lhe será entregue: confira as costuras, bolsos e fechos. Apesar do controle de qualidade sempre passam alguns defeitos, lembre-se do que já dizia Maomé: Confie em Alá mas amarre seu Camelo! Enflotur 24.11 Biguaçu 26.11 Imperatriz 25.11 Estrela 27.11 Insular 01.12 Transol 02.12 Canasvieiras 03.12 RST 04.12 JOTUR 08.12