HISTÓRIA
O ESTADO
A cabeça ferida
PAPAL A identificação da cabeça ferida de morte em Apocalipse 13 Ruben Aguilar
A
A profecia ainda relata que uma de suas cabeças sofreu uma ferida mortal (v. 3). A expressão bíblica “ferida de morte” é atribuída ao sistema papal como um todo; mas, o destaque dado a uma das cabeças sugere que essa parte orgânica da besta representa uma estrutura vital do papado. Assim, a cura da ferida representa o restabelecimento do domínio político do sistema papal no tempo do fim; daí a importância de identificar qual estrutura é representada por essa cabeça ferida. O presente estudo pretende sugerir uma ideia sobre a identificação da cabeça que foi ferida, pressupondo que o principal atributo da besta que surge do mar é seu domínio político e religioso durante a Idade Média, e que a cura da ferida é a recuperação desse poder no tempo do fim.
O Es
O mese para lejar come vário o pap bre a do Es ve a s
Foto:
Adobe Stock
pocalipse 13 começa descrevendo a imagem de uma besta que emerge do mar, provida de dez chifres e sete cabeças (v. 1). A narrativa profética continua relatando que a besta recebe do dragão “o seu poder, o seu trono e grande autoridade” (v. 2). O dragão, nessas circunstâncias, parece representar o Império Romano, o qual, em forma paulatina, a partir do governo de Constantino, cedeu seus atributos de domínio político ao catolicismo romano, representado por essa besta. Esse domínio foi exercido pelo papado durante a Idade Média, por um período de “quarenta e dois meses” (v. 5), o que, de acordo com o princípio diaano de interpretação profética, corresponde a 1260 anos.
auxil Além men nistr As pr gaçã do Co piritu do e forta A ao g Cúria do, q prim É ess pode pado lítico
Em sua maioria, os comentaristas bíblicos identificam semelhanças entre a besta de Apocalipse 13 e a besta de Apocalipse 17. Fazendo um apanhado do que dizem acerca das sete cabeças, elas podem representar várias organizações políticas através das quais a besta age;1 o império do mal com todo poder incorporado nos impérios humanos;2 as forças hostis que se levantam contra a igreja de Deus;3 sete fórmulas ou formas de governo de Roma;4 as primeiras cabeças dizem respeito à primeira fase de Roma, a fase pagã;5 as sete cabeças são sete reis;6 a cabeça ferida é Nero, segundo a legenda redivivus ;7 e em anos recentes, alguns relacionam as sete cabeças com os sete últimos papas.8 Contudo, a ênfase da descrição apocalíptica está na cabeça ferida de morte, a qual representa parte vital da organização papal; mas, não o todo. Conhecer qual é essa parte pode facilitar a identificação e a representação da cabeça ferida. O sistema papal, em sua amplitude, apresenta três graus hierárquicos: episcopado, presbiterado e diaconato. O grau mais elevado é o episcopado, formado por prelados considerados sucessores dos doze apóstolos. Nesse grau hierárquico encontra-se o papa, honrado como sumo pontífice, chefe eclesiástico, vigário de Cristo na Terra. Duas instituições complementam esse nível: o Colégio de cardeais, cujos integrantes elegem e aconselham o papa; e a Cúria romana, cujos membros
24
MINISTÉRIO
l
JUL-AGO • 2020
P1
41793 – Ministério Jul-Ago’20
Designer
Editor(a)
Coor. Ped.
C. Q.
R. F.
Custos