Revista CI 38ª Edição

Page 22

INNOVATION AND TECHNOLOGY Entre as vantagens de produtos formulados com fosfolipídios está a superposição das camadas fosfolipídicas, que proporciona uma estrutura biomimética, promovendo efeito protetor e de oclusão cutânea. Além disso, outras vantagens são alta afinidade, compatibilidade e tolerância com a pele, e o sensorial sofisticado, suave, aveludado, refrescante e não oleoso que esses produtos com fosfolipídios proporcionam. 1

para formar uma barreira à perda transepidermal de água (TEWL). A elevada TEWL prejudica as funções enzimáticas requeridas para a descamação normal da pele, resultando em uma aparência seca e escamosa. Isso mostra que os fosfolipídios exercem função importante na proteção da pele contra a perda de água transepidérmica. 4 J Cosmet Dermatol.2007 Jun;6(2):75-82.

A possibilidade de que os produtos dermatológicos e cosméticos que contêm lipídios constituintes do estrato córneo poderiam desempenhar um papel na restauração da função de barreira da pele é de grande interesse na área de dermatologia e cosmética. Com esse objetivo, pesquisadores alemães realizaram um estudo que comparou emulsões O/A contendo lipídios naturais do estrato córneo com emulsões sem esses componentes em relação a hidratação, elasticidade e eritema. Foi comprovado que essas emulsões contendo lipídios naturais do estrato córneo melhoraram a hidratação e a viscoelasticidade da pele, além de apresentarem excelente tolerabilidade cutânea.5 Legenda. Quando as emulsões baseadas em fosfolipídios são aplicadas na pele, formam uma estrutura lamelar e uma segunda pele com camadas visíveis em microscópio eletrônico, como pode ser observado na imagem acima.

Cosméticos com Fosfolipídios e Seus Benefícios Cutâneos Devido a muitos fatores, como componentes estruturais das membranas celulares, formação de efeito segunda pele e proteção da barreira cutânea, há diversos estudos comprovando os benefícios para a pele do uso de produtos baseados em fosfolipídios. Um estudo conduzido por pesquisadores do Departamento de Ciências Radiológicas, St. Jude Children’s Research Hospital, EUA, comparou um creme-base fosfolipídico com um gel-base de Aloe vera e determinou seus respectivos efeitos na prevenção e no tratamento da dermatite pós-radioterapia em 44 pacientes pediátricos (média de idade de 11 anos). Os resultados mostraram que o creme-base fosfolipídico foi mais efetivo que o gel-base de Aloe vera, mostrando resultados significativamente mais favoráveis nas variáreis aspereza, maciez, secura, sensação de bem-estar, suavidade, descamação, eritema e xerose. Portanto, esse estudo mostrou que um creme-base fosfolipídico foi eficaz na prevenção e no tratamento da dermatite pós-radioterapia.3 Radiat Oncol. 2007 Dec 19;2:45.

Um estudo publicado no Journal of Cosmetic Dermatology mostrou que a água é absolutamente essencial para o funcionamento normal da pele, e que a perda de água cutânea deve ser cuidadosamente regulada, pois a função da pele é dependente da natureza complexa do estrato córneo. Os lipídios intercelulares do estrato córneo arranjam-se ordenadamente 22 | Revista de Cosmetologia e Ingredientes Cosméticos

Int J Pharm. 2006 Jan 13;307(2):232-8. Epub 2005 Nov 11.

Pesquisadores do Instituto de Biofísica Teórica e Experimental da Academia de Ciência Russa, Rússia, promoveram um estudo que mostrou que a aplicação tópica de formulação baseada em lecitina (fosfolipídio da soja) não provocou reação inflamatória no local da ferida em queimaduras induzidas por ácido acético glacial. Além disso, a avaliação histológica mostrou que a melhora na regeneração da pele foi acompanhada por reparação dos folículos pilosos e das glândulas sebáceas.6 Bull Exp Biol Med. 2009 Apr;147(4):531-6.

Efeitos da Atividade Fosfolipídica na Pele Diminuição da TEWL e Reconstituição da Barreira Cutânea A natureza anfifílica dos fosfolipídios permite que eles atuem como coemulsificantes. Os emulsificantes baseados em fosfolipídios podem formar estruturas lamelares sob condições específicas. A superposição dessas camadas é emulmimética e muito similar à estrutura da pele. Assim, produtos cosméticos formulados com fosfolipídios fornecem elevada afinidade, compatibilidade e tolerância cutânea. A soja é uma das melhores fontes de fosfolipídios de alta qualidade.1 As propriedades formadoras de filme dos fosfolipídios possibilitam um aumento da hidratação do estrato córneo (EC). Os ativos emulsionantes baseados em fosfolipídios prometem exercer funções hidratantes para a pele e também benefícios farmacotécnicos para a formulação, melhorando a estabilidade da mesma, sendo farmacotecnicamente denominados agentes geleificantes e indicados para todos os tipos de peles. Na tabela a seguir segue alguns emulsionantes baseados em fosfolipídios desenvolvidos pela empresa francesa Lucas Meyer.1


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.