NOMEADO • Páginas 16–20
Iqbal Masih Por que Iqbal é nomeado? Iqbal Masih, do Paquistão, é nomeado postumamente (após sua morte) como Herói dos Direitos da Criança da Década do WCPRC 2009 por sua luta pelos direitos das crianças escravas por dívida. Muito cedo, Iqbal se tornou escravo por dívida de um dono de uma fábrica de tapetes, que o vendeu. Iqbal provavelmente tinha 5-6 anos quando começou a trabalhar na fábrica de tapetes. Ele trabalhava desde o início da manhã até à noite e geralmente era maltratado. Cinco anos depois, ele foi libertado da escravidão por dívida. Ele começou a estudar na escola da Bonded Labour Liberation Front (BLLF, organização para libertação dos escravos por dívida). Iqbal conversava com seus amigos que trabalhavam em fábricas de tapetes e discursava em reuniões. Ele encorajou muitas crianças que trabalhavam em tapeçarias a deixarem seus donos. Os donos ameaçaram Iqbal que, após receber um prêmio nos EUA, foi assassinado em 16 de abril de 1995. Em todo o mundo, ele é um símbolo da luta contra o trabalho infantil prejudicial.
Iqbal Masih, ainda criança, quando se tornou escravo por dívida em uma fábrica de tapetes no Paquistão. Depois de cinco anos, ele foi libertado. Ele encorajou outras crianças para que também deixassem seus donos. Iqbal foi ameaçado pelos fabricantes de tapetes e assassinado em 16 de abril de 1995. Ele é um símbolo da luta contra o trabalho infantil e, em 2000, recebeu postumamente (após sua morte) o primeiro Prêmio das Crianças do Mundo, que também tem outro nome em memória de Iqbal: Prêmio Iqbal Masih.
I
qbal tem cerca de cinco anos no seu primeiro dia de trabalho na fábrica de tapetes. Mais tarde, quando sua mãe, Anayat, precisa de dinheiro para uma cirurgia, ela pega um empréstimo com Ghullah, fabricante de tapetes. O empréstimo, chamado “peshgi”, é feito no nome de Iqbal. Isso significa que Iqbal deve 5.000 rúpias à Ghullah, o preço da cirurgia de sua mãe. Agora Iqbal é escravo por dívida e Ghullah toma as decisões sobre sua vida. Quando Iqbal chega em
casa de volta da fábrica de tapetes, ele cai na cama e adormece. Às vezes, Ghullah o acorda por volta de meianoite. – Temos uma entrega de tapete que precisa ficar pronta. Levante-se logo. Por causa da dívida peshgi Iqbal tem que ir, e Ghullah o arrasta, ainda meio dormindo, pelas ruas estreitas até a fábrica de tapetes. Se Iqbal adormece durante o trabalho, ele é acordado com um golpe de um garfo do tear.
Iqbal foge Um dia, um garotinho da fábrica de tapetes está com febre alta. O dono, Ghullah, amarra os pés do garoto e o pendura de cabeça para baixo no ventilador de teto. – Aqui sou eu que decido quando vocês trabalham, grita Ghullah. Naquele momento, Iqbal decide que basta. Sempre que consegue, ele foge do trabalho. Iqbal e seus amigos costumam fugir quando Ghullah não está. Eles brincam o dia todo, sem se preocupar com o que os aguarda. Na manhã seguinte, Ghullah vai às suas casas buscá-los. Ele está muito bravo e bate nos meninos com o garfo do tear ou com o que tiver à mão. Depois ele
– As crianças devem segurar lápis nas mãos, não ferramentas, Iqbal costumava dizer.
No ano 2000, Iqbal recebeu o primeiro Prêmio das Crianças do Mundo, que também terá sempre outro nome em sua memória: Prêmio Iqbal Masih. Com frequência, Iqbal discursava em reuniões para crianças e adultos.
16
16-20_Iqbal_pakistan_spa,port.indd 16
09-03-31 09.36.47