Revista rituais 3

Page 26

Sabores Produtos sustentáveis

6

Preservação da fertilidade dos solos e recursos hídricos O menor uso de substâncias fitofarma‑ cêuticas e de medicamentos, bem como das substâncias destinadas a incor‑ porar nutrientes na terra (compostos azotados e fosfatos), mediante uma gestão correcta dos solos (rotatividade de culturas, análises de solos e pousios), são algumas das medidas de protecção ambiental. Importa referir que muitos nitratos e outras substâncias chegam aos cursos de água a partir de activi‑ dades agrícolas pouco cuidadas.

7

Bem-estar animal O bem-estar animal – pela via da não agressão, de uma alimentação adequada, de espaços com dimensões apropriadas e com condições próximas do seu meio natural (por exemplo, o acto de fossar na lama é para os porcos uma brincadeira que os faz sentir bem) é uma vertente importante quando se fala em produtos sustentáveis.

Como vê, por detrás de uma Loja Jumbo ou Pão de Açúcar está um mundo de apetitosos frescos criteriosamente produzidos e seleccionados. Tudo a pensar em si e na sua família, para que possam todos desfrutar de verdadeiros rituais de vida saudável.

A Natureza em estado puro A título de exemplo, usam-se plantações de pés de alface o mais expostas possível ao ar, de modo a reduzir a necessidade de aplicação de fungicidas; aplicam-se insectos auxiliares para combater a mosca branca do tomateiro. Este tipo de práticas exige maior cuidado na vigilância das culturas. O resultado salta à bem à vista!

8

Biodiversidade Por vezes, a instalação e exploração de terras e actividades pecuárias influen‑ ciam a fauna e a flora locais e podem contribuir para o seu desequilíbrio. Isto pode ser evitado tomando medidas de protecção adequadas. Por exemplo, em aquacultura, algumas espécies podem ter um efeito predador ou uma vantagem competitiva sobre outras, idêntico ao que existe no meio natural – a vedação e controlo de movimentos é muitas vezes suficiente para evitar estes efeitos negativos.

9

Publireportagem Sabores

Sensibilidade Dentária:

a dor controlável!

A sensibilidade dentária continua a ser um problema que afecta uma grande percentagem de pessoas e que pode estar relacionado com acções tão simples como beber um café, comer um gelado ou beber um copo de água. Por definição é “uma dor curta, aguda e passageira, com origem na dentina exposta e em resposta a um estímulo térmico, químico ou osmótico”.

O que é a sensibilidade dentária? A sensibilidade dentária é uma dor resul‑ tante da exposição da superfície do dente junto às gengivas – a dentina. Quando as gengivas “descolam dos dentes” ou começam a ficar “descarnadas”, deixam a dentina exposta. Os milhares de pequenos canais que existem na dentina conduzem estímulos ao nervo do dente. E estes estímulos podem ser desencade‑ ados por calor, frio ou pressão, provo‑ cando dor.

Bem-estar social dos trabalhadores Considerar a componente social e humana das produções de alimentos de qualidade sustentável Auchan tem sido, desde o início, a grande aposta. Hoje já existem produções agrícolas com condi‑ ções para troca de vestuário e satisfação de necessidades fisiológicas equiva‑ lentes às que são exigidas para edifi‑ cações do tipo urbano e industrial. Os compromissos de contratação e de satis‑ fação das obrigações legais em matéria laboral são também tidos em conta.

Como se pode solucionar este problema? Em primeiro lugar, informe o seu Dentista ou Higienista Oral. Depois, deve usar um “sistema especí‑ fico” para a sensibilidade: ✔ Deve escovar os dentes com uma pasta de dentes formulada especialmente para dentes sensíveis, 3 vezes por dia pelo menos. ✔ Escolha uma escova suave, de modo a não magoar os dentes e as gengivas. ✔ Utilize um elixir após a escovagem, formulado especialmente para aliviar. Para evitar esta e outras doenças orais, uma correcta Higiene Oral diária será sempre a solução. Por isso, nunca é demais relembrar os quatro passos para uma boca sã: Escovagem diária – Escovar os dentes pelo menos 3 vezes por dia, com uma pasta dentífrica dirigida para as suas necessidades, durante 2 minutos.

Uso do Fio Dentário - pelo menos uma vez por dia. Utilização de um elixir com flúor após a escovagem. Visita regular a um dentista ou higienista oral – de forma a detectar precocemente problemas orais. Texto:

Carlos Pereira Higienista Oral

PUBLICIDADE

Tem dentes sensíveis? Não mude os seus hábitos, mude de dentífrico

Colgate Sensitive:

Reduz a sensibilidade dentária até 82% A sensibilidade dentária é normalmente o resultado da exposição das raízes dos dentes, que pode provocar dor e desconforto ao comer, beber ou simplesmente escovar os dentes. Colgate Sensitive alivia e protege os dentes sensíveis. A sua fórmula, clinicamente provada, reduz a sensibilidade dentária até 82%. A Linha Colgate Sensitive (dentífrico, escova de dentes e elixir) ajuda a combater a sensibilidade dentária.

PLANÍCIE VERDE - Produtor de alfaces Vida AUCHAN

30

Rituais de Vida Saudável Verão 2008

Verão 2008 Rituais de Vida Saudável

31


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.