Ed. 419

Page 1

Vote Consciente!

Chegou a hora da decisão!

Quem será o próximo Presidente do Brasil? E o próximo Governador de São Paulo?

Os eleitores de todo o país voltam as urnas no próximo domingo (30) a fim escolher o próximo presidente da República para o próximo quadriênio (2023 a 2026). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL) disputam o segundo turno em uma eleição acirrada.

Segundo pesquisa Genial/ Quaest, divulgada ontem (quartafeira, 26), o petista lidera a corrida presidencial com 52,1% dos votos válidos, contra 47,9% de Bolsonaro (PL). Na pesquisa anterior, publicada em 19 de outubro, o petista aparecia com 52,8% e Bolsonaro, 47,2%.

Para realizar o estudo, foram feitas 2.000 entrevistas entre os dias 23 e 25 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, com 95% de confiança. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00470/2022.

Coletores de lixo sofrem com ataques de animais

Hospital realizou 212 cirurgias em dois meses

A volta das cirurgias eletivas no Hospital de Ibiúna tem sido uma conquista para o município. Desde que retomou a realizar cirurgias eletivas, no fim de julho, o Hospital

Municipal de Ibiúna já realizou 212 cirurgias, em mais de dez tipos de especialidades cirúrgicas, somente nos meses de agosto e setembro. Pág. 3

A Prefeitura de Ibiúna fez um alerta aos moradores da cidade para que fiquem atentos em manter seus animais presos. Segundo o comunicado, “nas últimas semanas, alguns casos de ataque de cães a coletores de lixo foram registrados no município”. Por conta dos incidentes, a prefeitura reforça que os proprietários mantenham seus animais presos em suas propriedades. “Lembrando que o artigo 936 do Código Civil prevê a responsabilidade do dono pelos prejuízos causados por seus animais”.

CAPS, um serviço ao alcande de todos

Página 3

O bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o petista Fernando Haddad (PT) disputam o segundo turno para governador do Estado de São Paulo.

Segundo pesquisa Ipec, divulgada na última terça-feira (25), a eleição estadual também está

acirrada. Tarcício tem 52% dos válidos e Haddad 48%. A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 23 e 25 de outubro. A pesquisa, encomendada pela TV Globo, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-06977/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%.

Ibiúna sediou o 8º Desafio Outubro Rosa

Nos últimos dias 15 e 16, foi realizado o ‘8º Desafio Outubro Rosa’, evento que tem como objetivo incentivar a prática esportiva e a prevenção ao câncer de mama. Organizado pela professora de Educação Física Mariana de Almeida Soleira Xavier, o 8º Desafio contou com o apoio de 45 comerciantes de Ibiúna, além da prefeitura, por meio das secretarias de Esporte, Turismo e Segurança Urbana.

Segundo Mariana, o evento teve a participação de mais de 100 mulheres, de sete municípios, inscritas para a prova que ocorreu no domingo. “Tivemos premiações para cinco categorias por faixa etária de idade, classificação geral, classificação especial das atletas do nosso município, três maiores equipes e a homenageada do

desafio este ano foi a ibiunense Tatiana Angeli (centro)”, contou a professora.

Após a cerimônia de premiação no final da prova, as atletas do pódio foram recepcionadas em um café proporcionado pela Casa Britto. Vale destacar que o ‘Desafio Outubro Rosa’ já faz parte do calendário esportivo e turístico de Ibiúna, mas, segundo a organizadora, o desafio vai muito além da prova de corrida. “Desde o quarto desafio, durante todo o mês de outubro, nós recebemos doações de cabelos, álcool em gel, bijuterias e lenços novos ou usados que serão entregues ao Instituto Amor em Mechas, que distribui kits de amor para pessoas que estão em tratamento do câncer pelo SUS”, ressalta. “Quem puder e quiser doar poderá entrar em contato com a organização”.

1 Quinta-feira, 27 de outubro de 2022 EDIÇÃO 419
EDITOR-CHEFE: JODI TANAKA • IBIÚNA 27 DE OUTUBRO DE 2022 • COM O POVO E A VERDADE

Editorial

O Brasil pós eleição

No próximo domingo acontece o segundo turno de uma das eleições mais conturbadas da nossa história democrática. Nunca houve tantos registros de intolerância política como no pleito atual. Já houveram mortes, relatos de agressões, insultos e outras queixas relacionadas a atitudes antidemocráticas de pessoas que, ao escolherem os seus candidatos, desrespeitam a opinião divergente. O tom agressivo que, principalmente eleitores de Jair Bolsonaro (PL), insultam os eleitores do candidato concorrente, lembra precedentes perigosos na história do mundo, trazendo uma insegurança quanto ao futuro da democracia brasileira.

Os debates têm causado divisões em famílias, desfeito amizades e comprometido ambientes de trabalho. Em pesquisa do Datafolha, divulgada no fim de setembro, ainda antes do primeiro turno, um dado chamou atenção: quase metade dos brasileiros diz ter deixado de falar com amigos ou familiares sobre política para evitar discussões nos últimos meses. O índice era de 46%. O fato é que os adjetivos usados por alguns para descrever os eleitores adversários (como burro, ignorante, ladrão etc), tem demonstrado que o eleitor brasileiro está levando a disputa eleitoral como uma torcida de futebol. Como já mencionamos neste espaço, pode haver motivos para votar em Bolsonaro ou Lula (PT), mas o certo é de que há motivos para não votar em nenhum deles. A decisão é individual e precisa ser respeitada.

A questão mais importante é de como estará o Brasil na próxima segunda-feira (31) quando teremos o resultado das urnas e conheceremos o presidente eleito? Independente do vencedor de domingo, o Brasil precisa é de paz. Nenhum país no mundo recebe investimentos externos e entra no caminho do desenvolvimento sem ter paz e respeito as autoridades constituídas. O ambiente de negócios é fortemente influenciado pela estabilidade institucional. Ou seja, a desconfiança das urnas, as ameaças aos poderes e a democracia são sinais muito ruins a emitir para as agências que avaliam os riscos de investimentos em um país. Definitivamente, o Brasil e os brasileiros precisam de paz, respeito e valorização a democracia.

Há pouco mais de 50 anos, narrativas semelhantes de ameaças a democracia, sob a alegação de combater o “comunismo”, deu início a ditadura militar no Brasil. Os tempos são outros, mas as retóricas são as mesmas – não dá para amenizar, portanto, o fato de que a nossa democracia está em risco. Quando um presidente de um partido político ofende com palavras de baixo calão uma ministra da Suprema Corte sob alegação de defesa a liberdade, é sinal de que estamos definhando nas conquistas que tanto suamos para outrora obtê-las. Mais grave, o sujeito enfrenta a polícia com granadas para conter a sua eminente prisão. Para afunilar ainda mais a aberração, recebe representantes do governo para “apaziguar” a confusão.

Diferente do exemplo de Roberto Jefferson, que o domingo seja em clima tranquilo e a segunda-feira de respeito ao resultado das urnas, afinal, como disse Winston Churchill, primeiro ministro do Reino Unido na década de 40, a democracia é pior sistema de governo, exceto todos os outros. É o que temos e precisamos conservar.

Uma boa leitura a todos e até a próxima edição.

Homem é preso após matar a sogra e golpear esposa

Um crime bárbaro que aconteceu no início deste mês agitou o bairro dos Rodrigues, em Ibiúna, próximo à divisa com Cotia. Igor Henrique da Silva, de 29 anos, matou a sogra, Edna Lima Souza, de 63, com golpes de facão. A esposa dele, Bianca Lopes de Souza, ao chegar na casa, deparouse com o marido bem perturbado. Ele a puxou para dentro e lhe deu um golpe com um machado na cabeça. Igor ainda tentou tirar a própria vida com golpes de facão. Segundo a Polícia Civil, ele permanece internado sob escolta policial no Hospital Regional de Cotia.

Segundo o site Cotia e Cia, ao retornar do trabalho para casa, a esposa foi atingida pelo marido com uma machadada na cabeça. Ferida, ela disse que foi puxada por ele. Igor começou a pedir desculpas pelo que ele era. Sem entender o que estava acontecendo, em certo momento, Bianca olhou para o chão e viu um

Curtas da Política

Tribunal interdita ESF da Vargem do Salto - O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizou, no último dia 20, uma fiscalização surpresa em 273 hospitais e unidades de saúde gerenciadas por Organizações Sociais de Saúde (OSS), em 120 cidades diferentes. Em Ibiúna, segundo o TCE, a ESF (Estratégia Saúde da Família) Vargem do Salto foi parcialmente interditada por problemas de infiltração. A fiscalização também esteve no hospital municipal. Ao SBT de Sorocaba, a Prefeitura de Ibiúna disse que, até o momento, não houve nenhuma interdição da ESF Vargem do Salto, apenas uma vistoria de rotina e que estão se mobilizando para resolver diversos problemas, inclusive a o local citado e que a reforma já foi licitada e deverá iniciar nos próximos dias.

Recorde petista – Embora o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha obtido a maior porcentagem dos votos em Ibiúna, a votação do candidato Lula foi a maior da história do PT na cidade. O expresidente obteve 13.710 votos, equivalente a 30,75% dos votos válidos no município no primeiro turno. A título de comparação: em 2018, Fernando Haddad recebeu 3.630 votos no primeiro turno,

equivalente a 9,16%. Em 2014, Dilma Roussef obteve 7.878, equivalente a 19,36%. Em 2010, Dilma conquistou 9.364 votos no primeiro turno em Ibiúna, o que representa 23,63% dos válidos.

Em 2002, quando venceu a eleição pela primeira vez, Lula conquistou 6.905 votos em Ibiúna (23,55% dos válidos); na reeleição, foram 5.784 votos.

Sasaki anuncia apoio a Tarcísio e Bolsonaro – O prefeito Paulinho Sasaki (PTB), que declarou apoio ao governador Rodrigo Garcia (PSDB) no primeiro turno, decidiu recomendar os votos no candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) para governador e Jair Bolsonaro (PL) para presidente no segundo turno.

Vereadores com equipe da educação – No último dia 20, a Câmara Municipal realizou uma reunião com a equipe da Secretaria Municipal da Educação e dos conselhos ligados a pasta (Tutelar, Merenda e Fundeb). O objetivo do encontro foi discutir temas como piso salarial, transporte, vagas de creches, orçamento e outros relacionados a educação. O presidente da Comissão de Educação, Esporte e Cultura da Câmara é o vereador Aladin (sem partido).

CCEI promove festa em respeito aos Idosos

cobertor que pertence a sua mãe. Igor e a sogra não se falavam. Ao andar pela casa, encontrou sua mãe toda ensanguentada caída por cima de um colchão. Edna já estava sem vida. Bianca, então, começou a indagar o motivo que levou Igor a fazer essa monstruosidade. Ele apenas pedia perdão. Após, Bianca contou que Igor pegou uma faca e começou a cortar a própria garganta. Ela saiu para pedir ajuda.

A Polícia Militar e o resgate foram acionados por um vizinho.

No último domingo (23), o Centro Cultural Esportivo de Ibiúna (CCEI) realizou a festa tradicional Keirokay, em homenagem aos idosos acima de 75 anos da comunidade nipo-brasileira. 82 associados participaram do evento, que é tradicional na cultura japonesa em respeito as pessoas da 3ª idade.

A mestre de cerimonias Yukiko Sakurai anunciou o nome de cada idoso presente e os contemplou com uma lembrança.

O presidente do CCEI, Hirofumi Maeda, agradeceu a presença de todos os convidados e enalteceu os idosos, bem como o

departamento de senhoras (Funjinkai), representado pela presidente Akemi Saito, responsável por preparar o banquete para homenageados, com diversas iguarias, como sushi, sashimi,

salmão assado, churrasco, sobremesas, entre outros. Para finalizar houve a apresentação do Coral do Funjinkai e Karaoke com as canções japonesas.

D IRETORA : Júlia Tanaka - MTB 84.492/SP

J ORNALISTA RESPONSÁVEL E REVISOR GERAL:

Carlos Roberto Marques Jr. - MTB 84.493/SP

C ONSULTORIA . J URÍDICA :

Delícia Fernandes dos Santos

ARTE: Alêx Vitor Braga do Nascimento

DIAGRAMAÇÃO: Alêx Vitor Braga do Nascimento

Carlos Roberto Marques Jr.

C ONS. REDAÇÃO : José Gomes (Linense), Ana Cristina, Luiza Pontes e Carolina Saito

A DMINISTRAÇÃO E D ISTRIBUIÇÃO : Jornal VOZ DE IBIÚNA

CNPJ: 03.003.452/0001-15 Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP - CEP: 18150-000

T EL.: (15) 3241-1325 / (15) 99605-6875 jornalvozdeibiuna.com.br

R EDAÇÃO: Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP

IMPRESSÃO: Gráfica Atlântica

T IRAGEM: 8.000 exemplares

T. ACUMULADA : 4.128.000 exemplares

As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos autores.

2
outubro
Página-
Quinta-feira, 27 de
de 2022

Hospital realizou 212 cirurgias em dois meses

Desde que retomou a realizar cirurgias eletivas, no fim de julho, o Hospital Municipal de Ibiúna já realizou 212 cirurgias, em mais de dez tipos de especialidades cirúrgicas, somente nos meses de agosto e setembro.

Entre as cirurgias realizadas estão a de colecistectomia, fístula perianal, hemorroida, hérnia epigástrica, hérnia inguinal, hérnia umbilical, hérnia epigástrica, histerectomia, varicocele, laqueadura e vasectomia.

A cirurgia de colecistectomia, que é a retirada da vesícula biliar, foi a mais realizada nesse período, com 88 operações (41,5%). Em segundo, com 41 cirurgias (19,33%), está a histerectomia, que é a retirada

do útero, na qual também poderão ser retiradas suas estruturas associadas, como as trompas e os ovários. Normalmente é indicada nos casos de câncer, infecções graves, miomas, hemorragias frequentes, endometriose grave ou prolapso uterino, por exemplo. Em terceiro a vasectomia (24

operações - 11,32%), que é um procedimento que impede o homem de ter filhos. Em quarto, a cirurgia de fistula perianal (21 - 9,9%), um problema que geralmente resulta de uma infecção em uma glândula anal que se espalha para a pele. Breve, o hospital deve ampliar a quantidade de procedimentos atendidos.

CAPS, um serviço ao alcance de todos

Em Ibiúna, para tratar dos problemas relacionados à mente, temos o serviço do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é um serviço de saúde voltado ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno, onde diversos problemas são tratados.

No município, o CAPS possui cerca de 5.600 pacientes ativos que passam por atendimento psicológico, sessões de terapias individuais, em grupo, reabilitação, terapias ocupacionais, consulta médica, entre uma série de tratamentos. Deste total, cerca de 1.250 são atendidos no CAPS IJ (Infantojuvenil), que atende crianças e adolescentes de zero a 17 anos. Num comparativo entre 2021 e

2022, nos meses de janeiro a julho, o CAPS adulto realizou 8.705 atendimentos no ano passado. Neste ano, nesse mesmo período, o número saltou para 11.232 atendimentos – um aumento de 29%.

O CAPS IJ, que trata apenas crianças e adolescentes, também teve um salto nos atendimentos desse ano. De janeiro a junho de 2022 a média era de 740 atendimentos, nos meses de julho, agosto e setembro esse número subiu para 1.738, sendo 1.625 atendimentos em julho, 1.262 em agosto e no último mês de setembro 2.327, contribuindo consideravelmente para o aumento da média mensal de atendimentos entre crianças e jovens nesses últimos

Você é um eleitor fake?

Ana Cristina Piletti autêntico, vale um exercício de autorreflexão sobre suas crenças.

Divulgar fatos que sabe ser mentiras como sendo verdades não é um fenômeno novo, porém seu efeito foi potencializado com o advento das redes sociais. Conhecidas como fake news, o uso das notícias falsas tornou-se uma estratégia eleitoral corriqueira para desacreditar adversários. Inclusive, tal conduta foi tipificada como crime no Código Eleitoral no ano de 2021. Se fake é ser sabidamente mentiroso, o que é ser um eleitor fake?

meses.

Para Daniela Barreto de Lima, psicóloga e diretora do CAPS de Ibiúna, o pós-pandemia é um dos fatores que contribuiu para o aumento nos atendimentos, que começam a refletir principalmente agora nas pessoas, com um aumento expressivo nos casos de depressão e crises de ansiedade.

O CAPS oferece diversos tipos de atendimento como terapia ocupacional, psicólogo, psiquiatria, terapia em grupo, atendimento domiciliar, atendimento familiar, ações de reabilitação psicossocial, de valorização e autoestima, entre outros. Para mais informações: (15) 3248-3022 ou vá até a Rua Álvaro de A. Leme - 271. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Prefeitura irá distribuir kits maternidade para famílias em situação de vulnerabilidade

A Prefeitura de Ibiúna, através da Secretaria de Assistência Social, fará a entrega de 103 kits maternidade para as mães e famílias em situação de vulnerabilidade social. Esses kits são compostos com um enxoval

contendo banheira, pacote de fralda, lenço umedecido, roupinhas, toalhas de banho, mamadeira, entre outros itens. De acordo com a secretaria, os kits serão entregues de forma imediata, assim que identificado

o caráter de emergência da família, a partir da avaliação feita pelos profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Auto Cores & Bruno Estética Automotiva realizam palestra para profissionais

A Auto Cores Tintas

Automotivas & Bruno Estética

Automotiva promoveram uma palestra para profissionais do ramo, com objetivo de apresentar os produtos da Dimension Customs, especializados em customização, restauração e reparo de veículos. Os palestrantes Juliano e Emerson, da Dimension Customs, apresentaram aos profissionais, que trabalham com estética automotiva/funilaria, uma linha de Revestimentos Cerâmicos protetivos para todas as partes dos veículos, vindos da Alemanha. O material é usado em pintura, plásticos, vidros, borrachas, couro, entre outros, com uma tecnologia avançada que gera proteção a todas as superfícies do dia-a-dia, as intempéries, ferrugens e correções.

O custo-benefício da aplicação do revestimento cerâmico é de alta resistência química, toque macio, brilho intenso com efeito hidrofóbico, tecnologia UV Control e durabilidade de 5 anos. Você encontra também revestimento cerâmico para rodas, plástico, selante cerâmico e ceras.

Na Auto Cores Tintas Automotivas, Residencial e Industrial, localizada na Av. São

Sebastião, 661, você encontra toda linha dos produtos da Dimension Customs com exclusividade.

Contato: (15) 3241-2444 e (15)

99620-3778 (WhatsApp)

Bruno Estética Automotiva é a empresa referência em aplicação

dos produtos da Dimension Customs. Venha conhecer a estrutura completa e mão de obra especializada. Estrada Vicinal Tancredo Neves, 1131 (descida do Lavapés). Contato: (15) 996543845 (WhatsApp).

O eleitor fake não é o eleitor que divulga notícias que sabe ser falsas. Este é o eleitor mau caráter porque deliberadamente escolhe prejudicar outras pessoas. Também não é o eleitor que propaga fake news sem saber da inverdade dos fatos. Este é o eleitor ingênuo, inconsequente ou alienado. É ingênuo porque ainda acredita em tudo que é divulgado ou compartilhado por amigos e familiares nas redes sociais. É inconsequente porque não avalia as consequências negativas que seu comportamento pode trazer para a coletividade. É alienado porque não checa as informações que recebe e simplesmente segue a “boiada”, reproduzindo o falso discurso.

O eleitor fake, ainda pior, é o maior mentiroso de todos, porque consegue até enganar a si próprio. Ele tem consciência da mentira que é contada, mas finge que não tem. É a espécie de eleitor que tem vergonha de assumir suas próprias convicções. Assim, para evitar o autoengano e se tornar um eleitor

Pergunte-se:

1.A escolha sexual do meu filho mudaria o que sinto por ele?

2.Sou a favor do armamento da população?

3.Sou a favor da tortura de algum ser humano?

4.Eu votaria em alguém que desrespeita as instituições democráticas?

5.Minha situação econômica está melhor agora do que dez anos atrás?

6.Sou a favor da redução dos benefícios dos trabalhadores e aposentados?

7.Acredito que informações de interesse público devam ter sigilo por cem anos?

8.Acredito que uma pessoa seja pior do que outra, pela sua religião, gênero ou cor?

9.Acredito que remédios como a cloroquina salvaram mais vidas do que a vacina contra a COVID-19?

10.Acredito que a corrupção no Governo Federal acabou?

Estas são algumas perguntas que podem ajudar qualquer eleitor a refletir sobre suas crenças. Caso tenha respondido “sim” a maioria das perguntas, você está mais propenso a manter o atual governo do que buscar uma mudança. Estará, agora, fazendo isso de uma maneira consciente. Afinal, como já cantava a banda Legião Urbana na canção “Quase sem querer”, “mentir para si mesmo é sempre a pior mentira”.

Cachoeira recebe ‘Prefeitura no Bairro’

No último sábado (22), aconteceu a 3ª edição do Programa Prefeitura no Bairro, que neste mês foi realizado no bairro Cachoeira. O projeto tem o intuito de levar diversos serviços da prefeitura, esportes, cultura e lazer para diversos bairros do município.

O bairro Gabriel, Residencial Europa e agora a Cachoeira. O próximo bairro a ser atendido no mês de novembro será o Piaí.

Durante a ação são levados serviços como o CRAS, cadastro da pessoa com deficiência, vacinação antirrábica, esportes, desenhos, dança, cadastro de currículo para as vagas do PAT, emissão da Carteira de Trabalho Digital, entre diversas outras ações.

Página- 3
27 de outubro de 2022
Quinta-feira,

Outubro Rosa: 230 exames no mutirão de Papanicolau

A Prefeitura de Ibiúna, através da Secretaria da Saúde, realizou, no último sábado (22), o Mutirão de Exames de Papanicolau. A ação contou com o apoio de toda a equipe do Posto de Saúde e atendeu 230 mulheres que fizeram o exame preventivo de colo de útero.

No dia 21, foram realizados mutirões de papanicolau em todos os postos de saúde do município. Foram coletados 350 exames nos postos rurais, com o apoio das equipes de saúde do Lageadinho, Vargem do Salto, Paruru, Capim Azedo, Piai, Carmo Messias, Campo Verde e equipe do Centro de Saúde.

Recicle na Coopernova: contribua com o futuro de Ibiúna

Inaugurada nova Drogaria Ultra Popular

No último dia 19, foi inaugurada a nova Drogaria Ultra Popular em Ibiúna – a farmácia mais barata do Brasil, localizada próximo à Rodoviária. Os irmãos Welder e Iara Siqueira, farmacêuticos e proprietários do estabelecimento, decidiram pela Ultra Popular por aliar a qualidade com a economia, oferecendo medicamentos convencionais, genéricos, dermocosméticos, farmácia popular, linha infantil além de ofertas exclusivas, garantindo satisfação e preços mais baixos.

Eles também são os proprietários da Drogaria Ultra Popular localizada

Eleição para governador de São Paulo

Carolina Saito projeto cruel, prejudicará os trabalhadores, os aposentados e pensionistas. A privatização da Sabesp, como em todas as privatizações, só trará benefícios aos compradores da empresa, restando ao povo pagar preço abusivo pela água.

A maior votação de Tarcísio de Freitas (Republicanos) no primeiro turno da eleição para governador foi uma surpresa pelo fato do candidato, que é do Rio de Janeiro, nunca ter residido no estado de São Paulo, sendo um desconhecido por aqui. Seu plano inicial era de se candidatar senador por Goiás, mas Bolsonaro colocou-o na disputa pelo governo paulista.

Tarcísio de Freitas (Republicanos), engenheiro e militar da reserva, tem se declarado competente para governar São Paulo pelas obras que realizou como ministro da infraestrutura de Bolsonaro. Muitas irregularidades nas obras sob sua gestão estão vindo à tona através da imprensa como a ponte sobre o rio Curuçá, no Amazonas, que desabou e deixou mortos e feridos. Outro fato relevante é que Tarciso colocou São Paulo em último lugar na lista de investimento em estradas.

O candidato Fernando Haddad (PT), advogado e professor universitário, foi o mais votado na capital pela boa administração quando foi prefeito, inclusive recebeu o prêmio de melhor prefeito da América Latina. Criou o passe livre para estudantes e idosos, o bilhete único mensal, 3 hospitais gerais e 35 hospitais dia, recordes de vagas em creches e outras conquistas.

Fernando Haddad tem propostas que beneficiam o povo, tais como: fim do confisco dos servidores, Plano Estadual de Segurança Pública com tecnologia e valorização de salários, retomar as obras paralisadas para gerar empregos, zerar o imposto da carne e da cesta básica, aumentar o salário mínimo paulista para R$ 1.580,00, criar programa de alfabetização na idade certa, implementar 70 hospitais dia em todo o estado, voltar o passe livre de idoso a partir dos 60 anos, expandir o metrô e ampliar as linhas da CPTM, 50% de mulheres no 1º escalão do governo, criar o bom prato estudantil, criar o bilhete único metropolitano, entre outras.

dentro do Posto Shell (Folena), na Rua XV de Novembro. Eles disseram que decidiram montar a nova drogaria próximo à rodoviária, para atender melhor os seus clientes, que se utilizam do terminal.

A nova loja da Ultra Popular –a farmácia mais barata do Brasil –está aberta de segunda à sábado das 8h às 20h. São seis colaboradores para atendê-los com satisfação para oferecer os melhores produtos com os menores preços.

Conheça a nova Drogaria na Av. Vereador Benedito de Campos, 300/ 4 – próximo à rodoviária. Tel.: (15) 99789-5171.

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, implementou uma parceria com a Coopernova, uma cooperativa de reciclagem. O projeto tem como objetivo diminuir a quantidade de lixo reciclável encaminhada para aterros sanitários e lixões. Com a reciclagem é possível diminuir a poluição, reduzir os gases do efeito estufa e reaproveitar resíduos para matéria prima de novos produtos. Para ajudar o projeto e fazer a diferença no futuro da cidade, separe o seu lixo orgânico do reciclável e leve até a Cooperativa no endereço Rua José Pedro Ferracini, nº 10, no bairro Curral. A cooperativa funciona das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Poucas pessoas sabem ou dão importância para o que ele fez como ministro da educação no governo Lula, quando deu a oportunidade de acesso dos alunos pobres às universidades por meio do ProUni e do Fies sem fiador; investiu nas universidades federais e nas ciências. Para o ensino básico, Haddad criou o Piso Salarial Nacional do Magistério, o Fundeb, o Ideb e o Plano Nacional de Educação.

Entre as poucas propostas de Tarcísio estão a retirada da câmera dos policiais, desobrigar o servidor público a se vacinar e privatizar a Sabesp. Com certeza vai estar de acordo com o projeto vazado de Paulo Guedes de não reajustar o salário mínimo pela inflação. Esse

A violência por parte dos bolsonaristas contra jornalistas, militantes petistas e padres tem ocorrido de forma nunca vista na história política do Brasil. O ataque a tiros do bolsonarista Roberto Jefferson contra os policiais federais chocou os políticos e a opinião pública, menos o candidato Tarcísio que o apoiou imediatamente. Bolsonaro repudiou publicamente Jefferson e disse que não tem ligação com ele para evitar danos maiores a sua reeleição.

Infelizmente, toda essa conturbada campanha eleitoral tem desviado a atenção da eleição para governador. É importante frisar que Tarcísio é candidato de Bolsonaro e São Paulo é o estado mais rico da federação. Não queremos ver o nosso estado arruinado e seu povo explorado e sem direitos, principalmente os funcionários públicos. Votar em Haddad é também uma questão de sobrevivência da democracia. Não podemos aceitar que a barbárie se instale por aqui.

Página- 4 Quinta-feira, 27 de outubro de 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.