Ed. 413

Page 1

Ibiúna irá receber R$ 1 milhão para ampliação e manutenção do Hospital Municipal

O deputado federal Vitor Lippi (PSDB) irá encaminhar R$ 1 milhão para serem investidos na saúde do município. O anúncio foi oficializado na última segunda-feira (20), em Brasília, quando o prefeito Paulinho Sasaki (PTB), junto com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Bello, estiveram em Brasília e se reuniram com o deputado. O recurso será destinado pelo Governo do Estado de São Paulo.

“Essa verba deverá ser destinada para a ampliação e manutenção do Hospital Municipal de Ibiúna. Estamos trabalhando sério para fazer o melhor”, destacou o prefeito Paulinho Sasaki.

Segundo Fábio Bello, com essa verba será possível, inclusive, realizar o aumento de leitos para atender melhor a demanda da população.

“A saúde é uma das áreas mais

DER realizou melhorias na sinalização do cruzamento entre a Bunjiro e a Quintino de Lima

importantes. Pegamos um hospital quase falido. O que estamos fazendo agora é correr atrás de recursos incansavelmente para deixar o nosso hospital cada dia melhor”, enfatizou o secretário.

Casos de COVID aumentam; mortalidade é baixa

Página 03

Conselho homenageia ‘mulheres em destaque’

Página 04

Feminicídio: Companheiro de Rafaella Casimiro é preso

O movimento intenso de veículos na entrada da cidade, pelas rodovias Bunjiro Nakao e Quintino de Lima, que dá acesso a São Roque, recebeu melhorias na sinalização com a colocação de cilindros delimitadores pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), do Governo do Estado de São Paulo. No cruzamento, foram registrados 101 acidentes somente em 2021, segundo dados do DETRAN. Nos primeiros cinco meses de 2022, já foram registrados

Veleiros

reunião com a diretoria do condomínio Veleiros, além de outros convidados. Página 04

A Polícia Civil prendeu, no último dia 14, o companheiro da jovem Rafaella Casimiro, que morreu no domingo (12), dia dos namorados. Gravida, Rafaella foi encontrada feriada na porta de sua casa. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima foi socorrida no Pronto Socorro Municipal com lesão perfurante na perna e no peito, não resistiu e morreu no PS.

Inicialmente, o companheiro relatou que teria encontrado a vítima na rua já machucada, levou ela para a casa e depois acionou o socorro. Na ocasião, foi ouvido e liberado. Na última terça-feira, após a polícia realizar diversas diligências, na qual a investigação policial aponta o companheiro como o principal suspeito, ele teve prisão temporária decretada e foi preso.

A Polícia Civil de Ibiúna continua investigando o caso.

mais de 20 acidentes.

Diante de diversas reclamações dos usuários das referidas rodovias, a reportagem da TV Sorocaba, afiliada ao SBT, realizou uma matéria sobre os acidentes no cruzamento. As melhorias na sinalização foram realizadas no último dia 7. O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) disse ter enviado diversos ofícios ao DER solicitando melhorias na sinalização do cruzamento, a fim de evitar mais acidentes.

Escola de Ibiúna realiza Congresso de Erradicação do Trabalho Infantil

A Escola Municipal ‘Antônio Coelho Ramalho’, no bairro da Figueira, realizou na manhã da última terça-feira (21) o 1º Congresso de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento contou com a presença de diversos profissionais da Secretaria da Assistência Social, Conselho Tutelar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que abordaram diversos assuntos relacionados ao tema proposto.

A diretora da unidade escolar, Mila Zeiger Pedroso, conta que todo o evento foi organizado pelos próprios alunos, no qual eles puderam participar de todo o processo de organização e aprenderam como se faz um congresso.

escola

Ramalho é referência nacional como escola inovadora e transformadora. De mil escolas e organizações de dez países que fazem parte do programa l “Escolas 2030”, a unidade municipal de Ibiúna está entre as 100 escolas brasileiras que serão selecionadas para participar do programa, onde atualmente apenas 19 já foram selecionadas.

Considerada uma escola polo, é a única no município e na região a desenvolver um projeto educacional onde os alunos de faixas etárias diferentes estudam numa mesma sala de aula, formando grupos com idades e séries misturadas, porém, cada aluno estudando o conteúdo de acordo com sua série, dentro de temas escolhidos pelos próprios alunos, visando desenvolver a autonomia de decisões, o espírito colaborativo e participativo das crianças.

1 Quinta-feira, 23 de Junho de 2022 EDIÇÃO 413 Feliz Dia do Lavrador! EDITOR-CHEFE: JODI TANAKA • IBIÚNA 23 DE JUNHO DE 2022 • COM O POVO E A VERDADE
Autoridades reúnem-se com diretoria no
A deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB) e o suplente de senador, José Aníbal (PSDB), estiveram em Ibiúna para uma Ver. Lino Junior, José Aníbal, Maria Lucia, Ver. Aladin e Antonio Illanes

Aquele que lavra a terra, cultiva a vida e a esperança

Estamos há pouco mais de três meses das eleições de outubro de 2022. Neste ano, os cargos em disputa são os de deputados estaduais e federais, senador, governador e presidente da República. Serão, ao todo, cinco candidatos que os eleitores terão que escolher. Essa será uma das eleições que, pelo que tudo indica, será uma das mais disputadas da história da democracia brasileira, sobretudo, por conta da polarização entre os primeiros colocados na disputa presidencial: o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Embora a polarização faça com que os eleitores estejam cada vez mais atentos a corrida presidencial, são os deputados estaduais e federais que estão mais próximos dos municípios, que elaboram e votam as leis que interferem no cotidiano da população, e também indicam recursos para os municípios, por meio das emendas parlamentares.

Em uma reunião recente, no condomínio Veleiros, o suplente de Senador, José Aníbal (PSBD), mencionou a falta de identidade dos parlamentares com o município de Ibiúna, sobretudo por conta da pulverização dos votos na cidade. E o que o parlamentar falou trata-se de uma realidade, tendo em vista, pelo menos, o resultado das últimas eleições gerais.

A comparação é simples: em São Roque, os deputados eleitos mais votados da cidade tiveram mais de 3.500 votos. Em Piedade, foram mais de 6.800, tanto o estadual, quanto o federal. Em Ibiúna, a deputada estadual eleita com mais votos foi Janaina Pascoal, com mais de 1.817 votos sem, sequer, fazer campanha na cidade. Em quatro anos, Janaina não encaminhou nenhum recurso para o município. Já para federal, Bruna Furlan (2.548), Eduardo Bolsonaro (2.096) e Vitor Lippi (1.786) foram os mais votados no município – Vitor tem sido um dos principais parceiros do município na destinação de recursos.

Um dos motivos para a baixa votação dos deputados em Ibiúna e a pouca identificação com o município, é a pulverização. São centenas de candidatos que fazem campanha no município e cada um fica com uma pequena fatia. Outro motivo são os candidatos locais que se projetam nas eleições gerais para buscarem mais conhecimento para as eleições municipais, daqui a 2 anos.

Para um município conseguir mais recursos estaduais e federais é necessário que deputados eleitos tenham uma votação significativa no município. Assim, certamente, teremos melhor representação na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A reflexão, levantada por Aníbal, precisa ser considerada pela população ibiunense.

Uma boa leitura a todos e até a próxima edição!

Doadores de sangue recebem Moção de Aplauso

Índice de criminalidade de Ibiúna está abaixo da média estadual

Na reunião do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), realizada no último dia 2, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ibiúna, o delegado titular da Polícia Civil de Ibiúna, dr. Rafael Medeiros Marques, destacou que o índice de criminalidade em Ibiúna reduziu bastante em relação a alta da criminalidade no Estado de São Paulo. Durante a reunião, as autoridades também comentaram sobre a segurança proporcionada aos fiéis, durante os festejos de São Sebastião. O delegado afirmou que a cidade ficou tranquila, sem ocorrências graves.

Entre as principais ocorrências do mês de maio, as autoridades citaram a prisão de um traficante com grande quantidade de entorpecentes no Bairro dos Tavares. Já o Sargento José Vieira, da Polícia

Militar, informou que a PM recebeu viaturas novas e terá melhorias no quantitativo de policiais. Durante a ronda da PM no Bairro do Lageadinho foi deflagrado um desmanche de veículos clandestino.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, Marcelo Godinho, informou que no mês de maio houve diversas ocorrências na GCM sobre loteamentos clandestinos embargados e desmatamentos ilegais. Nos finais de semana ou feriado prolongado tem causado transtornos em locação de chácaras alugadas como tráfico de drogas e som alto.

A próxima reunião do CONSEG será realizada na primeira quintafeira de julho (7), das 10h30 às 12h00, na sede da OAB, na Rua Sergio Alves Leite, 4 – Residencial São Lucas, próximo a marginal.

Os vereadores de Ibiúna aprovaram, na última sessão da Câmara da última terça-feira (21), Moção de Aplauso ao trabalho realizado pelos Doadores de Vida, grupo de doadores de sangue voluntário, que nasceu em março de 2017 quando realizou a primeira doação no Banco de Sangue (Colsan) de Sorocaba, que atende pacientes de toda a região. A iniciativa foi do vereador Naldo Firmino (PP).

O grupo une, em média, 12 doadores por campanha, atuando em Ibiúna, São Roque e Tapiraí. Totalizam até o momento 31 campanhas, sabendo que cada doação pode salvar até quatro vidas, ou seja, o grupo de Ibiúna deve ter ajudado mais de 1.400 pessoas. A voluntária do Doadores de Vida Carla Cristina Silva de Carvalho recebeu o diploma da homenagem e discursou, agradecendo o reconhecimento.

D IRETORA :

Júlia Tanaka - MTB 84.492/SP

J ORNALISTA RESPONSÁVEL E REVISOR GERAL:

Carlos Roberto Marques Jr. - MTB 84.493/SP

C ONSULTORIA . J URÍDICA :

Delícia Fernandes dos Santos

ARTE: Alêx Vitor Braga do Nascimento

DIAGRAMAÇÃO:

Alêx Vitor Braga do Nascimento

Carlos Roberto Marques Jr.

C ONS . REDAÇÃO: José Gomes (Linense), Ana Cristina, Luiza Pontes e Carolina Saito

A DMINISTRAÇÃO E D ISTRIBUIÇÃO : Jornal VOZ DE IBIÚNA

Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP - CEP: 18150-000

T EL .: (15) 3241-1325 / (15) 99605-6875 jornalvozdeibiuna.com.br

R EDAÇÃO: Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP

IMPRESSÃO: Gráfica Atlântica

T IRAGEM : 8.000 exemplares

T. ACUMULADA: 4.080.000 exemplares

As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos autores.

No dia 23 de junho comemoramos o dia lavrador. Dia de tantos homens e mulheres que no silêncio da manhã, que ainda está para nascer, já se colocam de pé para plantar o sustento de milhares de pessoas. O dia é dos anônimos da economia, nem sempre valorizados ou reconhecidos como merecem. Muito mais do que plantar e colher dos frutos da terra, as mãos lavradoras plantam e colhem esperança, sonhos e vidas. Apostando contra situações climáticas, superando perdas, travando lutas desconhecidas para aqueles que consomem do suor de seus trabalhos, são eles movidos pela fé de que a semente lançada frutificará. São os heróis da terra!

Em tempos difíceis como os que estamos vivendo, tempos de uma economia desestabilizada e de uma inflação consome o orçamento das famílias, colocar o sustento sobre a mesa tem se tornado uma missão

Professora Luiza Alves árdua. Passamos a questionar o preço de tudo e procuramos culpados para essa crise, muitas vezes culpando inocentes. Não é o lavrador o culpado pela alta dos preços dos produtos agrícolas. Mesmo sendo o responsável pelo trabalho mais árduo e pesado, não é ele quem detém os maiores lucros. Em uma triste realidade, as mãos que plantam e colhem tanto correm o risco de não ter o suficiente para sustentar os seus. E ainda assim continuam a luta e não desistem da terra, nos ensinando que cultivar a vida e a esperança por meio daquilo que se faz é possível e não existe honra maior. Parabéns para todos aqueles que sob as chuvas e o frio, sob o sol que arde e o vento que refresca nos ensinam que em tudo o que fazemos é preciso decisão, perseverança e amor.

Polo EAD da Universidade UNIP agora em Ibiúna

Ibiúna agora conta com um polo da Universidade Paulista (UNIP). São 48 cursos aprovados pelo MEC, a distância, entre eles Pedagogia, Administração, Tecnologia da Informação, Gestão Tecnológica de RH, Processos Gerenciais, entre outros.

A UNIP Ibiúna está localizada na Avenida São Sebastião, nº 192 - 4º andar Shopping de Ibiúna –Centro.

“Estude com a certeza que tudo que requer esforço e disciplina resulta em felicidade e grandes conquistas.”

Contato: (15) 99848-9166 (WhatsApp).

Página- 2 Quinta-feira, 23 de Junho de 2022
Editorial
Ibiúna precisa de mais deputados com identificação com o município

Casos de COVID aumentam; mortalidade é baixa

Segundo o secretário municipal de Saúde, Waldir Messias, desde o início de junho, todo o estado de São Paulo está em alerta com os novos casos de Covid em alta, mesmo com a vacinação da terceira e quarta dose para profissionais da saúde e idosos. Para o secretário, o aumento possa ser consequência da não utilização das proteções básicas como máscara e álcool em gel.

O número de novos casos em junho é superior aos demais meses do ano. A boa notícia, segundo Waldir, é a baixa mortalidade, comparado as ondas anteriores. “Houve um aumento, mas sem

Amazônia: terra de quem?

internações ou fatalidades; tivemos dois óbitos no município, mas as pacientes já eram portadoras de algumas comorbidades como câncer, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e ICC (Insuficiência Cardíaca Congestiva)”, disse. “Temos dois pacientes internados no momento, mas somente para tratamento com boa evolução do quadro clínico”, completou. O secretário disse que a prefeitura está fornecendo o atendimento à população nos postos rurais e realizando os testes nos mesmos postos. “Fazendo os testes lá, se houver necessidade, os

pacientes serão encaminhados ao hospital municipal”, finalizou Waldir.

Nova onda preocupa autoridades

Jodi Tanaka exacerbar a qualquer momento quando as medidas preventivas forem abandonadas e criar, dessa forma, condições favoráveis para sua multiplicação. É o que está acontecendo no momento a nível mundial.

O pesadelo parece que voltou. Quando o mundo pensava que o pior da pandemia havia passado, os casos de pessoas infectadas pelo Coronavírus voltam a aumentar. As autoridades aboliram as máscaras. As medidas de prevenção foram esquecidas. As aglomerações voltaram a ficar frequentes e livres. Mas esqueceram do conceito que uma epidemia não desaparece simplesmente. Ela sobrevive sob a forma endemia e que pode

O vírus também tem a sua forma de sobrevivência criando mutações das mais variadas. O mais famoso atualmente é o conhecido como ‘Omicron’. Em Ibiúna, o aumento de casos tornase mais evidente nas escolas, atingindo crianças e professores.

No hospital, nota-se o mesmo fenômeno com aumento de internações, porém, com menor número de óbitos. Tudo indica que as crianças e os adultos vacinados são mais resistentes. Tendo sido letal para os idosos e adultos não vacinados. Diante do quadro alarmante, o governo voltou a decretar a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados. Ainda não apareceu medicamento para tratamento da doença. Só a vacina como medida salvadora.

O autor é médico. Atende na Clínica Médica Ibiúna.(15) 32411991 / 3248-3790.

90 anos da imigração japonesa em Ibiúna

O Instituto Gourmet oferece uma novidade para os ibiunenses: um espaço para aprender a cozinhar, ter uma profissão independente como cozinheiro(a), confeiteiro(a) ou chef Mix . Aprender a cozinhar nunca foi tão fácil. Chegou a oportunidade para realizar o seu sonho, trabalhar com o que gosta e ter liberdade para fazer seu horário de trabalho para obter uma renda extra.

O Instituto Gourmet tem parceria com o Instituto Embelleze e dispõe de uma estrutura completa de forno e fogão, tudo higienizado, em um ambiente climatizado, propício para você aprender.

Fazendo a sua inscrição para o curso, o instituto fornece gratuitamente o material didático e os insumos utilizados para aprender a cozinhar.

A Chef Carmen Fernandes(foto) está todas as segundas, a partir das 18 horas, a disposição para ensinar você a preparar caldos, sopas, assados, massas, doces, bolos e outras diversas receitas incríveis que irão agradar o paladar de todos.

Venha conhecer o Instituto Gourmet de Ibiúna, na Avenida Maria La Farina Milani, 231 –Centro – Ibiúna/SP. Telefones: (15) 3248-1400 | WhatsApp: (15) 99682-1400 - (11) 97537-4465.

No último dia 18, comemorouse 90 anos da imigração japonesa em Ibiúna. Os primeiros imigrantes japoneses que se instalaram em Ibiúna (1932), foram os irmãos Maeda (Shiguemori e Yoshihiko) e Jintaro Iwakawa, que vieram da colônia Morumbi – em São Paulo, conhecida como aldeia dos precedentes da província de Kagoshima, Japão. Naquela época, os irmãos Maeda compravam batatas para revendê-las como sementes aos compatriotas da colônia do Morumbi.

Eles iniciaram a plantação de batatas nas margens do Rio Sorucabuçu, em Ibiúna.

Ana Piletti Em 2021, o desmatamento aumentou em 73% em relação ao ano de 2018. Por outro lado, o número de servidores efetivos da Funai foi reduzido de 1906 para 1480 nos últimos quatro anos (Veja, 17/06/ 2022). No mais, o próprio Bruno Pereira havia denunciado um dos suspeitos pela sua morte por invasão de terra indígena e pesca ilegal em abril deste ano (G1, 11/06/2022). Porém, nada foi feito.

O recente caso do assassinato do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips na Amazônia repercutiu negativamente na opinião pública mundial e, novamente, levantou questionamentos sobre o drástico abandono da região.

Reconhecida pela sua importância para a sustentabilidade ecológica do planeta, a Amazônia abriga grande parte dos povos indígenas que garantem a sobrevivência e o equilíbrio desse ecossistema.

No entanto, a riqueza natural também atrai a atenção de agropecuaristas, madeireiras, mineradoras e de agentes que desenvolvem atividades ilegais em terras de preservação ambiental.

Em 2020, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre, Assuero Veronez, afirmou: “Para nós, o desmatamento é um sinônimo de progresso, por mais que isso possa chocar as pessoas”. Essa é a mentalidade da atual base governista. Entre 2019 e 2021, o número de casos de mortes violentas nesta região da Amazônia subiu de 14 para 85 para cada 100.000 habitantes. Em 2021, o Brasil foi o quarto país que mais matou ativistas ambientais. A área de garimpo na região aumentou de 35 mil hectares para 107 mil hectares em 20 anos.

Ao se pronunciar sobre o desaparecimento das vítimas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou: “Os dois resolveram entrar em uma área completamente inóspita, sozinhos, sem segurança, e aconteceu o problema...[...] Lá tem pirata no rio. Lá tem tudo o que se possa imaginar. É muito temerário você andar naquela região sem estar devidamente preparado, fisicamente, e com armamento.” (CNN Brasil, 15/06/2022)

Além de indiferença pelas vidas perdidas, o discurso do maior representante da Nação claramente evidenciou que a segurança e a atenção à região não é uma prioridade do governo. Pelo contrário, a região está à mercê do crime organizado e dos mais aptos e armados a ocupar as terras que o Estado finge ser de ninguém.

Estado encaminha veículo 0 km para Patrulha Rural para Ibiúna

O prefeito Paulinho Sasaki esteve no Assembleia Legislativa, na semana passada, para receber uma viatura 0 km para a Patrulha Rural e um trator com vários implementos para a Patrulha Agrícola. Ele esteve acompanhado dos secretários Tiago Albertim e Benedito Vieira de Camargo, Governo e Agricultura, respectivamente.

O veículo para a Patrulha Rural foi encaminhado no mesmo dia ao município e aguarda a documentação para ser colocado em funcionamento. A nova caminhonete, uma Mitsubishi L200, irá auxiliar a Guarda Civil Municipal de Ibiúna a enfrentar a violência e a criminalidade na zona rural da cidade. Na ocasião, a Prefeitura de Ibiúna também foi contemplada

com uma nova máquina motoniveladora (patrol), que em breve operará nas obras do município e acelerando ainda mais o andamento das melhorias para Ibiúna. “Ibiúna precisa de muitas melhorias e estamos trabalhando para conseguir beneficiar o maior número de obras e de pessoas nesse um ano e meio de gestão. Nossa missão é trazer cada vez mais para Ibiúna poder prosperar”, enfatizou.

Página- 3 Quinta-feira, 23 de Junho de 2022
Instituto Gourmet: aprender a cozinhar nunca foi tão fácil

Conselho homenageia ‘mulheres em destaque’

No último dia 11 (sábado), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), de Ibiúna, prestou homenagens para oito mulheres com atuação no município. Segundo a presidente do conselho, a advogada Vanessa Longano, as homenageadas lutam “por uma sociedade justa e igualitária”. Elas receberam um Diploma-Menção Honrosa “Mulheres em Destaque/ 2022”. A cerimônia de homenagem aconteceu nas dependências do Colégio Elitec – Polo da Faculdade Cruzeiro do Sul.

A presidente do CMDM disse que gostaria de contemplar todas as mulheres, já que a maioria delas tem jornadas duplas, com o trabalho, afazeres domésticos e muitas outras ocupações. Para representá-las, o CMDM escolheu oito mulheres que tem atuação de destaque em Ibiúna e na região.

As homenageadas foram: A médica Margarida Giancoli Reguengo - ginecologista e obstetra. Ela é a primeira médica de Ibiúna, formada em primeira turma, de 1968, da Faculdade de Botucatu. Já realizou cerca de 5 mil partos na sua trajetória. É fundadora do Hospital de Ibiúna. Atualmente atende nos postinhos dos bairros Paiol Pequeno e Capim Azedo. Outra homenageada foi a jornalista e assistente social, Júlia Tanaka, diretora do jornal VOZ de IBIÚNA há 33 anos, responsável também pelo guia de telefones e de negócios Fone Fácil, há 25 anos.

A doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Pimentel Toloza

Ribas, também foi homenageada. Ela é Mestre em Tecnologia Ambiental; Biomédica Sanitarista; foi secretária do Meio Ambiente de Ibiúna e candidata a prefeita na eleição de 2020.

A médica Terezinha Lidelci Bueno – Clínica Geral e Reumatologista – também recebeu a homenagem. Formada na Santa Casa de São Paulo, em 1992, ela atua há 2 anos na rede privada e no posto central de Ibiúna. Outra homenageada, foi a advogada Dra. Luciana Pilar Bini Rojo, presidente da OAB Ibiúna, em seu terceiro mandato consecutivo.

A assistente social, Michele de Castro, também foi uma das lembradas. Formada em 2011, ela é Especialista em Políticas Públicas pela Universidade de Brasília 2018. Michele é assistente técnica judicial, entre outras qualificações.

A vereadora Rozi Aparecida Domingues Soares Machado (União Brasil) também foi contemplada com a homenagem. Farmacêutica, empresária e vereadora de Ibiúna,

Os ataques de Bolsonaro ao STF

em seu terceiro mandato, Rozi propôs as leis “Anjo da Guarda Mulher”e “Semana de Conscientização de Violência contra a Mulher”, em 2022.

A deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB), de Sorocaba, também foi lembrada. Em seu quinto mandato, a parlamentar é presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar na Assembleia Legislativa, presidindo a cassação do ex-deputado Arthur Do Val; autora de inúmeros projetos em prol das Mulheres, inclusive o que se torna obrigatória a criação do Conselho dos Direitos da Mulher, com verbas e políticas públicas. Ela está lutando para que Ibiúna seja contemplada com a Casa da Mulher.

A presidente do CMDM, Vanessa Longano, e vice-presidente, Soledade Lima, agradeceram aos colaboradores bem como aos diretores da Elitec/Polo Cruzeiro do Sul, Eli Valentim Viana e Avainha Valadares, pelo espaço cedido, bem como ao vereador Lino Junior pelo apoio ao evento.

Autoridades reúnem-se com diretoria do Veleiros

No último dia 11 (sábado), a deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB) e o suplente de senador, José Aníbal (PSDB), estiveram em Ibiúna para uma reunião com a diretoria do condomínio Veleiros, além de outros convidados. O encontro foi intermediado pelo vereador Aladim (Pode), no anexo do Restaurante do condomínio Veleiros de Ibiúna, a convite do síndico Antonio Illanes. Entre os assuntos, os políticos fizeram uma prestação de contas de seus trabalhos e ouviram as reivindicações para o crescimento e desenvolvimento de Ibiúna. José Aníbal, que tem chácara de veraneio no município e frequenta a cidade constantemente, lembrou

a visita do governador Rodrigo Garcia ao município (PSBD), em setembro, quando ainda era vicegovernador, para inaugurar a Creche Dulce de Góes Freitas e prometeu a retomada das obras da duplicação da Rod Bunjiro Nakao. “Entretanto, sinto que Ibiúna não tem um deputado estadual com representatividade para cobrar a promessa do governador de retomar as obras da duplicação da Bunjiro. Os votos em Ibiúna são pulverizados, já que são muitos candidatos que vem pedir votos e não se consegue eleger ninguém”, disse o suplente de senador.

Por sua vez, Maria Lucia, contou um pouco da sua história na política

e a força da mulher por uma política mais participativa.

Estrada

Na ocasião, os participantes solicitaram ao Poder Público do município a manutenção da estrada do bairro da Ressaca que dá acesso aos condomínios Veleiros e Porto de Ibiúna. Eles alegam que a via está cheia de buracos, devido ao grande tráfego de caminhões carregados com materiais de construção que acessam os condomínios por conta das obras em execução. Pedem a Prefeitura para pautar em sua agenda o recapeamento urgente da estrada, “pois os moradores pagam valores altos de IPTU e pedem uma estrada em condição de tráfego”.

Carolina Saito No início deste mês, o ministro Kassio Nunes Marques suspendeu a cassação do deputado Francischini, desrespeitando a decisão do TSE. A Segunda Turma do STF se reuniu e manteve a cassação do deputado por 3 x 2 votos (dos ministros Nunes Marques e André Mendonça, ambos indicados por Bolsonaro). Descontente com o resultado, Bolsonaro passou a atacar mais ainda o STF, principalmente, os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, acusando-os de quererem colocar a esquerda no poder.

O combate às fake news e o rigor das leis aos defensores de atos antidemocráticos pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm deixado o presidente Bolsonaro (PL) descontrolado. Atacar as instituições que não estão a seu favor é praxe no seu governo. Em abril, o presidente concedeu indulto ao deputado federal Daniel Silveira (PL), condenado por atos antidemocráticos e ataques aos ministros da Corte. Bolsonaro alegou que a punição foi muito severa e minimizou os crimes do deputado.

A medida em que as pesquisas eleitorais mostram a sua crescente desvantagem em relação ao expresidente Lula (PT), Bolsonaro reafirma a mentira que sistema eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas não são confiáveis. E foi justamente por propagar mentiras sobre as urnas eletrônicas que o deputado bolsonarista Fernando Francischini (União) teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior eleitoral (TSE) em outubro de 2021.

O tom destemperado de Bolsonaro tem preocupado os seus aliados, que temem perder eleitores. Mas as falas agressivas tem sido marca dos bolsonaristas e seu líder, que defendem a liberdade deles para disseminar mentiras e destruir a reputação dos adversários. Pode parecer piada, mas o líder disse recentemente que “podemos até viver sem oxigênio, mas jamais sem liberdade”.

Festa de Corpus Christi nas Paróquias de Ibiúna

Tradição iniciada na Europa no século XIII e trazida para o Brasil com o catolicismo, introduzido por nossos colonizadores portugueses, a Festa de Corpus Christi celebra uma tradição religiosa onde o próprio Jesus Cristo, presente na espécie do pão consagrado, sai às ruas para abençoar o povo. Para tão grande presença, as pessoas se juntam para elaborar os tapetes com detalhes religiosos que lembram a data, juntamente com outros conteúdos da fé católica.

Depois de 02 anos (2020 e 2021) sem o evento, por conta da pandemia da Covid-19, na quintafeira passada, 16 de junho, a festa voltou a acontecer. Diversas pessoas, de crianças a idosos, utilizando diversos materiais, foram elaborando o tapete para a procissão da missa das 15 horas, celebrada pelo Padre Éder, na Igreja Matriz.

A novidade neste ano foi que a Festa de Corpus Christi aconteceu nas diversas paróquias

existentes. Além da Paróquia Nossa Senhora das Dores, aqui no centro, teve tapetes na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Residencial Europa; na Paróquia Santa Cruz, no Bairro Piaí; na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus e São Roque, do Bairro Ressaca; além da Área Pastoral São Judas Tadeu, do Verava, onde a festa aconteceu na Comunidade São Paulo Apóstolo do Bairro dos Paulos.

Para o ano que vem, fica o convite para que mais pessoas participem nos diversos lugares onde já teve neste ano.

Página- 4 Quinta-feira, 23 de Junho de 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.