Ed. 418

Page 1

Vote Consciente!

EDITOR-CHEFE: JODI TANAKA • IBIÚNA 06 DE OUTUBRO DE 2022 • COM O POVO E A VERDADE

Em Ibiúna, Bolsonaro venceu com folga

somente ele quem teve a frente. Seus apoiados também se deram bem. O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) também foi o mais votado na cidade, com 48,10%, a frente do petista Fernando Haddad (PT), que teve 24,86%. Os dois disputarão o segundo turno para a eleição de governador do estado.

Vitor Lippi é o federal mais votado em Ibiúna

Apesar do presidente Jair Bolsonaro (PL) ter ficado em segundo lugar na eleição presidencial, na disputa que terá segundo turno com o ex-presidente Lula (PT), em Ibiúna a votação

mostrou a força do conservadorismo, como na maior parte do interior do estado de São Paulo. Para presidente, Bolsonaro obteve 57,52% dos votos válidos, ante 30,75% de Lula. Mas não foi

Na disputa para o senado, o astronauta Marcos Pontes (PL), eleito, foi também o mais votado na cidade com mais da metade dos votos válidos (56,18%), deixando para trás o ex-governador Márcio França (PSB), que teve 25,91% dos válidos no município.

Confira a lista dos votos em Ibiúna, para presidente, governador e senador:

O deputado federal Vitor Lippi (PSDB) foi reeleito para o seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, com 106.661 votos no total. Destes, 6.457 foram conquistados em Ibiúna. Ele recebeu o apoio do prefeito Paulinho Sasaki (PTB) e foi o candidato a deputado federal mais votado na cidade. Para estadual, a também tucana Bruna Furlan foi a mais votada, com 2.640 votos em Ibiúna. Confira abaixo os deputados mais votados na cidade:

‘Outubro Rosa’: evento promove mês de prevenção ao câncer no Paço Municipal

Na manhã da última terça-feira, dia 04, a Prefeitura preparou um café da manhã especial pelo ‘Outubro Rosa’, mês da conscientização sobre a prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A diretora de saúde mental e psicóloga, Daniela Lima, realizou uma palestra sobre a importância de cuidar da saúde mental e dos cuidados de saúde e prevenção. Ela falou sobre o autocuidado e a importância de se sentir bem. “Nós mulheres, muitas vezes nos colocamos como Mulher

Maravilha. Quem disse que somos obrigadas a fazer tudo, a resolver tudo e a carregar um fardo que não é nosso. Por isso, estamos aqui pra dizer pra vocês, mulheres, que nós não temos que carregar esse fardo; porque nós não temos estrutura nem física nem psíquica pra isso. Por mais que eu sei que a gente aguenta muita coisa, nós não temos esse dever”, destacou a psicóloga.

O ‘Outubro Rosa’ é um mês que anualmente é celebrado com o intuito de promover a

conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero, proporcionando maior acesso à informação e à serviços de diagnósticos.

Também em celebração ao ‘Outubro Rosa’, nos dias 07 e 22 de outubro, a Prefeitura de Ibiúna, através da Secretaria de Saúde, preparou um mutirão de exames de Papanicolau no Posto de Saúde Central. No dia 21 de outubro, o atendimento acontecerá nos postos de saúde das áreas rurais. Participe!

Eleição na cidade foi realizada em

As eleições ocorreram em clima tranquilo em Ibiúna no último domingo (2). A Polícia Civil e a Militar informaram que não houve qualquer ocorrência considerada grave. As filas de votação em alguns colégios eleitorais, no entanto, foram consideradas anormais, causadas, sobretudo, pela demora de alguns na votação e também por problemas para realizar a identificação biométrica.

clima tranquilo

compareceram as urnas. Às 20h36 já haviam sido contabilizados todos os votos no município. 15.697 eleitores não compareceram as urnas no primeiro turno. Ou seja, pouco mais de 75% dos eleitores ibiunenses votaram em 02 de outubro. Vale destacar que haverá segundo turno para a eleição de governador do estado e Presidente da República, marcadas para o dia 30 de outubro. Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo sem qualquer problema.

1 Quinta-feira, 06 de outubro de 2022 EDIÇÃO 418

Editorial

Que vença o Brasil

Como acontece desde 1998 – quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) conseguiu a reeleição no primeiro turno –, o brasileiro irá voltar as urnas no fim deste mês para escolher o próximo Presidente da República no segundo turno. A disputa presidencial no país nunca ocorreu num clima de tanta intransigência como agora. As fake news sobre o sistema eleitoral para tentar desqualificar os resultados das urnas dão provas de que, independente de quem for o eleito, o pleito terá algumas semanas de discussões.

Apesar disso tudo, no dia 30 de outubro quem precisa vencer é o Brasil. O resultado das urnas é importante; mas, ainda mais, a união das pessoas em prol de uma nação que, há quase 10 anos, registra os piores índices de crescimento das 20 maiores nações do mundo (G20), e que precisa mudar. O Brasil é um país, infelizmente, que está fadado ao subdesenvolvimento sem quaisquer perspectivas de melhores a curto prazo. Posto isso, para um país que voltou ao mapa da fome e da miséria, onde cerca de 30 milhões de pessoas não comem adequadamente com os nutrientes necessários para o corpo humano, é hora de pensar em um projeto de país, a curto, médio e longo prazo. Os problemas brasileiros são antigos e muitos, mas não dá para negar que houve uma intensificação de problemas estruturais nos últimos anos, muito além da malfadada inflação e dos baixos salários, problemas relacionados a desindustrialização, do baixo investimento em tecnologia e ciência, sem que o país tenha um programa claro para que possamos voltar a figurar entre as principais economias do mundo.

Qual o país que você quer para o futuro? E aqui é importante destacar que aborto, liberação das drogas e outras temáticas atuais são responsabilidade do Congresso Nacional e não do presidente da República. Cabe ao chefe do Executivo apresentar ao país um plano para recuperar empregos, acabar com a fome e a miséria, de forma consistente, não apenas com programas de transferências de renda, de extrema importância, mas que suprem, provisoriamente, necessidade de pessoas – não resolvem o problema em definitivo. É hora de o país pensar em uma educação estruturante, olhando para frente, com um estado capaz de promover mudanças para aguçar o empreendedorismo privado, mas sem eximir sua reponsabilidade de contribuir para reduzir desigualdades e agir em prol aos menos favorecidos. Desde os tempos do governo Café Filho, vicepresidente de Vargas que assumiu o governo com o suicídio do titular, estamos aguardando os investimentos externos para gerar a riqueza que o país necessita, mas que nunca vieram; foram prometidos após uma reforma trabalhista que só tirou direitos e de uma reforma da previdência que não tocou nos verdadeiros privilegiados, em detrimento a classe trabalhadora e pobre. É hora de viver a realidade de um mundo globalizado de um país que já figurou, mas deixou de estar, no centro da atenção da economia mundial

Está na hora dos brasileiros pararem de dar ouvidos ao conto das carochinhas e prestar atenção no que, de fato, tem feito vítimas e tirado a vida de milhares; pela fome, pela desocupação, pela falta de atendimento de saúde pública, pela falta de atenção a ciência. Ser contra o aborto e defender a vida é defendê-la, também, após o nascimento, para as milhares de crianças que estão em nível de desnutrição, fora das escolas, vivendo em situação de extrema pobreza sem qualquer perspectiva de um futuro melhor. Que no dia 30 de outubro o Brasil possa sagrar-se o grande vencedor das eleições.

Uma boa leitura a todos e até a próxima edição.

Paraná recebe título de cidadão ibiunense

Na última terça-feira (4), os vereadores aprovaram um projeto de Lei que concede título de cidadão ibiunense ao senhor Olavo Queiroz de Souza, conhecido como Paraná, comerciante de móveis no município. A proposta foi do vereador Aladim Amaro (sem partido) e aprovada por unanimidade dos demais parlamentares.

Por se tratar de concessão de título de cidadão do município, o Regimento Interno pede votação secreta e foram utilizadas cédulas e

Curtas da Política

Governo forte

O resultado das eleições mostrou a força política do prefeito Paulinho Sasaki (PTB) e do exprefeito Fábio Bello (MDB). O candidato a federal apoiado por ambos, Vitor Lippi (PSDB), foi o mais votado em Ibiúna com 6.457 votos, mais que o dobro do que o advogado Renan Godinho (Pode), que obteve 2.835 votos em Ibiúna, menos da metade de Lippi. Já o candidato Danilo Ramos, de Vargem Grande Paulista, obteve 2.286 votos aqui, apoiado pelo também advogado Mário Pires, que ficou em terceiro lugar para prefeito nas eleições de 2020.

Prévia?

Se o resultado for analisado como uma prévia do que pode ser a disputa de 2024, Sasaki desponta como favorito para a reeleição. Claro que isso trata-se, apenas, de uma conjectura, tendo em vista que tem “muita água para passar debaixo da ponte”. Mas, como dizem os políticos, quando termina uma eleição, é hora de pensar na próxima.

De novo Bruna Para deputado estadual, a candidata de Barueri, Bruna Furlan (PSDB), mais uma vez, foi a mais votada na cidade. Filha do prefeito de Barueri, Rubens Furlan, a tucana, depois de ficar por 12 anos na Câmara dos Deputados, agora vai atuar na Assembleia Legislativa de São Paulo. Vale lembrar que os deputados estaduais tomam posse apenas em 15 de março. Os federais em 01° de fevereiro.

Bruna obteve 2.640 votos em Ibiúna e ficou a frente dos dois candidatos da cidade, Sargento

Adilson Ribeiro (PSC), que fez 1.883, e Tonhão do Residencial Europa (PODE), que fez 1.628 votos no município. Finalizam a lista dos cinco primeiros, o sanroquense Efaneu Godinho (PSD), ex-prefeito da cidade vizinha e um dos proprietários da rede de supermercados São Roque, que obteve 1.515 votos em Ibiúna, e a advogada Dra. Damaris Moura (PSDB), que obteve 1.275 votos, apoiada por seu assessor e exvereador Carlinhos Marques e o atual vereador Valnei Galvão (PRTB). Dos cinco mais votados, apenas Bruna foi eleita.

Petistas

A dupla dos candidatos do PT, com maior ligação com a cidade, também foi eleita e com votação significativa no município. O federal Carlos Zarattini obteve 1.095 votos em Ibiúna, ocupando a quinta colocação no geral; já o vereador da capital, Antônio Donato (PT), que tem chácara de veraneio no município, alcançou 935 votos no município como candidato a deputado estadual. Eles receberam o apoio do diretório do PT no município e de outros simpatizantes.

D IRETORA :

Júlia Tanaka - MTB 84.492/SP

J ORNALISTA RESPONSÁVEL E REVISOR GERAL: Carlos Roberto Marques Jr. - MTB 84.493/SP

C ONSULTORIA . J URÍDICA : Delícia Fernandes dos Santos

ARTE: Alêx Vitor Braga do Nascimento

DIAGRAMAÇÃO:

Alêx Vitor Braga do Nascimento

Carlos Roberto Marques Jr.

urna. Homenageado

O senhor Olavo Queiroz de Souza, o Paraná, tem 112 anos e é um cidadão conhecido e respeitado em Ibiúna. Vindo do município de Jacarezinho, na divisão dos estados de São Paulo e Paraná, mora em Ibiúna desde 1935. Tomou a decisão de migrar, passando pela capital paulista, pois percebeu que sua família, todos ex-escravos como ele, vivia em extrema pobreza numa plantação de café. Evitaria, assim,

ser mais uma boca para ser alimentada pelo pai.

Em Ibiúna, montou um comércio de móveis e foi uns dos primeiros colaboradores da Igreja Batista local. Um de suas frases conhecidas pelos ibiunenses é “A felicidade não é dinheiro, não é propriedade, não é um bem que se adquire. Não é nada disso! Falo isso por experiência própria. Quando tinha dinheiro, propriedades, não era feliz. Hoje sou feliz, morando com minha filha e meu genro.”

C ONS. REDAÇÃO : José Gomes (Linense), Ana Cristina, Luiza Pontes e Carolina Saito

A DMINISTRAÇÃO E D ISTRIBUIÇÃO : Jornal VOZ DE IBIÚNA

CNPJ: 03.003.452/0001-15

Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP - CEP: 18150-000

T EL.: (15) 3241-1325 / (15) 99605-6875 jornalvozdeibiuna.com.br

R EDAÇÃO: Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP

IMPRESSÃO: Gráfica Atlântica

T IRAGEM: 8.000 exemplares

T. ACUMULADA : 4.120.000 exemplares

As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos autores.

Página- 2 Quinta-feira, 06 de outubro de 2022

Proprietário de animal responderá criminalmente por maus tratos em Ibiúna

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ibiúna, realizou pela primeira vez no município uma autuação contra o crime de maus-tratos aos animais baseado na Lei 1380/2007, artigos 3, 4, 6, 35 e 36, que tratam sobre a posse responsável. O crime aconteceu no bairro Campo Verde, onde um cavalo foi encontrado agonizando e precisou ser sacrificado.

Após denúncias de moradores feitas à GCM, o animal foi encontrado caído no meio lama. Ele estava debilitado, sem condições de se levantar havia dias, segundo as denúncias. A informação é de que o proprietário teria deixado o animal no local sem prestar socorro ou ajuda veterinária.

O CCZ solicitou ao proprietário o histórico clínico do animal, que não foi apresentado, portanto, um médico veterinário particular de grandes animais foi chamado ao

local para avaliação. Após exame realizado pelo veterinário que indicou a eutanásia. Após autorização do proprietário, o procedimento foi feito no local seguindo todos os protocolos éticos para o procedimento.

Diante dos fatos, o proprietário do animal foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Ibiúna

Brasil Dividido: quem vai ganhar desta vez?

Ana Cristina Piletti realizadas e que os governantes assumem posições claramente contraditórias àquelas que defenderam durante a campanha.

Os resultados do primeiro turno das eleições presidenciais apenas comprovaram que o país está segmentado. Brasil dividido: esta foi a manchete sobre o país nos principais jornais do mundo. A polarização entre o eleitorado de Lula e Bolsonaro tem sido representada como a disputa entre direita e esquerda. Essa divisão faz sentido?

Para a maior parte dos especialistas em ciências políticas, na prática, não há como fazer tal distinção de maneira tão cartesiana e exata.

e responderá processo criminal por maus-tratos ao animal e não cumprimento da posse responsável. A veterinária Nayla Fernanda, que após assumir o CCZ, tem trabalhado de forma efetiva para cumprir as ações que competem ao setor, inclusive no resgate de medidas e transformações necessárias tanto na estrutura do local, alerta que “maus tratos ao animal é crime e a fiscalização do município está averiguando todos os casos”. Lembrando que a nova Lei assinada pelo atual presidente penaliza o crime com reclusão de 2 a 5 anos.

De forma geral, a direita é representa por posicionamentos ligados ao liberalismo econômico, propriedade privada, individualismo, meritocracia e conservadorismo sociocultural. Geralmente, apresentam-se como favoráveis a privatização da educação, da saúde e de empresas estatais; são defensores da família tradicional e contrários a uma proteção superior aos direitos dos trabalhadores e da classe menos favorecida.

No outro extremo, a esquerda é representada por ideais mais sociais, coletivos e igualitários. Apresentam-se favoráveis a diversidade cultural e a um Estado do bem-estar social com maior intervenção na economia e garantias aos trabalhadores e as pessoas menos privilegiadas, visando a justiça social.

Contudo, basta observarmos as ações de governos ditos de “esquerda” ou de “direita” para constatarmos que alianças entre quem está ou estará no poder são

Quando necessário, para atrair os votos dos eleitores mais pobres, Bolsonaro prometeu o aumento do valor mensal do auxílio Brasil, contrariando a agenda liberal. Da mesma maneira, Lula vem reavaliando sua proposta de excluir totalmente o “teto de gastos” visando atrair os votos de empresários ligados ao centro.

Em política, continua válida a famosa tática cesariana do “dividir para conquistar”. Enquanto nós brigamos nos intitulando de fascistas e comunistas, mortadelas e bolmonions entre outros adjetivos que representam uma briga inútil porque temos muitos interesses comuns, àqueles que estão ou estarão no poder já estão negociando formas de resolver seus problemas pessoais. Evidente, uns mais que os outros.

Divididos, certamente, todos perdemos. O que resta é, para aqueles que não se identificam com nenhuma dessas posições políticas, avaliar o que é menos pior. Nesse sentido, não seria melhor um governo mais receptivo às críticas e ao diálogo? Não parece razoável um governo que garanta e permita que os meios de controle e justiça atuem mesmo que seja para punir e cassar os direitos dos próprios governantes? Não seria isso o mínimo para seguirmos com uma democracia?

Página- 3 Quinta-feira, 06 de outubro de 2022

Agência Reguladores de Serviços Públicos

realizou fiscalização em Ibiúna

A equipe da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) esteve em Ibiúna, no último dia 3, para uma ação de fiscalização aos serviços de saneamento prestados pela Sabesp em nossa cidade. Antes das visitas às instalações e estruturas existentes nos bairros e no centro, o prefeito Paulinho Sasaki (PTB) recebeu os técnicos da Arsesp em seu gabinete. A Arsesp regula, controla e fiscaliza os serviços públicos de abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário nos municípios paulistas que delegaram ao Estado de São Paulo estas atribuições, como é o caso de Ibiúna.

Durante a reunião, que também contou com a participação do viceprefeito Alexandre Bello, dos secretários Tiago Albertim (Governo), Fábio Bello (Desenvolvimento Urbano) e Rafael Ribeiro (Meio Ambiente), foram apontados aspectos como: a interrupção do abastecimento de água em bairros como Residencial Europa, Orquídeas e Capim Azedo; a demora na efetivação das novas ligações de água; a necessidade de levar sistemas de abastecimento às comunidades que hoje são atendidas por caminhão-pipa da prefeitura, como Bananal, Tavares, Cocais, Cachoeira, entre outros; não refazer

A união de todos os democráticos pelo Brasil

o pavimento das ruas onde a SABESP removeu o asfalto para alguma manutenção. Representada na reunião por sua diretora Viviane Oliveira, a ONG SOS Itupararanga ressaltou a problemática das ligações de esgoto que não foram efetuadas pelas residências localizadas nos bairros onde a Sabesp já construiu os sistemas de tratamento, como é o caso do Paruru e da Vargem do Salto.

A Arsesp enfatizou a importância de a prefeitura acompanhar a execução do contrato firmado com a Sabesp, verificando se os bairros indicados estão sendo atendidos e se os prazos estão sendo cumpridos.

Escolas do município recebem projeto ‘Brincar é...’

As escolas municipais de educação infantil estão desenvolvendo o projeto ‘Brincar É...’, que surgiu na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já que na educação infantil a criança tem o direito “de expressar, como sujeito criativo, dialógico e sensível, suas emoções, necessidades, dúvidas, sentimentos, descobertas, hipóteses, questionamentos e opiniões”. Os estímulos que a criança recebe na infância são importantes, pois auxiliam em vários aspectos, tais como: o raciocínio, a linguagem, a

socialização, a autoestima, o desenvolvimento físico e motor, dentre outros benefícios para o seu

desenvolvimento global.

Quinzenalmente os gestores e coordenadores da rede municipal participam de encontros Formativos da Educação Infantil, comparti-lhando ideias, conhecimentos, experiências relacionadas ao projeto.

Segundo a secretaria municipal de Educação, “o Brincar vai além da diversão, pois é por meio da brincadeira que a criança se relaciona com o mundo e estabelece laços afetivos. Os incentivos contribuirão para a sua formação de um cidadão crítico e consciente, por isso a escola e a família atuam como estimuladores da construção desse desenvolvimento”.

No mês de dezembro, para finalizar o projeto, será realizado uma exposição no Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna (CCEI) com todos os trabalhos realizados pelas unidades escolares. A iniciativa está encabeçada pela secretária de Educação, Rosa Claudia Bello, e a diretora da Divisão da Educação Infantil, Cristiana Akemi Pereira.

Vivemos um momento de muita agitação política pós-1º turno das eleições e a luta contra o fascismo e todos os desmandos contra a nação continua. De um lado temos o ex-presidente Lula articulando para unir as forças democráticas do país e defendo o amor e a esperança, e do outro, o presidente Bolsonaro, exaltando o apoio dos pastores evangélicos, governadores, senadores e deputados bolsonaristas eleitos.

Os horrores que vivenciamos nesses últimos anos não dá para esquecer, como os mais de 600 mil mortos na pandemia de Covid-19, o negacionismo, os ataques à ciência e a sabotagem de Bolsonaro e seus ministros contra a quarentena e a compra de respiradores e vacinas pelos governadores. Não podemos esquecer também do aparelhamento de órgão públicos e da Procuradoria Geral da República (PGR), do aumento do desmatamento, das queimadas, do garimpo e da pesca ilegais, dos desvios das verbas da Educação, do orçamento secreto, do aumento do preço dos combustíveis e dos alimentos.

Apesar das ações do TSE contra disseminação das fake news, os bolsonaristas não abrem mão dessa prática criminosa. As falsas acusações de que Lula vai

implantar o comunismo no Brasil e que fechará as igrejas acabaram se consolidando na cabeça dos seguidores de Bolsonaro. Durante os 8 anos de seu governo, o ex-presidente Lula não implantou o comunismo, pelo contrário, ele recuperou a economia dentro do capitalismo. Houve aumento da produção industrial e agrícola, crescimento no mercado consumidor com a melhoria da renda dos mais pobres.

Não houve e não haverá perseguição política ou religiosa, pois Lula é um democrático que sentiu na pele as perseguições e a prisão por defender os trabalhadores durante da ditadura militar e antes das eleições de 2018. Lula está do lado do povo e sabe que é preciso desenvolver o país e ao mesmo tempo atender as pautas sociais. Por isso, importantes políticos, empresários, artistas, partidos políticos estão se unindo pela vitória do Lula. Tudo por um objetivo maior: vencer o fascismo e salvar a democracia. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso manifestou seu voto do 2º turno no Lula “por uma luta pela democracia e inclusão social”. A luta é de todos os democratas pelo Brasil.

Ibiúna terá Domingo Nerd

O Domingo Nerd promete ser o maior evento de Ibiúna direcionado a animes, mangás, Kpop, livros, séries, hq’s e cultura japonesa em geral, no próximo dia 23 de outubro (domingo). O evento também contará com presenças especiais, como da Drag Queen literária Agatha, além de escritores,

entre outros.

O Domingo Nerd acontecerá na Escola Estadual Scalamandré e contará com stands e lojas de produtos específicos relacionados a anime, mangá, livro, artesanato local, entre outros.

Mais informações pelo telefone: (15) 99843-7516 - Elias Arthur.

Página- 4 Quinta-feira, 06 de outubro de 2022
Professores da rede municipal estão engajados no projeto ‘Brincar É...’

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.