Ed. 417

Page 1

Vote Consciente!

EDITOR-CHEFE: JODI TANAKA • IBIÚNA 29 DE SETEMBRO DE 2022 • COM O POVO E A VERDADE

Chegou

a

hora da decisão

Quem será o próximo Presidente da República?

Pág. 03

Paulinho Sasaki pede apoio aos “candidatos que ajudaram Ibiúna”

O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) emitiu uma nota sugerindo que os ibiunenses optem por votar em candidatos que enviaram recursos para Ibiúna nos últimos anos. Apesar do apoio declarado ao candidato Vitor Lippi (PSDB), Sasaki mencionou outros federais e diversos estaduais. “Todos recordam a situação que assumimos o

município, afundado em dívidas, com lixo espalhado por todo lado, hospital quase fechando, estradas destruídas, funcionários com salários atrasados e sem as certidões para recebermos recursos. Além disso, veio o auge da pandemia de Covid19. Neste momento, tivemos a ajuda de diversos deputados, principalmente do federal Vitor Lippi”, disse.

A três dias das eleições gerais de 2022, uma das mais conturbadas da história do país, os brasileiros irão às urnas para escolher deputados, senadores, governadores e presidente. De acordo com a última pesquisa do Instituto Poder Data, divulgada ontem (28), o ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa com 48% dos

(Novo) Vera Lúcia(PSTU) Leonardo Péricles(PMDB) votos totais. O atual presidente Jair Bolsonaro é o segundo, com 38%.

Ciro Gomes marcou 6% e Simone Tebet tem 5%. Felipe d’Ávilla (Novo) e Soraya Thronicke (União) tem 1% cada. Os demais concorrentes não pontuaram. Com isso, a disputa pode ser concluída já no próximo domingo, no primeiro turno.

O levantamento do PoderData,

contratado pelo site Poder360, ouviu 4,5 mil eleitores em 323 municípios entre os dias 25 e 27 de setembro de 2022. A margem de erro é de 1,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-01426/ 2022.

E quem será o próximo Governador de São Paulo?

A disputa para o Governo de São Paulo está embolada entre os três principais candidatos. Segundo a Pesquisa Atlas, divulgada ontem (quarta-feira, 28), o exprefeito Fer nando Haddad (PT) está à frente, com 33% das intenções de voto, seguido pelo exministro Tar císio de Freitas (Republicanos), com 28,6%, e pelo atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), com 22,5%.

A definição sobre quem irá para o segundo turno deve ser conhecida, somente no domingo, já que entre o primeiro e o terceiro a diferença é de apenas 10 pontos percentuais, considerado margem pequena segundo os especialistas.

Depois aparecem Vinicius Poit (Novo) com 1,9%; Edson Dorta (PCO), com 0,9%; Elvis Cezar (PDT) 0,6%; Carol Vigliar (UP), com 0,4%; Gabriel Colombo (PCB), com 0,3%;

e Altino Junior (PSTU), com 0,1%. Antonio Jorge (DC) não pontuou.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2.200 pessoas por recrutamento digital aleatório entre os dias 23 e 27 de setembro. O levantamento tem 95% de confiança.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP05935/2022.

1 Quinta-feira, 29 de setembro de 2022 EDIÇÃO 417
Lula (PT) Jair Bolsonaro (PL) Ciro Gomes (PDT) Simone Tebet (MDB) Soraya Thronicke (União)Felipe Davilla
Com obras quase parando, prefeito anuncia nova data para concluir Rodoviária
Fernando Haddad (PT) Tarcísio de Freitas (Republicanos) Rodrigo Garcia (PSDB) Vinicius Poit (Novo)

Editorial

Um domingo para não esquecer

No próximo domingo acontecem as eleições gerais de 2022, onde os eleitores escolherão os deputados, senadores, governadores e o presidente da República. Essa, segundo os especialistas, é a eleição mais conturbada da história desde a redemocratização, com levantes de suspeitas de fraudes nas urnas eletrônicas, ameaças de não aceitar o resultado, em um cenário turbulento, de descrédito nas pesquisas e uma crença maluca de uma possível conspiração dos meios de comunicação e da justiça eleitoral para fraudar os resultados das urnas. A incógnita é de que, dependendo do resultado, como estará o país no dia 3? Essa pergunta teremos a resposta em poucos dias, mas, enquanto não chega, causa preocupação diante de uma pequena corrente que prega a volta a ditadura e o fim da democracia.

O fato é de que, com chuva ou não, nós, eleitores, iremos as urnas no próximo dia 2. As mesmas urnas que já elegeram e reelegeram Luiz Inácio Lula da Silva (PT) presidente do país. As mesmas urnas que elegeram Jair Bolsonaro (PL) quatro vezes deputado federal e presidente da República. As mesmas urnas, já tidas como um orgulho para a democracia brasileira. É nelas que depositamos nosso voto e, nele, a esperança de dias melhores.

A esperança estará desde os votos para deputados, senadores e também nos governadores e presidente. É com esperança que devemos ir as urnas no próximo dia 2, domingo, para decidir o que queremos: continuar com o governo que aí está ou escolher alguém que signifique a mudança?

O engajamento político crescente altera o cotidiano dos cidadãos, seja pela propaganda eleitoral, pelos debates transmitidos pela rádio e TV, pela navegação na internet, levando-nos a conviver com os constantes pedidos de votos para este ou aquele candidato, defesas e críticas mais ou menos apaixonadas aos partidos e ao comportamento dos postulantes aos cargos. Tudo isso são conquistas, embora alguns não gostem, que não podemos, jamais, deixa-las no esquecimento. No nosso país, em uma democracia recente de pouco mais de 30 anos, quem escolhe os governantes e os legisladores somos nós. Por isso, não deixe de ir as urnas no próximo domingo, com um sentimento de civilidade, de amor à pátria e de união. Votar é nosso direito. Aceitar o resultado é nosso dever. Afinal, isso é democracia. Independente de quem vença no domingo serão os legisladores para todos nós. Caso haja segundo turno, os vencedores para Governador do Estado e Presidente da República serão, também, os governantes de todos. Por isso, não perca a chance de participar do processo, de escolher e de decidir o futuro para o nosso Brasil. É uma grata missão a de ir as urnas; por isso, vote! Exerça a sua cidadania.

Também importante, aceite a decisão do outro. Para o país vencer no dia 2, precisamos olhar para o futuro com esperança e, acima de tudo, com união. A violência política é traços da falta de civilidade de um povo que outrora muito sofreu por não poder escolher. Por isso, respeite a decisão do outro, festeje a seu direito de escolher e exerça-o. Que domingo seja um dia de festa e inesquecível para o Brasil.

Uma boa leitura a todos e até a próxima edição!

GCM recupera caminhão e carga roubada

Após receber a informação de que um caminhão Volvo branco, puxando uma carreta tipo baú, estava atrapalhando o trânsito, na altura do km 9,5 da Rodovia Tancredo Neves, uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) dirigiu-se ao local para verificar a situação. O caminhão iria ser rebocado por um trator, dirigido por E.S.S.P. Segundo os guardas, o indivíduo foi abordado e disse que iria ajudar a rebocar o caminhão; ele contou que o motorista estava próximo ao local até pouco antes da chegada da equipe, porém não soube informar onde o mesmo estava, apenas de que haviam alguns amigos do motorista que estariam em um carro branco o esperando.

Os guardas foram até a cabine do caminhão para encontrar o motorista, porém não havia ninguém. Apenas foi localizado um equipamento conhecido popularmente como ‘Chupacabra’, utilizado para roubo de dados; o caminhão estava carregado.

Polícia prendeu o responsável pela morte de Tininho

Na manhã do último dia 22, a Polícia Civil prendeu José Carlos Godinho Junior, acusado de matar o empresário Hermantino B. Ragoso, conhecido como Tininho, proprietário da Tininho Autopeças, em Ibiúna.

A vítima foi assassinada com disparos de arma de fogo na noite do último dia 03 (sábado), após um desentendimento com seu primo José Carlos. Segundo apurado pela Polícia, eles estariam em um trailer na região central, onde tiveram uma discussão seguida de agressões. Após a briga, o acusado foi até a sua residência, que ficava próxima, sendo que “Tininho” foi atrás, ocasião em que o acusado saiu de sua residência

armado e efetuou disparos contra a vítima, vindo a atingir o peito dela. Tininho foi socorrido, mas não aguentou o ferimento e veio a óbito.

A Polícia Civil instaurou inquérito policial sobre os fatos e, após concluir todas as diligências, a Autoridade Policial determinou o indiciamento do suspeito, bem como representou pela prisão preventiva dele, a qual foi deferida pelo Poder Judiciário e cumprida pelos policiais civis da Delegacia de Polícia de Ibiúna.

O acusado foi encaminhado para audiência de custódia e posteriormente ao CDP de Sorocaba, onde está à disposição da justiça e irá responder pelo crime de homicídio.

Jovem ibiunense morre em acidente em São Roque

A jovem empresária de Ibiúna, Tauane Santos Vitoriano, aos 20 anos, morreu vítima de um acidente automobilístico que ocorreu em São Roque, no último dia 22. De acordo com informações do portal São Roque

Notícias, um motorista teria invadido a pista contrária e bateu no veículo em que estava a mulher. Amigos, familiares e a empresa em que a jovem trabalhava utilizaram as redes sociais para lamentar o falecimento da jovem.

D IRETORA : Júlia Tanaka - MTB 84.492/SP

J ORNALISTA RESPONSÁVEL E REVISOR GERAL: Carlos Roberto Marques Jr. - MTB 84.493/SP

C ONSULTORIA . J URÍDICA : Delícia Fernandes dos Santos

ARTE: Alêx Vitor Braga do Nascimento

DIAGRAMAÇÃO:

Alêx Vitor Braga do Nascimento

Carlos Roberto Marques Jr.

Realizada pesquisa pelo emplacamento do veículo, foi constatado que o caminhão era produto de roubo na cidade de Guarulhos em 06 de setembro, juntamente com as mercadorias.

Diante dos fatos, os GCMs conduziram o motorista do trator e o caminhão com as mercadorias até a Delegacia de Polícia Civil de Ibiúna, onde a autoridade policial tomou as medidas cabíveis.

C ONS. REDAÇÃO : José Gomes (Linense), Ana Cristina, Luiza Pontes e Carolina Saito

A DMINISTRAÇÃO E D ISTRIBUIÇÃO : Jornal VOZ DE IBIÚNA

CNPJ: 03.003.452/0001-15

Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP - CEP: 18150-000

T EL.: (15) 3241-1325 / (15) 99605-6875 jornalvozdeibiuna.com.br

R EDAÇÃO: Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP

IMPRESSÃO: Gráfica Atlântica

T IRAGEM: 8.000 exemplares

T. ACUMULADA : 4.112.000 exemplares

As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos autores.

Página- 2 Quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Apesar da morosidade, prefeito garante que obra da Rodoviária não foi interrompida

Anunciada para ser concluída em julho passado, a obra da reforma da Rodoviária de Ibiúna será entregue, somente, no próximo ano. É o que disse o prefeito Paulinho Sasaki (PTB) ao VOZ Segundo o chefe do Executivo municipal, a obra não está parada. “Realmente houve uma diminuição no ritmo devido ao cancelamento dos empenhos (recursos) por parte do Governo Federal, mas vamos continuar a obra com recursos próprios. Porém, até a documentação dessa mudança de modalidade ser realizada, precisa do aval do Ministério do Turismo e isso demanda um tempo devido a burocracia”, informou Sasaki.

Segundo a explicação do prefeito, o convênio para a realização da obra, com o Governo Federal, foi suspenso e, com isso, não haverá mais repasses para a conclusão da nova Rodoviária. Com isso, a administração municipal terá que continuar a reforma com recursos municipais. “Houve essa questão do cancelamento dos empenhos que gerou um atraso devido a burocracia. Porém, assim que aceita a mudança pelo Ministério do Turismo, acredito que nos próximos dias, as obras voltam a todo vapor”, acrescentou o prefeito.

Apesar das explicações, usuários do transporte coletivo e comerciantes da região reclamam

dos transtornos causados, bem como a falta de planejamento da administração durante a reforma.

“O munícipe não pode ser tão prejudicado pelos problemas burocráticos. As pessoas que usam o transporte público estão sendo colocadas de qualquer jeito em um local inapropriado para tomar o coletivo. É lamentável o que estamos vivendo aqui”, reclamou o estagiário de farmácia Deivid de Oliveira.

Segundo o prefeito, o próximo passo a ser realizado na rodoviária será a colocação do telhado, que, inclusive, “já foram adquiridos pela empresa responsável pelas obras”.

O prazo para conclusão da reforma, porém, segue incerto. “Quanto ao prazo, não posso afirmar com total certeza, pois imprevistos acontecem, mas o maior interessado que essa

obra termine o quanto antes sou eu, pois é uma promessa de campanha que estamos cumprindo e sei da importância dela para toda população. Esperamos que entre março e maio de 2023, esteja pronta”, prometeu.

Ônibus em mal estado de conservação

Outra reclamação dos usuários do transporte coletivo está relacionada a falta de manutenção dos ônibus da empresa Raposo Tavares, responsável pelo transporte coletivo no município. Os passageiros também pedem melhorias no local improvisado para tomar o ônibus. “Estamos constantemente realizando melhorias no local. Fizemos os reparos no asfalto, os sanitários estão sendo utilizados os do Mercadão Municipal e também instalamos diversos bancos e tendas para amenizar a situação temporariamente”, disse o prefeito.

Quanto aos ônibus, Sasaki disse que se reuniu com os responsáveis pela empresa por diversas vezes e solicitou uma maior atenção quanto a realização da limpeza e manutenção dos coletivos. “Dar conforto aos usuários também é uma preocupação da nossa administração”, garantiu. “O contrato assinado com a Viação Raposo Tavares foi firmado no ano de 2019 e nele está previsto que a idade da frota a ser utilizada não poderá ser composta por veículos com idade individual superior a 20 anos”, concluiu o prefeito.

Para que serve o poder legislativo?

Ana Cristina Piletti também, propor emendas à Constituição e projetos de lei de sua competência. Os senadores atuam em conjunto com os deputados federais na fiscalização do Poder Executivo e propositura de legislação de sua competência. Além disso, exercem funções exclusivas a exemplo da aprovação e indicação de ministros do Supremo Tribunal Federal, do Procurador-Geral da República, chefes das embaixadas entre outros. Também julgam autoridades em caso de crimes de responsabilidade. As propostas legislativas podem ser acompanhadas no site da Câmara dos Deputados, disponível em https://www.camara.leg.br/ busca-portal/proposicoes/pesquisasimplificada, sendo a consulta um excelente exercício para conhecer o trabalho dos legisladores e escolher os nossos representantes.

Você já pensou o que aconteceria se não existisse o Poder Legislativo? As pessoas ficariam à mercê das decisões do Poder Executivo e do Poder Judiciário, sem a representatividade dos direitos dos cidadãos. Isso porque o Poder Legislativo tem como principais funções legislar, ou seja, criar leis para garantir os direitos de diferentes segmentos da sociedade e fiscalizar o poder Executivo. Não é à toa que a expressão popular “terra sem lei” nos remete a um lugar onde cada um faz o que quer, sem a necessidade de respeito ao outro. Certamente, seria um lugar de muita insegurança, abuso de poder e impossível convivência social pacífica.

Imagine que certo governante decida utilizar recursos financeiros do Estado, fruto do pagamento dos impostos dos cidadãos, para comprar imóveis particulares em vez de investir em saúde e educação. Como sabemos que isso é errado? Além de moralmente inapropriado, existe uma lei que condena esta conduta e estabelece uma pena para quem a realiza. Sem leis que estabeleçam limites aos atos do Executivo ou garantam que os direitos de todos sejam exercidos e respeitados seria difícil concretizar os fundamentos de um Estado Democrático de Direito. Logo, o Poder Legislativo é o coração da democracia, ou seja, é este poder que garante o governo do povo (escolha popular), pelo povo (representantes eleitos) e para o povo (fiscalização do Poder Executivo).

Na esfera federal, o Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Os deputados federais representam a vontade do povo e os senadores a vontade dos Estados da Federação.

Quando votamos em determinado deputado federal, escolhemos um representante para fiscalizar os atos do Presidente da República e de seus ministros e,

Na esfera estadual, o Poder Legislativo é exercido pelos deputados estaduais, que também têm a função de criar leis, fiscalizar e investigar por meio das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI). No Estado de São Paulo serão eleitos 94 deputados, sendo possível acompanhar as propostas de lei do Estado no site da Assembleia Legislativa, disponível em https:// www.al.sp.gov.br/alesp/projetos/ ?tipo=1.

Enfim, estamos próximos às eleições e o voto para deputados e senador parece a escolha mais difícil, senão a com mais opções disponíveis. Quem vou escolher para fiscalizar o futuro Presidente da República e seus ministros? Quais são as pautas que acredito importantes para serem discutidas e transformadas em projetos de lei? Que direitos quero que sejam garantidos para meus filhos e futuras gerações? Estas são perguntas essenciais na pesquisa e na escolha de quem votar para deputado e senador. Afinal, este é um momento essencial para que nossa vontade cidadã seja efetivada.

Câmara irá julgar contas de 2020 da Prefeitura de Ibiúna

A Câmara Municipal de Ibiúna deve votar as contas municipais da Prefeitura de Ibiúna referente a 2020, último ano da gestão do ex-prefeito João Mello (PSD). Segundo assessoria de imprensa do Legislativo, o parecer prévio das contas de 2020 da prefeitura já foi protocolado na Câmara Municipal e segue à Comissão de Finanças e Orçamento para emissão de Parecer.

O parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

(TCE/SP) foi pela rejeição das movimentações de 2020. Mello teve todas as suas movimentações dos quatro anos de sua gestão consideradas irregulares pelo TCE. Após o parecer da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal, haverá à defesa do exprefeito. Após esse trâmite, o plenário vota em 90 dias se aceita ou rejeitas as contas. O parecer do TCE pode ser consultado no site da Câmara de Ibiúna.

Página- 3 Quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Após dois anos sem festejar, CCEI celebrou 49º Bon Odori

No último dia 17 (sábado), aconteceu o 49º Festival Bon Odori, tradicional evento japonês de Ibiúna. O evento trouxe muita diversão, comida japonesa, danças, música e muito mais – após dois anos interrompida por conta da pandemia. O festival, gratuito e aberto ao público, foi realizado no Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna (CCEI).

Dentre as autoridades que prestigiaram o evento, estavam o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, o prefeito Paulinho Sasaki (PTB), o deputado federal Vitor Lippi (PSDB), representante da Frente Parlamentar Brasil/Japão em Brasília, a deputada estadual Maria Lucia Amary (PSDB), o presidente da Cetril, Nélio Antônio Leite, o presidente da União Cultural e Esportiva Sudoeste (UCES), Silvio Furukawa, o vereador Lino Junior (PSDB) e o Representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão, Eguchi Masayuki.

Convidado de honra, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, agradeceu as entidades Nipo-Brasileiras, membros parceiros presentes no

evento, a diretoria do CCEI e seu presidente Hirofumi Maeda pelo convite. “É um grande prazer conhecer Ibiúna e a comunidade local, sobretudo de poder compartilhar desse momento de confraternização com as senhoras e senhores”, disse. “Fico muito feliz em encontrar pessoalmente essa comunidade após a pandemia (Covid 19), possibilitando essa retomada de eventos Nikkei, tão simbólicos e tradicionais como o Bon Odori”, completou.

Festei foi realizado com sucesso

O mês de setembro foi um marco para a arte e cultura na cidade, com a realização da 1ª edição do Festival Nacional de Teatro de Ibiúna (FESTEI), que ocorreu entre os dias 15 e 18 de setembro, de forma totalmente gratuita em espaços públicos da cidade, como o Paço Municipal, Centro Olímpico e a Praça da Matriz.

O grande festival contou com diversos espetáculos como peças infantis, espetáculos com palhaços, teatro de rua e peças alternativas, o projeto foi uma realização da Esquina da Arte e Educação e a Cia Liber D’Arte em parceria com a Prefeitura de Ibiúna e a Secretaria da Cultura e Turismo e tinha como tema “Plantando arte, colhendo amor”.

Prestigiaram também o grupo de danças típicas de Botucatu, Piedade, Pilar do Sul, Sorocaba, Mairinque, Capão Bonito e Ibiúna, que contribuíram para o sucesso total do evento.

O Bon Odori é um festival típico da cultura japonesa cujo objetivo é homenagear os antepassados por danças e festividades. A dança é uma das muitas tradições do feriado Obon. O festival, que se tornou típico do mês de setembro em Ibiúna, é realizado anualmente em diversas regiões do Japão.

8ª Festa Gaúcha no Maranatha

No último domingo (25), aconteceu a 8ª Festa Gaúcha, no Hotel Fazenda Maranatha. Os proprietários Luiz e Miraene Degeronne ofereceram o tradicional churrasco gaúcho com costela de chão no almoço. Com uma infinidade de iguarias, tudo a vontade, a festa, mais uma vez, agradou o paladar do público.

Para animar a festa, a dupla Junior e Simony cantaram ritmos atuais como a pisadinha e sertanejo. O Centro de Tradição Gaúcha Meu

Pago também apresentou show com danças típicas. Teve apresentação ainda da banda Maate Quente, que animou o

ambiente tocando e cantando ritmos como vanera e vanerão. O público dançou e se descontraiu em uma tarde festiva no Maranatha.

dengue em Ibiúna

Entidades planejam ações para o combate à

Viviane Oliveira destes casos entre os diversos órgãos municipais, que compõem o sistema de saúde da cidade, como as Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, além do Centro de Controle de Zoonoses, as Unidades Básicas de Saúde e o Hospital Municipal. Os dados devem estar integrados, de modo que cada órgão atue no combate às doenças. Sueli ressaltou a importância de o município desenvolver ações em relação à melhoria dos serviços de coleta de lixo, uma vez que é comum serem observadas em toda a extensão territorial de Ibiúna, centenas de caçambas acumulando grandes volumes de resíduos, que também ficam espalhados nesses pontos por vários dias, tornando-se possíveis focos de criadouros do mosquito.

No último dia 13, os integrantes da Sala de Situação em Saúde de Ibiúna receberam a Diretora da Sala de Situação Regional de Sorocaba, Sueli Yasumaro Dias , que trouxe dados importantes para subsidiarem as próximas ações do grupo no combate à dengue e outras doenças. Segundo Sueli, foi expedido recentemente um alerta sobre o Estado de São Paulo, que neste 2º semestre apresenta alto risco em relação à circulação do vetor Mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zikavírus e chikungunya. Neste cenário, Ibiúna que deveria ter 19 agentes de controle de vetores, conta com uma equipe de apenas 5 na Vigilância Ambiental em Saúde, responsável pelo combate dos possíveis focos encontrados, através das visitas diárias, ações ou pelas notificações imediatas de suspeitas pela Vigilância Epidemiológica. Outro aspecto apontado foi a necessidade de melhorar a comunicação e informações sobre os atendimentos

A Sala de Situação em Saúde de Ibiúna, da qual a SOS Itupararanga faz parte, reúne representantes das diversas secretarias municipais e do Conselho Municipal De Saúde, sendo responsável por organizar mutirões de combate à dengue, com ações de limpeza nos bairros e conscientização da população.

Escritora de Ibiúna concorre a prêmio nacional de literatura

A escritora Ana Cecília Porto Silva, residente em Ibiúna, foi classificada para a coletânea do Prêmio OffFlip de Literatura 2022, no gênero Crônica, com o texto: “Me mudei”.

O lançamento acontecerá na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no Polo Sociocultural Sesc Paraty (Santa Rita - Centro histórico), em 25 de novembro de 2022, às 18h.

“Estou muito feliz com a classificação nesta coletânea literária

do selo Off-Flip. Após uma mudança de residência, estando entre caixas e mais caixas para organizar, me inspirei a escrever o texto “Me mudei”, que agora faz parte da coletânea. Parabéns a todos os autores classificados”, disse Ana Cecília. Para quem desejar ler a crônica da escritora, um exemplar já se encontra disponível para empréstimo, no Projeto Leve & Leia, na Drogaria São Camilo.

Página- 4 Quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Prefeito Paulinho Sasaki pede apoio aos “candidatos que ajudaram Ibiúna”

O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) emitiu uma nota sugerindo que os ibiunenses optem por votar em candidatos que enviaram recursos para Ibiúna nos últimos anos. Segundo ele, isso é fundamental para que o município continue avançando e novas obras provenientes de recursos federais e estaduais sejam realizadas. “Todos recordam a situação que assumimos o município, afundado em dívidas, com lixo espalhado por todo lado, hospital quase fechando, estradas destruídas, funcionários com salários atrasados e sem as certidões para recebermos recursos. Além disso, veio o auge da pandemia de Covid-19. Neste momento, tivemos a ajuda de diversos deputados, principalmente do federal Vitor Lippi (PSDB), que foi fundamental para que superássemos esse momento complicado da nossa história. Agora é a hora de retribuirmos essa ajuda com nosso voto e continuarmos avançando”, pediu Paulinho Sasaki.

Além de Vitor Lippi, o prefeito listou outros parlamentares que ajudaram o município:

Deputados Federais: Alex Manente (Cidadania), Carlos Zaratini (PT), Orlando Silva

(PCdoB), José Anibal (PSDB), Enrico Misasi (União), Alexandre Padilha (PT), Eli Correia Filho (União), Guilherme Derrite (PL), Arlindo Chinaglia (PT), Guiga Peixoto (PSC), Renata Abreu (PODE) e Alexandre Leite (União) e Jefferson Campos (PL), Márcio Alvino (PL); e os Deputados Estaduais: Dra. Damaris Moura (PSDB), Itamar Borges (MDB), Campos Machado (Avante), Jorge Caruso (MDB), Sargento Neri (Patriota), Carlos Cezar (PL), George Hato (MDB), Cézar (PDT), Bruna Furlan (PSDB), Maria Lúcia Amary (PSDB), Ataíde Teruel (Pode), Márcio Nakashima (PDT), Coronel Telhada (Progressistas), Carlão Pignatari

(PSDB), Marcos Damásio (PL), Milton Leite (União), Delegado Bruno Lima (Progressistas), Sebastião Santos (Republicanos), Danilo Balas (PL), Leci Brandão (PCdoB), Alexandre Frota (PSDB) e Adalberto Freitas (PSDB). “Qualquer um desses será uma boa escolha, pois ajudaram Ibiúna. Além, é claro, do nosso governador Rodrigo Garcia, que foi fundamental para aquisição de novas máquinas e equipamentos, além da pavimentação da Av. Antônio Falci, da estrada Ibiúna/Mairinque, estação dos Bombeiros, Poupa Tempo e muitas outras obras”, finalizou o prefeito.

Política séria precisa de candidatos que se façam respeitar

Professora Luiza Nossa política se encontra cada vez mais desacreditada e essa falta de seriedade por parte dos candidatos é sem dúvida um dos motivos. Ambos os candidatos mencionados concorrem para o cargo de deputado federal, sendo que um deles já ocupa a cadeira como tal. E o que ele fez? Nada, além de zombar dos brasileiros que buscam ter representatividade séria e comprometida. E quando achamos que não poderia piorar, o mesmo candidato volta com suas palhaçadas pleiteando a reeleição, mas desta vez tem um concorrente a altura no que se refere a falta de bom senso, seriedade e conhecimento. Até quando seremos desrespeitados dessa maneira?

Certa vez ouvi uma frase que muito me entristeceu: “O pior do Brasil é o brasileiro”; depois de um tempo sorumbática, percebi que, de fato, a frase fazia sentido em diversas situações corriqueiras de nossa vida, nada distante da realidade de todos nós. Contudo, quando a mesma frase é aplicada no cenário político, ela deixa de ser incômoda e passa a ser preocupante. Analisando a lista dos candidatos das eleições 2022 percebemos que nunca essa verdade se fez tão presente. Nos encontramos obrigados a assistir candidatos como Tirica (PL) e Kid Bengala (União) tentando compor a câmara dos deputados e esse fato traz consigo uma grande inquietação, pois, não sabemos se o maior problema está no fato de tais cidadãos ousarem se candidatar ou no fato de ainda encontrarem apoio – e consequentemente votos.

Prefeito inaugura base da GCM e entrega nova central de monitoramento

O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) inaugurou ontem, quartafeira (28), obras realizadas pela Prefeitura de Ibiúna e também visitou outras obras que já foram finalizadas. As inaugurações e visitas, que já estavam marcadas, foram realizadas mesmo sob forte chuva. Foram quatro inaugurações e cinco visitas a obras realizadas.

moradores e turistas que frequentam a cidade. Durante o evento, também foi ralizada a entrega de novos coletes, fuzis e munições para aGCM.

A única arma que temos nas mãos para colocar um fim nessa situação é nosso título de eleitor. Para todos aqueles que estarão nas urnas no próximo dia 2 de outubro fica um apelo de um Brasil que não aguenta mais sofrer na mão de palhaços e imorais: procure por

candidatos sérios, homens e mulheres de respeito e que não tratam a nossa política como algo banal. Precisamos mostrar para aqueles que zombam de nós que não há mais lugar para descaso e nem tempo a perder colocando nosso país nas mãos de quem não sabe levar a sério sua própria nação.

As primeiras inaugurações do dia foram a sede da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada na Avenida São Sebastião, e a reabertura da subsede da GCM, instalada na região do Verava. Durante a inauguração da sede, o prefeito também realizou a entrega da nova central de monitoramento, uma das mais modernas da região, que contará com o sistema de muralha digital, com câmeras de reconhecimento facial e sistema detecta. Com essas modernas câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos do município, esse sistema auxiliará na prevenção e esclarecimento de diversos crimes, pois identifica veículos produtos de roubo ou furto e até pessoas foragidas da justiça, garantindo mais segurança aos

O prefeito Paulinho Sasaki destaca os avanços na área da segurança. “Com o funcionamento das novas bases da GCM, localizadas em locais estratégicos, teremos mais agilidade no atendimento das ocorrências e na segurança dos ibiunenses”, disse.

Inaugurações e visitas Entre as inaugurações, o prefeito Paulinho também entregou as obras de recapeamento de cinco ruas dos bairros Vila Lima Laval I e II e as obras de asfalto de mais cinco ruas no bairro da Ressaca.

Também foram visitas das obras concluídas do muro de contenção e calçada do córrego da Av. João Benedicto de Mello Junior, a calçada recém construída ao lado do muro da CAISP, a pavimentação asfáltica da rua Sergio Bragato, no bairro do Curral, além das ruas Olívio Nunes Gonçalves e Aparecida Cardoso Pinto, no bairro da Cachoeira, e a rua Gonçalo Coelho, no Gemima.

Página- 5 Quinta-feira, 29 de setembro de 2022
Prefeito entregou os novos armamentos aos GCMs

Locais de Votação de Ibiúna

Moradores do Residencial Europa receberam ‘Dia D’

No último sábado (24), a Prefeitura de Ibiúna realizou o segundo ‘Dia D - Prefeitura no Bairro’, que nesta edição aconteceu no Residencial Europa. O ‘Dia D’ reúne diversos serviços oferecidos pela prefeitura que são realizados num sábado. A primeira edição aconteceu no bairro Gabriel.

Entre os serviços oferecidos estão o cadastro único, cadastro de pessoa com deficiência, inscrições de currículos para vagas ofertadas pelo PAT, emissão da Carteira de Trabalho Digital, doação de mudas de árvores nativas, aferição de pressão e

glicemia, além de atividades de lazer como a apresentação de balé, aulas de zumba, oficina de pipas, pintura, sessão de cinema e distribuição de suco, pipoca e algodão doce para a criançada. Segundo assessoria de imprensa da Prefeitura de Ibiúna, o principal objetivo do ‘Dia D’ é aproximar o governo municipal dos moradores de bairros mais distantes do centro e levar serviços que atendem principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social, como a realização cadastro único e o cadastro para pessoa com deficiência.

Página- 6 Quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Finanças públicas tiveram recorde de arrecadação; cenário para 2023 é de cautela

Carlinhos Marques consequentemente, arrecada mais impostos e gera mais receita aos entes públicos.

Os estados brasileiros tiveram recordes de arrecadação em 2021 e mantiveram a tendência no começo desse ano. Durante a pandemia, com a ausência das aulas presenciais e diminuição do custo dos serviços públicos, exceto saúde, além dos repasses extraordinários da União para os estados e municípios, houve superavit na arrecadação dos entes públicos, com um cenário promissor de investimentos, principalmente estaduais. De 2021 para 2022, o Estado de São Paulo registrou o maior superavit de sua história, com mais de R$ 49 bilhões em caixa. O montante foi utilizado com diversas benesses do exgovernador João Dória e do atual Rodrigo Garcia (PSDB), candidato a reeleição, para os municípios, como a doação de máquinas, veículos e milhares de obras em todo o estado.

Em São Paulo, o superavit se deu devido algumas providências do governo, como extinção de estatais, redução da máquina pública, reforma da previdência dos funcionários estaduais, além do aumento de impostos – que já estão sendo revistos. Outro fator que colaborou foi que durante a pandemia as dívidas dos estados com a União foram suspensas. Ou seja, os estados deixaram de pagar empréstimos e refinanciamentos com o Governo Federal provisoriamente. Outros fatores também podem ser mencionados, como a inflação, que, com o aumento do preço dos produtos,

Na última terça (27), o jornal Valor Econômico publicou uma reportagem, assinada pela jornalista Márcia Watanabe, sobre a situação fiscal dos municípios. A jornalista pontuou que as cidades brasileiras “tem equilíbrio fiscal inédito em duas décadas”.

Tudo isso colaborou para um verdadeiro canteiro de obras no Estado de São Paulo, como recapeamento de vicinais, Poupatempo e corpo de bombeiros em diversas cidades do estado, inclusive Ibiúna, além de outras benfeitorias. Mas, a triste notícia é de que, independentemente de quem for eleito para governar São Paulo (tudo indica que teremos segundo turno na disputa estadual), o cenário para 2023 será bem diferente. Somente com a medida de redução do ICMS sobre os combustíveis e energia elétrica, houve uma queda nominal na arrecadação de agosto dos estados brasileiros. A receita do ICMS em agosto sobre combustíveis somou R$ 9,83 bilhões, redução 6,9% em termos nominais em relação ao mesmo mês do ano passado, no conjunto de 23 estados e do Distrito Federal. No caso da energia elétrica, a arrecadação atingiu R$ R$ 3,1 bilhões, com queda nominal de 40,4% em igual comparação, sob efeito também de tarifas reduzidas.

Outras medidas nacionais, como aprovação do Piso Nacional da Enfermagem – embora merecido e comemorado pelos profissionais

–, pode causar danos financeiros aos estados e cidades do país. Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontou que a medida aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente, foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por conta da falta de indicação dos recursos para custear o piso dos profissionais. Segundo a CNM, as despesas extras aos municípios chegarão a mais de R$ 10 bilhões por ano.

Por tudo o que se desenha no cenário econômico nacional, 2023 será um ano de medidas visando redução dos gastos públicos e responsabilidade fiscal para adaptar à nova realidade da arrecadação pública dos estados e municípios –inflada nos últimos dois anos. Que os gestores, em todas as esferas, tenham responsabilidade para que não vejamos, como em um passado não muito distante, funcionários públicos com salários atrasados em estados importantes, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que conseguiram, nos anos pandêmicos, equilibrar parcialmente as contas públicas, pelo menos com o funcionalismo. Que fique de alerta também para as autoridades de Ibiúna. O tempo de vaca gorda está passado. É preciso responsabilidade.

O autor é jornalista, publicitário e estudante de Economia. Pósgraduado em gestão municipal.

CCEI realizou concurso interno de oratória

A escola de Língua Japonesa do Centro Cultural Esportivo de Ibiúna (CCEI) realizou, no último 24 de setembro (sábado), um concurso interno de oratória. Os alunos de 4 a 13 anos fizeram a apresentação, em japonês, de seus textos previamente ensaiados, para a plateia composta por seus pais e familiares, que ficaram emocionados com o desempenho de seus filhos.

As professoras Eliana Miyaji, Lilian Ozaki e Massako Arimura foram aplaudidas pelo carinho, esforço e dedicação, em poder ensinar aos alunos a cultura japonesa. Cabe destacar que entre os alunos, há duas meninas

Aluno da escola pública realiza iniciação científica e participa de congresso da UNIFESP

descendentes de brasileiros que se incorporaram no curso de língua japonesa, já se integraram com o idioma e o ambiente nipônico.

Todas as crianças receberam um prêmio e medalhas de

consolação. Em seguida houve também um jantar de confraternização entre os familiares dos alunos, professores e diretoria do CCEI.

O que é necessário para ser um pesquisador? Cursar uma boa Universidade? Curiosidade, determinação, dedicação e conhecimento? Hoje as universidades possuem programas de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tanto para graduandos como para alunos do Ensino Médio, basta ter iniciativa e vontade.

Este é o caso de Gabriel Turolla, aluno da 2ª série Ensino Médio da Escola Lino Vieira Ruivo, que participou do Congresso Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no dia 30 de agosto, para apresentar os resultados de sua pesquisa intitulada ”Gameficação no ensino-aprendizagem e a integração de libras nas aulas do Ensino Médio”.

Prof. Bruno Ruivo Oliveira Rosangela e Bruno, buscou estudar formas de como promover integração entre alunos surdos e ouvintes por meio de narrativas de jogos em uma plataforma digital. Sua orientadora, a Professora Doutora Érica Aparecida Garrutti, ministra aulas na Universidade Federal de São Paulo, Campus de Guarulhos, o conduziu nesta jornada e também ficou orgulhosa de seu orientando estar lado a lado com alunos de graduação e mestrado, em discussões tão pertinentes em nossos dias que é a educação inclusiva. Gabriel constatou que esta é uma área muito vasta e desafiadora, por outro lado muito gratificante e enriquecedora. Com certeza é um primeiro passo para se tornar um competente físico acadêmico, como vem desenvolvendo em seu projeto de vida. Parabéns, Gabriel!

Estimulado por seus professores

Amazona recebe moção de aplausos dos vereadores

A amazona ibiunenses Isabela Harumi Satos Nozoe foi homenageada pela Câmara Municipal de Ibiúna por sua contribuição ao hipismo no município. Ela recebeu Moção de Aplausos unânime dos vereadores.

Em 2018, Isabela ficou em 2° lugar no Campeonato Regional, saltando 0,40 m. Em 2019 foi 1° lugar na mesma competição, saltando 0,60 m por 0,80 m; e, em 2020 e 2021 não houve Campeonato por conta da pandemia.

Este ano, segue invicta, ocupando o 1° lugar no ranking regional, vencendo a etapa de Salto Abhir Regional Vale do Tietê, em Tatuí, com seu cavalo Ucrânio.

Isabela Harumi Santos Nozoe é

filha de Nádia Harumi Santos Nozoe e Ivan Edson Santos Nozoe, tem 14 anos. Além do hipismo, Isabela gosta muito de esportes e também é praticante do vôlei e handebol no Colégio CK, onde é estudante do 9º ano.

Sua paixão por cavalos começou desde pequena, por incentivo do pai. Aos 5 anos, iniciou suas aulas no Haras Passárgada de Ibiúna, onde obteve toda a estrutura de treinamento. Começou a competir aos 9 anos, e sonha em disputar uma Olimpíada.

Página- 7 Quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Volume de Itupararanga volta a preocupar

Entre a civilização e a barbárie

Carolina Saito juiz Sérgio Moro.

Faltam alguns dias para os brasileiros escolherem seus governantes e representantes federais e estaduais. Todas as eleições são importantíssimas, pois o que está em jogo é o retorno à civilização ou a continuidade da barbárie.

O reservatório da Represa de Itupararanga começou a semana com pouco mais de 36% de seu volume, atingindo a cota 819,79m. Os dados foram apresentados na reunião do Grupo de Trabalho de Crise Hídrica do CBH-SMT, realizado na última segunda-feira (26).

A situação atual retrata chuvas em torno de 34% da média histórica para o mês de setembro, ou seja, a vazão afluente foi de 2,71 m³/s, quando a média para o mês é de 8,08m³/s. De acordo

com a CBA, mantendo-se a vazão atual da represa em 4,45 m³/s (sendo 1,95 m³/s para o abastecimento de Sorocaba mais 2,5 m³/s para a geração de energia e manutenção do rio Sorocaba), Itupararanga não alcançará a cota mínima de 817,50m nos próximos meses.

As previsões de chuvas apresentadas pela CBA para os próximos 10 dias chegam ao acumulado de 93 mm, o que traz a expectativa de uma pequena melhora na situação da represa.

Ibiuna sediou competição de Mountain Bike

Para aqueles que acreditam que temos um presidente que defende Deus, a pátria e a família – slogan da Ação Integralista Brasileira, um grupo fascista da década de 1930 –saibam que não existe espaço para a democracia no fascismo, pois a pátria defendida por ele é aquela na qual os cidadãos sãos para os donos do poder meros serviçais sem direitos, inclusive à manifestação.

Os dois principais candidatos à presidência têm características e trajetórias distintas. O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi metalúrgico, líder sindical e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Sempre esteve junto aos trabalhadores na luta por melhores salários e condições de trabalho, sendo preso por isso durante da Ditadura Militar. Eleito e reeleito presidente da República, entre 2003 e 2011, o governo Lula levou o Brasil a ser respeitado mundialmente e tirou o país do mapa da fome.

Houve ainda crescimento do PIB, aumento das exportações, crescimento da produção industrial e redução do desemprego. O aumento do salário mínimo e as ajudas sociais, como a Bolsa Família, incrementaram o mercado interno com o aumento do consumo da população mais carente. Mais jovens pobres puderam realizar o sonho de ingressar e se formar em uma faculdade com a Lei de Cotas Raciais e o SISU (Sistema de Seleção Unificada).

Diante dos horrores praticados pelo governo Bolsonaro, muitos políticos, jornalistas e influenciadores, que outrora defenderam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), admitem que a prisão do ex-presidente Lula tinha por objetivo tirá-lo da disputa presidencial de 2018. Sem demonstrar rancor ou se vitimizar, Lula foi lançado candidato novamente prometendo devolver a esperança e acabar com a fome dos brasileiros. Mas desta vez com amplo apoio de todos que defendem a democracia.

O presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) é militar reformado do Exército com uma curta carreira marcada por insubordinação, indisciplina e rebeldia, de acordo com o livro ‘O cadete e o Capitão’ – a vida de Jair Bolsonaro no quartel, de Luiz Maklouf Carvalho. Em 1986, Bolsonaro foi preso por escrever um artigo reclamando do salário na revista Veja. A prisão se deu porque ele infringiu as regras das Forças Armadas, segundo as quais os oficiais são proibidos de realizar manifestações públicas de caráter político. No ano seguinte, a Veja denunciou oficiais do Exército de planejarem atentados a bomba em prédios militares e Jair Bolsonaro estava entre os envolvidos. Em 1988, o superior Tribunal Militar o absolveu, mas ele foi reformado e proibido de retornar à Academia Agulhas Negras onde se formou e de entrar em outras instalações militares.

críticas, inclusive internacionais, pela má gestão da pandemia de Covid19 e pela insensibilidade e falta de empatia diante do número crescente de internações e mortes.

A situação do povo é dramática: fome, desemprego e alta dos preços dos alimentos, dos combustíveis e do gás de cozinha. Nem tudo é culpa da guerra na Ucrânia e da pandemia, como querem fazer acreditar Paulo Guedes (ministro da Economia) e o presidente. O que vemos é a consequência da priorização dos interesses estrangeiros e de grupos econômicos nacionais.

O discurso de ódio tem colocado em perigo os candidatos e os eleitores. Bolsonaristas estão agredindo ou matando militantes petistas. Os adversários são vistos como inimigos que devem ser abatidos. Quando alguém pergunta aos seguidores mais mansos o que o seu mito fez de bom no governo, nem sabem dizer. Parece que foram submetidos a uma lavagem cerebral.

No último domingo (25), aconteceu a 4ª etapa da Copa ACE de Mountain Bike, organizado pela loja Ace Oficina Bike Shop da cidade de Sorocaba, na Cabanha Mulekinha, no bairro da Vargem do Salto. A Cabanha forneceu toda a infraestrutura do local com o apoio da Prefeitura de Ibiúna e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), além do suporte da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM).

A prova de ciclismo da esta, no formato MTB, teve a participação de mais de 150 atletas regionais, em um percurso de aproximadamente 30 km,

percorrendo os bairros Samano, Vierinhas, Dias, de Ibiúna, e Godinhos, de Piedade.

Os organizadores também ofereceram um percurso kids dentro do espaço Cabanha Mulekinha para crianças de todas as idades. As opções gastronômicas no espaço ficaram sob responsabilidade de empresas ibiunenses, como Sucos Café Limão, Pastel Seo Rock, Chopp Coronel Beer, Espetinhos 272 bar, Pipocas Teteo, Cachaça da Veia e Apiário Giancolli.

A 5ª etapa da Copa ACE está marcada para o dia 06 de novembro, no Espaço Retro, no bairro Jurupara, em Piedade.

Em abril de 2018, acusado de corrupção e condenado, em um verdadeiro espetáculo midiático, pelo ex-juiz Sérgio Moro, Lula ficou 580 dias preso em Curitiba. A prisão sem provas causou protestos de militantes e admiradores – que se revezavam acampados em frente à prisão – e de personalidades nacionais e internacionais. A campanha Lula Livre ganhou espaço no Brasil e no mundo. Lula foi libertado em novembro de 2019 e seus advogados continuaram trabalhando para provar a sua inocência que foi comprovada quando o STF anulou todas as ações contra ele por falta de provas e pela parcialidade do ex-

Ainda em 1988, Bolsonaro foi eleito vereador no Rio de Janeiro e em 1990 foi eleito Deputado Federal. Foi reeleito sucessivamente no mesmo cargo até se candidatar para Presidente da República em 2018. Venceu o candidato do PT, Fernando Haddad, no segundo turno, sem participar dos debates, disseminando fake news, defendendo o antipetismo, o antissistema e os torturadores.

O presidente Bolsonaro recebeu

O que importa agora é a recuperação do Brasil para os brasileiros e para alcançar esse objetivo, adversários políticos de outros eleições estão unidos e recebendo apoio de setores importantes da sociedade. É preciso votar com consciência, tomar cuidado para não eleger os candidatos aos cargos legislativos ligados ao político que defende o discurso de ódio, pois o Brasil não pode continuar refém de um Congresso Nacional contra o povo.

Na disputa presidencial entre Lula e Bolsonaro, a escolha entre um candidato e outro significa optar pela ciência ou pelas trevas da ignorância, pela democracia ou pelo autoritarismo fascista, pelo amor ou pelo ódio, enfim, pela civilização ou pela barbárie.

Página- 8 Quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.