Ed. 415

Page 1

Vote Consciente!

EDITOR-CHEFE: JODI TANAKA • IBIÚNA 19 DE AGOSTO DE 2022 • COM O POVO E A VERDADE

Base do Corpo de Bombeiros será inaugurada dia 23

A instalação de uma base do Corpo de Bombeiros de Ibiúna será entregue a população no próximo dia 23, terça-feira. A realização é um sonho antigos dos moradores da cidade e irá contribuir para aumentar as chances de salvar muitas vidas. O município, que nunca teve uma base própria, sempre que precisou da ajuda dos Bombeiros foi preciso que as unidades mais próximas, como a de São Roque, se deslocassem até aqui. Hoje, através da parceria entre a Prefeitura de

Ibiúna e o Governo do Estado de São Paulo, uma base será

Ibiúna terá número recorde de candidatos a deputados

inaugurada na cidade.

Para o prefeito Paulinho Sasaki é um orgulho imenso poder trazer para Ibiúna mais essa conquista.

“Ibiúna sempre contou com o apoio dos Bombeiros da região, mas para salvar vidas e combater incêndios, o tempo e a agilidade são cruciais. Ter essa unidade em nosso município é um ganho incalculável, uma vida salva não tem preço”, disse.

A base de Ibiúna contará inicialmente com dois veículos, um caminhão auto bomba tanque, avaliado em cerca de R$ 1,4 milhão, e outra unidade de resgate, que será usada principalmente para atender ocorrências envolvendo vítimas, como acidentes, afogamentos, entre outros.

O contingente iniciará com 21 soldados que vão se intercalar em três turnos para o atendimento 24 horas por dia. A base local conta com estacionamento para os veículos, sala de comando, espaço para armazenar os equipamentos e alojamento para os militares.

Poupatempo Ibiúna já realiza atendimentos à população

Durante a inauguração, os Bombeiros também farão a exposição dos equipamentos utilizados por eles durante as ações.

A inauguração acontece na sede da base na próxima terça-feira, às 13h30, na Rua do Comércio, nº 17, no bairro Vista Linda.

Naldo é eleito presidente da Câmara

Página 3

A eleição do próximo 2 de outubro terá o maior número de políticos ibiunenses na disputa; serão três candidatos a deputado federal e quatro a estadual. Entre

os que estão concorrendo, apenas o advogado Renan Godinho (Podemos) participou como candidato em 2018 – última eleição geral, para deputado.

Página 5

Ibiúna e Mairinque criarão ponto de interligação de ônibus entre as cidades

Em uma reunião entre os prefeitos Paulinho Sasaki (PTB), de Ibiúna, e Toninho Gemente (PSD), de Mairinque, com representantes das empresas de ônibus Raposo

Tavares e Jundiá, foi proposto uma interligação entre os ônibus das duas companhias, que têm a concessão de trechos diferentes da mesma via.

Hospital pretende realizar até 100 cirurgias por mês

A administração municipal pretende realizar cerca de 100 procedimentos cirúrgicos por mês no hospital municipal. Entre as cirurgias, as principais são as de hérnia, apêndice, cirurgias ginecológicas,

vasectomia, fistulas anais, num total de 13 tipos de cirurgias. Até o momento, dezenas de cirurgias já foram realizadas, somente na última quarta-feira foram 12 procedimentos em um único dia.

Pág. 6 Pág. 7

1 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022 EDIÇÃO 415
Página 8

Editorial

Já decidiu em quem votar?

Teve início, na última terça-feira (16), o período da campanha eleitoral de 2022. Nesse ano, os brasileiros irão as urnas para escolherem o presidente da República, governadores de estados, senadores da República, deputados federais e deputados estaduais. Portanto, com um voto para cada cargo, os brasileiros escolherão cinco políticos que irão, desde governá-los, representá-los no Congresso Nacional e nas assembleias estaduais. A eleição é o ponto máximo da democracia; escolher é o seu direito, respeitar a escolha do outro é o seu dever.

Ontem (18), o Instituto Datafolha divulgou a sua primeira pesquisa após o início do período eleitoral para o cargo de presidente da República. Sem entrar no mérito dos resultados, na pesquisa espontânea, quando o eleitor é confrontado sobre quem irá votar sem receber qualquer nome da disputa, 22% dos eleitores disseram que ainda não sabem. Quando os nomes são apresentados, o percentual cai para 2%. Já na pesquisa para governador do estado de São Paulo, na espontânea, 57% dos entrevistados disseram que ainda não sabem. Quando são estimulados, 13% responderam não saber. Os demais cargos em disputa, no entanto, não foram apurados na pesquisa, mas, como tradicionalmente acontece, os cargos que possuem mais pessoas que não sabem em quem votar são os de senador, deputados federais e deputados estaduais.

Nas eleições gerais, como a que ocorre em outubro, os eleitores concentram mais as suas atenções nos cargos majoritários – presidente e governador. Os cargos legislativos são secundários e muitos chegam as vésperas das eleições sem saber em quem votar. Ocorre que um presidente eleito sem um congresso alinhado às suas pautas dificilmente consegue aprovar seus projetos, assim como ocorre no caso estadual. Pautas que são levadas a discussões como aborto, liberação das drogas, armamento e outros são assuntos muito mais de responsabilidade do congresso do que do presidente da República. Por isso, além de saber em quem votar para presidente e governador, é imprescindível saber quem você escolhe para representá-lo nos parlamentos.

Para isso, a internet facilita a pesquisa sobre a vida, conduta e propostas dos candidatos. A partir da próxima semana, no dia 26, terá início também o horário eleitoral, nas redes de TV e de rádio. É importante também uma análise minuciosa do eleitor sobre os candidatos aos cargos legislativos.

Você já sabe em quem vai votar?

Uma boa leitura a todos e até a próxima edição...

Prefeitura realiza ‘Dia D’ no bairro Gabriel

Neste sábado, dia 20 de agosto, acontece o primeiro ‘Dia D’ organizado pela Prefeitura de Ibiúna e será realizado no bairro Gabriel. O evento acontece no estádio João Gabriel Machado Primo, das 10 às 15 horas, e contará com uma série de serviços e atividades envolvendo diversas secretarias.

A Secretaria de Direitos da Pessoa Com Deficiência estará no local para realizar o cadastro das pessoas com deficiência do bairro e dar orientação e suporte da secretaria para eles e seus familiares. A Secretaria de Assistência Social também estará presente com a atualização do Cadastro Único e orientado a população para os seus diversos serviços sociais. Também estará presente o Conselho Tutelar abordando a importância de se fazer presente na comunidade.

Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente fará a distribuição gratuita de mudas de árvores nativas e orientará sobre a importância da preservação. A Secretaria de Segurança Pública dará todo suporte de segurança e também fará uma apresentação com os cães policiais do Canil da Guarda Civil Municipal de Ibiúna.

Através das secretarias de Esporte e Lazer e a Secretaria de Turismo e Cultura também acontecerão o Futebol Solidário, que contará com a arrecadação de alimentos, aulas de fortalecimento para a terceira idade, oficina de pipas e aulas de zumba.

Além disso, serão realizadas orientações para o acompanhamento de glicemia e pressão arterial. O Centro de Controle de Zoonoses também estará presente realizando uma

palestra com a médica veterinária responsável pelo setor.

Lembrando que o Futebol Solidário contará com a arrecadação de 1 kg de alimento não perecível, mas qualquer pessoa poderá levar um alimento para ser doado ao Fundo Social de Solidariedade.

Defesa Civil alerta a população sobre frente fria no fim de semana

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para a chegada de uma onda de frio que atinge o estado desde ontem (quinta-feira, 18). Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio avança por São Paulo derrubando as temperaturas.

A região de Sorocaba prevê mínima de 9ºC; mas, vale destacar, que Ibiúna, tradicionalmente, apresenta temperatura menor do que a média das cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

A Defesa Civil Estadual recomenda que as defesas civis municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de

GCM prende indivíduos com mais de 120 pinos de cocaína

Em patrulhamento preventivo pela Rodovia Quintino de Lima, no último dia 10 de agosto, os guardas civis avistaram dois indivíduos andando sentido centro. Com a aproximação da GCM, um rapaz passou a correr sentido a mata, onde arrancou de suas vestes uma sacola plástica e a jogou no mato onde se entrou em seguida. Os indivíduos foram abordados e identificados, ambos disseram serem moradores de Cotia e que vieram a Ibiúna para comercializar drogas no bairro do Paiol Pequeno, e que trouxeram os entorpecentes de Cotia com eles. Na sacola foram encontrados 123 pinos de substâncias semelhante a cocaína, 86 buchas pequenas e 10 grandes

D IRETORA : Júlia Tanaka - MTB 84.492/SP

J ORNALISTA RESPONSÁVEL E REVISOR GERAL: Carlos Roberto Marques Jr. - MTB 84.493/SP

C ONSULTORIA . J URÍDICA : Delícia Fernandes dos Santos

ARTE: Alêx Vitor Braga do Nascimento

DIAGRAMAÇÃO:

Alêx Vitor Braga do Nascimento

Carlos Roberto Marques Jr.

de substâncias semelhante a maconha embalados tipicamente para a venda. Os guardas conduziram os indivíduos até o Pronto Socorro local para exames físicos e posteriormente a delegacia de polícia, onde foram apresentados a autoridade policial de plantão que ratificou a voz de prisão pelos crimes de tráfico e associação, ficando os dois disposição da Justiça.

C ONS. REDAÇÃO : José Gomes (Linense), Ana Cristina, Luiza Pontes e Carolina Saito

A DMINISTRAÇÃO E D ISTRIBUIÇÃO : Jornal VOZ DE IBIÚNA

CNPJ: 03.003.452/0001-15

Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP - CEP: 18150-000

T EL.: (15) 3241-1325 / (15) 99605-6875 jornalvozdeibiuna.com.br

R EDAÇÃO: Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP

IMPRESSÃO: Gráfica Mar Mar

T IRAGEM: 8.000 exemplares

T. ACUMULADA : 4.096.000 exemplares

As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos autores.

autoproteção.

A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, a ocorrência de doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados.

Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.

Loja de Madeiras foi assaltada em Ibiúna

No dia 6 de agosto três indivíduos entraram na loja WL Madeiras e, mediante grave ameaça com uso de arma de fogo, assaltaram o local e depois fugiram. A Polícia Militar efetuou diligências e localizou um veículo suspeito de envolvimento no roubo em uma residência, onde foram

localizadas drogas e duas armas de fogo. O indivíduo foi conduzido a delegacia de polícia onde foi preso em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil continua com as investigações, segundo o delegado titular de Ibiúna, Dr. Rafael Marques.

Polícia Civil prende suspeitos de tráfico e roubo

A Polícia Civil de Ibiúna realizou na manhã da última quarta-feira (17) uma operação que resultou na prisão em flagrante de um indivíduo por tráfico de drogas, bem como na apreensão de um adolescente. Os policiais identificaram dois suspeitos de terem praticado roubo a um posto de gasolina e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão domiciliar, bem como a busca e apreensão de um adolescente. Além do adolescente apreendido, a Civil também prendeu em flagrante um

dos suspeitos por tráfico de drogas.

A ação da Polícia Civil, que contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ibiúna, apreendeu 461 porções de crack, 422 porções de cocaína e 334 porções de maconha, além de R$ 128,00, rádios comunicadores, balança e telefone celular.

O rapaz foi levado até a Delegacia de Polícia onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e o adolescente foi encaminhado a Fundação Casa.

Página- 2 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022

Vereador Naldo será o presidente da Câmara em 2023

O vereador Antônio Reginaldo Firmino, popularmente conhecido como Naldo (PP), foi eleito para presidir a Câmara de Vereadores de Ibiúna no ano de 2023. Será a primeira vez que ele irá presidir o legislativo. Naldo está em seu segundo mandato, tem 41 anos e é promotor de vendas, com militância política ligada a movimentos sociais da igreja Católica.

O vereador recebeu 13 votos, em sessão realizada em 10 de agosto, e terá, na mesa diretora, a companhia dos vereadores: Abel do Cupim (PSD - vice), Paulinho Dias (União - segundo vice), Lino Junior (PSDB – primeiro secretário) e Valnei Galvão (2º

secretário).

O presidente eleito disse que pretende representar a confiança dos demais vereadores e ter “responsabilidade de presidir o legislativo em um momento tão importante”. “Procurarei ter a melhor relação possível (com o

O que significa a Carta em Defesa da Democracia?

prefeito), baseado no diálogo visando o bem comum para Ibiúna”, disse Naldo. Ele também pretende “continuar buscando as soluções que cada vereador traz como demanda, para termos uma gestão participativa no progresso de Ibiúna”.

Vereadores aprovam extensão do prazo de adesão à anistia

Projeto de Lei apresentado do prefeito Paulinho Sasaki (PTB) concede mais tempo para Prefeitura implantar, e da população aderir ao Programa de Crédito Fiscal (REFIS), espécie de anistia da correção monetária de quem deve imposto no município. Os vereadores aprovaram a Lei em sessão realizada na manhã da última terça-feira (16), No teor do projeto é informado que se altera “o Programa de Recuperação de Crédito Fiscal, dos débitos tributários e dos não tributários inscritos ou não em Dívida Ativa, constituídos ou não, em fase de cobrança administrativa ou judicial.” E concede à Prefeitura prorrogar os prazos previstos

anteriormente.

Emenda – Após a aprovação do projeto por 13 votos favoráveis, debateu-se e votou-se a Emenda Supressiva nº 01/2022, de autoria do vereador Dr. Walmir Bortolotto Junior (PSC), que queria retirar da lei um artigo e assim suprimir “a cobrança de honorários advocatícios na fase administrativa, mantendo somente no caso de execuções fiscais ajuizadas”, aos procuradores (advogados) da Prefeitura.

Segundo o vereador, a emenda visava tirar o artigo 4° do Projeto de Lei, que restabelecia os honorários pagos pela população aos procuradores municipais sobre inscrição em dívida ativa de débitos não judicializados. “A proposta foi,

infelizmente, rejeitada em prejuízo a população por 10 votos contra”, disse Walmir, ao VOZ

Foram contrários os vereadores Paulinho Dias (União), Naldo Firmino (PP), Lino Júnior (PSDB), Pururuca (União), Devanil da Ressaca (PSD), Ronie Von (PP), Abel do Cupim (PSD), Jair Marmelo (PCdoB), Lucas do Samu (MDB) e Fausto Dourado (MDB). Os favoráveis a emenda foram os vereadores Dr. Walmir Junior, Luiz Fernando Piu (sem partido), Aladim (sem partido), Rozi da Farmácia (União) e Valnei Galvão (PRTB).

Aninha Pilleti independentemente da posição partidária. Estes agentes preocupam-se com a existência de eleições e com o respeito aos seus resultados, visando que não ocorram episódios de barbárie como a invasão do Capitólio nos Estados Unidos após o Partido Republicano perder as eleições. Os críticos à Carta a Democracia, entretanto, alegam que o documento tem viés político partidário, justamente para polarizar o debate na sociedade civil transformando a questão democrática em uma batalha entre “direita” e “esquerda”.

Lançada no dia 26 de junho de 2022, depois de reiterados ataques do presidente Jair Bolsonaro contra as urnas eletrônicas, a “Carta aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa do Estado Democrático de Direito”, elaborada por iniciativa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, já obteve mais de um milhão de assinaturas.

No dia 11 de agosto, o documento foi lido no Largo São Francisco, região central de São Paulo, reunindo cerca de oito mil pessoas, incluindo juristas, intelectuais, políticos, artistas e líderes de movimentos sociais. Mas, o que significa esta Carta e por que há pessoas contrárias a esta manifestação?

A Carta relembra um manifesto elaborado em 1977 contra a Ditadura Militar que, posteriormente, culminou no restabelecimento do Estado Democrático de Direito e na elaboração da nossa atual Constituição Federal. Buscando despertar o espírito cívico da população, o documento atual alerta para o risco de se retroceder nos princípios democráticos e de se perder direitos humanos fundamentais.

Estratégias que desacreditam instituições democráticas e utilizam da estrutura governamental concedendo auxílios financeiros em plena época de eleição têm preocupado representantes de diferentes setores sociais,

De forma paradoxal, é a democracia que garante a livre expressão e manifestação dos contrários a ela, sendo preocupante o fato do maior representante da nação ironizar um movimento que garantiu seu atual papel como Chefe de Estado, assim como questionar a lisura do processo eleitoral brasileiro que o elegeu para sete mandatos como Deputado Federal.

Dizia o poeta e escritor alemão Charles Bukowski que “a diferença entre uma democracia e uma ditadura consiste em que numa democracia se pode votar antes de obedecer às ordens”. Talvez tenha sido o risco a essa necessidade primordial que mobilizou inúmeras pessoas nesta manifestação e que tem incomodado quem teme perder o poder e ter que se submeter às regras violadas dessa democracia.

Página- 3 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022
Vereadores: Valnei, Lino Junior, Naldo, Abel e Paulinho Dias

Danilo Ramos e Gerson Pessoa se reuniram com ibiunenses na semana passada

Os candidatos Danilo Ramos (PL), a federal, e Gerson Pessoa (PODE), a estadual, estiveram em Ibiúna na última sexta-feira, dia 12, para um encontro político no Salão de Festas e Eventos Rancho. O encontro foi promovido pelo advogado Mário Pires, que concorreu a eleição para prefeito de Ibiúna em 2020, e ficou em terceiro lugar.

O espaço ficou lotado com simpatizantes, correligionários e lideranças políticas, como o prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (PL), pai de Danilo, o exprefeito de Osasco Jorge Lapas, os vereadores Aladin (PODE), Dr Walmir Júnior (PSC), Valnei Galvao (PRTB), e Luiz Fernando Piu (PODE), além do advogado Clovis de Oliveira, o vice-presidente da Cetril, Fernando Vieira Branco, entre outras lideranças do município.

O anfitrião Mário Pires agradeceu a presença de todos os presentes e disse que os candidatos são pessoas competentes, experientes em gestão pública, idôneas e merecem o respeito dos eleitores. “São candidatos da região, conhecem os nossos problemas. Danilo foi secretário da Educação em Vargem Grande, valorizou os professores e contemplou a classe com o melhor salário da região. Gerson fez excelente trabalho na

Prefeitura de Osasco para atrair empresas e geração de empregos como Secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento. Portanto são dois candidatos que merecem ser eleitos”, declarou Mário Pires.

Já Danilo enalteceu a liderança do anfitrião e pediu para que os presentes multipliquem suas propostas. “Eu e o Gerson iremos destinar emendas parlamentares para beneficiar não só Ibiúna, mas para a região. Faz 2 anos que estou viajando, conheci 230 cidades levando minhas propostas, entre elas a Tarifa Zero, programa de mobilidade que oferece ônibus de graça para todos. São 127 cidades com lideranças engajadas em nos apoiar”, finalizou Danilo.

Gerson Pessoa disse da

Jovem, o Brasil convoca: vamos para as urnas!

Professora Luiza

No Brasil, o voto passa a ser obrigatório para eleitores com idades entre 18 e 70 anos. Dessa forma, o mesmo é facultativo para jovens com idades entre 16 e 17 anos e também para maiores de 70 anos. Contudo, nunca foi tão urgente a conscientização da juventude brasileira para que compareçam às urnas. Aqui em nosso país as eleições são chamadas de “A grande festa da democracia”, e, de fato, o é; mas para que esta festa esteja completa, cada cidadão precisa cumprir muito mais que o seu “dever” (que é como costumamos interpretar a obrigatoriedade do voto), mas sim o seu direito de fazer parte das escolhas políticas.

Desde muito cedo é preciso aprender a refletir, filtrar e avaliar o cenário político, quer seja na esfera municipal, quer seja na esfera estadual e federal. Segundo as estatísticas divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado brasileiro em 2022 é aproximadamente 6,21% maior que o eleitorado registrado em 2018. Essa diferença se dá pelo grande número de registros realizados para jovens, cujo voto

Renan Godinho lança a candidatura a federal

ainda é facultativo. Um exemplo para a nossa sociedade cujo comprometimento civil com as eleições tem muitas vezes sido tão banalizado. Serão quase 2,1 milhões de jovens exercendo o poder da democracia. Somos todos brasileiros e queremos o melhor para o nosso país. Nosso título de eleitor é a nossa grande arma e cada urna eletrônica estará colhendo mais do que votos: estará colhendo a esperança. Você jovem que se cadastrou voluntariamente para marcar presença nas eleições de 2022, participe e deixe sua marca na história do nosso amado Brasil.

importância da região ter um representante na Assembleia Legislativa. “Como secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento na prefeitura de Osasco, consegui atrair grandes empresas para o município e gerar mais de 100 mil novos empregos (Caged 2021)”, enfatizou. Ele destacou que é frequentador assíduo de Ibiúna, porque sua família possui uma chácara e sabe das necessidades do município. “Eu e o Danilo se eleitos seremos muito atuantes por toda a região”, finalizou.

No encerramento Mário Pires agradeceu a presença de todos e reforçou o pedido de apoio aos dois candidatos para serem representantes da região na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.

Evento também foi de lançamento da candidatura a deputado estadual de Tonhão do Residencial Europa e Alessandra Algarin estaduais.

Na noite da última quarta-feira (17), o advogado Renan Elias Godinho lançou oficialmente sua candidatura a deputado federal. No mesmo evento, o empresário Antônio Carlos Bolgioni, conhecido como Tonhão do Residencial Europa, e a advogada Alessandra Algarin lançaram suas candidaturas a deputados estaduais. Todos são candidatos pelo Partido Podemos. O encontro contou com a presença de apoiadores e líderes políticos de Ibiúna e região. Para Renan, o evento mostrou “alegria, união e força política”.

Essa é a terceira eleição de Renan Godinho, que foi o segundo mais votado para prefeito na eleição de 2020. Em 2018, ele concorreu a estadual alcançando 4.788 votos no total, sendo 4.102 em Ibiúna. Segundo ele, Ibiúna, que tem mais de 62 mil eleitores, tem a possibilidade de eleger um deputado federal e até dois deputados

Também corretor de imóveis, Godinho disse que há anos vem trabalhando em prol de Ibiúna. Ele fez um discurso incisivo em defesa e respeito à população, na busca do desenvolvimento, da melhoria dos serviços públicos e enfatizou a luta por justiça e o combate à corrupção.

Já Alessandra Algarin, advogada e militante dos direitos das mulheres, já esteve em Ibiúna por diversas vezes e assumiu o compromisso de lutar pelo município. Tonhão do Residencial Europa, já foi candidato à vereador em 2020, é primeiro suplente do Podemos e, segundo ele, “nunca parou de trabalhar, fiscalizar e denunciar”. Agora, se coloca à disposição como candidato a deputado estadual. “As palavras fé e esperança por um futuro melhor, foram marcantes por todo o evento”, ressaltou Godinho.

Golden Summer Skin, bronzeamento artificial

No último dia 16, foi inaugurado o consultório para Bronzeamento Artificial Golden Summer Skin, que utiliza métodos inovadores, com alta tecnologia. A paciente se deita na câmara de bronzeamento, que é altamente segura para sua saúde, que tornará sua pele bronzeada em poucas sessões.

As sócias Regiane Rodrigues e Amanda Cardinale convidam a todas a conhecerem a Golden Summer Skin – um novo conceito em bronzeamento.

Rua Otávio Rosa, 310 (próximo a Cetril) no centro, Whats: (15)

99692-1326; Instagram: @goldenbronzeamento e e-mail: goldenbronzestetica@gmail.com.

Zironça completa 85 anos

Adalziro Pires de Oliveira, popularmente conhecido como Zironça, irá completar 85 anos no próximo domingo (21), em uma celebração com seus familiares e amigos. Muito querido em Ibiúna, Adalziro é viúvo desde 2004, tem 2 filhos, 12 netos e é aposentado pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), do governo do Estado. Zironça foi também motorista do ex-prefeito Zezito Falci, falecido no ano passado.

Ziro conta que mantém jovialidade e lucidez porque adora andar a cavalo, conversar com seus amigos e uma alimentação saudável.

O VOZ felicita o aniversariante e deseja muita saúde no decorrer de sua vida!

Página- 4 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022
Danilo Ramos, Mário Pires, Gerson Pessoa e Jorge Lapas Tonhão, Renan e Alessandra

Ibiúna terá número recorde de candidatos a deputados

A eleição de outubro próximo terá o maior número de candidatos ibiunenses a deputado da história. Serão, pelo menos, sete candidatos que residem no município. Destes, três concorrerão para a Câmara dos Deputados, enquanto quatro disputarão as vagas para Assembleia Legislativa de São Paulo.

Um dos principais nomes ibiunenses na disputa, o advogado Renan Godinho (PODE) é o único que concorreu também na eleição passada para deputado. Em 2018, ele concorreu a estadual, alcançando 4.788 votos, sendo 4.102 em Ibiúna. Godinho disputará uma vaga para a Câmara, como candidato a deputado federal pelo Podemos. Ele também concorreu a Prefeitura de Ibiúna em 2020, ficando em segundo lugar, com 6.632 votos. Aos 33 anos, também corretor de imóveis, Renan acredita que a região precisa ter representantes que entendam as demandas de sua população e que lute de fato e traga recursos para a saúde, educação, infraestrutura.

“Em nossa região concentra-se um dos melhores PIB do Brasil e já passou da hora de termos alguém que nos enxergue além do eixo Barueri/Sorocaba”, diz.

Outros ibiunenses que disputarão uma vaga como deputado federal são: a comerciante Leonilde Sena Hina (AGIR) e a microempresária Tatiana Lima Shimiguel (Solidariedade). Leonilde já disputou uma eleição como candidata a vereadora, mas não conseguiu se eleger. Ela conta que recebeu o convite para concorrer a federal há 2 anos e decidiu encarar o desafio. “O que eu mais tive em minha vida toda foi coragem”.

“Então resolvi aceitar, porque o nosso país precisa de pessoas com comprometimento em fazer o melhor pela população e a política precisa

Curtas da Política

Outros ‘ibiunenses’

de mais mulheres para lutar pelos nossos direitos e nossa segurança”, completou. Já Tatiana concorreu para vereadora em 2020, também sem sucesso. Ela é casada e não tem filhos.

Deputados estaduais

O Tenente PM Adilson Ribeiro é candidato a deputado estadual. Ele está filiado ao Partido Social Cristão (PSC), é advogado e professor universitário. Adilson conta que decidiu ser candidato porque durante os quase 30 anos de vivência na Polícia Militar viu os principais anseios da sociedade, que é a saúde e segurança, além das deficiências no âmbito educacional. “Com a experiência e conhecimento jurídico tenho certeza de que posso contribuir um pouco mais para uma sociedade mais justa, além de poder combater a corrupção”, diz. É a primeira vez que ele será candidato.

Outro PM, o Cabo Olair Fernando Soares, que está há quase 25 anos atuando na polícia, também é candidato a deputado estadual. Ele conta que já foi instrutor do Proerd, participando da formação de mais de 5 mil alunos. Ele é casado e tem um filho. Está filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB). “Vamos assumir esse compromisso com os nossos ibiunenses para o crescimento da nossa cidade e de toda a nossa região, com o intuito de levar melhorias e na fiscalização do dinheiro público, para que todos possam ter os mesmos direito e acessos aos seus direitos fundamentais, que são saúde, educação, segurança, saneamento básico e de uma vida mais digna para se viver”, diz. Olair disputou a eleição passada, como candidato à vereador, pelo MDB, e obteve 475 votos. É o segundo suplen-te da sigla.

Também candidato a estadual, o empresário Antônio Carlos Bolgioni, conhecido como Tonhão do Residencial Europa, foi candidato a vereador em 2020,

quando obteve 370 votos, estando como primeiro suplente do Podemos, sigla em que ele irá concorrer como candidato a estadual. Aos 49 anos, Tonhão diz: “Não concordo com as políticas públicas e entendo que a população merece muito mais e melhor”.

Por fim, o caminho-neiro alagoano Ubiraja de Araújo Morais, de 59 anos, será candidato a deputado estadual pelo partido AGIR. Bira, como é conhecido, mora em Ibiúna desde 1987. Ele é divorciado e pai de 11 filhos. Trabalhou como prestador de serviços de frete com caminhão próprio para Editora Abril e Grupo Dinap por 12 anos. Também foi motorista autônomo de caminhão em empresas químicas. Atualmente, dedica-se a área rural, além de cuidar da própria plantação, Bira ajuda agricultores de Ibiúna, fazendo pequenas entregas de produtos agrícolas na região. Entre suas propostas, está a preocupação com o abuso do álcool e de outras drogas entre os caminhoneiros, como também é totalmente contra ao uso do “famoso” rebite (substância da família das anfetaminas, uma droga ilícita, cujo efeito faz com que a pessoa se mantenha acordada por mais tempo, prejudicando a saúde).

Além dos candidatos que são residentes e eleitores de Ibiúna, há ainda aqueles que tem chácaras de veraneio na cidade e que passam fins de semana e feriados prolongados por aqui. É o caso do vereador da capital Antônio Donato (PT), que também irá concorrer a deputado estadual. Ele é uma das apostas do partido para a Assembleia Legislativa. Donato está em seu quinto mandato como vereador na capital, tendo sido presidente da Câmara paulistana e secretário de governo do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que lidera as pesquisas de intenção de votos para governador de São Paulo. Donato tem propriedade em Ibiúna há quase 15 anos.

José Aníbal

Conhecido dos ibiunenses, por ter propriedade e vir a cidade com frequência, Zé Aníbal é uma das lideranças do PSDB. Histórico no partido, ele irá concorrer, mais uma vez, a deputado federal. Esteve como suplente do senador José Serra (PSDB) e assumiu o mandato em três ocasiões nos últimos anos. Ele era um dos possíveis candidatos do partido ao Senado, mas acabou decidindo disputar a vaga da Câmara dos Deputados, cargo que já ocupou em outras ocasiões.

Vitor Lippi Não. Ele não tem chácara em Ibiúna. Vitor Lippi (PSDB) foi vereador em Mairinque e Alumínio, antes de ser prefeito de Sorocaba e deputado federal. No entanto, Lippi é o candidato do prefeito Paulinho Sasaki (PTB) e apontado como o parlamentar que mais ajudou Ibiúna desde o início da atual administração. O prefeito parece que irá dividir o apoio dos membros da administração para deputados estaduais, no entanto, federal é Vitor Lippi – quase um candidato oficial do atual governo de Ibiúna.

Mostrar força

O atual prefeito Paulinho Sasaki (PTB) já disputou uma cadeira como deputado federal por duas

ocasiões. Em 2014 e 2018. Na última disputa a federal, quase que isolado, Sasaki fez 6.431 votos na cidade. Agora, a missão é de mostrar toda a força e o capital político na eleição de Lippi. No entanto, além de Renan Godinho (PODE), que irá sair a federal, outro que pretende mostrar o prestígio político é o também advogado Mário Pires. Ele não é candidato, mas pretende disputar a prefeitura novamente em 2024. E seu apoio para estadual e federal já tem nome e sobrenome: Gerson Pessoa (PODE) e Danilo Ramos (PL).

Danilo Ramos

Filho do prefeito de Vargem Grande Paulista, o advogado Danilo Ramos é uma das promessas da região – atuou como secretário na administração do pai e é tido como um jovem articulado e um dos mentores do programa tarifa zero, de transporte público na cidade vizinha. Ele pode ser o primeiro deputado federal da microrregião, tendo uma campanha forte em mais de 100 cidades do estado.

Damaris Moura

A deputada estadual Dra. Damaris Moura (PSDB) mantém vínculo com a cidade, por meio de seu assessor Carlinhos Marques, exvereador de Ibiúna, que atua com a deputada. Ela foi um dos parlamentares do estado que mais encaminhou recursos para o município, desde infraestrutura, saúde e veículo para transporte de pessoas com deficiência.

Efaneu

Outro nome da região, com vínculo com o município de Ibiúna, é do ex-prefeito de São Roque Efaneu Nolasco Godinho (PSD). Um dos políticos mais tradicionais da cidade vizinha, Efaneu também é um dos sócios da rede de supermercados São Roque, com duas lojas em Ibiúna. Da região de Canguera, o político tem ligação com a cidade e é uma aposta do partido para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Página- 5 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022

Itamar Borges visitou Cabanha Mulekinha, em Ibiúna

Ibiúna e Mairinque criarão ponto de interligação de ônibus entre as cidades

Os proprietários e funcionários da Cabanha Mulekinha, queijaria produtores de queijos artesanais, localizada no bairro da Vargem do Salto, em Ibiúna, receberam o deputado estadual Itamar Borges (MDB), no último dia 29 de julho. Os proprietários Airton e Luzita aproveitaram para agradecer o deputado, já que, enquanto secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, em 2021, Itamar conseguiu a elaboração e a aprovação de uma lei que legalizou o processo do queijo artesanal do estado de São Paulo, com o selo de qualidade SISP Artesanal.

Em 2017, um grupo de queijeiros artesanais fundaram a Associação Paulista do queijo Artesanal (APQA) com objetivo de legalizar a atividade, com o selo de qualidade a fim de beneficiar os pequenos produtores de origem animal como queijos, charutaria e mel. Com isso os produtores poderiam comercializar seus produtos não só na cidade de origem, mas para todos os estados brasileiros.

Luzita Camargo, proprietária do Cabanha, conta que a luta não foi fácil. Em 2021, o presidente da APQA conheceu o então secretário da Agricultura Itamar Borges, também deputado estadual, que se encantou com a causa e a luta dos pequenos produtores de origem animal, como queijos artesanais. “Não havia uma lei própria para o

pequeno produtor artesanal , tinha que construir uma indústria, na visão do órgão”, explica Luzita. Segundo ela, o deputado Itamar Borges, no cargo de secretário da Agricultura, foi essencial para o processo de legalização.

A visita do deputado contou também com a presença do prefeito Paulinho Sasaki (PTB), dos vereadores Naldo Firmino (PP), Roni Von (PP) e Valnei Galvão (PRTB), além de secretários municipais e outras autoridades.

Fundada em 2010 no bairro da Vargem do Salto, pelo casal Airton e Luzita Camargo, da Cabanha Mulekinha começaram a produzir leite com uma vaca e, atualmente, conta com aproximadamente 80 animais com 25 vacas na ordenha, todas da raça Jersey. “Os animais da fazenda provêm da inseminação artificial com acompanhamento e controle dos veterinários do Estado, que atestam e comprovam que são saudáveis, isentos de qualquer doença e recentemente receberam a Certificação de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose conta Luzita.

Mais benefícios

O deputado emedebista encaminhou recursos também para o município de Ibiúna, como uma motoniveladora, um veículo para a saúde, um trator e equipamentos agrícolas entre outras benfeitorias

O prefeito Paulinho Sasaki (PTB), juto com o prefeito de Mairinque, Toninho Gemente (PSD), se reuniram com representantes das empresas de ônibus Raposo Tavares e Jundiá, para discutir a interligação das linhas entre as duas cidades pela Estrada Vicinal Ibiúna/Mairinque, que, apesar de muito próximas e com várias pessoas utilizando o percurso diariamente, hoje, não existe uma concessão que permita uma linha de ônibus direta para ligar os municípios.

Para resolver a situação, os prefeitos propuseram criar uma interligação entre os ônibus das duas companhias, que têm a concessão de trechos diferentes da mesma via.

Para isso, foi proposta a interligação entre os ônibus que trafegam no trecho de cada respectivo município criando um ponto de interligação com horários que conciliem a chegada dos ônibus de cada cidade. Ficou acordado a adoção de medidas pelos municípios e pelas

empresas de ônibus para que logo possa entrar em operação a interligação das linhas de ônibus com um bilhete único. Também participaram da reunião o secretário de Governo, Tiago Albertim, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Bello.

Secretaria de saúde reestrutura ações para controle de doenças causadas por mosquitos

Coordenada pela equipe da Vigilância Ambiental em Saúde de Ibiúna, foi realizada na última terça-feira (16) uma reunião que teve como objetivo reestruturar a Sala de Situação em Saúde, órgão instituído pelo Ministério da Saúde que tem como atribuição “intensificar a consolidação e divulgação de informações para a tomada de decisão visando o fortalecimento e a melhora de atividades para vigilância e controle das arboviroses” (fonte: www.gov.br/ saude). Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, como a Dengue, Zika e Chikungunya. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos por Aedes aegypti.

A Sala de Situação reúne representantes das secretarias municipais e da sociedade civil organizada. A convite do chefe de setor da Vigilância Ambiental em Saúde, Renan Cristóvão, a SOS

Rodrigues e Claudinho, a nova dupla ibiunense

Ibiúna tem uma nova dupla sertaneja, com dois cantores conhecidos do público local. Após fazer carreira com Ciro Ramalho, com a conhecida dupla Irmãos Coragem, Claudiney agora é o companheiro de Rodrigues, que fazia parte da dupla Rodrigues e Fernando.

Claudiney fez várias apresentações nos festivais, televisão, rádios e sucesso reconhecido, com as músicas: Volta pra mim, Tentação, a Velha Porta, entre outras. Os irmãos Coragem gravaram dois discos e participaram de vários programas de TV, como Eliana, no SBT, Especial Sertanejo no Marcelo Costa, da Record, Programa do Bolinha, na Bandeirantes, entre outros. Eles ainda foram contratados para o

projeto “Caravana do Bolinha”.

Segundo o motivador da nova dupla, Valdemir Freitas, Claudinho é considerado uma referência em segunda voz, embora também faça primeira.

Já Rodrigues vem da dupla Rodrigues e Fernando, que animaram eventos e bailões por muitos anos, trazendo alegria para os fãs. Para Valdemir, o timbre, afinação e potência vocal de Rodrigues o tornam um cantor diferenciado.

Com toda esta bagagem da dupla e apenas uma apresentação proporcionada pelo amigo Valdemir, colocou os dois frente a frente, escolheu uma música que ambos conheciam, “que resultou numa

bela gravação, que está guardada com todo carinho”, conta.

O vasto repertório da dupla conta com sertanejo, bailão, forró, gospel, country, vanerão, xote, xhamamé, entre outros.

Contatos: Valdemir Freitas - (11) 98219-7208 – Whats. Acesse também o Facebook Valdemir Freitas. Rodrigues: (15) 99821-3232; Claudinho: (15) 99816-9150.

Itupararanga integrará este grupo, que também têm como competência identificar os problemas ambientais que afetam a saúde pública e promover de forma coletiva as ações educativas destinadas à multiplicação de informações relativas às doenças e aos riscos à saúde.

As equipes da Vigilância Ambiental e da Epidemiológica ressaltaram que a incidência de dengue e leptospirose tiveram um crescimento acentuado este ano, inspirando preocupação e alertando para a necessidade de medidas urgentes para a conscientização da população.

Neste primeiro momento, a SOS Itupararanga participará das ações da Sala de Situação por meio do projeto Nossa APA, que está chegando às escolas da rede municipal de Ibiúna, agregando o tema saúde ao conteúdo abordado no projeto. A ONG também colaborará com a produção de um vídeo sobre a dengue e as medidas de prevenção.

O encontro também reuniu representantes da Secretaria de Educação, técnicos das unidades de saúde, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Cultura e da Associação Comercial e Empresarial de Ibiúna (ACEI).

Página- 6 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022

Zoonoses retoma vacinação contra Raiva

O Centro de Controle de Zoonoses de Ibiúna (CCZ) retomou a vacinação de cães e gatos contra a raiva. Desde 2019 a vacinação antirrábica não era dada no município. Com a reestruturação do CCZ, uma das principais medidas foi retomar a imunização dos animais. A partir dessa semana já será possível realizar o agendamento para a vacinação.

Desde o início deste ano, o estado de São Paulo extinguiu as campanhas anuais de vacinação antirrábica, tornando a ação contínua durante todo o ano. A médica veterinária do CCZ explicou que, ao invés do que acontecia anteriormente, quando as campanhas eram pontuais, agora, a Zoonoses fará a vacinação durante todo o ano mediante agendamento.

A raiva é uma antropozoonose, ou seja, uma doença que pode ser

transmitida de animais para humanos e vice-versa. A característica mais conhecida é a “espuma” que se forma na boca de quem está infectado. No entanto, a salivação excessiva é apenas um dos sintomas.

A transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos infectados. Apenas o contato com a pele do animal infectado não oferece riscos. A maioria das transmissões da doença

Hospital pretende realizar até 100 cirurgias por mês

ocorre por cães ou morcegos. Manter o pet devidamente vacinado contra a raiva é uma maneira de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que é transmitida para os seres humanos.

Os agendamentos e mais informações podem ser feitos diretamente na sede do CCZ, na Rua Ribeirão Pires, s/n° - bairro Recanto Primavera, de segunda a sexta-feira das 9:00 às 15h30, ou pelo telefone (15) 3294-1381 e WhatsApp (15) 99741-4783.

Poupatempo Ibiúna já realiza atendimentos a população

A unidade do Poupatempo recém-instalada no município já está em funcionamento oferecendo diversos serviços para a população. Entre eles está retirada de documentos como o RG, CNH, antecedentes criminais e toda documentação relacionada a veículos, que anteriormente já eram emitidas pelo Detran-SP . A Sabesp também está atendendo na unidade, facilitando a retirada de contas, segunda via, entre outros serviços da autarquia. Breve, outros serviços da Prefeitura de Ibiúna também funcionarão no local, como o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Banco do Povo e o Procon.

O atendimento acontece mediante ao agendamento, que pode

ser feito através do site: www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo que pode ser baixado no celular ou diretamente nas máquinas de atendimento de forma presencial. Caso opte por fazer o agendamento de forma presencial, o Poupatempo disponi-biliza atendentes para orientar os usuários dos serviços.

A unidade está localizada na Avenida La Farina Milani, 240, antigo prédio do Detran. O atendimento acontece de

segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, das 9h às 13h.

Equipe de Ibiúna vence campeonato de beisebol - categoria 55 anos

Depois de anos sem realizar cirurgias no Hospital Municipal de Ibiúna, o complexo finalmente foi liberado pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba para voltar a fazer as cirurgias eletivas, que são as cirurgias pré-agendadas de baixa e média complexidade. A conquista da administração do prefeito Paulinho Sasaki (PTB) prevê que sejam realizados inicialmente 100 procedimentos cirúrgicos por mês. Entre as cirurgias, as principais são as de hérnia, apêndice, cirurgias ginecológicas, vasectomia, fistulas anais, num total de 13 tipos de cirurgias. Até o momento, dezenas de cirurgias já foram realizadas, somente na última quarta-feira foram 12 procedimentos em um único dia. Outros 60 pacientes já estão com os exames e documentação em ordem e com as cirurgias agendadas, outros já estão viabilizando a documentação para que a data da cirurgia seja marcada. Nas próximas semanas, o

Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba deve se reunir com a diretoria do Hospital Municipal de Ibiúna para que novas cirurgias sejam pactuadas.

A estruturação do Hospital, que quase fechou pela situação em que se encontrava, só foi possível graças ao investimento na reforma do telhado, das salas cirúrgicas, na reforma e aquisição de equipamentos, entre uma série de ações realizadas na unidade, como a reforma da Casa da Gestante, da sala de parto, pré-parto, refeitório, compra de camas motorizadas, entre outras ações.

Neste primeiro momento, serão agendadas as cirurgias das pessoas do município que foram encaminhadas para Sorocaba e estão na fila há mais tempo, algumas há anos. A central de vagas ligará para esses pacientes mais antigos e agendará a consulta com o médico que pedirá os exames. Posteriormente, conseguindo zerar essa fila, será possível estender para pessoas de outras cidades.

Ibiunense é destaque no Hipismo Regional

A ibiunense Isabela Harumi Santos Nozoe, de 13 anos, venceu a VI etapa de Salto Abhir Regional Vale do Tietê, com seu cavalo Urânio. O campeonato foi realizado no dia 14 de agosto, na Hípica Centaurus, em Tatuí. Isabela foi o destaque mantendo a sua posição em 1° lugar no ranking 2022, na modalidade de 1.0 metro.

Filha do empresário Ivan Edson Santos Nozoe e da bancária Nadia Harumi Santos Nozoe, desde pequena, Isabela aprendeu a gostar do Hipismo com o pai, proprietário da loja Agro Central em Ibiúna. Com a paixão pelos cavalos,

aos 5 anos ela começou a treinar e se comprometer com o esporte. Hoje, participa de campeonatos e busca se profissionalizar para alcançar o grande sonho de ir para as Olimpíadas. Siga Isabela nas redes sociais, através do perfil @isabela_nozoe.

Foi realizado no mês de julho, o X Campeonato Brasileiro de Beisebol, categoria 55 anos, no Estádio Municipal Mie Nishi, no bairro Bom Retiro, em São Paulo. A equipe de Ibiúna sagrou-se bicampeã, vencendo a equipe de Cooper Cotia, na semifinal por 5x4

e na final a equipe do Hamada por 3x2. “A equipe de Ibiúna demonstrou a importância da união e espírito de equipe que foram fundamentais para a conquista do título”, diz o diretor de finanças do Centro Cultural e Esportivo de Ibiúna, Hélio Suetsugu.

Página- 7 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022

Ibiúna participa da exposição “Meio Ambiente e Turismo” no metro Paulista

Durante o mês de agosto, Ibiúna está participando da exposição “Meio Ambiente & Turismo”, em exibição em São Paulo, na Estação Paulista, na Linha Amarela do Metrô. A ação é realizada pela Câmara Técnica de Turismo do Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo) em parceria com a Via 4, concessionária da Linha Amarela do Metrô.

O objetivo da exposição é divulgar os atrativos naturais da Região Turística “Mananciais, Aventura, Artes e Negócios” que é composta pelos municípios de Ibiúna, Cotia, Embu das Artes, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra,

Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista; apresentando, em especial, o Circuito da Mata Atlântica, que é uma rota ciclo turística que percorre todos as

Brasil: 200 anos de independência

Carolina Saito

cidades da região, totalizando mais de 2200 Km de extensão.

Em uma coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (17), na Ordem dos Músicos do Brasil, a Prefeitura de Ibiúna, através da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com representantes dos demais municípios, puderam expor sobre as belezas naturais de suas cidades, valorizando o turismo de natureza como principal atrativo da região turística. No evento foram distribuídas cestas com produtos que caracterizam cada uma das cidades e que, em breve, serão tema de uma reportagem sobre o turismo da região sudoeste.

Educação possui projeto para ‘Núcleo ArcoÍris’ voltar a atender crianças com deficiência

A Lei de Educação passou a exigir a inserção das crianças com deficiência nas escolas, o que foi um grande marco para a socialização das crianças. Porém, apesar da inclusão, muitas dessas crianças também precisam de acompanhamento psicológico e de uma série de terapias para complementar a evolução do aprendizado e o desenvolvimento físico e mental para um melhor futuro.

Pensando nisso, a Prefeitura de Ibiúna, através da Secretaria da Educação, já possui o projeto para fazer com que a Escola Municipal Arco-Íris volte a atender essas crianças. Agora, ao invés de escola, o projeto transforma a unidade em um núcleo de apoio onde as crianças com deficiência do município, além de frequentar a escola no horário letivo, também terão nesse núcleo todo o apoio terapêutico que elas precisam.

Para o prefeito Paulinho Sasaki (PTB), conseguir atender essa

demanda através do novo Núcleo Arco-íris trará uma série de benefícios para as centenas de famílias do município que precisam de assistência. Uma vez que apenas na rede de ensino municipal são cerca de 200 crianças com deficiência, sendo metade com autismo. Mas ainda existem as crianças e jovens da rede estadual e aquelas que ainda não receberam o diagnóstico.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fabio Bello, também é uma das pessoas envolvidas diretamente

no projeto. A Escola Arco-íris para ele é um sonho que voltará a funcionar na gestão do prefeito Paulinho. “Sempre entendi o projeto Arco-Íris como algo essencial para a nossa população. Ibiúna existe uma carência muito grande nesse suporte, e por alguns anos esse projeto foi abandonado. Existe uma quantidade muito grande de pessoas que querem ajudar e apoiar essa causa, e logo vamos fazer com que o Arco-íris volte a funcionar da forma como foi concebido”, destacou.

A comemoração do segundo centenário da independência do Brasil no próximo dia 7 de setembro pode parecer sem sentido para os céticos que acham que não há nada para se comemorar ou para outros que simplesmente não se interessam pela história do nosso país, somente se importando com o feriado. Os livros de História do Brasil contam que, diferentemente do que ocorreu em outras colônias da América, o processo de independência do Brasil não contou com a participação do povo, pois foi a elite colonial brasileira (grandes fazendeiros, comerciantes e funcionários públicos) que se mobilizou em torno do filho do rei de Portugal, o príncipe D. Pedro, para liderar o movimento em defesa dos seus interesses que estavam ameaçados com as intenções das Cortes portuguesas. Em outras palavras, a data marca a ruptura da relação colonial com Portugal e o surgimento do Brasil como país independente. O novo e enorme país da América do Sul chamava a atenção e era considerado exótico aos olhos dos europeus por representar uma monarquia de origem europeia nos trópicos. Mas não houve mudanças na estrutura econômica, pois se manteve o modelo agrárioexportador, latifundiário e escravocrata, que, sem dúvida, deixou profundas raízes na formação do Estado-Nação brasileiro.

A principal questão é o significado de um país verdadeiramente independente. Pela trajetória do Brasil, observamos que não basta apenas independência política. A independência econômica é condição essencial para garantir a preservação das florestas e da fauna, a exploração das riquezas naturais sem prejuízo à natureza e aos indígenas e em benefício do povo brasileiro, não de grupos estrangeiros e brasileiros como tem ocorrido. É preciso reverter outros retrocessos ocorridos a partir do golpe de 2016 como a perda de diversos direitos trabalhistas, a desindustrialização e, consequentemente, a dependência de produtos estrangeiros. Um país independente tem um governo que garante ao seu povo educação, trabalho, saúde, alimentação, segurança, enfim, uma vida digna.

A comemoração dos 200 anos de independência deve ser um momento de reflexão, de conhecimento e entendimento da história e de resistência às injustiças para que os erros do passado não se repitam e os do presente sejam remediados para que o nosso país deixe de ser a “Pátria Amada Brasil” da classe dominante ligada aos interesses de grupos estrangeiros. Que o Brasil seja de fato a pátria amada do povo brasileiro.

Ibiúna recebe sensibilização do Projeto Nossa APA II

Envolver os educadores na multiplicação da necessidade constante da preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, apresentar aos estudantes a APA e introduzi-los como agentes capazes de mudar a maneira como a sociedade vê a APA, são os objetivos ligados ao Projeto Nossa APA II, que está sendo implementado pela SOS Itupararanga nas oito cidades que integram a área de proteção.

Por meio de brincadeiras, cartilhas e atividades lúdicas, os alunos conhecem a APA e criam em si a consciência da necessidade da preservação. Já os professores se engajam cada vez mais com o

assunto. Nesta semana foi a vez de os educadores de Ibiúna receberem o projeto. As formações aconteceram na noite da última quarta-feira (17), alcançado mais de 200 educadores da rede municipal de ensino. A capacitação contou com palestra do gestor da APA de Itupararanga, Waldnir Gomes Moreira, da Fundação Florestal, e também do engenheiro químico Alexandre Vieira, da Sabesp. As sensibilizações aconteceram na semana que marca um ano de uma das maiores crises hídricas que a APA já sofreu. A participação de toda a sociedade e do poder público é necessária para que novas crises não tornem a acontecer.

Página- 8 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2022
Grupo de Violeiros São Gonçalo de Ibiúna no Metrô Paulista

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.