Ed. 408

Page 1

Viva a Democracia!

EDITOR-CHEFE: JODI TANAKA • IBIÚNA 03 DE MARÇO DE 2022 • COM O POVO E A VERDADE

Obras do terminal rodoviário continuam aceleradas

Na tarde de ontem (2), as obras do novo terminal rodoviário de Ibiúna estavam em ritmo acelerado. 14 funcionários da empresa contratada, por meio de licitação, continuam trabalhando na obra, entre pedreiros, serventes e serralheiros. Segundo o secretário de Obras da Prefeitura de Ibiúna, engenheiro Kelvin Rodrigues, de acordo com o cronograma de execução da reforma, aprovado pela Caixa Econômica Federal, as obras estão adiantadas em 9%.

“Até o momento foram executados na obra fundações, colocação de vigas baldrames, limpeza de calhas, drenagens, estrutura para cobertura, entre outras. O trabalho inicial que fica

na parte inferior, ou seja, o alicerce, é muito complexo, demorado, não aparece, mas é de grande relevância para a construção. No momento

Polícia prende homem com grande quantidade de drogas

Um homem foi preso pela Polícia Militar em Ibiúna com mais de mil porções de drogas entre cocaína, haxixe, maconha e crack em um veículo. De acordo com os policiais, durante a abordagem ao automóvel, um Fiat Toro, havia uma criança, filho do casal.

Segundo o comando do 40º Batalhão de Polícia Militar do Interior, a prisão e apreensão ocorreu durante patrulhamento na Rua Ribeirão Pires, no bairro Primavera, quando os agentes visualizaram um veículo ocupado por um casal e uma criança. Como o homem demonstrou muito nervosismo com

está sendo iniciado a parte da alvenaria. Daqui para a frente a obra será mais rápida, para cumprirmos o cronograma dentro do prazo de entrega”, disse o secretário. Segundo o cronograma, a previsão é de que a obra seja entregue em até 15 de julho de 2022.

O encarregado da reforma informou que nos dois primeiros meses (a obra foi iniciada no dia 15 de outubro), os funcionários da empresa contratada trabalharam além do expediente para adiantar o serviço.

“É uma das obras mais importantes da nossa gestão e das mais esperadas pela população e turistas. Diferente do que alguns opositores tentam enganar a população, a obra está sim acontecendo e vamos resolver um problema que há anos incomoda a todos”, enfatizou o prefeito Paulinho Sasaki (PTB).

Trânsito: Prefeitura anuncia mudanças no sentido de vias

As alterações aconteceram nos bairros: Jardim Nova Ibiúna e Residencial Europa

A Diretoria Municipal de Trânsito (Dimutran) está realizando a mudança de sentido de mão dupla para mão única das ruas Assunção e Colômbia, no bairro Jd.

Nova Ibiúna e da rua Espanha, no bairro Residencial Europa. A mudança, que começa a ter validade no dia 10 de março, visa melhorar o fluxo de veículos nos locais e evitar transtornos para as pessoas que passam pelas vias.

Na rua Assunção (da Escola Adventista), a mudança se dá no trecho que liga a rua Equador até a esquina da rua Uruguai (da Academia Fúria), com o fluxo podendo, apenas, descer a via, já que subir fica proibido.

Na rua Colômbia (paralela a Avenida São Sebastião), fica proibido o acesso pela rua Mario

Arizono (do Posto de Saúde Central), sendo permitido, somente, pela rua Fortunato Antônio de Camargo (atrás da Capelinha).

Já na rua Espanha, o acesso não poderá ser feito pela rua Calil

Rahal, já que fica proibido a entrada direta na via. Para chegar ao local, o motorista deve entrar na rua Marcílio Francisco Pereira para ter acesso a rua Espanha. Após a mudança, fica proibido estacionar do lado esquerdo da rua.

a presença policial, foi realizada a abordagem e, na busca veicular, localizado grande quantidade de drogas, que totalizou 1 kg e 454 gramas de entorpecentes, além de 2 tijolos de maconha, que estavam escondidos em uma sacola debaixo do banco passageiro dianteiro. Ao conversarem com o condutor do automóvel e verificarem sua identidade, os PMs descobriram que ele já possuía passagens pela polícia pelo crime de roubo.

A autoridade policial de plantão determinou a prisão em flagrante do homem – a justiça ratificou a prisão preventiva.

PAT: mais de 60 colocações no mercado de trabalho em 2022

Com o ritmo da pandemia diminuindo e a rotina da população sendo retomada de forma gradual, o mercado de trabalho, também, começa a esquentar. Prova disso são os números divulgados pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Ibiúna, no dia 25 de fevereiro. Desde o início de 2022, ou seja, em menos de 60 dias, 66 vagas de emprego foram preenchidas através do PAT.

Os números mostram que, em média, mais de uma pessoa foi contratada, por dia, em Ibiúna, entre os meses de janeiro e fevereiro. No primeiro mês do ano, foram 25 contratações e, em fevereiro, mais 41. Destaca-se uma vaga para Pessoa com Deficiência, numa parceria entre as Secretarias de Indústria e Comércio e de Direito da Pessoa com Deficiência.

Saldo positivo em 2021

O saldo de empregos com carteira assinada em Ibiúna no ano de 2021 foi de 1.235 novas vagas, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. No período, foram 5.272 contratações e 4.037 demissões. O saldo ibiunense foi maior do que cidades vizinhas como São Roque (988), Piedade (434), Vargem Grande Paulista (1.026) e Mairinque (883).

Prefeito anuncia reativação da base da GCM no Verava

Em até um mês, a Prefeitura de Ibiúna pretende reativar a base da Guarda Civil Municipal (GCM) no bairro do Verava, que funcionará 24 horas, segundo o prefeito Paulinho Sasaki (PTB)

anunciou em reunião com secretários e vereadores. O prefeito afirmou que, além do aumento da segurança, visa diminuir o tempo de atendimentos as ocorrências na região do Verava. Pág. 03

03 de Março de 2022
Quinta-feira,
EDIÇÃO
408
Rua Colômbia será mão única, sentido a Mario Arizono (Centro de Saúde)

Começou 2022

Estamos de volta, com a primeira edição impressa de 2022. Nossa pequena equipe esteve, até então, concentrada em produzir a 26ª edição do guia Fone-Fácil 2022, que passa a ser distribuído a partir de amanhã (4). Dizem que o ano começa somente após o carnaval. A frase é uma brincadeira, mas, em alguns aspectos, parece ser verdade. Com o mês de janeiro de férias escolares e o curto mês de fevereiro, o carnaval, no fim do segundo mês, é o principal feriado prolongado do semestre. Por isso, passados o principal mês de férias escolares, o curto fevereiro com o feriado prolongado, pode-se dizer que o ano engatou a quinta marcha e está acelerando. E 2022 tende acelerar, de fato. Afinal, é ano de eleições gerais e de Copa do Mundo.

Um fato lamentável e triste, porém, marcam o início de 2022 e, certamente, trará consequências por todo o decorrer do ano. A invasão na Ucrânia por parte da Rússia, atemoriza o mundo e as suas principais nações. O poder bélico dos russos é o principal motivo que afasta os países mais ricos e poderosos em defender, de forma mais enfática, a frágil Ucrania, diante da força da Rússia. É um dos momentos mais temerosos do mundo após o fim da Guerra Fria.

Não bastasse a pandemia – que está caminhando para o seu fim –, em que, com juras de amor, as pessoas prometeram abraços e alegrias quando terminasse de vez o confinamento, o noticiário, no entanto, é de guerra, infelizmente. Os tempos que vivemos são sombrios e o futuro é tenebroso.

Ainda assim, 2022 é eleitoral. Esse deve ser, a partir desse mês de março, a tônica das conversas e das informações. O jornal VOZ de IBIÚNA, mais uma vez, trará aos seus leitores tudo o que precisam saber para definir o voto. Certo de que as mídias sociais e os grandes veículos de comunicação darão ênfase a, por enquanto, polarizada disputa nacional e estadual. Mas, a nível local, não podemos nos eximir da responsabilidade de informar os leitores sobre os deputados, independente de suas bandeiras ideológicas, que, de certa forma, atuaram para contemplar o município com seus trabalhos. Para ter ideia, dos 16 deputados estaduais e federais eleitos, mais votados de Ibiúna em 2018, apenas metade retribuíram os votos com viabilização de recursos ou intermediaram melhorias para o município. A outra metade, se quer, visitou a cidade nos últimos quatro anos.

É, portanto, fundamental que os (e)leitores tenham informações que possam ajuda-los nas escolhas, de forma consciente, sabendo que, quanto mais próximos os parlamentares eleitos estiverem do município, maior a probabilidade de contribuírem com o seu desenvolvimento. E o VOZ de IBIÚNA não se eximirá dessa responsabilidade.

Uma boa leitura a todos e até a próxima edição.

Rússia x Ucrânia: o que temos a ver com isso?

Ana Cristina Piletti fatores, também depende da Ucrânia para fornecer gás natural para clientes da Europa.

Na madrugada do dia 24 de fevereiro, a Rússia deu início aos ataques militares em cidades da Ucrânia, deixando ao menos 198 mortos, 1.115 feridos e 200 mil refugiados até o momento (CNN, 26/ 02/2022; Agência Brasil, 27/02/ 2022).

A tensão entre os dois países é histórica tendo em vista que, durante décadas, a Ucrânia foi dominada pelo Império Russo e, posteriormente, pela União Soviética, conquistando sua independência somente no ano de 1991. Desde então, este país, fronteira ocidental para a Rússia, estreitou suas relações com o ocidente, ampliando o temor russo de ter seu poder político e econômico prejudicado, porque, entre outros

O atual conflito militar traz drásticas consequências econômicas, sociais, políticas e humanitária para todos nós. Além do risco para a democracia, os impactos da guerra refletem no crescimento econômico, na inflação e nas transações comerciais. Inclusive, boicotes nessas esferas têm sido uma das principais formas de combater o conflito e apoiar a Ucrânia. Por exemplo: alguns estados americanos suspenderam a compra e venda de vodca russa. Canadá, França, Itália, Alemanha, Dinamarca, Lituânia e Islân-dia decidiram fechar o espaço aéreo para voos da Rússia. A federação de futebol da República Tcheca anunciou que se

8 de março - Dia Internacional da Mulher

recusará a enfrentar a Rússia nas eliminatórias para a Copa do Mundo. O time de futebol Manchester United, da Inglaterra, rompeu o contrato de patrocínio com a companhia aérea russa Aeroflot. A Austrália anunciou ajuda à Ucrânia com equipamentos militares não letais e suprimentos médicos. Os países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) assinaram uma carta criticando os ataques russos à Ucrânia, sendo que Argentina, Bolívia, Nicarágua, Cuba e o Brasil não assinaram o documento.

Aliás, dias antes dos ataques militares à Ucrânia, o presidente brasileiro esteve na Rússia para negociar a compra de fertilizantes, afirmando, posteriormente, que se solidarizava com os russos. O fato estremeceu as relações com os Estados Unidos e demais países do mundo. Para Jen Psaki, porta voz da Casa Branca, “Eu diria que a vasta maioria da comunidade global está unida em uma visão compartilhada, de que invadir um outro país, tentar tirar parte do seu território, e aterrorizar a população, certamente não está alinhado com valores globais e, então, acho que o Brasil parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global”. (G1, 18/02/2022).

Enfim, direta ou indiretamente, todos são afetados pelo conflito. Primeiro porque somos todos seres humanos e sociais, por isso, em tese, a destruição de cidades e morte de civis e crianças inocentes deveriam nos chocar e sensibilizar. No mais, porque somos seres políticos e econômicos que dependem das relações comerciais para garantir nossa liberdade de escolha, poder de compra, acesso a bens diversificados de consumo e condições dignas de vida.

Júlia Tanaka e a retirada do país da Primeira Guerra Mundial. Popular entre os países comunistas, o Dia Internacional da Mulher só se popularizou no Ocidente a partir de 1975, ano em que a Organização das Nações Unidas reconheceu formalmente a data.

Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também serve como um alerta sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.

A ideia de uma celebração internacional dedicada às mulheres surgiu em 1910, como uma proposta da dirigente socialista alemã Clara Zetkin. A data, entretanto, só foi escolhida depois de 8 março de 1917, quando um grupo de mulheres realizou uma manifestação em Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia. Elas pediam melhores condições de vida

Desde então, a data procura destacar as conquistas das mulheres: sociais, políticas e econômicas que elas vêm alcançando nos últimos tempos.

Vereadores aprovam revisão dos subsídios dos agentes políticos

Os vereadores aprovaram, no dia 22 de fevereiro, projeto de Lei que concede aumento de 10% aos agentes políticos do município. A iniciativa do projeto foi do prefeito Paulinho Sasaki (PTB). Na prática, a Lei reajusta os vencimentos dos cargos de prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores; foi aprovado com 11 votos favoráveis e dois contrários. Um

vereador esteve ausente e o presidente da Casa não votou.

Segundo assessoria de imprensa da Câmara Municipal, o índice equivale a 10,06%, relativo à reposição inflacionária com base na variação do Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), retroativo a 1º de janeiro deste ano.

GCM atuou em diversas ocorrências no feriado

Durante o feriado de carnaval, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Ibiúna intensificou os trabalhos visando garantir a segurança dos munícipes e dos visitantes que passaram o feriado em Ibiúna. Como resultado dos trabalhos, a GCM atendeu diversas ocorrências ao longo desses dias, dentre elas, tráfico de substâncias entorpecentes, acidentes de trânsito, furtos e violência doméstica.

Somente de entorpecentes, foram apreendidas 84 mudas de Canabis, 3 kg de maconha, 16 buchas de maconha, 68 papelotes de cocaína e 35 pedras de crack.

Segundo o comandante da Guarda, Dito Santo, a corporação também atendeu diversas solicitações de perturbação do

sossego, bem como a fiscalização dos bares quanto ao cumprimento da Lei 1080/05, que determina o horário de funcionamento dos comércios em nosso município. Realizaram ainda operações de trânsito, com objetivo de garantir a segurança no trânsito e realizar o trabalho preventivo.

Página- 2 Quinta-feira, 03 de Março de 2022 EDITORIAL D IRETORA : Júlia Tanaka
J ORNALISTA RESPONSÁVEL
GERAL: Carlos Roberto Marques Jr. - MTB 84.493/SP C ONSULTORIA . J URÍDICA : Delícia Fernandes dos Santos ARTE: Alêx Vitor Braga do Nascimento DIAGRAMAÇÃO: Alêx Vitor Braga do Nascimento Carlos Roberto Marques Jr. As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos autores. C ONS.
Saito A DMINISTRAÇÃO E D ISTRIBUIÇÃO : Jornal VOZ DE IBIÚNA Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP - CEP: 18150-000 T EL.: (15) 3241-1325
(15)
jornalvozdeibiuna.com.br R EDAÇÃO: Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP IMPRESSÃO: Gráfica Atlântica T IRAGEM: 8.000 exemplares T. ACUMULADA
- MTB 84.492/SP
E REVISOR
REDAÇÃO : José Gomes (Linense), Ana Cristina, Luiza Pontes e Carolina
/
99605-6875
: 4.040.000 exemplares

Prefeito anuncia reativação da base da GCM no Verava

O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) anunciou, no fim de fevereiro, a reativação da base da Guarda Civil Municipal (GCM) no bairro do Verava, que funcionará 24 horas. Segundo assessoria de imprensa da Prefeitura de Ibiúna, a ação deve ser entregue em um mês.

O anúncio da reabertura aconteceu em uma reunião, no gabinete do prefeito, que contou com a participação do vice-prefeito Alexandre Bello (MDB), dos vereadores Ronie Von (PP) e Walmir Júnior (PSC), dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Governo e Segurança Pública, Fábio Bello, Tiago Albertim e Marcelo Godinho, respectivamente, além do comandante da GCM, Dito Santos; do subcomandante Moraes e

empresários do bairro.

O prefeito afirmou que, além do aumento da segurança, visa diminuir o tempo de atendimentos as ocorrências na região do Verava. “Há muitos anos os moradores da região do Verava esperam por essa reativação. Prometemos na campanha e, hoje, anunciamos essa

O nosso eterno Doutor

Claudino Pilleti

importante conquista. Além de mais segurança no bairro e bairros adjacentes, tomamos essa iniciativa com o intuito de diminuir a distância entre solicitação e atendimento de ocorrências, já que uma viatura saindo de Centro, leva cerca de 30 a 40 minutos para chegar no Verava”, explicou Sasaki.

Terapeuta de Ibiúna lança livro

O livro “Use a Mente a Seu Favor”, de autoria da terapeuta Mariana Giancoli, foi lançado na última semana. Segundo a autora, a finalidade da obra é apresentar ao leitor uma nova visão sobre o tema “capacidade” e como a mente pode ser programada para realizar esta descoberta. Nele, a escritora ensina técnicas de

a Mente a seu Favor”.

Programação Neurolinguística (PNL), compartilha experiências pessoais que foram transformadoras, menciona alguns casos de atendimento, oferece exercícios práticos e citações de personalidades que Mariana tem como referência. “Escrevi com cuidado para ser de fácil interpretação e atingir jovens e

Lojas Mari foi inaugurada em Ibiúna

Ibiúna agora conta com a Lojas Mari, em um grande prédio, com três pavimentos. Após o enceramento das atividades da antiga loja Kami (que era localizada em frente), a Mari surge como opção de compras para os ibiunenses.

No subsolo do prédio fica o estacionamento com 23 vagas para veículos e 9 motos, além de 9 vagas em frente à loja.

A nova Lojas Mari foi inaugurada no último dia 21 de fevereiro e irá proporcionar aos seus clientes maior comodidade, conforto e segurança. O supervisor da rede, Marcel Hataka, disse que Ibiúna merece uma nova loja, maior e mais moderna, para atender os clientes. Ele afirmou que pretende aprimorar e atender cada vez mais as

necessidades dos clientes, trazendo novos produtos. “As lojas Mari oferecem 32 empregos diretos e mais 10 indiretos aos ibiunenses”, disse Marcel.

Você que ainda não conhece as Lojas Mari, vale a pena conferir a variedade e os baixos preços. São produtos alimentícios, eletrônicos, ferramentas, decorações, brinquedos, papelaria, presentes e utilidades. A novidade é a ‘Mary Beauty’ com uma variedade de produtos de Make, skincare, bijoux e acessórios.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, 9 às 19 horas. Aos domingos e feriados das 9 às 13 horas. Está localizada na Av. Fortunatinho, 235 – Centro, Ibiúna. Instagram: @lojasmari.

adultos que querem se conhecer melhor”, explica a terapeuta. “Meu propósito é ajudar as pessoas a se reconhecerem como seres capazes e a encontrarem um sentido real na busca de seus sonhos”. Para ela, os principais pontos do livro são as dinâmicas de PNL que auxiliam nesta trajetória de autoconhecimento. Adquira o seu exemplar pelo perfil: www.instagram/ marianagiancoli ou (15) 3248-4315.

O gaúcho Claudino Pilleti (1942-2021), colunista e um dos fundadores do VOZ, faleceu em 16 de dezembr o último . A edição passada do jornal registrou o último artigo do querido Claudino. Ele escrevia sobre os mais diversos assuntos, artigos, crônicas de humor e críticas. Pedagogo, filósofo, professor universitário, Claudino lecionou por alguns anos na Pontífice Universidade Católica (PUC) de Campinas. Ele fez Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo (USP).

Em Ibiúna desde 1986, foi o fundador da primeira faculdade da cidade, com sua esposa Maria da Glória Pilleti, a Faculdade Paulista de Educação e Comunicação (Fapec), onde lecionava com a esposa e a filha Ana Cristina, e ainda era o coordenador. Claudino foi um gênio, que gostava de ensinar e escrever – aliás, escreveu dezenas de livros, como os didáticos ‘História da Educação – de Confúcio a Paulo Freire’ e a coleção História e Vida (4 volumes), em coautoria com o seu irmão Nelson Pilleti.

Além dos didáticos, ainda anotou: “Malhas de Vinho tinto em toalhas de linho branco”, publicado com apoio da casa Valduga. Escreveu ainda, “Longa jornada em busca do empate”, que faz parte do livro “Muito além do seminário: memórias a cinco vozes”, publicado pela Letra&Vida e “Luz para Tolos”, também pela Letra&Vida. A última obra ‘A Outra

– Calcanhar de Aquiles de Todo Homem’ foi publicada em 2021, com prefácio do jornalista Carlos Rossini.

Claudino teve um currículo vasto, com bolsas de estudos em Madri, trabalhos na Alemanha e viagens para os lugares mais longínquos do continente europeu. Apaixonado por um bom vinho, era especialista na identificação da nacionalidade pelos sabores. Para a equipe que edita o jornal VOZ de IBIÚNA, a honra de tê-lo como parte do conselho editorial, com seus textos impecáveis, é maior do que todo o trabalho já publicado. Ele era, simplesmente, um ilustre Doutor (com D maiúsculo) que escolheu Ibiúna como sua casa e, por aqui, viveu seus melhores anos de vida.

“O próprio ser humano parece ter se transformado em mancha, uma ‘mancha pensante’ dizia o filósofo francês Pascal. Mas, geralmente, mais mancha que pensante. Tanto que está em vias de extinção por destruir sua própria casa, o belo, molhado e frágil planeta que habita”, escreveu, outrora, Claudino Pilleti.

ibiunense publica mais uma obra

Advogado

No dia 21 de janeiro, o advogado e escritor ibiunense Dimas Elias Atui lançou o seu quarto livro, intitulado ‘Direito da Usucapião Cartorial e Judicial – Doutrina, Prática e Jurisprudência’. O conteúdo técnico foi publicado pela Editora Rumo Jurídico.

Segundo o autor, a obra trata das questões processuais, materiais e técnicas da usucapião conforme legislação atual, que permite o processamento direto em cartório, sem prejuízo do manejo da Ação Judicial. “Assim, o leitor, operador e advogado encontrará no livro a teoria e a prática elementar à obtenção da usucapião, seja ela imóvel (rural e urbana), móvel

(veículos), de servidão, modalidade coletiva (Est. das Cidades) e Lei 13.465/2017 – REURB; Usucapião de laje e indígena”, explica o autor.

Nas 710 páginas o interessado se deparará com o exame do Provimento Nº 65/2017 do CNJ que disciplina e orienta o processamento da usucapião nos cartórios de notas e Registros; a parte prática contém em seus adendos 23 modelos de requerimentos e petições iniciais que estarão disponíveis no site da editora aos adquirentes da obra – essencial na matéria. Aquisições com o autor podem ser feitas via e-mail: dimasatui@gmail.com ou whats (15) 99716-1330.”

Página- 3 Quinta-feira, 03 de Março de 2022
“Use

Recapeamento da rodovia que liga Ibiúna a São Roque em ritmo acelerado

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), está realizando a obra de recapeamento da Rodovia Prefeito Quintino de Lima, que liga Ibiúna à São Roque. A obra tem valor superior a R$ 16 milhões.

A Prefeitura de Ibiúna divulgou uma nota sobre o início das obras, em que o prefeito Paulinho Sasaki (PTB) comemora a benfeitoria. “É uma obra muito importante, pois a rodovia é muito utilizada pelos ibiunenses e por turistas que nos visitam aos fins de semana. Aproveito para agradecer o apoio

do deputado Vitor Lippi (PSDB) nesta importante conquista e ao Governo do Estado, por estar realizando a obra que beneficiará milhares de pessoas”, disse Sasaki.

Outras rodovias também estão sendo contempladas pelo Governo do Estado, como a que liga Ibiúna a Mairinque e a Avenida Antônio Falci, conhecida como Marginal.

Empório do Churrasco & Adega

Tomar aquela cerveja gelada com um saboroso espetinho de carne, porque ninguém é de ferro. Ibiúna agora tem um lugar ideal para o happy hour com os amigos ou um momento especial com a família, trata-se do Empório do Churrasco & Adega, inaugurado no último dia 11. Espetinhos de carne, frango, calabresa, coração, medalhão, queijo coalho e pão de alho da qualidade dos espetinhos Mimi. Além dos espetinhos para consumir no local, o empório disponibiliza produtos para você fazer um delicioso churrasco em sua casa.

O Empório do Churrasco & Adega oferece também variedades de bebidas, cervejas de todas as

marcas, sucos, o delicioso sorvete Kascão na casquinha, sundae, milk shake, além de salgadinhos assados na hora. O ambiente é aconchegante, espaçoso, higienizado – local Ideal para você relaxar e se divertir com a família

e/ou os amigos. Venha conhecer o Empório do Churrasco & Adega, localizado na Rod. Bunjiro Nakao km 72,5, n° 2015, em frente ao Agro Godinho. Tel. (15) 3199-0287 – (15) 997562173 (Whats).

Deputados visitam Ibiúna

Há 7 meses da eleição desse ano, deputados estaduais e federais intensificaram as agendas no município nos últimos meses. Os parlamentares (ou précandidatos) visitam o município e anunciam a destinação de recursos.

Alexandre Frota

No início de fevereiro, o deputado federal Alexandre Frota (PSDB) visitou Ibiúna. Ele esteve no Paço Municipal, onde foi recebido pelo prefeito Paulinho Sasaki (PTB). O chefe do executivo de Araçariguama, Rodrigo Andrade (Republicanos), também esteve no encontro. Frota anunciou a destinação de recursos para os dois municípios, na ordem de R$ 200 mil para cada cidade.

Missionário José Olímpio

Em meados de fevereiro, o vereador de São Paulo Missionário José Olímpio (União Brasil) também visitou o prefeito Paulinho

Antonio Donato, ilustre morador de Ibiúna dos fins de semana

Vereador na capital paulista em seu quinto mandato, o administrador de empresas Antônio Donato Madormo é um ilustre morador do município aos fins de semana, onde possui chácara de veraneio. Ativo na vida pública, Donato foi presidente da Câmara de São Paulo entre 2015 e 2016; antes, foi secretário das subprefeituras no governo da ex-prefeita Marta Suplicy, e secretário de governo do exprefeito Fernando Haddad (PT).

Ele conta que possuí propriedade em Ibiúna desde 2006, mas começou a construir sua chácara em 2009. Em média, uma vez por mês está no município com sua família.

Petista, Donato possui relação próxima com o ex-presidente Lula (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto para a presidência da República. Para as eleições deste ano, ele diz ter expectativa “bastante positiva”. “O Brasil não aguenta mais quatro anos de Bolsonaro. E as pesquisas mostram sua grande rejeição e, por outro lado, apontam Lula como a grande esperança de dias melhores para o povo brasileiro”.

Sobre o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), précandidato ao governo do Estado,

Donato diz ter certeza que Haddad terá olhar especial para as cidades do interior. “Ele é uma pessoa muito preparada e que está estudando o estado com afinco. Com certeza saberá apontar rumos de desenvolvimento econômico e social para cada região de São Paulo”, declarou. Sobre a aliança de Lula e Geraldo Alckmin (sem partido), para concorrer a presidência da República, com Alckmin como vice, o vereador paulistano disse que considera positiva. “É hora de juntar todos aqueles que querem reconstruir o Brasil depois desse desastre do governo Bolsonaro. Lula, hoje, é quem tem melhores condições de unir o país novamente. E Alckmin tem essa mesma compreensão. Formarão uma grande chapa”, diz Donato.

A ameaça das fake news à democracia

Sasaki. Ele já foi deputado federal e é pai do deputado estadual Rodrigo Moraes (União Brasil); o Missionário prometeu encaminhar uma emenda de R$250 mil para Ibiúna, através do seu filho.

Márcio Nakashima

O deputado estadual Márcio Nakashima (PDT) também visitou Ibiúna em fevereiro. Durante o encontro, o parlamentar informou

Arrecadação de IPVA em janeiro é a maior da história

No mês de janeiro, o repasse do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Governo do Estado de São Paulo, para Ibiúna foi o maior para o mês em toda a história. Segundo o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do governo paulista, no mês, o repasse ao município foi de R$ 4.377.222,55, ou seja, mais de 4 milhões e trezentos mil reais. O valor foi superior à de 2021,

quando alcançou R$ 4,06 milhões.

O valor referente ao mês de fevereiro de 2022 ainda não foi divulgado. Vale lembrar que 50% do valor arrecadado do IPVA é transferido aos municípios.

A alta na arrecadação, se deve, sobretudo, pelo aumento no valor dos carros usados, que impacta no imposto. A partir desse ano, em São Paulo, o IPVA pode ser parcelado em até cinco vezes.

que contemplou Ibiúna em suas emendas impositivas com um valor de R$ 500 mil para o setor de saúde, que deverá, segundo a prefeitura, custear o Caminhão da Saúde, que está atendendo casos de Covid-19, em frente ao Hospital Municipal.

Pelo cenário político em que vive o Brasil, as eleições de outubro vão ser de muitos debates – pelo menos por parte da oposição – e agitação, que esperamos que não descambem para a violência como pretende a minoria de extrema direita fascista. Esta polarização ideológica é evidente nas ameaças contra a vida de políticos, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), artistas, cientistas e outras personalidades influentes da sociedade. Quem não compactua com as ideias antidemocráticas e fascistas é considerado inimigo, que muitas vezes é taxado de “comunista” pelo presidente da República e seus apoiadores.

A divulgação de fake news (notícias falsas) tem sido prática comum de Bolsonaro, seus filhos e apoiadores de dentro e fora do governo para gerar o descrédito dos brasileiros quanto às instituições democráticas. Em agosto passado, o presidente da República afirmou que as eleições de 2014 foram fraudadas sem apresentar provas. Outras vezes, afirmou que o voto eletrônico não é auditável. Muitas pessoas acreditaram nessa mentira e passaram a defender nas redes sociais o voto auditável e o retorno do voto impresso como vociferava o presidente.

A propagação de fake news pelas redes sociais influenciou o resultado das eleições de 2018. Para que as próximas eleições ocorram

Carolina Saito dentro da normalidade das regras democráticas, o novo presidente do Tribunal Superior eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, disse que umas das prioridades de sua atuação frente à Corte é o combate à desinformação. O seu antecessor, ministro Luís Roberto Barroso, formalizou um acordo com as plataformas digitais – Twitter, Tik Tok, WhatsApp, Google, Facebook, Instagram, YouTube e Kwai – para combater a desinformação e a disseminação de mentiras. O Telegram não enviou nenhum representante a essa reunião, mas, posteriormente, foi obrigado a suspender as contas do bloguista bolsonarista Allan dos Santos por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Allan dos Santos é foragido da justiça e investigado em dois inquéritos, das fake news e dos atos antidemocráticos. As investigações e a suspensão de contas de quem dissemina mentiras, discursos de ódio e atos antidemocráticos em nada tem a ver com perda da liberdade de expressão como defendem os bolsonaristas. São atitudes criminosas que devem ser punidas para se evitar mais danos à democracia. A história já mostrou que foi por meio da disseminação de mentiras que o governo nazista instigou nos alemães a intolerância e o ódio contra os judeus.

Página- 4 Quinta-feira, 03 de Março de 2022
Prefeito Paulinho e vice Alexandre recepcionaram o deputado Márcio Nakashima Foto: Folha de São Paulo

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.