Ed. 405

Page 1

405

Viva às Crianças!

Ibiúna tem nova ambulância UTI e viatura para GCM

Centenas de ibiunenses e pessoas de outras cidades da região participaram, no último domingo (03), da manifestação “Remada pela Vida em Itupararanga” – movimento em defesa a preservação do manancial. O objetivo do en-

contro foi chamar atenção da população e autoridades para a situação crítica da represa e cobrar que a vazão do manancial possa diminuir durante a estiagem, além de outras medidas para garantir a existência do manancial. Pág. 07

Editorial É hora de nos unirmos por Itupararanga

Página 02

Prédio da Prefeitura vai se chamar Zezito Falci

Página 02

Diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Ibiúna (ACEI) é reeleita

Na Assembleia Geral Ordinária da Associação Comercial e Empresarial de Ibiúna (ACEI), realizada ontem (6), a chapa encabeçada pelo comerciante Levi Cardoso de Oliveira foi reeleita para o próximo triênio.

Foi apresentada apenas uma chapa da atual diretoria da ACEI que foi reeleita. Ela é constituída por: Presidente: Levi Cardoso de Oliveira; Vice-Presidente: Almir da Silva; 1° Tesoureiro: Igor Romanciuk; 2° Tesoureiro: Eduardo Gonçalves; 1° Secretário: Arlison Meireles; 2° Secretário: Péricles Bifano. Membros do Conselho Deliberativo: 01: Carlos Tadeu Ribas; 02: Marcelo Barbagalo; 03: Wilson Rodrigues da Silva; 04: Francisco José Sá de Moura; 05:

Mário Pires de Oliveira Filho; 06:

Carlos Zaqueu de Lima; 07: Guilherme Pacheco Tomita; 08: Bruno Takeshi Nakati; 09: Thelma Cristina da Silva Andrade

Página 03

Covid Ibiúna: 166 vítimas

Os números das vítimas da Covid-19 continuam com média móvel em queda em Ibiúna; até a tarde de ontem (6), eram 166 vítimas. A última morte em decorrência do vírus foi registrada no dia 22 de setembro. Mais de 47 mil pessoas já tomaram a segunda dose da vacina no município ou imunizante de dose único.

Atualmente, 50 pessoas aguardam resultados dos exames para confirmar a doença. 51 estão em isolamento domiciliar. Duas pessoas estão internadas com Covid.

O prefeito de Ibiúna, Paulinho Sasaki (PTB), entregou, na quintafeira passada (30), as chaves da ambulância UTI 0KM e da nova viatura da Guarda Civil Municipal (GCM), em solenidade que aconteceu no Paço Municipal.

A ambulância UTI foi adquirida através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Sargento Neri (Solidariedade) e é a primeira do município com equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva. Pág. 02

Dia 12 tem festa na Praça para a criançada

A Prefeitura de Ibiúna realizará, na próxima terça-feira (12), a Festa do Dia das Crianças, das 13h às 18h, na Praça da Matriz, com objetivo de levar alegria e diversão para meninas e meninos de Ibiúna.

Entre as opções de brincadeiras para as crianças, estão: piscina de bolinhas, cama elástica, tobogã, touro mecânico, futebol de sabão, atividades de recreação,

além de pipoca e algodão doce.

“Estamos passando por momentos difíceis, apesar do avanço da vacinação e, consequentemente, no número de casos de contaminados, internados e óbitos, mas as crianças sofreram muito nessa pandemia, como todos, então resolvemos celebrar esse dia e proporcionar aos pequenos ibiunenses essa alegria’, disse o prefeito Paulinho Sasaki (PTB).

Prefeitura repassa R$ 200 mil em Projetos Culturais

A Prefeitura de Ibiúna lançou, três editais de Chamamento Público para a seleção de projetos culturais, com auxílio de R$ 4 mil por projeto. Os recursos são encaminhados para os munícipes pelo Ministério do Turismo, através da Lei Aldir Blanc de Emergência à Cultura.

A Lei visa prestar auxílio aos espaços culturais e aos profissionais do setor de cultura e turismo que sofreram com a paralisação das atividades durante a pandemia. Os editais, divulgados pela Prefeitura de

Ibiúna, foram divididos em três modalidades, sendo eles: Subsídio Mensal aos Espaços Culturais, Apresentações Artísticas e Ações Formativas e Projetos CulturaisCentenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Para apresentar projetos é obrigatório estar inscrito no Cadastro Municipal de Artistas, disponível no campo Serviços Online no portal da Prefeitura. Os editais podem ser acessados junto aos demais documentos referentes a Lei Aldir Blanc.

Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021 EDITOR-CHEFE: JODI TANAKA • IBIÚNA 07 DE OUTUBRO DE 2021 • COM O POVO E A VERDADE EDIÇÃO
“Remada pela vida em Itupararanga” atraiu público de Ibiúna e região
Presidente reeleito, Levi Cardoso de Oliveira
Ibiúna registrou saldo positivo de empregos em Agosto

EDITORIAL

É hora de nos unirmos por Itupararanga

Nesse espaço, já defendemos a represa de Itupararanga como um atrativo turístico, um cartão postal do município, com uma riqueza que transcende os benefícios hídricos, interferindo diretamente na economia, no mercado imobiliário e na geração de empregos de Ibiúna – cidade que detém a maior parte do manancial em seu território. Apenas pela questão hídrica, todos os esforços para manter a qualidade das águas já valem à pena. No entanto, pelo que temos notado, falta engajamento das autoridades da região em políticas públicas emergenciais, a fim de intervir para que a represa não seja afetada também pela ação humana, afinal, já basta a falta de chuvas.

Conforme artigo publicado nessa edição, da ambientalista Viviane Oliveira, diretora da SOS Itupararanga, a cota atual do manancial é de 817,74m, apenas 24 cm acima da cota mínima. A informação mais preocupante: enquanto a vazão afluente é de 1,03 m³, a defluente (que sai do reservatório) é de 5,45 m³/s. O valor é formado, principalmente, por: 1,95 m³/s para o abastecimento da cidade de Sorocaba e 3,5 m³/s para a Votorantim Energia. Enquanto medidas de contenção não forem tomadas, a represa caminha para chegar ao volume morto.

No jornal Nacional (principal telejornal do país), do último sábado, o manancial ibiunense recebeu destaque, com a triste nota introdutória: “Um dos maiores reservatórios de água do interior do estado de São Paulo está secando”. Segundo a reportagem, a capacidade é de 22%, devido à pior crise hídrica dos últimos 90 anos – mas também devido ao consumo desenfreado de inúmeros empreendimentos que surgem as margens da represa, sem qualquer controle; das plantações com usos de agrotóxicos que desembocam diretamente nas águas, além da falta de coleta de esgoto em bairros próximos aos rios que formam o manancial e que são, por conta disso, despejados no manancial.

No último fim de semana, centenas de pessoas participaram de um protesto. E, de fato, é preciso que as autoridades locais e regionais não poupem esforços para diminuir, ao máximo, o montante de água que sai do reservatório diariamente. Votorantim Energia e a Prefeitura de Sorocaba não podem tardar em tomar atitudes drásticas para o racionamento de água e as autoridades de Ibiúna também não podem omitir-se dessa discussão.

Uma boa leitura a todos e até a próxima edição

Ibiúna tem nova ambulância UTI e nova viatura GCM

O prefeito de Ibiúna, Paulinho Sasaki (PTB), entregou, na quinta-feira passada (30), as chaves da ambulância UTI 0KM e da nova viatura da Guarda Civil Municipal (GCM), em solenidade que aconteceu no Paço Municipal.

A ambulância UTI foi adquirida através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Sargento Neri (Solidariedade) e é a primeira do município com equipamentos de Unidade de Terapia Intensiva, que ajuda no atendimento e transferências de casos mais graves – atendendo uma so-

licitação do vereador Lucas do Samu (MDB). O Parlamentar firmou compromisso de encaminhar outro recurso para que uma nova ambulância seja adquirida, em 2022.

A nova viatura da GCM, uma SUV modelo Trailblazer 4x4, foi adquirido por recursos próprios da Prefeitura de Ibiúna, e ajudará a Guarda chegar a locais de difícil acesso.

“Estamos trabalhando para que Ibiúna retorne ao caminho do desenvolvimento e estamos conseguindo. Hoje, entregamos as chaves da ambulância UTI, que é a primeira que o município tem nesse modelo, e para a nova viatura da GCM. São duas questões importantes do município: Saúde e Segurança. Aproveito para agradecer o deputado estadual Sargento Nei pelo recurso e por ser um ilustre ibiunense, que tem apoiado e ajudado nossa gestão”, finalizou.

Além do prefeito e do deputado, compareceram à solenidade o vice-prefeito Alexandre Bello (MDB), vereadores, secretários, funcionários públicos e munícipes.

Prédio da Prefeitura vai se chamar Zezito Falci

Os vereadores aprovaram projeto de Lei, de autoria do prefeito Paulinho Sasaki (PTB), para nomear o prédio da Prefeitura de Ibiúna como José Vicente Zezito Falci, em homenagem ao ex-prefeito, que faleceu em março deste ano. O projeto de Lei Ordinária nº 91/2021 foi aprovado por unanimidade dos parlamentares.

Durante a sessão em que a proposta foi apreciada, a esposa, filhos, genro e um neto do homenageado estiveram presentes na Câmara e agradeceram a homenagem, após ouvir quase todos vereadores lembrarem com carinho da competência e simpatia do ex-prefeito.

Breve histórico

José Vicente Falci, mais conhecido por Zezito Falci, é considerado um dos prefeitos que mais realizou obras públicas no município de

Ibiúna. Entre as realizações, figuram a construção do prédio do Paço Municipal e da Rodoviária.

Ainda muito jovem, aos dezoito anos, foi eleito vereador na década de 1950, sendo presidente da Câmara, em 1959. Foi reeleito outras vezes, como em 1969 e 1972.

Se elegeu prefeito em 1982, comandando o Poder Executivo de Ibiúna, sendo reeleito em 1992. E sempre pelo mesmo partido, o antigo PMDB.

Zezito tinha uma relação com a população marcada pela simpatia e carisma. Ele faleceu em 17 de março deste ano, aos 88 anos de idade. Deixou esposa, uma filha, um filho e três netos.

A prefeitura de Ibiúna decretou luto oficial de três dias no município. E a partir da aprovação da lei, já passa a nomear o Paço Municipal.

Ibiúna agora tem estação agrometeorológica

Conectada e sensível quanto à necessidade do acompanhamento do clima, visando estar preparada e apta a responder de forma ágil aos extremos climáticos, instalou no dia 28 de setembro uma estação agrometeorológica automática em Ibiúna, no espaço da Coopertiva Agropecuária de Ibiúna (Caisp). O aparelho permite acompanhar e registrar diferentes parâmetros climáticos, tais como chuva, temperatura, velocidade do vento e outros.

A estação é fruto de um projeto financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), adquirida e gerida pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag) e parte de um esforço conjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto

Agronômico (IAC) e da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS). Orivaldo Brunini, diretor da Fundag, destaca a importância da manutenção e ampliação dessa rede, que hoje já conta com mais de 220 estações espalhadas pelo Estado. Antoniane Arantes da CATI/CDRS agradece o empenho da Casa da Agricultura de Ibiúna e da Caisp (Cooperativa Agropecuária de Ibiúna) na escolha do local da estação, e reforça a necessidade da população se ver parte do projeto, consultando as informações e fazendo uso dela em suas várias atividades diárias, zelando pela sua manutenção a longo prazo.

Mais informações em: http:// ciiagro.org.br/.

DIRETORA :

Júlia Tanaka - MTB 84.492/SP

JORNALISTA R ESPONSÁVEL E REVISOR GERAL:

Carlos Roberto Marques Jr. - MTB 84.493/SP

C ONSULTORIA . J URÍDICA : Delícia Fernandes dos Santos

ARTE: Guilherme Oliveira Silva

DIAGRAMAÇÃO: Carlos Roberto Marques Jr.

Claudino Piletti, Luiza Pontes e Carolina Saito

ESTÁGIARIA: Vanessa de Oliveira Godinho

A DMINISTRAÇÃO E D ISTRIBUIÇÃO : Jornal VOZ DE IBIÚNA

Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP - CEP: 18150-000

TELEFAX .: (15) 3241-1325 www.jornalvozdeibiuna.com.br

REDAÇÃO: Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP

IMPRESSÃO: Gráfica Atlântica

TIRAGEM : 8.000 exemplares

CONS . REDAÇÃO : José Gomes (Linense), Ana Cristina, As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos autores.

T. ACUMULADA : 4.016.000 exemplares

Página- 2 Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021
Familiares do ex-prefeito acompanharam sessão, na Câmara Municipal

Agosto registrou maior saldo de empregos de Ibiúna dos últimos dois anos

No mês de agosto, a cidade de Ibiúna registrou um saldo de 241 novas vagas de empregos com carteira assinada – o maior resultado desde o início da pandemia. No acumulado desse ano são 804 novos postos de trabalho. O montante é a subtração das 3.272 contratações, com os 2.468 desligamentos. Segundo os dados, publicados pelo Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, Ibiúna conta com 15.071 pessoas com emprego com carteira assinada.

Em agosto, foram 581 contratações e 340 desligamentos. Os setores que tiveram maiores

saldos foram: indústria, com 119 novas vagas, serviços (115) e comércio (30). O setor de construção, no entanto, teve resultado negativo nas vagas: Foram 32 demissões, ante 3 contratações apenas.

Para o prefeito Paulinho Sasaki (PTB), o número reflete a credibilidade da administração, que está conseguindo reestruturar o município em diversas áreas e investir na geração de renda e emprego. “Ainda temos muito a se fazer, mas os primeiros passos já foram dados. Nossa intenção é fomentar a agricultura, o turismo e atrair empresas ao nosso município para que esses números aumentem ainda mais”, disse Sasaki.

O Desaparecimento da Infância

Região Na região, São Roque registrou 343 novas vagas (1030 admissões e 687 demissões) em agosto. Em todo o ano de 2021, a cidade do vinho, porém registrou saldo inferior ao de Ibiúna: 539 vagas. Em Piedade o saldo de agosto foi de, apenas, 03 vagas. No acumulado de 2021, são 273 empregos criados no município vizinho. Em Vargem Grande Paulista foram criadas 10 novas vagas no mês de agosto. No acumulado, o saldo do município é de 988 vagas. Em Mairinque, o saldo de agosto foi de 42 novas vagas. O acumulado em 2021 é de 1181 novos postos de trabalho – o maior da região.

Venda de miojo impulsiona emprego e receita pública em Ibiúna

Carlinhos Marques carne de segunda subiu 40% nos últimos 12 meses. Um quilo de tomate pode custar até R$ 7. Até o simples feijão começou a pesar nas contas. Qual seria a solução para não faltar comida à mesa? A Abimapi aponta, portanto, que o miojo tem sido e deve continuar sendo o prato principal de muitas famílias brasileiras nos próximos meses.

Os dados da variação de emprego em Ibiúna chamam atenção para um número peculiar. Apesar de não ser uma cidade industrial, é o setor que tem garantido as variações de empregos positivos no município. Um dos motivos, baseado em uma avaliação empírica, pode ser o recorde na venda de miojo no país. Em economia, existem os produtos que são considerados normais – cuja venda aumenta em conformidade com a renda das pessoas –e também os produtos inferiores (termo técnico utilizado), para descrever produtos que aumentam a venda em decorrência da queda de renda da população. Um exemplo bem propagado no Brasil é o macarrão instantâneo: famoso miojo.

Para embasar a conclusão, vale destacar que em Ibiúna está localizado um dos maiores produtores de macarrão instantâneo do país: a Nissin Foods. Em 2020, as empresas fabricantes do produto registraram um faturamento de R$ 3,1 bilhões com mais de 189 mil toneladas vendidas. O número ultrapassou o de 2019, quando o ganho foi de R$ 2,6 bilhões com as vendas de 168 mil toneladas do alimento –alta de quase 20% na receita. A venda do produto continua crescendo e os motivos, segundo a Associação Brasileira de Massas Alimentícias (Abimapi), devem-se a inflação e a queda na renda da população. O arroz dobrou de preço. A

Sobre a geração de empregos em Ibiúna, em 2020, o setor da indústria da transformação foi o que registrou a maior variação positiva dos empregos com carteira assinada do município. Foram 131 novos postos de trabalho, diante do saldo negativo de 143 vagas no setor de serviços. Em 2021, o setor industrial já soma 304 novas vagas. Número bem acima dos registrados nos últimos nove anos. De 2013 até 2020, o setor industrial, em Ibiúna, registrou uma variação positiva de 145 vagas, com as 131 criadas em 2020. Nesse ano, já são 304 novas vagas. Dessas, 257 oriundas da indústria de produtos alimentícios.

Outro dado que chama atenção, mesmo diante da crise, está à receita de Ibiúna de ICMS – o imposto estadual de Circulação de Mercadorias e Serviços, em que do valor total arrecado 25% é destinado aos municípios. De 2019 para 2020, primeiro ano da pandemia do Coronavírus, o imposto nominal variou positivamente no município, em pouco mais de 1% – vale desta-

car que no estado, a arrecadação teve variação negativa de 1,5%. Nas cidades da região, para comparar, a variação de 2019 para 2020 foi negativa em quase todos os municípios vizinhos. Em São Roque, a cidade acompanhou o estado com 1,5% negativo na variação do imposto; Piedade teve queda na receita de 2,5%; Mairinque registrou queda de 11,1%; Sorocaba, sede da região metropolitana, também apresentou receita menor, de 2,7%.

O dado, porém, que mais chamou atenção, na questão do ICMS, relaciona-se a 2020 para 2021. Até setembro, comparando com o mesmo período do ano passado, a receita do imposto aos cofres municipais variou positivamente em 34,3%. Em 2021, Ibiúna terá a maior receita de ICMS real de sua história, acima dos R$ 40 milhões.

Não é possível precisar, apenas com os dados disponíveis, qual a interferência exata da indústria do miojo na economia do município, tanto na geração de emprego quanto na arrecadação da Prefeitura de Ibiúna nos últimos dois anos, mas, diante da evidência de que o setor do macarrão instantâneo alcança recorde de vendas com a crise econômica em que o país enfrenta e Ibiúna registra variação positiva no emprego na indústria, bem como na arrecadação do ICMS, certo é de que a Nissin Foods colabora de forma significativa para os números do emprego, da arrecadação pública e, certamente, da economia local como um todo, tendo em vista a cadeia produtiva e também de consumo que a indústria interfere no município.

O autor é jornalista e publicitário; graduando em Ciências Econômicas

Claudino Piletti giu no século XVI. Mas, hoje, diz ele, esta ideia está em vias de desaparecer. As evidências de tal desaparecimento são várias: uso de drogas, alcoolismo, atividade sexual, criminalidade, etc., – comuns a adultos e crianças.

Quando coordenava as atividades de estágio das alunas do curso de Pedagogia da FAPEC (Faculdade Paulista de Educação e Comunicação), além de ler os relatórios que elaboravam, conversava com cada uma sobre as dificuldades enfrentadas. Diversas citaram a indisciplina das crianças como sendo a principal. Uma delas contoume que, na classe onde realizou o estágio, havia um menino de oito anos que só bagunçava, com o qual teve o seguinte diálogo: “Por que não para de bagunçar”. “É que não gosto de estudar”. “E de brincar?” –“Não gosto”. “Prefere trabalhar?”“Detesto...”. “Mas, afinal do que gosta?” – “De muié...”, confessou ele no alto dos seus oito anos.

Já não se fazem mais crianças como aquela do romântico poema de Casemiro de Abreu intitulado, justamente “Meus oito anos”. Nenhuma surpresa para quem, como eu, lêu o instigante livro: “O desaparecimento da infância”, no qual o professor e escritor norte-americano Neil Postman revela o elevado nível de atividade sexual entre crianças. E, de acordo com ele, podemos presumir que a televisão mantém toda população em grande excitação sexual. É o sexo transformado em produto disponível para adultos e crianças.

Neil Postman informa que a ideia de infância como estrutura social e condição psicológica só sur-

O declínio da distinção entre criança e idade adulta pode ser observado, também, na linguagem, no vestuário, no gosto e hábitos alimentares, etc., que se tornam cada vez mais homogeneizados. E, ainda, pode ser constatado através do fato de que, atualmente, muitos adultos, por sua imoralidade, perderam a autoridade. O mais grave, no entanto, é o fato das crianças imitarem a atividade criminal dos adultos e que, por isso, passam a ser consideradas adultos em miniatura.

Para ser feliz o ser humano precisa recuperar a sua infância perdida, o que não é nada fácil. Mas sempre resta uma esperança de reentrar em sua infância, pois, como lembrou o escritor francês François Mauriac, “existe, na mais suja das criaturas, uma indestrutível infância que pode a cada instante ressuscitar”. Oxalá, que nesse dia da criança, muitos possam confessar com o poeta português Fernando Pessoa: “A criança que fui chora na estrada,/ deixei-a ali quando vim ver quem sou,/ mas, hoje, vendo que o que sou é nada,/ quero ir buscar quem fui aonde ficou”.

Enfermeira pede ajuda para comprar prótese

A enfermeira Silvana Oliveira, conhecida como Silvaninha do Hospital, trabalhou por mais de 20 no atendimento de saúde do município. A servidora foi diagnosticada recentemente com trombose arterial na perna esquerda e, por conta disso, no mês de agosto, foi submetida a uma cirurgia para amputar a perna. “Após diversas tentativas cirúrgicas, em agosto, infelizmente, tive que passar pela cirurgia de amputação, foi o melhor para minha saúde”, disse Silvana.

Para conseguir comprar uma prótese, avaliada em R$ 50 mil, a enfermeira está pedindo ajuda para amigos e a população em geral. Até o momento, conseguiu arrecadar cerca de R$ 15 mil. Com a vaquinha, ela pretende comprar o utensilio para garantir mais qualidade de vida. Quem desejar, pode colaborar com Silvaninha por meio do Pix 15997963660 ou depósito na conta corrente 01016376-2, agência 0479, banco Santander.

Página- 3 Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021

Câmara Municipal sediou 3º seminário pela Proteção da Vida

O 3° seminário municipal pela Proteção da Vida, realizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Vida, aconteceu na noite do dia 24 (sexta-feira), na sede do Legislativo ibiunense. A abordagem se deu pela importância da família, do diálogo e da conscientização, com o enfoque na recente situação pandêmica, onde crianças, mulheres e toda a população foram afetados pelo isolamento, com diversas consequências, tanto na questão mental quanto nos crescentes índices de violência contra as mulheres e crianças.

O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) prestigiou o evento. A Frente Parlamentar é composta pelos vereadores Naldo Firmino (PP), Rozi da Farmácia (PSL), Lino Júnior (PSDB), Luiz Fernando Piu (Pode) e Walmir Júnior (PSC). Os vereadores Lucas do Samu (MDB) e Ronie Von (PP) também compareceram à reunião; além deles, os secretários de Segurança Pública, Marcelo Godinho, e o da Saúde, Valdir Messias.

Eli Valentim, conselheiro tutelar do município, discorreu sobre a violência infantil e a participação da família para a educação das crianças e dos jovens. “Através do Disque 100 a população pode estar fazendo denúncias sobre a violência sofrida por grupos de vulneráveis como as crianças, com as informações como endereço e tipo de violência. No caso de crime contra menores, a polícia age na prisão e o conselho tutelar age na asseguração do direito da criança”, explica Eli.

Em seguida, a presidente da

subseção OAB Ibiúna, Luciana Pilar Bini Rojo, palestrou sobre a violência contra a mulher e a legislação em proteção às mulheres. “Hoje temos a legislação e a criação de políticas públicas, tudo para assegurar os direitos, ainda mais quando crescemos tendo o reflexo de que era correto tratar a mulher como queria; hoje já temos uma evolução quanto a isso, mas sem o pulso firme no empenho de ver as ocorrências, as leis não funcionarão como devem”, esclarece Luciana.

As palestras encerraram com a apresentação das psicólogas

Daniela Barreto de Lima, diretora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Beatriz Bueno dos Santis e Kalena Gabriela Ferreira Moura, em exposição sobre os sinais da depressão, ao combate ao suicídio e a relevância da relação com a família. “Antes o julgamento que se tinha era que quem procurava ajuda psicológica era louco; as pessoas tinham vergonha de falar sobre isso. Hoje, o CAPS traz esse local de segurança e confiança para os tratamentos”, relatou Daniela.

O vereador Naldo Firmino (PP), presidente da Frente Parlamentar, reuniu os temas discorridos ressaltando a importância da família, a complementação entre homem e

que promova sexualiazação para crianças

mulher dentro do lar e na criação dos filhos, com a educação e discernimento entre o certo e o errado.

O prefeito enfatizou as consequências da pandemia, enaltecendo os trabalhos que o CAPS oferece, uma vez que com o isolamento social os atendimentos foram prejudicados. Sasaki falou ainda do retorno do CAPS Infantil. “As crianças que tanto sofreram com a falta de convívio social e a perda de pessoas próximas; aos poucos o CAPS retorna seus atendimentos agora voltado para o público no centro especializado para crianças”, destacou.

O registro do evento está na TV Câmara Online em seu canal no Youtube.

A Câmara de Ibiúna aprovou em agosto, um projeto de Lei de autoria do vereador Naldo Firmino (PP) que proíbe o poder público municipal de investir qualquer recurso em ações e eventos que promovam a sexualização de crianças e adolescentes. “A proposta é poder criar mecanismos que controle a pedofilia, à sexualização precoce e aos mecanismos que possam causar algum tipo de desvirtuação no processo de educação e formação desses jovens. A intenção não é uma manobra escondida de tentar censurar qualquer tipo de arte ou publicação, mas uma maneira de termos um conhecimento e não promovermos ‘mercados negros’ que se utilizam de meios de comunicação, divulgação e promoção de eventos para atingir a pureza das crianças e garantirem a destruição de famílias e do caráter delas apenas para um ganho indevido e para satisfação de seus prazeres”, disse o vereador.

Para Naldo, a contribuição decorre de “uma construção e resguardo da psique, do caráter da criança, do adolescente, da família e de toda sociedade”.

– Acreditamos nos meios de

comunicação e eventos que tragam conteúdos que promovam o ser humano, a criança, a família e a sociedade. Através deste mecanismo de controle do erário para não criar conflitos no município será possível a promoção destes meios de comunicação que agregam a formação no ensino e no conhecimento de cada criança e adolescente. Deixo claro aqui, que não será apenas um ganho para crianças e adolescente, mas sim um ganho para a cidade de Ibiúna, o qual promoverá principalmente os meios de arte, divulgação, artes, e eventos que querem e desejam formar e divulgar o bem de todos –, acrescentou o parlamentar.

Questionado pelo VOZ qual a opinião do parlamentar sobre o ensino sobre sexualidade para crianças e adolescentes, ele diz que é a favor da educação sexual que tenha como objetivo principal esclarecer dúvidas sobre: doenças sexualmente transmissíveis, organismo masculino e feminino, prevenção, gravidez etc. “Orientação sexual ou algo que conote a sexualização não é matéria a ser aplicada no ensino”, disse.

Página- 4 Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021
Projeto proibi poder público de investir em iniciativa
Júlia Tanaka

Prefeitura realiza aula inaugural de equoterapia

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria de Direito da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Haras Pura Vida, realizou, no último dia 29 (quarta-feira), a aula inaugural de equoterapia – a terapia realizada com cavalos. É a primeira vez que o serviço é ofertado pela Prefeitura de Ibiúna. O prefeito, Paulinho Sasaki (PTB), falou sobre a importância do serviço, que foi implantado, através de uma parceria público privada, por intermédio dos vereadores Aladin e Luiz Fernando Piu com o proprietário do Haras Pura Vida, Leandro Romano, e a Prefeitura de Ibiúna. “Hoje é um dia especial, de início de um projeto inédito em Ibiúna, no qual, mais de 100 pessoas serão atendidas através da equoterapia. Me sinto feliz e honrado de, na minha gestão, estarmos oferecendo esse serviço aos munícipes. Agradeço a todos envolvidos no projeto, ao vice-

prefeito Alexandre Bello, aos vereadores, corpo de secretários e a população, que tem nos apoiado desde o início”, disse.

A secretária de Direito da Pessoa com Deficiência, Márcia Aparecida Gerônimo, estava emocionada ao discursar sobre o início das aulas. “É uma conquista mui-

OAB Ibiúna inaugurou sede própria após 35 anos

A humanidade está ficando mais burra?

Ana Cristina Pilleti res essenciais para o desenvolvimento da inteligência(BBC,30/10/2020).

Embora ainda não exista um consenso sobre o que é ser inteligente, a grande parte da comunidade científica reconhece e aceita que os testes de inteligência podem ser uma ferramenta eficaz para aferir o Q.I. do ser humano. Esses testes buscam avaliar diferentes habilidades do indivíduo que indicam a sua capacidade cognitiva para resolver problemas dos mais simples aos mais complexos.

Até o século XX, em diversas partes do mundo, pesquisadores constataram que o Q.I. aumentou de geração a geração. Contudo, essa tendência começou a mudar. Pela primeira vez na história, estudos mostram que a inteligência do ser humano está regredindo (BBC, 30/10/2020; Veja, 01/10/2021). Por que isso está acontecendo?

De acordo com o neurocientista francês Michel Desmurget, o excesso de tempo passado diante da tela dos aparelhos digitais é um dos fatores que tem contribuído para a redução do Q.I. Para o pesquisador o excesso digital reduz a qualidade e quantidade de interações sociais, promove o sedentarismo e afeta a capacidade de concentração, fato-

Além disso, o tempo excessivo nas redes sociais, muitas vezes, promove a polarização de ideias e a supervalorização de mensagens curtas e imagens impactantes, fragmentando o discurso e esvaziando o debate. Para o pesquisador Philip Boucher “As pessoas entram nas chamadas bolhas de filtragem, onde são expostas a olhares condizentes com seu perfil e blindadas de pontos de vista destoantes” (Veja, 01/ 10/2021).

Certamente as novas tecnologias de comunicação foram e ainda são essenciais para o desenvolvimento da humanidade. Inclusive a sua criação foi fruto da inteligência humana. A partir delas superamos barreiras do tempo, do espaço e da democratização do conhecimento. Ocorre que o resultado do seu uso indiscriminado e acrítico pode ser justamente a formação de uma geração incapaz de criar soluções consistentes para os problemas do mundo e de suportar incertezas. E, como diria Immanuel Kant, justamente “avalia-se a inteligência de um indivíduo pela quantidade de incertezas que ele é capaz de suportar”.

to importante para todos nós. Fico emocionada ao falar, pois sabemos como é especial esse momento e quero agradecer a todos que apoiam e não mediram esforços para estarmos aqui, hoje, realizando essa aula inaugural, que irá beneficiar e mudar a vida de centenas de ibiunenses”, disse.

A parceria – A parceria entre a Prefeitura de Ibiúna e o Haras Pura Vida será feita com o poder público oferecendo os profissionais capacitados para realizarem a terapia e o Haras cedendo o local e os animais.

A equoterapia atenderá, num primeiro momento, 100 pessoas que já passaram por triagem e que são pacientes do Centro de Reabilitação e do Caps Infanto-juvenil, numa parceria entre as secretarias de Direito da Pessoa com Deficiência e Saúde. A equipe que auxiliará na equoterapia terá: Fisioterapeuta, fonoaudióloga, psicóloga, pedagoga, psicopedagoga, atendimento educacional especializado, equitador, entre outros especialistas.

Além do prefeito, prestigiaram a aula inaugural o vice-prefeito Alexandre Bello (MDB), vereadores, secretários, munícipes e o assessor da deputada estadual Damaris Moura (PSDB), Carlinhos Marques.

Em 14 de setembro, a subseção da OAB Ibiúna inaugurou sua sede própria após 35 anos de criação. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades locais, como o prefeito Paulinho Sassaki (PTB), o juiz da segunda Vara, Dr. Luís Fernando Angiolucci, os delegados Dr. Rafael e Dr. Dalton, o secretário de segurança, Marcelo Godinho, o comandante Guarda Civil Municipal, Benedito

Alves dos Santos, o subcomandante Antônio de Lima Morais, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ibiúna, Levy Cardoso, diretores da seccional da OAB São Paulo: Dr. Caio Augusto Silva dos Santos (presidente), Dr. Ricardo Toledo (vice-presidente), Dra. Raquel Preto (tesoureira), o

Conselheiro federal Dr. Alexandre Ogusuku, o conselheiro estadual Dr. Alexsandro Bein, os presidentes das subseções de São Roque, Mairinque, Boituva, Piedade, Itapetininga, Salto, Sorocaba, Porto Feliz, Conchas, além dos advogados da subseção de Ibiúna, como os antigos presidentes e diretores. A diretoria da subseção formada pelos advogados Dra. Luciana, presidente; Dr. Mauro, vice-presidente; Dra. Eliana, secretária; Dr. Rodrigo Moraes, secretário adjunto e Dra. Joceli, tesoureira. Após o descerramento da placa de inauguração, os diretores da OAB Ibiúna receberam os convidados com um coffee break, realizado pela Mediarbitragem e patrocinado pela ACEI.

Página- 5
07 de Outubro de 2021
Quinta-feira,

Atleta ibiunense campeã brasileira de Kickboxing recebe

Moção de Aplausos da Câmara

Os vereadores de Ibiúna concederam Moção de Aplausos para a lutadora de kickboxing ibiunense, Jéssica de Oliveira. A honraria foi entregue no último dia 28 (terça-feira) já que a atleta é a atual campeã brasileira de kickboxing, na categoria até 60 quilos.

A atleta compareceu à Câmara para receber a Moção de Aplausos, aprovada por todos os vereadores. Jéssica tem 24 anos, começou há 11 anos no esporte, participando do projeto do Centro Olímpico de Ibiúna. Já conquistou vários títulos importantes, entre eles de campeã paulista e da Copa São Paulo.

O título brasileiro recém-conquistado garante à atleta de Ibiúna na próxima competição sul-americana da categoria, a ser realizada em dezembro, no Paraná.

Desafio Rota Centenária promove divulgação do turismo

O Desafio Rota Centenária de Ibiúna, organizado pela Gaivotas Eventos com o apoio da Secretaria de Turismo, da Prefeitura de Ibiúna, aconteceu na manhã de domingo (26 de setembro). O circuito foi pensado para promover o contato com a natureza e o turismo local.

A largada foi dada às 8h da manhã e contou com a participação de 80 corredores; o percurso conhecido pelos romeiros de São Sebastião, há mais de 100 anos, foi cedido para novos conhecidos que buscavam praticar o esporte e conhecer um dos pontos turísti-

Instituição ‘Jesus a Chave de Umbanda’ promoveu a alegria de centenas de crianças

No último 27 de setembro, data em que se comemora o dia de São Cosme e Damião, a instituição ‘Jesus a Chave de Umbanda’ realizou uma grande festa que alegrou centenas de crianças. Os fundadores da instituição, Miguel e Rosa Bueno, não pouparam esforços para que a data fosse especial para os participantes; na ausência de doações, o anfitrião financiou com recursos próprios a “alegria” da criançada. Além da tradicional festa, algumas escolas do município também puderam (mais um ano) contar com a generosa doação do casal, que

ofertou a todos alunos das unidades contempladas brinquedos e doces. Serão mais de 700 crianças presenteadas. Os gastos, ao todo, chegaram a R$ 18 mil.

– Num período de escassez e crise financeira, mais que doar brinquedos, temos um grande exemplo de alguém que nos ensina o que é doar amor, pois somente movido pelo amor é que estende a mão ao próximo sem impor condições e ultrapassando seus próprios limites. Que esta ação generosa possa aquecer nossos corações e servir de exemplo, afinal, há uma grande verdade

no dito popular que diz: ‘Ninguém é tão pobre que nada possa dar e ninguém é tão rico que não precise receber’ – enfatiza a professora Luiza Pontes.

Evento esportivo no Ibiúna Clube de Campo reúne ex-jogadores

No último 11 de setembro, foi realizado uma partida de futebol, no Ibiúna Clube de Campo (ICC), entre os atletas do ICC contra atletas profissionais aposentado vestindo a camisa do time do ‘Chicão’, de Mairinque. A partida foi equilibrada; o time da casa teve mais posse de bola, porém João Borges, ex-jogador do Corinthians, marcou o único gol da partindo, sacramentando a vitória para os visitantes.

O time da casa, comandado pelo técnico Jade, teve a seguinte escalação: Du, Ewerton, Carlinhos, PH, D’aguinha, Celsinho, Gilmar, Ricardo, Rodolfo, Lucas, Testa, Delei e Welington.

O rival Chicão, teve Brito, Eli, Luiz Ferracini, Diogenes, Grilo, Marcio, Fabio, Alemão, Rubio, Valdir, João Borges, Fabinho, Eduardo Dulão e Weldy. O treinador da equipe de Mairinque Ulysses com o presidente do time Chicão.

cos mais famoso da cidade. O trajeto teve como obstáculo as condições da estrada, o declive e trechos escorregadios em distâncias de 3 e 5 milhas aos arredores da Capela de São Sebastião. Na categoria feminina – 3 milhas, quem venceu foi a atleta Maria Vieira de Lima, com o tempo de 25’17’’; na categoria masculina o vencedor foi Jeová Garcia de Souza, com o tempo de 19’38’’. No percurso de 5 milhas, a vencedora da categoria feminina foi Alessandra Grillo Santos, com 46’40’’, e Silvio Ribeiro na série masculino com 35’30’’.

Os atletas agradecem ao ICC, em especial ao presidente Valter Mazzer e o diretor de esportes Wellington e também a rádio Una pela transmissão no programa Clubismo Zero. O jogo seguiu as regras sanitárias em razão da pandemia de COVID-19 mesmo com a volta de eventos liberada nesta fase. Após a partida, as equipes promoveram um churrasco em comemoração ao reencontro.

Farmácia IBI’S é inaugurada

Edital de Convocação

Pautas: 1- Eleição do Conselho Deliberativo; 2- Posse do Conselho Deliberativo; Ibiúna, 01 de Outubro de 2021. Albertina da Silva Domingues Presidente da Diretoria Administrativa-CMNAI.

Foi inaugurada recentemente a Farmácia IBI’S, no bairro Vista Linda, em Ibiúna. O comércio é de propriedade dos empresários Adir e Tatiana Barbosa, proprietários também do Mercado IBI’S, localizado no mesmo bairro, próximo a farmácia.

Adir conta que sua esposa sempre sonhou em abrir uma farmácia. Quando surgiu a oportunidade, em um estabelecimento próxi-

mo ao seu mercado, ele não esmoreceu e realizou o sonho.

O casal convida a todos os seus clientes e amigos para conhecerem a Farmácia IBI’S, que oferece o que há de melhor em medicamentos, perfumaria, linha infantil e muito mais, com preços justos.

A Farmácia IBI’S está localizada na Rua do Comércio, 21/A (alt. Rod Bunjiro Nakao, km 69). Disk entrega: (15) 99660-1553.

Página- 6 Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021
A Presidente da Diretoria Administrativa da *Casa Maria de Nazaré-Abrigo de Irmãos*, convoca os servos e associados cadastrados na entidade para Assembléia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 19 de Outubro de 2021, na sede da CMNAI, à Rua Minas Gerais, 160, Jardim Disneylândia, nesta cidade de Ibiúna-SP, com primeira chamada às 19h15 min e a segunda chamada às 19h30 min;

Centenas participaram da “Remada pela vida em Itupararanga”

No último domingo (03), centenas de ibiunenses participaram da manifestação “Remada pela Vida em Itupararanga” – movimento em defesa a preservação do manancial. O grupo contou com ambientalistas, ciclistas e moradores em geral, além de moradores de Sorocaba, Votorantim e Mairin-que. A secretária de Turismo e Cultura de Ibiúna, Sakura Nanni, representou o prefeito Paulinho Sasaki (PTB) – que declarou apoio a manifestação. Apenas o vereador Aladim (Pode) participou, embora todos tenham sido convidados, segundo os responsáveis pelo evento.

O empresário Adal Marcicano, um dos organizadores da manifestação, disse que o objetivo do evento é chamar a atenção da população para o caso; segundo ele, não é apenas a falta de chuva que tem contribuído para baixar os níveis das águas da Represa de Itupararanga, como as pessoas alegam. “A causa do baixo nível da represa de Itupararanga é a má gestão na distribuição da água que contribui para a iminência da crise hídrica”, disse Adal. “Quando a represa está cheia, ela chega a abaixar de 3 a 4 metros por dia, porque a Votorantim Energia libera suas comportas para gerar energia e vender ao governo. Por outro lado, a Sabesp utiliza a represa como se fosse seu depósito de esgoto a céu aberto devido à falta de saneamento básico na extensa

região de Ibiúna, com rica bacia hidrográfica”, completou.

Adal e o engenheiro Marcelo Zambardino, também organizador da manifestação, alertaram que é preciso pressionar as autoridades de toda região para tomarem providências urgentes, para não deixarem a represa ‘morrer’. “Este dia 3 de outubro será lembrado como marco histórico das lutas pela salvação da represa”, disse Zambardino.

A doutora Daniele Frascareli, professora de Ciências Ambientais da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), campus Sorocaba, analisa a represa desde 2011. “O aumento de material orgânico e a ausência de saneamento concentra alta quantidade de material tóxico que são lançados nos rios que abastecem a represa”, disse. Segundo ela, o cobre é tóxico para o ser humano e o alto nível de 10-15 vezes maiores do que é permitido na legislação contaminam o sedimento.

“O esgoto diluído na água com alta carga de fósforo e o nitrogênio contaminado precipitam o sedimento

Cota mínima de Itupararanga está cada dia mais próxima

Enquanto isso, prefeito de Sorocaba descarta medidas de controle do uso da água

que deveria permanecer por muitos séculos. Por outro lado, a vazão sem reposição, leva ao surgimento do ‘volume morto’, proibido para o consumo humano. Para evitar essa catástrofe, o ideal é implantar planejamento e gestão eficiente do ecossistema. Na Itupararanga é comum ver a presença de coliformes fecais, oriundas das fossas, esgoto, agricultura e loteamentos clandestinos”, concluiu.

A diretora da SOS Itupararanga Viviane de Oliveira parabenizou os organizadores da manifestação e alertou que a represa poderá atingir seu “volume morto” daqui há 15 dias, comprometendo o fornecimento de água para cerca de 1 milhão de pessoas na região de Sorocaba. Viviane sugeriu que os coordenadores da manifestação enviassem um documento dirigido aos prefeitos de Sorocaba, Votorantim, Mairinque e ao diretor da Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a fim de que iniciem urgentemente o controle de consumo de água e tratamento de esgoto naqueles municípios.

As queimadas e o aquecimento global

Carolina Saito vação do nível do mar, elevação da temperatura global e escassez de chuvas já afetam a saúde da população e a economia mundial. As mudanças climáticas já estão afetando a agricultura, comprometendo a produção e encarecendo os alimentos em todos os países.

No último final de semana de setembro, as cidades do interior de São Paulo – entre elas Ribeirão Preto, Barretos e Franca – foram surpreendidas por uma tempestade de poeira que, segundo os especialistas, foi provocada pela junção de fatores como a estiagem, solo desmatado e as queimadas. A região afetada apresenta uma enorme perda de mata nativa como consequência da expansão do agronegócio.

O momento é de alerta mundial para o desmatamento e as queimadas na Amazônia, no Pantanal e em outros biomas brasileiros. Ao mesmo tempo, incêndios de grandes proporções nos Estado Unidos e em outros países, enchentes, ele-

A Organização das Nações Unidas (ONU) convocou Greta Thunberg e outros jovens ativistas ambientais para elaborar um relatório para a COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas – a ser realizada em novembro, na cidade de Glasgow (Escócia). Os líderes de 196 países buscarão medidas conjuntas para conter as mudanças climáticas que têm agravado, sobretudo, a situação dos países mais pobres.

É muito importante a

conscientização de todos, pois o problema não é só de governos, é nosso também. A mudança de atitude de cada cidadão pelo bem comum trará resultados positivos. Comecemos pela nossa cidade, não jogando lixo na rua, nos rios e terrenos baldios, não pondo fogo no lixo e no mato. As queimadas em Ibiúna deixaram a paisagem da marginal triste, afastaram as aves e mataram animais silvestres, além de agravarem a saúde das pessoas com problemas respiratórios. Faz-se necessário que cada um assuma a sua responsabilidade pelo nosso planeta. Essa responsabilidade começa aqui, cuidando da preservação dos nossos rios, matas e animais silvestres.

Viviane

“Neste momento, ainda está descartado na cidade o início de rodízio ou racionamento de água” – a declaração foi dada pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, durante a reunião que aconteceu no fim de setembro, quando prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba assinaram um decreto de estado de alerta sobre a crise hídrica que atinge a região. Segundo divulgado pela imprensa, o objetivo é que este estado de alerta seja avaliado a cada 15 dias para analisar a situação de crise hídrica que afeta as cidades da região.

O que não parece lógico é esta posição de aguardar mais 15 dias para se adotar as medidas necessárias para evitar que o reservatório de Itupararanga alcance sua cota mínima de 817,50 m, determinada pelo Grupo de Trabalho de Crise Hídrica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio – Tietê (CBH-SMT), que tem se reunido periodicamente para acompanhar os dados de vazão afluente, vazão defluente, variação da cota e da qualidade da água, além de propor as medidas necessárias para garantir o abastecimento das cidades que dependem da represa e do Rio Sorocaba.

Em sua última reunião (30/09), o GT-Crise Hídrica recebeu as informações: Cota atual do reservatório: 817,74 m, ou seja, a 24 cm da cota 817,50 m (que é a cota mínima); Vazão afluente (que entra no reservatório): 1,03 m³/s; Va-

zão defluente (que sai do reservatório): 5,45 m³/s. O valor é formado por: 1,95 m³/s para o abastecimento da cidade de Sorocaba e 3,5 m³/s para a Votorantim Energia. Aqui cabe esclarecer que estes 3,5 m³/s passam pela turbina da usina e retornam para o Rio Sorocaba, para mantê-lo vivo após a barragem. De acordo com os estudos apresentados, se for mantida a vazão de chuva atual (34% abaixo da série histórica para o período) e à vazão defluente de 5,45 m³/s, até o dia 15 de outubro o reservatório alcançará a cota mínima 817,50 m. E no que isso implica? No comprometimento das captações que existem na represa destinadas ao abastecimento público, como a da cidade de Alumínio e dos condomínios Veleiros e Porto de Ibiúna (que correspondem a uma vazão menor de 0,4 m³/s).

Portanto, será inevitável mostrar para a população de Sorocaba a situação real de Itupararanga e implantar medidas para reduzir o consumo de água na cidade para prolongar a vida da represa para todos. Ou, logo chegaremos ao volume morto da represa, que corresponde à cota 813,5 m.

A autora é diretora da ONG SOS Itupararanga

Prefeitura de Ibiúna realiza ações em alusão ao Outubro Rosa

A Prefeitura de Ibiúna, por meio da Secretaria de Saúde, através do Posto de Saúde Central e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), está realizando diversas ações relacionadas ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção aos cânceres de mama e de colo de útero, que figuram entre os que mais atingem as mulheres.

As ações, que seguirão até o final do mês, são: Orientações sobre a importância da prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero; orientação e importân-

cia do autoexame de mamas; orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), solicitação de mamografia e agendamento de papanicolau. Como forma de incentivar as mulheres a procurarem as UBSs mais próximas às residências ou o Posto de Saúde Central, os locais estão sendo decorados com bexigas e enfeites rosa.

Página- 7 Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021
Júlia Tanaka

Morador de Ibiúna com deficiência visual conta com parceiro muito especial: o cão-guia

No início deste ano, um morador de Ibiúna com deficiência visual passou a contar com um parceiro mais do que especial, que chegou para ajudá-lo a superar os limites dos olhos e transformar sua vida.

O autônomo Marcos Ferreira da Luz, de 42 anos, recebeu o labrador Apolo, um cão-guia que chegou para cumprir a importante missão de conduzi-lo por todos os caminhos. O animal foi doado pelo Instituto Magnus, o maior centro de formação de cão-guia da América Latina, localizado em Salto de Pirapora. Desde janeiro, quando aconteceu o primeiro encontro entre eles, Marcos e Apolo passaram a ser companheiros inseparáveis e são vistos pelas ruas da cidade.

Marcos perdeu a visão aos 20 anos, ao sofrer um acidente de trânsito, quando trabalhava como motoboy. Sempre muito ativo, procurou não deixar que a deficiência o impedisse de se adaptar à nova rotina – atualmente conta com apenas 5% da visão no olho direito. A chegada de Apolo aconteceu para

complementar e facilitar esse dia a dia: “Ele é um super companheiro, está comigo em todos os lugares que vou. Na academia, já reservaram um cantinho especial para ele esperar enquanto faço meus treinos”, conta Marcos, que há cinco anos é praticante de musculação e jiu-jitsu.

O autônomo, que é divorciado, comenta que o companheiro também trouxe alegria para ele e para os filhos Ícaro (15), Raíssa (16) e Melissa (17), que moram com ele.

O cão treinado para ser guia é um facilitador no processo de inclusão da pessoa com deficiência visual. Ele é responsável por lhe oferecer confiança, segurança e promover sua autonomia e independência.

Além disso, causa interação social e, consequentemente, eleva sua autoestima. Mas ainda que essa interação seja um dos muitos benefícios que o cão-guia promove na vida do usuário, é importante que as pessoas saibam que o animal em serviço não deve ter sua atenção desviada, a fim de não comprometer a segurança da pessoa guiada.

Prefeitura recebe doação de acessórios para canil da GCM

A Prefeitura de Ibiúna recebeu, na quinta-feira da semana passada (30), doação de acessórios para os cães do canil da Guarda Civil Municipal (GCM), feita pelo proprietário do Canil Piffer, Alex Piffer.

Entre os acessórios doados, todos personalizados com identificação da GCM, estão: coleiras, peitorais, guias e material tático. “Ficamos muito felizes e honrados com as doações desses acessórios, que são de qualidade e personalizados.

Agradecemos ao Alex pela parceria, que já nos doou um dos pitbulls do seu canil”, disse o secretário de Segurança, Marcelo Godinho.

Professores: formados para levar

a luz

Comunicado Fone-Fácil

A Editora Ibiúna, CNPJ 03003452/0001-15, localizada na Rua Peru, 20, Cep 18150-000, Centro, Ibiúna - SP , representada pela sua diretora Julia Aiko Torii Tanaka, RG 4.234.215, jornalista, MTB. 84.492/SP , informa aos interessados que a empresa acima é detentora do guia Fone-Fácil de Ibiúna há 25 anos, que traz em seu conteúdo guia de telefones, negócios, turismo, informações úteis e guia de assinantes, fornecido pela empresa de tele-

fonia Vivo, onde constam nomes, endereços, números de telefone fixo, já divulgados ao público em geral.

A Editora Ibiúna apenas repassa dados já tornados públicos, não necessitando de prévio consentimento, em conformidade com a Lei 13709/2018; no entanto, caso o repasse dos dados seja indesejado, solicita-se envio de e-mail: vozdeibiuna@uol.com.br, para que possamos regularizar em próxima edição.

Marcos confirma que ainda encontra esse tipo de dificuldade e vivencia, com uma certa frequência, a desinformação das pessoas sobre o trabalho de um cão-guia. “Entre algumas situações que já passei com o Apolo nesses meses, a mais inusitada foi quando a pessoa deitou no chão para brincar com ele”, recorda.

Thiago Pereira, gerente geral do Instituto Magnus, explica: “Um cãoguia é diferente de um cão pet. Ele desenvolve uma tarefa importantíssima e passa por um treinamento para estar apto a desempenhar esta função. Quando está com seu arreio (equipamento que guia), sabe que deve estar focado”.

A principal orientação que as pessoas devem respeitar ao encontrarem um cão-guia é não interagir com ele sem antes perguntar para o seu usuário, para não tirar sua atenção. Não é recomendado também brincar com determinados brinquedos de arremesso, como bolinhas, pois pode desencadear comportamentos repentinos, como corridas e caças, o que poderia machucar o usuário. Assim como não se deve dar comandos ao cão-guia, o que deve ser feito somente pelo usuário.

Outra orientação importante é com relação à alimentação. Os cães-guias estão habituados desde filhotes a se alimentarem com um tipo de ração e em horários específicos, por isso, não é recomendado oferecer-lhes nenhum alimento. Essa rotina alimentar faz com que ele tenha horários também para fazer suas necessidades, evitando situações que possam trazer desconforto ao seu usuário. Além disso, ele não deve nunca ser alimentado com comida humana, pois estará guiando uma pessoa que, eventualmente, estará em um restaurante, e isso evitará que o cão possa subir na mesa para pedir comida.

Para homenagear os protagonistas da educação, que são os professores, gostaria de iniciar este artigo recordando os ensinamentos do grande filósofo Platão em seu texto intitulado “O mito da caverna”, no qual o autor se remete aos os homens privados do saber como seres que vivem aprisionados na escuridão, nas cavernas da ignorância. Sendo assim, a figura do professor aparece como aquele que é capaz de libertar dessa escuridão, alguém que pode trazer os indivíduos para a luz do conhecimento e desse modo dar a eles a oportunidade de desbravar novos mundos. Muito embora esta obra seja datada no período entre 385 e 380 anos antes de Cristo, não é possível encontrar verdade maior que defina com tanta excelência a missão de ser professor.

Instrumento de transformações, cada professor recebe o dom de lapidar seus alunos, tal qual um diamante bruto precisa ser lapidado para que sua preciosidade seja exposta aos olhos leigos; os alunos chegam nas escolas cheios de conhecimentos armazenados, ne-

Professora Luiza cessitando de alguém com sabedoria e sensibilidade suficientes para explorar o máximo de seus potenciais. Enquanto multiplicador de conhecimentos, temos no professor aquele que se doa constantemente para partilhar de todo o seu saber, e o faz com alegria, pois já compreendeu que ensina tanto quanto aprende e que uma sala de aula é na verdade um espaço constante de crescimento e evolução. As vezes o professor inicia e encerra sua carreira no anonimato: não há para ele grandes homenagens, prêmios ou lugar de destaque nas manchetes. Contudo, nada pode apagar o fato de que, semelhante aos desbravadores, o professor é aquele que paga o preço, que corre os riscos e abre caminhos para que a sabedoria vença a ignorância e que libertos da escuridão cada indivíduo reconheça o aprendizado como a arma mais poderosa em suas mãos. Parabéns a você que transforma vidas e traz para a luz as preciosidades que antes ninguém era capaz de enxergar.

Deputados aprovam ‘vale gás’ para bancar 50% do botijão aos mais pobres

A Câmara dos Deputados aprovou um novo auxílio, batizado de Gás Social, voltado para famílias de baixa renda. Caso o projeto também seja aprovado pelo Senado, o programa bancará pelo menos 50% do valor do botijão de 13kg. A proposta é de autoria do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP). “É uma grande vitória para as pessoas que mais precisam”, comemorou o parlamentar.

O texto determina que o pagamento será feito, no mínimo, de dois em dois meses aos mais vulneráveis. De acordo com fontes da equipe econômica ouvidas pelo GLOBO, o impacto da proposta será de R$ 6 bilhões por ano.

O Gás Social será concedido a famílias de baixa renda que estão

inscritas no Cadastro Único. Hoje, fazem parte do cadastro famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Ou seja, pessoas com renda mensal de até meio salário mínimo ou famílias com renda mensal total de até três salários mínimos.

Durante a discussão, apenas o partido Novo e o governo se posicionaram de forma contrária à proposta. Para instituir o subsídio, o projeto indica duas fontes de receita para o governo. Parte do benefício será bancado com dinheiro dos royalties do petróleo.O restante pela arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e derivados.

Página- 8 Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.