Ed. 401

Page 1

1º de maioDia do Trabalho

Ibiúna registra 99 mortes pela Covid-19

Desde o início da pandemia, Ibiúna registrou 99 óbitos em decorrência da Covid-19. No mês de abril, até o fim da tarde de ontem (19), foram registrados 16 óbitos.

Vale lembrar que em todo o ano passado, 42 pessoas morreram de Covid. Em 2021, já são 57 vítimas do novo coronavírus.

No mês passado (março), Ibiúna registrou 22 óbitos, o maior número computado em um único

mês. Antes, o mês de janeiro teve o maior registro: foram 14 mortes.

Em 2020, o mês com o maior número foi em junho, com 11 vítimas.

Outro dado que chama atenção é que do dia 19 de março até 19 de abril foram 27 óbitos computados.

Há, ainda, um óbito suspeito

O número de casos registrados são de 1789 – sendo que 27 ainda aguardam resultado do exame. 183 estão em isolamento domiciliar.

Governo de SP cria ‘fase de transição’ e libera comércio e atividades religiosas

Desde domingo, o estado de São Paulo está em uma nova fase do plano de flexibilização da quarentena, entre a vermelha e a laranja, e autorizou a abertura de comércios e atividades religiosas em horários reduzidos de funcionamento. Com a mudança, shoppings e lojas de rua, que só eram autorizadas a abrir a partir da fase laranja, já podem funcionar. O toque de recolher, das 20h às 5h, está mantido. Já restaurantes, academias, salões de beleza, atividades culturais e parques podem reabrir a partir do dia 24 de abril.

A decisão do governo do Estado foi tomada após uma leve queda na taxa de internações por Covid-19 no estado, que está com ocupação em torno de 85% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) – para especialistas, isso ainda indica uma situação crítica do sistema de saúde. Além disso, abril já é o segundo mês com mais mortes por Covid em SP desde o início da pandemia.

Shoppings e lojas de rua podem ter atendimento presencial das 11h às 19h, com público li-

Memória: Conheça algumas da vítimas

mitado a 25% da capacidade total. Cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas podem ocorrer, com distanciamento e controle de acesso.

Restaurantes e lanchonetes podem ter atendimento presencial a partir de 24 de abril, das 11h às 19h, com 25% da capacidade total. Bares não estão liberados para ter atendimento presencial, mas podem operar como restaurantes (público sentado, serviço de alimentos para acompanhar bebidas) – neste caso, devem seguir as regras de restaurantes.

Salões de beleza e cabelereiros podem ter atendimento presencial a partir de 24 de abril, das 11h às 19h, com 25% da capacidade total. Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções podem funcionar partir de 24 de abril, das 11h às 19h, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados e 25% da capacidade.

Academias, clubes e centros esportivos podem funcionar partir de 24 de abril, das 7h às 11h e das 15h às 19h, apenas para atividades individuais agendadas, com 25% da capacidade total.

Vestibular: Univesp Ibiúna está com inscrições abertas

Página 03

Próximo a 100 vítimas por Covid-19, o VOZ faz uma homenagem aos ibiunenses que perderam a vida por conta de complicações da doença. Aleatoriamente, separamos 10 que morreram, em representação de todos, como forma de homenageá-los, bem como seus familiares.

Claudina Lima Xavier, 64 anos, era professora com atuação intensa na comunidade católica de Ibiúna. Morreu vítima de Covid em julho do ano passado. Ela lecionou e foi ministra, catequista e coordenadora do Apostolado de Oração da Igreja Nossa Senhora das Dores, além de diretora da rede pública municipal. Deixou seis irmãos, cunhados e sobrinhos.

Fernando Joaquim Mendes morreu aos 42 anos, no último mês de março. Era taxista conhecido na cidade há 14 anos. Deixou esposa e três filhos. Era casado há 05 anos. Ficou internando e não resistiu as complicações da Covid-19.

José Carlos Ramos de Oliveira faleceu nesse mês. Comerciante do ramo de rações, ele esteve internado em São Roque, mas não resistiu. Era casado e deixou a esposa e mais quatro filhos, nora, genros e netos.

José de Arruda Madureira Junior, delegado de Polícia em Ibiúna, foi vítima da Covid-19. Apesar de não morar no município, o delegado atuava por aqui há mais 10 anos. Ele faleceu em janeiro, após ficar internado por dias em Sorocaba. Deixou a esposa, filhos e netos.

Márcia Correia de Araújo Antonio, de 56 anos, era técnica de enfermagem e trabalhava como cuidadora de idoso. Faleceu no fim de março. Casada há 30 anos, deixou esposo, uma filha de 26 anos

e um neto de 6.

Mário de Souza, de 65 anos, foi outro ibiunense que morreu vítima da Covid-19. Construtor conhecido no município, ele não resistiu às complicações, após ficar internado em um hospital em São Roque. Deixou esposa, dois filhos, nora e uma neta.

Michel Abib faleceu em janeiro, também vítima da Covid-19. Conhecido em Ibiúna por ser o proprietário da Lanchonete Kasuco, por muitos anos, e de outros estabelecimentos do ramo de alimentação, o comerciante ficou internado em um hospital de São Paulo, antes de vir a óbito.

Michele Duartte também faleceu vítima de complicações cau-

sadas pela Covid-19. Moradora de Ibiúna, Michele era muito querida. Comerciante de uma pizzaria, a jovem deixou esposo e 03 filhos. Natália Barbosa Moraes Rodrigues, de 24 anos, faleceu no mês de março, em Sorocaba. A ibiunense era estudante de enfermagem e estagiava na cidade sede da região. A morte da jovem foi matéria em diversos veículos de comunicação da grande imprensa. Oldair Duarte, mais conhecido como Alemão da Pizzaria, morreu nesse mês, vítima de complicações em decorrência da Covid19. Alemão era comerciante do ramo de pizzarias há muitos anos, também muito conhecido na cidade. Ele deixou 05 filhos.

‘Campanha Contra a Fome’ supera uma tonelada de produtos arrecadados

A campanha ‘Vacina Contra a Fome’ iniciada pela Prefeitura de Ibiúna, no último dia 30 de março, já arrecadou 1,1 tonelada de produtos, até o momento, que já estão sendo destinados para famílias em situação de vulnerabilidade.

As doações, que podem ser de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, chegam até o Fundo Social de Solidariedade, onde são transformados em cestas.

O que doar? – Além de ali-

mentos não perecíveis, sabonetes, sabão em barra, sabão em pó, escovas de dente, cremes dentais, papel higiênico, álcool em gel, água sanitária, lenços e máscaras são alguns dos produtos que podem ser doados.

As doações continuam sendo realizadas no ato da vacinação, tanto no Centro de Convivência do Idoso (CCI), onde as doses são distribuídas pelo sistema drive-thru, quanto no Centro Olímpico Municipal.

Terça-feira, 20 de Abril de 2021
JODI TANAKA • IBIÚNA 20 DE ABRIL DE 2021 • COM O POVO E A VERDADE EDIÇÃO
EDITOR-CHEFE:
401
Claudina Lima Mário de Souza Michel AbibMichele Duarte Natália BarbosaOldair Duarte Fernando JoaquimJosé Carlos José MadureiraMárcia Correia

EDITORIAL

Perdas irreparáveis

A cidade de Ibiúna está perto de completar 100 vítimas por conta do novo Coronavírus. A triste marca está muito além de um número – são 100 vidas ceifadas por conta da doença que deixou o mundo acuado, sem ter, um ano após seu início, uma solução definitiva para o maldito vírus. As vacinas estão contendo os números, mas ainda há mortos até em países com imunizações mais adiantadas.

Nos últimos 30 dias, foram 27 novos óbitos em Ibiúna. Ou seja, mais de 25% do número total de vítimas. No estado de São Paulo, o mês de março foi o que registrou, assim como na cidade, o maior número de óbitos: 15.159. Somente no estado, já são mais de 90 mil mortos. Os números, em queda na maior parte do mundo, continuam em ascensão no país. Estamos próximos dos 400 mil óbitos em decorrência do novo coronavírus em todo território nacional. Diante dos números, a fatalidade começa a ‘transparecer’ uma normalidade que jamais pode ser empregada a perda de uma vida. São 99 pessoas! Filhos que ficaram sem seus pais; esposos(as) que perderam seus companheiros; pais que ficaram sem seus filhos. Enfim, a dor e o sofrimento causados por essa doença não podem ser considerados, apenas, um número.

Diante do pior cenário, o governo estadual flexibilizou no fim da última semana as medidas de isolamento, com abertura parcial do comércio e previsão de abrir outros setores no dia 24. A medida, necessária para prover o sustento de comerciantes e funcionários do setor, é questionada por especialistas em saúde pública, que avaliam o momento como impróprio para qualquer flexibilização. O fato é que estamos em uma situação extremamente delicada: manter as pessoas em casa tem um custo que nenhum estado da federação, nem mesmo o Governo Federal, consegue arcar. O novo auxílio emergencial, que começou a ser pago nesse mês, é, na maior parte dos casos, menos da metade do que foi concedido no ano passado. Por conta dos efeitos econômicos da pandemia, muitos precisam expor-se ao perigo do vírus para não ser acometido pelo perigo da fome, do desabrigo e de tantos outros.

Mas, não se pode ignorar de que perdas de vidas são irreparáveis! O prefeito de Mongaguá, litoral paulista, se emocionou ao falar de seu pai e irmão, que morreram por conta de complicações da Covid-19. Pressionado por comerciantes para flexibilizar as medidas de isolamento, em uma live, o político desabafou: “Quero dizer para cada um de vocês que, como eu queria hoje, com a minha família inteira sendo do comércio [...] sair dessa live e escutar do meu pai e do meu irmão assim: ‘Eu quebrei, o meu comércio quebrou’. Sabe por quê? Porque nós já quebramos, e com a vida nós conseguimos dar a volta por cima”, desabafou. Na transmissão ao vivo, ele continuou: “Infelizmente, por essa doença, eles perderam a vida. E não há nada mais precioso que a vida de vocês, mas principalmente, a vida de quem vocês amam”, disse, emocionado.

O distanciamento, o uso de máscara e álcool em gel não podem ser desprezados! Todo cuidado é pouco, diante da necessidade de buscar o pão de cada dia, na luta contra uma pandemia. Quando chegar a sua vez, vacine-se! A vacinação, comprovadamente, diminui o número de infectados e, consequentemente, de óbitos. Que os nossos governantes não poupem esforços e nem recursos para prover a vacinação com mais brevidade.

Uma boa leitura e até aproxima edição!

PM prende em Vargem Grande acusado de sequestro em Ibiúna

A Polícia Militar prendeu em Vargem Grande Paulista, na manhã da última quinta-feira (15), dois homens acusados de sequestrar um rapaz minutos antes em Ibiúna. Com os suspeitos, foram apreendidas duas armas utilizadas no roubo.

A vítima estaria trafegando pela estrada do Lageadinho quando foi fechada por outro veículo, de onde saiu um rapaz armado anunciando o roubo. O homem foi colocado no carro e os bandidos começaram a ligar para familiares da vítima exi-

gindo dinheiro. Uma testemunha avisou à polícia que, com as características do veículo, iniciou uma busca, contando inclusive com apoio do helicóptero Águia da PM.

Já em Vargem Grande Paulista, os assaltantes correram para uma área de mata. Porém, acabaram sendo presos. Com eles foram apreendidos dois revólveres. A vítima que esteve em posse dos dois assaltantes foi libertada ilesa.

Segundo as autoridades, nos últimos dias foram registradas diversas ocorrências de roubos na região

Violência doméstica contra criança: existe lar seguro?

Ana Piletti o pai ou a mãe e que mais de 60% das agressões foram cometidas dentro das residências. Ressaltou, sobretudo, que a violência acontece em todas as classes sociais, etnias, religiões, e os pais são de todos os níveis de escolaridade (Agência Brasil, 16/04/2021).

Desde o dia 08 de março acompanhamos notícias acerca da morte de Henry Borel, menino de quatro anos de idade, tendo como principais suspeitos sua mãe, que também é professora, e o namorado dela, vereador no município do Rio de Janeiro. O caso virou alvo de investigação policial diante das contradições entre as versões apresentadas pelos suspeitos e o resultado da perícia, concluindo que a morte da criança se deu por ação violenta. Além disso, o fato ganhou visibilidade na mídia por se tratar de uma família de classe média, fazendo-nos refletir: existe lar seguro? De acordo com a Unicef, no Brasil, “todos os dias, 32 crianças e adolescentes morrem assassinados”. Além disso, no período de 2010 a agosto de 2020, mais de duas mil crianças na faixa de zero a quatro anos de idade foram mortas por maus-tratos, segundo Marco Gama, presidente do Departamento Científico de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Destacou que, em 2018, 83% dos agressores contra as crianças foram

Não bastasse isso, já explicava o jurista Luiz Flávio Gomes “raramente é divulgado um caso de violência familiar em classe média ou alta. Neste âmbito vale a lei do silêncio. Todas as classes sociais são violentas contra as crianças. Mas a que mais aparece é a violência das classes baixas” (Migalhas, 02/04/ 2009). Por esta razão, casos como o da criança Henry revelam a faceta dissimulada da violência que famílias com melhores condições financeiras e culturais tentam amenizar ou esconder. Assim, todo o aparato do Estado existente para proteger crianças contra a violência doméstica acaba inerte diante da violência escondida atrás da aparente vida familiar segura, abonada e feliz. Enfim, todas as crianças precisam de proteção e, infelizmente, não existe lar seguro quando a violência é seu alicerce.

GCM apreende armas em local de desmatamento e queimadas

A Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) em atendimento à uma denúncia de desmatamento, no bairro Veravinha, apreendeu, na tarde da última quinta-feira (15), um homem, em flagrante, cortando e queimando árvores, na própria propriedade. No local, também foram encontrados duas armas, gaiolas e outros equipamentos de crime ambiental.

com as mesmas características deste. A polícia acredita que os crimes possam ter sido cometidos pela mesma dupla, que agora permanece à disposição da Justiça.

PM socorre bebê de 11 meses

Em patrulhamento pela Rodovia Tancredo Neves, em Ibiúna, os policiais militares foram solicitados por um transeunte, que relatou que seu sobrinho de 11 meses estaria desacordado e soltando líquido pela boca. De imediato, os policiais foram ao encontro do bebe, que estava no colo da mãe. O PM Rodrigues o colocou em decúbito ventral sobre seu braço, conseguindo realizar manobras que fizessem com que líquido no interior de sua boca escorresse; em seguida, o bebe foi entregue o PM H. Soares, que realizou massagens cardíacas até a chegada ao Pronto Socorro infantil do município.

O bebe foi entregue a equipe médica, que adotou os procedimentos necessários, e, após medicado, ele permaneceu em observação, sem correr risco de morte.

DIRETORA :

Júlia Tanaka - MTB 84.492/SP

JORNALISTA R ESPONSÁVEL E REVISOR GERAL:

Carlos Roberto Marques Jr. - MTB 84.493/SP

C ONSULTORIA . J URÍDICA :

Delícia Fernandes dos Santos

ARTE: Geovane Vinicíus de Moraes

DIAGRAMAÇÃO:

Carlos Roberto Marques Jr.

Claudino Piletti, Luiza Pontes e Carolina Saito

A DMINISTRAÇÃO E D ISTRIBUIÇÃO : Jornal VOZ DE IBIÚNA

Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP - CEP: 18150-000

TELEFAX .: (15) 3241-1325

www.jornalvozdeibiuna.com.br

REDAÇÃO: Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP

IMPRESSÃO: Gráfica Atlântica

TIRAGEM : 10.000 exemplares

CONS . REDAÇÃO : José Gomes (Linense), Ana Cristina, As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos autores.

T. ACUMULADA: 3.980.000 exemplares

As duas armas eram espingar-

das, sendo uma cartucheira calibre 28 e uma caseira, ambas estavam municiadas, além de cinco gaiolas de metal para caça de animais e um motosserra.

A GCM levou o proprietário do sítio para o Hospital Municipal, seguindo os protocolos e, após exames, o mesmo foi apresentado na Delegacia de Polícia, junto as armas, a munição, as gaiolas e motosserra.

Comerciante foi baleado em assalto a caixa eletrônico

O proprietário de um restaurante, localizado no pátio de um supermercado no bairro Votorantim, acabou baleado durante a tentativa de assalto a um caixa eletrônico no local, no último dia 14. Ele foi socorrido no Pronto Socorro Municipal e teve que ser transferido ao Hospital Regional de Sorocaba.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública Municipal, os bandidos adentraram ao supermercado com o intuito de assaltarem o caixa eletrônico, que passava por manu-

tenção. Os mesmos renderam três seguranças, retirando as armas. Ao perceber a movimentação, o comerciante tentou impedir o assalto, mas foi baleado na região do abdômen, com a perfuração pela região das costas. Já ferido, foi alvejado, novamente, na região da virilha.

O Águia da Polícia Militar foi acionado para começar a procura dos bandidos, onde localizou o veículo utilizado na ação, mas, até o momento, sem informações sobre os meliantes.

Página- 2 Terça-feira, 20 de Abril de 2021

Prefeitura distribui mais de 500 doses para profissionais da educação

Na semana passada, foram aplicadas as 502 primeiras doses da vacina para profissionais da educação, a partir dos 47 anos, das redes municipal, estadual e privada do município. Ao todo, foram 288 doses para os profissionais da rede municipal, 175 para rede estadual e 39 para a rede privada. A imunização dos servidores é considerada essencial para a retomada das aulas presenciais. A secretária de Educação de Ibiúna,

junto com a equipe da pasta, entende que a vacinação para esses profissionais é um marco para a cidade. A distribuição da segunda dose para os servidores acontece no dia 3 de maio. Horário e local serão informados pelos gestores de cada Unidade Escolar.

Univesp Polo Ibiúna está com inscrições para o vestibular abertas

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) - Polo Ibiúna abriu as inscrições para o vestibular 2021 ontem (19) – se estendem até o dia 20 de maio. Serão 32 vagas para o município, sendo 16 para Licenciatura (Letras, Matemática ou Pedagogia) e as outras 16 para Computação (Tecnologia da Informação, Ciências de Dados ou Engenharia da Computação).

As inscrições, com valor de R$ 45,00, são realizadas através do site da Vunesp, onde pode ser consulta-

do todo o edital do vestibular - que acontece no dia 13 de junho, às 13h; o local será divulgado no dia 2 de junho, no site da Univesp. A prova é composta por uma redação e mais 56 questões alternativas, divididas em: Matemática, Português e Literatura Brasileira, Inglês, História, Geografia, Química, Biologia e Física. Devido à pandemia Covid-19, as aulas serão, momentaneamente, on-line, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

Para mais informações entre em contato com a Univesp – Polo

de Licitações endurece penalidades, mas legaliza brechas para corruptos

Carlinhos Marques serviços de engenharia o valor saltou de R$ 33 mil para R$ 100 mil. Ou seja, para uma construção ou reforma de até R$ 100 mil não há necessidade da realização de licitação, pode ser feito por meio de contratação direta.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, no último dia 1º de abril, a nova Lei de Licitações (14.133/ 2021), em substituição a famosa Lei 8.666/93, que tratava do mesmo assunto e era referência nas contratações de bens e serviços por parte das administrações públicas em todo o país. A nova legislação já entra em vigor junto com a antiga, que continua vigente até 2023. A extensa legislação sancionada, com 194 artigos, tem alguns pontos em destaque, positivos e negativos, sob a ótica do combate a corrupção e a impunidade no país. Alguns deles são temerosos, como o artigo que aumenta o valor para as contratações sem a necessidade de licitação, também chamadas de compras diretas, que saltam de R$ 17 mil para R$ 50 mil. Em outras palavras, qualquer compra que as administrações públicas fizerem no Brasil até R$ 50 mil não necessitam de licitação. Já para obras e

O Político e a pandemia

Outra mudança instituída que abre ‘brechas’ para administradores mal intencionados se dá pelo fato de que as contratações emergenciais, com dispensa de licitação, agora podem ser ‘justificadas’ pelo período de até um ano. Antes, essas contratações poderiam acontecer pelo prazo máximo de até 180 dias (seis meses). As mudanças podem beneficiar gestores mal intencionados e agravar, ainda mais, o uso do dinheiro público no país, já que os órgãos de fiscalização e controle estarão de mãos amarradas diante de procedimentos imorais, amparados nas brechas da nova lei. Além disso, o presidente vetou a necessidade da divulgação dos procedimentos licitatórios em jornais de grande circulação. Os

editais passarão a ser divulgados no Portal Nacional das Contratações Públicas (PNCP), a ser criado pelo governo federal. Por outro lado, a nova Lei endurece penas a quem fraudar licitações. Antes, as punições chegavam até 04 anos de reclusão. Agora, serão 08 anos, incorporando os crimes ao novo código penal. Com isso, agentes públicos que fraudarem licitações poderão ir para a prisão em regime fechado.

As novas medidas, no entanto, facilitam imoralidades por parte de agentes públicos mal intencionados; afinal, se uma contratação de até R$ 100 mil independe de licitação, o agente não receberá qualquer punição ao dispensá-la. De igual modo, as contratações emergenciais – caminho para os principais processos de improbidade administrativa no Brasil – poderão encontrar justificativas por um período de até um ano, ante seis meses.

A extensa lei ainda é matéria de debate entre os especialistas do assunto. No entanto, embora tenha esclarecidos diversos pontos controversos entre a Lei de Licitações (8.666/93), a Lei que instituiu os Pregões no Brasil (10.520/2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC – 12.462/ 2011), abre ‘brechas’ para atrocidades legais com o dinheiro público, em detrimento a moralidade.

O autor é jornalista e publicitário, pós graduando em gestão municipal

Claudino Piletti de Pública e contando com poucos recursos ele escolheu sua equipe e montou um laboratório bastante rudimentar na Fazenda de Manguinhos para realizar as pesquisas. Mas logo foi informado de que o presidente tinha nomeado um médico para o Serviço de Saúde, sem consulta-lo. Osvaldo Cruz, ao saber que a nomeação era de caráter político, foi ao presidente e disse-lhe:

O presidente da Câmara de Vereadores de Canela, no Rio Grande do Sul, Alberi Dias (MDB), tem uma solução pouco ortodoxa contra a pandemia: pulverizar álcool etílico e desinfetante através de drones em toda a cidade: “Sei lá, não sei se existe álcool em gel líquido, ou outra coisa. Sei lá, pulverizar lavouras de avião, não sei se há tecnologia para isso”.

Sei lá, mas desconfio que, na pandemia, político mais atrapalha que ajuda. Sei lá, mas acho que a seguinte história ajuda a entender porque isso ocorre: Em 1902, o Rio de Janeiro era uma cidade suja e insalubre, infestada pela febre amarela, varíola, peste bubônica, tuberculose, malária, cólera e todas as pragas que surgem por falta de saneamento. O então presidente do país preocupado com a situação, decidiu convocar um brasileiro recém chegado da Europa, onde tinha completado seus estudos no Instituto Pasteur, em Paris. Era o jovem sanitarista Osvaldo Cruz, que prometeu resolver a situação no máximo em três anos. Mas, fez uma exigência:

– Preciso contar com inteira autonomia de ação, ficando livre de intervenções políticas, até mesmo na escolha dos meus auxiliares. Então, como Diretor da Saú-

– Compreendo suas razões, mas não concordo com elas. Não devemos misturar saúde pública com política. Deste jeito nunca vamos sanear a cidade. Meu cargo é seu. Convoque outro... O presidente pegou o ofício com a nomeação do médico, rasgou-o e sorriu para Osvaldo Cruz: – Acredito no senhor. E daqui para frente será como o senhor quiser.

Entre lutas, incompreensões e polêmicas, Osvaldo Cruz, que não era um político, mas médico e cientista, ao cabo dos três anos previstos, deixou o Rio de janeiro livre das pragas.

Sei lá... Mas acho que há um tipo de praga que ele não eliminou. Tão fácil é adivinhar de que praga se trata, que não tem prêmio para quem acertar.

Prefeitura intensifica fiscalização de loteamentos irregulares

A Prefeitura de Ibiúna já embargou 13 loteamentos irregulares apenas neste ano. A ação é fruto de um trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e uma das ações de governo do prefeito Paulinho Sasaki (PTB).

Os bairros Sorocabuçu e Rio de Una de Cima são os bairros com mais loteamentos embargados, com dois em cada local. “Montamos, logo no começo da Gestão, uma força-tarefa para combater os loteamentos irregulares no município e estamos colhendo os resultados das ações. Vamos continuar esse trabalho para inibirmos o comércio de terrenos irregulares no

nosso município”, disse o prefeito. Alerta – Antes de adquirir qualquer terreno no município, os interessados devem se dirigir à Prefeitura de Ibiúna, na secretaria de Desenvolvimento Urbano, para consultar a condição do loteamento. Caso contrário, podem estar comprando um terreno irregular e correm o risco de terem as obras embargadas, além de responderem civil e criminalmente por essa prática, que fere a Lei Federal 6766/ 79.

Denúncias quanto ao comércio ilegal pode ser feita a Guarda Civil Municipal, através dos telefones: (15) 3241.2509 ou 153.

Página- 3 Terça-feira, 20 de Abril de 2021
Nova Lei
Ibiúna,
através dos números: (15) 3241.1834 ou (15) 3241.5255

COVID-19: Ibiúna é a cidade com a maior

taxa de letalidade

Um estudo publicado pelo Jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba, apontou que a cidade de Ibiúna é a que tem a maior taxa de letalidade do novo Coronavírus em toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Na cidade, o índice é de 5,6%. Ou seja, a cada 100 pessoas que são infectadas, mais de cinco morrem. A menor taxa de letalidade é da cidade de Porto Feliz, com 1%. A taxa ainda é de 1,3% em Jumirim e de quase 1,5% em Tapiraí. Entre os mais letais, destacam: Itapetininga (3,6%), Cesário Lange e Piedade, com índice de 3,3%. O índice médio da RMS é de 2,6%. Em outras palavras, a taxa de letalidade em Ibiúna é mais que o dobro da média regional.

De acordo com os dados, coletados até o dia 12 de abril e divulgados no dia 13, mais de 136 mil pessoas já foram infectadas na região, equivalente a 6,2% da população. Quanto aos óbitos da RMS são de 3.619 desde o início da pandemia (até 12 de abril), sendo em Sorocaba o maior registro, de 1.346 mortes. A cidade é seguida por Itapetininga, com 331 óbitos. Itu aparece em seguida com 262 mortes. Ibiúna registrou 95 mortes até o dia 12. Jumirim teve apenas quatro mortes.

“A região ainda tinha 4.373 pessoas em isolamento domiciliar ou em recuperação. Ao menos 862 ainda estavam internadas e pelo menos 256 em UTI. Vale registrar que nem todas as cidades divulgaram o número de pessoas internadas — que, possivelmente, é maior. As 27 cidades ainda tinham 2,6 mil casos que aguardavam confirmação”, diz a reportagem do Cruzeiro do Sul.

Taxa de infecção

Apesar de ter a maior taxa de

da região

letalidade, Ibiúna é a cidade da RMS que tem a menor taxa de infecção. Dos 79.476 moradores, segundo o IBGE, apenas 2,1% foram infectados até o dia 12 de abril. A cidade é seguida por Sarapuí, com 3%, e Mairinque, com 4,1%. Com população de 53.402 habitantes e 5.871 casos, Porto Feliz – que tem a menor taxa de letalidade – é a que tem a maior taxa de infecção da RMS. O índice é de 10,9%. A cidade também se destaca no aspecto de cura: dos 5.871 infectados, 5.744 já se recuperaram. A RMS ainda tinha 127.793 pessoas recuperadas, com taxa de cura de quase 94%.

Testagem

Outro dado preocupante para Ibiúna, razão que pode justificar o fato de que o índice de infecção tenha ficado baixo e o de letalidade alto, é que a cidade apresentou a menor taxa de testagem da região. Apenas 4,6% foram testados, enquanto a cidade de Tatuí foi a que apresentou o maior índice de testagem entre seus moradores. Com população de 122.967 pessoas, o município já registrou 39.640 testes. Isso indica que 32,2% dos moradores da cidade foram testados para o novo coronavírus. Na sequência, aparece a cidade de Itu, com 25,8%. Itapetininga testou 25,1% dos seus moradores. Jumirim testou quase 25%. A cidade de Sorocaba testou 22,2% da população. A Prefeitura de Ibiúna contestou as informações divulgadas pelo jornal sorocabano. Em nota, a administração municipal, por meio do secretário Valdir Messias, “esclarece que Ibiúna não possui a maior taxa de letalidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), vis-

A CPI da Covid e as responsabilidades do Presidente da República

Carolina Saito agosto passado a compra desses medicamentos. A situação foi aliviada momentaneamente pela doação 2,3 milhões de kits para intubação por um grupo de empresas.

to que outros municípios, com população menor do que a ibiunense, registraram mais óbitos em decorrência da Covid-19”. Sobre os testes realizados no município o secretário, também, esclarece que os testes não são realizados em pessoas assintomáticas, conforme orientações do Ministério da Saúde. Nas pessoas que apresentam sintomas, são feitos o SWAB, após três dias se sintomas e o teste rápido, após sete dias de sintomas. Em relação a vacinação, o secretário explica que Ibiúna segue as diretrizes e o cronograma técnico do Ministério da Saúde e da Departamento Regional de Saúde (DRS) Sorocaba”, diz nota encaminhada pela Prefeitura de Ibiúna – vale destacar que a taxa de letalidade é um percentual de óbitos em razão do número de infectados.

Prefeito recupera Certidão Negativa de Débitos; cidade pode receber recursos

O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) conseguiu obter a Certidão Negativa de Débitos (CND), que havia sido perdida na gestão anterior, por falta de pagamento INSS dos funcionários municipais. O documento é uma exigência para obtenção de recursos estaduais e federais, através de convênios e emendas parlamentares, que agora poderão ser transformados em obras importantes para a cidade.

As dívidas não pagas pela gestão anterior, que superavam R$ 6 milhões, foram negociadas, permitindo, assim, que Ibiúna voltasse se tornar adimplente perante o INSS. “Logo que assumimos o município, ficamos cientes desse problema, que atrasava o município na ques-

tão de receber emendas e convênios. Conseguimos negociar essa dívida e, agora, Ibiúna volta a receber esses recursos, que ajudarão no desenvolvimento da nossa cidade”, disse o prefeito.

Contas em dia

Mesmo assumindo a prefeitura sem transição, em meio a uma pandemia e com dívidas milioná-

rias, Paulinho Sasaki tem se esforçado para colocar as contas em dia. Para isso, vem reduzindo o valor de diversos contratos, economizando em diversos setores e buscando maneiras de aumentar a arrecadação, sem causar prejuízos a população. Prova disso é que a folha de pagamento dos funcionários municipais, que no passado sempre ocorria com atraso, atualmente é paga até mesmo com antecedência. “Aos poucos estamos colocando a casa em ordem e honrando com os nossos compromissos. Estamos resgatando a credibilidade de Ibiúna e daqui para frente vamos investir em obras importantes para a população”, concluiu o prefeito Paulinho Sasaki.

A iminência do colapso do sistema de saúde no Brasil foi alertada por diversos cientistas, mas as autoridades governamentais pouco ou nada fizeram para evitá-lo. No início do ano, o colapso em Manaus por falta de leitos de UTI e oxigênio deixou evidente a inércia do governo. No mês de março, o país alçou à triste liderança mundial ao contabilizar 58.924 mortos por covid-19.

Diante da grave situação e atendendo ao requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede), no dia 08 de abril, o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, determinou ao Senado a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações e omissões do Governo Federal na gestão da saúde pública frente à pandemia.

Acuado, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passou a atacar o ministro Barroso e opositores; o presidente ainda pressionou seus aliados a incluir os governadores e prefeitos para desfocar as investigações. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), autorizou a instalação CPI no último dia 13.

Desde o início, Bolsonaro se opôs à ciência, criticou o uso de máscara, o distanciamento e isolamento social e contestou eficácia das vacinas. Atacou os prefeitos e governadores que decretaram medidas restritivas para conter o contágio pela Covid-19, culpando-os pela crise econômica.

O presidente ainda colocou uma série de obstáculos para a compra das vacinas e recusou ofertas de vários laboratórios no ano passado. Hoje, a vacinação acontece a passos de tartaruga por escassez de vacinas e insumos para a sua fabricação no mercado mundial.

Vários estados estão sem kits para intubação por negligência do Governo Federal, que cancelou em

Muitas mortes poderiam ter sido evitadas se não fosse a opção nefasta do governo. Optou-se pelo negacionismo, pela desinformação e pelo tratamento precoce, que segundo pesquisas, não tem eficácia e tem causado problemas no fígado e até levado pessoas a morte. Optou-se em salvar a economia e não a vida dos brasileiros. Mas a economia dos banqueiros e dos grandes empresários. A economia dos micros, pequenos, médios empresários e dos trabalhadores nunca importou ao governo. Incapaz de sentir empatia e compaixão, Bolsonaro não se sensibiliza com a fome que atinge as famílias de desempregados e trabalhadores precários. O auxílio emergencial é fruto da pressão de parlamentares de oposição, mas seu valor vergonhoso é de responsabilidade do governo. Bolsonaro vive se eximindo de suas responsabilidades de presidente da República e culpando os outros pela crise.

Vivemos uma crise humanitária sem precedentes. O nosso país é considerado um exemplo de tudo que não deve ser feito em uma pandemia e uma ameaça para o mundo, segundo a imprensa internacional. Neste contexto, a CPI da Covid traz esperanças, pois existem provas aos montes dos crimes contra a saúde pública à espera de investigação. É preciso conter a sequência de perversidades que parecem não ter fim e que os responsáveis pelo caos e pelas mortes sejam identificados e afastados para, posteriormente, serem punidos pela Justiça.

Informe Publicitário

Ibiúna Auto Posto realizou o 1º sorteio de 2021

O Ibiúna Auto Posto, conhecido também como Posto do Vitor, localizado na saída para Piedade, realizou, no último dia 11 (domingo), o primeiro sorteio do ano de uma moto Honda CG Start 0 km - a contemplada foi Patrícia Aparecida Gabriel, residente em Ibiúna.

Os proprietários Vitor e Daniella Silva agradeceram a todos os clientes participantes e lembraram que os cupons preenchidos na urna continuarão válidos para os próximos sorteios, que acontecerão nos dias 15 de agosto e 12 de dezembro de 2021.

O Ibiúna Auto Posto, além de oferecer combustíveis com qualida-

de aos seus clientes, ainda realiza os melhores sorteios da cidade. O Posto está localizado na Avenida Maria La Farina Milani, 301. Tel.: (15) 3241-1605 / 3248-3530.

Página- 4 Terça-feira, 20 de Abril de 2021
A contemplada Patrícia com a empresária Daniela

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.