Ed. 400

Page 1

Ibiúna já registra 30 mortes por COVID em 2021

Em menos de três meses, o número de óbitos registrado em Ibiúna em decorrência do novo Coronavírus já é superior a 70% ao que foi computado em todo ano de 2020.

O mês de janeiro deste ano foi o que registrou o maior número de óbitos por conta da Covid: 14. Em fevereiro foram 05 e no mês de março, até a data de ontem (18), 11 óbitos foram computados – o mesmo número de junho de 2020, mês em que houve o maior número de mortos no ano passado. Ao todo,

já são 72 óbitos. Durante essa semana, também foi registrado o maior número de novos casos em apenas um dia: 63 – entre os dias 15 (segunda-feira) e 16. A média móvel também bateu recorde no município. O total de casos está em 1.661 contaminados.

Ainda 117 aguardam resultados e 184 estão em isolamento domiciliar. Há, ainda, mais sete pessoas internadas com suspeita de Covid.

Desde o início da pandemia, o mês atual é o pior em relação a pro-

cura por internações e vagas de UTI na região.

Em Sorocaba, cidade referência na região para o atendimento em saúde, os dois principais hospitais públicos, o Adib Jatene e o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), tinham, ontem, apenas um leito de UTI para Covid-19 disponível . Vale lembrar que a cidade é referência para mais de 40 municípios. O leito é do CHS, enquanto o regional Adib Jatene está com 100% das UTIs ocupadas.

Mais de 4 mil pessoas já foram vacinadas

4.421 pessoas já tomaram, pelo menos, a primeira vacina contra a Covid-19 em Ibiúna. Do total, 1.359 já tomaram a segunda dose do imunizante.

Página 04

Ibiúna completa 164 anos de

Emancipação Política e Administrativa

Prefeito não descarta ‘lockdown’ se índices continuarem a subir

O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) concedeu entrevista exclusiva ao jornal. Entre as questões, o VOZ perguntou se o município pode ter medidas de restrição como lockdown, a exemplo da cidade de Araraquara. O prefeito disse que pretende fazer de tudo para que não seja necessário, “mas se os índices continuarem a subir, infelizmente a hipótese de lockdown não pode ser descartada, pois a prioridade é salvar vidas”, esclareceu.

Página 05

Câmara autoriza incluir

consórcio para compra de vacinas

Os vereadores de Ibiúna aprovaram na manhã de ontem (18), projeto de Lei de autoria do prefeito Paulinho Sasaki (PTB) que autoriza o município a fazer parte de um consórcio para a compra de vacinas para o combate a

pandemia do Coronavírus, bem como medicamentos, insumos e equipamentos para a área da saúde.

A sessão foi realizada de maneira virtual. O projeto contou com o apoio de todos os vereadores.

Em meio a um caos sanitário, que acarretou a uma crise econômica, a cidade de Ibiúna comemora 164 anos de Emancipação Política e Administrativa, no próximo dia 24 (quarta-feira). Diante de um cenário preocupante, é certo de que não há motivos para comemorar; mas, certo é também, que não podemos perder a esperança de dias melhores. Por isso, felicitar Ibiúna é desejar uma cidade mais desenvolvida, acolhedora e, sobretudo, bem administrada por aqueles à quem compete preservar o nosso maior patrimônio: a natureza exuberante que faz de Ibiúna um dos municípios mais belos do estado.

Parabéns Ibiúna! 164 anos de história!

Morre ex-prefeito Zezito Falci

Página 03

socorro

Página 03

Delegado

Página 08

Religiosos orientam fieis sobre comunhão diante das restrições

Página 07

Sexta-feira, 19 de Março de 2021
• IBIÚNA 19 DE MARÇO DE 2021 • COM O POVO E A VERDADE EDIÇÃO
EDITOR-CHEFE: JODI TANAKA
400
titular reforça
‘combate a criminalidade’
Com restrições, empresários pedem
município em
Foto: ClickCML

EDITORIAL

Pandemia longe do fim

2021 iniciou distante das expectativas projetadas no fim de 2020, que apontavam para um ano mais tranquilo e promissor, tendo em vista o início da vacinação e a possibilidade da contaminação do Covid-19 estar chegando ao fim. As expectativas, porém, foram frustradas e o início desse ano está com uma situação ainda mais crítica, batendo recordes diários no número de mortos no país, com os hospitais cada vez mais lotados e outros transtornos causados pela pandemia, como o comércio fechado, ocasionando demissões e outros prejuízos econômicos, cujos impactos terão resultados talvez por décadas.

A reconstrução da economia, embora árdua, ainda é possível projetar, mesmo que distante. Entretanto, as milhares de vítimas e famílias enlutadas não terão possibilidades de serem reconstruídas. Afinal, uma vida não tem preço; a dor e o sofrimento causado pela falta de um ente querido é algo que nem o tempo apaga, ainda mais nas condições que essa doença tem levado pessoas a morte.

Para agravar, novas variantes da doença estão surgindo no país atemorizando ainda mais a expectativa para a continuidade do ano. Afinal, não há certeza de que as vacinas contra o Covid-19 terão a mesma eficiência contra as novas cepas do Coronavírus. O cenário é incerto e tenebroso.

Nesse momento, achar culpados pelas mortes é leviano. Entretanto, há culpado por o Brasil estar atrasado na imunização das pessoas, o que faz com que o isolamento social seja cada vez mais necessário. O culpado chama-se Jair Bolsonaro. O presidente não pode se eximir do fato de não termos um plano claro de vacinação nacional, embora mais de 100 laboratórios no mundo já estejam produzindo vacinas contra a doença. A nossa taxa de vacinação é insuficiente para garantir que estaremos no fim de 2021 em uma situação mais confortável – ainda mais diante das variantes.

Mesmo que você seja um fiel defensor do presidente, é certo que não há como defender o fato de que em rede nacional Bolsonaro tenha afirmado que não iria atrás das vacinas, porque, segundo ele, os vendedores deveriam procurar o governo, afinal “o Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes”. Total desconhecimento de uma regrinha básica de oferta e demanda, em um momento em que o mundo todo está atrás dos imunizantes. Se tivéssemos um percentual da população vacinada significativo, certamente, não estaríamos necessitando tanto de medidas drásticas de distanciamento. Por isso, manifestação no momento não deve ser contra as medidas de isolamento, mas contra um governo que demorou para agir por meio de sua diplomacia e Ministério da Saúde em busca dos imunizantes que poderiam já ter salvo milhares de vidas em nosso país.

Para acentuar a culpa do presidente negacionista, a farmacêutica Pfizer revelou que o governo brasileiro rejeitou a compra de 70 milhões de vacinas, em agosto de 2020, para serem entregues desde de dezembro passado, o que, certamente, poderia amenizar os impactos da pandemia que estamos vivenciando hoje. Certo é que, com tamanho desleixo por parte do presidente, a pandemia no Brasil está longe de chegar ao fim.

Uma boa leitura a todos e até a próxima edição.

A educação à espera do retorno presencial

Professora Luiza a pandemia causou para famílias que não estavam acostumadas com a responsabilidade de cuidar, acompanhar e orientar um filho que gerou, temos nossa consciência tranquila; da nossa parte, o trabalho nunca parou. Aulas remotas, elaboração de materiais, atendimento online, grupos de WhatsApp, plataformas digitais... toda essa esfera de ações que desenvolvemos é em prol do nosso aluno. Estamos cientes de que muitos serão os impactos educacionais dessa pandemia, mas a situação requer uma reflexão profunda acerca do valor que tem o ser humano, afinal de contas, matéria perdida se recupera, defasagem na aprendizagem pode ser revertida, mas uma vida ceifada, essa não volta jamais.

O cenário ainda é preocupante: colapso no sistema de saúde, colapso na economia, fase vermelha, fase roxa... a todo momento somos bombardeados por informações (nem sempre confiáveis), exigências e orientações. “Abre a escola, reduz a capacidade de alunos, fecha a escola pois há casos positivos notificados!...” É assim que temos vivido: um dia após o outro, sem planos e sem certezas, e o mais difícil: sem segurança nas ações determinadas pelo governo. Sabemos que a crítica sobre os professores é muito grande e que a “escola fechada” se tornou assunto de grande polêmica. O que precisa ser lembrado frente a essa discussão é que “escola fechada” não é sinônimo de “educação parada”. Nós, professores, tão ofendidos por comentários maldosos, insinuações descabidas e alvos do incômodo que

Dia Mundial da Água

Água, um recurso universal! Todos os Seres Vivos dependem dela. O Planeta tem cerca de 1,4 bilhão de m³ de água. Menos de 3% é potável. Em 13 anos, 3 bilhões de pessoas sofrerão com a falta desse recurso. O Brasil possui cerca de 14% de toda água doce do mundo e 40% da água tratada é desperdiçada. Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo ainda não têm acesso a água potável; crianças com menos de cinco anos são 20 vezes mais propensas a morrer de doenças relacionadas à água imprópria para beber e à falta de saneamento. O acesso à água e ao saneamento foi reconhecido internacionalmente como um direito humano em resolução aprovada pela Assembleia Geral em 2010. Mesmo assim, mais de 2 bilhões de pessoas continuam vivendo sem água potável em suas moradias. Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado, todos os anos, no dia

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – dentre os direitos fundamentais (da criança e do adolescente), o direito à vida, a saúde e o direito a convivência familiar antecedem o direito a educação. Parabéns aos familiares que fizeram dessa pandemia um momento para refletir e compreender que a criança pertence ao seio familiar e que a suspensão das aulas presenciais não está privando o direito a educação, mas sim, garantindo o direito à vida. Encerro este artigo nos versos de Paulo Freire:

“O Diretor é gente,; O coordenador é gente; O professor é gente; O aluno é gente,; Cada funcionário é gente”...

22 de março. A data foi criada na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992, e passou a ser comemorada em 1993. O objetivo é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação. A cada ano, um novo tema é escolhido, em 2020 o tema foi “Água e mudanças climáticas”. Este ano (2021), devido à pandemia de COVID-19, a Conferência foi adiada para 2022 e ocorrerá em Dakar. A autora é bióloga, artista plástica e jornalista

Prefeito anuncia que Avenida Marginal será duplicada

Conforme organização da Lei nº

8.069 de 13 de julho de 1990, o

Todos somos gente e por isso temos o direito de zelar pelas nossas vidas. Estamos ansiosos pelo retorno presencial, mas um retorno saudável e seguro.

Ipem-SP verificou radares em Ibiúna

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IpemSP), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou verificação metrológica nos radares localizados na Avenida Maria La Farina Milani e na Avenida Capitão Manoel de Oliveira Carvalho, no último dia 08. Os instrumentos foram aprovados.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A verificação metrológica no

DIRETORA :

Júlia Tanaka - MTB 84.492/SP

JORNALISTA R ESPONSÁVEL E REVISOR GERAL:

Carlos Roberto Marques Jr. - MTB 84.493/SP

C ONSULTORIA . J URÍDICA : Delícia Fernandes dos Santos

ARTE: Geovane Vinicíus de Moraes

DIAGRAMAÇÃO:

Carlos Roberto Marques Jr.

Claudino Piletti, Luiza Pontes e Carolina Saito

A DMINISTRAÇÃO E D ISTRIBUIÇÃO : Jornal VOZ DE IBIÚNA

Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP - CEP: 18150-000

TELEFAX .: (15) 3241-1325

www.jornalvozdeibiuna.com.br

REDAÇÃO: Rua Peru, 20 - Ibiúna - SP

IMPRESSÃO: Gráfica Atlântica

TIRAGEM : 10.000 exemplares

CONS . REDAÇÃO : José Gomes (Linense), Ana Cristina, As matérias assinadas são de inteira responsabilidade dos autores.

T. ACUMULADA : 3.970.000 exemplares

radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) anunciou durante essa semana que a Avenida Antônio Falci, conhecida como Marginal, será duplicada pelo Governo do Estado. Na postagem, Sasaki anunciou que o Secretário Estadual de Transportes e Logística, João Otaviano Machado Neto anunciou hoje, durante uma videoconferência, anunciou a benfeitoria para o município. “Nos próximos dias, uma comissão do DER vira até o município para fazer uma vistoria no trecho para elaboração do projeto e posterior licitação da obra”, disse o prefeito.

O Secretário também se comprometeu em solicitar com urgência a retomada das obras de duplicação da Rod. Bunjiro Nakao, no trecho entre Ibiúna e Vargem Grande Paulista, que nos últimos dias está paralisada em alguns pontos.

“Também solicitamos ainda agilidade na licitação das obras de 3ª pista no trecho entre Ibiúna e Piedade, bem como o desassoreamento do córrego que causa alagamentos na pista no Distrito do Paruru”, completou Sasaki. A reunião virtual contou com a participação do deputado federal Vitor Lippi (PSDB), que intermediou o encontro, da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) e dos vereadores Naldo Firmino, Lino Júnior, Fausto Dourado e Rony Von.

19
Março
Página- 2 Sexta-feira,
de
de 2021

Morre ex-prefeito Zezito Falci

O ex-prefeito José Vicente Zezito Falci, conhecido apenas como Zezito, faleceu na madrugada da última quarta-feira (17) aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einsten, lúcido e conversando, segundo relato de familiares. O corpo de Zezito foi velado na Igreja Nossa Senhora das Dores, na Praça da Matriz.

Um dos principais nomes da política de Ibiúna, apesar de ter ocupado o último cargo público até 1996, Zezito é considerado um dos

melhores prefeitos da cidade, tendo sido mandatário por 10 anos, entre 1983 a 1988 e 1993 a 1996, deixado sua marca em diversos prédios públicos que construiu, como rodoviária e o prédio da prefeitura.

A administração municipal publicou nota lamentando o falecimento do ex-prefeito do município.

O atual chefe do executivo, Paulinho Sasaki (PTB), decretou luto oficial na cidade por três dias. Zezito deixa esposa, filha, filho e três netos. O político foi um nome

O idiota e a pandemia

marcante da política ibiunense, sendo eleito vereador, pela primeira vez, aos 18 anos e reeleito outras vezes antes de se tornar prefeito. Sempre filiado ao MDB.

O VOZ externa condolências aos familiares e amigos.

Restrições enfraquecem o comércio; empresários pedem socorro

As restrições impostas pelo Plano São Paulo tem objetivo de amenizar o contágio do Coronavírus para desafogar o sistema de saúde – que encontra-se com leitos de UTI congestionados em todo o estado. No entanto, com as medidas de distanciamento, comerciantes de restaurantes e lojas de diversos setores lamentam a queda no faturamento, que, certamente, ocasionará ainda mais demissões.

O VOZ ouviu empresários da cidade que tiveram seus negócios afetados. Para Claudiovaldo Oliveira, conhecido como Vadinho, do Restaurante Galletão, o faturamento da empresa teve uma queda de 60% – que acarreta dificuldade para suprir as despesas, como aluguel. Ele conta que o restaurante funcionava das 10h40 até às 23h, mas, com as restrições, atende apenas por delivery. “Tive que demitir os funcionários, apenas a minha família trabalha no negócio. Em 17 anos, nunca vivenciei uma crise como essa”,

lamentou. Ele lembrou que, não bastasse o atendimento restrito, o preço dos alimentos subiram nos últimos meses. “Os mantimentos básicos tiveram aumento do preço, como feijão e arroz. Ninguém consegue estocar as mercadorias”.

Outro empresário, Marco Antonio Vieira Ribeiro, do Restaurante Marquinhos, disse que o delivery e as marmitex não suprem as despesas da empresa. “O meu forte é salão”, pondera. Ainda assim, o empresário está conseguindo manter os funcionários, porém, se a situação continuar, vai ter que demitir. Já Vilma Massami Fukuda, do Restaurante Eskala, contou que teve que fazer cortes entre os funcionários. Ela também reclamou do aumento no preço dos alimentos. “Cada dia que passa a sensação de pânico aumenta. O vírus existe mas temos que enfrentar, senão ninguém consegue trabalhar”, desabafou.

No ramo de construções, o empresário Altair Dias Ribeiro, da DR Materiais para Construção, também apontou queda no

faturamento em cerca de 40%. “Meus clientes estão acostumados a comprar na loja, escolher os produtos”, disse. Ele contou que as vendas, no momento, estão concentradas em materiais básicos.

Para Marcelo Groto, do Aços Groto, a queda no faturamento é menor porque os clientes estão acostumados a comprar por telefones e aplicativos, como o WhatsApp. O gerente da loja Comercial 74 também lamentou a queda nas vendas. Ele disse que, por enquanto, a empresa não precisou demitir ninguém – a loja possui 17 funcionários.

“Idiota” deriva do termo grego idiotes, isto é, aquele que só se preocupa com o bem particular. Por extensão diz-se do ignorante, egocêntrico e imediatista. Dele afirma o provérbio: “Um homem aponta o céu. O idiota olha o dedo. O sábio vê a lua”. Em tempos de pandemia podemos adaptar para: “Um homem aponta o rosto. O idiota olha o dedo. O sábio vê a máscara”.

Pretender mostrar a gravidade da pandemia a idiotas é, como se diz, chover no molhado, pois, eles não conseguem ver nada além da diversão. E, assim, tornam-se propagadores do vírus no meio em que vivem. Eles, num dos finais de semana em que o Rio Grande do Sul estava com quase 100% dos leitos hospitalares ocupados, organizaram, em Porto Alegre, diversas festas clandestinas. A polícia conseguiu fechar sete delas. No Rio de Janeiro, além de praias lotadas, inúmeras festas clandestinas são constantemente flagradas. E, Santa Catarina, considerado um dos estados mais evoluídos do país, por isso mesmo com mais opções de diversão, que são aproveitadas mesmo em plena pandemia, chegou a tal ponto que pessoas morreram na fila de espera por vaga hospitalar. Para amenizar a situação, diversos

contagiados foram transportados para outros estados. Em São Paulo, o estado mais rico do país, mesmo com o número de mortes por Covid aumentando, festas clandestinas reúnem centenas de pessoas e, como em outros estados, quase todas sem máscara. O problema é que a idiotice parece ser, em nosso país, uma pandemia tão ou mais contagiosa que a Covid. Para idiotas, a diversão representa uma ilusão de felicidade através da fuga da realidade. É claro que não se trata de negar o valor das diversões que, certamente, nos proporcionam algumas emoções poéticas da vida. Mas, momentaneamente, em vista de um bem maior, isto é, o fim da pandemia, é preciso privar-se da diversão.

Para tanto, nada melhor que o exemplo do sábio, que, ao invés de se fixar no dedo (diversão), como faz o idiota, vê a lua (o bem maior). E, assim como a humanidade graças à ciência e à tecnologia conseguiu chegar até a lua, logo conseguirá, se os idiotas deixarem, chegar ao fim dessa pandemia que tantas aflições nos causou e continua nos causando.

Página- 3 Sexta-feira, 19 de Março de 2021
Júlia Tanaka

Ibiúna tem mais de 4 mil pessoas vacinadas

Segundo o último boletim de vacinação divulgado pela Prefeitura de Ibiúna, até a tarde de ontem (18) 4.421 pessoas já receberam a primeira dose da vacina de imunização da Covid-19. Segundo o boletim, desses, 1.359 já tomaram a segunda dose do imunizante.

Os números apresentados pelo boletim, divulgados diariamente pela administração municipal, apontam que 72 ibiunenses morreram em decorrência do coronavírus até a tarde de ontem. Apenas nesse mês de março, 11 pessoas morreram em Ibiúna em decorrência do novo coronavírus.

O governador João Dória (PSDB) anunciou na última quar-

Velocidade da vacinação no Brasil: quando veremos efeitos positivos?

Ana Cristina Piletti lhado no caos”, em dezembro de 2020, o jornal The New York Times, destacou que as lutas políticas internas, o planejamento aleatório e a crescente do movimento antivacina atrasaram a imunização e tornaram mais catastrófico o contágio e a mortalidade pelo vírus no país.

ta-feira (17) que pessoas com 72 a 74 anos iniciam a vacinação a partir de hoje (19). Daqui a 10 dias, na segunda-feira (29) inicia a vacinação das pessoas com 70 e 71 anos.

Após um ano da primeira morte por Covid-19 no Brasil, no dia 12 de março de 2020, batemos o triste recorde de mais de 2 mil óbitos em 24 horas, totalizando cerca de 280 mil mortos (G1, 12/03/ 2021). Com o início tardio da vacinação, contamos somente com 4,39% da população imunizada, sendo que menos de 2% destas pessoas receberam a segunda dose da vacina (Estadão, 11/03/2021). Neste cenário, quando veremos efeitos positivos da vacinação?

Sob o título “‘Brincando com Vidas’: o Plano de Vacinação contra a Covid no Brasil está mergu-

Prefeitura apresenta ações da Secretaria de Assistência Social em meio a pandemia

O VOZ questionou a Prefeitura de Ibiúna sobre as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em meio a pandemia. A nota explicitou que a secretaria, chefiada por Regiane Cristina Rodrigues Machado, está realizando diversas atividades que estão atreladas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no âmbito municipal. “Mesmo durante a pandemia, os projetos continuam sendo realizados com o intuito da proteção social básica e especial”, disse a nota.

Entre as atividades realizadas, estão o atendimento remoto das situações de vulnerabilidade social, no qual realiza a triagem e direciona os casos para a proteção social básica nas unidades do Centro de Referência a Assistência So-

cial (CRAS), atendimento presencial com Assistente Social/ Psicólogo para as famílias conforme demandas apresentadas, encaminhamentos a rede, inclusão ao Cadastro Único, visita domiciliar quando necessário; Orientações e Consultas dos programas de benefícios, entrega do Programa Viva Leite as famílias beneficiárias.

Pessoas em situação de rua

A secretaria elaborou um projeto para atendimento da população de rua, que começou a ser executado em fevereiro. São muitos os fatores que levam as pessoas para as ruas: de rompimentos de vínculos, dificuldade financeira até problemas com vícios, como explica a secretária de Assistência Social de Ibiúna, Regiane Rodrigues. O projeto foi desenvolvido com o in-

tuito de garantir a oferta de serviços básicos de alimentação, higiene, acompanhamento profissional especializado e articulação com outras políticas públicas.

Os atendimentos são realizados no prédio da antiga Creche Nossa Senhora Aparecida, próximo aos Correios, onde é oferecido café da manhã, banho, acompanhamento com técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e apoio de enfermagem.

Segundo especialistas, no ritmo atual de aplicação do imunizante no Brasil, consideradas as vacinas já compradas e a distribuição de 0,1 dose para cada 100 mil habitantes, para se atingir uma imunidade de rebanho, ou seja, 70% da população imunizada, seriam necessários aproximadamente três anos e sete meses e cerca de um ano e sete meses para que as taxas de óbitos comecem a regredir no Brasil. Por outro lado, se a intenção de com-

pra de 138 milhões de vacinas anunciada pelo governo brasileiro em 04 de março se concretizar, a população estaria imunizada em torno de 203 dias e as taxas de óbitos começariam a regredir em 93 dias (VEJA, 11/03/2021).

Contudo, os problemas da imunização no país vão além da aquisição e da distribuição das vacinas, como revelou a mídia internacional. As novas variantes do coronavírus com transmissão mais rápida e agressiva, o colapso no sistema de saúde público e privado, a instabilidade política, a recessão econômica, a falta de isolamento social e o negacionismo científico agravam a situação da saúde pública e tornam os efeitos positivos da imunização ainda mais distantes.

Prefeitura reativa usina de oxigênio do Hospital Municipal

A Prefeitura de Ibiúna informou que a usina de oxigênio do Hospital Municipal está sendo reativada. O local estava sem funcionar há mais de 2 anos, sendo um serviço essencial para salvar vidas frente a pandemia de Covid19. “Além disso, estaremos economizando mais de R$ 70 mil que eram gastos mensalmente para aquisição de cilindros de oxigênio, que ainda assim não atendiam com a eficiência que teremos com a reativação da usina. Ainda mais neste momento de pandemia, essa benfeitoria se faz fundamental”, defendeu o prefeito Paulinho Sasaki (PTB).

Doação de respiradoresCumprindo um acordo para aumentar a oferta de UTIs na região, a prefeitura de Ibiúna irá disponibilizar cinco respiradores para a Diretoria Regional de Saúde (DRS). Tais aparelhos, recebidos pelo Governo do Estado no ano passado, nunca foram utilizados pelo município, uma vez que o hospital possui mais oito respiradores já montados para estabilização dos pacientes. “Nada mais justo que neste momento crítico

da pandemia disponibilizar tais aparelhos para hospitais da região, que possuem estrutura de UTI e poderão abrir mais leitos. Esses equipamentos estavam ociosos, ainda nas caixas, mas agora vão ajudar a salvar vidas”, explicou o prefeito.

Página- 4 Sexta-feira, 19 de Março de 2021
Prefeitura
Gilmar dos SantosComunicação

Prefeito apresenta balanço dos 75 dias do mandato; Sasaki não descarta ‘lockdown’ se indices continuarem a subir

O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) falou ao VOZ sobre as principais dificuldades no início do mandato, pandemia e principais planos da administração. Confira a entrevista completa:

VOZ - Qual a principal dificuldade nesses 75 dias de administração?

Paulinho Sasaki - As dificuldades foram muitas. Como todos sabem pegamos uma cidade completamente abandonada, com lixo espalhado para todo canto, aterro sanitário sobrecarregado por falta de manutenção, hospital com atendimento precário, contratos suspeitos renovados de última hora e muitos outros problemas. Se não bastasse isso. Não tivemos a oportunidade de transição, o que dificultou ainda mais as coisas. Quando fomos ver, as contas estavam zeradas e em cinco dias tínhamos que pagar a folha de pagamento dos funcionários. Foi realmente complicado, mas já conseguimos colocar muita coisa em ordem.

VOZ - Quais as principais ações de sua gestão até o momento?

Paulinho Sasaki - Nos dedicamos a resolver o problema da coleta de lixo, que estava muito precária e também melhoramos o atendimento no hospital municipal, inclusive com a redução do contrato com a empresa que administra o local, que passou de R$ 1,7 milhão para R$ 1 milhão; reativamos a usina de oxigênio do hospital que estava há vários anos sem funcionar, o que vai nos render uma economia de mais de R$ 70 mil por mês e ainda ajudar a salvar vidas frente a essa pandemia. Assumimos a prefeitura com as contas completamente zeradas. Ainda assim, tínhamos que pagar o salário e as rescisões trabalhistas de dezembro. Apesar de um pouco de atraso, conseguimos pagar os servidores e já no mês seguintes colocamos em dia o pagamento dos funcionários, que também é uma das nossas prioridades.

VOZ - Como você avalia a pandemia em Ibiúna atualmente? É possível termos um lockdown, a exemplo de Araraquara?

Paulinho Sasaki - Como todos sabemos, nos últimos dias, os casos tem aumentado muito e aqui na nossa cidade não é diferente. A situação é extremamente preocupante. Para se ter uma ideia, nunca (mesmo quando tínhamos hospital de campanha) houve mais do que sete pacientes de Covid-19 internados aqui, porém, estamos tendo de dez a doze pessoas internadas na ala Covid do nosso hospital atualmente. Estamos contratando

mais 28 profissionais de saúde para ala da Covid e ampliando os leitos no próprio hospital, já que temos espaço físico para isso lá, sem precisar gastar milhões com a montagem de um hospital de campanha. Como já citamos acima, reativamos a usina de oxigênio e também instalamos um aparelho novo de Raio-X, que vai ajudar muito neste combate. Mas friso que um dos maiores problemas é que não temos vagas de UTI em nenhum hospital da região, nem mesmo particular, o que nos preocupa muito. Por isso, o isolamento social e as medidas de prevenção como uso de máscaras e álcool gel são as principais armas que temos no momento para reduzir os índices de contágio e a as lotações das UTIs. Vamos fazer de tudo para que isso não ocorra, mas se os índices continuarem a subir, infelizmente a hipótese de lockdown não pode ser descartada, pois a prioridade é salvar vidas.

VOZ - A administração tem previsão do retorno das aulas?

Paulinho Sasaki - A nossa previsão era ter retornado agora já em março. Porém, com os casos subindo, adiamos para abril e muito provavelmente teremos que adiar novamente. Infelizmente não tem como prever uma data exata, pois isso terá que ser feito com total segurança e de acordo com os índices de contagio da Covid-19 e ocupação dos leitos de UTI da nossa região.

VOZ - Ibiúna completa mais um aniversário no próximo dia 24. Como serão as comemorações em meio à pandemia?

Paulinho Sasaki - Diante da situação em que enfrentamos não há nem muito o que se comemorar. Estamos voltados totalmente para o enfrentamento da pan-demia. Porém, para que o dia não passe em branco, estamos organizando uma live, com apresentação de diversos artistas de vários gêneros musicais, que os ibiunenses poderão acompanhar dentro de casa durante o feriado municipal. O evento será feito seguindo todos os protocolos de segurança e apenas com artistas locais, sendo até mesmo uma maneira de colaborar com esses profissionais da música que são um dos que mais estão sofrendo neste momento sem poder trabalhar. Também será uma maneira desses ibiunenses mostrarem seu talento e levarem um pouco de alegria e descontração para nós que teremos que passar o feriado dentro de casa.

VOZ - Existe algum projeto em andamento que você acredita que

será uma marca importante de sua administração?

Paulinho Sasaki - Temos vários projetos que já estão em andamento, como a reativação do CINAI (Centro Integrado Novo Arco Íris) que vai atender nossas crianças e jovens especiais; estamos trabalhando para criar o Centro de Saúde do Idoso; o Centro de Imagens e Diagnósticos, com exames de tomografia, ultrassom entre outros; a reforma total da Rodoviária Municipal a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros; uma usina de reciclagem junto ao aterro sanitário; recapeamento de diversas estradas vicinais; a duplicação da Av. Antônio Falci (Marginal); entre muitas outras obras que estamos correndo atrás de deputados, ministérios e parcerias com os Governos Estadual e Federal.

VOZ - Como estão as contas da Prefeitura de Ibiúna atualmente? Deu para equilibrá-las?

Paulinho Sasaki - Como disse, pegamos o município completamente falido. Temos quase R$ 200 milhões em dívidas e ainda teremos que devolver diversos recursos de convênios que a administração anterior recebeu, mas desviou para outras finalidades e não prestou contas. Porém, estamos reduzindo todos os contratos, enxugando gastos, tivemos até que cortar horasextras e buscando aumentar a arrecadação de maneira justa, com bom-senso e muita responsabilidade. Mas, não podemos ficar lamentando, temos que olhar para frente e trabalhar para que Ibiúna volte a se desenvolver.

VOZ - Como está a relação com a Câmara? Tem tido alguma dificuldade no relacionamento com os vereadores?

Paulinho Sasaki - É uma relação institucional, com cada um fazendo a sua parte, mas todos lutando pelo bem de Ibiúna. Muitos também estão correndo atrás de recursos, tentando nos ajudar de muitas maneiras. Até o momento o entendimento é mútuo de que o bem de Ibiúna precisa estar acima de tudo. Fui vereador por quatro mandatos e sei muito bem da cobrança que recai sobre eles e da importância que cada um tem. Por isso, tentamos atender os pedidos, esclarecer as dúvidas e mostrar total transparência. Isso tudo contribui para que cada um faça sua parte de maneira harmônica.

VOZ - As estradas tem sido motivo de queixas constantes dos mo-

surtiu um efeito muito bom e o resultado é perceptível. A procura pelo nosso hospital aumentou bastante neste período, pois as pessoas estão voltando a confiar no atendimento. É óbvio que está longe do ideal, pois temos muito a fazer. Como já dissemos acima, há muitos planos, não só para o Hospital Municipal, mas para a Saúde como um todo em nosso município.

VOZ - Tem algo que você já gostaria de ter implantado, mas ainda não foi possível? O que e por quê?

radores. Tem algum plano para recuperar as estradas de terra em andamento?

Paulinho Sasaki - Assumimos com os equipamentos da garagem municipal totalmente sucateados e em pleno período de chuvas, que torna esse problema das estradas ainda mais agravados. Porém, em poucos dias, com parcerias e ações emergenciais fizemos alguns trechos mais críticos e estamos realizando a licitação para aquisição de pedras e comboios de máquinas. A nossa estratégia é a partir do inicio de abril, quando as chuvas dão uma trégua, iniciarmos um mutirão com diversos comboios para manutenção de todas as nossas estradas rurais. Além disso, já realizamos tapa-buracos em diversas vicinais e vamos recapear a maioria delas ainda este ano. Uma outra coisa importante é a iluminação pública, que vamos realizar um trabalho de substituição e ampliação dos bicos de luz por lâmpadas de led.

VOZ - Como você avalia o atendimento no Hospital de Ibiúna nesse período em que está como prefeito. Há planos para melhorar o atendimento?

Paulinho Sasaki - De imediato já reduzimos o contrato da empresa que administra o hospital e vimos que muitas questões eram gerenciais. Exigimos algumas mudanças, colocamos mais médicos e profissionais de saúde para atender a população com dignidade e respeito. Investimos em equipamentos, insumos e medicamentos. Isso já

Paulinho Sasaki - Temos muitas coisas que gostaríamos de ter implantado, mas sabemos que tudo leva um certo tempo, ainda mais na situação que assumimos e dentro de uma administração pública em que tudo é muito burocrático. Porém, algumas questões emergenciais que nos preocupava muito, que era a melhoria do atendimento no hospital e a coleta de lixo, acredito que conseguimos reestabelecer. Ainda temos muito que ser feito em ambos os setores, mas creio que estamos no caminho certo.

VOZ - Deixe uma mensagem aos ibiunenses na comemoração do aniversário da cidade.

Paulinho Sasaki - A mensagem é de esperança de que estamos trabalhando e, com a benção de Deus, vamos recolocar Ibiúna no caminho do desenvolvimento. O momento é muito difícil, mas nunca podemos esquecer que é nessas horas que precisamos ter fé, nos reinventar e buscar maneiras de superar essa crise. A eleição passou e agora temos todos que pensar em, unidos, reconstruir Ibiúna. Nossa cidade é linda, com uma natureza exuberante, uma terra fértil, um povo trabalhador, ou seja, temos tudo para crescer e desenvolver. Tenham a certeza, que juntamente com o meu vice Alexandre Bello, Secretários e todos os funcionários dedicados, estamos fazendo de tudo para resolver os problemas do município e conquistar novas benfeitorias, que com certeza irão elevar a qualidade de vida e a autoestima de toda população. Parabéns Ibiúna e parabéns principalmente para esse povo abençoado, que apesar das adversidades, nunca perde as esperanças. Vamos juntos colocar Ibiúna no lugar que ela merece. Deus abençoe a todos.

Página- 5 Sexta-feira, 19 de Março de 2021

Conheça os secretários da administração municipal

O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) escolheu a sua equipe de governo, já com quase 03 meses a frente da prefeitura. Confira os secretários escolhidos pelo chefe do executivo.

Administração

Wagner Botelho Corrales é natural de Sorocaba. Graduado bacharel em direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI) no ano de 2007, é advogado regularmente inscrito na OAB/SP desde o ano de 2008. Realizou diversos cursos de capacitação em licitações e contratos, recursos humanos, tributação e legislação eleitoral.

Entre os anos de 2011 e 2016 ocupou cargos de assessoria técnicojurídica na Prefeitura Municipal de Cotia, mesma função que desempenhou em parte do ano de 2017 na Prefeitura Municipal da Estância Turística de Embu das Artes.

Agricultura

Benedito Vieira de Camargo, conhecido como Dito Dias, tem 60 anos e é natural de Ibiúna. Iniciou sua vida no campo desde cedo seguindo os passos de seu pai, colhendo os frutos de suas origens até os dias de hoje. Em 1994, expandiu sua experiência agrícola cultivando terras em larga escala no Estado de Minas Gerais. Hoje, em Ibiúna, atua no cultivo hidropônico e convencional, sendo considerada é uma personalidade atuante e influente do setor agro ibiunense.

Assistência Social

Regiane Cristina Rodrigues Machado vive em Ibiúna há 28 anos. Graduada em Pedagogia, trabalhou na área do transporte da Secretaria de Assistência Social de Ibiúna, de 2003 a 2009. Entre os anos de 2010 e 2013, trabalhou como professora do Ensino Fundamental, na rede pública de ensino de Ibiúna. Foi, também, assessora parlamentar de 2014 a 2020.

Controle e Arrecadação

Valter Barbosa de Moraes é natural de Ibiúna. Formado em Administração de Empresas, pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativa de Sorocaba, Valter se pós-graduou na área de Recursos Humanos na Universidade Católica de Goiás.

Trabalhou durante 32 anos na Granja Saito S/A como gerente geral das unidades da Região Centro Oeste. É sócio proprietário da Transportadora Moraes Ltda. Já atuou secretário nas pastas: Governo, Saúde, Segurança, Assistência Social, Indústria e Comércio e Controle e Arrecadação, na qual está a frente.

Cultura e Turismo

Sakura Ishibuchi Nanni, comerciante, é, atualmente, dona em uma agência de viagens de turismo emissivo e receptivo. Já viajou para 24 países, além de muitas localidades no Brasil. Sakura faz questão de ressaltar que ama Ibiúna e sempre está divulgando o que o município tem de bom e de bonito.

Desenvolvimento Urbano

José Sandro Pires da Silva nasceu em São Roque. Formou-se em Direito, no ano de 2016, na Faculdade de São Roque (Uniesp) e conseguindo a licença da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Entre os anos de 2.008 e 2.013 trabalhou no Tabelião de notas e de Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Ibiúna. E entre 2015 e 2019 atuou no Oficial de Registro de Imóveis, títulos e documentos e civil de pessoas jurídicas da Comarca de Ibiúna.

Direito da Pessoa com Deficiência

Márcia Aparecida Gerônimo é natural de Sorocaba, pedagoga há 19 anos e atuante nas redes municipal e particular de Educação. Pósgraduada em Psicopedagogia pelo Instituto Nobre, em Neuropsicopedagogia e Aperfeiçoamento em Dimensões do Transtorno do Desenvolvimento no Espectro Autista, pela Faculdade Metropolitana, também em Programação Neurolinguística pelo Instituto CBI of Miami.

É especialista em Acompanhamento Terapêutico em Transtorno do Espectro Autista (TEA), pela Academia do Autismo, nas formações Imersão em Terapia ABA, Comunicação Alternativa, Autismo Igreja e Comunidades, Inclusão Escolar e Inclusiva.

Educação

Nydia Bello de Oliveira tem vasto currículo na área da Educação. Foi professora primária (Ensino Fundamental I), professora de Matemática, Ciências e Biologia (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), Vice-Diretora e Diretora. Está, pela quarta vez, como Secretaria de Educação de Ibiúna.

Esporte e Lazer Erika Kimura é natural de Ibiúna, onde morou até o ano de 2008. Graduada em Educação física e pós-graduada em gestão pública. É, também, capacitada pela Confederação Brasileira de Tênis e ex-atleta da Federação Paulista de Tênis.

Foi funcionária concursada na Prefeitura de Ibiúna, entre os anos de 2006 e 2008, antes de passar no concurso da Prefeitura de Sorocaba, onde morou e trabalhou até 2020. Erika tem ampla experiência em políticas públicas de assistência social, principalmente, na área de fomento ao esporte e à cultura nas regiões de alta vulnerabilidade social e projetos sociais voltados à juventude.

Finanças

César Ossamu Anno tem 66 anos e vários cursos em gestão pública e financeira municipal junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Sempre atuando na parte financeira da Prefeitura da Estância Turística de Ibiúna, como tesoureiro concursado, diretor de Finanças, secretário de Rendas Internas e atualmente ocupa a Secretaria de Finanças.

Atuou de 1975 até 2008 na administração pública retornando para administração municipal em 2014.

Governo Tiago Albertim é natural de Ibiúna e formado em Comunicação Social/Jornalismo, pós-graduado em Marketing Empresarial. Por mais de 15 anos atou como editor-chefe do Jornal do Povo. Também já atuou, por mais de 6 anos, na Câmara Municipal de Ibiúna, como assessor especial da presidência, oportunidade em que adquiriu vasta experiência em gestão política e institucional.

Rendas Internas

Agenor Pereira de Camargo é contador. Atua, também, como empresário contábil. Em sua vida profissional, foi auditor independente, professor de contabilidade, perito contábil judicial e de cálculos trabalhistas.

Segurança

Marcelo Martins Ferreira está graduando em Direito, pela Universidade Paulista, tem Curso de Extensão Universitária pela American University, de Washington DC. É, também, especialista em Direito Empresarial e Criminal, com vasta experiência em crimes falimentares, tributários e crimes relacionados à internet.

Atuou, com destaque, em diversas ações de combate a pirataria. Foi Diretor Jurídico da Câmara de Comércio Brasil-Rússia, membro do Comitê de Direito da Tecnologia da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM –SP), da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e do Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico – IBDE.

Saúde

Habitação

Carlos Roberto Marques, cursa Gestão Pública na Faculdade Anhanguera. Foi dono de uma pequena empresa em Ibiúna. Iniciou na vida pública em 2005, quando foi Secretário de Esportes, estando no cargo até 2007. Durante esse tempo, pela primeira vez Ibiúna teve um time de futebol profissional. Presidiu, também, a Festa de Aniversário dos 150 anos de Ibiúna.

Indústria e Comércio

José Antônio Soares Melo, 44 anos, é bacharel em administração de empresas e tecnólogo em contabilidade, iniciou a trajetória como servidor público, em 1.996, na Prefeitura de Ibiúna. No ano de 2000, começou os trabalhos junto à Secretaria de Indústria e Comércio, onde trabalhou com diversos programas de políticas públicas de geração de renda e emprego, estando como diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhado (PAT), Banco do Povo Paulista e se qualificando como Agente de Desenvolvimento econômico do Município.

Meio Ambiente

Antônio Rafael Dias Ribeiro tem 30 anos é nascido em Ibiúna. Tem formação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Unifeo, em Osasco e está se pós-graduando em Gestão de Cidades e Gestão Ambiental, além de ser consultor político e produtor rural, desde os 15 anos de idade.

Negócios Jurídicos

Tadeu Antônio Soares nasceu em Ibiúna, atua como advogado há mais de 40 anos, nas causas de Direito Privado – Cíveis, Criminais, Trabalhistas e no Direito Público, dando despachos, pareceres, orientações em procedimentos liquidatários, processos administrativos, elaboração de projetos de leis, decretos, resoluções, portarias, entre outras. No magistério, foi professor. Formado em Direito pela Faculdade de Sorocaba, em 1979, Tadeu é pós-graduado em Gestão Pública Municipal, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez cursos em diversas áreas, como: trânsito, parcelamento de solos, Plano Diretor Municipal, concurso público, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Gestão de Projetos Urbanos.

Tadeu já foi vereador, presidente da câmara de Ibiúna e vice-prefeito, entre 2013 e 2016.

Valdir Messias de Almeida nasceu em Ibiúna. Graduado em farmácia, Valdir tem experiência de 42 anos na área da Saúde. Pela primeira vez está exercendo um cargo público.

Página- 6 Sexta-feira, 19 de Março de 2021

Padre Daniel orienta fieis sobre manter a comunhão

diante das restrições às missas

Diante do plano emergencial do Estado de São Paulo, que teve início na última segunda-feira (15), e segue até 30 de março, o padre Daniel Victor, da Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus e São Roque, apontou alguns procedimentos que precisam ser adotados nesse momento. Confira:

“É necessário que tenhamos algumas atitudes em comum a todos. Nossas igrejas têm buscado levar todos os cuidados nas orientações que passamos ao povo, com poucas exceções. Mesmo assim, devemos dar exemplo de obediência e cumprimento das normas. Funcionarão da seguinte forma: celebrações coletivas em massa não serão permitidas, missas serão sem a presença dos fiéis, porém transmitidas online. Os templos poderão ficar abertos para visitação e oração pessoal e os atendimentos devem ser agendados.

É uma restrição cautelar tendo em vista que todos precisam colaborar com espirito de penitência e compaixão para com a sociedade que vem sofrendo muito nessa batalha contra o vírus, falta solidariedade e auxilio mútuo, mais uma vez somos apelados a aprender com os erros e consequências dos atos imprudentes de toda sociedade, tanto governamental quanto economicamente e civil. A ansiedade é grandiosa e os

direcionamentos foram politizados, cada um enfrentando de uma forma essa pandemia coletiva, e faltou sensibilidade para que as pessoas pudessem ser mais solícitas e empáticas.

A orientação da Igreja é para que todos busquem nestes tempos de pandemia, a virtude da fé aonde devemos superar o medo, confiando em Deus presente em toda história humana, nos fortalecendo em meio aos sofrimentos e tendo prudência ao seguir o direcionamento de proteger a vida em todos os aspectos. Não devemos nos expor a riscos desnecessários como reuniões e festas sem o clima verdadeiro para confraternização, pois posturas como estas revelam os atos que são simplesmente aguçados para satisfazer a ansiedade do indivíduo que não suporta as renúncias tornando escravo de si mesmo, sem equilíbrio e ignorando a seriedade e gravidade do estado pandêmico.

Desta forma, mesmo não sendo presencialmente os encontros celebrativos, devemos buscar mais do que nunca ser mais reflexivos e orantes, superando o imediatismo e o materialismo, enfrentando com maturidade este vírus que não escolhe classe social para interferir na pessoa humana e também valorizar cada aspecto positivo da vida que antes não valorizávamos, sabendo que o vírus traz transtornos

não só para a saúde física, mas também vêm abalando o ser humano em seu emocional psicológico. Cremos que um dia tudo será controlado e que vai passar esse estado mais alarmante e crítico, mas que não sejamos ansiosos em cantar vitória antes do tempo, iludidos e cegos em não crer na realidade presente, buscando culpados e se eximindo da sua responsabilidade em combater os males e consequências desta pandemia visando somente bem individual, e não o bem coletivo.

Assim já dizia Santa Madre Paulina: ‘É preciso ter esperança, mesmo que enfrentemos ventos contrários, permaneçamos firmes unidos no Senhor’. Que o desanimo, o medo e a tristeza, sejam sempre vencidos pela divina vontade e a fé que habitam em nós. Façamos que nossos lares não pensem em ser um cárcere que restringe nossas vontades e potencialidades, mas sim um lugar de encontro com Deus valorizando cada segundo o dom de nossas vidas e daqueles que amamos, formando uma igreja doméstica aonde Deus habita”.

Ibiúna completa 164 anos de elevação a município

José Gomes (Linense)

Sem festas, sem comemorações e sem o tradicional desfile das escolas e entidades diversas, devido a pandemia que nos assola, Ibiúna completa 164 anos de sua elevação a categoria de município no próximo dia 24 de março.

Elevada à condição de “estância turística” em 13 de maio do ano de 2000, é oportuno ressaltar que o município é rico em belezas naturais, entre muitas águas, muito verde e uma agricultura pujante, porém ainda não conseguiu se destacar no desenvolvimento turístico – com muitas pontes de atração turística ainda não explorados. É um fator de suma importância que se desenvolvidos poderiam oferecer

presidente do Conplei

O pastor Tony Ricardo dos Santos Costa, conhecido como Tony Costa, da igreja Batista, foi eleito presidente do Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Ibiúna (Conplei) em fevereiro. Ao VOZ, o líder religioso dissertou sobre a fase restritiva aos cultos presenciais das igrejas.

Confira:

“Diante da nova fase Emergencial no estado, estamos vivendo um tempo de grandes desafios para a nossa fé, tempo de nos mantermos firmes e inabaláveis em meio as provações (1Co 15:58), onde os verdadeiros cristãos devem continuar adorando a Deus em Espírito e verdade, como ensinado por Jesus no evangelho de João (Jo 4:23). Devemos continuar orando e adorando a Deus em nossas casas, devemos intensificar nossas orações, por aqueles que estão hospitalizados, pelos profissionais da saúde, pelos líderes evangélicos, que tem dado apoio espiritual as famílias enlutadas, apoiado os fiéis em

suas dificuldades e suas ansiedades, tem orado pelos enfermos, também devemos nos levantar em oração por todas as pessoas do mundo que tem sofrido direta ou indiretamente as consequências do Covid-19.

Aconselho aos amados irmãos em Cristo, se possível permaneça em suas casas para não circular o vírus aumentando assim o número de casos, e assim o mais breve possível estaremos juntos adorando ao Senhor.

A diretoria do Conplei acredita que as igrejas que estão respeitando as normas da sanitárias mantendo o uso de máscara, álcool em gel, e distanciamento, não são as propagadoras do vírus, mas sim as atividades e festas onde existe aglomeração e para piorar maioria não usa mascará. Entretanto, diante do exponencial aumento de casos temos que obedecer as determinações do Estado, permanecendo estes 15 dias sem cultos presenciais”.

Detran de Ibiúna pode ter integração com Poupatempo

Ibiúna foi uma das 40 cidades escolhidas pelo Governo de São Paulo para adesão do modelo de integração entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP) e o Poupatempo, que deverá ter uma unidade inaugurada no município. O serviço público é um dos mais bem avaliados do Estado de São Paulo.

A implantação deve acontecer nos próximos meses, assim que a Prefeitura realizar as solicitações de contrapartida do Estado, como um

um futuro mais promissor ao povo ibiunense, com rendas, mais empregos, salários, oportunidades ao empresariado e ao comércio. O futuro de Ibiúna depende que as autoridades, entidades, empresários e

comerciantes se unam num projeto de desenvolvimento do turismo da “Estância Turística de Ibiúna”.

Parabéns Ibiúna pelos 164 anos de sua elevação a município.

prédio de fácil acesso aos munícipes.

O prefeito Paulinho Sasaki (PTB) esteve reunido com o Diretor de Serviços ao Cidadão do Prodesp, Murilo Macedo, no dia 24 de fevereiro, e solicitou a agência do serviço para o município. “Estamos dando mais um passo para a realização desse sonho, onde o cidadão poderá solicitar documentos, como: RG, CPF, CNH e muitos outros serviços. Estamos felizes por essa conquista”, disse.

Página- 7 Sexta-feira, 19 de Março de 2021
‘Devemos continuar adorando ao Senhor em nossas casas’, diz
Foto: ClickCML

diz delegado titular

Delegado de polícia desde 2012, dr. Rafael de Medeiros Marques assumiu a titularidade da Delegacia de Ibiúna após o falecimento do delegado José de Arruda Madureira Junior, no fim de janeiro. O novo titular, que está em Ibiúna desde 2016, disse, em entrevista ao VOZ que o combate à criminalidade é o seu principal desafio.

Para ele, cada vez mais o crime se aperfeiçoa e, mesmo com efetivo da Polícia Civil (PC) insuficiente em Ibiúna, o delegado garante que não tem medido esforços para investigar delitos cometidos no município. Atualmente, a PC conta com 11 agentes no município e precisa do apoio da Prefeitura de Ibiúna para completar o quadro. Rafael já esteve com o prefeito Paulinho Sasaki (PTB) e pediu apoio para que funcionários do município possam colaborar nas atividades da delegacia. Ele enalteceu a parceria com a Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM) na troca de informações e ações conjuntas a fim de inibir ações dos criminosos.

O delegado ainda informou que a delegacia funciona 24 horas, ininterruptamente, mas reforçou

que os serviços online, da delegacia eletrônica, foram ampliados para atender a população com mais tranquilidade e rapidez. Os ibiunenses podem denunciar atitudes suspeitas anonimamente pelo telefone 181.

Roubos de veículos diminuem; homicídios aumentam

Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/SP) apontam que os números de furto e roubo de veículos diminuíram em Ibiúna no ano de 2020, se comparado com 2019. No ano passado 57 veículos foram roubados em Ibiúna, enquanto 52 foram furtados. No ano de 2019, foram 63 roubos e 93 furtos – número bem acima do que foi registrado em 2020.

Sabesp inicia obra que beneficiará distrito do Paruru

Por outro lado, no balanço divulgado pela SSP/SP, o município registrou 11 homicídios em 2020, ante seis no ano anterior. Foram também dois latrocínios (roubo seguido de morte), contra nenhum em 2019. Quanto aos estupros, foram registrados 39 em 2020, menos do que os 46 registrados no ano anterior.

O delegado Rafael encarou os números como ‘dentro da média’. “As investigações apontaram que alguns dos homicídios não foram praticados em Ibiúna. Os corpos foram encontrados em matagais do município, mas cometidos em outras cidades”, ponderou. Para ele, 2020 foi atípico por conta pandemia, que deixou muitas pessoas dentro de suas casas.

PM atua para inibir aglomerações

A Polícia Militar do Estado de São Paulo criou um novo ‘Procedimento Operacional Padrão’ relacionado a atuação dos policiais diante a pandemia do Coronavírus. Segundo nota encaminhada pela corporação, as atividades incluem informações sobre “distanciamento durante atendimento de ocorrências, forma de lidar com pessoas que testaram positivo para o vírus, ocorrências de descumprimento de isolamento ou quarentena, escolta de presos emergências, além de desinfecção de viaturas e utilização de materiais obrigatórios, como luvas, máscara e álcool em gel”.

Segundo a nota, diariamente, os PMs fornecem orientações por meio de alto falantes das viaturas, em relação a aglomeração e restrição de circulação de pessoas, no período das 20h até às 05h. “Sobre o toque de restrição, vale esclarecer que a missão da PM não é impedir que os cidadãos transitem pelas ruas, mas que se aglomerem, visto que a forma mais eficaz de evitar a disseminação do vírus é mantendo

o distanciamento social”, diz nota. A Polícia Militar ainda presta apoio aos órgãos municipais (Vigilância Sanitária e outros) que realizam a fiscalização de ambientes abertos ou em funcionamento, com o intuito de garantir a preservação da ordem pública, conforme decreto vigente. Durante atendimento de ocorrências de perturbação do sossego, a PM também orienta quanto a possível configuração da contravenção penal, bem como as nor-

A Sabesp iniciou as obras de ampliação no abastecimento de água em Ibiúna com obras que irão levar água tratada às torneiras das casas dos moradores do Distrito Paruru e bairro Ressaca.

A obra consiste na implantação de 17 quilômetros de adutora de água tratada no trecho Figueira e Paruru, além da interligação do sistema para atendimento ao bairro Ressaca. O empreendimento vai beneficiar diretamente 7 mil pessoas, moradores destas localidades, com mais disponibilidade de água nas torneiras.

A benfeitoria irá favorecer também o município de Piedade com mais segurança hídrica, porque esses bairros– Paruru e Ressaca –

mas impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto a aglomeração.

“Mesmo diante desse período de pandemia, a Polícia Militar atua incansavelmente, de forma a reduzir as ocorrências criminais, levando maior sensação de segurança à sociedade. São inúmeras operações, abordagens e atividades que resultam num trabalho preventivo de alta qualidade, gerando resultados positivos e satisfatórios”, encerra a nota.

Até fevereiro, Prefeitura recebeu mais de R$ 6 milhões de IPVA

A Prefeitura de Ibiúna recebeu até o fim de fevereiro mais de R$ 6 milhões provenientes do imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Metade do valor pago pelo contribuinte é repassado aos municípios, enquanto a outra metade fica com o governo estadual – destaque que 20% do montante é destinado para o Fundo de Manutenção e

Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O valor mencionado é o total bruto. Em comparação a janeiro e fevereiro de 2020, o crescimento foi de, aproximadamente, 8%. Em 2020, o município recebeu no período R$ 5.627.816,69 enquanto nos dois primeiros meses deste ano o valor chegou a R$ 6.075.484,24.

deixarão de ser abastecidos por Piedade, melhorando a oferta de água também para o município vizinho.

Os trabalhos começaram no mês de fevereiro e, quando concluída a obra, a água disponível na torneira vai garantir mais qualidade de vida à população destas regiões da cidade. “O grande benefício é a chance de cada cidadão ter seu ramal, com garantia de água com qualidade disponível 24 horas”, afirmou Maurício Tápia, superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê da Sabesp. A Sabesp está investindo R$ 2 milhões no empreendimento, que deve ser concluído em dois ano e meio.

Os desafios das mulheres no século XXI

Carolina Saito todas as classes sociais, mas que no Brasil atinge números alarmantes. A violência política é usada para intimidar e silenciar as mulheres que lutam bravamente pelos Direitos Humanos, como aconteceu com a vereadora Mariele Franco, brutalmente assassinada há 3 anos. O caso ganhou repercussão mundial e Mariele recebeu inúmeras homenagens, mas o crime não foi esclarecido até o momento.

No início do século XX, as mulheres russas e estadunidenses iniciaram os movimentos por melhores condições de trabalho e por direitos políticos que, consequentemente, levaram à comemoração do Dia da Mulher em alguns países. Somente em 1975 a ONU reconheceu o dia 8 de março como data comemorativa do dia Internacional da Mulher.

No Brasil, a condição das mulheres piorou com a política econômica neoliberal e as consequentes reformas trabalhista e na Previdência Social do Governo Bolsonaro, que impactam negativamente nos salários e na empregabilidade das mulheres. Em comparação com os homens, o índice de desemprego é maior entre as mulheres. E as mulheres negras são mais vulneráveis pela baixa escolaridade, por terem filhos e pela própria questão racial. Muitos empregadores não contratam mulheres com filhos pequenos. Infelizmente elas estão sujeitas ao trabalho precário e/ou ao trabalho informal, sem nenhum direito trabalhista.

Além das questões básicas de sobrevivência, muitas mulheres são vítimas da violência doméstica, do desrespeito e do feminicídio, que é um problema mundial e ocorre em

Diante dos retrocessos que estamos vivenciando desde o golpe de 2016, os desafios das mulheres no século XXI são enormes e vão além dos seus papeis sociais. Elas necessitam estudar continuamente para se adequarem às mudanças do mercado de trabalho e estar bem informadas quanto ao mundo e ao seu país para ser uma pessoa atuante na sociedade e presente na educação dos filhos. A escola tem um papel importante de abordar em seu currículo a questão de gênero e combater os preconceitos e a misoginia. É preciso que as pessoas parem de olhar somente para o próprio umbigo e olhem para o próximo com amor, empatia e compaixão. E que cada 8 de março não seja apenas para homenagear as mulheres, mas um dia para a conscientização da luta pelos direitos das mulheres do mundo inteiro.

Página- 8 Sexta-feira, 19 de Março de 2021
‘Combater a criminalidade é o nosso compromisso’,

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.