Revista Vivid Foods | 02 Setembro 2023

Page 1

Revista

/O que é Food Fraud e Food Defense?

/Que cuidados devemos ter nas áreas da Produção??

/Relação entre os conceitos de Food Quality, Food Safety, Food Fraud e Food Defense

/Equipa da Qualidade

02
23 | Periodicidade Trimestral
Setembro

Revista

A Revista VIVID é uma publicação trimestral independente, dedicada exclusivamente aos funcionários da Vivid Foods.

A revista surge da inspiração e necessidade de incentivar e divulgar a educação da Cultura da Segurança Alimentar na empresa, organizar procedimentos de trabalho e reforçar a formação. Pretende-se também incentivar a comunicação, a partilha entre os vários departamentos, e a cooperação de todos os funcionários.

Fazer parte da Vivid Foods, é fazer parte de uma comunidade. Trabalhamos diariamente como equipa para o crescimento e sucesso da empresa, por isso queremos divulgar e celebrar os pontos relevantes. Perseguimos também temas relevantes tendo como contraponto as urgências dos tempos que nos envolvem e as inovações emergentes no setor alimentar, porque são determinantes para nós como empresa e como indivíduos da sociedade.

A informação presente nestas edições é rigorosa, mas também descontraída e aberta a críticas e sugestões. Desafiamos-te a participar nas próximas edições.

02 Revista vivid Setembro 23 \ 1
Enjoy Life

esta edição

Setembro 23 02

Bem-vindo à segunda edição da revista VIVID! Esta edição serve de complemento à primeira, já que muito ainda ficou por dizer...

Vamos explorar os conceitos de Food Defense, e Food Fraud, destacando a importância vital do departamento de Qualidade na garantia da segurança alimentar. À medida que avançamos na nossa jornada rumo a um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e saudável, é fundamental compreender e enfrentar os desafios relacionados com a segurança dos alimentos que consumimos.

Agradecemos a todos pelo vosso apoio contínuo e esperamos que apreciem a leitura desta edição. Juntos, promovemos um futuro mais seguro e confiável para todos. Boa leitura!

/Andreia

A sua capacidade de lidar com uma variedade de processos diferentes reflete a sua adaptabilidade e versatilidade.

2 / 02 Revista vivid Setembro 23 /Sobre
Enjoy Life

As duas primeiras edições da revista são inteiramente dedidadas à importância da qualidade na Indústria Alimentar, e é por isso que dedicamos um cantinho desta edição às Engenheiras da equipa da Qualidade da VIVID FOODS

Todos desempenhamos um papel crucial para que os produtos da Vivid Foods tenham qualidade e estejam seguros para consumo, no entanto o Departamento de Qualidade tem como função a supervisão e controlo dos padrões de qualidade, certificando-se que todas as etapas da cadeia alimentar estão em conformidade com os regulamentos e normas estabelecidas.

/Colaboradoras da Edição

Um especial obrigada pela colaboração destas quatro colaboradoras na elaboração desta edição.

É a mais recente na equipa da Qualidade e um ótimo complemento na equipa. Pode parecer um pouco tímida, mas não tenham receio em falar com ela.

É a responsável pelo Departamento de Qualidade. Podemos dizer que é das pessoas que conhece melhor a VIVID, por ser uma das colaboradas que está há mais anos a trabalhar connosco.

Encontram-na normalmente entre registros e certificações, e em constante comunicação com a equipa de higiene.

02 Revista vivid Setembro 23 \ 3
/Rita
/Sara
/Natália
4 / 02 Revista vivid Setembro 23

pag.6

/O que é Fraude Alimentar?

pag.7

/Exemplos de Fraude Alimentar

pag.8

/Prevenção de Fraudes Alimentares

pag.9

/#Vivid Partilha

pag.10

/ Quizz Fraude Alimentar

pag.11

/Playlist

pag.12

/O que é Food Defense?

pag.13

/Importância Food Defense

pag.14

/Cuidados de Food Defense a ter nas Áreas da Produção

pag.18

/Segue-nos

pag.19

/ Quizz Food Defense

pag.20

/Saco Vivid Foods

pag.21

/Relação entre: Food Defense, Food Fraud, Food Quality, Food Safety

pag.23

/Área Funcionários Vivid

pag.24

/Equipa da Qualidade

pag.26

/Vivid Farms

02 Revista vivid Setembro 23 \ 5 /Cardápio
Curioso/a?
Começa a
folhear

/O que é Fraude Alimentar?

Food Fraud (ou fraude alimentar, traduzindo para português) é uma prática enganosa que envolve a adulteração, falsificação, substituição ou rotulagem enganosa de alimentos com o objetivo de obter lucro ilegal ou para enganar os consumidores sobre a qualidade, origem ou a autenticidade dos produtos alimentares.

A União Europeia define a fraude alimentar como “qualquer ação intencional suspeita por parte de empresas ou indivíduos com o propósito de enganar os consumidores e assim obter uma vantagem indevida”.

Esta fraude pode acontecer em diversas etapas da cadeia de um produto alimentar, desde a sua produção e processamento até a distribuição e venda ao consumidor final.

Atenção!

Fraude Alimentar não é o mesmo que Segurança Alimentar!

Enquanto os fatores determinantes na Segurança Alimentar são os perigos alimentares, na Fraude Alimentar os fatores determinantes são as infrações económicas que visam o lucro

Porque é que as empresas cometem faudes alimentares?

O objetivo das empresas que praticam fraudes alimentares é obter maiores ganhos económicos, seja porque conseguem baixar o custo de produção, ou porque conseguem aumentar a procura, já que também aumentam o valor aparente do produto. Mas para os consumidores estas práticas podem trazer riscos diretos e indiretos à saúde, e mesmo que não causem danos, levam-nos ao engano com informações falsas.

Além de representar um risco à saúde dos consumidores, a fraude alimentar também prejudica a reputação de marcas e empresas do setor alimentar, gerando perdas financeiras significativas e impactando a confiança dos consumidores na indústria alimentar como um todo.

Como se pode combater a Fraude Alimentar?

Além de representar um risco à saúde dos consumidores, a Fraude Alimentar também pode prejudicar a reputação de marcas e empresas do setor alimentar, por gerar perdas financeiras significativas e impactando a confiança dos consumidores na indústria como um todo.

Os governos, órgãos reguladores e empresas do setor têm implementado medidas de controlo, rastreabilidade, certificação e testes laboratoriais para garantir a autenticidade e a segurança dos alimentos oferecidos no mercado.

6 / 02 Revista vivid Setembro 23

VAMOS ANALIZAR ALGUMAS FRAUDES MAIS A FUNDO...

Substituição de ingredientes e/ ou produtos de maior valor por outros de menor valor;

Envolve a troca de ingredientes ou produtos caros por alternativas mais baratas.

Em 2013, o “escândalo da carne de cavalo” chocou o mundo, quando carne de cavalo não declarada foi encontrada em hambúrgueres de carne de bovino, em várias zonas da Europa.

Esta fraude revelou uma rede complexa de fornecedores da indústria alimentar, destacando a importância da segurança alimentar e da rastreabilidade.

Desde então, houve esforços globais para fortalecer os padrões de qualidade e regulamentações na indústria alimentar.

Detecção de espécies diferentes das declaradas;

Ocorre quando um produto é rotulado incorretamente em relação à espécie presente.

Um exemplo desta fraude, é o bacalhau ser substituído por paloco.

Quando se fala de bacalhau está-se a falar unicamente de “Gadus morhua”, o legítimo bacalhau do atlântico, ou do “Gadus macrocephalus”, o bacalhau do pacífico, pois só estas duas espécies podem utilizar a designação “ bacalhau”.

O paloco é um peixe de custo menor e, frequentemente, de qualidade inferior ao bacalhau. No entanto, algumas empresas desonestas podem rotular o paloco como bacalhau para obter lucros maiores.

/Exemplos de Fraude Alimentar

Referência: https://www.rtp.pt/noticias/ mundo/responsavel-peloescandalo-da-carne-decavalo-por-vaca-detidoem-franca_n733993

Referências: https://www.asae. gov.pt/newsletter2/ asaenews-n-118-dezembro2019/o-bacalhau-e-aautenticidade-alimentar. aspx

02 Revista vivid Setembro 23 \ 7

/Prevenção de Fraudes Alimentares

Esta abordagem ajuda a proteger a integridade dos produtos da Vivid Foods e a manter a confiança dos consumidores.

Na Vivid Foods, de modo a evitar fraudes passíveis de acontecer, como é o caso de algumas referidas anteriormente, o Departamento de Qualidade tem o papel de avaliar a vulnerabilidade de cada uma das matérias-primas, e definir qual a sua probabilidade de ocorrência. Para isso, seguem vários processos, tais como:

AVALIAÇÃO DO RISCO DE FRAUDE NA MATÉRIA-PRIMA

A Vivid Foods inicia o processo avaliando o histórico de fraudes alimentares relacionadas à matéria-prima nos anos anteriores no portal Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF). Isto fornece informações sobre vulnerabilidades passadas e riscos potenciais.

PROBABILIDADE DE DETECÇÃO

2

1 4

A probabilidade de detectar uma fraude na matéria-prima é avaliada. Isso inclui o quão facilmente a adulteração ou a fraude pode ser identificada durante o processo de inspeção ou análise

RELEVÂNCIA DO INGREDIENTE PARA O PRODUTO

A importância da matéria-prima para o produto final é considerada. Alguns ingredientes podem ser mais críticos para a qualidade e autenticidade do produto do que outros.

FATORES ECONÓMICOS

O custo da matéria-prima é levado em consideração. Ingredientes de alto valor podem ser mais suscetíveis a fraudes, pois há um incentivo financeiro para substituí-los por alternativas mais baratas.

COMPLEXIDADE DA CADEIA DE FORNECEDORES

A complexidade da cadeia de fornecedores é avaliada. Fornecedores primários (diretos) podem ser mais fáceis de controlar do que fornecedores secundários, terciários ou intermediários (brokers).

CONFIANÇA NOS FORNECEDORES

6

3 5 7

A confiança nos fornecedores desempenha um papel crucial. Avaliar a reputação e histórico de cada fornecedor ajuda a determinar a confiabilidade de suas matérias-primas.

ORIGEM DA MATÉRIA-PRIMA

A origem da matéria-prima é investigada. Isso inclui a verificação da procedência geográfica, já que algumas regiões podem ter maior incidência de fraudes do que outras.

Com estes critérios, determinamos o risco de fraude associado a uma determinada matéria-prima

Quando o risco de fraude é considerado médio ou elevado, medidas adicionais de controlo devem ser implementadas para minimizar o risco, tais como: inspeções mais rigorosas, testes de autenticidade, auditorias de fornecedores e revisões contratuais, para garantir a qualidade e a autenticidade das matérias-primas adquiridas.

8 / 02 Revista vivid Setembro 23

#Vivid Partilha

Esta é uma ótima maneira de nos conhecermos melhor e destacar a comunidade que estamos a construir juntos!

Podes partilhar momentos de convívio nas pausas, fotografias da Vivid, receitas com produtos que produzimos, podes até tirar foto com esta revista... dá asas à tua imaginação!

Partilha no Instagram com as hashtag #vividfoods, ou identifica o nosso perfil @vividfoodsofficial

Arrisca vires aqui parar!

02 Revista vivid Setembro 23 \ 9
Na primeira edição lançámos este desafio, mas ninguém participou. Vamos dar mais uma oportunidade, gostávamos que as tuas fotografias aparecessem por aqui!

/Quizz Fraudes Alimentares

O que é Food Fraude/ Fraude Alimentar?

Entendeste o que significa fraude alimentar e tudo o que engloba?

Testa o que aprendeste neste quizz. Consegues acertar em todas?

Um método de cozinhar alimentos. A adulteração ou falsificação intencional de alimentos. Um sistema de entrega de alimentos.

Qual é o principal motivo que leva à Fraude Alimentar?

Proteger a saúde dos consumidores. Aumentar os lucros por meios desonestos. Melhorar o sabor dos alimentos.

Qual é o exemplo comum de Fraude Alimentar relacionada com a rotulagem dos produtos?

Rotular alimentos como orgânicos quando não atendem a esses padrões.

Utilizar embalagens coloridas para atrair mais clientes. Armazenar alimentos em prateleiras mais altas nos supermercados.

O que é rastreabilidade na indústria alimentar?

rever o conteúdo desta revista, para ficares a compreender melhor.

Soluções: BBACACB Se acertaste em 10 ou mais, parabéns! Se não, deves

Uma técnica de cozimento. Um tipo de embalagem de alimentos. A capacidade de rastrear a origem e o histórico de um alimento.

Qual é a consequência potencial da Fraude Alimentar para os consumidores?

Riscos para a saúde devido a ingredientes não declarados ou inseguros. Redução dos preços dos alimentos. Melhoria da qualidade dos alimentos.

Qual é o nome comum para a prática de rotular produtos de baixa qualidade como sendo de alta qualidade?

Rotulagem transparente. Integridade alimentar. Greenwashing.

Qual das seguintes ações não é uma medida eficaz para combater a fraude alimentar?

Formação de profissionais da indústria alimentar.

Aumentar a opacidade na cadeia de suprimentos.

Implementação rigorosa de regulamentações de segurança alimentar.

10 / 02 Revista vivid Setembro 23

A música tem o poder unir, criar conexões e despertar emoções. Nesta playlist compartilhada, podemos partilhar e explorar os gostos musicais de todos.

Adiciona as tuas músicas favoritas e aproveita a diversidade musical que existe na Vivid.

1. Faz download da aplicação SPOTIFY e cria uma conta, caso ainda não tenhas. É gratuito!

2. Faz scan deste QR code com a câmara do telemóvel para encontrares a playlist ou procura no motor de busca do Spotify por: VIVID FOODS

3. Quando encontrares a playlist:

+ +

Clica neste botão Adiciona a playlist ao teu perfil, para a teres disponível sempre que quiseres

4. Como adicionar músicas? Procura pelo nome da música/ artista

Clica neste botão ao lado da música escolhida

Adiciona à playlist “Vivid Foods”

02 Revista vivid Setembro 23 \ 11
...
/Playlist Vivid
...

/O que é Food Defense?

FOOD SAFETY (Segurança Alimentar, traduzido para português), concentra-se em prevenir riscos naturais e acidentais.

Food Defense ou Defesa de Alimentos, quando traduzido para português, é definido pela Global Food Safety Initiative (GFSI) como o processo para garantir a segurança de alimentos, ingredientes alimentares, ou embalagens de todas as formas de ataques maliciosos, incluindo ataques motivados ideologicamente, levando à contaminação ou a produtos inseguros.

A Defesa de Alimentos é uma estratégia utilizada na indústria alimentar para proteger intencionalmente os produtos alimentares contra ameaças deliberadas ou criminosas que possam afetar sua segurança e integridade

Os conceitos de Food Defense e Food Safety são frequentemente confundidos, mas diferem um do outro:

FOOD DEFENSE (Defesa dos Alimentos, em português), trata especificamente de ameaças humanas, como sabotagem, contaminação deliberada ou adulteração de alimentos.

A Food Defense deve ser parte integrante de um sistema mais amplo de segurança alimentar, que inclui também Food Safety para prevenir riscos naturais e acidentais.

12 / 02 Revista vivid Setembro 23

QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DA DEFESA DOS ALIMENTOS?

Identificação de vulnerabilidades:

Identificar os pontos fracos da cadeia de produção, armazenamento e distribuição que possam ser explorados por ameaças deliberadas.

PORQUE É QUE FOOD DEFENSE/ DEFESA DOS ALIMENTOS É TÃO IMPORTANTE?

A Defesa dos Alimentos é vital para garantir a segurança e a integridade dos alimentos

As ameaças deliberadas à segurança alimentar podem ter consequências graves, incluindo danos à saúde dos consumidores, danos à reputação da empresa e implicações legais significativas. Portanto, é crucial para as empresas alimentares como é o caso da Vivid Foods, adotar medidas proativas de Food Defense para proteger os produtos e a confiança dos consumidores.

/Importância do Food Defense

Monitoramento e Vigilância: Implementar sistemas de monitoramento e vigilância para detectar atividades suspeitas ou não autorizadas.

Acesso restrito:

Controlar o acesso às áreas da produção para impedir que pessoas não autorizadas tenham oportunidade de adulterar produtos.

ATIVIDADE SUSPEITA DETETADA

Formação:

Formar e informar todos os funcionários para que tenham capacidade de seguir os protocolos de segurança alimentar, reconhecer e relatar atividades suspeitas.

Procedimentos de Resposta: Desenvolver planos de resposta em caso de detecção de ameaças, incluindo ação imediata, notificação das autoridades e comunicação eficaz com o público.

Já agora: Sentes necessidade de ter alguma formação? Em que área? As formações que existirem deverão acontecer durante o horário laboral. Utiliza a área funcionários no site: www.vivid-foods.com/funcionarios para deixares as tuas sugestões.

02 Revista vivid Setembro 23 \ 13

/Cuidados de Food Defense a ter nas Áreas da Produção

A Food Defense na Vivid Foods faz-se com a colaboração de todos os colaboradores, de todos os departamentos, incluindo subcontratados e visitantes nas áreas de produção.

Para isso, existem regras que devem ser conhecidas e cumpridas por todos os envolvidos na nossa empresa.

Higiene Pessoal:

Contribui diretamente para a segurança dos alimentos e a saúde dos consumidores. Colaboradores com práticas de higiene adequadas evitam a contaminação dos produtos, garantindo a qualidade e a integridade dos alimentos.

Além disso, promove um ambiente de trabalho saudável, reduzindo o risco de doenças transmitidas por alimentos e aumentando a confiança dos clientes na marca.

Atenção! Na área da Produção:

Não utilizar perfumes em quantidades exageradas

Unhas devem estar curtas e sem verniz

Não deves roer as unhas nem utilizar unhas postiças

Não deves utilizar maquilhagem no rosto nem nas mãos

14 / 02 Revista vivid Setembro 23
Banho tomado
Dentes lavados
Cabelo lavado

Não utilizes pulseiras, colares, pendentes, ...

/Cuidados de Food Defense a ter nas Áreas da Produção

Não deves ter piercings ou brincos expostos

Mantém a barba/ bigode devidamente aparado

Não deves utilizar relógio

Nas salas da Produção, tens acesso às horas, não te preocupes

Não deves utilizar ganchos ou travessões, e o cabelo nunca pode estar exposto

Caso utilizes anéis, devem ser simples e sem pedras preciosas, e utilizar sempre luvas por cima

02 Revista vivid Setembro 23 \ 15

/Cuidados de Food Defense a ter nas Áreas da Produção

Sabes que existe uma ordem específica recomendada de equipar?

1 - LAVAR BEM AS MÃOS: Antes de te equipares, certifica-te que as mãos estão devidamente limpas e higienizadas. É muito importante!

2 - TOUCA: Protege o cabelo todo

2.1 - TAPA-BARBA: Caso tenhas barba/ bigode

4 - CASACO POLAR: Muito importante para manter a temperatura corporal

5 - TÚNICA/ BATA: Por cima do casaco polar

3 - CALÇAS: Podes vestir por cima das tuas

Não te esqueças que depois de colocar os sapatos, deves lavar novamente as mãos!

6 - MÁSCARA:

Protege os alimentos quando, falas, por exemplo

7 - SAPATOS ANTIDERRAPANTES: Fornecidos por nós. Como substituto, por exemplo nas visitas, utiliza-se proteção de plástico por cima do calçado pessoal

16 / 02 Revista vivid Setembro 23

Totalmente equipado! Estás pronto para sair do balneário e entrar na zona da produção!

MAS

Existem situações específicas:

Em algumas salas e cargos na produção, será necessário complementar com outros equipamentos. São os seguintes:

/Cuidados de Food Defense a ter nas Áreas da Produção

AVENTAL: Sempre que necessário

MANGUITOS: Sempre que necessário

LUVAS: Sempre que necessário

Não te esqueças de trocar estes descartáveis quando já estiver muito sujo, se rasgar, sempre que mudas de tarefa, ...

02 Revista vivid Setembro 23 \ 17

/Segue-nos Queres estar a par das novidades?

Não fiques simplesmente à espera da próxima edição da revista VIVID...

A comunicação externa desempenha um papel fundamental no crescimento e sucesso da nossa empresa.

Quando os colaboradores seguem as nossas redes, fortalecem a nossa presença online, mas também contribuem para a construção de uma imagem positiva da empresa.

Portanto, convidamo-te a seguir as nossas redes sociais, partilhar os nossos posts, e interagir com nossos conteúdos.

O teu apoio faz a diferença e ajuda-nos a alcançar novos horizontes.

Juntos, podemos construir uma marca ainda mais forte e impactante. Obrigada a todos por fazerem parte desta jornada!

18 / 02 Revista vivid Setembro 23

Testa o que aprendeste sobre Food Defense neste quizz. Consegues acertar em todas?

Quais são os principais benefícios da implementação eficaz de Food Defense?

Aumento do sabor dos alimentos.

Redução dos custos de produção.

Proteção da segurança dos alimentos e da reputação da empresa.

O que é Food Defense?

Uma prática para melhorar o sabor dos alimentos. Uma estratégia para proteger alimentos contra ameaças intencionais. Um método de aumentar a vida útil dos alimentos.

Quais são exemplos de ameaças que a Food Defense aborda?

Riscos naturais, como terremotos.

Ameaças acidentais, como contaminação bacteriana.

Ameaças deliberadas, como sabotagem ou adulteração.

Qual é a principal diferença entre Food Defense e Food Safety?

/Quizz Food Defense

Food Defense lida com ameaças naturais, enquanto Food Safety lida com ameaças deliberadas. Food Defense se concentra em práticas de higiene, enquanto Food Safety lida com segurança contra ameaças intencionais.

Não há diferença entre Food Defense e Food Safety.

Por que a Food Defense é importante na indústria alimentar?

Para melhorar o sabor dos alimentos. Para evitar contaminação acidental.

Para proteger contra ameaças intencionais.

Quais são algumas medidas típicas de Food Defense?

Controlar o acesso a áreas críticas e monitorar atividades suspeitas.

Reduzir o uso de embalagens plásticas.

Aumentar a temperatura de armazenamento de alimentos.

Soluções:

CBCBCA Se acertaste em 4 ou mais, parabéns! Se não, deves rever o conteúdo desta revista, para ficares a compreender melhor.

02 Revista vivid Setembro 23 \ 19

/Saco Vivid

Temos um saco de pano muito bonito para dar a todos os colaboradores!

Ainda não recebeste o teu? Pede aos Recursos Humanos!

Podes (e deves) usá-lo em todo o lado!

20 / 02 Revista vivid Setembro 23

Na edição passada da Revista Vivid, abordámos a Segurança e a Qualidade Alimentar (Food Safety e Food Quality), lembras-te?

Desta vez, abordámos os conceitos de Fraude Alimentar (Food Fraud) e Defesa de Alimentos (Food Defense). Está tudo relacionado. Todos estes conceitos desempenham papéis fundamentais na garantia da segurança e integridade dos alimentos.

Recapitulando de forma muito resumida...

Food Safety (Segurança Alimentar)

Refere-se à garantia de que os alimentos são seguros para o consumo humano, protegendo-os contra riscos naturais, químicos e biológicos, como contaminação bacteriana. A Food Safety lida principalmente com ameaças acidentais e naturais relativas à segurança dos alimentos.

garantem a segurança contra ameaças

Food Defense (Defesa Alimentar)

Lida com a proteção contra ameaças deliberadas e criminosas à segurança dos alimentos, como é o caso da sabotagem, adulteração ou contaminação intencional. É uma extensão da Food Safety, pois visa garantir que os alimentos não sejam alvo de atividades maliciosas

Food Quality (Qualidade Alimentar)

Concentra-se nas características sensoriais, nutricionais e organolépticas dos alimentos, ou seja sabor, textura, valor nutricional e aspecto visual. Embora a Qualidade Alimentar seja importante, a sua principal preocupação não é a segurança direta dos alimentos.

Food Fraud (Fraude Alimentar)

Envolve práticas enganosas, como adulteração de ingredientes ou falsificação de produtos para obter ganhos financeiros indevidos. Embora possa afetar a qualidade, a principal preocupação é a autenticidade e a transparência dos produtos alimentares.

A colaboração entre estes quatro conceitos é fundamental para proteger a saúde pública e manter a integridade de uma indústria alimentar eficaz e segura.

garantem que os alimentos sejam autênticos, de alta qualidade e atendam às expectativas dos consumidores

02 Revista vivid Setembro 23 \ 21
/Relação entre:
Food Defense
Food Fraud
Food Quality
Food Safety

Food Defense

Food Fraud

Food Quality

Food Safety

Motivação económica

FOOD FRAUD

Adulteração intencional

FOOD QUALITY

FOOD DEFENSE

Motivação para criar danos

FOOD SAFETY

Baseado na ciência. Doenças transmitidas por alimentos

Adulteração acidental

/não intencional

22 / 02 Revista vivid Setembro 23
/Relação entre todos os conceitos:

A Área Funcionarios Vivid permite que os funcionários expressem suas sugestões, reclamações, questões e até mesmo elogios de forma segura e confidencial.

Na Vivid Foods, a nossa visão é criar um ambiente de trabalho onde a transparência, o respeito e a melhoria contínua sejam valores centrais. Para alcançar essa visão, implementamos e promovemos ativamente o uso de uma ferramenta de feedback.

Podes partilhar as suas opiniões sem preocupações, seja de forma anónima ou identificada. Não haverá retaliação ou discriminação contra os colaboradores que expressem as suas opiniões de forma construtiva e respeitosa.

A participação é voluntária, mas incentivada como um meio eficaz de colaboração e crescimento. Juntos, podemos construir um ambiente onde todos se sintam ouvidos, respeitados e valorizados.

/Área Funcionários Vivid

É fácil! Podes aceder a partir de um telemóvel, tablet ou computador!

02 Revista vivid Setembro 23 \ 23

/Equipa da Qualidade

As funções das nossas Engenheiras da equipa da Qualidade são bastante diversificadas, o que faz com que cada elemento seja fulcral e esteja em contacto com várias etapas no processo dos alimentos que produzimos, desde a receção de matérias primas, material de embalagem, gestão de necessidades de higiene, rastreamento, verificações, até à expedição.

Perguntámos-lhes, individualmente, quais das suas funções têm mais impacto para assegurar a Segurança e a Qualidade Alimentar na VIVID FOODS:

De todos os elementos da equipa da Qualidade, a Natália é a que tem o papel mais importante na receção das matérias primas, ao certificar que os produtos que chegam à Vivid estão conforme a regulamentação.

A Andreia, tal como o resto da equipa, tem um trabalho muito polivalente e está envolvida numa variedade de processos diferentes.

“A garantia da qualidade e de um alimento seguro reflete-se com a cooperação entre a equipa da qualidade e todas as pessoas envolvidas em cada processo, desde a receção das MP* à expedição de produtos final. Como parte integrante da equipa, é importante que essa cooperação seja mantida, para prevenção e garantia do sistema, dentro das possibilidades existentes”.

No desenvolvimento desta edição da revista, explicou-nos ao pormenor vários procedimentos que são feitos para verificar que a matéria-prima que nos chega cumpre com todos os requisitos de Segurança e Qualidade Alimentar. Esses procedimentos vão desde medição de temperatura das carnes, pesagem, observação detalhada, medições de pH, entre outros.

24 / 02 Revista vivid Setembro 23
*Matérias Primas

A Rita, é a responsável para equipa da Qualidade da VIVID.

Acredita que, de todas as suas funções, as mais relevantes para a Segurança Alimentar são:

“- Garantir que a empresa se mantem atualizada no cumprimento dos requisitos legais e requisitos IFS, uma vez que agora estamos certificados;

- Garantir que todas as pessoas têm formação nas funções que desempenham, relativas à segurança alimentar, e que as desempenham da melhor forma possível, mediante as condições que dispõem;

- Identificar causas e implementar ações em casos de reclamações ou NC*, comunicar com o cliente as ações para prevenir novas reclamações ou NC’s;

- Garantir que os produtos que são comercializados na VIVID são seguros para o consumidor, com recurso à verificação dos registos de produção e aos métodos utilizados em casa processo”

*Não Conformidade

A Sara está constantemente em contacto com a equipa de higiene, trata da manutenção de registos associados à produção e à qualidade, e mantém-se a par de iniciativas e alterações que devemos fazer para manter as certificações que a VIVID possui.

“Um dos principais desafios para a manutenção e implementação de qualquer SGSA* assenta na mudança mentalidades. Esta mudança de mentalidades é transversal a toda a unidade fabril e assenta sobretudo em conjugar e adaptar um sistema de qualidade seguro, capaz e maduro à realidade “normal” da produção. Este é um processo que requer tempo e empenho de todos os envolvidos, constituindo para mim o principal desafio desde que entrei na Vivid Foods”.

*Sistema de Gestão da Segurança Alimentar

/Equipa da Qualidade

*

Após receber os relatos escritos, reparámos que as nossas Engenheiras costumam utilizar muitas siglas, mas não se preocupem porque nós conseguimos traduzimos tudo. :)

02 Revista vivid Setembro 23 \ 25

/Vivid Farms

A Vivid Farms escusa apresentações. Estás desatualizado? Tens de rever a edição anterior da Revista para estares a par deste novo projeto da Vivid Foods.

Nesta edição temos uma novidade!

Já temos website e podes visitá-lo sempre que quiseres a partir de qualquer dispositivo, para descobrires um pouco mais quem lá trabalha, e qual a visão da Vivid Farms.

Visita!

Segue-nos também nas redes, temos estado bastante ativos!

É interessante os colaboradores da Vivid Foods estarem a par dos projetos que desenvolvemos para além do que vemos diariamente.

26 / 02 Revista vivid Setembro 23
1
ago
Liked by vividfoodsofÞcial and 15 others
hours
13 5
@vividfarmsofÞcial Casével (Santarém)

www.vivid-foods.com

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.