Issuu on Google+

Toledo, de 01 a 07 de outubro de 2010 - Ano 2 - nº 64

VALDIR PAGLIARINI

ALVIR PREISNER

BRUNO RADUNZ

MAYARA MARTAN

DOM FRANCISCO

WANDERLEY GRAEFF

A Assembleia Geral das Nações Unidas incluiu em seu calendário a data de 1º de outubro, para que seja comemorado o Dia Internacional do Idoso. Uma forma de chamar a atenção para a situação em que vivem as pessoas da chamada terceira idade.

Domingo é dia de ir às urnas; todos clamam pela reforma tributária, mas ninguém tem coragem de fazê-la num país em que quem ganha até 3 salários mínimos paga 54% de impostos; eleição no primeiro turno? Prudência nunca é demais.

Engenheiro civil Ademar Malacarne é exemplo de superação; Avenida J.J. Muraro mais bonita após revitalização; Colônia expande as suas fronteiras comerciais; valorização das pessoas é desafio do mundo moderno.

Pilates: uma opção de manter a forma mesmo com uma agenda bastante ocupada; notícia quente sobre o assunto mostra que o congelador, mais que solidificar água, é capaz de preservar nutrientes dos alimentos que, de outra forma, iriam para os ares.

Como cristãos, estamos plenamente convencidos de que Jesus Cristo é nosso único Senhor e Salvador. Apesar desta convicção, muitas vezes esquecemos que um caminho admirável para encontrar-se com nosso Senhor é através da Bíblia.

Expo Toledo: um show do agronegócio em evento recheado de atrativos; Chá com desfile da Essencial Modas: um sucesso; receitas singelas para o sucesso do astronauta Marcos Pontes; acadêmicas da Unipar em ato de responsabilidade civil.

PÁGINA 02

PÁGINA 02

PÁGINA 11

PÁGINA 07

PÁGINA 02

PÁGINA 12

>> DESENVOLVIMENTO | MUNICÍPIO É 10º NO ESTADO E 180º NO PAÍS

Toledo é primeiro na região em índice da Firjan

Elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal coloca Toledo como primeiro da região Oeste, entre os dez melhores do Paraná e os 180 mais desenvolvidos do Brasil. Cascavel, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Cafelândia fecham os cinco melhores da região.

“Sorrindo no Lago” vai orientar para higiene bucal PÁGINA 05

PÁGINA 03

Reuniões com trabalhadores marcam reta final da campanha de Welter

PÁGINA 03

Duílio destaca compromissos regionais da representação política

Detalhe de Toledo, na região do parque Ecológico Diva Paim Barth: melhor índice de desenvolvimento da região

PÁGINA 03

Festival do Sorvete do Rotary Aliança no 12º ano PÁGINA 10

CVC Toledo inaugura segunda-feira 04 de outubro

Autoridades e lideranças no ato realizado no Parque do Povo, em implantação na região Norte de Toledo

Mutirão pelo meio ambiente planta árvores em novo parque PÁGINA 03

Placa simboliza a execução de obra em propriedade rural de Linha Flórida

Ato marca execução de 600 terraplenagens PÁGINA 10

Campus de Santa Helena é o sexto da Unioeste PÁGINA 10


02

Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

OPINIÃO POLÍTICA & GENTE Nunca vi Nada parecido com o que está acontecendo em termos de cabos eleitorais nesta campanha política. Já vi prefeitos não saírem do cargo disputando reeleições, já vi governadores usando a máquina de governo, de uma forma disfarçada mas em grande escala, já vi lista correndo junto a empresários para fortalecer o caixa – quase sempre o caixa 2 - de uma campanha política, já vi quase de tudo, nestes meus 23 anos de marketing político. Nunca vi II Mesmo respeitando o ótimo governo do presidente Lula, que na base do não vi, não sabia, ficou incólume diante de todos os problemas que seu partido, o PT proporcionou ao longo dos últimos quase 8 anos, tenho que registrar que nunca v, um governante, em uso do cargo, trabalhando tanto por um candidato. O nosso presidente largou a administração faz tempo para fazer uma campanha que até aqui se anuncia como vencedora. E depois de mais de uma dezena de multas (irrisórias, por sinal) o presidente vem a público para dizer que não acha nada demais trabalhar durante o expediente pela sua candidata. Nunca vi III Bom, se ganhar o salário integral, percorrer o Brasil de ponta a ponta com avião presidencial, utilizar toda a máquina governamental, desde os homens da segurança até distribuição de cestas, passando por inaugurações, não é utilizar a máquina de governo, então não sei mais nada de política. Também não vi nada, para ser coerente com a situação e com seu protagonista. Mas se o Brasil todo está calado, principalmente nossas autoridades estão caladas, também vou nessa. Em boca fechada não entra mosca. Só agora? Durante a campanha alguns números foram colocados por candidatos que, já faz tempo, entidades como o Observatório Social de Toledo, estão divulgando. Todos pedindo a reforma tributária e tentando alertar até mesmo o pequeno contribuinte ou até o eleitor/morador de que paga, sim, impostos pesados, mesmo não tendo empresa, mesmo não declarando imposto de renda,

mesmo estando isento de quase tudo, pelos planos do sistema de governo.

sábado e no domingo virou prefeito. Então, caldo de galinha e cautela, que o santo é de barro.

Tributos Digo isso porque os números são assustadores. Quem ganha até 3 salários mínimos paga 54% de impostos; quem ganha até 2 salários, paga um pouco menos, mas pasmem, chega aos 48%. Todos pensam que não pagam, mas pagam sim. Até na compra do açúcar, do sal, do feijão e do arroz. Reforma tributária seria a única solução, que todos os políticos defendem, mas ninguém tem coragem de executar. Para os governantes o assunto não interessa, porque diminuiria a arrecadação e daí, com menos recursos, construiria-se menos, e com menos obras, menos faturamento. Aquele faturamento direto. Entendeu a matemática?

Curtinhas Vem aí a 9ª Meia Maratona, no dia 24 de outubro. Depois das eleições, deve ganhar mais espaço nos noticiários./////////// 22 de Novembro é a data escolhida para a nossa festa, do Troféu Feras do Esporte. Uma segunda feira. /////////// Espero que no domingo à noite, você esteja como eu, de cabeça fria e pronto para enfrentar a segunda feira, independente do resultado das eleições. Até depois das eleições. Se não tivermos segundo turno, claro.

Esperança? Temos esperança de que isso melhore? Eu não tenho. Os novos chegam ao Senado e a Câmara Federal querendo revolucionar o mundo, ou o nosso mundo chamado Brasil, e aos poucos vão arrefecendo, vão diminuindo o ímpeto e, meses depois, fazem parte do sistema. Os mais antigos, sabem que é preciso um corporativismo muito forte, mesmo assim podem ser queimado por dentro e por fora. Dentro, pelas autoridades maiores que com certeza o vão isolar de tudo; e por fora, a população, que teria acreditado e depois se decepcionado. Então, para eles, os políticos, o certo é rezar pela cartilha existente. “E viva nóis”. Quando isso vai mudar? Só Deus sabe. Domingo Neste domingo vamos votar. Eleger novo presidente (a) senadores, deputados federais, estaduais e governador. Não esqueça de definir antes, fazer a cola e ir tranqüilo para eleger aqueles que você escolheu. Mas não se esqueça do que eu escrevi acima: não espere milagres, não espere que o seu candidato, se eleito, vá fazer aquilo que outros não conseguiram. Mas se trouxer benefícios para sua cidade, já estará de bom tamanho. Será? Fala-se muito que as eleições podem terminar no primeiro turno. Para presidente e governador do Paraná. Tenho minhas dúvidas, embora esta seja a previsão mais possível, diante do quadro que se apresenta. Mas, parafraseando o eterno presidente Vicente Mateus do Corinthians, que dizia que o futebol é uma caixinha de cerveja (e não surpresa), diria que as urnas também são, e podem às vezes nos trazer números diferentes daqueles que são esperados. Não foi assim anos atrás quando Lísias Tomé se elegeu prefeito de Cascavel? Era o terceiro nas pesquisas até o

D. FRANCISCO BACH Bispo da Diocese de Toledo

Na Bíblia o encontro com Cristo, a Palavra do pai Como cristãos, estamos plenamente convencidos de que Jesus a grande riqueza também humana e cultural, que brota da Bíblia Cristo é nosso único Senhor e Salvador. Apesar desta convic- e tem produzido maravilhosos frutos de civilização na Itália e ção, muitas vezes esquecemos que um caminho admirável para também em muitas outras nações”. Podemos acrescentar, sem encontrar-se com nosso Senhor é através da Bíblia. Renovar o medo de errar, o nosso Brasil e enfatizar os frutos admiráveis acontecidos em nossa Diocese, rememorados no Jubileu de interesse pela Palavra de Deus é nossa meta. É inegável que, desde o Vaticano II, a Igreja tem dado um gran- Ouro, solenemente celebrado em 2009. de impulso aos estudos bíblicos e à pastoral bíblica nas comu- Nosso plano de ação evangelizadora para o quinquênio 2011nidades cristãs. Merece destaque o Sínodo realizado em Roma, 2015 compromete-se em reentregar a Bíblia ao povo de Deus, em outubro de 2008, que abordou o tema “A Pamediante a sua proclamação litúrgica, homilia, catequese, leitura orante das Sagradas Escritulavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. Na ras, a fim de conduzir ao encontro com o Crissua mensagem final, afirma que a Bíblia é o camiA Palavra de Deus to, Palavra de Deus vivo através da meditação, nho para encontrar-se com Deus. Este, na criaquer percorrer oração e contemplação. Deste modo, as comução do mundo, apresenta-se como voz divina e os caminhos do “amorosamente, oferece sua graça, sua aliança, nidades paroquiais e religiosas, as pastorais e os mundo, quer entrar movimentos eclesiais, as famílias e os jovens posua salvação”. Em Jesus Cristo, a Palavra de Deus nas famílias, nas derão experimentar a condescendência amorosa mostra o rosto divino “que revela à humanidade escolas e nos âmbitos o sentido pleno e unitário da Sagrada Escritura”. de Deus Pai que, mediante a Sagrada Escritura, culturais. manifesta a natureza de seu Filho unigênito e o A Palavra de Deus tem uma casa, a Igreja, lugar e seu desígnio de salvação para cada pessoa. meio através do qual se apresenta à humanidade Constatamos que houve grande valorização da e na qual se inserem outras Igrejas e comunidades cristãs que veneram e amam a Palavra divina. Por fim, o Palavra de Deus em nossa Igreja, contudo há ainda numerosos Sínodo diz que a Palavra de Deus quer percorrer os caminhos fiéis que não tem a Bíblia em seus lares. Muitos a tem, mas do mundo, quer entrar nas famílias, nas escolas e nos âmbitos não a valorizam na sua justa medida. Convém recordar a frase de São Jerônimo: “Ignorar as Sagradas Escrituras, com efeito, culturais. O papa João Paulo II, em 1997, no encerramento da Assem- significa ignorar Cristo”. Nossa missão de trabalhar para que a bleia dos Bispos da Conferência Episcopal Italiana, apontou as Escritura Sagrada seja compreendida e acolhida na plenitude razões da nossa atenção, contínuo uso e amor à Sagrada Es- de sua verdade é árdua, porém soam em nossos ouvidos as critura: “Nela encontramos os princípios doutrinais e as vias palavras de São Paulo: “Anunciar o evangelho... é uma necessipastorais mais apropriadas, para fazer com que o encontro com dade que se me impõe. Ai de mim, se eu não evangelizar” (cf. o Livro Sagrado mantenha a sua intrínseca qualidade de escuta 1Cor 9,16). da Palavra de Deus, seja uma aproximação exegeticamente cor- Coloquemos todos os nossos projetos no coração de Maria, reta, se torne fonte de vida espiritual, anime e revigore toda a mãe da Igreja e nossa mãe, e unidos em Cristo Jesus, realizeação pastoral, guie e sustente o diálogo ecumênico, manifeste mos com confiança a missão que nos espera.

EXPEDIENTE

Projeto gráfico: Grécia Comunicação - www.grecia.ppg.br

por Alvir Preisner | alvir@certto.com.br

Editora Viver Toledo Ltda. CNPJ 10.995.596/0001-60 Rua Santos Dumont, 4110, Sl 07 – Vila Industrial CEP 85904-450 Toledo - PR Fones: (45) 3054-0444 - 3054-0333 vivertoledo@vivertoledo.com.br

Diretor e Editor Wanderley Graeff wanderley@vivertoledo.com.br Diretor Comercial Alex Donega alexdonega@vivertoledo.com.br

VALDIR PAGLIARINI Professor vjpagliarini@yahoo.com.br

Idoso merece respeito No mês de dezembro de 1990, çoamento moral, intelectual, a Assembleia Geral das Na- espiritual e social, em condições Unidas incluiu em seu ções de liberdade e dignidade, calendário a data de 1º de para todas as pessoas idosas. outubro, para que seja come- É dever de todos prevenir a morado o Dia Internacional ameaça ou violação aos direido Idoso. Uma forma de cha- tos do idoso. mar a atenção do mundo para No seu artigo 3º o Estatuto a situação em que vivem as prevê a obrigação da família, pessoas da chamada terceira da comunidade, da sociedade idade, que possuem 60 anos e do Poder Público em asseou mais. gurar ao idoso, com absoluta Essa camada da população prioridade, a efetivação do dicresce no mundo inteiro, e no reito à vida, à saúde, à alimenBrasil já soma 19 milhões de tação, à educação, à cultura, cidadãos – cerca de 10% da ao esporte, ao lazer, ao trabapopulação. Por isto, os deba- lho, à cidadania, à liberdade, tes sobre o assunto são cada à dignidade, ao respeito e à vez mais frequentes, através convivência familiar e comuda televisão, órgãos da im- nitária. prensa falada e escrita, semi- Sabe-se que a parcela da ponários, conferências, congres- pulação idosa com rendimensos e mesmo em produções tos suficientes para conseguir científicas. uma existência digna, é baixísEsse constante crescimento sima. A grande maioria passa não se verifica só do Brasil, por dificuldades de todos os mas no mundo inteiro. Estima- tipos, dependendo de filhos, -se que em 2040, 32% dos 251 parentes ou auxílios diversos milhões de habitantes pre- para sobreviver – quando não vistos estarão entre os mais utiliza sua limitada renda para jovens, enquano sustento da to a população família. idosa deverá Em muitos caEspecialistas chegar a 20%. sos, o idoso concluíram que Especialistas vê-se obrigao novo perfil da concluíram que do a voltar a pirâmide etária vai trabalhar para o novo perfil da pirâmide etá- mexer profundamente complementar ria vai mexer com a estrutura a renda familiar. profundamente socioeconômica do “O idoso pode com a estrutura e deve voltar País. socioeconômica ao mercado de do País. trabalho. Essa No Japão, em idéia do velhicuja cultura se preserva o res- nho aposentado, descansando peito ao idoso, a expectativa em uma cadeira de balanço, é que a população mais velha faz parte de um imaginário que bata os 30% daqui a 25 anos. havia no País, mas que está Já na Itália, para ficar em um acabando. São poucas as pesexemplo europeu, a quantida- soas que podem sonhar com de de idosos superará a de tra- a aposentadoria, ainda mais balhadores ativos já em 2030. com as novas regras da preO Brasil caminha para se tor- vidência”, analisa a jornalista nar o sexto país do mundo Karen Gimenez. em número de idosos e esse É possível reverter o olhar que aumento da longevidade vem a população tem, no Brasil, criando problemas sérios de onde a velhice ainda sofre prerelacionamento familiar, no conceito e rejeição por parte sentido de como lidar com es- da sociedade. É preciso que as sas pessoas, que geralmente pessoas se conscientizem de exigem cuidados especiais. um fato certo, todos nós enveTorna-se difícil para a família lhecemos e no futuro também compreender a pessoa idosa seremos pessoas idosas. Do em sua forma de ser, respei- mesmo modo que tratarmos, tando suas vivências, caracte- com certeza seremos tratarísticas e necessidades. dos. A criação do Estatuto do Ido- Que os pais ensinem seus fiso no Brasil, em 2003, trouxe lhos sobre a importância do garantias, oportunidades e fa- respeito para com as pessoas cilidades, para preservação da idosas, valorizando o papel saúde física e mental, aperfei- dos avós na família.

Gerência Administrativa Luciane Graeff lucianegraeff@hotmail.com Diagramação Lídio Ricardo

Equipe Karine Graeff Wanderley Graeff Jr. Mayara Martan Bruno Marcos Radunz


Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

03

CIDADE >> DESENVOLVIMENTO | MUNICÍPIO É 10º NO ESTADO E 180º NO PAÍS

Toledo é primeiro na região em índice da Firjan Toledo ocupa a décima posição no Estado e a 180º colocação nacional no IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, edição 2010, relativa aos dados oficiais de 2007. Elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o índice aponta o grau de desenvolvimento das cidades brasileiras levando em conta dados como emprego e renda, educação e saúde. Toledo possui índice médio de 0,8107, extraído das médias de 0,7775 (emprego e renda), 0,8295 (educação) e 0,8252 (saúde), que o coloca na liderança no ranking regional. Entre os cem municípios bra-

sileiros com mais alto índice de desenvolvimento, quatro são paranaenses: Curitiba, Londrina, Maringá e São José dos Pinhais. Entre os dez municípios do estado mais bem colocados, quatro fazem parte da região metropolitana. A lista dos dez é completada por Pinhais, Araucária, Telêmaco Borba, Apucarana, Rondon e Toledo. Entre os piores, estão Goioxim, Doutor Ulysses, Laranjal e Guaraqueçaba. Toledo situa-se à frente de Cascavel, que ocupa a décima terceira colocação no Paraná e a 190º posição nacional com índice de 0,8085; e também de outras cidades com populações maiores, como Ponta Grossa e

Toledo possui seu melhor índice na área da educação: liderança no ranking regional

Foz do Iguaçu. Na região Oeste, Toledo possui o primeiro lugar, seguida de

Palotina (17ª no Paraná e 212ª no país) e Marechal Cândido Rondon (18ª e 213ª).

Reuniões com trabalhadores marcam reta final da campanha de Welter Entre as várias ações programadas para os últimos dias de campanha, o deputado Estadual Elton Welter, está dando atenção especial a reuniões com trabalhadores. Nos últimos dias, acompanhado de lideranças e apoiadores da sua candidatura Welter visitou empresas e indústrias de vários segmentos e conversou com eleitores. “O trabalhador está muito mais feliz. Foi o beneficiado direto das ações positivas do Governo Lula, e se tornou o nosso

grande cabo eleitoral”, diz Welter. Na média o deputado tem realizado dez reuniões diárias com trabalhadores em vários municípios das regiões Oeste e Noroeste do Estado. “Estou levando a mensagem do presidente Lula, da Dilma, da Gleisi, do Requião, e do nosso futuro governador Osmar Dias. Junto com eles pretendo continuar realizando um grande trabalho pelo Paraná. E quero o trabalhador me apoiando nesta caminhada”, conclui.

Reuniões com trabalhadores fazem parte das estratégias de campanha

Acit organiza plantio de 3,1 mil árvores em novo parque

Duílio destaca compromissos regionais da representação política O deputado estadual Duílio Genari afirma que a representação parlamentar para atingir seus objetivos e beneficiar a população, deve ter visão e compromissos regionais, pois os municípios são interdependentes, têm todos economia baseada na agropecuária e suas necessidades e prioridades são sempre semelhantes. “Vamos trabalhar por Toledo com muita dedicação, da mesma forma que vamos lutar pelas reivindicações de toda a região. Vamos trabalhar também por Cascavel, que tem a maior população da região e onde temos muitos familiares e amigos”, recorda Duílio. Ele afirma ter irmão e irmã que residem em Cascavel e sua esposa, dona Azélia Genari, nasceu naquela cidade em 1945, o que dá a idéia da época em que os sogros vieram para o Oeste do Paraná. A madrinha da esposa, dona Natália Fhardoski, de 85 anos, ainda vive e continua morando em Cascavel, onde dona Azélia vai visitá-la sempre que possível. “Após o exercício dos cargos de vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito de Toledo por 10 anos, fizemos muitos amigos e conquistamos muitos companheiros no município e região, o que ampliamos ainda mais ao longo de seis mandatos de deputado estadual, por mais de 20 anos”, destaca. “Temos entre nossos aliados de todas as horas e em toda a região, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças que já concorreram ou desejam concorrer a cargo eletivo no próximo pleito com o nosso apoio, o que praticamente nos obriga a permanecer na vida pública. Ingressamos na política levados

pelos amigos ou até por desafios de adversários e fica muito difícil deixar a vida pública de uma hora para outra”, destaca. Segundo Duílio, é preciso retribuir essa atenção e continuar apoiando os amigos e companheiros, com os quais convive semanalmente e luta pelas mesmas causas há tanto tempo. Ainda mais que as autoridades municipais precisam de respaldo de parlamentares que conhecem o funcionamento da máquina administrativa e sabem dos meios para conseguir recursos para a execução de obras em suas comunidades. “Prefeitos, vereadores e lideranças sempre procuram apoiar candidatos de sua confiança, experientes e com chances reais de eleição. Mesmo que ninguém possa dizer antes do pleito que conseguirá o mandato, achamos que temos a possibilidade de nova reeleição, pois já conseguimos isso seis vezes e acreditamos que não traímos e não decepcionamos aqueles que nos apoiaram em todas essas oportunidades”, acrescenta. Conforme o parlamentar, para entender essa sua posição basta imaginar o significado de tal convívio e parceria por mais de 20 anos consecutivos. Tentar fugir dessa responsabilidade seria comprar brigas com muitos companheiros de todas as horas. “Baseados em tudo isso, decidimos concorrer novamente e esperamos o apoio especial do Oeste do Paraná mais uma vez. Queremos continuar fazendo o que sempre fizemos, que é a defesa permanente e intransigente dos interesses dos municípios da região”, finaliza Duílio.

Deputado Duílio Genari: compromissos com a região Oeste do Paraná

Ação foi registrada com placa, mostrando a contribuição com o meio ambiente

Em ação de responsabilidade ambiental prestigiada por representantes de várias entidades e instituições, foi realizado no último sábado o plantio de mudas de árvores nativas no novo Parque do Povo Luiz Clau-

dio Hoffmann, em construção na região norte da cidade. A ação integra o Projeto Wangari Mathai, desenvolvido em conjunto pela Associação Comercial e Empresarial, Promotoria Pública de Proteção ao Meio Ambiente,

A ação contou com a participação de dirigentes e colaboradores do Sicoob Oeste

projeto Florir Toledo, Prefeitura e Conselho Municipal do Meio Ambiente. A intenção é devolver ao meio ambiente um pouco do que é consumido, plantando árvores em substituição ao papel usado pelas empresas do município durante o

período de um ano. O mutirão contou com a presença de diretores da Acit, empresários, colaboradores e voluntariosa, além de representantes de várias entidades e instituições.

Rotary Aliança promove o tradicional Festival do Sorvete O Rotary Club de Toledo Aliança promoverá no dia 7 de novembro o XII Festival do Sorvete. O evento será realizado nas quadras esportivas do Parque Ecológico Diva Paim Barth. Com o tema “Um jeito doce de fazer arte e melhorar o mundo”, o festival é uma oportunidade para o clube exercer na prática a atividade básica de Rotary, que é servir, através de prestação de serviços voluntários, melhorando a qualidade de vida das comunidades locais e mundialmente. Como acontece tradicionalmente, o evento se transforma numa grande festa particularmente para as crianças, que

poderão apreciar exposições de arte, grupos de danças e outras atividades plásticas, música, recreação e, naturalmente, sorvetes. A arrecadação liquida obtida, provenientes das participações das empresas patrocinadoras parceiras e pela venda de fichas de sorvetes, será revertida para entidades assistenciais de Toledo e também para a Fundação Rotária, órgão do Rotary Internacional que se dedica a apoiar os mais diversos projetos humanitários de Rotary Clubes em todas as regiões do mundo, além de projetos globais de ação como o Programa Pólio Plus.

O Rotary Club Toledo Aliança é presidido por Ruth Winterkorn, na foto com Edemir Baierle, também integrante do clube de serviços

Projeto Papel de Bala do Premen tem exposição O Projeto Papel de Bala existe desde 2004, oferecendo aos alunos aprofundamento em várias linguagens artísticas, sendo contemplado no projeto Viva Escola de 2009 em artes cênicas, cujo trabalho foi amplamente divulgado na TV Paulo Freire no mesmo ano. O Projeto Papel de Bala Grafitagem surgiu da necessidade de oferecer aos alunos recursos que facilitem seu desenvolvimento em artes visuais, cujo conceito é entendido como linguagem artística que traz, em seus códigos, um conjunto de saberes a serem ressignificados no processo de ensino e de aprendizagem. Este ano, o projeto buscou novas parcerias. A primeira, finalizada neste ano, foi realizada com a Escola Ecológica Professor Ari Arcássio Goesler, onde os alunos do projeto

grafitaram no palco da quadra coberta o tema escolhido pela escola. A próxima parceria será a grafitagem do picadeiro do Circo da Alegria da Escola Municipal Anita Garibaldi. A Exposição de Arte Grafitagem Projeto Papel de Bala acontece no Teatro Municipal de Toledo. A abertura aconteceu terça-feira e a mostra permanecerá aberta ao público até o dia 17 de outubro, onde serão mostradas grafitagens em painéis de grande formato (2m X 2m), camisetas e fotografias, entre elas, os painéis da Escola Ecológica, da participação performática no Fera Com Ciência 2010 e do Ginásio de Esportes Castelão do Premen. Também serão expostas as grafitagens realizadas pelos alunos dos segundos anos, com o tema “Animais Africanos” e as máscaras africanas dos alunos dos 1ºs anos.


04

Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

BOA MESA

Um roteiro diversificado na gastronomia Toledana Toledo se notabiliza pela sua diversificada gastronomia. São várias opções em restaurantes, pastelaria, panificadora e confeitaria, sorveteria e casa especializada em batatas recheadas, além de estabelecimentos que oferecem bons ambientes para um happy hour.

O melhor em panificação e confeitaria. Atende das 7h às 20h20 de segunda a sexta-feira, aos sábados das 7h às 12h e das 16h às 20h20 e aos domingos das 8h às 12h e das 17h às 20h20, com lanches, salgados, tortas, bolos e café expresso. Encomendas pelo e-mail: emporiopao@uol.com.br. Rua Dom Pedro II, nº 2099 – fone 3055-3355

Família Jhony’s

Uma das mais completas casas da gastronomia regional. Compreende vários ambientes, incluindo um aconchegante restaurante a la carte com cardápio diversificado e pastelaria com um show de sabores, além de choperia, lanches e petiscos. Diariamente das 10h às 22h. No Shopping Panambi - fone 3055-3827.

Restaurante Chinatown

Parque Ecológico e Shopping Panambi. Delivery pelos fones 3277-2728 e 3378-1316. Comida chinesa, com mais de duas décadas de tradição. Buffet no almoço e à la carte à noite com mais de cem variedades de pratos com peixes, carnes bovina, suína e frango, além de massas.

Água Doce Cachaçaria

Restaurante aconchegante, ótimo atendimento, pratos fartos e deliciosos, integra uma rede com mais de 90 casas espalhadas pelo Brasil. Pratos típicos irresistíveis, como Escondidinho, Bolinho de carne-de-sol, Feijão Tropeiro e Arroz Carreteiro, entre outros. Serviço de bar, consagrado por preparar batidas e coquetéis deliciosos. Av. Parigot de Souza, 3377 – fone 3379-1034.

Gigabom

No Shopping Panambi, um ambiente com opções deliciosas com buffet de sorvetes com irresistíveis complementos; e cardápio diversificado de batatas recheadas. Inúmeras opções numa incrível combinação de sabores para qualquer hora do dia, que atrai clientela de toda a região. Entrega em domicílio – Disque-batata: 3055-2596.

Filezão

Rua Santos Dumont, 1595. Serve diariamente um farto Buffet de saladas, pratos quentes e carnes. É referência para eventos – festas, aniversários, casamentos, confraternizações – contratados para qualquer dia da semana, à noite. Tem capacidade para até 400 pessoas confortavelmente acomodadas, em ambiente climatizado.

Café no Bule

Uma experiência irresistível com os sabores variados resultantes da combinação do melhor café com produtos de excelente qualidade que compõem um cardápio rico e diversificado. Shopping Panambi – Fone 3055-2277. Diariamente, a partir das 10h, cafés e várias sugestões de lanches.

CNPJ 10.995.596/0001-60 R$ 300,00

Emporio do Pão

Restaurante Salazar Atendimento diariamente pelo sistema buffet no almoço e no jantar. Também serve marmitex. Localizado à Avenida Senador Attílio Fontana, 4611, próximo à Sadia – fone (45) 9967-3850.


Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

05

SAÚDE >> SAÚDE | DENTISTAS PROMOVEM AÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

“Sorrindo no Lago”: evento vai orientar população para higiene bucal Acontece no dia 17 de outubro, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, a primeira edição do projeto “Sorrindo no Lago”. O evento está sendo organizado pela regional de Toledo da Associação Brasileira de Odontologia e pelo Núcleo Odontológico de Toledo, ligado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo, com o objetivo de orientar a população sobre higiene bucal, bem como prevenir e diagnosticar problemas como o câncer bucal. Cerca de 25 dentistas da cidade estarão presentes no lo-

Diretoria da ABO – Regional Toledo

cal com consultório móvel, realizando o trabalho de prevenção e orientando a população sobre a importância da saúde bucal. Para estimular as crianças, no local serão realizadas diversas brincadeiras, teatro e distribuídos brindes relacionados ao tema, bem como orientação de como se faz a higienização da boca. O evento será gratuito, e acontece a partir das 16h00, na quadra esportiva do parque. “Esta é a primeira vez que realizamos um evento de prevenção. Vamos atender toda a população, mas nosso foco principal são, principalmente, crianças e idosos, que são as maiores vítimas de problemas bucais”, explica o presidente da ABO Toledo, Giovani De Bona. Dia do Dentista O evento “Sorrindo no Lago” integra as comemorações do Dia do Dentista, que transcorre no dia 25 de outubro. Para comemorar a data, a ABO Toledo também está organizando um jantar dançante, que vai acontecer no dia 22, no Buffet Mafalda. O jantar é aberto a toda a sociedade. Os interessados em adquirir os cartões devem entrar em contato com os organizadores pelos fones (45) 3055-3955 (Giovani) ou 9122-9595 (Juciliane).

Prevenção é a melhor solução para um sorriso perfeito e saudável


06

Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

SOCIAL

“Envelhecer é uma aventura e saber viver é uma arte.” (Dr. Luis Machado)

CHAMA CRIOULA Cursos de danças Iniciam no próximo dia 10, um domingo, às 19 horas os novos cursos de dança de salão. As inscrições estão abertas para a primeira turma com os ritmos básicos chote, valsa, marcha, vaneira e milonga. A segunda turma inicia às 20h30 com os ritmos: tango, bolero, forró e samba de gafieira. Todos os cursos terão 8 aulas de 1h30 de duração, cada.

Curso de danças II As aulas ocorrerão sempre aos domingos na sede social do CTG Chama Crioula como os professores Marcos e Claudia Padilha. Os interessados em participar das aulas poderão fazer suas inscrições e/ou obter mais informações nos telefones 45 9924-9231/ 99249232, ou no dia 10 a partir das 18h no CTG.

Missa Crioula com o padre Raulino, um dos destaques da Semana Farroupilha

Farroupilha Foi realizado no dia 25 o Jantar dançante que marcou o encerramento das comemorações da Semana Farroupilha, que neste ano teve uma programação intensa. Com atividades e eventos todos os dias, destacamos a Missa Crioula rezada pelo Padre Raulino Cavaglieri no campus da PUCPR. A Semana Farroupilha também contou com palestras sobre Tradição e Tradicionalismo no Centro de Convenções da PUC.

Palestra sobre Tradição e Tradicionalismo ministrada por Ernani Magnabosco e professor Paulo da PUCPR’

Jantar Fechando as festividades, o CTG Chama Crioula realizou o jantar dançante que contou com a presença de pessoas que apreciam uma boa dança e um bom churrasco. Na ocasião ocorreu a entrega de certificados para os alunos que terminaram o curso de danças de salão, além das apresentações artísticas das invernadas de dança.

Cavalheiros durante a cavalgada em comemoração ao Dia do Gaúcho.

Os benefícios da dança na educação das crianças Atualmente, a dança na vida da criança deixou de ser somente uma formação artística, e passou a fazer parte do seu desenvolvimento como ser humano consigo mesmo, com o outro e com seu meio. Isso, pois como diz Achcar (1998), a dança desenvolve estímulos como: Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo; Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos; Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo; Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia; Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação, Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade. Além de favorecer aspectos como criatividade, musicalidade, socialização e conhecimento da dança em si. Na fase de iniciação do aprendizado, seja qual for o estilo de dança escolhido, há necessidade que as aulas possuam um caráter lúdico e bem dinâmico para que as aulas se tornem, antes de mais nada, algo prazeroso. E ao mesmo tempo, será trabalhado itens básicos e necessários para que, gradativamente, as exigências técnicas vão aumentando, pois a dança proporciona o conhecimento do corpo, noções de espaço e lateralidade, a princípio. Sabe-se, de acordo com Prisci-

Detalhe do encerramento do curso de dança de salão - módulo básico

Formandos do curso de dança de salão, que envolve vários ritmos

la Trevisan (2006) que “…uma criança que na pré-escola teve oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada,…”. A dança, portanto, é um benefício! A criança adquire

confiança e maturidade, desenvolvendo habilidades e luta pela conquista. Vê-se nos estudantes de dança facilidade em se sociabilizar, o senso de confiança física e mental, boa postura, habilidade

corporal, compreensão da relação entre música, ritmo e movimento, promovendo o conhecimento e o apreço por outras formas de arte, beneficiando-os em vários aspectos de suas vidas!

por Marcos Padilha | marcospadilha@yahoo.com.br


Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

SAÚDE

“Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que haja falta de amor.” (Vladimir Maiakovski)

VIVER BEM Pilates A atriz Hilary Swank recentemente exibiu seu corpo moldado no Pilates enquanto esteve de ferias no Hawaii. Com 36 anos, não demonstrou nenhum sinal de que se encontra na meia idade enquanto era fotografada por seu namorado John Campisi, que ela namora há quatro anos. Swank, que ganhou seu segundo Oscar por seu papel em 2004 no filme Menina de Ouro, foi avistada enquanto estava de biquíni passeando na praia perto de seu hotel. Ela disse ser uma pessoa atlética por natureza e gosta de participar de atividades esportivas. Ela teve que ganhar peso para a gravação do filme Menina de Ouro, mas através de uma combinação de Pilates e Core Fusion (Pilates +Yoga+Cardio-exercícios) ela emagreceu e assim mantêm a forma. Pilates II Hilary Swank é a última de uma longa lista de celebridades que se voltaram para o Pilates como uma opção de manter a forma enquanto se tem uma agenda bastante ocupada. Lady Gaga, que atualmente está em turnê, teria pedido um livro sobre as aulas de Pilates em seu quarto de hotel onde quer que se encontre, pois isso a ajuda para se preparar para os shows. Apesar da imagem de desleixada, a cantora leva seus treinamentos muito a sério e leva um conjunto de halteres com ela sempre que viaja. Em Toledo, a Clínica Fisio Centro oferece aulas de pilates e todos os seus benefícios. Agenda uma aula experimental gratuita. A Fisio Centro fica na rua Santos Dumont, 1981, fone 3277-3134. Vegetais congelados A notícia mais quente sobre o assunto mostra que o congelador, mais que solidificar água, é capaz de preservar nutrientes dos alimentos que, de outra forma, iriam para os ares. O achado vem do Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido (IFR Extra), onde se analisou o valor nutricional de vegetais como couve-flor, ervilha e cenoura 16 dias após a colheita, tempo médio que eles levam para chegar à mesa. À temperatura ambiente, as perdas de nutrientes alcançaram patamares entre 10 e 25%. As vítimas preferenciais foram as vitaminas. O estudo verificou prejuízos nos níveis da C, uma aliada das defesas, e nos de betacaroteno, precursor da vitamina A, que é essencial para a visão. Essas substâncias são classificadas como termolábeis — ou seja, sensíveis ao calor. Por isso, quando os alimentos são refrigerados logo depois de colhidos, evita-se uma perda de seus nutrientes. Vegetais congelados II O feijão verde é outro que se beneficia dessa estratégia gelada. Um trabalho conduzido pela nutricionista Barbara Klein, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, prova que essa vagem retém o dobro de vitamina C quando refrigerada. “Antes do congelamento, os vegetais passam por um processo conhecido como branqueamento, que é um cozimento rápido em água quente”, explica Barbara. Graças ao

por Mayara Martan

procedimento, são inativadas enzimas responsáveis por acelerar a extinção vitamínica. À temperatura ambiente, nem mesmo a embalagem natural das hortaliças, a casca, consegue barrar esse fenômeno. A pausa na linha do tempo dos vegetais ocorre tanto no congelamento industrial quanto no doméstico. Porém, na indústria, além de a temperatura ser muito mais baixa, ele é instantâneo, formando cristais de gelo minúsculos. Em casa, a história é outra — e mais demorada. Além disso, as gotículas de água se unem em blocos que, ao se solidificarem, podem romper as células do alimento, modificando sua estrutura, e até mesmo, a aparência.

Quer conhecer a técnica do Pilates? Então venha até a Fisio Centro e experimente uma aula grátis. Agende um horário.

O que pode e o que não pode no congelamento Pode Cenoura e abóbora: elas são fontes de betacaroteno, precursor da vitamina A, responsável pela cor alaranjada desse duo e fundamental para a saúde ocular. Congeladas, conservam praticamente 100% do nutriente. Feijão verde: contém vitamina C, que previne o envelhecimento celular e fortalece o sistema imunológico. O congelamento mantém quase 100% das doses da substância presentes na leguminosa logo após a colheita. Brócolis: no processo de resfriamento dessa crucífera, há perda de folato, que atua na formação e maturação de células do sangue. Em compensação, há retenção de 80% da vitamina C. Não pode Folhas: são compostas de quase 80% de água, que se transforma em cristais de gelo durante o resfriamento. Eles rompem estruturas celulares, modificando sua textura. Também pode ocorrer perda de vitaminas. Portanto, em vez de apelar para o freezer, o ideal é comprá-las em quantidade suficiente para utilizar de pronto. Antes do resfriamento Mergulhe os vegetais em água quente, a 90 °C, sendo necessários 2 minutos para a abobrinha cortada em pedaços, chuchu, ervilha fresca em grãos, 3 minutos para abóbora em pedaços, cenoura em rodelas, couve-flor em buquês, 4 minutos para aipo, berinjela, brócolis, alho-poró, aspargo, 5 minutos para cenoura inteira, mandioquinha, nabo, palmito (branquear com água e limão), 8 minutos para beterraba inteira, mandioca, milho em espiga. Os vegetais só devem ser retirados do freezer imediatamente antes da utilização e aquecidos no forno micro-ondas ou no fogão, podendo então ser consumidos em até 24 horas. No caso de vegetais que já são comprados congelados, no supermercado, retire do freezer apenas a quantidade que será consumida naquele dia. Após congelamento e descongelamento corretos, não erre a mão. Deixe os vegetais por pouco tempo no fogo. Isso porque o cozimento prolongado pode deixar um gosto amargo, como ocorre com a couve-flor. E não se esqueça: vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B e a C, vão parar na água durante o cozimento.

ESPORTE Peladão No último sábado, foram definidos os finalistas do Campeonato Peladão de Futebol Suíço 2010. Na categoria feminino, a equipe do Toledão/Bortolotto Ferro e Aço conquistou vaga à final ao derrotar as meninas da Mundial Auto Center/Bom Princípio, e disputará contra a equipe da Constrular/Orca Contabilidade/Vip Seguros, que derrotou o time da Prati Donaduzzi por 5 a 0. Peladão masculino Na categoria masculino, o time da Massas Viccari/Suquinho Industrial garantiu o direito de disputar o titulo após ganhar nos pênaltis da equipe da Ninfa Alimentos/Boa Vista A. No tempo normal, o resultado foi de 2 a 2, já nas cobranças de penalidade, a equipe finalista levou a vaga após vencer por 3 a 1. A outra vaga, foi conquistada pela equipe do Coelhito/Prisma Sat Total, que derrotou o time da Refrigeração Tropical/Bar do Adão pelo placar de 1 a 0. Por fim, na categoria masculino veteranos, o Yara/ADM/Global/Seberi Car derrotou a Instaladora Galante por 3 a 0 e enfrentará na final o time do Trocão, que venceu o Três Fazendas/Bom Princípio por 2 a 1.

07

Vôlei Toledão Terá início na próxima terça (05), o 1º Campeonato Bortolotto Ferro e Aço/Petroaço São João de Vôlei do Toledão. As disputas serão realizadas no feminino e no masculino, com rodadas às terças e quintas-feira. As inscrições são individuais e irão até esta sexta (01). Futsal Feminino Nesta quarta-feira (06), será realizada a decisão de terceiro lugar e a final da 1ª Taça Agacê Móveis e Elétros/MD Estamparia de Futsal feminino, no Toledão. Às 19h, as equipes do Toledão/Bortolotto Ferro e Aço e Mundial Auto Center/Bom Princípio se defrontarão na disputa do terceiro lugar, e, às 20h, o título será disputado pelo Toledão/Sicredi Futsal e a equipe de Ouro Verde do Oeste. Toledo Futsal O Toledo Futsal realizará nesta sexta-feira, em Ponta Grossa, a partida de volta da decisão do Campeonato Paranaense – Série Bronze, equivalente à terceira divisão. Já com a vaga garantida na Série Prata no ano que vem, a equipe toledana foi derrotada em casa por 3 a 0 no primeiro jogo.

12


08

Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010 “A experiência é uma coisa que você não consegue adquirir através do nada.” (Oscar Wilde)

SOCIAL ALEX DONEGA

alex@vivertoledo.com.br

Groove Society Quer ver uma festa cheia de gente bonita, música boa e certeza de diversão? Então você tem que participar das festas organizadas pelo promoter Juliano Garcia. A Groove Society é a próxima festa da agenda do promotor, e vai acontecer no Olinda Park Hotel no dia 1º de novembro. O site da festa já está no ar com mais informações www.groovesociety.com.br.

O fotógrafo Joder tem ganhado prestígio no meio fotográfico pela qualidade de seus trabalhos e, com isso, sua agenda tem sido muito disputada para books e registros de casamentos. Joder aproveita a sua boa fase e amizade com outra respeitável profissional da área, Ivete Tonin, para mudar de estúdio e abrir novos contatos. Ivete esta se aposentando e decidiu repassar todos seus clientes, contatos e alugar seu belo estúdio para este jovem profissional. O estúdio fica na rua Santos Dumont, esquina com Parigot de Souza, fone 3378-1038.

Paiol Restaurante

O Paiol Restaurante estará servindo um saboroso jantar a base de peixe, neste sábado (02). Na ocasião serão servidos vários pratos de peixes fritos, assados, ao molho, além de saladas e acompanhamentos. Os interessados devem fazer reservas pelos fones 32785364 ou 8803-5527, com Claudinei ou Sirlene. O Paiol Restaurante fica no distrito de Xaxim, a 1.800 metros do campo de futebol.

Imobiliária Ativa inaugura novo ambiente

Há cinco anos atuando no ramo imobiliário, a Imobiliária Ativa comemora o aniversário em grande estilo, com casa nova. Desde a última segunda-feira (20), a Ativa está atendendo na rua Dom Pedro II, 2018 (antiga Santorini Veículos). As novas instalações têm 300m² de ambiente climatizado, com recepção, sala de estar, sala de reunião e de atendimento, oferecendo todo o conforto para os clientes. A Imobiliária Ativa trabalha com venda e locação de imóveis residenciais e comerciais, e administração de condomínios. Com 20 colaboradores, sendo nove corretores credenciados ao Creci, a imobiliária presta toda assessoria desde a busca pelo imóvel até o financiamento. “Além de fazermos o trabalho de busca, compra e venda de imóveis, também prestamos consultoria imobiliária, orientando interessados em investir no ramo, mostrando a viabilidade, a rentabilidade de cada negócio. Também temos parcerias com alguns construtores, para vendas de unidades”, explica Adriana Zanatta, sócia-proprietária da Ativa, que enfatiza: “hoje temos orgulho de dizer que somos a melhor e a maior imobiliária de Toledo”.

CNPJ 10.995.596/0001-60 R$ 300,00

Referência


10

Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

INTERIOR >> ENSINO SUPERIOR | UMA CONQUISTA HISTÓRICA

Governador Pessuti instala campus da Unioeste em Santa Helena O governador Orlando Pessuti e o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke, assinaram em Santa Helena, o decreto lei de instalação do campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), naquele município. Segundo Pessuti, o sonho da implantação do campus da Unioeste começou a se transformar em realidade na formação da equipe de governo. “Chamamos pessoas do Oeste e dispostas a lutar, a reivindicar e a trabalhar pelo avanço da região. No passado, tentaram acabar com a Ferroeste, vender a Copel e a Sanepar e quiseram acabar com os colégios agrícolas. O governo da época não tinha nenhum compromisso com a interiorização do ensino superior”, acrescentou. “Espero que com a descentralização do ensino superior possamos fazer mais e melhor pela educação no Paraná. Cabe ao reitor da Unioeste marcar a data do vestibular para os três primeiros cursos do campus (Ciências Biológicas, Pedagogia e Administração)”. CURSOS A Unioeste já pensa na im-

plantação de outros cursos, especialmente de engenharia voltada a processamento dos resultados da produção primária. “Estamos pensando em engenharia florestal, ambiental e de alimentos, além de um curso de base de biotecnologia”, anunciou o reitor da Unioeste, Alcebíades Luiz Orlando. Para a prefeita de Santa Helena, Rita Maria Schimidt, “é um sonho de mais de 12 anos. Hoje, temos mais de 20 ônibus transportando mais de 800 universitários para outras cidades. O mais importante é que nossos jovens vão ficar aqui, podem trabalhar e ajudar o desenvolvimento do município”. Segundo o prefeito de Mal. C. Rondon, Moacir Luiz Froehlich, presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, “cada real investido numa universidade pública se multiplica por dez, porque após a implantação do campus, temos a contratação de professores e servidores, que passam a gastar no comércio e a fazer investimentos na cidade. No entanto, o maior capital é o capital intelectual, que surge a partir da formação acadêmica dos nossos jovens”.

Governador exibe decreto de instalação do Campus da Unioeste em Santa Helena, ao lado da prefeita de Santa Helena Rita Maria Schimitt e do secretário Nildo Lubke

Pessuti discursa durante o momento histórico para o ensino superior da região

Alunos vão a SP participar de Olimpíada do projeto Mentes Inovadoras Quatro alunos da escola municipal Ivo Welter, no Jardim Santa Clara IV, vão participar da 3ª Olimpíada do Raciocínio Mentes Inovadoras, em São Paulo, no dia 2 de outubro. A escola desenvolve desde o início do ano um projeto piloto, com diversos jogos para as crianças, do pré-escolar ao quarto ano, visando melhor o raciocínio, a criatividade e a capacidade de soluções

de problemas. As técnicas utilizadas nos jogos também são aplicadas no dia-a-dia para busca de soluções aos problemas encontrados. O projeto atende alunos da escola, mas também �� aberto nas sextas-feiras para demais estudantes da rede municipal de ensino, de acordo com um agendamento prévio. A Olimpíada é aberta somente para alunos do quarto

ano, que participaram da seleção conforme regras definidas pela coordenação da Olimpíada. Entre todos os alunos foram selecionados um em cada um dos quatro jogos propostos. “Os alunos participaram de uma maratona de jogos e os que se saíram melhor, em cada um deles, foram classificados”, explica a coordenadora pedagógica do período matutino, Sônia Maria Andre-

azza. Foi selecionado o melhor aluno de cada um dos quatro jogos previstos na Olimpíada. Foram selecionados para a disputa, representando a escola e o município, os estudantes Cristian Ribeiro de Jesus, Orandino Jacinto Júnior, Wellington Henrique Santos Ferreira e Alan Emerson da Rocha. Eles viajam por conta do município, acompanhados de professores da escola.

Sebrae

Toledo, de 11 a 17 de junho de 2010 - Ano I - nº 48

Novos números telefônicos 3054-0444 e 3054-0333

Programa de incentivo à produção de uva distribui palanques, catracas e arame O programa de incentivo à produção de uva para suco, desenvolvido pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento de Toledo, distribuiu palanques, catracas e arames para o plantio das videiras, no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Conforme o coordenador do programa, Laudemir Faez, o programa é destinado aos pequenos produtores cadastrados no Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF). “Foram distribuídos aos nove produtores rurais que participam do programa materiais para o plantio de meio hectare por propriedade, somando 4,5 hectares. A parceria entre os produtores é 50% auxílio da prefeitura, e 50% bancado pelo produtor. Apenas os treinamentos são gratuitos”, informa. Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o programa oferece treinamentos sobre o

cultivo da uva aos produtores. “Já foram ofertados dois treinamentos aos nove produtores, o primeiro sobre implantação do pomar, o segundo sobre análise de solo, e agora que chegaram os materiais (palanque, catracas e arame) será ministrado o curso de construção do sistema de implantação das videiras em data ainda a ser marcada com os produtores. Com o objetivo de cadastrar os produtores no programa Compra Direta e inserir o suco de uva na merenda escolar, o programa foi lançado em maio. De acordo com Faez, a primeira colheita será na temporada 2011/2012. “Este ano estamos preparando o produtor. As variedades mais plantadas para o preparo de suco são Bordô e Isabel precoce”, complementa o coordenador. “A maneira mais prática e mais utilizada para sustentar a parreira é a utilização dos palanques”.

Ato marca execução de 600 terraplenagens Foi realizada na semana, na propriedade de Antônio Stockmann, em Linha Flórida, a entrega da terraplenagem de número 600. O marco neste tipo de serviço oferecido aos produtores rurais foi registrado com a colocação de uma placa e a presença de autoridades, entre elas o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, e produtores rurais. Desde o início da primeira administração, em 2005, foram 600 terraplenagens executadas, dando um apoio ao produtor rural para a expansão das suas atividades, com a ampliação e abertura de novos chiqueirões, aviários, estábulos, entre outros investimentos na propriedade rural, diversificando e ampliando as suas atividades. “É um incentivo muito im-

portante aos produtores rurais. Um custo a menos que ele tem na expansão das suas atividades”, comenta o secretário municipal de Infraestrutura Rural, Lídio Michels. O investimento pode chegar a R$ 5 mil em serviços de terraplenagem. Para beneficiar-se do programa, o produtor deve fazer o seu pedido à Secretaria, mediante protocolo. Cada produtor pode ser contemplado com até 60 horas máquina por projeto. Para receber o benefício, o município exige que o produtor tenha recebido anteriormente a liberação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para expansão ou implantação de aviário, chiqueirão ou estábulo, o que representa uma garantia de que o novo empreendimento está dentro das exigências ambientais.

Universitários de Toledo conhecem realidade empresarial São Miguel ganha Cerca de 100 estudantes do curso de Administração da Faculdade Sul Brasil (Fasul) conheceram a nova sede do escritório do Sebrae/PR em Toledo. Inaugurada recentemente, o novo escritório foi palco de uma ‘aula’ diferente, que aproximou os universitários da realidade de como bem administrar uma empresa. De acordo com o consultor do Sebrae/PR em Toledo, Alan Alex Debus, a iniciativa possibilitou ampliar a visão dos futuros profissionais que, logo, estarão gerenciando empreendimentos. “Muitos estudantes, que hoje cursam o segundo e o quarto períodos do curso, já trabalham como administradores de empresas. Outros, sairão da universidade para abrir e gerenciar novos negócios. Dessa forma, a ideia foi mostrar a gama de soluções que o Sebrae/PR oferece e prepará-los com exemplos práticos de gestão, como no desenvolvimento dos planos de negócios. Abrimos, ainda, a oportunidade de conhecer o funcionamento da entidade, mostrando o trabalho de orientação prestado pelo consultor, que pode ser outra chance de trabalho futuro para eles”, explica Alan Debus. Os universitários foram acompanhados pelo professor da Fasul, Lucimar Louzada,

dentro da proposta de integração das disciplinas Gestão da Qualidade, Administração Financeira II, Teorias da Administração II e Estatística Aplicada. “Aproveitamos a parceria que a instituição possui com o Sebrae/PR para oferecermos essa atividade didático-pedagógica, realizada dentro de uma perspectiva de projeto integrador das disciplinas, haja vista que, a partir do sexto período, esses mesmos alunos, obrigatoriamente, elaborarão um plano de negócios como trabalho de conclusão de curso”, destaca o professor. Para o professor da Fasul, nesse tipo de evento os alunos podem, in loco, fazer uma reflexão crítica do processo de ensino-aprendizagem. “Tirarmos o aluno de seu ambiente natural de aprendizagem é importante para ele ter contato com essa realidade que será dele no futuro, depois de formado. O interessante desse evento, visita e palestra, realizado na sede do Sebrae/PR em Toledo, é que os alunos saem de sua zona de conforto para contatar com a realidade do mercado. Todos os professores envolvidos já tiveram aulas com os alunos e eles deram um feedback positivo, inclusive elogiando a gente pela iniciativa e inovação nesse tipo de atividade didático-pedagógica.”

reurbanização de praça e academia da terceira idade A comunidade de São Miguel, no interior do município de Toledo, recebeu as melhorias na praça, com a instalação de luminárias, entre outros equipamentos, e uma academia da terceira idade. Com mais esta academia entregue pela administração municipal são 42 equipamentos como estes já em funcionamento, tanto na cidade como no interior. A obra, executada em parceria, entre a administração municipal e os moradores, foi entregue pelo prefeito José Carlos

Schiavinato, e prestigiada também por secretários municipais, vereadores Renato Reimann e Adelar Holsbach, entre outras lideranças e membros da comunidade. Na entrega da obra, o prefeito destacou a importância destes investimentos para dar aos moradores do campo mais qualidade de vida. Segundo ele, assim como na cidade estão sendo feitas várias ações no campo, que dão condições de morar no interior com dignidade e qualidade de vida.

Fábio Ulsenheimer

Melhorias na praça foram entregues na presença de autoridades e moradores


Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

11

LEITURAS DA MADRUGADA

SOCIAL

“Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover a si mesmo.” (Platão)

BRUNO RADUNZ

brunoradunz@ibest.com.br

Redelux Adriano Holzbach está se recuperando de uma cirurgia no quadril e aos poucos voltando a reforçar o time de grandes profissionais da Redelux. Além disso, ele está feliz da vida com a ascensão do Grêmio Portoalegrense. Adriano foi um dos grandes jogadores de futebol de salão de Toledo, nos bons tempos da bola pesada na cidade.

J.J. Muraro Quem transitou nos últimos dias pela Avenida J.J. Muraro pode perceber a beleza das obras de revitalização dessa que é uma das mais importantes do município. A primeira etapa ficou linda. Bruno Radunz, Carlos Dulaba, Beto Niedermeyer e Gilberto Marassi na comemoração do sexto aniversário do Allmayer Supermercado

Marcos Sanches e Carlos Alberto Zanella no Big Peixe

Sucesso Quem tem obtido sucesso em seus empreendimentos é o engenheiro civil Ademar Malacarne, da ADM Construtora. Ademar é uma daquelas pessoas que servem de exemplo de superação, pois passou por reveses há alguns anos atrás, superou as dificuldades com muito trabalho e hoje tem sua marca fixada nos tapumes de grandes construções da cidade e região.

Fial Os empresários Edésio Reichert e Júlio César Guedes em ritmo de grandes conquistas com a indústria de fios têxteis Fial, que produz barbantes coloridos e com polipropileno, atendendo aos lojistas de diversas partes do país.

Ivo e Lucianita Cachiolo também conferindo as delícias do Big Peixe

Nesta sexta e sábado os novos talentos da música vão se apresentar no palco do Teatro Municipal na Etapa Final do Festival Sesi Música 2010. São cantores, compositores e instrumentistas que vão representar a indústria e os melhores estilos e gêneros da nossa música. A Etapa Final do Festival SESI Música traz neste sábado, também o show Luz Negra da cantora Fernanda Takai. Em única apresentação, Taki cantará sucessos de Nara Leão. Os ingressos para está sexta-feira são gratuitos e para sábado tem um valor antecipado de R$ 15,00 e podem ser adquiridos no Zero Hora. Compareça e traga a família.

Níver Comemora idade nova nesta sexta (1º) Zélia de Lima, esposa de Eli José de Lima, que integra a equipe de distribuição do Viver Toledo. A comemoração será em família, com os filhos Fábio, Fabíola e Fernanda.

Colônia A Cervejaria Colônia continua em alta, expandindo suas fronteiras comerciais, com ótimas vendas na Bolívia e outros países do Mercosul. Entre seus diretores, destaque para Carlos Dulaba, pessoa que realmente conhece do assunto.

Boa Música

Engenheiro de pesca Bob Hickson, engenheiro florestal Paulo Jorge e promotor do Meio Ambiente Giovani Ferri em dia de mutirão de plantio de árvores no Parque do Povo

Embuste O embuste do momento é a tal pulseira magnética “power balance”, com o que os incautos estão jogando dinheiro fora. A vigarice anuncia que o produto foi desenvolvido por um cientista da Nasa e consiste num holograma quântico feito a uma frequência que entra em contato com o campo energético do corpo, aumentando eficiência dos sistemas eletrônicos, físicos e orgânicos do corpo. Pura babaquice, sem comprovação científica - hologramas emitem tanta radiação eletromagnética quanto uma caneta ou papel higiênico.

Dirigentes da Acit, Ramassés Mascarello e Eduardo Della Costa em ação ambiental promovida pela entidade

Valorização das pessoas Com todas as idas e vindas do capitalismo, com a busca desenfreada de riqueza e poder, o mundo terá um grande desafio pela frente: o da valorização das pessoas. Chegou-se a um ponto banal em que o capital se sobrepôs infinitamente sobre a moral e a ética e a valorização da família.

Promessas Se as promessas de alguns políticos voltados ao governo do Estado se concretizarem, em breve teremos mais dois belos hospitais na região: um em Toledo e outro em Marechal Cândido Rondon, o que certamente desafogaria as unidades até agora existentes e seria prestado um serviço de melhor qualidade.

Edna Nunes A apresentadora Edna Nunes está radiante com o sucesso de seu do programa Revista Educativa apresentado na Rádio Educativa Sul Brasil, às 9h da manhã. São inúmeras as pessoas que interagem enviando mensagens enaltecendo a programação diferenciada, que conta com a participação de convidados gabaritados em diversas áreas do conhecimento, propiciando a interação com os ouvintes em linha direta. Toda sexta, jantar com música ao vivo Aos sábados, rodízio no almoço e jantar

BR-467 Km-81 www.bigpeixe.com.br - big_peixe@hotmail.com. Fone (45) 3252-2517


12

Toledo/PR • 01 a 07 de outubro de 2010

SOCIAL

“Quem perde seus bens perde muito; quem perde um amigo perde mais; mas quem perde a coragem perde tudo.” (Miguel de Cervantes)

WANDERLEY GRAEFF

wanderley@vivertoledo.com.br

ExpoToledo Começará no próximo final de semana a ExpoToledo 2010. A feira será desenvolvida de 08 a 12 de outubro no Centro de Eventos Ismael Sperafico. Rodeio, show, leilões, julgamentos e exposições de animais serão alguns dos atrativos do evento, além da participação de empresas de variados setores, com ênfase para as do agronegócio e veículos.

Essencial

Wanderley e Luciane Graeff com Luiz e Mari Ribeiro, quando eles comemoraram as bodas de prata

Marilene Miola Ribeiro recebeu muitos elogios pelo desfile no chá beneficente da Associação de Senhoras de Rotarianos que lotou a Casa da Amizade. A Essencial Modas mostrou as tendências da moda primavera-verão com lindas coleções nos mais variados estilos das marcas que representa. Entre elas, a Via Mulher, cuja coleção estará na loja nos próximos dias.

Olímpico O Clube Olímpico programou para sexta-feira (1º) baile com a Banda Cheiro da Flor, com ingressos antecipados a R$ 15,00 – mulheres R$ 10,00. No sábado, a banda Os Vibrantes anima a noitada com ingresso para mulheres a apenas R$ 5,00 até às 23h.

Vilmar Mânica e Adelar Holsbach conferindo o excelente buffet de peixes do Big Peixe

Parque

Iedes Ishida e Débora Valério no chá com desfile da Associação de Senhoras de Rotarianos e Essencial Modas

Lições

Todos os dias temos aprendizados preciosos, relatos do que os outros aprenderam, de suas experiências. Como aconteceu com a espetacular palestra do astronauta Marcos Pontes, no Conexão Empresarial. Ele deixou algumas mensagens interessantes que o Viver captou durante entrevista, como receitas para o sucesso: - Deixe tudo de ruim para trás, tirando a poeira dos sonhos. - Nunca deixa que limitem seus sonhos. - As palavras têm muito poder: tudo o que você falar para seu filho serve como uma profecia. - As pessoas que não conseguem vencer são as que dizem que você não vai vencer. - Seja você mesmo, as pessoas gostem ou não.

Estão de parabéns todos os envolvidos no plantio de mudas nativas no Parque do Povo, em implantação na zona norte da cidade. Um mutirão envolveu muita gente numa ação ambiental importante para o futuro de Toledo. Quem ainda não visitou as obras do novo parque, vai se surpreender com a grandiosidade da área.

Yara Adão José Giordani foi o nome escolhido para a gerência do Yara Country Clube. Foi uma decisão de muita felicidade pela diretoria presidida por Adilson Teixeira. “Zé” Giordani já presidiu o Yara e é um apaixonado pelo clube, além de ser um cidadão de conduta irreparável.

Unipar

Virlene Hech, Ivanir Wermuth e Vanda Assoni, da Associação de Senhoras de Rotarianos

Cambridge

A Universidade Paranaense desenvolveu ação de responsabilidade civil no último sábado, véspera do Dia Mundial do Coração. Acadêmicas do curso de Farmácia realizaram testes de glicemia e verificação de pressão arterial em clientes do Allmayer Supermercado.

Uma dica para você, com mais de 16 anos, para as férias: fazer um curso em Cambridge, com saída em grupo em 30/12/10, com acompanhamento da Lumiar Turismo. Referência internacional no ensino da língua inglesa, Cambridge – uma hora de Londres - é uma cidade de sonhos, com uma impressionante arquitetura, belíssimos colleges e grandes parques arborizados. Programação esportiva, social e cultural com atividades diárias; excursões e acomodação com ótimas famílias inglesas. Consulte a Lumiar Turismo: Centro (45) 3277-1012 - Shopping Panambi (45) 3055-2012.

Júnior Destefeni e Júlia Rohden no Conexão Empresarial 2010


PDF 64º JORNAL VIVER TOLEDO